Escrita Lição 9, Vivendo o Fervor Espiritual, Pr Henrique, EBD NA TV

Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
 
 
 
Lição 9, Vivendo o Fervor Espiritual
Revista Lições Bíblicas Adultos, CPAD, 1° Trimestre 2021
Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade Da Doutrina Bíblica Sobre A Atuação Do ESPÍRITO SANTO
Comentarista: Esequias Soares
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP - Tel Esposa - 19-98448-2187
  
 
Preciso de sua ajuda para continuar esse trabalho -
Caixa Econômica e Lotéricas - agência - 3151, 1288, conta 000859093213-1 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
 
 
 
Lição 9, Vivendo o Fervor Espiritual
Vídeo desta Lição - https://www.youtube.com/watch?v=F4BYgwvypsM
Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2021/02/escrita-licao-9-vivendo-o-fervor.html
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2021/02/slides-licao-9-vivendo-o-fervor.html
 
Ajuidas Extras
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao8-tbt-3tr19-A%20Mordomia%20do%20Tempo.html
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/Licao11-vc-2tr18-%20%C3%89tica%20Crist%C3%A3,%20V%C3%ADcios%20e%20Jogos.htm
 
TEXTO ÁUREO
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do ESPÍRITO.”  (Ef 5.18)
 
 
VERDADE PRÁTICA
Ser cheio do ESPÍRITO pode se referir tanto ao batismo no ESPÍRITO SANTO como também à vida plena no ESPÍRITO.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 4.7-9 Cheio do ESPÍRITO para testemunhar de JESUS
Terça - At 4.31 Cheio do ESPÍRITO como resultado da oração
Quarta - At 7.55 Cheio do ESPÍRITO como indicador da vida na plenitude do ESPÍRITO
Quinta - At 13.52 A alegria é um sinal de vida cheia do ESPÍRITO SANTO
Sexta - Gl 5.16-18 Viver o fervor espiritual é o mesmo que andar no ESPÍRITO
Sábado - Cl 3.16 Características de quem vive a plenitude do ESPÍRITO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 5.15-20
15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 - remindo o tempo, porquanto os dias são maus. 17 - Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do ESPÍRITO, 19 - falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, 20 - dando sempre graças por tudo a nosso DEUS e Pai, em nome de nosso Senhor JESUS CRISTO.
 

Resumo da Lição 9, Vivendo o Fervor Espiritual
I - A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO PELA PALAVRA E ORAÇÃO
1. Devoção.
2. A oração e a Palavra.
3. O viver sabiamente (v.15).
4. Remindo o tempo (v. 17).
II - A IMPORTÂNCIA EM MANTER-SE “CHEIO DO ESPÍRITO”
1. “E não vos embriagueis com vinho” (v.18a).
2. “... Mas enchei-vos do ESPÍRITO” (v.18b).
3. Não confundir com o batismo no ESPÍRITO SANTO.
III - VIGILANTES CONTRA A FRIEZA ESPIRITUAL
1. Testemunho transbordante (v.19).
2. Dar graça em tudo (v.20).
3. Sujeição (v.21).
 
 
Comentários do Pr Henrique
 
 
INTRODUÇÃO
Ser Cheio é ser transbordante daquilo que está dentro.
 
CHEIO -TRANSBORDANTE (Strong Português)  רויה r ̂evayah
1) saturação
 
 
CHEIO -TRANSBORDANTE (Strong Português) שוק shuwq
1) ser abundante (sentido provável); 1a) (Polel) dar abundância a; 1b) (Hifil) transbordar
 
 
CHEIO -TRANSBORDANTE (Strong Português) υπερεκχυν(ν)ω huperekchuno
1) derramar além da medida; 2) transbordar, atropelar
 
 
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38 (cheio, transbordante, entornando)
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5 (cheio, transbordante, entornando)
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo. Joel 2:24 (cheio, transbordante, entornando)
 
Ser Cheio do ESPÍRITO SANTO implica em ser íntimo Dele, estar em comunhão com Ele, permitir sua Ação, permitir seu Domínio, ser instrumento de seu poder, também falar em línguas todos os dias e em qualquer momento e lugar.
Analisando a Sagrada Escritura, vamos perceber que antes de todas as ações extraordinárias realizadas pelos apóstolos, o autor sagrado faz questão de revelar algo de fundamental para um cristão seja em qualquer geração “precisamos ser cheios do ESPÍRITO SANTO!”.

Tomando alguns textos na figura de Pedro, Estevam e Paulo, e poderíamos citar vários personagens, vamos ver que antes de tudo eles eram homens cheios do ESPÍRITO SANTO. Em (Atos 4,8 – 7,55 – 13,9) encontramos: Então, Pedro, cheio do ESPÍRITO SANTO… Cheio do ESPÍRITO SANTO, Estevão… Saulo então – também chamado Paulo –, cheio do ESPÍRITO SANTO…

Cheio do ESPÍRITO SANTO, Cheio do ESPÍRITO SANTO, Cheio do ESPÍRITO SANTO… Os primeiros cristãos eram cheios do ESPÍRITO SANTO. Dessa afirmação vem à indagação, o que significa ser cheio do ESPÍRITO SANTO?
 
 
A expressão “todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO”, em Atos 2.4, quer dizer que para haver batismos no ESPÍRITO SANTO primeiro o crente é cheio do ESPÍRITO SANTO.
“cheio do ESPÍRITO” indica também viver a plenitude ou o fervor do ESPÍRITO, viver em comunhão com o ESPÍRITO SANTO.
 
Existe dois tipos de fervor espiritual
Fervor de espírito - religiosidade - Reformadores como exemplo. Os Efésios tinham fervor de espírito para gritarem durante duas horas "Grande é a Diana dos efésios! Atos 19:28"
Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25 (Apolo)

Fervor No ESPÍRITO - ESPÍRITO SANTO - Só é possível após o batismo com o ESPÍRITO SANTO. Estudamos neste trimestre sobre o verdadeiro pentecostalismo - só se pode ser pentecostal após o batismo no ESPÍRITO SANTO.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Romanos 12:11 (esse "espírito" aqui é com maiúsculas na verdade).
 
 
Apolo era fervoroso de espírito, discutia e convencia as pessoas de que JESUS era o Messias, porém não era fervoroso no ESPÍRITO, pois não era batizado no ESPÍRITO SANTO. Paulo teve que corrigir o batismo nas águas que ele realizou, agora em nome de JESUS (em nome do Pai e do Filho e do ESPÍRITO SANTO) e orar para que eles fossem batizados no ESPÍRITO SANTO, coisa que Apolo não fez por não ser cheio do ESPÍRITO SANTO.
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. Estes eram, ao todo, uns doze varões. Atos 19:1-7
 
A teologia moderna despreza o ESPÍRITO SANTO e já considera iguais, em espiritualidade, quem é batizado no ESPÍRITO SANTO e quem não é. Supervalorizam a intelectualidade em detrimento da verdadeira espiritualidade, a pentecostal.
 
 
I - A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO PELA PALAVRA E ORAÇÃO
 
Sem oração (alimento para o espírito) e bíblia (alimento para a alma), não há vida cristã abundante, alegre e feliz.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4 - Os apóstolos deram exemplo de vida de oração e estudo da Palavra de DEUS.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42 - Os primeiros crentes seguiram o exemplo dos apóstolos.
 
 
Davi era homem de oração três vezes ao dia, muito provavelmente três horas - De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:17
Davi era homem de leitura da Bíblia e meditação na mesma. (provável escritor do salmo 1) - Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2 
 
Daniel orava três vezes ao dia, muito provavelmente três horas - Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu DEUS, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10
 
 
JESUS, além de estar sempre em oração era profundo conhecedor das escrituras.
1. No seu batismo. Lucas observa: “E quando JESUS também tinha sido batizado e estava orando, os céus se abriram” (3:21)
2. Antes de escolher os Doze , JESUS passou a noite nas colinas orando a DEUS antes que Ele selecionasse os discípulos na manhã seguinte (Luc 6: 12-16). A referência cruzada fascinante é encontrada no relato de Mateus. Antes de selecionar os apóstolos, JESUS disse-lhes para “orar ao Senhor da seara, que mande trabalhadores para a sua seara” (Mat. 09:38). Após esta oração, Mateus registra JESUS selecionando os Doze (Mat. 10: 1)
3. Depois de Sua rejeição em Corazim, Betsaida e Cafarnaum (Mat. 11: 25, 26) - Naquele tempo, respondendo JESUS, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Mateus 11:25,26.
4. No momento do reconhecimento de sua deidade. E aconteceu que, estando ele orando em particular, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? Lucas 9:18
5. No momento alto da revelação.  (Matt. 17: 2; Lucas 9: 28-29)
6. No Monte antes de ser entregue - E, levantando-se da oração, foi ter com os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. Lucas 22:45 - E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a DEUS. Lucas 6:12
7. Na Ressurreição de Lázaro. - Tiraram, pois, a pedra. - E JESUS, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. - Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. João 11:41-43
8. Na Cruz - E, à hora nona, JESUS exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: DEUS meu, DEUS meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34
9. outras ocasiões. JESUS não só orou nos momentos-chave de seu ministério, houve outros momentos em que Ele orou. Ele orou, enquanto ainda estava de madrugada (Marcos 1:35 - E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35), depois de uma programação desgastante culminando com a alimentação dos cinco mil, para a noite (Mat. 14:23), e continuando a noite em oração (Lucas 6:12). Sua busca freqüentes em oração nos dizem que Ele desejava momentos ininterruptas com o Pai. Ele tomou as crianças nos braços e orou por eles (Mat. 19:13), orou para que os discípulos recebessem o ESPÍRITO SANTO (João 14:16), e pela fé de Pedro para não falhar (Lucas 22: 31-32 ). O Novo Testamento registra três vezes quando as lágrimas caem no rosto de JESUS. A primeira dessas ocasiões é no túmulo de Lázaro (João 11:35). Depois de 3 anos de ministério, JESUS ainda via o sofrimento humano. JESUS é movido de compaixão pela nossa necessidade.
A segunda vez que vê-Lo orando com lágrimas é quando “quando ele chegou perto, vendo a cidade, chorou sobre ela” (Lucas 19:41 - E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41). Por fim, o autor de Hebreus diz: “Nos dias de Sua carne, JESUS ofereceu orações e súplicas, com forte clamor e lágrimas. Ele chorou fervorosamente por sua própria submissão à vontade do Pai - E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. Lucas 22:41-44. Ele começou com a oração: “Pai, perdoa …”. (Lucas 23:34).
 
10. Aos doze anos JESUS já conhecia as escrituras e discutia com os doutores da lei e era reconhecido como ótimo intérprete da mesma. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. Lucas 2:46,47
11. JESUS era chamado de Mestre - Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13
 

1. Devoção.
 
Devoção, Meditação -  (Strong Português)  שיחה siychah
1) meditação, pensamento, oração, devoção, queixa, reflexão; 1a) queixa; 1b) reflexão, estudo (de um objeto)
 
Meditar - (Strong Português) προμελεταω promeletao
1) meditar de antemão
 
 Vigiar - (Strong Português)  γρηγορεω gregoreuo
1) assitir; 2) metáf. dar estrita atenção a, ser cauteloso, ativo; 2a) tomar cuidado para que, por causa de negligência e indolência, nenhuma calamidade destrutiva repentinamente surpreenda alguém
 
Meditar - (Strong Português) μελεταω meletao
1) cuidar de, aplicar-se cuidadosamente a, praticar; 2) meditar, i.e., imaginar, inventar; 2a) usado pelos gregos a respeito da ponderação meditativa e da prática de oradores e retóricos
 
Ocupar o pensamento - (Strong Português) λογιζομαι logizomai (Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8)
1) recontar, contar, computar, calcular, conferir; 1a) levar em conta, fazer um cálculo; 1a1) metáf. passar para a conta de alguém, imputar; 1a2) algo que é considerado como ou é alguma coisa, i.e., como benefício para ou equivalente a algo, como ter a força e o peso semelhante; 1b) constar entre, considerar; 1c) considerar ou contar; 2) avaliar, somar ou pesar as razões, deliberar; 3) de considerar todas as razões, para concluir ou inferir; 3a) considerar, levar em conta, pesar, meditar sobre
3b) supor, julgar, crer; 3c) determinar, propor-se, decidir
A nossa ideia de “devoção” é de apego, dedicação e zelo, como o nosso apreço pela oração (Mt 26.41), o amor pela Palavra (Sl 119.97) e o apego ao jejum.
 
