Lição 4 - Lidando de Forma Correta
com o Dinheiro
LIÇÕES BÍBLICAS - 4º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
LIÇÕES BÍBLICAS - 4º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Sabedoria de DEUS para uma
vida vitoriosa - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS
DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
TEXTO ÁUREO
"Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência" (Pv 23.23).
VERDADE PRÁTICA
Quando o dinheiro não é dominado como servo, mas domina como senhor, transforma-se num grande e terrível tirano.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 11.15 Advertência contra a fiança
Terça - Pv 22.26,27 Advertência acerca do crédito
Quarta - Pv 28.8 Advertência contra a usura
Quinta - Pv 17.16 Advertência contra o tolo
Sexta - Pv 23.23 Buscando virtudes
Sábado - Fp 4.19 Buscando a suficiência em Cristo
"Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência" (Pv 23.23).
VERDADE PRÁTICA
Quando o dinheiro não é dominado como servo, mas domina como senhor, transforma-se num grande e terrível tirano.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 11.15 Advertência contra a fiança
Terça - Pv 22.26,27 Advertência acerca do crédito
Quarta - Pv 28.8 Advertência contra a usura
Quinta - Pv 17.16 Advertência contra o tolo
Sexta - Pv 23.23 Buscando virtudes
Sábado - Fp 4.19 Buscando a suficiência em Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE -
Provérbios 6.1-5
1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, 2 enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca. 3 Faze, pois, isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te e importuna o teu companheiro; 4 não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; 5 livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.
1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, 2 enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca. 3 Faze, pois, isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te e importuna o teu companheiro; 4 não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; 5 livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.
6.1 SE FICASTE POR FIADOR DO TEU
COMPANHEIRO. Este versículo é uma advertência para que ninguém seja
"fiador" de um amigo (cf. 11.15; 17.18; 22.26). Ser fiador significa
aceitar a responsabilidade pela dívida doutra pessoa, se esta deixa de pagá-la.
Esse ato torna a situação financeira do co-signatário dependente dos atos do
amigo e fica sujeita a fatos que escapam ao seu controle. Pode levar à pobreza
(cf. 22.26,27) e à perda de amizades vitalícias. Isso não significa, porém, que
devemos recusar-nos a ajudar alguém que esteja realmente sofrendo, sem meios
para atender às necessidades básicas da vida (Êx 22.14; Lv 25.35; Mt 5.42).
Quanto aos pobres, não devemos emprestar e sim dar-lhes (cf. Mt 14.21; Mc
10.21; ver Pv 19.17).
Ficar como fiador do companheiro
(6:1-5) - Estudo no Livro de Provérbios -
Antônio Neves de Mesquita
Coisa tremenda é pôr o nome num documento de outrem, assumindo a obrigação de pagar, se o outro falhar. Isso é mais grave do que parece e não poucas vezes caímos nessa ratoeira. Este autor está calejado disso, mas prometeu jamais transgredir esse mandamento. É proibido ficar como fiador. Talvez haja uma ressalva, que faremos bem em colocar aqui: caso o afiançado der outras garantias por fora, de modo a cobrir os riscos assumidos. Assim ainda poderá ser dada a fiança, mas o melhor é: nem assim, nem de modo algum. É preceito bíblico. Não poucos têm sido arruinados por darem fiança a outrem. Não se entenda que todos que pedem fiança são caloteiros; todavia, no caminho acontecem coisas que levam um homem direito a não poder cumprir as suas obrigações. Então aí está o fiador. Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, o se te empenhaste ao estranho (6:1). A doutrina é que não devemos ficar por fiadores de companheiros, isto é, Irmãos ou até estranhos. Nem num caso nem noutro. Se ficarmos por fiador de quem quer que seja, já estás enredado com os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca (v. 2). Como se vê, o estatuto da fiança é antigo. Moisés legislou quanto a emprestar dinheiro, que é bem melhor do que ficar por fiador (Deut. 23:19). É melhor emprestar, admitindo que se pode perder, do que ficar por fiador. Se perdermos o emprestado, perdemos o nosso; mas se ficarmos por fiador poderemos perder até o que não é nosso. O conselho é este: Filho meu, agora faze isto: livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro (v. 3), continuando a dar instruções quanto ao modo de se livrar da rede, implorando e não descansando nem de dia nem de noite, até se livrar da emboscada. Isso, atualmente é impossível, pois fiança é assinatura em documento, o que não seria o caso antigamente, porquanto a palavra valia. Como se poderia retirar a fiança dada em documentos? Não há jeito. Em casos de fiança de casa, o Código Civil, nos Artigos 1500/1501, admite que o fiador pode denunciar a fiança dada; mas os que pedem a fiança logo se cobrem contra esta possibilidade, incluindo no contrato a cláusula de que o fiador abre mão daquele direito; e, como poucos conhecem o Código Civil, então a prescrição é quase nula. O verso 5 usa uma linguagem típica de agir como a gazeia, ao se livrar do caçador, e a ave, do passarinheiro. Registrando nesta página esses conselhos, esperamos que os leitores do livro aprendam a lição.
