Escrita Lição 9, O Reinado de Davi, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 9, O Reinado de Davi
 
 
4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
 
 
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2019/11/slides-licao-9-o-reinado-de-davi.html  
Vídeo desta Lição 9 - https://www.youtube.com/watch?v=CIJtaQfPaAw                   
Ajuda para esta Lição http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/arcapresencadedeus.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-davi-daviunificaoreinodeisrael.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-davi-aexpansaodoreino.htm
 
 
4º Trimestre de 2009 - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentaristas: José Gonçalves - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentarista: Pastor José Gonçalves
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/estudos2.htm
Vídeos sobre o rei Davi - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv4trim2009.htm
 
Esta Lição no BLOG Escrita - https://ebdnatv.blogspot.com/2019/11/licao-9-o-reinado-de-davi-pr-henrique.html
 
 
TEXTO ÁUREO
“E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.” (2 Sm 5.12)
 
 
VERDADE PRÁTICA
A glória do reinado de Davi deve-se, antes de tudo, à boa mão de DEUS que estava sobre ele.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Co 15.57 Nossas vitórias vêm de DEUS
Terça – Dt 31.23 Ministérios e cargos têm de provir de DEUS
Quarta – Is 40.11 DEUS é o grande pastor da nossa vida
Quinta – 1 Pe 5.3 Os pastores devem ser modelo para o rebanho
Sexta – 2 Sm 6.21 A certeza da vontade divina traz-nos confiança na Obra
Sábado – Mc 12.30,31 O cristão deve adorar a DEUS com todo o seu ser
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Samuel 5.1-12
1 - Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos. 2 - E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel. 3 - Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel. 4 - Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. 5 - Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. 6- E partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, a menos que lances fora os cegos e os coxos; querendo dizer: Não entrará Davi aqui. 7 - Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. 8 - Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa. 9 - Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro. 10 - E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, DEUS dos Exércitos, era com ele. 11 - E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros, que edificaram a Davi uma casa 12- E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
 
 
OBJETIVO GERAL - Demonstrar que o reinado de Davi foi bem-sucedido por causa da boa mão de DEUS que estava sobre ele.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a constituição de Davi como rei;
Evidenciar a consolidação do reino de Davi;
Atestar a grandeza política do reinado de Davi.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A ideia central desta lição é que tudo o que fizermos só pode ter um bom desfecho se a mão de DEUS for conosco. A pujança do reino de Davi não foi porque ele era uma pessoa competente para a guerra, ou simplesmente por causa de uma razão circunstancial, mas porque DEUS era com ele em tudo o que fazia. Ter essa percepção espiritual é essencial para que a nossa vida espiritual seja mais vigorosa e abençoada. Não podemos deixar de pedir a DEUS que o seu SANTO ESPÍRITO guie-nos em tudo o que fazemos. Nós temos a mente de CRISTO e o ESPÍRITO SANTO habita em nós.
 
 
PONTO CENTRAL - A boa mão de DEUS estava sobre o reinado de Davi, por isso, ele foi bem-sucedido
 
Resumo da Lição 9, O Reinado de Davi
 
INTRODUÇÃOO bem-sucedido reinado de Davi foi dirigido e guardado por DEUS (2 Sm 8.1-18). Davi sempre consultava a DEUS (1 Sm 22:10; 30:8; 2 Samuel 2:1; 5:19; 23; 21:1; 1 Crônicas 14:10).
O reinado de Davi foi profetizado - E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel. (2 Samuel 5:2)
Então, disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. (1 Samuel 16:1)
Também pela profecia de Gênesis 49.10, proferida por Jacó sobre seu filho Judá, se referindo a Davi, e a JESUS CRISTO posteriormente.
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. (Gênesis 49:10)

SAUL REINOU 40 ANOS - DAVI FOI UNGIDO PARA SER REI COM 12 ANOS - DAVI ESPEROU 18 ANOS PARA ASSUMIR O TRONO - DAVI COMEÇOU A REINAR COM 30 ANOSNinguém tem certeza, pois a bíblia, se não me engano, não diz.
Mas sabemos que Saul foi rejeitado em seu segundo ano de Reinado e reinou 40 anos. (E, depois, pediram um rei, e DEUS lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim.
Atos 13:21).
Davi começou a reinar com 30. (Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. 2 Samuel 5:4).
Daí tiramos algumas conclusões.
Eu creio que Davi foi ungido com 12 anos.
Começou a reinar com 30.
Depois de ungido rei, teve que esperar 18 anos para assumir sua unção.
Faz sentido, até porque foi este também o tempo que JESUS demorou entre a assunção da responsabilidade junto a DEUS no templo e o início de Seu ministério público.
Davi é um tipo de CRISTO.
A bíblia toda se completa e se revela.