Pensai -  (Strong Português) φρονεω phroneo (​Pensai nas coisas lá do alto)
1) ter entendimento, ser sábio; 2) sentir, pensar; 2a) ter uma opinião de si mesmo, pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia; 2b) pensar ou refletir sobre a própria opinião; 2c) ser do mesmo pensamento, i.e., concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso; 3) dirigir a mente para algo, procurar, esforçar-se por; 3a) cuidar dos próprios interesses ou vantagens; 3b) ser do partido de alguém, apoiá-lo (nas causas públicas)
 
 
A fórmula é antiga e eficiente - Oração, Leitura da Bíblia e jejum.
 
Os termos para meditação nas línguas originais da Bíblia são encontrados quase que exclusivamente nos Salmos e no NT. Os principais verbos hebraicos são haga e siah. O primeiro tem uma variedade de significados, e é usado em passagens como Josué 1.8; Salmos 1.2; 63.6; 77.12; 143.5; Isaías 33.18 no sentido de ״meditar” (isto é, “falar consigo mesmo”) ou “sussurrar”. O segundo termo aparece em passagens como Salmos 119.15,23,48, 78,148 e 143.5 no sentido de “meditar sobre coisas divinas” (oeja Meditar). O substantivo baseado na primeira raiz verbal acima aparece em passagens como Salmos 5,1; 19.14; 49.3, enquanto o substantivo baseado na raiz do segundo verbo aparece em Salmos 104.34; 119.97,99.
Os dois exemplos do NT são Lucas 21.14, onde o termo grego promeletao dá basicamente a idéia de “premeditação” ou “tomar cuidado antecipadamente”; e em 1 Timóteo 4.15, onde meletao ou “meditar” traz basicamente a idéia de “assistir cuidadosamente” ou “ser diligente em”. Não devemos desprezar as passagens relacionadas com esses significados, como Filipenses 4.8 e Colossenses 3.2. A passagem em Filipenses nos dá não só uma clara enumeração dos itens que merecem um lugar nas meditações como também o termo logizomai, ou “pensar”, que transmite um significado adicional de “considerar interiormente”, “pesar as razões de”, “deliberar”, “meditar sobre”. A passagem em Colossences usa o termo phroneo com um duplo significado: “dirigir a mente para” e “lutar por”.
Um cuidadoso estudo das Escrituras serve para encorajar a meditação a respeito de DEUS, a respeito de sua lei, de suas obras e das coisas que são Celestiais e que trazem um enlevo à alma.
R. E. Pr. (Dicionário Bíblico Wycliffe)
 

2. A oração e a Palavra.
 
A oração é a construção no céu do que queremos na Terra. Para existir o material, primeiro precisa existir no campo espiritual. Os mundos, pela palavra de DEUS, foram criados.
Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de DEUS, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3
 
Vida em comunhão com o ESPÍRITO SANTO só se consegue com muita oração.
A oração é um diálogo com DEUS. Devemos orara até ouvir DEUS responder a nossa oração.
 
Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de DEUS, a oração é “o ato consciente, pelo qual a pessoa dirige-se a DEUS para se comunicar com Ele e buscar a sua ajuda por meio de palavra ou pensamento”. A oração é a alma do Cristianismo e expressa a nossa total dependência de DEUS. O próprio Senhor JESUS CRISTO tinha o hábito de orar (Lc 3.21; 6.12).
 
A ORAÇÃO EFICAZ
1Rs 18.42b-45 “Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel”.

A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Além de palavras como “oração” e “orar”, essa atividade é descrita como invocar a DEUS (Sl 17.6). Invocar o nome do Senhor (Gn 4.26), clamar ao Senhor (Sl 3.4), levantar nossa alma ao Senhor (Sl 25.1), buscar ao Senhor (Is 55.6), aproximar-se do trono da graça com confiança (Hb 4.16) e chegar perto de DEUS (Hb 10.22).

MOTIVOS PARA A ORAÇÃO. A Bíblia apresenta motivos claros para o povo de DEUS orar.
(1) Antes de tudo, DEUS ordena que o crente ore. O mandamento para orarmos vem através dos salmistas (1Cr 16.11; Sl 105.4), dos profetas (Is 55.6; Am 5.4,6), dos apóstolos (Ef 6.17,18; Cl 4.2; 1Ts 5.17) e do próprio Senhor JESUS (Mt 26.41; Lc 18.1; Jo 16.24). DEUS aspira a comunhão conosco; mediante a oração, mantemos o nosso relacionamento com Ele.
(2) A oração é o elo de ligação que carecemos para recebermos as bênçãos de DEUS, o seu poder e o cumprimento das suas promessas. Numerosas passagens bíblicas ilustram esse princípio. JESUS, por exemplo, prometeu aos seus seguidores que receberiam o ESPÍRITO SANTO se perseverassem em pedir, buscar e bater à porta do seu Pai celestial (Lc 11.5-13). Por isso, depois da ascensão de JESUS, seus seguidores reunidos permaneceram em constante oração no cenáculo (At 1.14) até o ESPÍRITO SANTO ser derramado com poder (At 1.8) no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Quando os apóstolos se reuniram após serem libertos da prisão pelas autoridades judaicas, oraram fervorosamente para o ESPÍRITO SANTO lhes conceder ousadia e autoridade divina para falarem a palavra dEle. “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e anunciavam com ousadia a palavra de DEUS” (At 4.31). O apóstolo Paulo freqüentemente pedia oração em seu próprio favor, sabendo que a sua obra não prosperaria se os crentes não orassem por ele (Rm 15.30-32; 2Co 1.11; Ef 6.18, 20; Fp 1.19; Cl 4.3,4). Tiago declara inequivocamente que o crente pode receber a cura física em resposta à “oração da fé” (Tg 5.14,15).
(3) DEUS, no seu plano de salvação da humanidade, estabeleceu que os crentes sejam seus cooperadores no processo da redenção. Em certo sentido, DEUS se limita às orações santas, de fé e incessantes do seu povo. Muitas coisas não serão realizadas no reino de DEUS se não houver oração intercessória dos crentes (ver Êx 33.11). Por exemplo: DEUS quer enviar obreiros para evangelizar. CRISTO ensina que tal obra não será levada a efeito dentro da plenitude do propósito de DEUS sem as orações do seu povo: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara” (Mt 9.38). Noutras palavras, o poder de DEUS para cumprir muitos dos seus propósitos é liberado somente através das orações contritas do seu povo em favor do seu reino. Se não orarmos, poderemos até mesmo estorvar a execução do propósito divino da redenção, tanto para nós mesmos, como indivíduos, quanto para a igreja coletivamente.
 
 
REQUISITOS DA ORAÇÃO EFICAZ. Nossa oração para ser eficaz precisa satisfazer certos requisitos.
(1) Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuína, verdadeira. 
JESUS declarou abertamente: “Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis” (Mc 11.24). Ao pai de um menino endemoninhado, Ele falou assim: “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23). O autor de Hebreus admoesta-nos assim: “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé” (Hb 10.22), e Tiago encoraja-nos a pedir com fé, não duvidando (Tg 1.6; cf. 5.15).
(2) Além disso, a oração deve ser feita em nome de JESUS. O próprio JESUS expressou esse princípio ao dizer: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (Jo 14.13,14). Nossas orações devem ser feitas em harmonia com a pessoa, caráter e vontade de nosso Senhor (ver Jo 14.13).
(3) A oração só poderá ser eficaz se feita segundo a perfeita vontade de DEUS. “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14; ver o estudo A VONTADE DE DEUS).Uma das petições da oração modelo de JESUS, o Pai Nosso, confirma esse fato: “Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mt 6.10; Lc 11.2; note a oração do próprio JESUS no Getsêmani, Mt 26.42). Em muitos casos, sabemos qual é a vontade de DEUS, porque Ele no-la revelou na Bíblia. Podemos ter certeza que será eficaz toda oração realmente baseada nas promessas de DEUS constantes da sua Palavra. Elias tinha certeza de que o DEUS de Israel atenderia a sua oração por meio do fogo e, posteriormente, da chuva, porque recebera a palavra profética do Senhor (18.1) e estava plenamente seguro de que nenhum deus pagão era maior do que o Senhor DEUS de Israel, nem mais poderoso (18.21-24).
(4) Não somente devemos orar segundo a vontade de DEUS, mas também devemos estar dentro da vontade de DEUS, para que Ele nos ouça e atenda. DEUS nos dará as coisas que pedimos, somente se buscarmos em primeiro lugar o seu reino e sua justiça (ver Mt 6.33). O apóstolo João declara que “qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista” (1Jo 3.22). Obedecer aos mandamentos de DEUS, amá-lo e agradá-lo são condições prévias indispensáveis para termos resposta às orações. Tiago ao escrever que a oração do justo é eficaz, refere-se tanto à pessoa que foi justificada pela fé em CRISTO, quanto à pessoa que está a viver uma vida reta, obediente e temente a DEUS — tal qual o profeta Elias (Tg 5.16-18; Sl 34.13,14). O AT acentua este mesmo ensino. DEUS tornou claro que as orações de Moisés pelos israelitas eram eficazes por causa do seu relacionamento obediente com o Senhor e da sua lealdade a Ele (ver Êx 33.17). Por outro lado, o salmista declara que se abrigarmos o pecado em nossa vida, o Senhor não atenderá as nossas orações (Sl 66.18; ver Tg 4.5). Eis a razão principal por que o Senhor não atendia as orações dos israelitas idólatras e ímpios (Is 1.15). Mas se o povo de DEUS arrepender-se e voltar-se dos seus caminhos ímpios, o Senhor promete voltar a atendê-lo, perdoar seus pecados e sarar a sua terra (2Cr 7.14; cf. 6.36-39; Lc 18.14). Note que a oração do sumo sacerdote pelo perdão dos pecados dos israelitas no Dia da Expiação não seria atendida se antes o seu próprio estado pecaminoso não fosse purificado (ver Êx 26.33).
(5) Finalmente, para uma oração eficaz, precisamos ser perseverantes. É essa a lição principal da parábola da viúva importuna (Lc 18.1-7; ver 18.1). A instrução de JESUS: “Pedi... buscai... batei”, ensina a perseverança na oração (ver Mt 7.7,8). O apóstolo Paulo também nos exorta à perseverança na oração (Cl 4.2; 1Ts 5.17). Os santos do AT também reconheciam esse princípio. Por exemplo, foi somente enquanto Moisés perseverava em oração com suas mãos erguidas a DEUS, que os israelitas venciam na batalha contra os amalequitas (ver Êx 17.11). Depois de Elias receber a palavra profética de que ia chover, ele continuou em oração até a chuva começar a cair (18.41-45). Numa ocasião anterior, esse grande profeta orou com insistência e fervor, para DEUS devolver a vida ao filho morto da viúva de Sarepta, até que sua oração foi atendida (17.17-23).
 
 
PRINCÍPIOS E MÉTODOS BÍBLICOS DA ORAÇÃO EFICAZ.
(1) Quais são os princípios da oração eficaz?
(a) Para orarmos com eficácia, devemos louvar e adorar a DEUS com sinceridade (Sl 150; At 2.47; Rm 15.11..
(b) Intimamente ligada ao louvor, e de igual importância, vem a ação de graças a DEUS (Sl 100.4; Mt 11.25,26; Fp 4.6).
(c) A confissão sincera de pecados conhecidos é vital à oração da fé (Tg 5.15,16; Sl 51; Lc 18.13; 1Jo 1.9).
(d) DEUS também nos ensina a pedir de acordo com as nossas necessidades, segundo está escrito em Tiago: deixamos de receber as coisas de que precisamos, ou porque não pedimos, ou porque pedimos com motivos injustos (Tg 4.2,3; Sl 27.7-12; Mt 7.7-11; Fp 4.6).
(e) Devemos orar de coração pelos outros, especialmente oração intercessória (Nm 14.13-19; Sl 122.6-9; Lc 22.31,32; 23.34).(2) Como devemos orar? JESUS acentua a sinceridade do nosso coração, pois não somos atendidos na oração simplesmente pelo nosso falar de modo vazio (Mt 6.7). Podemos orar em silêncio (1Sm 1.13) ou em voz alta (Ne 9.4; Ez 11.13). Podemos orar com nossas próprias palavras, ou usando palavras diretas das Escrituras. Podemos orar com a nossa mente, ou podemos orar através do ESPÍRITO (i.e., em línguas, 1Co 14.14-18). Podemos até mesmo orar através de gemidos, i.e., sem usar qualquer palavra humana (Rm 8.26), sabendo que o ESPÍRITO levará a DEUS esses pedidos inaudíveis. Ainda outro método de orar é cantar ao Senhor (Sl 92.1,2; Ef 5.19,20; Cl 3.16). A oração profunda ao Senhor será, às vezes, acompanhada de jejum (Ed 8.21; Ne 1.4; Dn 9.3,4; Lc 2.37; At 14.23; ver Mt 6.16).
(3) Qual a posição apropriada, do corpo, na oração? A Bíblia menciona pessoas orando em pé (8.22; Ne 9.4,5), sentadas (1Cr 17.16; Lc 10.13), ajoelhadas (Ed 9.5; Dn 6.10; At 20.36), acamadas (Sl 63.6), curvadas até o chão (Êx 34.8; Sl 95.6), prostradas no chão (2Sm 12.16; Mt 26.39) e de mãos levantadas aos céus (Sl 28.2; Is 1.15; 1Tm 2.8).

