Escrita Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO

Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
Revista Adulto, CPAD, 2° trimestre 2020
Tema: A igreja eleita, Redimidos pelo Sangue de CRISTO e Selada com o ESPÍRITO SANTO da Promessa.
Comentarista: Douglas Batista
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
 
Preciso de sua ajuda para continuar esse trabalho -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
 

 
 
 
Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
Ajuda para a Lição
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-avp-1tr12-asbencaosdeisraeleoquecabeaigreja.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-1cj-ocrenteeasbencaosdasalvacao.htm 
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-dlld-soberanialivrearbitrio.htm
 
TEXTO ÁUREO
“Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO.” (Ef 1.3)
 
VERDADE PRÁTICA
DEUS nos elegeu em CRISTO antes da fundação do mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef 2.11-13 O que éramos e o que somos em CRISTO JESUS
Terça - Ef 1.4-6 DEUS nos elegeu e nos predestinou em CRISTO antes da fundação do mundo
Quarta - Jo 3.16-18 CRISTO foi enviado por DEUS para salvar os pecadores
Quinta - Ef 2.8-10 A salvação é alcançada somente pela graça de DEUS
Sexta - 1 Jo 3.21-23 DEUS atende aos pedidos dos fiéis por intermédio de seu grande amor
Sábado - 2 Co 1.20-22 O ESPÍRITO SANTO é o depósito que garante a nossa herança em CRISTO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 1.3,4, 9-14
3 - Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO, 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. 11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; 14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de DEUS, para louvor da sua glória.
 
 
OBJETIVO GERAL - Esclarecer as bênçãos espirituais concedidas por CRISTO JESUS.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir a respeito da nossa nova posição em CRISTO;
Evidenciar a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo;
Explicitar que o ESPÍRITO SANTO desempenha importante papel no plano da salvação.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
DEUS planejou de antemão conceder bênçãos espirituais aos seus eleitos. Essas bênçãos revelam a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino. O plano de salvação arquitetado pelo nosso Criador é algo incomensurável. Em CRISTO, Ele estava reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19). Essa é uma doutrina gloriosa que revela o imenso amor de DEUS. Devemos nos alegrar por isso, pois em CRISTO, fomos eleitos para desfrutar desse maravilhoso plano. Nosso desafio é que, após essa lição, nossos alunos sintam-se agraciado por tão extraordinária bênção e louvem e glorifiquem a DEUS por tão maravilhosa bondade e misericórdia para com os pecadores
 
 
PONTO CENTRAL - DEUS nos concedeu bênçãos espirituais em CRISTO JESUS.
 
 
Resumo da Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
1. A Doxologia.
2. As bênçãos espirituais.
3. A nova condição.
II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO
1. A revelação do mistério.
2. A plenitude dos tempos.
3. Louvor da sua glória.
III – O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA HERANÇA
1. O selo do ESPÍRITO SANTO.
2. O penhor da nossa herança.
 
RESUMO RÁPIDO DO Pr Henrique
 
Efésios 1.3-14
3 - Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO, 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 5 e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência, 9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. 11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; 14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de DEUS, para louvor da sua glória.
 
 
INTRODUÇÃO
A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
Sublimidade -substantivo - qualidade do que se aproxima do divino, do celestial, qualidade do que é perfeito, excelente; grandiosidade, excelência, perfeição.
 
Chave da carta aos Efésios - "EM CRISTO"  (lugar ou posição espiritual)
Embaixada de DEUS na Terra.
 
Nesta lição vamos abordar a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino para conceder bênçãos espirituais aos seus escolhidos. No projeto elaborado por DEUS PAI, executado pelo FILHO JESUS e revelado pelo ESPÍRITO SANTO, encontramos a revelação da Igreja de CRISTO, para a qual, foram preparadas inúmeras bênçãos espirituais, reservadas nas regiões celestiais onde JESUS se encontra a direita do PAI, intercedendo por nós; por isso mesmo, todas essas bênçãos estão condicionadas àqueles que estão em CRISTO.
 
