Escrita Lição 3, A Chamada Profética de Samuel, Pr Henrique, EBD NA TV

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Lição 3, A Chamada Profética de Samuel
 
4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
Slides - https://ebdnatv.blogspot.com/2019/10/slides-licao-3-chamada-profetica-de.html
Vídeo desta Lição 3 -  https://www.youtube.com/watch?v=2dZ__ncs46g
Ajuda para a lição 3 
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-dem-2tr14-o-ministerio-de-profeta.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-3t10-mpb-oministerioprofeticonabiblia.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-3t10-mpb-anaturezadaatividadeprofetica.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3-3t10-mpb-asfuncoessociaisepoliticasdaprofecia.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-3t10-mpb-jesus-oministerioprofeticont.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao8-2tr10-jer-opoderdaverdadeiraprofecia.htm
 
Esta Lição no BLOG Escrita
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TEXTO ÁUREO
“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Sm 3.10)
 
 
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico da Palavra de DEUS.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jr 23.28 Valorizando a mensagem profética da Palavra
Terça – Jr 23.26 O profeta de DEUS não fala coisas do seu coração
Quarta – Hb 4.12 A importância de sermos porta-vozes da Palavra escrita
Quinta – 1 Co 14.33 A verdadeira profecia não traz confusão
Sexta – Mt 11.29 Devemos aprender aos pés do Mestre JESUS
Sábado – Ef 4.11 Valorizando o ministério estabelecido por DEUS na Igreja
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Samuel 3.1-10
1- E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. 2- E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver) 3- e estando também Samuel já dei- tado, antes que a lâmpada de DEUS se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de DEUS, 4- o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. 5- E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. 6- E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. 7- Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. 8- O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. 9- Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar. 10- Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
 
OBJETIVO GERAL - Conscientizar que DEUS levanta profetas para a sua Igreja.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Definir o Profetismo em Israel;
Explicar o desenvolvimento do Ministério de Samuel;
Analisar o ministério profético na Atualidade
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Ministério Profético foi dado por DEUS à Igreja. A lição de hoje diz respeito ao ministério profético de Samuel e o quanto ele foi separado para essa grande obra. Ao longo das Escrituras, DEUS levantou homens e mulheres para que fossem portadores diretos da mensagem de DEUS ao seu povo. Ao estudar esta lição, que o ESPÍRITO SANTO nos desperte acerca da necessidade dos dons sobrenaturais para a sua igreja, e mais especificamente, o de profecia. Nosso DEUS continua a falar ao seu povo por meio deste maravilhoso dom.
 
PONTO CENTRAL - DEUS levanta verdadeiros profetas que falem sobrenaturalmente às pessoas.
 
Resumo da Lição 3, A Chamada Profética de Samuel
I – DEFININDO O “PROFETA” EM ISRAEL
1. A menção de “profeta” no livro.
2. Definição de profeta.
3. Samuel e os demais profetas.
II – O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
1. O crescimento profético de Samuel.
2. A formação profética de Samuel.
3. A disciplina de Samuel.
III – O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA ATUALIDADE
1. O dom da profecia.
2. O ministério de profeta no Novo Testamento.
3. Onde estão os profetas?
 
 
Observação - Houve um erro na lição no Tópico 1 e subtópico 1 - E veio um homem de DEUS a Eli 1 Samuel 2:27 - não foi Samuel.
 
 
INTRODUÇÃO
Veremos a menção de “profeta” no livro de 1 e 2 Samuel. Definiremos profeta. Veremos Samuel e os demais profetas.
Estudaremos sobre o crescimento profético de Samuel, a formação profética de Samuel e a disciplina de Samuel.
Quanto ao Novo Testamento, veremos:: O dom da profecia, o ministério de profeta no Novo Testamento e onde estão os profetas.
 
 
 
I – DEFININDO O “PROFETA” EM ISRAEL
1. A menção de “profeta” no livro.
1 Samuel 2.27-36 - O profeta era chamado Homem de DEUS (e ainda pode ser)
E veio um homem de DEUS a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? 1 Samuel 2:27
Outros exemplos:
 Porém veio a palavra de DEUS a Semaías, homem de DEUS, dizendo: 1 Reis 12:22.
Partiu ela, pois, e foi ao homem de DEUS, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de DEUS de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. 2 Reis 4:25
 
Um Profeta pode receber revelações de DEUS sobre passado, presente e/ou futuro,
E veio um homem de DEUS a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. (PASSADO)Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o Senhor DEUS de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. (PRESENTE) Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. E verás o aperto da morada de DEUS, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa. O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão. (FUTURO) 1 Samuel 2:27-36.
 
A mensagem revelada ao profeta pode ser recebida por meio de sonho, visão, arrebatamento de sentidos ou do escutar a voz de DEUS, diretamente, internamente ou externamente.
A mensagem revelada ao profeta poder ser de aviso, confirmação, exortação, consolação, edificação, ou juízo.
 
SONHO
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. Gênesis 37:5
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; Mateus 1:20
VISÃO
E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto. Ezequiel 43:3
ARREBATAMENTO
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; DEUS o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 2 Coríntios 12:2
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, Atos 10:10
DIRETAMENTE
Boca a boca falo com ele (Moisés), claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Números 12:8
INTERIORMENTE
Então falou DEUS a Noé dizendo: Gênesis 8:15
EXTERIORMENTE
Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3:10
 
 

2. Definição de profeta.
PROFETA - (Strong Português) נביא nabiy’ (Hebraico)
Porta-voz, profeta, vidente.
(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a DEUS, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente). 1 Samuel 9:9.
 
 (Strong Português) -  προφητης prophetes (Grego)
Alguém que, movido pelo Espírito de DEUS e, por isso, seu instrumento ou porta-voz, solenemente declara aos homens o que recebeu por inspiração, especialmente aquilo que concerne a eventos futuros, e em particular tudo o que se relaciona com a causa e reino de DEUS e a salvação humana
Profetas que apareceram nos tempos apostólicos entre cristãos
Quem ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o profeta comunica o que DEUS lhe diz, fala o que o Senhor lhe falou. Esse é o fundamento do movimento profético do Antigo Testamento (Dt 18.18; 2 Cr 20.20).
E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. Ezequiel 2:5
Crede no Senhor vosso DEUS, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; 2 Crônicas 20:20
 
A Palavra do profeta deve ser sim, sim, não, não. A palavra do profeta deve ser digna de confiança de quem a ouve, pois deve ser ouvida como da parte de DEUS. O profeta fala o que opuviu de DEUS.
 
Muitas vezes há confusão entre ministério Profeta e Dom de profecia porque podemos chamar de profeta tando o Profeta ministro quanto o crente que é usado em profecia dom do ESPÍRITO SANTO.
# E falem dois ou três profetas, e os outros julguem #. 1 Coríntios 14:29 - AQUI É UM CRENTE QUE É USADO EM DOM DE PROFECIA E NÃO PROFETA MINISTRO.
 
 

3. Samuel e os demais profetas.
Samuel exerceu o ministério de Profeta. Não apenas foi profeta, como presidiu sobre outros profetas que se congregavam apara apreender de Samuel (Muito provavelmente, uma escola de profetas como visto em 1 Samuel 10:5 e 19:20 - Elizeu esteve numa dessas congregações, 2 Rs 6:1).
E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. 1 Samuel 3:20
Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de DEUS veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. 1 Samuel 19:20
Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:15
 
Samuel ungiu dois reis - Saul e Davi. A partir dai os reis passaram a ser ungidos por profetas e também os profetas oficiais.
Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança? 1 Samuel 10:1.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. 1 Samuel 16:13.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 1 Reis 19:16.
 