EXEMPLOS DE ORAÇÃO EFICAZ. A Bíblia está cheia de exemplos de orações que foram poderosas e eficazes.
(1) Moisés fez numerosas orações intercessórias às quais DEUS atendeu, mesmo depois de Ele dizer a Moisés que ia proceder de outra maneira.
(2) Sansão, arrependido, orou pedindo uma última oportunidade de cumprir sua missão máxima de derrotar os filisteus; DEUS atendeu essa oração ao lhe dar forças suficientes para derrubar as colunas do prédio onde os inimigos estavam exaltando o poder dos seus deuses (Jz 16.21-30).
(3) DEUS respondeu às orações de Elias em pelo menos quatro grandes ocasiões; em todas elas redundaram em glória ao DEUS de Israel (17-18; Tg 5.17,18).
(4) O rei Ezequias adoeceu e Isaías lhe declarou que morreria (2Rs 20.1; Is 38.1). Ezequias, reconhecendo que sua vida e obra estavam incompletas, virou o rosto para a parede e orou intensamente a DEUS para que prolongasse sua vida. DEUS mandou Isaías retornar a Ezequias para garantir a cura e mais quinze anos de vida (2Rs 20.2-6; Is 38.2-6).
(5) Não há dúvida de que Daniel orou ao Senhor na cova dos leões, pedindo para não ser devorado por eles, e DEUS atendeu o seu pedido (Dn 6.10,16-22).
(6) Os cristãos primitivos oraram incessantemente a DEUS pela libertação de Pedro da prisão, e DEUS enviou um anjo para libertá-lo (At 12.3-11; cf. 12.5). Tais exemplos devem fortalecer a nossa fé e encher-nos de disposição para orarmos de modo eficaz, segundo os princípios delineados na Bíblia.
 
 
3. O viver sabiamente (v.15).
 
A fórmula é conhecida, porém, pouco praticada. Oração, Estudo da Bíblia e Jejum. DEUS em primeiro lugar sempre. A nossa Prioridade deve sempre ser:
Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; Colossenses 3:2
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
 
Paulo está contrastando a sabedoria cristã, que vem do ESPÍRITO, com a insensatez dos pagãos. Isso se torna claro no v. 17
 

4. Remindo o tempo (v. 17).
 
TEMPO - (Strong Português) יום yowm
1) dia, tempo, ano
1a) dia (em oposição a noite)
1b) dia (período de 24 horas)
1b1) como determinado pela tarde e pela manhã em Gênesis 1
1b2) como uma divisão de tempo
1b2a) um dia de trabalho, jornada de um dia
1c) dias, período de vida (pl.)
1d) tempo, período (geral)
1e) ano
1f) referências temporais
1f1) hoje
1f2) ontem
1f3) amanhã
 
 
TEMPO - (Strong Português) מועד mow Ìed ou מעד mo Ìed ou (fem.) מועדה mow Ìadah (2Cr 8.13; Habacuque 2:3)
1) lugar determinado, tempo determinado, reunião
1a) tempo determinado
1a1) tempo determinado (em geral)
1a2) período sagrado, festa estabelecida, período determinado
1b) reunião determinada
1c) lugar determinado
1d) sinal determinado
1e) tenda do encontro
 
 
TEMPO - (Strong Português) עת Ìeth
1) tempo
1a) tempo (de um evento)
1b) tempo (usual)
1c) experiências, sina
1d) ocorrência, ocasião
 
 
TEMPO - (Strong Português) עדן Ìiddan (aramaico)
1) tempo
1a) tempo (referindo-se à duração)
1b) ano
 
 
TEMPO - (Strong Português) καιρος kairos
 tempo certo
Kairós.
TEMPO - (Strong Português) καιρος kairos
1) medida exata
2) medida de tempo, maior ou menor porção de tempo, daí:
2a) tempo fixo e definido, tempo em que as coisas são conduzidas à crise, a esperada época decisiva
2b) tempo oportuno ou próprio
2c) tempo certo
2d) período limitado de tempo
2e) para o qual o tempo traz, o estado do tempo, as coisas e eventos do tempo.
 
Embora o original da palavra não indique um tempo de DEUS, pois DEUS não tem tempo, é eterno, chamamos esse tempo de "Tempo de DEUS", ou seja, o tempo que DEUS intervém em nossos tempo ou história. Às vezes passamos anos doentes ou enfermos, mas chega o dia em que DEUS intervém e a essa intervenção chamamos "Tempo de DEUS, ou tempo da bênção.
Do ponto de vista do significado teológico das Palavras isoladas no original tanto kairós quanto Chronos indicam tempo normal. Porém, na Bíblia, vemos que o uso dessas duas Palavras indicam um tempo normal dos homens e uma intervenção neste tempo em favor dos homens ou para correção de rumos de seus planos.
 
 
TEMPO - (Strong Português) χρονος chronos
tempo, longo ou curto
 
 
TEMPO - (Strong Português) συντελεια sunteleia
1) ato ou efeito de completar, consumação, fim
 
 
TEMPO -  (Strong Português) αιων aion
1) para sempre, uma idade ininterrupta, tempo perpétuo, eternidade
2) os mundos, universo
3) período de tempo, idade, geração
 
 
Temos que separar tempo para orarmos, para lermos e estudarmos a Bíblia e para jejuar. DEUS deve estar em primeiro lugar em nossa vida.
1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 2 - há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 - tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 - tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 5 - tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 - tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 - tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 - tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
 
 
Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17
orando em todo tempo com toda oração e súplica no ESPÍRITO e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:18
 
 
O termo “tempo” remete-nos a duração das coisas, época determinada e sucessão de períodos.
A mordomia do tempo envolve o seu proveito diligente e a prestação de contas a DEUS pelo uso.
O nosso tempo deve ser direcionado a DEUS, a você mesmo e sua família.
Qual é o significado do tempo chronos? É o tempo que pode ser medido, contado e definido.
Qual é o significado do tempo designado Kairós? É “o tempo de DEUS”, que só pode ser definido por Ele mesmo.
O que é remir o tempo, segundo a lição? Remir o tempo significa não o desperdiçar.
Quantas vezes Davi e Daniel oravam por dia? Três vezes. 
 
 
Remindo o tempo.
Efésios 5:15: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem” (NYI). Baseado na definição do Webster, nós devemos prestar grande atenção à maneira como vivemos, mostrar grande interesse por nossas vidas, ser perfeitos e nos guardar contra erros e danos. Em outras palavras, ser meticulosos, escrupulosos, circunspectos, cautelosos, prudentes, discretos e atentos ao invés de descuidados, negligentes e relaxados. A palavra cuidado usada em Efésios 5:15 é a palavra grega akribos que significa “exatamente”. De acordo com o Vine’s Expository Dietionary o f New Testament Words, essa palavra “expressa a exatidão a qual é o resultado do cuidado”. A mesma palavra é usada em Lucas 1:3, Mateus 2:8 e Atos 18:25, e é traduzida na Nova Versão Internacional como “cuidadosamente”, “exatidão” e “ exatidão” respectivamente. Não apenas devemos viver cuidadosamente, mas também somos instruídos a, além disso, sermos sábios, não insensatos. Se nós retornarmos ao Webster, nós descobrimos que a palavra sábio quer dizer “ter ou mostrar bom julgamento; sagaz; prudente; induzido pela sabedoria; judicioso; sensato”. Sábio implica a habilidade de julgar e lidar com pessoas e situações e semelhantes. Nossas ações são devidamente baseadas em um amplo conhecimento, experiência e entendimento. A palavra grega traduzida como “sábio” em Efésios 5:15 é sophos, que é utilizada para se referir aos “cristãos dotados com sabedoria espiritual e prática”. É por isso que Paulo orava para que os efésios tivessem a revelação e o discernimento de quem o Senhor JESUS era. Eles viviam em uma cidade que era controlada pela sabedoria humana e por forças sobrenaturais contrárias aos propósitos e à salvação de um DEUS santo. No intuito de viver cuidadosamente, nós temos que cultivar a sabedoria em nossas vidas. Para o crente, isso começa com o temor do Senhor. Quando nós amamos e respeitamos nosso Pai, somos capazes de receber Sua Palavra sem reservas. Unidos ao entendimento e ao poder do ESPÍRITO SANTO, nós podemos viver cuidadosa e sabiamente. Do temor do Senhor, nós podemos obter revelação. Da revelação, nós podemos desenvolver sabedoria. Com a sabedoria, nós podemos vencer os obstáculos do inimigo que nos prenderiam em uma armadilha e nos impediriam de avançar. Nós podemos escolher ser sábios, não insensatos, porque nós temos a mente de CRISTO (1 Co. 2:16). Nós não temos que cambalear no escuro, imaginando qual caminho tomar ou qual porta abrir, porque “se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que dúvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” (Tiago 1:5-6). Depois da instrução de DEUS de viver cuidadosa e sabiamente, nós somos então instruídos a aproveitar ao máximo cada oportunidade. A versão da New King James de Efésios 5:16 diz: “remindo o tempo” e a New American Standard diz: “aproveitando ao máximo o seu tempo”. Todas elas seguem essa frase com: “porque os dias são maus”.
 