Coisa tremenda é pôr o nome num documento de outrem, assumindo a obrigação de pagar, se o outro falhar. Isso é mais grave do que parece e não poucas vezes caímos nessa ratoeira. Este autor está calejado disso, mas prometeu jamais transgredir esse mandamento. É proibido ficar como fiador. Talvez haja uma ressalva, que faremos bem em colocar aqui: caso o afiançado der outras garantias por fora, de modo a cobrir os riscos assumidos. Assim ainda poderá ser dada a fiança, mas o melhor é: nem assim, nem de modo algum. É preceito bíblico. Não poucos têm sido arruinados por darem fiança a outrem. Não se entenda que todos que pedem fiança são caloteiros; todavia, no caminho acontecem coisas que levam um homem direito a não poder cumprir as suas obrigações. Então aí está o fiador. Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, o se te empenhaste ao estranho (6:1). A doutrina é que não devemos ficar por fiadores de companheiros, isto é, Irmãos ou até estranhos. Nem num caso nem noutro. Se ficarmos por fiador de quem quer que seja, já estás enredado com os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca (v. 2). Como se vê, o estatuto da fiança é antigo. Moisés legislou quanto a emprestar dinheiro, que é bem melhor do que ficar por fiador (Deut. 23:19). É melhor emprestar, admitindo que se pode perder, do que ficar por fiador. Se perdermos o emprestado, perdemos o nosso; mas se ficarmos por fiador poderemos perder até o que não é nosso. O conselho é este: Filho meu, agora faze isto: livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro (v. 3), continuando a dar instruções quanto ao modo de se livrar da rede, implorando e não descansando nem de dia nem de noite, até se livrar da emboscada. Isso, atualmente é impossível, pois fiança é assinatura em documento, o que não seria o caso antigamente, porquanto a palavra valia. Como se poderia retirar a fiança dada em documentos? Não há jeito. Em casos de fiança de casa, o Código Civil, nos Artigos 1500/1501, admite que o fiador pode denunciar a fiança dada; mas os que pedem a fiança logo se cobrem contra esta possibilidade, incluindo no contrato a cláusula de que o fiador abre mão daquele direito; e, como poucos conhecem o Código Civil, então a prescrição é quase nula. O verso 5 usa uma linguagem típica de agir como a gazeia, ao se livrar do caçador, e a ave, do passarinheiro. Registrando nesta página esses conselhos, esperamos que os leitores do livro aprendam a lição.