 
I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
1. A Doxologia.
Doxologia, é uma fórmula litúrgica dirigida a DEUS, geralmente de louvor a glória de DEUS. Isso aparece não só no versículo 3, "Bendito o DEUS', mas também no 6 "para louvor e glória da sua graça" e no 14, “Para louvor da sua glória"”.
 
vers 3 - Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO
Bendito  - ευλογητος eulogetos - abençoado, louvado
 
DEUS e Pai - θεος theos - DEUS, Trindade
DEUS, o Pai, primeira pessoa da Trindade
JESUS CRISTO, segunda pessoa da Trindade
ESPÍRITO SANTO, terceira pessoa da Trindade
 
Senhor - κυριος kurios - aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor, proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre, no estado é o soberano, príncipe, chefe, é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores, é um dos títulos dados a DEUS filho, o Messias JESUS CRISTO.
 
Adoremos a DEUS, glorifiquemos e exaltemos Seu Nome.
2. As bênçãos espirituais.
 
As bênçãos espirituais são provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual onde JESUS está intercedendo por nós (Rm 8.34).
Algumas bênçãos mencionadas em Efésios (1.3-14):
DEUS nos elegeu para sermos santos (1.4); predestinou-nos para sermos filhos (1.5); nos fez agradáveis para si (1.6); remiu-nos por meio do sangue de CRISTO (1.7); acolheu-nos por sua vontade redentora (1.8-12); revelou-nos a Palavra da verdade (1.13a); selou-nos com o ESPÍRITO SANTO da promessa (1.13b); ainda garantiu a validade da promessa (1.14). Tais bênçãos provêm de DEUS, que planejou a redenção; do Filho, que a realizou; e do ESPÍRITO SANTO, que a garante. Essas bênçãos nos conduzem a exclamar como Paulo: “Bendito Seja DEUS!”.
 
Também temos outras bênçãos não citadas ai
 
Todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO - EM CRISTO (algumas das muitas).
Soberania; 
Salvação; 
Adoção como Filhos;
Predestinação;
Corpo de CRISTO - Igreja;
Morada do ESPÍRITO SANTO;
Batismo No ESPÍRITO SANTO;
Cura Divina;
Paz Interior; 
Ouvir nossas orações;
Interceder por Nós;
Verdadeira Prosperidade; 
Um Lar Feliz; 
Uma Velhice Feliz E Frutífera; 
Segurança Num Mundo Inseguro;
arrebatamento da Igreja;
Nossa Entrada No Céu; 
Vida Eterna com DEUS na Nova Jerusalém.
 
Portanto, se já ressuscitastes com CRISTO, buscai as coisas que são de cima, onde CRISTO está assentado à destra de DEUS. Colossenses 3:1
 
 
 
3. A nova condição.
 
EM CRISTO JESUS. Todo crente "fiel" tem vida somente estando "em CRISTO JESUS". (1) Os termos "em CRISTO JESUS", "no Senhor", "nEle", ocorrem 160 vezes nos escritos de Paulo (36 vezes só em Efésios). "Em CRISTO", significa que o crente vive e age agora na esfera de CRISTO JESUS. O novo ambiente do redimido é o da união com CRISTO. "Em CRISTO" o crente tem comunhão consciente com seu Senhor, e, nesse relacionamento, sua própria vida é considerada a vida de CRISTO manifesta através dele (ver Gl 2.20). Essa comunhão pessoal com CRISTO é a coisa mais importante na experiência cristã. A união com CRISTO é uma dádiva de DEUS mediante a fé. (2) A Bíblia contrasta nossa nova vida "em CRISTO" com a velha vida não regenerada, "em Adão". Enquanto a velha vida é caracterizada pela rebeldia, pecado, condenação e morte, nossa nova vida "em CRISTO" é caracterizada pela salvação, vida no ESPÍRITO, graça abundante, retidão e vida eterna (ver Rm 5.12-21; 6; 8; 14.17-19; 1 Co 15.21,22, 45-49; Fp 2.1-5; 4.6-9)
EM CRISTO SIGNIFICA EM ÍNTIMA COMUNHÃO COM ELE, OUVINDO SUAS INSTRUÇÕES E OBEDECENDO.
CRISTIANISMO NÃO É APENAS MAIS UMA RELIGIÃO, É UMA AMIZADE ÍNTIMA COM JESUS CRISTO. É CRISTO EM NÓS.
porque todos quantos fostes batizados em CRISTO já vos revestistes de CRISTO. Gálatas 3:27
aos quais DEUS quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é CRISTO em vós, esperança da glória; Colossenses 1:27
 
