Escrita Lição 1, Betel, A Descida do Espírito Santo – O Início de Uma Transformação na vida do crente, 1Tr25, Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 1, Betel, A Descida do ESPÍRITO SANTO, O Início de Uma Transformação na vida do crente, 1Tr25, Comentários Extras Pr Henrique, EBD NA TV
Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
 

 https://youtu.be/jm9AIZpGbgM?si=TO6JjbjDFda_uk2E Vídeo
Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2024/12/escrita-licao-1-betel-descida-do.html
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2024/12/slides-licao-1-betel-descida-do.html
PowerPoint https://pt.slideshare.net/slideshow/slides-licao-1-betel-a-descida-do-espirito-santo-pptx/274458958
 
ESBOÇO DA LIÇÃO 1 BETEL 1TR2025
1- A PROMESSA SE CUMPRE
1.1. A promessa no AT
1.2. A vinda do Consolador
1.3. O ESPÍRITO SANTO  no Pentecostes
2- O PODER DO ESPÍRITO SANTO
2.1. O ESPÍRITO SANTO aumenta a abrangência da Igreja
2.2. O ESPÍRITO SANTO nos tira da zona de conforto
2.3. O ESPÍRITO  SANTO age na vida do pecador
3- A AUTORIDADE DO ESPÍRITO SANTO
3.1. O ESPÍRITO SANTO nos reveste de poder.
3.2. O ESPÍRITO SANTO nos encoraja
3.3. O ESPÍRITO SANTO nos capacita
 
TEXTO ÁUREO
"E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem ", Atos 2.4.
 
VERDADE APLICADA
Até que o Senhor venha, a Igreja precisa de revestimento de poder para cumprir a missão que Ele lhe entregou.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reconhecer o cumprimento da promessa em Atos.
Ressaltar o poder do ESPÍRITO SANTO
Destacar a autoridade do ESPÍRITO SANTO
 
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO  lhes concedia que falassem.
 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO 1 BETEL 2025

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

LIÇÃO 3 – O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES
Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 – CPAD – Jovens e Adultos
ATOS DOS APÓSTOLOS – Até aos confins da terra
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações e vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva

TEXTO ÁUREO
“Porque, na verdade, João batizou com água. mas vós ser eis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias”(At 1.5).

VERDADE PRÁTICA
Cremos na atualidade do batismo no ESPÍRITO SANTO e dos dons espirituais, conforme prometeu o próprio CRISTO e ensinaram os santos apóstolos nas escrituras.

LEITURA DIÁRIA
Is 44.3 A profecia de Isaías
Jl 2.28-31 A profecia de Joel
Mt 3.11 A profecia de João Batista
At 1.5 A promessa de JESUS
At 2.38-40 A proclamação do Evangelho
At 2.42 Maior perseverança em DEUS

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – Atos 2.1-6;12
1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de. fogo, as quais pousaram sobrei cada um deles. 4 – E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem. 5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 6 – E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
12 – E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

2.1 PENTECOSTE. Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano judaico. A primeira grande festa era a Páscoa. Cinquenta dias após esta, vinha a festa de Pentecoste, nome este derivado do gr. penteekostos (= qüinquagésimo – 50 dias após a Páscoa). Era também chamada Festas das Colheitas, porque nela as primícias da sega de grãos eram
oferecidas a DEUS (cf. Lv 23.17). Da mesma forma, o dia de Pentecoste simboliza, para a igreja, o início da colheita de almas para DEUS neste mundo.
2.2,3 UM VENTO… IMPETUOSO, E… LÍNGUAS REPARTIDAS, COMO QUE DE FOGO. As manifestações externas de um som como de um vento poderoso e das línguas de fogo (vv. 2,3) demonstram que DEUS estava ali presente e ativo, de modo poderoso (cf. Êx 3.1-6; 1 Rs 18.38,39). O fogo talvez simbolize a consagração e a separação dos crentes para DEUS, visando a obra de glorificar a CRISTO (Jo 16.13,14) e de testemunhar dEle (1.8). Estas duas manifestações antecederam o batismo no ESPÍRITO SANTO, e não foram repetidas noutros relatos similares do livro de Atos.
2.4 CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Qual é o significado da plenitude do ESPÍRITO SANTO recebida no dia de Pentecoste?
(1) Significou o início do cumprimento da promessa de DEUS em Jl 2.28,29, de derramar seu ESPÍRITO sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33; ver Jl 2.28,29).
(2) Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em CRISTO (3.19; Mt 3.2; Lc 13.3; ver At 2.17).
(3) Os discípulos foram do alto… revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de CRISTO, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em CRISTO (cf. 1.8; 4.13,33; 6.8; Rm 15.19; ver Jo 16.8).
(4) O ESPÍRITO SANTO já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no ESPÍRITO SANTO ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 38-40; 4.12,33; Rm 9.1-3; 10.1). O Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39).
(5) Os discípulos se tornaram ministros do ESPÍRITO. Não somente pregavam JESUS crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em CRISTO, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do ESPÍRITO SANTO (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no ESPÍRITO SANTO é a chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6).
(6) Mediante este batismo no ESPÍRITO, os seguidores de CRISTO tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do ESPÍRITO SANTO, as mesmas coisas que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12).

2.39 A VÓS, A VOSSOS FILHOS E A TODOS. A promessa do batismo no ESPÍRITO SANTO não foi apenas para aqueles presentes no dia de Pentecoste (v.4), mas também para todos os que cressem em CRISTO durante toda esta era: a vós os ouvintes de Pedro; a vossos filhos à geração seguinte; à todos os que estão longe à terceira geração e às subsequentes.
(1) O batismo no ESPÍRITO SANTO com o poder que o acompanha, não foi uma ocorrência isolada, sem repetição, na história da igreja. Não cessou com o Pentecoste (cf. v. 38; 8.15; 9.17; 10.44-46; 19.6), nem com o fim da era apostólica.
(2) É o direito mediante o novo nascimento de todo cristão buscar, esperar e experimentar o mesmo batismo no ESPÍRITO que foi prometido e concedido aos cristãos do NT (1.4,8; Jl 2.28; Mt 3.11; Lc 24.49).