Em Israel a fiança podia ser dada
em objetos, como penhores. Todavia, o sábio legislador foi muito severo na
maneira como se poderia aceitar essa fiança. Em Êxodo 22:25-27 admite-se dar
objetos em penhor. Caso o irmão fosse pobre, daria o vestido; este, no entanto,
deveria ser restituído antes do pôr do sol, para que se cobrisse com ele de
noite. No caso de penhor de animal, este deveria ser entregue tal qual havia
sido recebido. Em Levítico ainda há prescrições quanto a emprestar dinheiro. Se
fosse a um irmão, não se podia cobrar juros; a estranho, sim. O que Moisés
preveniu foi a usura contra o pobre. As Caixas Econômicas, nas suas seções de
penhores, contam uma história triste, de gente que dá em penhor, a troco de
meia dúzia de reais, objetos de estimação e até necessários para o sustento da
vida, como máquinas de costura e outros. Isso deveria ser proibido, Mas a fome
é má companheira, e a miséria é qualquer coisa que deve escurecer o coração do
pobre.
Os intérpretes de Provérbios
discutem minuciosamente os prós e os contras dessa escritura, e chegam a
comentar o uso do dinheiro como um dos motivos de fianças em bancos, casas
comerciais, agenciamento de diversas naturezas. O uso do dinheiro é um índice
do caráter; e o que toma dinheiro emprestado, com um fiador amigo, deve ser um
homem de caráter comprovado. O que toma dinheiro emprestado para negociatas é
moralmente fraco e praticamente desonesto. Vive do que tens e não cries
dificuldades para os outros. O capítulo ora em estudo previne especialmente
contra dar fiança a estrangeiros. Isso seria possível em tempos antigos para
comerciantes ambulantes, comprando em um lugar, para vender em outro. Cuida-te
contra tais práticas. Jamais ponhas o teu nome em papel que envolva fiança. Se
te empenhaste ao estranho (v. 1), estás enredado com o que dizem os teus lábios
(v. 2). Trata-se, naturalmente, de fiança verbal, que nos tempos antigos valia,
como, o mandar um cabelo da barba a alguém, pedindo emprestado. O cabelo era
sólida garantia de pagamento.
Possivelmente a referência
"ao estranho" signifique "a almocreves", que vinham à
Palestina comprar azeite e vinho, para venderem na Fenícia, que não produzia em
abundância esses produtos. Então o comerciante venderia a crédito e precisaria
de um fiador para a dívida, até que o ambulante voltasse. Se era isto o que
significa "ao estranho", então o risco era maior ainda, porque os
tais, depois de vendidos os artigos, voltariam ou não. O comércio ambulante de
azeite é muito comum na Europa, andando os assim chamados
"almocreves", com um burrico, transportando dois pequenos barris,
vendendo de porta em porta aos que não cultivam oliveiras e vinhedos.
O Cristão e os Problemas Financeiros
DÍVIDAS
Qual o alcance do mandamento em
Romanos 13:8?
O texto desse versículo é: “A
ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros;
porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.
DÍVIDAS CIVIS
Todo cidadão está sujeito a
obrigações civis, que variam entre os países.
DÍVIDAS FINANCEIRAS
As obrigações financeiras exigem
muita atenção, pois o seu cumprimento é geralmente uma das principais medidas
para se avaliar a honestidade e integridade de uma pessoa. O crente deve primar
por cumprir estas obrigações, e é lamentável ouvir o número de casos em que o
testemunho de crentes, que aparentam ter boa maturidade, tem sido comprometido
por dívidas não pagas.
Empréstimos são parte da economia
doméstica, geralmente necessários para se obter casa-própria e aquisição de
bens mediante cartão de crédito, bem como aos comerciantes, fazendeiros,
produtores, etc, para desenvolverem as suas atividades.
Curiosamente alguns têm
interpretado Romanos 13:8 como uma proibição à contratação de empréstimos e
apenas isso. Não encontramos alguma diretiva condenando o ato de contratar um
empréstimo, como se fosse um pecado. Na lei dada através de Moisés, que “é
santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12), os empréstimos são
normalmente regulados, o que não aconteceria se fossem pecado (p.ex. Êxodo
22:25, Deuteronômio 24:6, 10-13).