Passamos agora ao livro de 2 Samuel.
Vamos falar do reinado de Davi.
 
Davi ungido três vezes:
1ª Unção: Samuel - UNÇÃO PROFÉTICA - (I Samuel 16:13) - Davi tinha 12 anos.
(Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o ESPÍRITO do Senhor se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá. 1 Samuel 16:13)

2ª Unção: A CAPACITAÇÃO - UNÇÃO DE AUTORIDADE REAL - (II SAMUEL 2:4)
18 anos depois da 1ª unção, Davi foi ungido pela 2ª vez. Aceito como rei de Judá
(Então, vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade são os que sepultaram Saul. 2 Samuel 2:4)

3ª Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3)
Após a 2ª unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3ª vez com 37 anos e meio de idade.
Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.
(Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. 2 Samuel 5:3-5).
 

 
I – DAVI É CONSTITUÍDO REI
1. Três motivos para sua escolha.
 
Davi "preenchia as condições da realeza". Por que?

Davi só assumiu 18 anos após ser ungido por Samuel.
Agora, com 30 anos seria ungido como rei de Judá, e depois com 37 anos e meio, ungido rei sobre todo o Israel, pois:
Já tinha vencido o gigante Golias,
Já tinha sido chefe de 1000 no exército de Saul, Já tinha reunido, organizado em exército e ensinado 600 homens de guerra,
Já tinha se introduzido entre Amalequitas e Filisteus (conhecia portanto suas táticas de guerra),
Era amado pelo povo de Israel,
Era esposo da filha de Saul,
Consultava sempre a DEUS sobre o que fazer, Tinha consigo um sacerdote da linha de Arão,
Tinha dois excelentes generais, etc...
 
Tem muita gente assumindo a direção de igreja por apenas um requisito. Ser filho ou parente do ex.
Busque-se os Requisitos bíblicos:
1 Timóteo 3:1 ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.2 Convém pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sério, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de DEUS?) 6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
FIQUEMOS ATENTOS.
 
 
2. Davi como pastor e chefe.
O pastor de ovelhas era o símbolo de um rei em Israel - Davi foi designado por DEUS para lhes ser pastor. A maioria dos reis posteriores a Davi não se comportaramn assim.
 
PASTOR - (Strong Português) -  רעה ra Ìah
1) apascentar, cuidar de, pastar, alimentar
1a) (Qal)
1a1) cuidar de, apascentar
1a1a) pastorear
1a1b) referindo-se ao governante, mestre (fig.)
1a1c) referindo-se ao povo como rebanho (fig.)
1a1d) pastor, aquele que cuida dos rebanhos (substantivo)
1a2) alimentar, pastar
1a2a) referindo-se a vacas, ovelhas, etc. (literal)
1b) (Hifil) pastor, pastora
2) associar-se com, ser amigo de (sentido provável)
2a) (Qal) associar-se com
2b) (Hitpael) ser companheiro
3) (Piel) ser um amigo especial
 
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque. Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Vivo eu, diz o Senhor Jeová, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. E as tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países, e as trarei à sua terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto às correntes e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será a sua malhada; ali, se deitarão numa boa malhada e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Jeová. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E, quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu julgarei entre gado pequeno e gado pequeno, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar o bom pasto, senão que pisais o resto de vossos pastos a vossos pés? E beber as profundas águas, senão que enlameais o resto com os vossos pés? E, quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que foi pisado com os vossos pés e bebem o que tem sido turvado com os vossos pés. Por isso, o Senhor Jeová assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre o gado gordo e o gado magro. Visto como, com o lado e com o ombro, dais empurrões e, com as vossas pontas, escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora, eu livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre gado miúdo e gado miúdo. E levantarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as há de apascentar; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por DEUS, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. E farei com elas um concerto de paz e acabarei com a besta ruim da terra; e habitarão no deserto seguramente e dormirão nos bosques. E a elas e aos lugares ao redor do meu outeiro, eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, e a besta-fera da terra nunca mais as comerá; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, o Senhor, seu DEUS, estou com elas e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Jeová. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso DEUS, diz o Senhor Jeová. Ezequiel 34:1-31
 
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho um Pastor. João 10:11-16.
 