É a partir de Samuel que surge em Israel o ofício Profeta que não só traria mensagem de DEUS aos reis, como os aconselharia e também escreveriam muito de suas histórias. Por exemplo, Samuel, Natã e Gade fizeram alguns registros reais.
 
 
SAMUEL - (Strong Português) - שמואל Sh ̂emuw’el
Samuel = “seu nome é El” ou Pedido a DEUS, ou Dado por DEUS
Filho de Elcana com sua esposa Ana e juiz, sacerdote e profeta de Israel durante os dias de Saul e Davi
 
A Bíblia fornece muita instrução para quem deseja ser usado por DEUS. Não há segredo - Oração, Estudo da Bíblia e Jejum.
 
 
 
II – O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
1. O crescimento profético de Samuel.
Ana e Elcana eram levitas, povo escolhido por DEUS para o servir no Tabernáculo e ensinar a Palvar de DEUS aos Israelitas. Na idade em que e acriança é como uma folha em branco, foram seus pais que lhe imprimiram a Palavra de DEUS. Cremos que o lar de Samuel foi transformado com sua chegada. Penina não mais a atormentava, Elcana, cada vez mais a amava, agora também por ser mãe.
 
Quando Samuel é levado para Siló e entregue a Eli, o Sumo sacerdote e provável penúltimo juíz de Israel, encontra os filhos de Eli em total depravação moral e religiosa (Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. 1 Samuel 2:12). Apesar do ambiente desfavorável, Samuel é educado por Eli que era o instruiu em toda obra do tabernáculo.
E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. 1 Samuel 3:19
 
Eli mostra ser homem de DEUS, pois tinha orado em favor de Ana para que pudesse ter seu primeiro filho e agora ora para que ela tenha mais filhos e DEUS concede sua petição nas duas oportunidades. (1 Sm 1:17,18; 2.20,21)
 Ana tem mais filhos agora. Os irmãos que nasceram depois de Samuel, provindo de Ana que deixara de ser estéril e agora era mãe de pelo menos 6 filhos- não temos certeza se 6 (Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor. 1 Samuel 2:21) ou 7 devido a seu cântico que fala de 7 (Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. 1 Samuel 2:5).
 
Dar a DEUS nossos filhos é demonstrar fé e confiança Naquele que sabe cuidar do futuro.
 
 

2. A formação profética de Samuel.
Ana e Elcana criaram Samuel para ser totalmente de DEUS. Eli criou Samuel para ser sacerdote e juiz. DEUS escolheu Samuel para ser Profeta, Sacerdote e Juiz. A criação de uma criança influi diretamente em seu futuro. Quando é criada para servir a DEUS, EleE estará no controle sempre.
 
Paulo aprendeu com Barnabé (Atos 11:25,26) e Timóteo com Paulo (2 Tm 3.10).
 
DEUS, provavelmente, chamou Samuel quando ele tinha cerca de 12 anos (1 Sm 3.1-4), ou seja, a mesma faixa-etária de JESUS quando foi levado a Jerusalém por seus pais (Lc 2.42), muito provavelmente para ser reconhecido como judeu legítimo, filho da Lei ou da instrução. Era tradição entre os judeus apresentarem seus filhos com 12 anos já recitando o Pentateuco.
 
Samuel ouviu DEUS o chamando por três vezes, porém não conhecia a DEUS e nunca tinha ouvido sua voz. Pensando ser Eli que o chamara, foi a ele. Na quarta vez, instruído agora por Eli, recebe sua primeira mensagem profética. Era uma mensagem de juízo sobre Eli e sua família, confirmando a mensagem já falada por outro homem de DEUS para Eli, no capítulo 2 (1 Samuel 2:27-36.).
E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. 1 Samuel 3:11-14.
 
É muito importante receber instruções de quem já teve experiências profundas com DEUS. São raríssimos os homens de DEUS, mas existem e têm muita sabedoria adquirida na intimidade com DEUS para nos transmitir.
 

3. A disciplina de Samuel.
Samuel era prestativo e mantinha-se vigilante a tudo o que Eli dizia e precisava (1 Sm 3.4,5). Qualidade indispensável a um discípulo que quer um dia se tornar mestre. provavelmente era tarde da noite e Samuel ao ouvir a voz de DEUS pensou que Eli estava precisando de alguma coisa. Se dirigiu a Eli pronto para ajudar em tudo o que fosse necessário.
DEUS nos visita a hora em que não pensamos, devemos nos manter vigilantes. Aquele dia, aquela hora era o momento mais importante na vida de Samuel, hora de ouvir a voz de DEUS. Creio que Samuel não conseguiu dormir mais durante aquela noite. O texto diz que Samuele ficou deitado, mas não diz que dormiu mais. Samuel exercia funçaõ importante - abria a casa do Senhor - Pelo que vemos Samuel não sabia se podia oou não contar o que ouviu de DEUS, a Eli. Também temia pela reação de Eli que poderia entrar em desespero.
E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. 1 Samuel 3:15
 
Estão a disposição do povo de DEUS, na atualidade, vários dons ministeriais Ef 4:11) e do ESPÍRITO SANTO (1 Co 12:8-10). Orientemos nossos filhos e alunos para que busquem receber essas dádivas de DEUS para que toda a igreja seja beneficiada e para que ganhemos milhares de almas para ao Senhor.
 
 
 
III – O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA ATUALIDADE
1. O dom da profecia.
O dom de profecia não é exatamante o que se manifesta em um profeta que é um ministro de CRISTO, conforme Efésios 4:11
JESUS deu homens à sua Igreja - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11
O dom de profecia está disponível a todos os crentes, manifesta-se de forma sobrenatural e momentânea; sua função é consolar, edificar e exortar a Igreja. A mensagem, no dom de profecia, pode vir tanto para uma única pessoa, como para algumas pessoas ou também para toda a igreja. Paulo deu instruções quanto a seu uso na igreja para que o culto não se resuma apenas às profecias. As profecias podem vir de três fontes, a saber: De Satanás (caso o vaso não esteja em santidade); pode vir da própria pessoa (quando o vaso está querendo agradar a alguém); e pode vir de DEUS realmente(para consolação, edificação e exortação). Não há o elemento preditivo no dom de profecia. As profecias devem ser julgadas. (1 Co 12.7-11; 1 Tm 4.14). Falar em línguas e ser interpretado ou recber e transmitir a interpretação equivale à profecia. Paulo diz que quem recebeu o dom de variedade de línguas deve orar para que receba também o dom de interpretar as línguas (assim será como profetizar na língua dos ouvintes).
O dom de profecia é uma dádiva de DEUS à sua Igreja. É maravilhoso saber que o Pai ainda fala diretamente com o seu povo.
 
Porque # todos podereis profetizar # , uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 1 Coríntios 14:31 (grifo meu)..
Mas o que profetiza fala aos homens, para # edificação, exortação e consolação #. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas # o que profetiza edifica a igreja # . 1 Coríntios 14:3,4 (grifo meu).
Por isso, o que # fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar #. 1 Coríntios 14:13 (grifo meu).
# E falem dois ou três profetas, e os outros julguem #. 1 Coríntios 14:29
 
Nos cultos legitimamente pentecostais deve haver espaço para cânticos, explanação da Palavra de DEUS, mas nunca faltar as manifestações do ESPÍRITO SANTO como profetas, línguas e interpretação.
Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26
 
 

2. O ministério de profeta no Novo Testamento.
Muitas vezes há confusão entre ministério Profeta e Dom de profecia porque podemos chamar de profeta tando o Profeta ministro quanto o crente que é usado em profecia dom do ESPÍRITO SANTO.
# E falem dois ou três profetas, e os outros julguem #. 1 Coríntios 14:29 - AQUI É UM CRENTE QUE É USADO EM DOM DE PROFECIA E NÃO PROFETA MINISTRO.
 