 
Remir o Tempo
O Webster define a palavra remir como se segue: “ reaver; voltar; recuperar, como pelo pagamento de uma taxa; saldar (uma hipoteca ou ordem de pagamento); cambiar (papel moeda) em moeda ou barra de ouro ou prata; soltar através do pagamento de um resgate; libertar do pecado e suas penalidades, como por um sacrifício feito pelo pecador; cumprir (uma promessa ou compromisso); reparar ou expiar”. A palavra grega traduzindo “remindo” em Efésios 5:15 é exagorazo. Isso significa: “usufruir plenamente por alguém... usufruir plenamente a oportunidade”. Nesse versículo, a palavra tempo é a palavra grega kairós, significando uma estação ou um tempo no qual algo é sazonal. A palavra também quer dizer: “aproveitar ao máximo cada oportunidade, tirando o melhor proveito, já que nenhuma pode ser recuperada se perdida”. Nós podemos olhar para a frase “remindo o tempo” de mais de um ângulo. Primeiro, nós podemos considerar a ideia de aproveitar ao máximo o nosso tempo. Essa perspectiva esclarece seriamente o modo como nós gastamos nosso tempo. Visto que todos fomos culpados no passado por perder tempo, a exortação em Efésios 5:16 é bem clara: use sabiamente o seu tempo! A maioria de nós vive como se nós tivéssemos todo o tempo do mundo, mas a verdade é que nós todos nos arrependemos por tempo e oportunidade perdidos. Para o crente, isso significa que nosso tempo está sujeito aos planos e propósitos de nosso Pai no céu, que tem um tempo para todas as coisas. (Ver Eclesiastes 3). Outra perspectiva dessa parte de Efésios 5:16 envolve como tratar da viagem no tempo. Mesmo enquanto eu escrevo isso, eu estou pensando se nós estamos entrando em uma estação onde DEUS começará a acelerar o modo como nos movemos e como nós estamos Nele (Atos 17:28). Me refiro ao acesso que nós temos ao nosso passado pelo poder do ESPÍRITO SANTO e a habilidade de determinar a nossa direção para o futuro. E isso que nos faz um povo profético e remido. Considere, por um momento, o fato de DEUS não ser sujeito às limitações impostas sobre nós pelo tempo linear. Permita-me lembra-lo do que C. S. Lewis diz em Cristianismo Puro e Simples quando ele escreveu a seguinte explicação sobre DEUS e o tempo: Quase certamente DEUS não está no tempo. Sua vida não consiste em momentos que se seguem. Se um milhão de pessoas estiver orando a ele às dez e meia da noite de hoje, Ele não precisa ouvi-las todas naquele pequeno recorte de tempo que chamamos de dez e meia. Dez e meia — e todos os outros momentos desde o princípio do mundo - são sempre o presente para Ele. Ou seja, Ele tem toda a eternidade para ouvir a oração de uma fração de segundo feita por um piloto quando seu avião explode em chamas... Todos os dias são “Já” para Ele. Ele não se lembra de você fazer coisas ontem, Ele simplesmente o vê fazendo porque, mesmo que você tenha perdido o ontem, Ele não perdeu. Considerando essa característica de DEUS, você perceberá que seu Pai celestial tem acesso a todos os momentos da sua vida desde o princípio até o final, como se eles fossem o presente. Pelo ESPÍRITO SANTO, você pode, na verdade, acessar aqueles tempos do seu passado em que se sentiu abandonado, abusado, traído, temeroso, feliz, realizado, ou qualquer outra emoção ou condição. Não apenas você pode ser perdoado por causa do passado, como também pode viajar de volta no tempo com DEUS, vê-Lo como “socorro bem presente” (Sl. 46.1) no passado e remir aqueles tempos do passado que o inimigo quis usar para o mal. O ESPÍRITO SANTO, na verdade, coloca o nosso passado na nossa reserva de hoje e diz: “ Vamos lidar com isso agora!” . Uma das funções da salvação é a libertação - remir o passado das mãos do inimigo para que ele não seja mais uma arma contra nós. Graças a DEUS o ESPÍRITO SANTO pode nos mover do presente para o passado e para um vislumbre de nosso futuro. Remir o tempo se refere a exercitar sabedoria enquanto reconhecemos os tempos e as estações ordenadas por DEUS para as nossas vidas. O dicionário de Vine mais tarde esclarece a palavra grega kairós desta maneira: “As características de um período são exemplificadas no uso do termo no que diz respeito, por exemplo, a colheita, Mt. 13:30; a ceifa; Gl. 6:9; a punição, Mt. 8:29; o cumprimento de deveres, Lc. 12:42; a oportunidade de fazer algo, seja bom, por exemplo, Mt. 26:18; Gl. 6:10 (“oportunidade”); Ef. 5:16; ou mal, por exemplo, Ap. 12:12; o cumprimento de uma profecia, Lc. 1:20; At. 3:19, 1 Pe. 1:11; um tempo adequado para um propósito, Lc. 4:13"i6. Eclesiastes 3:1 diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. Como crentes, é nossa responsabilidade vermos “prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo”. Como esse conhecimento deveria mudar o modo com o vivemos? Oswald Chambers disse: “Lembre-se, nós temos todo o tempo que há. A maioria de nós perde tempo e quer invadir a eternidade1. Esse conhecimento deveria inculcar em nós a necessidade de cavar um tempo de cada dia e permitir que o ESPÍRITO SANTO nos equipe para uma vida bem vivida.
 
 
Concerte o passado
1. Entrar em arrependimento. Transformar sua mente e fazer todas as mudanças necessárias para que você avance.
2. Receber misericórdia para superar qualquer falha ou erro que o mantinha cativo na última estação de sua vida.
3. Perdoe-se por dar passos errados e libere todas as pessoas que o feriram. Essa liberação o emancipará para que você avance.
4. Entregue-se ao plano e os limites de DEUS. Você muito provavelmente escolheu um modo diferente de adoração durante esse tempo. Sim, você adorou, mas sua expressão tinha certa forma de idolatria.
5. Quebre o poder do pecado da incredulidade que fez com que você se desviasse do destino prometido que você sabe que o Senhor ofereceu para sua vida. Eu chamo isso de o “pecado dos espias” . Eles entraram, inspecionaram sua promessa e então se recusaram a ir guerrear para receber a bênção. Em seu processo de medo e incredulidade, eles caluniaram a vontade de DEUS para suas vidas e receberam uma repreensão. Remova qualquer repreensão de derrotas passadas.
6. Prepare-se para ascender ao trono após haver se humilhado. Isso permitirá que você obtenha uma nova revelação e adore de uma maneira nova.
7. Receba a bandeira para o seu futuro. A bandeira Dele sobre você é o amor. Deixe que Jeová Nissi se levante e siga-O para um novo lugar de vitória e triunfo.
Remindo o Tempo – Editora – Shofar – Chuck D. Pierce.
 
 
EXEMPLO DE TEMPO DIVIDIDO (Cada um que faça sua divisão do tempo que DEUS lhe deu - Pr. Henrique)
24 horas.
6 horas é para dormir. Sobram 18 horas
1 hora para alimentação.
Sobram 17 horas.
3 horas de oração (3 vezes ao dia de uma hora cada).
Sobram 14 horas.
2 horas de leitura e meditação na bíblia.
Sobram 12 horas.
1 hora para família
Sobram 11 horas.
8 horas para trabalho.
Sobram 3 horas.
1 hora para meu lazer, pode ser junto com a família (de novo).
Sobram 2 horas.
1 hora de trânsito e locomoção.
Sobrou 1 hora para o próximo junto com o evangelismo.
Remindo o TEMPO.
 
USE TEMPO NA ORAÇÃO
DANIEL ORAVA TRÊS VEZES AO DIA - Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu DEUS, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu DEUS. Daniel 6:10,11
DAVI ORAVA TRÊS VEZES AO DIA - Eu, porém, invocarei a DEUS, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:16,17
JESUS SEMPRE ORAVA - E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. e, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. Lucas 22:44,45
Então chegou JESUS com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. Mateus 26:36
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Hebreus 5:7
PAULO ORAVA sempre e nos ensina a orar - Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17
Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, Filipenses 1:4
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no ESPÍRITO, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:18
PEDRO ORAVA sempre - E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7
 
USE TEMPO NA PALAVRA
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2
A lei do Senhor relaciona o salmo ao êxodo por meio de Deuteronômio. Ser bem-sucedido pela meditação dessa lei e obediência a ela nos faz lembrar Josué 1:8. O salmo apresenta dois caminhos: o da bênção e o do julgamento; e Israel deveria escolher um deles (Dt 30:1 5, 19). JESUS usa uma imagem semelhante (Mt 7:13, 14). A história da Bíblia parece desenvolver-se em torno do conceito de "dois homens": o "primeiro Adão" e o "último Adão" (Rm 5; 1 Co 15:45) - Caim e Abel, Ismael e Isaque, Esaú e Jacó, Davi e Saul - e chega a seu ápice em CRISTO e o AntiCRISTO. Dois homens, dois caminhos, dois destinos.
O Salmo 1 é um salmo de sabedoria e trata da Palavra de DEUS, das bênçãos de DEUS sobre aqueles que meditam sobre essa Palavra e lhe obedecem e do julgamento final de DEUS sobre os rebeldes.
 
Cadastre-se no site www.leiturabiblica.com.br  e receba leitura diária para ler a bíblia toda em 1 ano.
 
O meio mais fácil de ler a bíblia toda é iniciar por 1 João, 2 João e 3 João - depois leia os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, depois Atos dos Apóstolos. dai por diante é só manter o foco e colocar horário definido para ler todo dia.
Tem que ter propósito.
É preciso ler em voz alta para ouvir - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de DEUS. Romanos 10:17.
Procure ler pelo menos por 30 minutos a Bíblia todos os dias.
 
USE TEMPO PARA VOCÊ MESMO
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16
Um ministro em crescimento progride na Palavra (1 Tm 4:13-16)
A chave para esta seção é "para que o teu progresso a todos seja manifesto" (1 Tm 4:15). "Progresso" é um termo militar grego e significa "avanço pioneiro". Descreve os soldados que vão adiante das tropas, removendo os obstáculos do caminho, preparando-o para os que vêm atrás. Como pastor piedoso, Timóteo deveria crescer espiritualmente, a fim de que a igreja toda pudesse ver e imitar seu progresso espiritual.
Nenhum pastor é capaz de conduzir seu povo por um caminho que ele próprio não trilhou. "Mas o que tenho, isso te dou" é um princípio básico da vida e do ministério (At 3:6). O pastor (ou membro da igreja) que não cresce, na verdade, está regredindo, pois, na vida cristã, é impossível ficar parado. O ministro deve demonstrar crescimento espiritual em sua vida, ensino, pregação e liderança.
Mas quais são os fatores que possibilitam o progresso espiritual?
A ênfase sobre a Palavra de DEUS (v. 13). "Aplica-te" significa "dedica-te, concentra-te".
Ministrar a Palavra não devia ser uma atividade secundária para Timóteo, mas sim sua maior prioridade. A leitura refere-se à leitura pública das Escrituras na congregação local. O povo judeu estava habituado a ouvir a leitura da Lei e dos Profetas em suas sinagogas, e essa prática foi levada às igrejas cristãs. JESUS leu as Escrituras na sinagoga em Nazaré (Lc 4:16ss), e Paulo costumava ler passagens das Escrituras quando visitava uma sinagoga {At 13:15)
 
USE TEMPO PARA A FAMÍLIA
A Família é a igreja em pequena escala - é o termômetro do sucesso da salvação. A família é o Porto Seguro na hora das tribulações. A família é o amor em ação. A família é o aconchego e presente de DEUS para nós. LAR significa unidos em torno do fogo (lareira), onde as famílias se reuniam para conversarem antes da TV e do celular. Famíla é base de construção de educação e formação de caráter, moral e bons costumes.
Faça Culto Doméstico 
 
USE TEMPO PARA JEJUAR
Comece devagar, deixando de lanchar em um determinado dia. Depois aumente para deixar, por exemplo de almoçar em um determinado dia. Depois aumente para deixar de Almoçar em um determinado dia. Depois aumente para deixar de tomar café em um determinado dia. Depois comece a deixar de lanchar e jantar em um determinado dia, assim sucessivamente. Para jejuar o dia todo precisa de treinamento (conselho - tome sempre água o dia todo - água não é alimento nosso corpo precisa de hidratação). Jejum total somente depois de muito treinamento.
Moisés jejuou duas vezes de 40 dias cada.
Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o Senhor fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi. Deuteronômio 9:9
E me lancei perante o Senhor, como dantes; quarenta dias e quarenta noites, não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis pecado, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
Deuteronômio 9:18
JESUS jejuou 40 dias.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mateus 4:2
Elias jejuou 40 dias - Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de DEUS. 1 Reis 19:8
Daniel jejuou parcialmente por 21 dias - Naqueles dias, eu, Daniel, estive triste por três semanas completas. Manjar desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram as três semanas. Daniel 10:2,3
Paulo jejuou 3 dias - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu. Atos 9:9
 

II - A IMPORTÂNCIA EM MANTER-SE “CHEIO DO ESPÍRITO”

Estar sempre cheio do ESPÍRITO SANTO é manter o pentecoste vivo em si mesmo. É manter a comunhão com o ESPÍRITO SANTO. É se submeter à doce direção do ESPÍRITO SANTO.

1. “E não vos embriagueis com vinho” (v.18a).
 
O Álcool, ainda que pouco consumido por alguém, pode destruir vidas. Alguns acreditam que se beberem pouquinho não lhes causará dano e acreditam que não estão pecando por isto, porém, estudos comprovam que somente com um copo de vinho alguém pode ficar totalmente transtornado.
Aproximadamente de 35% a 66% dos crimes violentos envolvem consumo de álcool — essas infrações vão de assassinatos, violência domésticas a agressões físicas. De forma menos grave, a bebida nos torna um pouco mais maldosos que o normal, nosso senso crítico se torna mais incisivo, nossa raiva se torna mais palpável, e nossa tolerância para frustrações desaparece. Quando estamos bêbados atacamos as pessoas, e as pessoas bêbadas nos atacam de volta.https://gizmodo.uol.com.br/bebida-alcoolica-pessoas-agressivas/
 
 
O ALCOOLISMO À LUZ DA BÍBLIA
A- Doença ou pecado?
Os Alcoólicos anônimos têm chamado o alcoolismo de doença porque não conhecem a palavra de DEUS e nem a JESUS CRISTO como libertador; aceitam que as pessoas busquem seus deuses e não buscam ao DEUS verdadeiro que liberta o bêbado no mesmo instante (Eu fui um).
Parte de seu programa de tratamento diz: "Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho. Os que não se recuperam são pessoas que não conseguem ou não querem se entregar por completo a este programa simples, em geral homens e mulheres que, por natureza, são incapazes de serem honestos consigo mesmos. Existem pessoas assim. Não é sua culpa; parece terem nascido assim. (É culpa sua sim e é pecado seu sim.)São naturalmente incapazes de aceitar e desenvolver um modo de vida que requeira total honestidade. Suas "chances" são inferiores à média. Existem, também, as que sofrem de graves distúrbios mentais e emocionais, mas muitas delas se recuperam, se tiverem a capacidade de serem honestas".
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/
 
B- Condenação à bebedice. O alcoolismo é pecado e traz condenação ao homem que a ele se entrega.
 