 
Além de Pastor Davi deveria ser chefe do povo.
Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. 2 Samuel 6:21
 CHEFE - (Strong Português) -
 נגיד nagiyd ou נגד nagid
1) líder, governante, capitão, príncipe
1a) governante, príncipe
1b) príncipe superintendente
1c) governante (em outras capacidades)
1d) coisas principescas
 
Naturalmente a palavra chefe aqui indica liderança por exemplo, amor, inteligência e sabedoria.
 
O apóstolo Pedro diz que o pastor deve pastorear o rebanho sem qualquer exibição de domínio, mas sendo o exemplo do rebanho (1 Pe 5.3). Eis o que nos falta hoje. Exemplo de homem de DEUS. Exemplo na integridade, no jejum, na oração, no ensino, na pregação, na santidade, na instrumentalidade do ESPÍRIITO SANTO.
 
 
3. Entrando em aliança com o povo.
PARECE QUE DAVI NÃO ENTENDEU QUE DEVERIA CONTINUAR A GUERREAR, VENCER E DESTRUIR TODOS OS EXÉRCITOS QUE OCUPAVAM AS TERRAS DADAS POR DEUS A ISRAEL. ANTES, COM ALGUMAS NAÇÕES FEZ ALIANÇA. POR ISSO MESMO CAIU EM PECADO, COMO VEREMOS NA LIÇÃO SEGUINTE. (AO INVÉS DE LUTAR FOI OLHAR PELA JANELA).
POVO DE DEUS NÃO FAZ ALIANÇA COM O INIMIGO.
 
Davi fez aliança com o povo israelita das tribos do norte - Assim reinou sobre Israel unida. ESTA É UMA BOA ALIANÇA FIRMADA ENTRE DAVI E O POVO, TENDO DEUS COMO TESTEMUNHA.
Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel. 1 Crônicas 11:3

 
II. A CONSOLIDAÇÃO DO REINO DE DAVI
1. A edificação de Jerusalém.
 
Era de vital importância ao reinado de Davi uma cidade bem fortificada e estratégica. Jerusalém reunia todas as condições necessárias para uma capital em sua época. Cidade murada com muros quase que indestrutíveis e intransponíveis. Construída em um monte, com difícil acesso aos inimigos, bem abastecida de água.
Davi já estivera entre os filisteus e cananeus em geral quando fugia de Saul, portanto já conhecia suas cidades e táticas de guerra. Não era difícil para um soldado, general e estrategista como Davi planejar uma invasão em Jerusalém, sempre orientado por DEUS.
Davi, orientado por DEUS, diz ao exército como entrar em Jerusalém - Pelos canais de entrada de água da cidade desde Giom. Diziam os inimigos que Davi seria vencido facilmente e nem precisariam de soldados para isso.
2 Samuel 5:6 O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles achavam que Davi não conseguiria entrar, 7 mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi. 8 Naquele dia disse Davi: "Quem quiser vencer os jebuseus terá que utilizar a passagem de água para chegar àqueles cegos e aleijados, inimigos de Davi". É por isso que dizem: "Os 'cegos e aleijados' não entrarão no palácio". 9 Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a Cidade de Davi. Construiu defesas na parte interna da cidade desde o Milo. 10 E ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o Senhor, o DEUS dos Exércitos, estava com ele.
 