 
EM CRISTO
A expressão "em" indica tanto um lugar como uma posição
É a mesma expressão usada em João 16:33
Em mim tenhais paz
Indicando lugar e posição
Paulo também usa a expressão
Os que estão em CRISTO nova ......
Aí em João 16:33 vemos dois lugares distintos
1° em mim
2° no mundo

Observe que "Em CRISTO"
Em mim paz
Em mim alegria
Em mim descanso
Em mim proteção
Em mim etc...
Agora observe:
No mundo, aflições
No mundo tristeza
No mundo desespero
No mundo pânico
No mundo medo
No mundo etc...
Concluindo
Permaneça na *posição ou lugar" - Em CRISTO que tudo vai dar certo
O mundo está em crise mas nós estamos em CRISTO.
Bênção espirituais são superiores a quaisquer outras bênçãos.
Bênção terrenas ou humanas são transitórias (passageiras) - Bênçãos espirituais são eternas.
 
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas Mas buscai primeiro o Reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:31-34
 
 
Buscai, antes, o Reino de DEUS, e todas essas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
Mas buscai primeiro o Reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Portanto, se já ressuscitastes com CRISTO, buscai as coisas que são de cima, onde CRISTO está assentado à destra de DEUS. Colossenses 3:1
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmos 105:4
Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11
Porque o Reino de DEUS não consiste em palavras, mas em virtude. 1 Coríntios 4:20
e enviou-os a pregar o Reino de DEUS e a curar os enfermos. Lucas 9:2
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de DEUS, respondeu-lhes e disse: O Reino de DEUS não vem com aparência exterior. Lucas 17:20
Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor. Sofonias 2:3
porque o Reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO. Romanos 14:17
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Mateus 6:20
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mateus 6:19
Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo. Mateus 13:44
 
 
II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO
9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

1. A revelação do mistério.
Mistério -  μυστηριον musterion - algo escondido, secreto, mistério
 
O mistério da vontade de DEUS é a Igreja de CRISTO, formada por todos os salvos por Ele mesmo, através do projeto de salvação que DEUS idealizou. Neste projeto era necessário um homem que nunca pecou (Hb 4.15), este homem deveria tomar sobre Ele mesmo os pecados (1 Pe 2.24), doenças e enfermidades (Is 53.4) e maldições (Gl 3.13) de todos os homens e morrer em lugar de todos eles na cruz (Gl 3.13).
 
 Beneplácito - ευδοκια eudokia - vontade, escolha, boa vontade, bom intento, benevolência, deleite, prazer, satisfação, desejo.
 
A salvação foi oferecida a todos nós pela vontade e desejo de DEUS. A Igreja não foi revelada no Antigo Testamento. Nenhum judeu jamais sonhou com a igreja formada por todos os povos, pois eles criam num DEUS somente dos judeus, os descendentes de Abraão.
 Sua vontade foi executada conforme o seu desígnio por intermédio de CRISTO para que o Filho em tudo tivesse a preeminência (Cl 1.16-20).
 