2.4 COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS. Para um exame do significado do falar em línguas ocorrido no dia de Pentecoste e noutras ocasiões, na igreja do NT ver o estudo O FALAR EM LÍNGUAS aqui abaixo:
No dia do Pentecostes houve a manifestação de um dom do ESPÍRITO SANTO chamado “Dom de Línguas”: Os discípulos (cerca de 120) falavam na língua de origem dos visitantes de Jerusalém.
Havia naquele dia uma multidão em Jerusalém atraídos pelos festejos, DEUS soube escolher o dia para espalhar o evangelho para todas as nações em volta de Jerusalém (Veja mapa acima).
O barulho de 120 pessoas falando em línguas é tremendo e escandaliza ate os crentes de hoje, imagine naquele dia a curiosidade e o susto dos visitantes de Jerusalém!
Era plano de DEUS para evangelizar os povos gentílicos e judeus.

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO (BEP – CPAD)
At 1.5 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias.”

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no ESPÍRITO SANTO (ver 1.4 ). A respeito do batismo no ESPÍRITO SANTO, a Palavra de DEUS ensina o seguinte:
(1) O batismo no ESPÍRITO é para todos que professam sua fé em CRISTO; que nasceram de novo, e, assim, receberam o ESPÍRITO SANTO para neles habitar.
(2) Um dos alvos principais de CRISTO na sua missão terrena foi batizar seu povo no ESPÍRITO (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no ESPÍRITO SANTO e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8).
(3) O batismo no ESPÍRITO SANTO é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do ESPÍRITO é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo ESPÍRITO, assim também o batismo no ESPÍRITO complementa a obra regeneradora e santificadora do ESPÍRITO. No mesmo dia em que JESUS ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o ESPÍRITO SANTO” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo ESPÍRITO SANTO (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração (ver 11.17; 19.6).
(4) Ser batizado no ESPÍRITO significa experimentar a plenitude do ESPÍRITO, (cf. 1.5; 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do ESPÍRITO SANTO antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no ESPÍRITO SANTO”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de CRISTO (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14).
(5) O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no ESPÍRITO SANTO (2.4; 10.45,46; 19.6)
(6) O batismo no ESPÍRITO SANTO outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de CRISTO e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do ESPÍRITO SANTO, na qual a presença, a glória e a operação de JESUS estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1Co 12.7).
(7) Outros resultados do genuíno batismo no ESPÍRITO SANTO são: (a) mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46; 1Co 14.2,15); (b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o ESPÍRITO SANTO, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (ver Jo 16.8; At 1.8); (c) uma vida que glorifica a JESUS CRISTO (Jo 16.13,14; At 4.33); (d) visões da parte do ESPÍRITO (2.17); (e) manifestação dos vários dons do ESPÍRITO SANTO (1Co 12.4-10); (f) maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); (g) maior amor à Palavra de DEUS e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42) e (h) uma convicção cada vez maior de DEUS como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6).
(8) A Palavra de DEUS cita várias condições prévias para o batismo no ESPÍRITO SANTO.
(a) Devemos aceitar pela fé a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17). Isto importa em submeter a DEUS a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32). Devemos abandonar tudo o que ofende a DEUS, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21).
(b) É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no ESPÍRITO SANTO (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33).
(c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17).
(d) Devemos esperar convictos que DEUS nos batizará no ESPÍRITO SANTO (Mc 11.24; At 1.4,5).
(9) O batismo no ESPÍRITO SANTO permanece na vida do crente mediante a oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no ESPÍRITO (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (ver Ef 5.18 ).
Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no ESPÍRITO SANTO sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.
(10) O batismo no ESPÍRITO SANTO ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de DEUS, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do ESPÍRITO SANTO (ver 4.31 ; cf. 2.4; 4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no ESPÍRITO, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o ESPÍRITO, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).

O FALAR EM LÍNGUAS (BEP – CPAD)
At 2.4 “E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem.”
O falar noutras línguas, ou a glossolália (gr. glossais lalo), era entre os crentes do NT, um sinal da parte de DEUS para evidenciar o batismo no ESPÍRITO SANTO (ver 2.4; 10.45-47; 19.6). Esse padrão bíblico para o viver na plenitude do ESPÍRITO continua o mesmo para os dias de hoje.

O VERDADEIRO FALAR EM LÍNGUAS.
(1) As línguas como manifestação do ESPÍRITO. Falar noutras línguas é uma manifestação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, i.e., uma expressão vocal inspirada pelo ESPÍRITO, mediante a qual o crente fala numa língua (gr. glossa) que nunca aprendeu (2.4; 1Co 14.14,15). Estas línguas podem ser humanas, i.e., atualmente faladas (2.6), ou desconhecidas na terra (cf. 1Co 13.1). Não é “fala extática”, como algumas traduções afirmam, pois a Bíblia nunca se refere à “expressão vocal extática” para referir-se ao falar noutras línguas pelo ESPÍRITO.
(2) Línguas como sinal externo inicial do batismo no ESPÍRITO SANTO. Falar noutras línguas é uma expressão verbal inspirada, mediante a qual o espírito do crente e o ESPÍRITO SANTO se unem no louvor e/ou profecia. Desde o início, DEUS vinculou o falar noutras línguas ao batismo no ESPÍRITO SANTO (2.4), de modo que os primeiros 120 crentes no dia do Pentecoste, e os demais batizados a partir de então, tivessem uma confirmação física de que realmente receberam o batismo no ESPÍRITO SANTO (cf. 10.45,46). Desse modo, essa experiência podia ser comprovada quanto a tempo e local de recebimento. No decurso da história da igreja, sempre que as línguas como sinal foram rejeitadas, ou ignoradas, a verdade e a experiência do Pentecoste foram distorcidas, ou totalmente suprimidas.
(3) As línguas como dom. Falar noutras línguas também é descrito como um dos dons concedidos ao crente pelo ESPÍRITO SANTO (1Co 12.4-10). Este dom tem dois propósitos principais:
(a) O falar noutras línguas seguido de interpretação, também pelo ESPÍRITO, em culto público, como mensagem verbal à congregação para sua edificação espiritual (1Co 14.5,6,13-17).
(b) O falar noutras línguas pelo crente para dirigir-se a DEUS nas suas devoções particulares e, deste modo, edificar sua vida espiritual (1Co 14.4).
Significa falar ao nível do espírito (14.2,14), com o propósito de orar (14.2,14,15,28), dar graças (14.16,17) ou cantar (14.15; ver 1Co 14).