 
Segundo estudo em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m (acesso em 30-11-19) - Jerusalém (em hebraico: ירושלים; transl.: Yerushaláyim; em árabe: القدس; al-Quds; em grego: Ιεροσόλυμα; Ierossólyma), localizada em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas — judaísmo, cristianismo e islamismo. Israelenses e palestinos reivindicam a cidade como sua capital, mas Israel mantém suas principais instituições governamentais em Jerusalém, enquanto o Estado da Palestina, em última instância, apenas a prevê como a sua futura sede política; nenhuma das reivindicações, no entanto, é amplamente reconhecida pela comunidade internacional.
Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. A parte mais antiga da cidade foi estabelecida no IV milénio a.C.. Em 1538, muralhas foram construídas em torno da cidade sob o regime de Solimão, o Magnífico. Atualmente aqueles muros definem a Cidade Antiga, que é dividida em quatro bairros — armênio, cristão, judeu e muçulmano — desde o início do século XIX.A Cidade Antiga se tornou um Patrimônio da Humanidade em 1981, está na lista de patrimônios em perigo.[5] A Jerusalém moderna cresceu para muito além dos limites da Cidade Antiga.
De acordo com a tradição bíblica, o rei Davi conquistou a cidade dos jebuseus e estabeleceu-a como a capital do Reino Unido de Israel, enquanto seu filho, o rei Salomão, encomendou a construção do Primeiro Templo. Estes eventos fundamentais, abrangendo o fim do I milênio a.C., assumiram uma importância simbólica central para o povo judeu. O apelido de "cidade santa" (עיר הקודש, transliterado ‘ir haqodesh) foi provavelmente associado a Jerusalém no período pós-exílio.
A Fonte de Giom (Ha Gihon) localizada numa caverna natural no vale do Cédron, foi a principal fonte de água para Ofel, local original de Jerusalém. Três sistemas principais de água permitiram que a água desta fonte fosse conduzida à cidade:
Ofel e o monte das Oliveiras
O canal médio da idade do bronze. É conhecido por este nome (devido a sua idade estimada); Determinou-se que foi construído por volta de 1 800 a.C. (na Idade do Bronze). É essencialmente uma vala profunda de 20 pés na terra, onde depois a construção foi coberta por grandes lajes da rocha ( escondidas na folhagem). É mais estreito, mas ainda pode-se andar em grande parte de todo seu comprimento. Além disso à saída, perto do túnel de siloé, a canaleta tinha diversas saídas pequenas que molhavam os jardins do Vale da torrente do Cédron.[1] O túnel de Ezequias age como substituto para este canal, mas a facilidade para que um assaltante descubra as lajes da cobertura é um ponto fraco.
O Canal de Warren - um túnel íngreme, um canal de água que penetrava no fundo da caverna na qual surge a fonte de Giom, e, depois de uns 20 metros, terminava num reservatório. Datado um pouco depois do tempo do canal médio da idade do bronze, conduzindo a entrada de Ofel descendo à fonte de Giom. Uma passagem inclinada que estendia-se da fonte para trás até o interior de Jerusalém. Esta passagem era para que quaisquer pessoas que desejassem, pudessem usar para coletar água da fonte.
O túnel de Ezequias - O túnel,[2] que conduzia[3] a Fonte de Giom[4] até a piscina de Siloé, foi projetado para agir como um Aqueduto para abastecer de água a Jerusalém durante um sítio organizado pelos assírios, conduzidos por Senaqueribe.
Em 1997, quando um centro de visitantes era construído, a fonte foi descoberta fortalecendo a datação desde a idade média do bronze, visto que os arqueólogos também descobriram inesperadamente as torres[5] - uma que protege a base do canal de Warren, e a outra que protege a própria fonte de Giom. Visto que a área em torno do local ainda que está sendo habitado, é desconhecido se existem quaisquer fortificações adicionais. Passagens bíblicas indicam que no periodo do rei Ezequias esta fonte foi escondida, para que os assírios não soubessem dela. - II Crônicas 32:2-4
 
Diante de muralhas do inimigo nunca nos prostemos ou desanimemos, pois temos um DEUS que dá sabedoria a todo o que lhe pedir crendo e não duvidando.
DEUS nos dá estartégias de evangelismo, de conquista de milhares de almas. A Igreja deve marchar confiante na vitória em nome de JESUS.
 