2. A plenitude dos tempos.
10 - de tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.
 
Tornar a congregar ou convergir - ανακεφαλαιομαι anakephalaiomai - colocar todas as coisas juntas sob um princípio unificador ou uma pessoa, condensar em um sumário, no caso, em CRISTO (foi através Dele que se tornou possível).
 
plenitude - πληρωμα pleroma - cumprimento, realização, totalmente preenchido.
 
DEUS vai reunir todos os salvos no final dos tempos e os conduzir à Nova Terra onde desfrutarão de sua companhia eternamente. Tudo isso em CRISTO.
 
 
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Apocalipse 21:1-6
 
 
3. Louvor da sua glória.
11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa;
 
O apóstolo enfatiza que as bênçãos são destinadas aos crentes judeus e gentios – a Igreja. Paulo muda do pronome “nós” (ele e os judeus) para o “também vós” (os gentios), indicando que em CRISTO os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13).
 
Quando estamos em CRISTO? A partir de quando estamos em CRISTO?
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa. Efésios 1:13
Ouvimos a pregação do evangelho, esse evangelho foi criado para nossa salvação - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus Romanos 10:17
Após ouvir temos que crer, ou seja, ter fé no que ouvimos, acreditando que é verdade. - Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Co 1:21
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8 - A Graça de DEUS é JESUS morrendo por nós (esse é o evangelho). Ao acreditarmos nisso somos salvos.
 
 
Estudaremos mais pontualmente sobre Eleição e Predestinação na próxima semana - Lição 3
 
 
1.4 NOS ELEGEU.
O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Romanos 8:16
Revesti-vos, pois, como eleitos de DEUS, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12
eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2
 
1.5 E NOS PREDESTINOU.
e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:30
 
 
ELEIÇÃO do povo de DEUS: Êx 6:7; Dt 4:37; 7:6; Mt 25:34; Jo 15:16; Gl 4:30; Ef 1:4; 1Pe 1:2.
PREDESTINAÇÃO: Pv 16:4; At 4:28; Rm 8:29; 9:11; Ef 1:4; 3:11; 1Pe 1:20.
POVO DE DEUS: Referido como os escolhidos: Mt 24:22,31; Lc 18:7; Rm 8:33; 2Tm 2:10; 1Pe 1:2.- Chamados escolhidos: Dt 7:6; Sl 4:3; 1Co 1:26; Ef 1:4; Tg 2:5; 1Pe 2:10.
 
SOMENTE O VERSÍCULO A SEGUIR DEVERIA SER SUFICIENTE PARA SABERMOS SOBRE PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO, PORÉM COMO SÃO MUITAS AS DÚVIDAS VEREMOS DETALHADAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO NESTA LIÇÃO.
 
 
E também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdadeo evangelho da vossa salvaçãoTendo nele crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa. (Ef 1.13). grifo nosso.
 
1- Nós só estamos em CRISTO depois que ouvimos a palavra da verdade.
2- Nós ouvimos o evangelho da salvação.
3- Nós acreditamos nessa pregação.
4- Aí então, recebemos o selo do ESPÍRITO SANTO da promessa.
5- Daí para frente estamos predestinados para a salvação, antes não estávamos.
 
 
Isso é bem claro, mas vamos ainda nos dedicar ao estudo fazendo uma analogia:
No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO e nele permanecer até o fim da viagem (arrebatamento e vida eterna com DEUS em um novo corpo, corpo celeste, incorruptível).
 
 
ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO 
Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
 