O QUE QUER ISSO DIZER?
O Que Foi Dito Pelo Profeta Joel (At 2.16-18)
At 2.16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz DEUS, que do meu ESPÍRITO derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;18 e também do meu ESPÍRITO derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

1- E nos últimos dias acontecerá, diz DEUS,
NOS ÚLTIMOS DIAS.(1) No AT os últimos dias eram tidos como o tempo em que o Senhor agiria poderosamente, julgando o mal e concedendo salvação ao seu povo (cf. Is 2.2-21; 3.18 4.6; 10.20-23; Os 1.2; Jl 1.3; Am 8.9-11; 9.9-12). (2) O NT revela que os últimos dias começaram com a primeira vinda de CRISTO e o derramamento inicial do ESPÍRITO sobre o povo de DEUS, e que terminarão com a segunda vinda do Senhor (Mc 1.15; Lc 4.18-21; Hb 1.1,2). Este período específico é caracterizado como a era do juízo contra o mal, da autoridade sobre os demônios, da salvação da raça humana e da presença aqui do reino de DEUS. (a) Estes últimos dias serão assinalados pelo poder do ESPÍRITO SANTO (Mt 12.28). (b) Os últimos dias abrangem a investida do poder de DEUS, através de CRISTO, contra o domínio de Satanás e do pecado. Mesmo assim, a guerra apenas começou; não chegou ao fim, pois o mal e a atividade satânica ainda estão fortemente presentes (Ef 6.10-18). Por isso, somente a segunda vinda de JESUS aniquilará a atividade do poder maligno e encerrará os últimos dias (cf. 1 Pe 1.3-5; Ap 19). (c) Os últimos dias serão um período de testemunho profético, conclamando todos a se arrependerem, crerem em CRISTO e experimentarem o derramamento do ESPÍRITO SANTO (1.8; 2.4,38-40; Jl 2.28-32). Devemos proclamar a obra salvífica de CRISTO, no poder do ESPÍRITO, mesmo enquanto antevemos o dia final da ira (Rm 2.5), i.e.: o grande e glorioso Dia do Senhor (2.20b). Devemos viver todos os dias em vigilância, esperando o dia da redenção e a volta de CRISTO para buscar o seu povo (Jo 14.3; 1 Ts 4.15-17). (d) Os últimos dias introduzem o reino de DEUS com sua demonstração de pleno poder (ver Lc 11.20). Devemos ter a plenitude desse poder no conflito contra as forças espirituais do mal (2 Co 10.3-5; Ef 6.11,12) e no sofrimento por causa da justiça (Mt 5.10-12; 1 Pe 1.6,7)

2- que do meu ESPÍRITO derramarei
O derramamento do ESPÍRITO SANTO e os sinais sobrenaturais que o acompanham, não podem ser limitados unicamente ao dia de Pentecoste. O poder e a bênção do ESPÍRITO SANTO são para todo cristão receber e experimentar, no decurso de toda a era da igreja, que é a totalidade do período de tempo entre a primeira e segunda vinda de CRISTO (Ap 19.20; ver At 2.39

3- sobre toda a carne
MEUS SERVOS E MINHAS SERVAS. Segundo a profecia de Joel, citada por Pedro, o batismo no ESPÍRITO SANTO é para aqueles que já pertencem ao reino de DEUS, i.e., servos de DEUS, ou crentes; tanto homens como mulheres salvos, regenerados, pertencentes a DEUS.

Plataforma Para A Manifestação Dos Dons E Outras Maravilhas Do ESPÍRITO SANTO.
O crente precisa receber o batismo com o ESPÍRITO SANTO para que receba o restante do “pacote” espiritual, os dons do ESPÍRITO SANTO.

O Revestimento Do ESPÍRITO SANTO É O Segredo Da Nossa Vitória
Sereis revestidos de poder = Poder é o que está faltando a muitos que estão pregando vãs filosofias ao invés de entrar para as fileiras dos marcham para vencer e e serem vencedores com CRISTO, cheios do ESPÍRITO SANTO

É A Provisão De DEUS Para Os Últimos Dias

1- Estão cheios de mosto
2.13 MOSTO. Mosto (gr. gleukos) normalmente se refere ao suco de uva não fermentado. Aqueles que zombavam dos discípulos talvez hajam empregado este termo, ao invés da palavra mais comum no NT para vinho (oinos), porque sabiam que os discípulos de JESUS usavam somente este tipo de vinho doce, não fermentado. Neste caso, sua zombaria teria sido sarcástica.

2- São homens sem letras
Assim queriam dizer que só os ignorantes e iletrados seguiam esta nova religião. Não sabiam que as coisas de DEUS se discernem espiritualmente e não pela mente e sabedoria humanas.

3- O batismo com o ESPÍRITO SANTO vem de fonte impura
JESUS foi acusado de ter demônio, e pior do que isto, de ter o príncipe dos demônios; como seguidores de JESUS também passamos por estas acusações daqueles que não sabem que nós é que expulsamos os demônios daqueles que são dominados por eles, em nome de JESUS.

4- Ficamos ao lado de Pedro na defesa desta grandiosa bênção
Pedro pregou um longo discurso dizendo que não estavam embriagados sendo aquela a hora de 09:00h da manhã (terceira hora do dia), também disse que aquilo que estava acontecendo era a promessa de DEUS predita pelo profeta Joel, por Isaías e pelo próprio JESUS.

Que Quer Isto Dizer?
Isto quer dizer que DEUS inaugurou sua Igreja na terra, Igreja de fogo e de poder, ela será vitoriosa nas lutas e batalhas que lhe forem impostas pelo inimigo pois seu general é cristo, sendo o ESPÍRITO SANTO seu poder para vencer e ser vencedor sempre.