O emprego do termo “profeta”, no Novo Testamento, refere-se a determinados indivíduos chamados por DEUS, a fim de entregar revelações específicas à Igreja; suas mensagens eram proclamadas com autoridade sobrenatural e reconhecidamente divina. Veja-se, por exemplo, o caso de Ágabo (At 11.28; 21.10).
Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados extraordinariamente pelo ESPÍRITO SANTO, para o exercício desse ministério. Não podemos confundir o ministério profético com o dom de profecia.
 
COM RELAÇÃO A HAVER PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO E AINDA HOJE.
Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. Atos 15:32
E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; Atos 21:10
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? 1 Coríntios 12:29
Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Tito 1:12
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. Atos 13:1.
E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. Atos 11:27.
COM CERTEZA EXISTEM PROFETAS NA ATUALIDADE NA IGREJA. ASSIM COMO EXISTEM PESSOAS USADAS EM DOM DE PROFECIA AINDA HOJE NA IGREJA.
 
 
Na verdade o comentarista não deveria ter citado o dom de profecia na lição, pois não tem a ver com o ministério profeta.
Profeta é mais para mensagens de revelação sobre passado, presente e futuro. Algumas vezes para revelar juízo de DEUS.
Profecia como dom é para edificação, exortação e consolação. Não tem a ver com predição ou revelação de passado ou presente.
 
O PROFETA É USADO PRINCIPALMENTE EM DONS DE PALAVRA DE SABEDORIA (REVELAÇÃO DO FUTURO - VIDE ÁGABO E JOÃO, ETC...) E PALAVRA DE CONHECIMENTO (VIDE PAULO, PEDRO, ETC...)
 
 
DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE PROFETA E DOM DE PROFECIA:

Profeta é ministério.São raros os profetas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11

Dom de profecia qualquer crente pode ter desde que busque ardentemente como Paulo ensina em 1 Co 14.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 1 Co 14:31

Profeta revela o futuro.
Exemplo: E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão. (FUTURO) 1 Samuel 2:27-36.


Profecia não possui elemento preditivo. Tem a ver com Edificação, Consolação e Exortação.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 1 Coríntios 14:3

Todo profeta profetiza, porém, nem todo o que profetiza é um Profeta.
Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 1 Coríntios 14:24
 
Profeta às vezes trás mensagens de juízo.
Exemplo: E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. 1 Sm 2:27

Dom de Profecia jamais trás mensagens de juízo.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 1 Coríntios 14:3
 
No Novo Testamento tanto existem crentes que são profetas quanto existem crentes que são usados em profecias.
Assim como existem os dons do ESPÍRITO SANTO (1 Co 12 8-10), existem os ministérios de CRISTO na Igreja (Efésios 4:11).
 
 
Exemplos bíblicos de profetas do Novo Testamento:
Silas, Judas, Ágabo e muitos outros citados sem seus nomes específicos, como os de Antioquia, da judeia, de Creta e os citados em Apocalipse.
 

3. Onde estão os profetas?
Hoje, o Senhor continua a falar à sua Igreja por meio do ministério profético. Ainda temos homens que, à semelhança de Àgabo, transmitem enunciados proféticos de maneira sobrenatural e extraordinária.
A profecia é uma necessidade premente nos dias de hoje (1 Co 14.5).
OS PROFETAS ESTÃO NA IGREJA.
 
Os maiores perseguidores das manifestações sobrenaturais do ESPÍRITO SANTO são os calvinistas.
O calvinismo no Brasil estava praticamente falido.
A cinco anos venho tentando alertar as Assembleias de DEUS para o Ardil calvinista.
Se infiltram em todos os grupos de whatsapp e Facebook de assembleianos.
Conseguiram iludir a cúpula assembleiana com palestras, por incrível que pareça, nas principais igrejas assembleianas do Brasil.
Conseguiram se infiltrar em quase todas faculdades teológicas das Assembleias no Brasil.
AGORA OS ASSEMBLEIANOS SE ASSUSTAM COM MUITOS ASSEMBLEIANOS SE TORNAREM CALVINISTAS E ABANDONAREM AS ASSEMBLEIAS?
 
Interessante, alguns nem notaram que a lição fala de manifestação de dons do ESPÍRITO SANTO na igreja. Profeta e profecia são combatidos pelos calvinistas. Dizem se tratar de algo só necessário nos tempos apostólicos de 2000 anos atrás. Jogam fora todos os avivamentos que houveram e as manifestações do ESPÍRITO SANTO hoje na igreja, inclusive o falar em Línguas.
Fatalmente deve-se falar de quem não admite estas manifestações.
ISSO É ASSUNTO DA LIÇÃO
 
oltemos a ser pentecostais. Busquemos os dons do ESPÍRITO SANTO.
Não podemos ficar satisfeitos apenas com o falar em línguas.
Para combater Satanás temos que ser cheios só ESPÍRITO SANTO e sermos instrumentos de seu poder.

1 Coríntios 2
1 E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
 
Evidentemente, a Wikipédia é inconfiável. Mas num de seus textos em inglês, Nicodemus vê somente uma esperança para a Igreja Brasileira: ser cheia da teologia calvinista. E ele fornece o exemplo, que ele considera louvável, de uma congregação da Assembleia de Deus que parou de falar em línguas e se tornou calvinista. Abandonar o pentecostalismo e abraçar o calvinismo cessacionista seria reavivamento? A análise do artigo inteiro dele está aqui: http://bit.ly/1eWe6LT
http://juliosevero.blogspot.com/2013/10/uma-resposta-carismatica-crise.html
 
Tomemos cuidado com os ardis de Satanás, ele quer afastar o ESPÍRITO SANTO da igreja. Sabe que o que a igreja precisa para crescer salutarmente é a presença de DEUS através do ESPÍRITO SANTO e a demonstração de seu poder para salvar, curar, batizar, libertar. O que precisamos é de DEUS na igreja e não de sabedoria humana.
 
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração” (2 Pe 1.19).
 
 
CONCLUSÃO
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Irmãos, orai por nós. 1 Tessalonicenses 5:19-25
 
Importante
1Ts 5:20 não desprezeis as profecias

2Pe 1:19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
 
 
 