Um empréstimo consiste em trocar
um compromisso por um benefício. Este intercâmbio é normal e legítimo, havendo
uma recompensa ao credor pelo tempo decorrente entre o empréstimo e o
reembolso. Há séculos existe a interveniência facultativa de terceiros, como os
bancos, para dar maior garantia ao credor ao assumir eles próprios o risco de
inadimplência pelo devedor.
O crente estará em falta se
assumir um compromisso, ou tomar emprestado, se não tiver condições de
cumpri-lo em seu vencimento. É a falta do pagamento na data contratada que o
tornará “devedor” no sentido deste mandamento.
Assim também contrai-se dívida se
as contas dos serviços, como aluguel, luz, água, gás, telefone, escola, etc.,
não forem pagas em seu vencimento.
Outras obrigações usuais são os
impostos - federais, estaduais e municipais. Nem sempre as autoridades dispõem
de todos os dados para o lançamento dos impostos e taxas, e neste caso pedem ao
contribuinte que forneça algumas informações. Vem aqui a tentação de mentir,
prática por demais comum no mundo. O crente deve resistir a essa tentação, não
só por ser pecado de mentira e mesmo de roubo, mas também em coerência com o
ensino do Senhor JESUS, quando lhe perguntaram se era lícito dar tributo ao
imperador romano, e Ele respondeu: “Dai, pois, a César o que é de César e a
DEUS, o que é de DEUS.” Às vezes as próprias autoridades civis exorbitam ao que
lhes permite a legislação, e neste caso é justo que se tomem as medidas legais
pertinentes, como mandado de segurança, etc. Uma vez estabelecido o valor
correto, este deve ser pago para não se ficar em dívida.
Na maioria das vezes a dívida
financeira ocorre devido a imprudência ou desleixo do devedor que gasta mais do
que recebe. Um crente deve cuidar dos seus bens como bom administrador daquilo
que DEUS lhe confiou, e uma boa administração consiste em equilibrar a receita
com a despesa, deixando uma margem para os imprevistos. Mas pode ter outras
causas, sobre as quais ele não tem controle. Não é portanto justo julgar mal a
pessoa que se encontra insolvente, sem conhecer bem a causa.
O crente, no entanto, peca se
ficar em dívida financeira. Sua obrigação é a de
liquidá-la, cumprindo assim com o mandamento em Romanos 13:8, usando de
todos os meios disponíveis, como negociar um refinanciamento, obter um
empréstimo (desde que possa pagá-lo em seu vencimento), vender seus bens,
hipotecar sua casa, reduzir seus gastos, etc.
Se ainda assim estiver em apuros,
ele deve levar o assunto à direção da sua igreja, para que lhe dêem
assistência. Enquanto a dívida persistir, ele estará em pecado e é melhor que
ele próprio confesse o seu estado logo para que o assunto seja resolvido da
melhor maneira possível. Se ele silenciar, o assunto virá eventualmente ao
conhecimento público quando ele sofrer as sanções legais, para prejuízo do seu
testemunho pessoal e, por conexão, do da igreja também.
DÍVIDAS MORAIS
Estas são dívidas que surgem em
vista de nosso relacionamento pessoal com outras pessoas.
Liberdade financeira (2)
http://www.ibcu.org.br/escolabiblica
Introdução:
Equilíbrio financeiro depende de
diligência, disciplina e dependência do Senhor e da sua palavra.
Objetivos do estudo:
- Avaliar suas atitudes
quanto à riqueza e à pobreza e formular uma perspectiva equilibrada e bíblica
sobre ambas.
- Traçar passos para adquirir
controle sobre suas finanças, inclusive suas dívidas.
- Estabelecer um plano para
os gastos familiares que reflita a realidade familiar e os princípios bíblicos
sobre finanças.
- Conversar como família,
sobre as finanças e tomar decisões que reflitam suas prioridades e valores
financeiros.
1 – Prova: Os valores relativos em
nossas vidas. (Responda com falso ou verdadeiro).
( ) O dinheiro é a
raíz de todos os males.
( ) Para um cristão é
pecado ser rico (um multimilionário, com vários carros, várias casas, etc...).