 
ELEIÇÃO. A escolha por DEUS daqueles que creem em CRISTO é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por DEUS, em CRISTO, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de DEUS, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho JESUS (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
A eleição é CRISTO Centrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com JESUS CRISTO. DEUS nos elegeu em CRISTO para a salvação (1.4; ver v. 1). O próprio CRISTO é o primeiro de todos os eleitos de DEUS. A respeito de JESUS, DEUS declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a CRISTO pela fé.
A eleição é feita em CRISTO, pelo seu sangue; “em quem [CRISTO]... pelo seu sangue” (1.7). O propósito de DEUS, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de CRISTO na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de CRISTO, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
A eleição em CRISTO é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5, 7, 9; 1Pe 1.1; . Os eleitos são chamados “o seu [CRISTO] corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por DEUS (1Pe 2.9) e a “noiva” de CRISTO (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de CRISTO, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Robert Shank, Elect in the Son (Eleitos no Filho). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21; 2Rs 21.14 ISRAELITAS).
A eleição para a salvação e a santidade do corpo de CRISTO são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em JESUS CRISTO, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de DEUS para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de DEUS está sendo conduzido pelo ESPÍRITO SANTO em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de DEUS (ver 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13,14; 5.18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: CRISTO a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. CRISTO nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: CRISTO irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
A eleição para a salvação em CRISTO é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb, e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em CRISTO (2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). Mediante a fé, o ESPÍRITO SANTO admite o crente ao corpo eleito de CRISTO (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto DEUS quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29; 2Pe 1.1-11).
 
 
A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de DEUS inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por DEUS, “em CRISTO”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira).
A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de DEUS (todos os crentes genuínos em CRISTO).
DEUS predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do ESPÍRITO SANTO (1.13; Gl 3.14); e (l) criados em CRISTO JESUS para boas obras (2.10).
A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de CRISTO (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em JESUS CRISTO (15, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
RESUMO. No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO.
 
1.5 ADOÇÃO. Ver 1 Jo 3.1.
(1) Adoção é tomar alguém como filho que não o é por natureza e nascimento. (2) E ser adotado para uma herança - no sentido espiritual, para uma herança que é incorruptível e imaculada (Rm 8.15- 17; Gl 4.5-7). (3) É um ato voluntário de quem adota - espiritualmente o Pai Celestial exerce Sua soberana vontade nessa questão (Ef 1.5) - mediado por CRISTO através da interferência do ESPÍRITO SANTO (Gl 4.4-6). (4) Significa que o adotado leva o nome de quem o adotou e pode chamá-lo de “Pai״ (Is 56.5; 62.2; 65.15; Ap 2.17; Rm 8.15; 1 Jo 3.1). (5) Significa que o adotado torna- se o recebedor da compaixão e do cuidado de seu Pai Celestial (Ef 1.3-6; cf. Lc 11.11- 13), e é recebido com todos os direitos e privilégios da família, recebido de volta como um filho e não como servo, no caso do filho pródigo (Lc 15.19-24). (6) No aspecto escatológico, toda a criação se beneficia do fato do adotado receber a libertação de seu corpo da decadência e da morte (Rm 8.23).
Bibliographic. Sherman E. Johnson, “Adop- tion”, HDBrev., p.ll. C. F. D. Moule, “Adoption, ” IDB, I, 48s. Corn PBE, p. 319.C. M. H.
 
 
III – O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA HERANÇA
1. O selo do ESPÍRITO SANTO.
1.13 FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO. Como "selo", o ESPÍRITO SANTO é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de DEUS. Ao outorgar-nos o ESPÍRITO, DEUS nos marca como seus (ver 2 Co 1.22). Assim, temos a evidência de que somos filhos adotados por DEUS, e que a nossa redenção é real, pois o ESPÍRITO SANTO está presente em nossa vida (cf. Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos a DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO nos regenera e renova (Jo 1.12,13; 3.3-6), nos liberta do poder do pecado (Rm 8.1-17; Gl 6.16-25), nos faz conscientes de que DEUS é nosso Pai (v. 5; Rm 8.15; Gl 4.6) e nos enche de poder para testemunhar (At 1.8; 2.4).
1.13 O ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO e seu lugar na redenção do crente é um dos pontos principais desta carta. O ESPÍRITO SANTO no crente: (1) é a marca ou sinal de propriedade de DEUS (v. 13); (2) é a primeira "porção" ou "quinhão" da herança do crente [traduzido "penhor"] (v. 14); (3) é o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação (v. 17); (4) ajuda o crente a aproximar-se de DEUS (2.18); (5) edifica os crentes como templo santo (Ef 2.21,22); (6) revela o mistério de CRISTO (3.4,5); (7) fortalece o crente com poder, no homem interior (Ef 3.16); (8) promove a unidade da fé cristã, na completa semelhança de CRISTO (Ef 4.3,13); (9) entristece-se com o pecado na vida do crente (4.30); (10) quer repetidamente encher e capacitar o crente (Ef 5.18); e (11) ajuda na oração e na guerra espiritual (6.18).
 