1 Co 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS. Essa declaração é claramente uma citação da falsa teologia dos inimigos de Paulo. Pensavam que tinham o direito de fazer tudo quanto queriam.6.15 OS MEMBROS DE CRISTO. O apóstolo, advertindo contra o relaxamento moral, demonstra as terríveis consequências para o crente, da imoralidade sexual. Quando o crente une-se fisicamente a uma mulher decaída, fica sendo um só com ela, sujeito ao seu domínio (v.16; cf. Gn 2.24), profana aquilo que CRISTO santificou (v. 15), e separa-se do reino de DEUS (v. 9). Na imoralidade sexual, a pessoa praticamente separa-se da união com CRISTO, ao fazer do seu corpo um membro da outra pessoa imoral e ímpia.6.18 FUGI DA PROSTITUIÇÃO. A imoralidade sexual é terrivelmente abominável diante de DEUS. Mais do que qualquer outro ato pecaminoso, profana o corpo, que é o templo do ESPÍRITO SANTO (vv. 15-20). Por isso, Paulo admoesta: "Fugi" da imoralidade sexual. O uso do tempo presente, aqui, indica que o cristão deve fugir repetidas vezes da imoralidade sexual (cf. Gn 39.12; ver o estudo PADRÕES DE MORALIDADE SEXUAL)6.19 NOSSO CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Se somos cristãos, nosso corpo é a morada pessoal do ESPÍRITO SANTO (ver Rm 8.9,11, onde vemos que o ESPÍRITO SANTO é o selo de DEUS em nós, mostrando que lhe pertencemos). Porque Ele habita em nós e pertencemos a DEUS, nosso corpo nunca deve ser profanado por qualquer impureza ou mal, proveniente da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revistas. Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a DEUS em nosso corpo (v. 20).

C- O sofrimento dos viciados. 
A pessoa que se deixa aprisionar por alguma droga, ou bebida ou jogo, não só passará por sofrimentos terríveis de dependência como colocará sua família e todos os que os conhecem em sofrimento contínuo. O pecado é terrível e funciona como uma bomba atômica que atinge não só a pessoa, mas a todos os que estão perto.
Is 28.Ai da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho!
"• 15 milhões é o número de alcoólatras no país, ou seja, cerca de 10% da população; destes, 3 milhões de alcoólicos procuraram tratamento especializado em 1995;
• 70% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais têm alcoólicos envolvidos;
• 60% das ocorrências policiais são provocadas por alcoólatras;
• 50% dos atendimentos clínicos são devido a problemas diretos ou indiretos de alcoolismo;
• 40% das consultas psiquiátricas pelo INSS são para alcoólicos;
• 40% dos acidentes de trabalho são provocados por alcoólatras:
• De 100 alcoólatras, apenas 5 chegam a completar 40 anos de idade e apenas 1 consegue passar dos 45;
• É a 3ª doença que mais mata; e é o 3º maior motivo de falta ao serviço;
• US$ 3,8 bilhões foi quanto o governo gastou com o alcoolismo em 1990, ou seja, 5,.4% do PIB" (Caldas;1998:45).
http://www.cfh.ufsc.br/~javier/TCC.htm
 
D- O alcoolismo no Novo Testamento. 
Mt 24.49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados,
1 Co 6.Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os
ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de DEUS.

POSICIONAMENTO CRISTÃO

A- Condenação ao vício. 
Tg 1.14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

B- O vinho que JESUS bebeu. 
 
O VINHO NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO 
(1) Lc 7.33,34 “Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.”
VINHO: FERMENTADO OU NÃO FERMENTADO? Segue-se um exame da palavra bíblica mais comumente usada para vinho. A palavra grega para “vinho”, em Lc 7.33, é oinos. Oinos pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva:
(1) suco não fermentado, e (2) vinho fermentado ou embriagante. Esta definição apóia-se nos dados abaixo.
(1) A palavra grega oinos era usada pelos autores seculares e religiosos, antes da era cristã e nos tempos da igreja primitiva, em referência ao suco fresco da uva (ver Aristóteles, Metereológica, 387.b.9-13).
(a) Anacreontes (c. de 500 a.C.) escreve: “Esprema a uva, deixe sair o vinho [oinos]” (Ode 5).
(b) Nicandro (século II a.C.) escreve a respeito de espremer uvas e chama de oinos o suco daí produzido (Georgica, fragmento 86).
(c) Papias (60-130 d.C.), um dos pais da igreja primitiva, menciona que quando as uvas são espremidas produzem “jarros de vinho [oinos]” (citado por Ireneu, Contra as Heresias, 5.33.3–4).
(d) Uma carta em grego escrita em papiro (P. Oxy. 729; 137 d.C.), fala de “vinho [oinos] fresco, do tanque de espremer” (ver Moulton e Milligan, The Vocabulary of the Greek Testament, p. 10).
(e) Ateneu (200 d.C.) fala de um “vinho [oinos] doce”, que “não deixa pesada a cabeça” (Ateneu, Banquete, 1.54). Noutro lugar, escreve a respeito de um homem que colhia uvas “acima e abaixo, pegando vinho [oinos] no campo” (1.54). Para considerações mais pormenorizadas sobre o uso de oinos pelos escritores antigos, ver Robert P. Teachout: “O Emprego da Palavra ‘Vinho’ no Antigo Testamento”. (Dissertação de Th.D. no Seminário Teológico de Dallas, 1979).
(2) Os eruditos judeus que traduziram o AT do hebraico para o grego c. de 200 a.C. empregaram a palavra oinos para traduzir várias palavras hebraicas que significam vinho - Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos pode referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentação.
(3) Quanto a literatura grega secular e religiosa, um exame de trechos do NT também revela que oinos pode significar vinho fermentado, ou não fermentado. Em Ef 5.18, o mandamento: “não vos embriagueis com vinho [oinos]” refere-se ao vinho alcoólico. Por outro lado, em Ap 19.15 CRISTO é
descrito pisando o lagar. O texto grego diz: “Ele pisa o lagar do vinho [oinos]”; o oinos que sai do lagar é suco de uva (ver Is 16.10; Jr 48.32,33). Em Ap 6.6, oinos refere-se às uvas da videira como uma safra que não deve ser destruída. Logo, para os crentes dos tempos do NT, “vinho” (oinos) era uma palavra genérica que podia ser usada para duas bebidas distintivamente diferentes, extraídas da uva: o vinho fermentado e o não fermentado.
(4) Finalmente, os escritores romanos antigos explicam com detalhes vários processos usados para tratar o suco de uva recém-espremido, especialmente as maneiras de evitar sua fermentação.
(a) Columela (Da Agricultura, 12.29), sabendo que o suco de uva não fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e livre de oxigênio, escreve
da seguinte maneira: “Para que o suco de uva sempre permaneça tão doce como quando produzido, siga estas instruções: Depois de aplicar a prensa às uvas, separe o mosto mais novo [i.e., suco fresco], coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e revista-o muito cuidadosamente com piche
para não deixar a mínima gota de água entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de água fria, e não deixe nenhuma parte da ânfora ficar acima da superfície. Tire a ânfora depois de quarenta dias. O suco permanecerá doce durante um ano” (ver também Columela: Agricultura e Árvores;
Catão: Da Agricultura). O escritor romano Plínio (século I d.C.) escreve: “Tão logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em tonéis, deixam estes submersos na água até passar a primeira metade do inverno, quando o tempo frio se instala” (Plínio, História Natural, 14.11.83). Este método
deve ter funcionado bem na terra de Israel (ver Dt 8.7; 11.11,12; Sl 65.9-13).
(b) Outro método de impedir a fermentação das uvas é fervê-las e fazer um xarope. Historiadores antigos chamavam esse produto de “vinho” (oinos). O Cônego Farrar (Smith’s Bible Dictionary, p. 747) declara que
“os vinhos assemelhavam-se mais a xarope; muitos deles não eram embriagantes”. Ainda, O Novo Dicionário da Bíblia , observa que “sempre havia meios de conservar doce o vinho durante o ano inteiro”.
 
 
C- Nenhuma concessão. 
Qualquer alucinógeno é um desastre na vida do crente que deixa de ser guiado pelo ESPÍRITO SANTO e se torna presa fácil de Satanás e seus demônios que entram no controle dos pensamentos, emoções e ações daquele que se deixa dominar pelos vícios.
 
 
NÃO SE EMBRIAGUE DE BEBIDA ALCÓOLICA OU ALGUMA DROGA, MAS EMBRIAGUE-SE DO ESPÍRITO SANTO (os discípulos foram confundidos com bêbados no dia em que foram batizados no ESPÍRITO SANTO).
 
5.18 VINHO. A declaração de Paulo no versículo 18, demonstra que a plenitude do ESPÍRITO SANTO depende do modo como o crente corresponde à graça que lhe é dada para viver em santificação. Isso quer dizer que a pessoa não pode estar "embriagada com vinho" e, ao mesmo tempo, "cheia do ESPÍRITO". Paulo adverte todos os crentes a respeito das obras da carne; que os que cometem tais coisas "não herdarão o reino de DEUS" (Gl 5.19-21; cf. Ef 5.3-7). Além disso, "os que cometem tais coisas" (Gl 5.21) não terão a presença interior do ESPÍRITO SANTO, nem a sua plenitude. Noutras palavras, não ter "o fruto do ESPÍRITO" (Gl 5.22,23) é perder a plenitude do ESPÍRITO (Ef 5.18; ver At 8.21)
 

2. “... Mas enchei-vos do ESPÍRITO” (v.18b).
 
O Pr Antonio Gilberto ensinava que toda vez que a bíblia diz "cheios do ESPÍRITO" quer dizer que falavam em línguas.
O crente deve se encher do ESPÍRITO SANTO todos os dias. Paulo ensina que o crente é que se enche (enchei-vos do ESPÍRITO).
Só pode ser cheio do ESPÍRITO SANTO quem já foi cheio a primeira vez no batismo no ESPÍRITO SANTO. Só é pentecostal quem já foi batizado no ESPÍRITO SANTO. Congregar em uma igreja pentecostal como a Assembleia de DEUS, por exemplo, não faz do crente um pentecostal. Precisa o crente ser cheio do ESPÍRITO SANTO, falar em línguas e manter esse fogo aceso em todo tempo.
 
Os discípulos já tinham o ESPÍRITO antes do Pentecostes (Jo 20.22) e já eram salvos (Lc 10.20). Todos os crentes em JESUS, pentecostais e não pentecostais, batizados no ESPÍRITO SANTO e não batizados, têm o ESPÍRITO SANTO (1 Co 3.16; Gl 3.2-5). O apóstolo se refere à plenitude do ESPÍRITO em “enchei-vos do ESPÍRITO”, que é característica típica dos pentecostais.
 
O assunto nosso não é salvação, mas o viver cheio do ESPÍRITO SANTO. Todos os crentes salvos têm o ESPÍRITO SANTO, porém, todos os batizados no ESPÍRITO SANTO que têm comunhão com Ele são possuídos por Ele, controlados por Ele e direcionados por Ele. É o ESPÍRITO SANTO quem os tem.
 