( ) É mais fácil ser
um crente pobre do que um crente rico.
( ) O ideal nesta vida
é não ser nem pobre e nem rico.
( ) O cristão que
realmente vive pela fé, será abençoado financeiramente por DEUS.
2 – Princípios de equilíbrio
financeiro em provérbios
Pv 11: 28 -Pv 3: 5-6 - Depositar
sua confiança em DEUS e não em riquezas.
Sl 127: 1-2 - Não
trabalhar excessivamente, sacrificando outras prioridades (família), no altar
da prosperidade.
Pv 28: 19; Pv 6: 6-11; Pv 21:5; II
Ts 3:10 - Trabalhar e planejar diligentemente e na dependência do Senhor, sem a
pressa de ficar rico rápido.
Pv 22: 7; Rm 13: 8 - Não emprestar dinheiro de outros.
Pv 22: 26-27; Pv 6: 1-5; Pv 11: 15
- Não ser fiador de dívidas.
Pv 13: 11; Pv 28: 20,22 - Não correr atrás de “dinheiro fácil”.
Pv 21: 17; Pv 32: 21 - Evitar o
desperdício em gastos desnecessários (vícios, prazeres, etc...).
Pv 3: 9-10 - Honrar ao Senhor
com as “primìcias” da sua renda.
Pv 11: 24-26; Pv 14: 21,31; Pv 28:
27; II Co 9:6-11 - Contribuir para aliviar a situação dos pobres ao
seu redor.
Pv 27: 23-24 - Ser um bom
mordomo e fiel naquilo que já adquiriu.
3 – Questões práticas à luz dos
princípios aprendidos
a) Qual o equilíbrio entre a
dependência do Senhor e a diligência no planejamento e no trabalho?
Sl 127 : 1-2 : “Se o Senhor
na edificar a casa, em vâo trabalham os que a edificam; se o Senhor não
guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de
madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus
amados ele o dá enquanto dormem”.
b) Ser fiador é pior do que ter
dívidas próprias, pois assumimos o compromisso de pagar as dívidas dos outros,
sem poder usufruir dos bens adquiridos.. Existem exceções onde o cristão pode
ou deve assumir alguma dívida
de terceiros?
c) O livro de provérbios ressalta
muitas vezes o envolvimento social do justo no cuidar dos pobres e aflitos.
Quais são os princípios bíblicos que norteiam nosso envolvimento em ação
social, por exemplo, a contribuição para os pobres?
Gl 6: 10 : “Por isso,
enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos
da família da fé’.
I Tm 5: 8 : “Ora, se alguém
não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua própria casa, tem negado a
fé, e é pior do que o descrente”.
5 – Como implementar um plano
familiar de gastos
a) Objetivo deste plano:
- Gastar por contas previamente
estabelecidas.
- Planejar e replanejar,
aperfeiçoando constantemente essas contas.
- Ter um compromisso mútuo como
casal de viver dentro do plano.
- Determinar nunca comprar
nada com cartões de crédito, ou seja, enquanto não tiver o dinheiro em
mãos para pagar “à vista”.
b) Passos para a implementação
1 – Anote cuidadosamente os gastos
durante pelo menos 2 meses.
2 – Calcule suas despesas fixas e
seus gastos extras. Se suas despesas fixas consomem toda a sua renda, você tem
um problema.
3 – Tenham como objetivo, liquidar
todas as dividas que existem.
4 – Prepare um envelope para cada
“conta” do seu orçamento, com o valor mensal que deve receber anotado.
5 – “Deposite” nestes envelopes o
valor referente à conta assim que receber seu salário cada mês. (Não se esqueça
de parcelar os pagamentos trimestrais, semestrais ou anuais, para não ter
surpresas desagradáveis mais tarde! Por exemplo, se o IPTU será pago à vista em
março, separe o suficiente cada mês para ter com que pagar aquela conta naquele
mês).