MAIS AJUDA
 

Lição 3 - Subsídios CPAD - Revista Digital (com alterações minhas)
A CHAMADA PROFÉTICA DE SAMUEL
Entre os atributos do ministério profético nas Escrituras está também prever o futuro, revelar o passado e o presente e anunciar poderosamente a mensagem divina para o povo. Essa transmissão se dava de maneira sobrenatural e carismática. O profeta recebia diretamente de DEUS e transmitia ao povo. Nesse contexto, aparece o ministério de Samuel que, consequentemente, inaugura a prática de os profetas ungirem os reis de Israel.
Resumo da lição
Os nossos objetivos com esta lição é definir o profetismo em Israel, explicar o desenvolvimento do ministério de Samuel e analisar o ministério profético na atualidade. O propósito maior na lição, ao abordar esses conteúdos temáticos, é mostrar que DEUS continua a levantar pessoas para falar profeticamente ao seu povo. Assim, o primeiro tópico mostra que o profeta fala em nome do Senhor e que, com Samuel, inaugura a prática de os profetas ungirem reis. Ali, fica muito claro que o profeta é um “porta-voz divino”. Samuel fundou a Escola dos Profetas. Ali se aprendia, com certeza, sobre muito jejum, oração e estudo da Palavra de DEUS. Se aprendia a ter comunhão com DEUS e buscar ouvir DEUS falando pesoalmente com o profeta. Também se aprendia que precisava de muita coragem para se exercer o ministério profético.
O segundo tópico revela o desenvolvimento do ministério de Samuel. Ele foi dado a Ana, em resosta a sua oração de fé que logo o devolveu ao Senhor. Samuel foi cuidado, gestado e chamado pelo Senhor. Samuel aprendeu muito com Eli. Ele tinha uma vida disciplinada para fazer a vontade de DEUS. O terceiro tópico aborda o ministério profético na atualidade. DEUS ainda fala por meio de profetas? A lição deixa claro que sim, pois DEUS continua a entregar sobrenaturalmente mensagens específicas para algumas pessoas e para a Igreja. (Ministério - Efésios 4:11).
Um ponto relevante
É possível que, no exercício da pregação da Palavra, um pregador manifeste poderosamente e sobrenaturalmente uma Palavra profética da parte de DEUS, ou que o dom da profecia se manifeste. O saudoso teólogo norte-americano, Stanley Horton, a respeito disso, escreve assim: “O pregador precisa mesmo preparar-se, mas ainda poderá haver ocasiões em que o ESPÍRITO SANTO lhe dará alguma coisa a mais do que aquilo que tem nas suas anotações. Se a experiência dos profetas do Antigo Testamento serve como orientação, vemos que DEUS frequentemente lidava com eles, enquanto estavam a sós com Ele, e depois os enviava para profetizar, para falar em nome dele. Através da profecia, o ESPÍRITO SANTO toca nos pontos sensíveis, revela o que está oculto, e produz a convicção e a adoração, bem como o encorajamento e o estímulo à ação” (HORTON, Stanley. A Doutrina do ESPÍRITO SANTO no Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.300).
 

LIÇÃO 1 - O Ministério Profético no Antigo Testamento - Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 3º Trimestre de 2010
O Ministério Profético na Bíblia, a voz de DEUS na Terra - Comentários da revista da CPAD:
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
 
O PROFETA
Definição:
"Aquele que fala em lugar de outrem";
porta-voz de DEUS.
Função:
Proclamar os oráculos de DEUS.
Prova de autenticidade da mensagem:
Deuteronômio 18.21,22.
Início do ministério dos profetas:
Moisés iniciou o ofício profético em Israel (Nm 11.25,26).
Quem poderia ser profeta:
Qualquer pessoa, desde que tivesse uma chamada divina específica.
Classificação dos profetas:
Clássicos ou profetas escritores e não-escritores ou orais.
 
 
SINOPSE DO TÓPICO (1 ) O ministério profético, como instituição, teve início em Israel por meio de Moisés.
SINOPSE DO TÓPICO (2) O profeta é um porta-voz ou embaixador divino, que fala em nome de DEUS.
SINOPSE DO TÓPICO (3) O texto sagrado revela a existência de uma organização de profetas, que eram categorizados em clássicos ou profetas escritores e orais ou não-escritores.
 
 
 
TABELA DE PROFETAS E PROFECIAS CUMPRIDAS - DEUS É FIEL!
 
 
                                                                        
               
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração” (2 Pe 1.19).
 
PROFETAS:
 Ez 33.7 Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.
            
Profecia de Oséias a respeito de JESUS CRISTO que se cumpriu cabalmente: 
Os 11.1 Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho. Cumprimento em Mt 2.14,15
 
   Será que ainda hoje temos o ministério profético operando em nosso meio? E evidente que sim, o que acabou, segundo o próprio JESUS é o ministério profético que predizia sua vinda e sacrifício (Lucas 16:16).
Infelizmente devido ao brilho excessivo dado pela Igreja a alguns ministérios como o de Pastores e Evangelistas, como também aos cantores e músicos (que não é ministério dado por CRISTO); estamos assistindo ao progressivo sufocamento de outros ministérios essenciais ao crescimento qualitativo da Igreja de JESUS CRISTO, nesses últimos momentos da mesma aqui na terra. Ainda se considera, embora dando pouco valor e ainda menos tempo, o ministério de Mestre; quase não se fala em Apóstolos e sufocaram quase que totalmente o ministério de profeta. Estamos confundindo profecia (Dom do ESPÍRITO SANTOI) com o ministério de profeta (Pessoa escolhida e separada por CRISTO para exercer o ministério profético na Igreja, sendo usado para predizer o futuro, revelar o passado e o presente).
                
Diferença:
    A profecia pode vir de 3 fontes: DEUS, homem e satanás. Devem ser julgadas (1 Ts 5:21,22) e controladas para haver ordem no culto; um depois do outro e no máximo três em cada reunião (1 Co 14.31). Não devem ser desprezadas(1 Ts 5:20). Vêm para edificação, exortação e consolação(1 Co 14:3). Línguas + Interpretação = Profecia (1 Co 14:27,13). 
    Diferente de profeta, todo profeta profetiza, mas nem todo que profetiza é profeta (1Co 14:31) e (Ef 4:11).
     Profeta é ministério dado por CRISTO, profecia é manifestação do ESPÍRITO SANTO. Profeta prediz alguma coisa que ainda vai acontecer, profecia não prediz nada. Todos podem profetizar (1 Co 14.31), mas poucos são chamados para serem profetas. 
Ex: JESUS: "Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará."(Jo 16:22).
Agabo: At 21 8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
Filipe - 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam (Dom do ESPIRITO SANTO). 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo (Ministério dado por CRISTO a Igreja); 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o ESPÍRITO SANTO: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 
Paulo: "disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos. Então os soldados cortaram os cabos do batel e o deixaram cair. Enquanto amanhecia, Paulo rogava a todos que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais e permaneceis em jejum, não havendo provado coisa alguma. Rogo-vos, portanto, que comais alguma coisa, porque disso depende a vossa segurança; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós."(At 27:31-34).
    Antioquia Da Síria (Conhecida Na Síria Como Antakya):  A Melhor Pronúncia Seria Dizer Antíoquia, Com Acento No "I", Porque Quem Fundou A Cidade Foi Antíoco Epifâneo.   Havia Alí Profetas E Doutores (Será Que Temos Hoje?)    O Corpo Humano Para Funcionar Bem Tem Que  Funcionar Bem Todos Os Sentidos,
 
Ou Seja:        
     1-Olfato     2-Paladar     3-Aldição    4-Visão    5-Tato
A Igreja, Como Corpo De CRISTO Na Terra, Para Funcionar Bem Tem Que Ter Também Cinco Ministérios Funcionando Bem:
1-Apóstolos     2-Profetas  3-Evangelistas    4-Pastores    5-Mestres   Ef  4.11
 
 
 
                         
 