 
2. As reformas religiosas.
Saul nunca buscou uma capital para sede de seus governo e nunca intentou colocar a arca em um local adequado, nem mesmo a devolver para onde estava anteriormente antes dos filisteus a tomarem. Em Siló - 1 Samuel 1:3
Já Davi, ao contrário, está buscando uma cidade para estabelecer sua capital e é profundo seu desejo de trazer para junto de si a presença e a glória de DEUS representadas pela Arca da Aliança.
Numa primeira tentativa, frustada pela falta de conhecimento ainda de como proceder, não conseguiu trazer a si a Arca, pois a tentativa foi segundo a maneira que o mundo tenta transportar a presença de DEUS (carro de bois e sem sacrifício, mas com muita música e danças carnais). Mas, agora, já inteirado das normas de DEUS para que fosse conduzida a Arca (nos ombros dos sacerdotes e com sacrifícios), consegue seu intento. Um tabernáculo provisório é montado em Jerusalém para que no devido tempo seja tudo transferido para uma casa ou templo. Fato que ocorre somente no reinado de seu filho Salomão
 
O capítulo 6 de 2 Samuel trata da ação de Davi em busca da Arca para Jerusalém. Davi era um adorador - dançava no ESPÍRITO SANTO (2 Sm 6.20), isso causava em muitos a admiração, mas também o despreso por parte de laguns como sua esposa Mical, que com ciúmes, criticou negativamante seu marido que vinha dançando perante a Arca.
Embora o texto pareça indicar que Davi estivesse nú, não é bem assim - Davi se despojou de suas roupas de rei (em sinal de humildade e de submissão a DEUS) e se vestiu de um Éfode, vestimenta que era usada na adoração a DEUS. Capa que descia abaixo dos joelhos e era em forma de colete, sem mangas.
Esta mesma vestimenta Davi já havi usado para consultar a DEUS sobre uma batalha contra os Amalequitas onde suas esposas haviam sido sequestradas.
E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E o Senhor lhe disse: Persegue-a, porque, decerto, a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:7,8
 
 
3. A suprema aliança davídica.
Davi era homem de Aliança - tanto que cumpriu fielmente sua aliança com Jônatas. Sabia que se não cumprisse suas alianças aqui, DEUS não cumpriria também sua alaiança com ele.
E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. 1 Samuel 18:3,4
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-cdc-2tr17-jonatas-um-exemplo-de-lealdade.htm ALIANÇA ENTRE DAVI E JONATAS (Mefibosete).
 
Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram Davi rei sobre Israel. 2 Samuel 5:3
 
A aliança de DEUS com Davi
a) a firmeza da sua família na terra;
b) seus sucessores teriam a presença de DEUS; e
c) uma dinastia eterna (2 Sm 7.11-16).
 
 
ALIANÇA DE DEUS COM DAVI
Porque Davi era um homem segundo o coração de DEUS, um homem com uma consciência sensível ao seu Criador, DEUS fez uma aliança separada e distinta com ele, além da aliança que fizera com Israel. Assim, quando Davi quis construir uma casa para DEUS, o Todo-Poderoso lhe enviou uma mensagem através do profeta Natã:

“Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre” (2 Samuel 7:12-16).
 
ALIANÇA CONFIRMADA COM SALOMÃO
o Senhor tornou a aparecer a Salomão, como lhe tinha aparecido em Gibeão.
E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que, suplicando, fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
E, se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
então, confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre, como falei acerca de Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão sobre o trono de Israel. 1 Reis 9:2-5
 
 
 
III. A GRANDEZA POLÍTICA DO REINADO DE DAVI
1. As realizações militares.
Não demorou para que importantes possessões gentílicas estivessem sob o controle de Davi. Como é maravilhoso ter um líder cujo coração e força são dominados pelo Senhor! DEUS deseja levantar líderes segundo o seu coração!
 