2. O penhor da nossa herança.
1.13,14 O ESPÍRITO SANTO... O PENHOR. O ESPÍRITO SANTO é o "penhor" ou sinal da nossa herança (v. 14), i.e., uma primeira prestação ou parcela inicial. Na presente era, o ESPÍRITO SANTO é concedido aos crentes como parcela ou quinhão inicial, por conta do que vamos receber no futuro. Sua presença e obra em nossas vidas é uma "entrada" por conta da nossa herança (cf. Rm 8.23; 2 Co 1.22; 5.5).
1.16-20 NAS MINHAS ORAÇÕES. A oração de Paulo pelos efésios reflete o desejo máximo de DEUS para todo crente em CRISTO. Ele ora para que o ESPÍRITO opere neles em maior escala (cf. 3.16). A razão dessa medida maior do ESPÍRITO é que os crentes recebam mais sabedoria, revelação e conhecimento a respeito dos propósitos redentores de DEUS para a salvação, presente e futura (vv. 17,18), e experimentem um "poder" mais abundante do ESPÍRITO SANTO na sua vida (vv. 19,20).
 
Não deixe de mencionar a questão do ESPÍRITO SANTO na Carta aos Efésios, por isso, leve em conta o seguinte fragmento textual:
O Ministério do ESPÍRITO SANTO em Efésios
Embora os temas mais importantes em Efésios sejam CRISTO, a igreja e o plano eterno de DEUS para redenção, é o ESPÍRITO SANTO e o seu papel em relação ao crente e à Igreja, como presença poderosa de DEUS, que faz de nós o povo de DEUS e corpo de CRISTO na terra. Em relação à proeminência do ESPÍRITO SANTO em Efésios, Gordon Fee comenta (732): ‘Existem raros aspectos da vida cristã em que o ESPÍRITO SANTO não assume o papel principal, e são raros os aspectos sobre o papel do ESPÍRITO que não tenham sido mencionados nessa carta’.
Em 1.13, o ESPÍRITO SANTO é chamado (lit.) de ‘o ESPÍRITO SANTO da promessa’, cuja importante promessa divina é um sinal de que os últimos dias já chegaram (Jl 2.28-32; At 2.16-21). JESUS promete batizar seus discípulos com o (ou no) ESPÍRITO SANTO (At 1.5), assim como João Batista havia pregado (Mc 1.8; Jo 1.33) e nesse contexto refere-se ao ESPÍRITO como aquEle que o Pai havia prometido (Lc 24.49; At 1.4). […] Além disso, em Efésios, o ESPÍRITO SANTO é descrito como a marca ou o selo da propriedade de DEUS (1.13), a primeira parte da herança do crente através de CRISTO (1.14), ‘o ESPÍRITO de sabedoria e revelação’ (1.17), aquEle que capacita o crente a ter intimidade com o Pai (2.18), aquEle pelo qual DEUS habita na Igreja (2.22), o revelador do mistério de CRISTO (3.4,5) e a pessoa que fortalece os crentes em seu íntimo (3.16)” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. RJ: CPAD, 2017, p.389)
1.19 SEU PODER. Para o crente progredir na graça, obter vitória sobre Satanás e o pecado, dar testemunho eficaz de CRISTO e usufruir a salvação final, é necessário o poder de DEUS operando nele (cf. 1 Pe 1.5). Esse poder é a atividade, manifestação e força do ESPÍRITO SANTO operando no crente fiel. É o mesmo ESPÍRITO de poder que ressuscitou CRISTO dentre os mortos e o assentou à destra de DEUS (v. 20; Rm 8.11-16, 26,27; Gl 5.22-25).
 