6 – Procure sempre ter o dinheiro
“em mãos” (no envelope) , para cada conta antes do vencimento de seu prazo. Se
houver a necessidade e “emprestar” de uma conta para outra, anote isso e
reponha o dinheiro o quanto antes.
7 – Prometam um ao outro, que vão
viver dentro de seus limites, que não ultrapassarão suas “contas”.
8 – Nunca comprem nada em
prestações, caso vocês não tenham o dinheiro em mãos agora para pagar.
9 – Façam ajustes mensais nas
contas até conseguirem um orçamento equilibrado e que dê liberdade financeira à
família.
10 – Continue sempre com o sistema
de envelopes, ou até conseguir a disciplina financeira para manter o equilíbrio
financeiro. (O sistema é uma ótima maneira de treinar seus filhos em princípios
financeiros também).
Questionário da Lição 4- Lidando de forma correta com o dinheiro
Responda conforme a revista da CPAD do 4º Trimestre de 2013 - Provérbios
e Eclesiastes
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas
verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
1- Complete:
"Compra a _______________________________ e não a vendas; sim, a
_______________________________, e a disciplina, e a
________________________________" (Pv 23.23).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Quando o _____________________________ não é dominado como
____________________________, mas domina como ____________________________,
transforma-se num grande e terrível tirano.
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
3- Quais os principais males, ocorridos tanto no passado como no presente, que têm como origem o dinheiro?
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
3- Quais os principais males, ocorridos tanto no passado como no presente, que têm como origem o dinheiro?
( ) Guerras, assassinatos, fomes e violência.
( ) É o que as Escrituras afirmam em 1 Timóteo 3.10.
( ) É o que as Escrituras afirmam em 1 Timóteo 6.10.
I. O CUIDADO COM AS FIANÇAS E EMPRÉSTIMOS
4- Qual a definição de Fiador, segundo o Dicionário Aurélio?
( ) Aquele que empresta ou fica por testemunha alguém,
responsabilizando-se pelo cumprimento de obrigações do abonado; aquele que
presta fiança.
( ) Aquele que fia ou abona alguém,
responsabilizando-se pelo cumprimento de obrigações do abonado; aquele que
presta fiança.
( ) Aquele que dá ou abastece alguém,
responsabilizando-se pelo cumprimento de obrigações do abonado; aquele que
presta fiança.
5- Quais os conselhos do Sábio para quem deseja ficar como fiador de
alguém?
( ) O crente não precisa ter cuidado ao afiançar ou
avalizar alguém, pois DEUS o ajudará a receber a conta.
( ) O crente deve ter cuidado ao afiançar ou avalizar alguém, pois como diz o sábio, poderá sofrer "severamente aquele que fica por fiador do estranho".
( ) Tenha cuidado com o cartão de débito e com o famoso "cheque especial".
( ) O crente deve ter cuidado ao afiançar ou avalizar alguém, pois como diz o sábio, poderá sofrer "severamente aquele que fica por fiador do estranho".
( ) Tenha cuidado com o cartão de débito e com o famoso "cheque especial".
( ) Tenha cuidado com o
cartão de crédito e com o famoso "cheque emprestado".
( ) Este último se não houver fundos para cobri-lo, na
data da apresentação, você será cadastrado na lista de emitentes de cheques sem
fundos.
( ) Siga a recomendação do sábio, evite esse tipo de
problema e esteja "seguro".
6- Qual a definição de emprestar, segundo o Dicionário Aurélio?
( ) Confiar a alguém (certa soma de dinheiro, ou certa
coisa), gratuitamente ou não, para que faça uso delas durante certo tempo,
restituindo depois ao dono.
( ) Confiar a alguém (certa soma de dinheiro, ou certa
coisa), gratuitamente ou não, para que faça uso delas durante certo tempo, sem
precisar restituir depois ao dono.
( ) Confiar a alguém (certa soma de dinheiro, ou certa
coisa), gratuitamente ou não, para que faça uso delas perpetuamente.
7- Quais os conselhos do Sábio para quem deseja emprestar ou ficar como
fiador de uma quantia ou coisa a alguém?