E sucedeu, depois disso, que Davi feriu os filisteus e os sujeitou; e Davi tomou a Metegue-Amá das mãos dos filisteus. Também feriu os moabitas, e os mediu com cordel, fazendo-os deitar por terra, e os mediu com dois cordéis para os matar, e com um cordel inteiro para os deixar em vida; ficaram, assim, os moabitas por servos de Davi, trazendo presentes. Feriu também Davi a Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, indo ele a virar a sua mão para o rio Eufrates. E tomou-lhe Davi mil e seiscentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; e Davi jarretou todos os cavalos dos carros e reservou deles cem carros. E vieram os siros de Damasco a socorrer a Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos siros vinte e dois mil homens. E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi, trazendo presentes; e o SENHOR GUARDOU a Davi por onde quer que ia. (GRIFO NOSSO). E Davi tomou os escudos de ouro que havia com os servos de Hadadezer e os trouxe a Jerusalém. Tomou mais o rei Davi uma quantidade mui grande de bronze de Betá e de Berotai, cidades de Hadadezer. Ouvindo, então, Toí, rei de Hamate, que Davi ferira a todo o exército de Hadadezer, mandou Toí seu filho Jorão ao rei Davi, para lhe perguntar como estava e para lhe dar os parabéns por haver pelejado contra Hadadezer e por o haver ferido (porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí); e na sua mão trazia vasos de prata, e vasos de ouro, e vasos de bronze, os quais também o rei Davi consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara: da Síria, e de Moabe, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, e de Amaleque, e dos despojos de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir os siros no vale do Sal, a saber, a dezoito mil. E pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o Senhor ajudava a Davi por onde quer que ia. Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi julgava e fazia justiça a todo o seu povo. E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Josafá, filho de Ailude, era cronista. E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão. Também Benaia filho de Joiada, estava com os quereteus e peleteus; porém os filhos de Davi eram príncipes. (2 Samuel 8:1-18).
 
Davi é considerado um tipo de CRISTO por causa de suas guerras e vitória e por causa de sua constante adoração a DEUS e obediência, sendo um homem que sabia se arrepender de seus pecados e de nunca ter se dobrado à idolatria. A alainaça que fez com DEUS lhe proporcionou a manuenção de sua família no governo de Judá até a vinda do rei dos reis para governar por mil anos sobre Jerusalem e todas as nações.
A profecia de Miqueias (5.2), mencionada pelos escribas nos dias de Herodes, para os astrólogos que seguiam a estrela, confirma a descendência e reinado do Messias vindouro. (E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2).
 
 
2. As administrações de Davi.
NO TEMPO DE DAVI QUASE TODA A TERRA DADA AOS ISRAELITAS FOI DOMINADA POR DAVI
E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia, fez o Senhor um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o ferezeu, e os refains, e o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu. Gênesis 15:17-21.
Na verdade Salomão teve o maior território que Israel já teve, mas a totalidade só será de Israel no milênio, sob o governo de JESUS CRISTO, cumprindo a Aliança com Davi.
 
Davi supervisionava tudo -Ppolítica, Religião, Administração.
Foram muitas as mudanças realizadas por Davi, que o fizeram destacar-se no campo militar, político, administrativo e religioso. Lendo o capítulo 8.15-18 e 20.23-26, observamos como Davi fez importantes mudanças na área administrativa.
No comando de suas tropas, estava à frente Joabe; havia uma guarda real, um superintendente da corveia (
trabalho árduo, penoso - soldados que combatem sem pagamento), que lidava com os estrangeiros. No campo religioso, Davi tinha dois sacerdotes: Zadoque e Aimeleque, filho de Abiatar (2 Sm 8.17); um cronista, um escrivão (1 Cr 24.3), os quais eram responsáveis pelos registros e documentos do Estado, dentre outras nuanças administrativas.
Davi procurou montar um setor administrativo que o pudesse auxiliar no seu reinado. O sucesso de um obreiro depende de oração, pregação, ensino, mas também de saber administrar com eficiência as coisas de DEUS; para isso são chamados (Tt 1.5). Paulo diz que dois tipos de obreiro precisam ser bem remunerados: os que se afadigam na Palavra e os que administram bem (1 Tm 5.17).
 
 
3. O culto público.
A ARCA TINHA QUE SER CONDUZIDA NOS OMBROS DOS SACERDOTES COATITAS - DEVERIA HAVER SACRIFÍCIOS.
Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário e todos os instrumentos do santuário, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação. Números 4:15.
Davi organizou todo setor religioso com sacerdotes descendentes de Arão, organizou também o setor musical com salmos escritos e instrumentos fabricados.
 