 
PROFETA:
Porta-voz de DEUS cuja mensagem é ou admoestação ou predição. Em um sentido os primeiros profetas foram os patriarcas, desde Adão até Moisés. Ver Gn 20.7. No sentido restrito, é em Samuel que começa o ministério profético. Entre esses profetas encontram-se Elias, Eliseu, Davi. A partir dessa época, começa outra ordem de profetas, divididos em duas classes: l) Os grandes profetas: Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel 2) Os profetas menores, isto é, que deixaram escritos menores, são, em número de doze: Oséias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
 Lista cronológica dos profetas: Enoque, Gn 5.21-24; Noé, Gn 9.25-27; Abraão, Gn 20.7; Jacó, Gn 49.1; Arão, Êx 7.1; Moisés, Dt 18.18; Balaão; Nm 23.5; Samuel, l Sm 3.20; Davi, SI 16.8-11; Nata, 2 Sm 7.2; Zadoque, 2 Sm 15.27; Gade, 2 Sm 24.11; Aias, l Rs 11.29; Ido, 2 Cr 9.29; Semaías, 2 Cr 12.7; Azarias, 2 Cr 15.2-7; Hanani, 2 Cr 16.7; Jeú, l Rs 16.1; Elias, l Rs 17.1; Eliseu, l Rs 19.16; Micaias, l Rs 22.7; Jonas, 2 Rs 14.25; Isaias, 2 Rs 19.2; Oséias, Os 1.1; Amos, Am I.1; Miquéias, Mq 1.1; Obede, 2 Cr 28.9; Naum, Na 1.1; Joel, Jl 1.1; Sofonias, Sf 1.1; Jedutum, 2 Cr 35.15; Jeremias, 2 Cr 36.12; Habacuque, He 1.1; Obadias, Ob l; Ezequiel, Ez 1.3; Daniel, Dn 12.11; Ageu, Ag 1.1; Zacarias, Zc 1.1; Malaquias, Ml 1.1; Zacarias, Lc 1.67; João Batista, Lc 7.28; Caifás, Jô II.51; Âgabo, At 11.28; Paulo, l Tm 4.1; Pedro, 2 Pé 2.1, 2; João, Ap 1.1; CRISTO, de quem testificavam todos os profetas (Lc 24.27, 44), é O Profeta da Sua Igreja em todas as épocas, Dt 18.15; At 3.22, 23.
 
 
PROFETAS
 
PROFETAS, FALSOS: Dt 18 20; Is 9.15; Jr 14.13; Ez 13.3; Mt 7.15; 2 Pé 2.1; l Jo 4.1. Zedequias, l Rs 22.11; Jr 29.21. Barjesus, At 13.6.
 
PROFETIZA: Mulher que faz profecias. Miriã, Êx 15.20; Débora, Jz 4.4; Hulda, 2 Rs 22.14; Ana, Lc 2.36. Ver Is 8.3; At 2.18; l Co 11.5.
 
PROFETIZAR: Predizer como profeta.
Ver Profeta. Setenta anciãos . . . profetizaram, Nm 11.25. A palavra dele se não cumprir . . . como profetizou, Dt 18.22; (ver 13.1-5). Saul, e ele profetizou, l Sm 10.10. Um grupo de profetas profetizando . . . também eles profetizaram, l Sm 19.20, Também estes profetizaram . . . também profetizaram, l Sm 19.21. Profetizou diante de Samuel, l Sm 19.24. Nunca profetiza de mim o que é bom, l Rs 22.8. Profetizaram o profeta Ageu e Zacarias, Ed 6.14. Não profetizeis para nós o que é reto, Is 30.10. Os profetas profetizam falsamente, Jr 5.31. Profetizado em teu nome, Mt 7.22. Profetiza-nos . . . quem é que te bateu! Mt 26.68. Zacarias . . . profetizou, Lc 1.67. Em parte profetizamos, l Co 13.9. Procurai com zelo ... de profetizar, l Co 14.39. Profetizou Enoque, Jd 14.
 
PROFECIA: Profeta. Não havendo profeta o povo se corrompe, Pv 29.18. Diferentes dons ... se p, Rm 12.6. A outro p, l Co 12.10. Havendo p, desaparecerão, l Co 13.8. A p não é para os incrédulos, l Co 14.22. Não desprezeis p, l Ts 5.20. Segundo as p de que . . . foste objeto, l Tm 1.18 Dom ... te foi concedido mediante p, l Tm 4.14. Nenhuma p ... vêm de particular elucidação, 2 Pé 1.20. Ouvem as palavras da p, Ap 1.3; 22.18. O testemunho de JESUS é o espírito da p, Ap 19.10. Que guarda as palavras da p, Ap 22.7. Ver Dons do ESPÍRITO em 1 Co 12.  
 
O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO - BEP - CPAD
Is 6.8,9 “Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.”
 
O LUGAR DOS PROFETAS NA HISTÓRIA DE HEBREUS.
(1) Os profetas do AT eram homens de DEUS que, espiritualmente, achavam-se muito acima de seus contemporâneos. Nenhuma categoria, em toda a literatura, apresenta um quadro mais dramático do que os profetas do AT. Os sacerdotes, juízes, reis, conselheiros e os salmistas, tinham cada um, lugar distintivo na história de Israel, mas nenhum deles, logrou alcançar a estatura dos profetas, nem chegou a exercer tanta influência na história da redenção.
(2) Os profetas exerceram considerável influência sobre a composição do AT. Tal fato fica evidente na divisão tríplice da Bíblia hebraica: a Torá, os Profetas e os Escritos (cf. Lc 24.44). A categoria dos profetas inclui seis livros históricos, compostos sob a perspectiva profética: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. É provável que os autores desses livros fossem profetas. Em segundo lugar, há dezessete livros proféticos específicos (Isaías até Malaquias). Finalmente, Moisés, autor dos cinco primeiros livros da Bíblia (a Torá), era profeta (Dt 18.15). Sendo assim, dois terços do AT, no mínimo, foram escritos por profetas.
 
PALAVRAS HEBRAICAS APLICADAS AOS PROFETAS. 
(1) Ro’eh. Este substantivo, traduzido por “vidente”, em português, indica a capacidade especial de se ver na dimensão espiritual e prever eventos futuros. O título sugere que o profeta não era enganado pela aparência das coisas, mas que as via conforme realmente eram — da perspectiva do próprio DEUS. Como vidente, o profeta recebia sonhos, visões e revelações, da parte de DEUS, que o capacitava a transmitir suas realidades ao povo.
(2) Nabi’.
(a) Esta é a principal palavra hebraica para “profeta”, e ocorre 316 vezes no AT. Nabi’im é sua forma no plural. Embora a origem da palavra não seja clara, o significado do verbo hebraico “profetizar” é: “emitir palavras abundantemente da parte de DEUS, por meio do ESPÍRITO de DEUS” (Gesenius, Hebrew Lexicon). Sendo assim, o nabi’ era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do ESPÍRITO de DEUS. A palavra grega prophetes, da qual se deriva a palavra “profeta” em português, significa “aquele que fala em lugar de outrem”. Os profetas falavam, em lugar de DEUS, ao povo do concerto, baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle.
(b) No AT, o profeta também era conhecido como “homem de DEUS” (ver 2Rs 4.21), “servo de DEUS” (cf. Is 20.3; Dn 6.20), homem que tem o ESPÍRITO de DEUS sobre si (cf. Is 61.1-3), “atalaia” (Ez 3.17), e “mensageiro do Senhor” (Ag 1.13). Os profetas também interpretavam sonhos (e.g., José, Daniel) e interpretavam a história — presente e futura — sob a perspectiva divina.
 