SINAIS DOS CRENTES (CPAD – BEP)
Mc 16.17,18: “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.
As Escrituras ensinam claramente que CRISTO quer que seus seguidores operem milagres ao anunciarem o evangelho do reino de DEUS (ver Mt 10.1; Mc 3.14,15; Lc 9.2; 10.17; Jo 14.12).
(1) Estes sinais (gr. semeion), realizados pelos discípulos verdadeiros, confirmam que a mensagem do evangelho é genuína, que o reino de DEUS chegou à terra com poder e que o Senhor JESUS vivo e ressurreto está presente entre os seus, operando através deles (ver Jo 10.25; At 10.38).
(2) Cada um destes sinais (exceto a ingestão de veneno) ocorreu na igreja primitiva:
(a) falar novas línguas (ver At 2.4; 10.46; 19.6; 1Co 12.30; 14);
(b) expulsar demônios (At 5.15,16; 16.18; 19.11,12);
(c) escapar da morte por picada de serpente (At 28.3-5); e
(d) curar os enfermos (At 3.1-7; 8.7; 9.33,34; 14.8-10; 28.7,8).
(3) Essas manifestações espirituais devem continuar na igreja até a volta de JESUS. Conforme vemos nas Escrituras, esses sinais não foram limitados ao período que se seguiu à ascensão de JESUS (ver 1Co 1.7; Gl 3.5).
(4) Os discípulos de CRISTO não somente deviam pregar o evangelho do reino e levar a salvação àqueles que crêem (Mt 28.19,20; Mc 16.15,16; Lc 24.47), mas também concretizar o reino de DEUS, como fez JESUS (At 10.38) ao expulsar demônios e curar doenças e enfermidades.
(5) JESUS deixa claro, em Mc 16.15-20, que esses sinais não são dons especiais para apenas alguns crentes, mas que seriam concedidos a todos os crentes que, em obediência a CRISTO, dão testemunho do evangelho e reivindicam as suas promessas.
(6) A ausência desses “sinais” na igreja, hoje, não significa que CRISTO falhou no cumprimento de suas promessas. A falta, conforme JESUS declara, está na vida dos seus seguidores (ver Mt 17.17).
(7) CRISTO prometeu que sua autoridade, poder e presença nos acompanharão à medida que lutarmos contra o reino de Satanás (Mt 28.18-20; Lc 24.47-49). Devemos libertar o povo do cativeiro do pecado pela pregação do evangelho, mediante uma vida de retidão (Mt 6.33; Rm 6.13; 14.17) e pela operação de sinais e milagres através do poder do ESPÍRITO SANTO (ver Mt 10.1; Mc 16.16-20; At 4.31-33).

OBJETIVOS
Compreender o que significa o batismo com o ESPÍRITO SANTO.
Explicar o fundamento bíblico e histórico do Batismo com o ESPÍRITO SANTO.
Saber os objetivos Batismo com o ESPÍRITO SANTO.

PALAVRA CHAVE – BATISMO – Significa (do grego baptisma) mergulho, submersão.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, atualmente diversos estudiosos, com pressupostos cessasionistas, negam o Batismo com o ESPÍRITO SANTO com a evidência inicial de falar em outras línguas, bem como a atualidade dos dons espirituais. Porém as supostas provas apresentadas por e eles não se sustentam ante a hermenêutica bíblica. Para concluir o tópico II da lição reproduza na lousa, em cartolina ou data show o esquema abaixo ou tire cópias. Explique aos alunos que o batismo com o ESPÍRITO SANTO, como bênção distinta da conversão e a atualidade dos dons espirituais são bíblicos, possíveis e necessários de serem desfrutados nos dias hodiernos. Boa aula!

 

RESUMO DA LIÇÃO 3 – O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES
INTRODUÇÃO
Quão sólidas são as bases bíblicas e teológicas do batismo com o ESPÍRITO SANTO.
I. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. O batismo com o ESPÍRITO SANTO.
2. A evidência inicial e física do batismo com o ESPÍRITO SANTO.
II. FUNDAMENTOS DO BATISMO NO O ESPÍRITO SANTO
1. Moisés.
2. Isaías.
3. Joel.
4. João Batista.
5. JESUS.
III. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA
A história da Igreja Cristã mostra que do Pentecostes em Jerusalém aos dias de hoje, houve continuidade na dispensação dessa tão inefável promessa.
O que diremos de Lutero? Wesley? Finney?
IV. OS OBJETIVOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
1. Poder e unção a fim de proclamar o Evangelho de Nosso Senhor JESUS CRISTO.
2. Reverência diante das coisas de DEUS.
3. A experimentação da plenitude espiritual.
CONCLUSÃO
A promessa diz respeito a todos os que crêem e aceitam o Filho de DEUS como o seu único e suficiente Salvador.

RESUMO RÁPIDO (Pr. Luiz Henrique)
I. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. O batismo com o ESPÍRITO SANTO. É o revestimento de poder para evangelizar destemidamente e ousadamente crendo na unção e no poder do ESPÍRITO SANTO.
2. A evidência inicial e física do batismo com o ESPÍRITO SANTO. Línguas são sinais evidentes do batismo e dons são sinais do batismo com fogo.
Sonho, revelação, falar línguas aprendidas com alguém ou numa escola – nada disso é batismo com o ESPÍRITO SANTO. – Só é batizado(a) no ESPÍRITO SANTO aquele(a) que fala em línguas novas ou desconhecidas quando é batizado(a).
II. FUNDAMENTOS DO BATISMO NO O ESPÍRITO SANTO
1. Moisés. Quando a bíblia diz que Eldade e Medade profetizavam no arraial equivale a dizer que falavam em línguas desconhecidas, enquanto os outros escolhidos por Moisés falavam lá na tenda onde estavam Moisés, Josué e os escolhidos por DEUS para ajudar Moisés em sua grande tarefa de instruir o povo na lei.
2. Isaías. Aqui o profeta cita as muitas águas sobre os sedentos. A principal motivação para o batismo é estar sedento pelo ESPÍRITO SANTO (desejoso de receber).
Isaias falou também acerca do batismo do ESPÍRITO SANTO assim: “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, ao qual disse: Este é o descanso… e este é o refrigério…” (Isaias 28:11-12)
Daniel – 5:24-28 As palavras são apresentadas como “Mene”, que significa “numerado”; “Tequel”, que significa “pesado”; e “Ufarsim” ou “Peres” (5:28), que significa “divisão.” (“Peres” é a forma singular de “Ufarsim”). A mensagem que Daniel interpretou revelava a queda do reino babilônio era uma interpretação de línguas (Dom do ESPÍRITO SANTO atual).
3. Joel. A profecia mais clara e evidente do derramamento do ESPÍRITO SANTO profetizado para ocorrer em duas etapas: Para o período da Igreja e no milênio.
4. João Batista. Ele mesmo dizia claramente: “Vos batizará com o ESPÍRITO SANTO”.
5. JESUS. A ordem de JESUS era que ficassem em Jerusalém até que do alto recebessem a promessa do PAI – O batismo com o ESPÍRITO SANTO, o poder para testemunhar com sinais e prodígios. Só depois deveriam evangelizar.
III. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA
A história da Igreja Cristã mostra que do Pentecostes em Jerusalém aos dias de hoje, houve continuidade na dispensação dessa tão inefável promessa.
O que diremos de Lutero? Wesley? Finney?
O que podem dizer os que não receberam ainda o batismo? Poderiam dizer que esses homens e mulheres santos de DEUS estão mentindo ou sendo usados por Satanás? Seria absurdo afirmar isso a respeito de homens como Lutero, Wesley, Finney, Gunnar Vingren, Daniel Berger, etc…
É evidente essa maravilha hoje no meio do povo de DEUS, basta entrar em qualquer igreja evangélica que crê no batismo com o ESPÍRITO SANTO.
IV. OS OBJETIVOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
1. Poder e unção a fim de proclamar o Evangelho de Nosso Senhor JESUS CRISTO. O padrão bíblico para a pregação do evangelho é primeiro milagres, depois pregação do evangelho, depois batismo nas águas e depois batismo com ou no ESPÍRITO SANTO (podendo ocorrer antes mesmo do batismo nas águas, como aconteceu com Cornélio e seus parentes e amigos) e depois recebimento de dons do ESPÍRITO SANTO.
2. Reverência diante das coisas de DEUS. À medida que vamos conhecendo mais a respeito do poder do ESPÍRITO SANTO, mais reverentes vamos ficando e mais desejosos de recebermos mais DELE em nosso ministério.
3. A experimentação da plenitude espiritual. Não há alegria maior do que experimentar das maiores riquezas que existem – as coisas espirituais, as manifestações poderosas do ESPÍRITO SANTO.