Trazendo, pois, a arca de DEUS, a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante DEUS. E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor. E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho. E pôs perante a arca do Senhor alguns dos levitas por ministros; e isso para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor, DEUS de Israel. Era Asafe o chefe, e Zacarias, o segundo, e depois dele Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos. Também Benaia e Jaaziel, os sacerdotes, estavam continuamente com trombetas, perante a arca do concerto de DEUS. Então, naquele mesmo dia, entregou Davi em primeiro lugar o Salmo seguinte, para louvarem ao Senhor, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Lembrai-vos das suas maravilhas que tem feito, dos seus prodígios, e dos juízos da sua boca. Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus eleitos. Ele é o Senhor, nosso DEUS; em toda a terra estão os seus juízos. Lembrai-vos perpetuamente do seu concerto e da palavra que prescreveu para mil gerações; do concerto que fez com Abraão e do seu juramento a Isaque;
o qual também a Jacó ratificou por estatuto, e a Israel, por concerto eterno, Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança. Sendo vós em pequeno número, poucos homens, e estrangeiros nela; andavam de nação em nação e de um reino para outro povo. A ninguém permitiu que os oprimisse e, por amor deles, repreendeu reis, dizendo: Não toqueis os meus ungidos e aos meus profetas não façais mal. Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação. Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, e mais tremendo é do que todos os deuses. Porque todos os deuses das nações são vaidades; porém o Senhor fez os céus. Majestade e esplendor há diante dele, força e alegria, no seu lugar. Dai ao Senhor, ó famílias das nações, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade. Trema perante ele, trema toda a terra; pois o mundo se firmará, para que se não abale. Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina. Brama o mar com a sua plenitude; exulte o campo com tudo o que há nele. Então, jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor; porquanto vem a julgar a terra. Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente. E dizei: Salva-nos, ó DEUS da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações; para que louvemos o teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor. Louvado seja o Senhor, DEUS de Israel, de século em século. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor. Então, Davi deixou ali, diante da arca do concerto do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, ordenou por porteiros. E mais a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do Senhor, no alto que estava em Gibeão, Para oferecerem ao Senhor os holocaustos sobre o altar dos holocaustos continuamente pela manhã e à tarde; e isso segundo tudo o que está escrito na Lei que o Senhor tinha prescrito a Israel. E com eles deixou a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura perpetuamente. Com eles, pois, estavam Hemã, e Jedutum, e trombetas, e címbalos para os que os faziam ouvir, e instrumentos de música de DEUS; porém os filhos de Jedutum estavam à porta. Então, se foi todo o povo, cada um para a sua casa; e tornou Davi, para abençoar a sua casa. 1 Crônicas 16:1-43
 
A organização do culto é algo que deve ser pensado com todo cuidado, pois os que o fazem de qualquer jeito, por vontade própria, sem a prescrição das normas divinas, poderão sofrer consequências da parte de DEUS. Foi o que aconteceu com Nadabe e Abiú, que, querendo fazer culto por conta própria, foram fulminados pelo fogo do Senhor (Lv 10.1,2).
 
Modelo de culto cristão:
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do ESPÍRITO, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso DEUS e Pai, em nome de nosso Senhor JESUS CRISTO, sujeitando-vos uns aos outros no temor de DEUS. Efésios 5:18-21
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao8-mp-2tr11-ogenuinocultopentecostal.htm
 
 
 
 
 
 
CONCLUSÃO
O reinado de Davi, e de seu filho, Salomão, ficou conhecido como a era de ouro de Israel. Mas na verdade, o rei Davi sabia que a fonte verdadeira de toda a grandeza do reino vinha de DEUS: “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos” (1 Cr 29.14).
Lutemos as lutas do Senhor JESUS, desfazendo as obras do Diabo, sabendo que temos de DEUS uma linda cidade onde estaremos para sempre - A Nova Jerusalém.
 