HOMENS DO ESPÍRITO E DA PALAVRA.
O profeta não era simplesmente um líder religioso, mas alguém possuído pelo ESPÍRITO de DEUS (Ez 37.1,4). Pelo fato do ESPÍRITO e a Palavra estarem nele, o profeta do AT possuía estas três características:
(1) Conhecimentos divinamente revelados. Ele recebia conhecimentos da parte de DEUS no tocante às pessoas, aos eventos e à verdade redentora. O propósito primacial de tais conhecimentos era encorajar o povo a permanecer fiel a DEUS e ao seu concerto. A característica distintiva da profecia, no AT, era tornar clara a vontade de DEUS ao povo mediante a instrução, a correção e a advertência. O Senhor usava os profetas para pronunciarem o seu juízo antes de este ser desferido. Do solo da história sombria de Israel e de Judá, brotaram profecias específicas a respeito do Messias e do reino de DEUS, bem como predições sobre os eventos mundiais que ainda estão por ocorrer.
(2) Poderes divinamente outorgados. Os profetas eram levados à esfera dos milagres à medida que recebiam a plenitude do ESPÍRITO de DEUS. Através dos profetas, a vida e o poder divinos eram demonstrados de modo sobrenatural diante de um mundo que, doutra forma, se fecharia à dimensão divina.
(3) Estilo de vida característico. Os profetas, na sua maioria, abandonaram as atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para DEUS. Protestavam intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniqüidades cometidas pelo povo, bem como a corrupção praticada pelos reis e sacerdotes. Suas atividades visavam mudanças santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de DEUS e de sua justiça. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.
 
OITO CARACTERÍSTICAS DO PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO. 
Que tipo de pessoa era o profeta do AT?
(1) Era alguém que tinha estreito relacionamento com DEUS, e que se tornava confidente do Senhor (Am 3.7). O profeta via o mundo e o povo do concerto sob a perspectiva divina, e não segundo o ponto de vista humano.
(2) O profeta, por estar próximo de DEUS, achava-se em harmonia com DEUS, e em simpatia com aquilo que Ele sofria por causa dos pecados do povo. Compreendia, melhor que qualquer outra pessoa, o propósito, vontade e desejos de DEUS. Experimentava as mesmas reações de DEUS. Noutras palavras, o profeta não somente ouvia a voz de DEUS, como também sentia o seu coração (Jr 6.11; 15.16,17; 20.9).
(3) À semelhança de DEUS, o profeta amava profundamente o povo. Quando o povo sofria, o profeta sentia profundas dores. Ele almejava para Israel o melhor da parte de DEUS (Ez 18.23). Por isso, suas mensagens continham, não somente advertências, como também palavras de esperança e consolo.
(4) O profeta buscava o sumo bem do povo, i.e., total confiança em DEUS e lealdade a Ele; eis porque advertia contra a confiança na sabedoria, riqueza e poder humanos, e nos falsos deuses (Jr 8.9,10; Os 10.13,14; Am 6.8). Os profetas continuamente conclamavam o povo a viver à altura de suas obrigações conforme o seu concerto estabelecido com DEUS, para que viesse a receber as bênçãos da redenção.
(5) O profeta tinha profunda sensibilidade diante do pecado e do mal (Jr 2.12,13, 19; 25.3-7; Am 8.4-7; Mq 3.8). Não tolerava a crueldade, a imoralidade e a injustiça. O que o povo considerava leve desvio da Lei de DEUS, o profeta interpretava, às vezes, como funesto. Não podia suportar transigência com o mal, complacência, fingimento e desculpas do povo (32.11; Jr 6.20; 7.8-15; Am 4.1; 6.1). Compartilhava, mais que qualquer outra pessoa, do amor divino à retidão, e do ódio que o Senhor tem à iniqüidade (cf. Hb 1.9).
(6) O profeta desafiava constantemente a santidade superficial e oca do povo, procurando desesperadamente encorajar a obediência sincera às palavras que DEUS revelara na Lei. Permanecia totalmente dedicado ao Senhor; fugia da transigência com o mal e requeria fidelidade integral a DEUS. Aceitava nada menos que a plenitude do reino de DEUS e a sua justiça, manifestadas no povo de DEUS.
(7) O profeta tinha uma visão do futuro, revelada em condenação e destruição (e.g., 63.1-6; Jr 11.22,23; 13.15-21; Ez 14.12-21; Am 5.16-20,27, bem como em restauração e renovação (e.g., 61– 62; 65.17–66.24; Jr 33; Ez 37). Os profetas enunciaram grande número de profecias acerca da vinda do Messias.
(8) Finalmente, o profeta era, via de regra, um homem solitário e triste (Jr 14.17,18; 20.14-18; Am 7.10-13; Jn 3– 4), perseguido pelos falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurança para o povo que se achava em pecado diante de DEUS (Jr 15.15; 20.1-6; 26.8-11; Am 5.10; cf. Mt 23.29-36; At 7.51-53). Ao mesmo tempo, o profeta verdadeiro era reconhecido como homem de DEUS, não havendo, pois, como ignorar o seu caráter e a sua mensagem.
 
O PROFETA E O SACERDOTE.
Durante a maior parte da história de Israel, os sacerdotes e profetas, constantemente, entravam em conflito. O plano de DEUS era que houvesse cooperação entre eles, mas os sacerdotes tendiam a aderir ao liberalismo e deixavam de protestar contra a decadência do povo de DEUS.
(1) Os sacerdotes muitas vezes concordavam com a situação anormal reinante, e sua adoração a DEUS resumia-se em cerimônias e liturgia. Embora a moralidade ocupasse um lugar formal na sua teologia, não era enfatizada por eles na prática.
(2) O profeta, por outro lado, ressaltava fortemente o modo de vida, à conduta, e as questões morais. Repreeendiam constantemente os que apenas cumpriam com os deveres litúrgicos Irritava, importunava, denunciava, e sem apoio humano defendia justas exigências e insistia em aplicar à vida os eternos princípios de DEUS. O profeta era um ensinador de ética, um reformador moral e um inquietador da consciência humana. Desmascarava o pecado e a apostasia, procurando sempre despertar o povo a um viver realmente santo.

A MENSAGEM DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO.
A mensagem dos profetas enfatiza três temas principais:
(1) A natureza de DEUS.
(a) Declaravam ser DEUS o Criador e Soberano onipotente do universo (e.g., 40.28), e o Senhor da história, pois leva os eventos a servirem aos seus supremos propósitos de salvação e juízo (cf. Is 44.28; 45.1; Am 5.27; Hc 1.6).
(b) Enfatizavam que DEUS é santo reto e justo, e não pode tolerar o pecado, iniqüidade e injustiça. Mas a sua santidade é temperada pela misericórdia. Ele é paciente e tardio em manifestar a sua ira. Sendo DEUS santo, em sua natureza, requer que seu povo seja consagrado e santo ao SENHOR (Zc 14.20; cf. Is 29.22-24; Jr 2.3). Como o DEUS que faz concerto, que entrou num relacionamento exclusivo com Israel, requer que seu povo obedeça aos seus mandamentos, como parte de um compromisso de relacionamento mútuo.
(2) O pecado e o arrependimento. Os profetas do AT compartilhavam da tristeza de DEUS diante da contínua desobediência, infidelidade, idolatria e imoralidade de seu povo segundo o concerto. E falavam palavras severas de justo juízo contra os transgressores. A mensagem dos profetas era idêntica a de João Batista e de CRISTO: “arrependei-vos, senão igualmente perecereis”. Prediziam juízos catastróficos, tal como a destruição de Samaria, pela Assíria (e.g. Os 5.8-12; 9.3-7; 10.6-15), e a de Jerusalém por Babilônia (e.g., Jr 19.7-15; 32.28-36; Ez 5.5-12; 21.2, 24-27).
(3) Predição e esperança messiânica.
(a) Embora o povo tenha sido globalmente infiel a DEUS e aos seus votos, segundo o concerto, os profetas jamais deixaram de enunciar-lhe mensagens de esperança. Sabiam que DEUS cumpriria os ditames do concerto e as promessas feitas a Abraão através de um remanescente fiel  No fim, viria o Messias, e através dEle, DEUS haveria de ofertar a salvação a todos os povos.
(b) Os profetas colocavam-se entre o colapso espiritual de sua geração e a esperança da era messiânica. Eles tinham de falar a palavra de DEUS a um povo obstinado, que, inexoravelmente rejeitavam a sua mensagem (cf. Is 6.9-13). Os profetas eram tanto defensores do antigo concerto, quanto precursores do novo. Viviam no presente, mas com a alma voltada para o futuro.
 