 
A caminhada do cristão sábio é cheio do Espírito Santo: ser cheio do Espírito (v. 18 - Comentário Bíblico Wesleyana)
Como de costume, o apóstolo apresenta dois contrários: não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do ESPÍRITO. Todos os vícios são condenados por associação ao invés de identificação. No entanto, a condenação de intoxicação prevalece a partir do registro de Gênesis a Apocalipse. Certamente ele tem sido um dos males mais comuns e destrutivas moral, sociais e econômicos da história humana. Nem a inclinação contemporânea de psicólogos e sociólogos a considerar o alcoolismo como uma doença e não um mal moral amenisa seus efeitos maléficos. Na verdade, pode se tornar uma doença, mas este é o resultado e não a causa do alcoolismo.
O Apóstolo estabelece uma razão toda suficiente para a abstinência de bebidas alcoólicas: no qual há devassidão . A KJV diz que "no qual há devassidão," e esta palavra "excesso" expressa com precisão o efeito de intoxicação em suas vítimas. Isto é particularmente verdadeiro, pois dissipa o poder de raciocínio do intelecto e, ao mesmo tempo estimulando os sentimentos e mudando a vontade. Assim um motorista vai em uma corrida louca em seu veículo pela estrada para a destruição final de vítimas inocentes, bem como a si mesmo. A intoxicação pode também aumentar a irresponsabilidade. 
"Sob a influência relaxante de vinho a língua é solta e a conversa desenfreada é aumentada demasiadas vezes levando a infâmia de que o Apóstolo já expôs" (ver v. 4 ). 
Além disso, a intoxicação pode expressar-se em gestos extravagantes, com raiva descontrolada, na linguagem e comportamento vergonhoso, obsceno ou vulgar, em violência física, ou uma das muitas outras formas. Esses são efeitos da intoxicação.
Há no vício da intemperança esse tipo de devassidão que não tolera nenhuma restrição, o que desafia todos os esforços para reformá-lo, e que se afunda cada vez mais baixo na ruína sem esperança e desamparados. ... Este tremendo pecado da intemperança é deve ser evitado por sua influência tão grande em suas vítimas, levando a remorso periódico. Há poucos vícios com tão pouca esperança de se recuperar de suas assombrações como este.
O porto comercial de Éfeso era constantemente habitado de luxúria excessiva. Acreditavam os Efésios que Baco, o deus do vinho, tornou-se o rival de Diana ou Artemis, e, assim, tornou-se em uma epidemia de embriaguez. Acredita-se que Alexandre, o Grande ofereceu um prêmio a quem podia beber mais vinho, e que trinta dos rivais morreram na competição. O filósofo Zenocrates engoliu um galão de vinho a um desafio pelo qual recebeu como recompensa uma coroa de ouro de Dionísio. Não é de admirar que Paulo afirma que o reino de Deus é barrado contra a entrada do bêbado ( 1 Cor 06:10. ; cf. Gal 5: 19-21. ; Pv 23:30. ).
O homem está de tal modo preso neste vício que ele é possuído por algo além de si mesmo. Jesus parece ensinar esta lição da parábola do espírito imundo ( Lucas 11: 24-26 ). Deus planejou que a vida interior do homem deve ser habitado pelo Espírito Santo: ser cheio do Espírito Santo . Que os efeitos da experiência de cheios do Espírito Santo estão intimamente contrários à intoxicação é evidente a partir da noção equivocada dos observadores no Dia de Pentecostes, que acusaram os cristãos cheios do Espírito com o ser "cheios de mosto" ( Atos 2: 13b ). Na verdade, o batismo com o Espírito Santo, tende a uma entrega total a vontade de Deus, pois a vontade divina em si nunca é imprudente, mas é bastante razoável e construtiva (cf. Rom. 12: 1-2 ). O Espírito Santo não é uma substância ou um material de enchimento do corpo humano, como é o vinho. Ele é uma personalidade espiritual que não ocupa espaço, mas mora junto com a personalidade espiritual do crente em comunhão. O homem foi criado e constituído por Deus, a fim de encontrar a sua complementação ou conclusão de personalidade na pessoa da divindade. Só assim é que o "homem" passa a ser como Deus planejou. A queda privou o homem do Espírito Santo de Deus e, assim, ele deixou algo menos do que o homem verdadeiro. Longe de Deus, ele percebe sua incompletude e busca encontrá-lo de muitas maneiras falsas, a menos que ele se volte a ser possuído pelo Espírito Santo de Deus. A possessão demoníaca é, naturalmente, o extremo oposto de posse pelo Espírito Santo. A vida cheia do Espírito é a mais alta sabedoria que o homem pode conhecer. Nisto está a satisfação e segurança do homem (cf. Ef 2:22. ; 3: 5 ; 06:18 ).
 

3. Não confundir com o batismo no ESPÍRITO SANTO.
 
Quem é cheio, entorna. Como sabemos que alguém está cheio do ESPÌRITO SANTO? Quando este fala em línguas e também quando é usado pelo ESPÍRITO SANTO para realizar sua obra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a DEUS.
Atos 10:45,46
 
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia, o qual, quando chegou e viu a graça de DEUS, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem de bem e cheio do ESPÍRITO SANTO e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:22-24
 
 
Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do ESPÍRITO SANTO e fixando os olhos nele, disse:
Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor. Atos 13:9-12
 
 

III - VIGILANTES CONTRA A FRIEZA ESPIRITUAL
Requisito exigido para que alguém fosse diácono - sete diáconos deveriam ser “cheios do ESPÍRITO” (At 6.3) - Sem batismo no ESPÍRITO SANTO não há como ser escolhido para alguma função na igreja..

1. Testemunho transbordante (v.19).
 
Quem é cheio, entorna. Como sabemos que alguém está cheio do ESPÌRITO SANTO? Quando este fala em línguas.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a DEUS.
Atos 10:45,46
 
Exemplos de Homens Cheios do ESPÍRITO SANTO
E JESUS, cheio do ESPÍRITO SANTO, voltou do Jordão e foi levado pelo ESPÍRITO ao deserto. Lucas 4:1
E os discípulos estavam cheios de alegria e do ESPÍRITO SANTO. Atos 13:52
Porque era homem de bem e cheio do ESPÍRITO SANTO e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:24 (Barnabé)
Então, Pedro, cheio do ESPÍRITO SANTO, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel, Atos 4:8
Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do ESPÍRITO SANTO e fixando os olhos nele, disse: Atos 13:9
Mas ele, estando cheio do ESPÍRITO SANTO e fixando os olhos no céu, viu a glória de DEUS e JESUS, que estava à direita de DEUS, Atos 7:55 (Estêvão)
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do ESPÍRITO SANTO e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6:3 (primeiros diáconos)
 
5.18 ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO. "Enchei-vos" (imperativo passivo presente) tem o significado, em grego, de "ser enchido repetidas vezes". A vida espiritual do filho de DEUS deve experimentar a renovação constante (3.14-19; 4.22-24; Rm 12.2), mediante enchimentos repetidos do ESPÍRITO SANTO. (1) O cristão deve ser batizado no ESPÍRITO SANTO após a conversão (ver At 1.5; 2.4), mas também deve renovar-se no ESPÍRITO repetidas vezes, para adoração a DEUS, serviço e testemunho (ver At 4.31-33). (2) Experimentamos enchimentos repetidos do ESPÍRITO SANTO quando mantemos uma fé viva em JESUS CRISTO (Gl 3.5), estamos repletos da Palavra de DEUS (Cl 3.16), oramos, damos graças e cantamos ao Senhor (1 Co 14.15; Ef 5.19,20), servimos ao próximo (Ef 5.21 ) e fazemos aquilo que o ESPÍRITO SANTO quer (Rm 8.1-14; Gl 5.16ss.; Ef 4.30; 1 Ts 5.19). (3) Alguns resultados de ser cheio do ESPÍRITO SANTO são: (a) falar com alegria a DEUS, em salmos, hinos e cânticos espirituais (v. 19), (b) dar graças (v. 20) e (c) sujeitar-nos uns aos outros (v. 21).


5.19 CANTANDO... AO SENHOR. Todos os nossos cânticos espirituais, tanto na igreja como em particular, devem ser inteiramente dirigidos a DEUS, como orações de louvores ou petições (Sl 40.3; 77.6). (1) Cantar louvores ou qualquer cântico espiritual pode ser uma forma de manifestação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO (vv. 18,19; 1 Co 14.15). (2) Cantar hinos cristãos é um meio de edificação, ensino, ação de graças e oração (Cl 3.16). (3) O cântico cristão é uma expressão de alegria (v. 19). (4) O propósito de cantar hinos ou cânticos espirituais, não deve ser passatempo, nem exibição de talentos individuais, mas adoração e louvor a DEUS (Rm 15.9-11; Ap 5.9,10).
 
 
Algumas Características do Homem Espiritual - A. W. Tozer

A leitura de Gálatas 6:1 nos mostra o que somos, se somos convertidos. Contudo, o conceito de espiritualidade varia entre os diferentes grupos cristãos. Em alguns círculos, a pessoas de boa prosa e que fala continuamente de religião é considerada muito espiritual; outros aceitam a exuberância ruidosa como sinal de espiritualidade; e, nalgumas denominações o homem que ora primeiro, mais comprido e mais alto, obtém a reputação de ser o homem mais espiritual da assembléia.

Ora, um testemunho vigoroso, orações freqüentes e altos louvores podem ser inteiramente coerentes com a espiritualidade, mas é importante compreender que estas coisas não a constituem em si mesmas, nem provam que ela está presente.

Observemos algumas características que devem estar presentes no homem espiritual:

1. Primeiro é o desejo de ser santo, antes que ser feliz.
2. O homem pode ser considerado espiritual quando quer ver a honra de Deus promovida através da sua vida, mesmo que isto signifique que ele próprio deva sofrer desonra ou perda temporária.
3. O homem espiritual deseja levar a sua cruz. Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação como um suspiro e dizem que é a sua cruz, esquecidos de que essas coisas sobrevêm igualmente ao santo e ao pecador. A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevêm como resultado da nossa obediência a Cristo. Esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das conseqüências.
4. Ainda, o cristão é espiritual quando vê todas as coisas do ponto de vista de Deus. A capacidade de pesar todas as coisas na balança divina, e de atribuir-lhe o mesmo valor atribuído por Deus, é sinal de vida cheia do Espírito.
5. Outro desejo que caracteriza o homem espiritual é morrer com retidão antes que viver no erro.
6. O desejo de ver outros progredirem às suas custas é outra característica do homem espiritual. Quer ver outros cristãos acima dele, e fica feliz quando eles são promovidos e ele é deixado de lado.
7. O homem espiritual habitualmente faz julgamentos segundo a eternidade, e não julgamentos temporais.
 
 
2. Dar graça em tudo (v.20).
Em tudo quer dizer em toda situaçaõ pela qual passarmos, não é dar graças a DEUS por tudo que nos acontece. Ninguém dá graças a DEUS por uma doença, ou por uma empresa que quebrou ou por alguma coisa ruim. DEUS só nos manda coisa boa.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Tiago 1:17
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o ESPÍRITO SANTO àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13
E nós conhecemos e cremos no amor que DEUS nos tem. DEUS é amor e quem está em amor está em DEUS, e DEUS, nele. 1 João 4:16
 
O crente cheio do ESPÍRITO SANTO é feliz, é alegre.
porque o Reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO. Romanos 14:17
E os discípulos estavam cheios de alegria e do ESPÍRITO SANTO. Atos 13:52
e o meu espírito se alegra em DEUS, meu Salvador, Lucas 1:47
 
O crente cheio do ESPÍRITO SANTO está sempre louvando e adorando a DEUS.

3. Sujeição (v.21).
sujeitando-vos uns aos outros no temor de DEUS. Efésios 5:21 - A igreja tem 5 ministérios (Ef4.11). São ministros de DEUS para a Igreja.
 
Humildade - Esta qualidade é louvada no AT (Pv 15.33; 18.12; 22.4). O termo heb. 'anatva (de 'anah, “ser afligido”) sugere que a humildade de espírito é freqüentemente o resultado da aflição. A vida de muitos reis de Judá e de Israel foram avaliadas de acordo com esta característica (1 Rs 21.29; 2 Cr 32.26; 33.23; 34.27; 36.12). Humilhar-se é o primeiro passo para o verdadeiro avivamento (2 Cr 7.14; cf. Mq 6.8). O próprio DEUS, que é sublime e grandioso, deleita-se em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde, a fim de avivá-lo (Is 57.15).
JESUS CRISTO, como o supremo exemplo de humildade (Mt 11.29), forneceu aos seus discípulos uma demonstração visível de humildade ao lavar-lhes os pés (Jo 13.3-16). Uma importante passagem cristológica no NT (Fp 2.5-11) encontra seu ponto-chave no cultivo desse traço de JESUS CRISTO por parte do crente. F.R.H.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em CRISTO JESUS,
que, sendo em forma de DEUS, não teve por usurpação ser igual a DEUS. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Filipenses 2:5-8
 
A humildade, muitas vezes, é confundida com covardia, falta de amor-próprio ou alguma coisa negativa, porém, para o cristão é uma qualidade aprendida de JESUS.
“não teve por usurpação ser igual a DEUS. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo” (Fp 2.6,7). JESUS deixou todas as prerrogativas divinas para se tornar como um de nós, para assim, ser nosso parente próximo e nos comprar para DEUS (Lv 25.12, 47-55; 1 Co 6.20, 7.23 - nossa redenção), tomando sobre Ele nossos pecados e doenças e enfermidades e maldições e morrendo por nós na cruz (Is 53.4; Mt 8.17;  Gl 3.13; 1 Pe 2. 24, 5.7).
 