SINOPSE DO TÓPICO (1)
o batismo com o ESPÍRITO SANTO tem como evidência inicial, e física, o falar em línguas.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
Os Escritores do Antigo e do Novo Testamentos fundamentam a promessa do batismo com o ESPÍRITO SANTO nesses últimos dias, como iniciado no Pentecostes.
SINOPSE DO TÓPICO (3)
o Batismo com o ESPÍRITO SANTO não é modismo, pelo contrário, é uma promessa feita pelo Pai, confirmada pelo Filho e manifestada pelo Divino Consolador.
SINOPSE DO TÓPICO (4)
o batismo com o ESPÍRITO SANTO permite o crente obter poder e unção para proclamar o Evangelho de CRISTO. reverência diante das coisas de DEUS e a experiência de uma plena espiritualidade.

SAIBA MAIS pela Revista Ensinador Cristão – CPAD, n045, p. 37.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I – Subsídio Bibliográfico
“Falar em Línguas (Glossolalia)
‘Glossolalia’ é um termo técnico frequentemente utilizado para o falar em línguas; é uma forma combinada das palavras gregas lalia (‘discurso’, ‘fala’) e glossa (‘língua’, ‘linguagem’). O fenômeno de falar em línguas, ao contrário do vento e do fogo, é integral para os discípulos que são cheios do ESPÍRITO. ‘E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia a verbalização inspirada’ (At 2.4 – [tradução do autor]). O registro diz que os discípulos ‘começaram [archoma] a falar noutras línguas’ (At 2.4). Não existe indicação de que os discípulos tenham iniciado, ou de que eles mesmos ‘começaram’ o falar em línguas. […] O significado de ‘eles começaram a falar em línguas’ é simplesmente ‘eles falaram em línguas’. […] Os discípulos em Pentecostes falaram em línguas ‘conforme o ESPÍRITO ia dando-lhes verbalização inspirada’ [tradução do autor], não sob o próprio ímpeto deles. A expressão ‘conforme’ (kathos) pode ser traduzida como ‘na medida em que’ (Ver Mc 16.1 7; At 2.4; 10.46; 19.6; 1 Co 12.10,28,30; 13.8; 14.2,46,13,14,18, 19,22,23,26)” (PALMA, Anthony D. O Batismo no ESPÍRITO SANTO e Com Fogo. Os Fundamentos Bíblicos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. l. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 61-63).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II – Subsidio Devocional
O Testemunho Pessoal de Donald Gee
“[.u] numa noite de quarta-feira, em março de 1913, toquei órgão no culto de meio de semana na igreja Congregacional (que terminava às 21h pontualmente), e depois corri para desfrutar do restante da reunião de Highbury New Park. Depois do término da reunião (aproximadamente às 22h e 30min), o irmão que vinha dirigindo o culto, um respeitável pastor irlandês, colocou-me à prova numa espécie de catecismo.
– Tem certeza da salvação?
-Sim.
– Já é batizado? – Sim.
– Já é batizado com o ESPÍRITO SANTO? – Não.
– E por que não?
Expliquei-lhe minha aversão a ‘esperas’ que pareciam uma eternidade. Ele incentivou-me dizendo que isso não era necessário. E, abrindo sua Bíblia, leu para mim Lucas 11.13, e depois Marcos 11.24. Então perguntou-me se eu acreditava nesses versículos. Garanti-lhe que sim e, no momento em que demonstrei-lhe minha fé, era como se DEUS jorrasse do Céu para o interior do meu coração uma certeza absoluta de que essas promessas estavam sendo realmente cumpridas em mim. [u.] Desde aquele instante, minha alegria e satisfação foram intensas, […]. Experimentei uma nova plenitude acima das palavras, e descobri que tornava-me cada vez mais difícil adequar à minha voz todo o louvor existente em minha alma. Essa situação continuou durante duas semanas aproximadamente […]. Um louvor crescente afluía agora em minha alma, também nas reuniões, até que comecei a falar em outras línguas publicamente. Cantava muito em línguas também quando a pequena congregação era levada pelo ESPÍRITO SANTO a esse fim durante nossos momentos de oração e adoração. Toda minha experiência cristã foi revolucionada. Eu não procurava mais aqui e ali por uma satisfação espiritual – eu a havia encontrado. Todo meu prazer estava na oração, no estudo da Bíblia e nos irmãos em CRISTO. Isso aconteceu apenas seis semanas antes do meu casamento, e um velho pastor batista, que veio para tentar questionar-me sobre minha recente bênção, teve de admitir que nunca havia conhecido um rapaz tão próximo de um acontecimento feliz, e ainda assim tão interessado nas coisas espirituais. Minha esposa, felizmente, sentia tudo da mesma forma que eu; e nós nos alegrávamos juntos” (GEE, Donald. Como Receber o Batismo no ESPÍRITO SANTO. Vivendo e testemunhando com poder. 1.ed. CPAD, 2001, pp.13-15).