CONCLUSÃO
A posição que ocupamos em CRISTO, bem como as bênçãos que recebemos de DEUS ao assumirmos esta posição, é revelada aqui. A Igreja de JESUS louva e engrandece a DEUS por ter realizado tão maravilhoso projeto de salvação em CRISTO. JESUS CRISTO vem nos buscar para estarmos para sempre com Ele. No fim dos tempos nos reuniremos definitivamente com DEUS para o adorar e glorificar por sua graça a nós oferecida. O ESPÍRITO SANTO mora em nós e nos garante a salvação e reunião futura com DEUS.
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu. Hebreus 2:10-13
 
 
 
Veja também Quarto Trimestre De 2007 - Tema: As Promessas De Deus Para Sua Vida: Tema Do Trimestre: É Tempo De Deus Renovar  As Promessas Na Vida Da Igreja, Promessas Que Estão De Pé Pela Sua Palavra
 
Lição 01 - O Caráter Das Promessas De Deus; 
Lição 02 - As Promessas De Deus E A Sua Soberania; 
Lição 03 - A Promessa Da Salvação; 
Lição 04 - A Promessa Do Batismo No Espírito Santo;
Lição 05 - A Promessa Da Cura Divina;
Lição 06 - A Promessa Da Paz Interior; 
Lição 07 - A Promessa Da Verdadeira Prosperidade; 
Lição 08 - A Promessa De  Um Lar Feliz; 
Lição 09 - A Promessa De Uma Velhice Feliz E Frutífera; 
Lição 10 - A Promessa De Segurança Num Mundo Inseguro;
Lição 11 - A Promessa Da Segunda Vinda De Cristo;
Lição 12 - A Promessa De Nossa Entrada No Céu; 
Lição 13 - Como Alcançar As Promessas De Deus. 
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - As bênçãos espirituais que os crentes receberam da parte de DEUS possibilitam uma nova vida em CRISTO e, portanto, devemos-Lhe ser agradecidos.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Os decretos eternos planejados por DEUS e executados por CRISTO incluem a salvação dos pecadores e a restauração de todas as coisas.
SÍNTESE DO TÓPICO III - O ESPÍRITO SANTO faz morada na vida daqueles que recebem a salvação, os identifica como pertencentes a CRISTO e lhes garante a vida eterna.
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
O primeiro tópico tem por objetivo refletir a respeito da nova posição em CRISTO que o crente agora desfruta diante de DEUS. Assim, você pode abrir esta lição indagando aos alunos a respeito do que eles entendem por “nova posição em CRISTO”. É importante que você estabeleça o mínimo de tempo para ouvir as respostas e considerações deles. Aqui, a fim de adentrar na explicação do tópico, há a oportunidade de você fazer uma recapitulação do conceito e consequências do Pecado na vida do Homem e da provisão de DEUS para a salvação do ser humano como introdução ao fato de que, hoje, o crente tem uma nova posição diante de DEUS. Assim, você pode expor com clareza o conteúdo do primeiro tópico.
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Devemos reconhecer, já de início, ser o conhecimento a respeito de JESUS CRISTO igual e ao mesmo tempo diferente ao de outros assuntos. Como líder espiritual do Cristianismo, JESUS é o objeto do conhecimento e também da fé. Ele produz ainda, dentro de nós e mediante o ESPÍRITO SANTO, conhecimentos espirituais. Os cristãos acreditam universalmente que JESUS continua vivo hoje, séculos depois da sua vida e morte na Terra, e que Ele está na presença de DEUS Pai, no Céu. Mas esta convicção certamente provém da fé salvífica, mediante a qual a pessoa encontra JESUS CRISTO e é regenerada, por meio do arrependimento e da fé, tornando-se assim nova criatura. O conhecimento de JESUS como Salvador leva, através da experiência, ao reconhecimento imediato da existência pessoal de JESUS no presente. Dessa maneira, o conhecimento de JESUS é diferente do conhecimento do de outras figuras históricas” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.302).
 