5.21 SUJEITANDO-VOS UNS AOS OUTROS. A submissão de uns aos outros em CRISTO é um princípio espiritual geral. Esse princípio deve ser aplicado principalmente à família cristã. A submissão, a humildade, a mansidão, a paciência e a tolerância devem ser características de cada membro da família. A esposa deve submeter-se (i.e., ceder por amor) ante a responsabilidade do marido no exercício da liderança da família (ver Ef 5.22). O marido deve submeter-se às necessidades da mulher, em atitude de amor e abnegação (ver Ef 5.23). Os filhos devem submeter-se em obediência à autoridade dos pais (ver Ef 6.1). E os pais devem ser flexíveis às necessidades dos filhos, e criá-los na santa doutrina do Senhor (ver Ef 6.4).


5.22 MULHERES, SUJEITAI-VOS. A esposa tem a tarefa, dada por DEUS, de ajudar o marido e de submeter-se a ele (vv. 22-24). Seu dever para com o marido inclui o amor (Tt 2.4), o respeito (v. 33; 1 Pe 3.1,2), a ajuda (Gn 2.18), a pureza (Tt 2.5; 1 Pe 3.2), a submissão (v. 22; 1 Pe 3.5), um espírito manso e quieto (1 Pe 3.4) e o ser uma boa mãe (Tt 2.4) e dona de casa (1 Tm 2.15; 5.14; Tt 2.5). A submissão da mulher ao marido é vista por DEUS como parte integrante da sua obediência a JESUS, "como ao Senhor" (v. 22; ver também Gl 3.28 nota; 1 Tm 2.13,15 notas; Tt 2.4 nota).


5.23 MARIDO... CABEÇA. DEUS estabeleceu a família como a unidade básica da sociedade. Toda família necessita de um dirigente. Por isso, DEUS atribuiu ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e família (vv. 23-33; 6.4). Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão e consideração pela esposa e família (vv. 25-30; 6.4). A responsabilidade do marido, que DEUS lhe deu, de ser "cabeça da mulher" (v. 23) inclui: (1) provisão para as necessidades espirituais e domésticas da família (vv. 23,24; Gn 3.16-19; 1 Tm 5.8); (2) o amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem-estar dela, da mesma maneira que CRISTO ama a Igreja (vv. 25-33); (3) honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa (Cl 3.19; 1 Pe 3.7); (4) lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal (v. 31; Mt 5.27,28).
 
 
 
CONCLUSÃO
Siga a fórmula - Oração, Estudo da Palavra de DEUS e Jejum.
Seja um crente alegre, feliz, produtivo - Seja Cheio do ESPÍRITO SANTO.
 
 
ESTUDOS A FINS:
 
ORAÇÃO
EM NOME DE JESUS (Jo 16:23-26)
 
CONSIDERAÇÕES SOBRE ORAÇÃO:
 
A-    Talvez A Primeira Oração Na Bíblia: Gn 4:26
B-    DEUS Ouve As Orações: Sl 65:2
C-    Temos A Ajuda Do ESPÍRITO SANTO: Rm 8:26
D-    Temos A Ajuda De JESUS: Rm 8:34
E-    As Nossas Orações Chegam Ao Céu: Ap 5:8
F-    Sobem Para DEUS Com O Incenso: Ap 8:34
G-    Foi-Nos Dado Ordem Para Orarmos: 1 Cr 16:11; Mc 13:33
H-    Quando Orar? Todo O Tempo: Ef 6:18; 1 Ts 5:17
I-    Com Qual Tipo De Oração Devemos Orar? Toda: Ef 6:18
J-    Resposta Prometida: Is 58:9; Lc 11:9
K-    Uma Forma De Oração: Pública, Ou Em Família (Oração De Concordância): Mt 18:19; At 1:14; At 4:24,37
L-    Condição De Quem Ora:                 
*Contrição: 2cr 7:14 *Sinceridade: Jr 29:13  *Fé: Mc 11:24 *Justiça: Tg 5:16 *Obediência:1jo3.22
M-    Brevidade Na Oração: Ec 5:2; Mt 6:7
N-    Postura Ou Posição Na Oração                                      
*Em Pé: 1 Rs 8:22; Lc 18:11
*Assentado:At2:2
*Ajoelhado:Dn6:10;Lc22:41
*Deitado:Is38:2;Sl4:4;Sl6:6
*Prostrado:Mt26:39;Js5:14
*Inclinado:Ex4:31;Ex12:27;Ex34:8;1rs18:42
O-    Outra Forma De Oração: Secreta: Mt 6:6
P-    Oração Pela Manhã: Mc 1:35; Dn 6:10; Sl 55:17
Q-    Oração À Tarde: Dn 6:10; At 3:1; Sl 55:17
R-    Oração À Noite: Lc 6:12; Dn 6:10; Sl 55:17
S-    Oração Pública De JESUS: Lc 3:21
T-    Oração Perdoadora: Mt 6: 14,15
 
U-    Tipos De Oração:
orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:18
 
U.1-    Arrependimento: 
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:2 - Para sermos ouvidos precisamos remover a barreira do pecado pelo sangue de JESUS.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9
(Confissão, Contrição) 2 Cr 6:27; 1 Jo 1:9; At 11:18; Jó 42:6; Ez 18:32; Mt 4:17; Lc 13:3,15:7
 
U.2-    Agradecimento: 
(Ação De Graças) Cl 3:15, 4:2; 1 Tm 2:1,2, 4:3,4; Ef 5:20; Fp 4:6; 2 Ts 1:3; Ap 7:12
 
U.3-    Louvor: 
Louvai ao Senhor! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Salmos 135:1
(Pelo Que DEUS Fez, Faz E Fará) Sl 100:4; Sl 150:2,6; Sl 67:3; Hb 13:15; At 2:47; Ap 5:12, 19:5
 
U.4-    Adoração: 
(Pelo Que DEUS É ) Sl 29:2; Ap 7:11,12; Jo 4:24; Sl 89:9; Sl 93 Todo. Veja Adoração
 
U.5-    Petição: 
E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22
(Pedido Por Si Mesmo, Com Súplica) Tg 4:3; 1 Tm 2:1; Lc 11:9; Jo 15:7; Fp 4:6 Vontade DEUS 1 Jo 5:14
 
U.6-    Entrega: 
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7
(Lançamento, Transferência De Problemas) Lc 23:46; At 4:34; 1 Pe 5:7
 
U.7-    Consagração: 
Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. Mateus 6:10
(A Vontade De DEUS É Perfeita) Lc 22:42; At 4:29; 13:2
 
U.8-    Intercessão: 
E aconteceu que, no dia seguinte, Moisés disse ao povo: Vós pecastes grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor; porventura, farei propiciação por vosso pecado. Êxodo 32:30
(Orando Pelos Outros, Colocando-Se No Lugar De Outrem, Indo A DEUS A Favor De E Resistindo A Satanás Que Está Contra). É Um Encontro Com DEUS E Um Confronto Com Satanás.
A intercessão é tão importante que DEUS quando vai fazer algo que influencie o quotidiano humano, ELE primeiro fala aos seus servos na terra para que estes intercedam para que aconteça, caso seja bom, ou intercedam para que não aconteça, caso seja mau. (2 Rs 24.2; Jr 25.4; Jn ) Amós 3.7 = Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Exemplo: Quando DEUS quis destruir Sodoma e Gomorra primeiro falou com Abraão (Gn 18.17), quando DEUS quis destruir o povo hebreu, primeiro falou com Moisés (Ex 32.9,10), Quando quis enviar libertação do cativeiro primeiro falou com Daniel (Dn 9.2), quando quis castigar o povo de Israel primeiro falou com seus profetas (Jr 7.25; 11.7; Jr 25.4; 26.5; 29.19; 35.15; 44.4). Quando quis mandar o salvador, primeiro falou com os profetas (Dt 18.15; At 28.25; Hb 1.1). 
Note que ao pensar em destruir Sodoma e Gomorra, DEUS não se lembrou de Ló e sua família, mas de Abraão, porque Abraão era um Intercessor (Gn 19.29). 
Quando nosso filho, ou filha, ou mãe, ou pai, ou marido, ou esposa, ou parente, ou amigo, ou conhecido, ou desconhecido, qualquer pessoa estiver em perigo, DEUS recorrerá a nós para orarmos intercedendo, isso se nós estivermos ali na brecha (Ez 22.30), para interceder, ou seja estivermos prontos para orar costumeiramente todos os dias em favor daqueles que precisam de nossas orações.
VEJA Lc 13.1-9 = É por isso que às vezes cai um avião, ou outra catástrofe acontece e escapa uma pessoa só, ela tinha um intercessor orando por ela e os outro não.
 
Ez 22.30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
 
Is 53:12; Jo 17:9; Rm 8:34; Hb 7:25; 1 Tm 2:1; 1 Sm 19:4, 25:24; Fm 10; Jó 9:32-35; Is 62:6, 59:16;
Ez 22:30,31: SE NÃO TIVER INTERCESSOR A IGREJA FECHA
Exemplo De Abrahão: Gn 18:17, 19:29 – De Moisés: Gn 32:10-14; 32:32, 33:18
Obs.: Veja Estudo Sobre Dons (Dom De Línguas, Quem Ora Em Línguas Edifica-Se A Si Mesmo E Pode Chegar A Ser Usado Pelo ESPÍRITO SANTO Na Oração Intercessória Com Gemidos Inexprimíveis. http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-ldc-osdonsespirituais.htm
 
JESUS É Intercessor Como Homem E Como DEUS.
DEUS Está Na Terra, Dentro De Nós (ESPÍRITO SANTO); O Homem Está No Céu Num Corpo De Homem (Glorificado. Em JESUS CRISTO, Nosso Intercessor)
 
 
ORAÇÃO PAI-NOSSO (LC 11.1-4  E  MT 6.7-15 )  
 
NA VERDADE JESUS NÃO NOS ENSINOU “O QUE ORAR”, E SIM “COMO ORAR”; PROIBINDO-NOS DE FICAR REPETINDO SEMPRE A MESMA ORAÇÃO. (NOS EVANGELHOS AS ORAÇÕES PAI-NOSSO SÃO DIFERENTES)
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Mateus 6:7
 
LUCAS 11.1-4
1 Estava JESUS em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. 2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; 3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, (mas livra-nos do mal.)
 
MATEUS 6.7-15
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
 
Filiação Divina: Pai nosso que estás nos céus
Exaltação ao nome de DEUS: Santificado seja o Teu nome
Estabelecimento do Reino de DEUS: Venha o Teu Reino
Submissão: Seja feita a Tua vontade, assim na terra como é no céu.
Provisão: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”
Perdão Pessoal: “E perdoa-nos as nossas dívidas”
Proteção: “Não nos deixes cair em tentação”
Libertação: “Livra-nos do mal”
Exaltação: “Porque Teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amem”
Ajuda insejec@uol.com.br -(adaptação Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva)
 
 
QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA ORA?
(Pastor Geziel Gomes)
I. EXISTEM TRÊS TIPOS BÁSICOS DE ORAÇÃO
1. A oração individual, At 9.11
2. A oração em grupo, At 16.26
3. A oração coletiva, At 2.42
II. AS GRANDES VANTAGENS DA ORAÇÃO COLETIVA
1. Ela fortalece a união do povo de DEUS
2. Ela multiplica a nossa fé
3. Ela tem garantias de pronta resposta, Mt 21.22
III. TIPOS DE oração QUE A IGREJA NUNCA DEVERIA FAZER
1. A oração sem fé - ela invalida a Palavra de DEUS. Tg 1.6
2. A oração sem humildade - oração de revolta. oração ou afronta?
2.1 ela despreza a vontade de DEUS, Mt 6.10
2.2 ela insulta a DEUS
2.3 ela cega a mente do crente, impedindo de discernir a vontade de DEUS, Rm 8.28
3. A oração sem reverencia - ela afasta a presença de DEUS
4. A oração sem temor e unção do ESPÍRITO.
IV. VOCÊ SABIA QUE DEIXAR DE ORAR É UM PECADO?
1. Leia I Samuel 12.23
2. Deixar de orar é pecado de desobediência, I Ts 5.17; Lc 18.1
3. Deixar de orar é um pecado de desprezo da alma para com DEUS
4. Deixar de orar é um convite a viver em incredulidade
5. Deixar de orar é perder a chave que a abre o Celeiro de DEUS
6. Deixar de orar é a maneira mais perfeita de afastar-se de DEUS
7. Deixar de orar significa deixar de abastecer a alma com o gozo do Céu
V. QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA DEIXA DE ORAR?
1. O povo de DEUS começa a experimentar escassez, Mt 6.11
2. Muitos dentre o povo de DEUS morrem prematuramente, II Cr 16.12,13
3. Muitos que estão prestes a morrer alcançam sua cura, Is 38.1
4. A Obra de DEUS sofre e se debilita, II Cr 7.14
5. A salvação de almas pode ser reduzida
6. Se a Igreja deixa de orar, suas prioridades mudam (passatempos/piadas/tv/lazer)
VI. QUE ACONTECEU QUANDO A IGREJA PRIMITIVA OROU?
1. Aconteceu um grande Movimento, At 4.31
1.a na casa:   Moveu-se o lugar em que estavam reunidos
1.b nos corações dos crentes:   Todos foram cheios do espírito SANTO
1.c na Cidade:   Anunciavam com ousadia a palavra de DEUS
2. Aconteceu um grande livramento, At 12.5-17
2.a Essa oração atraiu os anjos
2.b Essa oração cegou e imobilizou os guardas da prisão
2.c Essa oração abriu as portas do cárcere
3. Aconteceu um avivamento missionário
3.a Eles serviam, jejuavam e oravam
3.b O  Senhor levantou os primeiros missionários
3c. A Obra missionária nunca mais terminou
 