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

  

O ESPÍRITO SANTO

É O ESPÍRITO SANTO QUEM NOS LEVA A JESUS,O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ATRÁS DE NÓS O TEMPO TODO, DEPOIS QUE ACEITAMOS A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR, O ESPÍRITO SANTO ESTÁ AO NOSSO LADO, EM NÓS, É NOSSO COMPANHEIRO E CONFIDENTE.

SENTE TRISTEZA, Ef 4.30 NOS ENSINA, Jo 14.26

 

O ESPÍRITO SANTO É DEUS (1Jo 5.6,7)

 
PROVAS BÍBLICAS DA SUA DIVINDADE
ONIPOTÊNCIA, Ef 3:16
ONISCIÊNCIA Sl 139.2
ONIPRESENÇA Jr 23.23,24; Sl 139.7
COMPARTILHOU A OBRA DA CRIAÇÃO, Gn 1.2
ETERNIDADE, Hb 9.14
 
NATUREZA 
PROVAS BÍBLICAS DA SUA PERSONALIDADE
REVELA, 2 Pe 1.21
ENSINA, Jo 14.26
INTERCEDE, Rm 8.26
ORDENA, At 13.2
TESTIFICA DE CRISTO, Jo 15.26; 1 Jo 5.6,7
FALA À IGREJA, Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22
CONVIDA À SALVAÇÃO Ap 22.17
 
 
Muitas vezes as pessoas que são usadas por DEUS para ministrarem o batismo no ESPÍRITO SANTO, são mal compreendidas. Veja bem: Seria muito difícil alguém ser batizado sem abrir a boca para falar, pois a evidência do batismo é o falar em línguas espirituais, assim pede-se às pessoas para glorificarem a DEUS para que quando o ESPÍRITO SANTO vier sobre as mesmas, não os ache de boca fechada e isso venha a impedi-los de receber sua tão desejada bênção. O medo de falar em línguas de maneira diferente dos outros ou o medo da reação na hora do batismo têm impedido muitos de serem balizados; mas o maior impedimento é o pecado não arrependido e não confessado.   
 
É essencial que os crentes reconheçam a importância do ESPÍRITO SANTO no plano divino da redenção. Sem a presença do ESPÍRITO SANTO neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o ESPÍRITO SANTO, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o ESPÍRITO SANTO, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina alguns dos ensinamentos básicos a respeito do ESPÍRITO SANTO.
 
A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO.
Através da Bíblia, o ESPÍRITO SANTO é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O ESPÍRITO SANTO não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com JESUS (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo DEUS vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (ver Mc 1.11,).
 
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.
(1) A revelação do ESPÍRITO SANTO no AT. Para uma exposição da operação do ESPÍRITO SANTO no AT. 
 
(2) A revelação do ESPÍRITO SANTO no NT. 
(a) O ESPÍRITO SANTO é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de JESUS (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de CRISTO (1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em CRISTO, recebemos o ESPÍRITO SANTO (Jo 3.3-6;20.22) e nos tornamos coparticipantes da natureza divina (2Pe 1.4). 
(b) O ESPÍRITO SANTO é o agente da nossa santificação. Na conversão, o ESPÍRITO passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.91Co 6.19). Note algumas das coisas que o ESPÍRITO SANTO faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4Gl 5.16,172Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de DEUS (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a DEUS (At 10.45,46Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a DEUS (Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de CRISTO, que O glorificam (Gl 5.22,23;  1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.1314.261Co 2.10-16) e também nos revela JESUS e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-1816.14). Continuamente, Ele nos comunica o amor de DEUS (Rm 5.5) e nos alegra, consola e ajuda (Jo 14.161Ts 1.6).
(c) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do ESPÍRITO SANTO relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do ESPÍRITO. Quando somos batizados no ESPÍRITO, recebemos poder para testemunhar de CRISTO e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo (1.8). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre CRISTO (Jo 1.32,33) e sobre os discípulos (2.4; ver 1.5), e que nos capacita a proclamar a Palavra de DEUS (1.84.31) e a operar milagres (2.433.2-85.156.810.38). O plano de DEUS é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no ESPÍRITO SANTO (2.39). Para realizar o trabalho do Senhor, o ESPÍRITO SANTO outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de CRISTO (1Co 1214). Estes dons são uma manifestação do ESPÍRITO através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11). 
(d) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de CRISTO, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a DEUS (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.41Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.81Co 3.161Pe 1.2).
(3) As diversas operações do ESPÍRITO são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do ESPÍRITO SANTO formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter 
(a) a nova vida total em CRISTO, 
(b) um santo viver, 
(c) o poder para testemunhar do Senhor ou 
(d) a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no ESPÍRITO SANTO se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo ESPÍRITO, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas. http://www2.escoladominical.com.br/estudos.asp?cod=3
 
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
O PENTECOSTES, A FESTA DAS PRIMÍCIAS
 
1. Definição.
Enquanto a Páscoa era uma cerimônia doméstica, podendo algum vizinho participar, o Pentecostes era uma celebração pública, na qual toda a nação louvava a DEUS pelas colheitas; também se lembravam da promulgação da lei nesta data. Nas colheitas exerciam a misericórdia e o serviço social (Dt 16.10; Rt 2.1-3).
SEMANAS = SHAVUOT  (Pentecostes)
Em Levítico 23:16 encontramos a expressão hebraica hamishshïm yom (LXX=pentêkonta hêmeras) que significa cinquenta dias. Era comemorada cinquenta dias depois da festa das primícias quando era ofertado o primeiro molho de trigo da colheita (Lv.23:11,12,15,16; Dt.16:9), aos 6 do mês de Sivan, que corresponde ao mês de junho em nosso calendário. Comemorada após cinqüenta dias ou sete semanas, recebeu também o nome de festa das semanas=hagh shabhu'ôth (Ex.34:22; Dt.16:10), ou dia das primícias = yôm habbikkürïm (Ex.23:16; Nm.28:26). Comemorava a entrega da lei que foi dada no monte Sinai durante este período (Compare Ex.19:1,11 com Ex.12:6,12). Enquanto os pães asmos eram sem fermento, os pães desta oferta continham fermento (Lv.23:16-18), e deveriam ser movidos com os pães das primícias perante o Senhor (Lv.23:20).
Evento Correspondente no Novo Testamento: Pentecostes (At.2:1; At.20:16; I Co.16:8)
 