CONHEÇA MAIS TOP2
Doxologia  - "[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação de louvor e enaltecimento a DEUS através de expressões de exaltamentos (DEUS seja louvado! Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de Teologia, CPAD, p.152).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP3
“O ESPÍRITO SANTO como o Selo de nossa Fé em CRISTO (1.13). Essa é a primeira referência que aparece em Efésios a respeito do papel do ESPÍRITO SANTO na redenção. Daí em diante, Paulo raramente deixa de mencionar os aspectos de sua atuação na vida cristã. O crente é marcado, ou selado, em CRISTO com o selo do ESPÍRITO SANTO da promessa. Aqui encontramos duas questões: ‘selo’ e o ESPÍRITO SANTO da “promessa”:
1) Na antiguidade, o selo era um sinal de propriedade ou de posse pessoal. Concedendo o ESPÍRITO SANTO como um selo, DEUS nos marca em CRISTO, como aqueles que autenticamente lhe pertencem (cf.2 Co 1,2) [...].
2) A designação ‘prometido’, referindo-se ao dom do ESPÍRITO, como aparece em Atos 2, está relacionada principalmente à promessa de Joel 2.28,29, tal como foi interpretada e aplicada por Pedro no livro de Atos, e no restante do Novo Testamento. Quando Paulo empregou essa expressão em Efésios, quis dizer que o ESPÍRITO SANTO virá para transmitir ‘sabedoria e revelação’, a fim de podermos conhecer melhor a DEUS e sermos informados a respeito das implicações de nossa vida ‘em CRISTO’ (1.17-20) [...]” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.402).
 
 
PARA REFLETIR - A respeito de “A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO”, responda:
• Qual é a característica de Efésios 1.3-14? O apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de DEUS (1.3-14).
• De onde provêm as bênçãos espirituais? Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais, mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual.
• O que a frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza? A frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza a revelação da verdade que estava oculta aos santos de DEUS (Cl 1.26).
• O que a expressão “também vós” indica? Paulo muda do pronome “nós” (ele e os judeus) para o “também vós” (os gentios), indicando que em CRISTO os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13).
• Nos tempos bíblicos como era usado o selo? Nos tempos bíblicos, o selo era usado como sinal de propriedade e posse pessoal.
 
 
SUGESTÃO DE LEITURA - JESUS CRISTO Nossa Glória; Ministério Dirigido por JESUS e O ESPÍRITO SANTO Glorificando a CRISTO.
 


Bibliologia
CPAD - BEP
JOHN STOTT - A MENSAGEM DE EFÉSIOS - ABU Editora S/C - Caixa Postal 2216 - 01060-970 - São Paulo - SP - E-mail: editora@abub.org.br -  home page: www.abub.org.br/editora
Comentário Bíblico: Efésios .../ Elienai Cabral - 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1999
ÉFESO EPÍSTOLA - Dicionário Bíblico Wycliffe
ÉFESO - Dicionário Bíblico Wycliffe
E. M. Blaiklock, Cities of the New Testament, Westwood, N.J.. Revell, 1965, pp. 62-67. Floyd V. Filson, “Ephesus and the New Testament”, BA, VIII (1945), 73-80. Merrill M. Parvis, “Archaeology and St. PauTs Joumeys in Greek Lands”, Part IV - Ephesus, BA, VIII (1945), 61-73. Howard F. Vos, WHG, pp. 357-365. Alfons Wotschit- zky, “Ephesus. Past, Present and Future of an Ancient Metropolis”, Archaeology, XIV (1961), 205-212. D. W. B.
   
 

x