A PRÁTICA NA ORAÇÃO:
1. Definição 
A prática da oração é a arte de entrar no SANTO dos Santos e de se colocar na presença do próprio DEUS em espírito, por meio da fé, valendo-se do sacrifício de CRISTO, e falar com DEUS com toda liberdade por meio da palavra audível ou silenciosa.
Conforme esta definição, qual o pré-requisito para orar?
2. Resultados da oração 
A oração é um instrumento pelo qual confessamos duas coisas ao mesmo tempo: a estreiteza de nossos recursos e a extrema largueza dos recursos de poder e do amor de DEUS. A prática da oração é um dos mais extraordinários meios de graça de que o homem pode dispor.
Descubra nos textos três efeitos distintos da oração em nossa vida. Tome nota.
Fp 4.6-7 - Mt 7.7-8 e Tg 5.16b
Tg 4.2-3, 1 Pe 3.7 e Pv 28.9
Podemos verificar que a oração produz resultados psicológicos (paz de espírito, tranqüilidade), espirituais (maior sentido de vida) e concretos (atendimento real do pedido feito).
3. Elementos da oração 
A maior parte de nossas orações são de súplica. Não deveria ser assim. No contexto bíblico, a oração tem pelo menos seis elementos. Eles não precisam estar presentes numa única prece, mas devem ser lembrados sempre.
Descubra quais são esses elementos, verificando os textos indicados.
2 Cr 7.3  - Sl 103.2
Sl 51.1-9 - 1 Sm 1.15

Tg 5.16 e Mt 5.44 - Jr 33.3 e Mt 7.7
4. O sim e o não 
DEUS diz sim a muitas de nossas orações. É animador listar os sins de DEUS nas orações contidas na história bíblica. Veja alguns exemplos. Escreva os nomes dos personagens e seus pedidos, de acordo com as referências.
Gn 25.21 - Êx 2.23-25
Jz 13.8-9 - 2 Rs 20.5
Lc 1.13 - At 10.4
Mas DEUS diz não também a não poucas orações, mesmo que elas sejam proferidas por pessoas de caráter e de fé. Leia estes textos e anote da mesma maneira.
Dt 3.23-27 - 2 Sm 12.15-20
2 Co 12.7-9
5. Oração e ação 
Lutero dizia: “É preciso orar como se todo trabalho fosse inútil e trabalhar como se todo orar fosse em vão”. É o que acontece do início ao fim do livro de Neemias. Você ficará impressionado ao procurar as passagens que descrevem como ele conciliava oração e ação (Ne 1.4; 2.4-5; 4.4-6; 4.9; 6.9 e assim por diante). Sublinhe o que encontrar em sua própria Bíblia e tire suas conclusões.
6. Freqüência da oração 
Pense por um momento: Você ora todos os dias? Quantas vezes? Na hora de levantar e de deitar ou às refeições? Somente em caso de doença ou morte? Leia as passagens abaixo e anote os períodos de oração que elas sugerem.
Sl 55.17 e Dn 6.10 - Lc 6.12
Ne 2.4 e Lc 22.44 - 1 Ts 5.17
Porque a oração é de grande importância e porque o homem é naturalmente indisciplinado, é bom que haja algum horário fixo de oração. O que não dispensa o “orai sem cessar”, que é a manutenção do espírito de oração em todos os momentos e circunstâncias, que caracteriza a nossa total dependência de DEUS.
7. Sugestões 
1) Antes de orar, pare e pense um pouco em DEUS e seus atributos. Com certeza, você iniciará sua oração da maneira correta: com uma palavra de adoração que partirá do fundo da alma.
2) Lembre-se de que a oração não substitui a leitura da Bíblia. As duas práticas são essenciais para o seu crescimento na vida cristã. Sem a Bíblia, as orações podem tornar-se sem conteúdo, egoístas e até mesmo erradas (Tg 4.3).
3) Tente “balancear” suas orações com adoração, ações de graça, confissão, extravasamento, intercessão e súplica.
4) Peça sem constrangimento. Não é necessário substituir a súplica pelo louvor. É DEUS quem abre a porta da oração e diz: “Pede-me”. Mas não peça apenas saúde, cura física, sucesso, prosperidade, felicidade. Ore por virtudes e valores espirituais. Insista até obter resposta.
5) Reserve horários especiais no dia para oração, sem deixar de aplicar o “orai sem cessar”.
8. Oração 
Senhor DEUS, obrigado por ter acesso a ti pela oração. Ensina-me a orar.
Ajuda-me a orar mais.
Amém. 
Extraído Revista Ultimato 269
 
 
SUBSÍDIOS DA Lição 9, Vivendo o Fervor Espiritual
OBJETIVO GERAL - Mostrar a necessidade de se viver o fervor espiritual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar a importância da devoção na vida do crente pela Palavra e oração;
Enfatizar a importância de manter-se "cheio do ESPÍRITO";
Prevenir a respeito da frieza espiritual.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A frieza espiritual paralisa as pessoas. Ela revela-se na ausência da observância de disciplinas devocionais comuns a todo cristão. Quando não há mais o desejo de separar tempo para a oração e meditação nas Escrituras Sagradas; não se pratica mais o jejum; não há mais o respeito e a reverência pelas coisas espirituais; tudo isso se apresenta como um ciclo débil que envolve a vida das pessoas, até que elas passam a "racionalizar" o pecado. Uma vez que a vida espiritual perdeu sua vivacidade, a vida moral tende a sofrer consequências degenerativas. Esse processo se inicia com a degeneração das relações familiares e sociais (cf. Ef 5.15-17,22-33; 6.1-5). Não há mais vigilância com a vida espiritual (cf.Ef 6.10-20). A lógica espiritual é muito simples: se há fervor espiritual, há desejo pelas coisas de DEUS; se há frieza espiritual, há desejo e supervalorização pelas coisas carnais.

PONTO CENTRAL - É preciso viver o fervor espiritual.
SÍNTESE DO TÓPICO I - Devoção pela oração e leitura da Palavra, viver sábio e aproveitamento consciente do tempo são sinais de uma vida de fervor.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Viver cheio do ESPÍRITO é o oposto de viver em contendas, confusão e devassidão. Ser cheio do ESPÍRITO não combina com a embriagues do vinho
SÍNTESE DO TÓPICO III - O testemunho transbordante, a vida de gratidão e de submissão identificam um crente cheio do ESPÍRITO.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
Este primeiro tópico descreve o que se espera de uma vida cristã fervorosa com base em Efésios 5. Mais do que um momento de êxtase espiritual, uma prática cristã fervorosa se evidencia por meio da prática da devoção diária e na relação interpessoal.
Na lousa ou num cartaz, pontue as principais práticas de devoção na vida diária do crente: Oração; leitura da Bíblia; jejum; frequência aos cultos de ensino e públicos; frequência a reuniões de oração.
Faça uma reflexão em que esteja claro que a prática mecânica desses pontos não garante uma vida de fervor, mas pondere que a vida de fervor leva em conta a oração, a leitura da Bíblia, o jejum, a frequência aos cultos e que, principalmente, tem na relação amorosa com o próximo, uma das mais importantes manifestações espirituais (Cf. 1 Co 13).

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ TOP3
“Mas ouça a terceira [marca do ESPÍRITO]: ‘Sujeitando-vos uns aos outros no temor de DEUS’. Creio que a melhor prova de alguém estar cheio do ESPÍRITO é o quebrantamento e a humildade. Eles não são opção! São pontos que tornam fácil sujeitarmo-nos aos outros irmãos. Em meu ministério de ensino encontro uma grande diferença nas pessoas. Quando você leva a Palavra de DEUS a certas pessoas, elas ficam ofendidas. Outras dizem: ‘Ah! Não! Não concordo com você’. E muitas não se deixam ensinar. Mas quando estão cheias do ESPÍRITO SANTO mesmo, também estarão dispostas a aprender. Você pode falar em muitas línguas, mas se não tem um espírito pronto para aprender, eu pergunto que tipo de ESPÍRITO você tem.
Os professores não são perfeitos e seus ensinamentos, às vezes, têm falhas; às vezes você pode ter o direito de questionar o que dizem e discordar. Mas se você tem o ESPÍRITO de DEUS, irá questioná-los com mansidão, num tom fraterno. Ao invés de ficar ofendido e sair zangado, você chegará até o professor com um espírito dócil e cortês e dirá: ‘Talvez eu não tenha entendido muito bem o senhor ou não tenha captado o sentido’. Ah! Como é maravilhoso esse espírito de sujeição de uns para com os outros no temor de DEUS” (GEE, Donald. Como Receber o Batismo no ESPÍRITO SANTO: Vivendo e testemunhando com poder. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.43-44).
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Para ampliar a percepção de oposição entre “ser cheio do ESPÍRITO” e “embriagados de vinho”: “Ser Cheio do ESPÍRITO SANTO (5.18-21). Toda essa seção (4.17 – 5.21) contém uma série de contrastes, começando com ‘antes’ e ‘depois’, contrapondo os gentios que, convertidos, vieram a conhecer a CRISTO. Outro contraste ocorre novamente em 5.18, embriaguez versus plenitude espiritual. A embriaguez é uma obra das trevas e consequência da natureza pecaminosa (não é uma doença) que ‘melhor responde por essa aparência aqui’.
Os tempos dos dois imperativos em 5.18 indicam as seguintes mensagens: ‘nunca façam assim’, referindo-se à tolerância para com a embriaguez, e ‘sempre façam assim’ em relação a encher-se do ESPÍRITO SANTO. Gordon Fee (721-22) observa que o verdadeiro significado do segundo imperativo não é usual: ‘Paulo não diz ‘sejais cheios do ESPÍRITO’ [genitivo] como se alguém estivesse cheio do ESPÍRITO da mesma forma que outro estivesse cheio de vinho, mas ‘enchei-vos do ESPÍRITO’ com ênfase em estar totalmente cheio da presença do ESPÍRITO (ou da ‘plenitude concedida pelo ESPÍRITO’)” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento: Romanos – Apocalipse. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.451).
 

PARA REFLETIR - A respeito de “Vivendo o Fervor Espiritual”, responda:
O que é devoção? A nossa ideia de “devoção” é de apego, dedicação e zelo, o nosso apreço pela oração (Mt 26.41), o amor pela Palavra (Sl 119.97) e o apego ao jejum.
Como a Declaração de Fé das Assembleias de DEUS define oração? Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de DEUS, a oração é “o ato consciente, pelo qual a pessoa dirige-se a DEUS para se comunicar com Ele e buscar a sua ajuda por meio de palavra ou pensamento”.
O que significa “néscio” em Efésios 5.15? Tolo, sem juízo.
A que o apóstolo Paulo se refere ao usar a expressão, “enchei-vos do ESPÍRITO” em Efésios 5.18? Essa expressão indica renovação, novo enchimento do ESPÍRITO (At 4.8; 13.9).
Como identificar alguém cheio do ESPÍRITO? O apóstolo apresenta pelo menos três características: o testemunho transbordante, a vida de gratidão e de submissão
 

CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 84, p. 40.


Ajuda de diversos livros e revistas da CPAD, da Bíblia TheWord e de meus estudos antigos em meu site - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/estudos2.htm