2. O cerimonial.
 
Em santa convocação, na qual todos deveriam apresentar-se a DEUS de forma jubilosa, Israel apresentava a DEUS as primícias de suas colheitas (Dt 16.11). A cerimônia tinha início no exato instante em que a foice se punha a ceifar a seara (Lv 23.21; Dt 16.9). No momento mais solene, o adorador “movia o molho perante o Senhor” (Lv 23.11).
Assim como os pães das primícias eram movidos (Lv.23:9-14), também os pães levedados deveriam ser movidos juntamente com eles (Lv.23:20; Rm.6:5). O Pentecoste tipifica a descida do ESPÍRITO SANTO para formar a Igreja. Por causa disto está presente o fermento porque o pecado tenta atrapalhar a caminhada da Igreja (Mt.13:33; At.5:1-10; 15:1). Assim como CRISTO foi removido da sepultura; os cristãos também foram simbolicamente movidos (At.4:31). Nas primícias eram oferecidos molhos de hastes separadas frouxamente reunidas, mas no Pentecoste há uma verdadeira união de partes formando uma única massa. A descida do ESPÍRITO SANTO uniu os discípulos, antes separados, em um só corpo (I Co.10:16,17; I Co.12:12,13,20). 
 
3. A simbologia.
 
Pentecostes comemora então a vinda do ESPÍRITO SANTO, que foi dado cinqüenta dias após a ressurreição de CRISTO. Assim como a lei foi dada nesse período, no tempo do Antigo Testamento, para o povo de Israel, o ESPÍRITO SANTO foi dado, também nesse período, para a Igreja (IICo.3:3-11). Os 120 discípulos (At.1:15) reunidos no dia de Pentecoste, sobre os quais caiu o ESPÍRITO SANTO, representavam a colheita dos primeiros frutos com as quase 3 mil almas colhidas neste dia (Rm.8:23; Tg.1:18; Ap.14:4; Mt.13:30; 21:34). A Igreja tem a Primícia do ESPÍRITO.
No AT as línguas separaram os povos, no NT as línguas os unem. 
 
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41
 
III – O DIA DE PENTECOSTES
 
1. CRISTO, o Cordeiro Pascal.
 
CRISTO, NOSSA PÁSCOA
a - JESUS, o Pão da Vida (Jo 6.35,48,51). Comemos pão para saciar a nossa fome, porém, a fome da salvação da nossa alma somente pode ser saciada por JESUS. Certa vez, Ele afirmou: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome” (Jo 6.35). Apenas Ele pode saciar a necessidade espiritual da humanidade. Nada pode substituí-lo. Necessitamos deste pão divino diariamente. Sem Ele não é possível a nossa reconciliação com DEUS (2Co 5.19).
b - O sangue de CRISTO (1Co 5.7; Rm 5.8,9). No Egito, o sangue do cordeiro morto só protegeu os hebreus, mas o sangue de JESUS derramado na cruz proveu a salvação não apenas dos judeus, mas também dos gentios. O cordeiro pascal substituía o primogênito. O sacrifício de CRISTO substituiu a humanidade desviada de DEUS (Rm 3.12,23). Fomos redimidos por seu sangue e salvos da morte eterna pela graça de DEUS em seu Cordeiro Pascal, JESUS CRISTO.
c - A Santa Ceia. A Ceia do Senhor não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de CRISTO por nós e um alerta quanto à sua vinda: “Em memória de mim” (1Co 11.24,25). É um memorial da morte do Cordeiro de DEUS em nosso lugar. O crente deve se assentar à mesa do Senhor com reverência, discernimento, temor de DEUS e humildade, pois está diante do sublime memorial da paixão e morte do Senhor JESUS CRISTO em nosso favor. Caso contrário, se tornará réu diante de DEUS (1Co 11.27-32).
 
 
2. O Pentecostes do ESÍIRITO SANTO.
 
Atos 2.1 PENTECOSTE. Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano judaico. A primeira grande festa era a Páscoa. Cinquenta dias após esta, vinha a festa de Pentecoste, nome este derivado do gr. penteekostos (= quinquagésimo). Era também chamada Festas das Colheitas, porque nela as primícias da sega de grãos eram oferecidas a DEUS (cf. Lv 23.17). Da mesma forma, o dia de Pentecoste simboliza, para a igreja, o início da colheita de almas para DEUS neste mundo.
2.2,3 UM VENTO... IMPETUOSO, E... LÍNGUAS REPARTIDAS, COMO QUE DE FOGO. As manifestações externas de um som como de um vento poderoso e das línguas de fogo (vv. 2,3) demonstram que DEUS estava ali presente e ativo, de modo poderoso (cf. Êx 3.1-6; 1 Rs 18.38,39). O fogo talvez simbolize a consagração e a separação dos crentes para DEUS, visando a obra de glorificar a CRISTO (Jo 16.13,14) e de testemunhar dEle (1.8). Estas duas manifestações antecederam o batismo no ESPÍRITO SANTO, e não foram repetidas noutros relatos similares do livro de Atos.
2.4 CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Qual é o significado da plenitude do ESÍIRITO SANTO recebida no dia de Pentecoste? (1) Significou o início do cumprimento da promessa de DEUS em Jl 2.28,29, de derramar seu ESÍIRITO sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33; ver Jl 2.28,29 nota). (2) Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em CRISTO (3.19; Mt 3.2; Lc 13.3; ver At 2.17 notas). (3) Os discípulos foram do alto... revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de CRISTO, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em CRISTO (cf. 1.8; 4.13,33; 6.8; Rm 15.19; ver Jo 16.8 nota). (4) O ESÍIRITO SANTO já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no ESÍIRITO SANTO ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 38-40; 4.12,33; Rm 9.1-3; 10.1). O Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39). (5) Os discípulos se tornaram ministros do ESÍIRITO. Não somente pregavam JESUS crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em CRISTO, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do ESÍIRITO SANTO (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no ESPÍRITO SANTO é a chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6). (6) Mediante este batismo no ESÍIRITO, os seguidores de CRISTO tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do ESÍIRITO SANTO, as mesmas coisas que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12)
2.4 COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS. Essas línguas são espirituais, vindas de DEUS. São línguas sobrenaturais. Não é uma língua de alguma nação. O falar noutras línguas, ou a glossolália (gr. glossais lalo), era entre os crentes do NT, um sinal da parte de DEUS para evidenciar o batismo no ESPÍRITO SANTO (ver 2.4; 10.45-47; 19.6). Esse padrão bíblico para o viver na plenitude do ESPÍRITO continua o mesmo para os dias de hoje.
 