( ) Não há nada de errado em emprestar, ou tomar
emprestado, o compromisso firmado com o crente é certo de seu cumprimento.
( ) Sobre isso, o conselho encontrado em Provérbios é
atualíssimo: "Não estejas entre os que dão as mãos e entre os que ficam
por fiadores de dívidas.
( ) Se não tens com que pagar, por que tirariam a tua
cama de debaixo de ti?".
( ) Não há nada de errado em emprestar, ou tomar emprestado, desde que se cumpra o compromisso firmado.
( ) Não há nada de errado em emprestar, ou tomar emprestado, desde que se cumpra o compromisso firmado.
( ) Comprou? Pague! Tomou emprestado? Devolva! Quem
compra e não paga, toma emprestado e não devolve, age desonestamente para com a
pessoa que lhe deu crédito e desonra o nome do Senhor.
II. - O CUIDADO COM O LUCRO FÁCIL
8- É lícita a prática de emprestar dinheiro a juros? Por que?
( ) Os termos hebraicos neshek e nashak aludem ao
pagamento da dívida e não estipulam os juros devidos ao acordo feito.
( ) Para Milton C. Ficher, erudito em Antigo
Testamento, a legislação de Deuteronômio já proibia a prática de se
"emprestar com usura" ("juros" na ARA).
( ) Mas não apenas dinheiro, também comida e
"qualquer coisa que se empreste à usura".
( ) Os termos hebraicos neshek e nashak aludem a qualquer tipo de cobrança abusiva feita por ocasião do pagamento da dívida.
( ) Os termos hebraicos neshek e nashak aludem a qualquer tipo de cobrança abusiva feita por ocasião do pagamento da dívida.
( ) O princípio de não cobrar juros aos seus irmãos
devia ser observado pela nação israelita.
( ) Sobre isso e acerca de quem habitaria o
tabernáculo do Altíssimo, Davi advertiu solenemente.
( ) A legislação brasileira prevê que o crime de usura, ou agiotagem, ocorre quando os juros cobrados por particulares forem maiores que os praticados pelo Mercado Financeiro e permitido por lei.
( ) A legislação brasileira prevê que o crime de usura, ou agiotagem, ocorre quando os juros cobrados por particulares forem maiores que os praticados pelo Mercado Financeiro e permitido por lei.
( ) Portanto, agiotagem é crime! É pecado!
9- O que é o suborno, de acordo com os léxicos?
( ) Subornar é propor lucro fácil em negócios
honestos.
( ) Subornar é "dar dinheiro ou outros valores a,
para conseguir coisa oposta à justiça, ao dever ou à moral".
( ) Subornar é corromper para ganhar vantagens.
( ) A imprensa veicula constantemente exemplos de
pessoas que receberam suborno quando deveriam zelar pelo cumprimento de suas
obrigações.
( ) A Palavra de Deus afirma que aquele que aceita suborno secretamente perverte o caminho da justiça.
( ) A Palavra de Deus afirma que aquele que aceita suborno secretamente perverte o caminho da justiça.
( ) O cristão não pode aceitar suborno nem muito menos
pagá-lo, pois ele anda na luz e precisa honrar a Deus em todas as áreas de sua
vida.
( ) A prática do suborno é uma perigosa armadilha.
( ) O que se apresenta como lucro hoje, amanhã se
revelará numa perda irreparável.
( ) Por isso, atentemos ao conselho de Provérbios.
III. O USO CORRETO DO DINHEIRO
10- Como promover valores espirituais com o uso correto do dinheiro?
( ) "Compra a verdade e não a vendas; sim, a
sabedoria, e a disciplina, e a prudência".
( ) Aquilo que é eterno custa caro e, por isso, poucos
têm interesse nesse investimento.
( ) Para Judas foi mais fácil vender Jesus do que se desfazer de sua cobiça.
( ) Para Judas foi mais fácil vender Jesus do que se desfazer de sua cobiça.