 
 
 
SUBSÍDIO PROFÉTICO:
PROFETAS E PROFECIAS

1- Profecia e Profeta:
A palavra profecia (oráculo)
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Em Pv 30.1 segundo algumas versões, representa a palavra hebraica massa, que propriamente significa “oráculo”; e o nome profeta, em Is 30.10, representa a palavra hebraica chozeh, que propriamente significa “vidente”, e refere-se àqueles que vêem visões. Mas sempre, em qualquer outro lugar no A.T., a “profecia” é a tradução de nebu’a; e “profeta” a de nabi. Não é certa a significação original da raiz (NB). A raiz (NB) significa ferver em cachão, e nabi, portanto, supõe-se querer dizer aquele que ferve com a inspiração ou com a mensagem divina. Todavia, é mais provável que nabi esteja em conexão com uma raiz assíria ou árabe, que significa proferir, anunciar uma mensagem. Neste caso o nabi é considerado o orador, a quem foi confiada uma missão. Isto está em conformidade como que se lê em Êx 7.1: “Então disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.” Por isso é provável que o nome “profeta”, como é empregado na Bíblia, signifique aquele que fala como acreditado mensageiro do Altíssimo DEUS. Deve-se observar que no termo, de que se trata, não há coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Pode um profeta predizer, ou não, o futuro segundo a mensagem que DEUS lhe der. Deste modo a palavra grega prophetes, que se acha na versão dos Setenta, e no NT, significa aquele que “expõe, fala sobre certo assunto”. Os substantivos abstratos nebu’a propheteie (“profecia”) têm uma significação correspondente.

2- O estado dos profetas ao receberem a sua mensagem.
E importantíssima ter uma noção certa das condições espirituais do profeta, afim de que possamos penetrar os segredos da comunicação do homem com DEUS. A concepção pagã da profecia era a de uma condição absolutamente passiva no profeta, de modo que, quanto mais inconsciente se mostrava, mais apto estava para receber a mensagem divina. Alguma coisa deste gênero se pode ver na histeria do povo israelita. Aquelas danças sagradas dos profetas de Baal, durante as quais eles batiam em si furiosamente, cortando-se com canivetes, para que pudessem receber um sinal visível de aprovação divina, eram, na realidade, uma manifestação típica (1 Rs 18.26 a 28); e é provável que em tempos posteriores os falsos profetas tomassem disposições semelhantes, com o fim de provocarem em si próprios o estado de êxtase para as suas arengas. Mas a idéia pagã de profecia se apresenta dum modo muito claro em Balaão. A sua vontade e os seus próprios pensamentos são vencidos pela inspiração divina, proclamando ele a mensagem celestial, contrariamente aos seus particulares desejos (Nm 22 a 24).

No tempo de Samuel já se vê o principio de melhor sistema. Ele reunia em comunidades aqueles que parecia terem dons especiais da profecia, disciplinando-os, ensinando-lhes a música, e, segundo parece, ministrando-lhes conhecimentos da história e religião, para que pudessem estar nas melhores condições de receber as palavras de DEUS (1 Sm 10.10 a 13; 19.18 a 20). A respeito da música pode-se compreender que era para aquietar a alma, e prepará-la para as comunicações com DEUS (1 Sm 16. 14 a 23; 2 Rs 3.15). Quanto a serem estas escritas ou não pelo profeta, isso dependia do caráter particular de cada alocução.

Essas profecias, devemos dizê-lo, são inteiramente apostas ás produzidas no estado de mero êxtase. São escritas com grande escolha de palavras e frases, revelando a vida anterior dos profetas, os seus interesses e ocupações, e apresentando em vários graus a cultura e as circunstâncias do tempo em que cada profecia foi revelada. As profecias de Amós. de Miquéias, de Isaias, e de Jeremias, por exemplo, estão muito longe das de Balaão, tanto na visão espiritual como nos conscientes pensamentos e deliberado estudo. Os profetas tinham aprendido que DEUS Se servia das próprias faculdades e aptidões deles como instrumento das Suas revelações.

Na verdade, querendo formar a mais alta concepção do estado do profeta, na recepção das comunicações divinas, temos esse ideal em JESUS CRISTO, que estava em comunhão com o Seu Pai, e anunciava aos homens o que dele ouvia (Jo 8.26 a 40; 15.15; 17.8). Em JESUS não havia o estado de êxtase, mas manifestava-se uma clara comunicação espiritual, tendo a Sua alma um grandioso poder receptivo e ativo. Na proporção em que os profetas alcançavam este dom maravilhoso de profecia, podiam eles receber e transmitir perfeitamente a mensagem divina.

3- A função dos profetas.
Examinando as suas palavras num sentido mais lato, e tomando no seu todo a obra dos profetas, observamos que uma das suas mais importantes funções era a interpretação dos fatos passados e presentes. Estudando eles os acontecimentos na presença de DEUS, puderam vê-los na sua luz divina, e compreendê-los assim no seu verdadeiro aspecto e significação. Por isso os profetas não eram, realmente, historiadores (como o escritor dos livros dos Reis), mas foram algumas vezes políticos ativos bem como diretores religiosos. Entre estes podemos admitir não somente Isaias e Jeremias, mas também Eliseu, visto como este mandou um dos filhos dos profetas ungir Jeú, efetuando deste modo a destruição da dinastia de Onri, culpada de prestar culto a Baal (2 Rs 9). Além disso, o fato de eles perceberem a significação dos acontecimentos passados e presentes, habilitava-os a conhecer os resultados da vida pessoal e nacional, e a proclamar princípios que tinham um alcance muito mais largo, de muito maior extensão, do que o que eles podiam imaginar. E, deste modo, quando as mesmas forças operavam em tempos e lugares muitíssimo distantes dos contemplados pelos próprios profetas, as suas palavras de aviso e conforto achavam cumprimento, não talvez uma vez somente, mas em diversas ocasiões. E a este poder, inerente a uma previsão verdadeiramente inspirada, que Pedro provavelmente se refere, quando escreveu (2 Pe 1.20): “nenhuma profecia da Escritura é de particular elucidação”, querendo dizer que o seu significado e referência não devem limitar-se a qualquer acontecimento no tempo.