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - A constituição de Davi como rei se deu porque, primeiro, ele preenchia as condições da realeza; segundo, tinha liderança militar; terceiro, estava pautado numa promessa de DEUS. "Está escrito que Davi deveria agir como chefe e pastor do rebanho."
SÍNTESE DO TÓPICO II - A consolidação do reinado de Davi passa pela edificação de Jerusalém, pelas reformas religiosas e de sua aliança com todo o povo.
SÍNTESE DO TÓPICO III - As realizações militares, as administrações de Davi e as mudanças no culto público demonstram a grandeza política do reinado davídico.
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
Neste primeiro tópico é possível trabalhar melhor as habilidades pessoais que Davi tinha e que foram determinantes em seu reinado. Destaque para a classe as características pessoais que o faziam ter condições de ocupar o reinado (ora, Davi não era estrangeiro, mas da tribo de Judá); ele apresentou uma liderança militar ao recrutar soltados para o seu apoio, principalmente, na Caverna de Adulão; era uma pessoa contrita diante de DEUS, pois não tardava em buscá-lo; seu estilo fez com que fosse visto como um pastor do povo, um chefe muito próximo. Além disso, ele fez aliança com o povo de Israel para garantir a unidade do seu reinado.
Assim, trace um pouco do perfil do rei Davi conforme a exposição do primeiro ponto deste tópico.
SUBSÍDIO HISTÓRICO - CULTURAL TOP2
Um pouco da monarquia antes do reinado de Davi: “O surgimento da monarquia sob Saul fez pouco para curar a crescente brecha entre Judá e as tribos do norte. Durante o seu reinado, o abismo entre as tribos tomava proporções consideravelmente grandes. Por exemplo, o historiador aponta que, quando Saul fez uma convocação geral para livrar Jabes-Gileade de Amom, trezentos mil homens vieram de Israel, mas apenas trinta mil de Judá (1 Sm 11.8). Quando realizou a campanha contra os amalequitas, Saul contou ‘duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá” (1 Sm 15.4). Os números são reveladores, mostrando que Judá proveu um número bastante reduzido de soldados em comparação com Israel, um fato comprometedor para a própria Judá, uma vez que os amalequitas viveram por muitos anos em sua fronteira ao sul. Estaria Judá mostrando sinais de uma postura anti-Saul? Além disso, depois de Davi ter matado o gigante Golias, ‘os homens de Israel e Judá’ perseguiram os filisteu (1 Sm 17.52) e, quando Davi foi colocado na corte de Saul, ‘todo o Israel e Judá amava a Davi’ (1 Sm 18.16). Está claro que Israel e Judá eram tidos como duas entidades particulares que seguiam seus interesses separadamente” (MERRIL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento:O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as nações. 6.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.239,40). Com o reinado de Davi essa realidade mudou.
 
SUBSÍDIO HISTÓRICO - CULTURAL TOP3
“É quase certo que durante esse período (980-976) Davi tenha dado início ao seu programa de construções (2 Sm 5.9-12), o que incluiria, depois de tudo pronto, os planos para edificação do templo. É óbvio que no reino de Davi houve construções, palácios e edifícios públicos; porém, os envolvimentos com a expansão do império e os acontecimentos que assolavam sua família impediram a infra-estrutura impressiva característica de um monarca de sua estatura. A reconciliação com Absalão deu-lhe a oportunidade esperada, que era transformar a cidade de Jerusalém no centro religioso e político” (MERRIL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento:O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as nações. 6.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.277).
 
PARA REFLETIR - A respeito de “O Grande Reinado de Davi”, responda:
Por quais razões Davi foi aclamado rei? Davi foi aclamado por toda a tribo de Israel (norte) e ungido rei por três razões. A primeira, ele preenchia todas as condições da realeza; a segunda, sua liderança militar; a terceira, uma promessa da parte de DEUS de que o trono seria entregue a Davi.
O que estava claro para Davi? Estava claro que para Davi ter um reinado consolidado bastava apenas ser um líder, um pastor amigo, não um déspota ou um tirano.
Qual o primeiro intento de Davi após ser ungido rei? O primeiro intento é tornar sua capital forte e bonita.
Dentre outras coisas, o que Davi valorizava? Dentre outras coisas, Davi valorizava tudo aquilo que estava relacionado às ordenanças divinas.
Quais os sacerdotes que serviriam no reinado de Davi? Os sacerdotes que estarão servindo são Zadoque e Aimeleque (2 Sm 8.17).
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p40.
 
SUGESTÃO DE LEITURA - Por que os líderes fracassam?; Conciliando profissão e ministério e Propagando a verdade através do ensino