( ) O crente deve aproveitar o momento de prosperidade
financeira para comprar tudo aquilo que está desejando, ninguém sabe o futuro.
( ) O mesmo aconteceu com os irmãos de José -
Venderam-no para o Egito por um punhado de dinheiro.
( ) Hoje, muitos crentes estão negociando a sua
herança espiritual e moral, trocando-a por coisas pecaminosas.
( ) Por que não investir o dinheiro naquilo que
promove a sabedoria, a instrução e o conhecimento? Cuidado!
( ) Não desperdice o seu salário com futilidades.
Adquira somente o que glorifica a Deus e honra o Evangelho de Cristo.
11- Como usar o dinheiro de modo correto para promover o bem-estar social? Complete:
Para o pobre, o ___________________________________mal dá para suprir as
necessidades mais elementares e básicas. Felizmente, o
____________________________ não é o único valor que realmente conta, pois
"melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o de caminhos
perversos, ainda que seja _______________________" (Pv 28.6). Há muitos
crentes com dinheiro, e muito dinheiro, mas que não o utilizam para honrar a
Deus e ajudar ao próximo. Eles não trazem os seus __________________________ à
Casa do Senhor, não ofertam, não contribuem com a obra missionária, não
investem em obras sociais e nem do bem-estar da própria família cuidam. A estes
as Escrituras chamam de insensatos (Pv 17.16 - ARA). Os tais ainda não leram o
conselho do sábio: "Porque as _______________________________ não duram
para sempre; e duraria a coroa de geração em geração?" (Pv 27.24). Quando
morrerem, outros irão usufruir o que eles deixarem!
IV. BUSCANDO O EQUILÍBRIO FINANCEIRO
12- Como buscar o ponto de equilíbrio financeiro?
( ) Em Provérbios 30.8,9, o sábio ensina o sentido de
ter uma vida financeira próspera, isto é, sem pobreza, com muita riqueza.
( ) Em Provérbios 30.8,9, o sábio ensina o sentido de
ter uma vida financeira suficiente, isto é, nem pobreza nem riqueza.
( ) Esse ponto de equilíbrio define bem o que é ter
uma vida próspera na perspectiva bíblica.
( ) É ter a suficiência, como ensinou o apóstolo
Paulo.
( ) Essa suficiência mantém nossa vida equilibrada.
( ) Ela não permite o muito tornar-se excesso nem o
pouco virar escassez. Atentemos ao conselho do sábio!
13- O que é virtuoso para o Sábio e como adquiri-lo?
( ) Para o sábio, há coisas que superam o valor do
dinheiro: "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que
adquire conhecimento.
( ) Porque melhor é a sua mercadoria do que a
mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino.
( ) Diz o rei Salomão: "Mais digno de ser
escolhido é o nome de próspero do que o nome de pobre, melhor é ter do que
possuir fama de ter".
( ) Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que
podes desejar não se pode comparar a ela".
( ) A sabedoria, como bem espiritual, em muito supera o dinheiro, pois para o sábio, a riqueza do verdadeiro saber não se compara com a mais bela e cobiçada joia.
( ) A sabedoria, como bem espiritual, em muito supera o dinheiro, pois para o sábio, a riqueza do verdadeiro saber não se compara com a mais bela e cobiçada joia.
( ) É incomparável o seu valor.
( ) Diz ainda Salomão: "Mais digno de ser escolhido
é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o
ouro".
CONCLUSÃO
14- Complete:
A presente lição mostrou que, embora o
_________________________________seja algo essencial à vida, não é o mais
importante. Há outros valores mais importantes do que ele. É necessário,
portanto, buscarmos um viver ______________________________ como resultado da
obediência aos princípios da Palavra de Deus. Em Cristo, o centro de toda
_______________________________ bíblica, temos toda a
_________________________________ de que precisamos. Aleluia!
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S,
DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD -
BÍBLIA Thompson EM CD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento
Interpretado versículo por Versículo. (CPAD)
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer,
Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Estudo no Livro de Provérbios - Antônio Neves de
Mesquita