4- O valor das profecias:  
a) Os sacerdotes tratavam de coisas rituais, ou melhor, das orações litúrgicas e dos cânticos sagrados. Nos profetas havia vistas mais largas, e uma realização mais completa da vontade de DEUS na vida diária, tanto particular como nacional. Se quisermos, talvez, dizer em poucas palavras qual o efeito dos ensinamentos dos profetas sobre os seus contemporâneos, quer se trate de pessoas, quer de nações, afirmaremos que era a esperança o forte sentimento que consolava a alma israelita, apesar dum passado manchado pelo pecado, e dum presente sob a ameaça do castigo. Todavia, superior a tudo, estava DEUS realizando o Seu plano de misericórdia e bênçãos. Nenhuma religião, fora do Judaísmo, podia mostrar nos seus ensinamentos tais princípios de consoladora expectativa. E eis aqui um dos grandes segredos que explicam o grande êxito que só a religião de Israel alcançou.
b) Se os contemporâneos dos profetas muito ganharam, ou estiveram na situação de ganhar com a obra dos profetas, maior proveito disso devemos nos ainda tirar. Porquanto estamos agora preparados para ver bem o efeito das suas doutrinas e predições, e considerar as verdades eternas, em que eles depositavam completa confiança. Dum modo particular, certamente, podemos apreciar até certo grau as suas exposições acerca do grande Personagem, por meio do qual havia de vir a redenção de Israel. Não é o nosso fim neste artigo enumerar as várias profecias com relação a CRISTO. A maioria delas é bem conhecida. Basta dizer-se que, embora os profetas não alcançassem bem o inteiro sentido das suas próprias palavras, esperavam, contudo, um Ente que havia de ser idealmente perfeito, na sua qualidade de Rei para governar, de Profeta para ensinar, e de Sacerdote para reconciliar; que havia de ser homem, e mais do que homem, pois seria Ele mesmo DEUS; e que havia de sofrer até á morte, reinando, contudo, para sempre na Glória.

5- Profecia e profetas do Novo Testamento:  
Houve uma pausa: por espaço de trezentos anos não tinha DEUS falado aos homens. Mas no fim desse tempo, João, filho de Zacarias, cognominado o Batista, que foi “profeta”, e “mais de que profeta” (Mt 11.9), apareceu, revelando às multidões a vontade de DEUS a respeito delas, e dizendo-lhes que estava chegado o tempo em que as profecias sobre a vinda do Libertador deviam ser cumpridas. E chegou esse tempo do Profeta ideal, em quem tiveram realização, no maior grau. as palavras de Moisés (Dt 18.18; At 3.22), revelando Ele nos Seus atos e palavras o ESPÍRITO do Pai celestial. E compreende-se que a atividade profética não tivesse a sua paragem em JESUS CRISTO, continuando duma maneira nova, depois que o ESPÍRITO SANTO foi derramado no dia de Pentecoste. Então, as palavras de Joel receberam parte do seu cumprimento: “vossos filhos e as vossas filhas profetizarão” (Jl 2.28; At 2.17); e mais uma vez se acostumaram os crentes a ouvir os profetas, que se lhes dirigiam em nome do Senhor. Entre estes são mencionados: Ágabo e outros, vindos de Jerusalém (At 11.27,28; 21.10); profetas em Antioquia (At 13.1); Judas e Silas (At 15.32); as quatro filhas de Filipe, o evangelista (At 21.9). Paulo também se refere a profetas cristãos em 1 Co 12.28 e seguintes: 14.29,32,37; Ef 3.5 e 4.11, compreendendo nós, por essas passagens, que esses obreiros, tomando parte proeminente nas reuniões cristãs, nos cultos, eram algumas vezes inclinados a pensar que não podiam restringir o ímpeto da fala. O autor do Apocalipse também se refere freqüentes vezes aos profetas cristãos, que são considerados como seus irmãos (Ap 22.9; vede também 10.7; 11.10-18; 16.6; 18.20-24; 22.6).
 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
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Dicionário Bíblico Universal
 
 
 
PARA REFLETIR - A respeito de “A Chamada Profética de Samuel”, responda:
Onde está registrada a primeira menção de “profeta” nos livros de Samuel? A primeira menção que é feita sobre “profeta” no livro está registrada em 1 Samuel 2.27-36.
Segundo a lição, o que o profeta seria? O profeta seria o porta-voz de DEUS para que o povo obedecesse à vontade do Todo-Poderoso.
Como Samuel se dirigiu a Eli após ouvir uma voz? Ao ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que fosse a de Eli, por três vezes se dirigiu a ele com todo respeito e temor (1 Sm 3.4,5).
Como o dom de profecia se manifesta? O dom de profecia se manifesta de forma sobrenatural e momentaneamente.
Segundo Atos 13.1 e 15.2, a que os profetas eram impulsionados? Segundo Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados pela inspiração profética a entregar a mensagem de DEUS.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Profeta é o que fala em nome do Senhor. Com Samuel deu-se o início da prática de os profetas ungirem o rei.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Samuel cresceu, desenvolveu-se e aprendeu, do ponto de vista do ministério profético, com Eli.
SÍNTESE DO TÓPICO III - O Senhor continua a falar à sua Igreja tanto por meio do dom de profecia quanto pelo ministério profético.
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO TOP1
Para traçar um perfil mais exato do ministério de Samuel, considere a leitura deste texto: “Samuel, sendo ainda rapazinho, foi favorecido com uma revelação divina (1 Sm 3.1-21). Tal revelação dizia respeito à derrubada da casa de Eli, e foi com relutância que Samuel comunicou a mensagem a Eli. Samuel foi crescendo em estatura na presença do povo, e todos compreenderam que ele fora encarregado com um ofício profético da parte do Senhor (1 Sm 3.20). A trágica derrota de Israel e a perda da arca, usada como talismã contra os filisteus, quando os dois filhos de Eli figuraram entre os mortos, significou o fim da sucessão de Eli, e a rejeição do sacerdócio araônico. Embora não seja explicitamente afirmado, Samuel, a única pessoa então em vista, assumiu as rédeas até então nas mãos de Eli” (BENTHO, Esdras Costas; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro. Introdução ao Estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.226). Assim, apresente o perfil do ministério profético de Samuel à classe.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO TOP2
“Samuel era um líder nacional que exercia os ofícios de sacerdote e profeta. Ele aparece diversas vezes nos relatos do primeiro livro de Samuel, oferecendo sacrifícios pelo povo na consagração dos reis Saul e Davi e pelo exército de Israel (1 Sm 7.9; 9.12,13; 10.8; 13.8,9; 16.3,13). É reconhecido naquela geração como homem honrado ‘e tudo quanto diz sucede assim infalivelmente’ (1 Sm 9.6); ‘e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra’ (1 Sm 3.19). É todo-importante que o homem de DEUS tenha tal conceito diante do povo da cidade. É dever de todo cristão se comportar com decência e honestidade, pois o mundo observa a nossa vida, mas quem ocupa cargo de relevância precisa ter uma vida ilibada, deve ser um referencial para o povo, note que a boa fama de Samuel era conhecida por todos” (SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.24).
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP3
“Alguns profetas também eram usados para predizer o futuro, como Ágabo em duas ocasiões (Atos 11.28; 21.11). Ele saiu de sua casa na Judeia para levar as mensagens de DEUS. Em consequência da primeira, foi levantada uma oferta para ajudar a igreja em Jerusalém durante uma fome prevista e acontecida. Na segunda, a igreja foi avisada a respeito da prisão do apóstolo Paulo. Em nenhuma delas estava envolvida alguma nova doutrina. Nem foram dadas instruções quanto ao que a igreja devia fazer. Isto era assunto dos membros, mediante o ESPÍRITO SANTO. Nunca houve algo semelhante à adivinhação, no ministério desses profetas.
Os que são usados regularmente pelo ESPÍRITO no exercício do dom de profecia na congregação, também são chamados profetas (1 Coríntios 14.29,32,37). A Bíblia adverte contra os falsos profetas que alegam ser usados pelo ESPÍRITO SANTO, mas devem ser submetidos à prova (1 João 4.1)” (HORTON, Stanley. A Doutrina do ESPÍRITO SANTO no Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.290-91).
 

CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p. 37.
 
SUGESTÃO DE LEITURA - Profetas e Visionários, Profetas Menores e Teologia Sistemática Pentecostal.