3. As primícias da Igreja Cristã.
 
PENTECOSTES - Veja http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao4-ESÍIRITOsanto-odiadepentecostes.htm e http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3-ada-1tr11-oderrammentodoesnopentecostes.htm
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o ESÍIRITO SANTO, não muito depois destes dias. Atos dos Apóstolos 1:5
E todos foram cheios do ESÍIRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESÍIRITO SANTO lhes concedia que falassem. Atos dos Apóstolos 2:4
 1 Cumprindo-se ao dia de Pentecostes, bestavam todos reunidos no mesmo lugar;2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, ce encheu toda a casa em que estavam assentados.3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.4 E todos foram cheios do ESÍIRITO SANTO ee começaram a falar em outras línguas, conforme o ESÍIRITO SANTO lhes concedia que falassem. Atos 1:1-4.
Sequência dos acontecimentos:
Os discípulos foram batizados no ESÍIRITO SANTO, falaram em línguas do batismo (só DEUS entende - 1 Co 14:4), conforme o ESÍIRITO SANTO lhes concedia que falassem.
Chegaram visitantes de todo mundo conhecido ali por perto para verem o que estava acontecendo devido ao barulho de quase 120 crentes falando em línguas e se parecendo com bêbados (At 2:5).
Os apóstolos agora recebem o Dom de Línguas (1 Co 12:10) e começam a falar na língua dos visitantes de Jerusalém (Atos 2:8-12).
Pedro prega e muitas almas se convertem e são batizados nas águas.
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41.
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.1 Coríntios 12:10
 
CONCLUSÃO
 
Só existe batismo no ESPÍRITO SANTO para os salvos. Entre a Páscoa e o pentecostal existe a ressurreição e JESUS soprando sobre os discípulos e dizendo. Recebei o ESÍIRITO SANTO. Passaram a ser filhos de DEUS. Mergulhados no Corpo de CRISTO. A Páscoa simboliza o sacrifício de JESUS e o Pentecostes simboliza o batismo no ESPÍRITO SANTO. Entre eles está o ser batizado no corpo de CRISTO. O batismo de Cornélio no ESÍIRITO SANTO já foi uma confirmação de sua fé interior.
 
Pentecostes era a segunda das três grandes festas de Israel (Dt 16.16). A palavra grega Pentecostes (pentkostes) significa ‘quinquagésimo’, referindo-se ao quinquagésimo dia depois da oferta de manjares durante a Festa dos Pães Asmos.
Outro título pelo qual esta festa é conhecida é a Festa das Semanas, que se refere a sete semanas após a oferta das primícias; a Festa da Colheita (Êx 23.16), referindo-se à conclusão das colheitas de grãos; o dia das primícias (Nm 28.26), falando das primícias de uma colheita terminada, e mais tarde os judeus a chamaram solenemente de assembleia, que foi aplicado ao encerramento da festa da estação da colheita.
Embora as Escrituras não afirmem especificamente seu significado histórico, elas parecem indicar basicamente uma festa da colheita. A hora avaliada do Pentecostes é o quinquagésimo dia ‘no dia imediato ao sábado’ ou ‘ao seguinte dia do sábado’ (Lv 23.11,15), uma sentença que é cronologicamente problemática.
Na época das primícias, os israelitas trariam ao sacerdote seus primeiros frutos, e ele os ofereceria ao Senhor agitando os molhos (Lv 23.9-14; Nm 18.12,13; Dt 26). Esta parece ter sido uma oferta de gratidão antecipada pela bênção que o Senhor concederia às colheitas. No Pentecostes, 50 dias depois das primícias, o sacerdote tomaria um molho das primícias da sega, e dois pães levedados, e os moveria perante o Senhor. Isto marcaria o final da colheita. As outras cerimônias ligadas a esta festa estão descritas em Levítico 23.15-22. Em Números 28.26, o Pentecostes é chamado tanto de Festa das Semanas como de Festa das Primícias. Esta Festa das Primícias não deve ser confundida com as primícias oferecidas durante os dias dos pães asmos” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 1500,1501).
 
 
“O dia de Pentecostes é comemorado cinquenta dias após a Páscoa. Originalmente era celebrada a festa da colheita (Lv 23.15,16). No Novo Testamento também é comemorada a entrega da Lei a Moisés, no Sinai. Três fenômenos ocorreram conjuntamente e concorreram para que a descida do ESÍIRITO SANTO no Pentecostes se constituísse um evento único e inquestionável: 1) o vento veemente e impetuoso; 2) as línguas visíveis de fogo que pousaram sobre cada um dos crentes e 3) falavam em ‘outras línguas’. Não há qualquer registro desses três acontecimentos, em conjunto, em qualquer outro momento” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 709).
 
 
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
ESTUDOS AFINS NA INTERNET 
COMENTÁRIOS CPAD : Mis. Eurico Bérgsten
Lição 13 - A Renovação Espiritual Do Crente
 
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
Lição 1, REVISTA BETEL 1TR 2025 NA ÍNTEGRA
 
Escrita Lição 1, Betel, A Descida do ESPÍRITO SANTO, O Início de Uma Transformação na vida do crente, 1Tr25, Comentários Extras Pr Henrique, EBD NA TV
Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
 
ESBOÇO DA LIÇÃO 1 BETEL 1TR2025
1- A PROMESSA SE CUMPRE
1.1. A promessa no AT
1.2. A vinda do Consolador
1.3. O ESPÍRITO SANTO  no Pentecostes
2- O PODER DO ESPÍRITO SANTO
2.1. O ESPÍRITO SANTO aumenta a abrangência da Igreja
2.2. O ESPÍRITO SANTO nos tira da zona de conforto
2.3. O ESPÍRITO  SANTO age na vida do pecador
3- A AUTORIDADE DO ESPÍRITO SANTO
3.1. O ESPÍRITO SANTO nos reveste de poder.
3.2. O ESPÍRITO SANTO nos encoraja
3.3. O ESPÍRITO SANTO nos capacita
 
TEXTO ÁUREO
"E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem " Atos 2.4.
 
VERDADE APLICADA
Até que o Senhor venha, a Igreja precisa de revestimento de poder para cumprir a missão que Ele lhe entregou.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reconhecer o cumprimento da promessa em Atos.
Ressaltar o poder do ESPÍRITO SANTO
Destacar a autoridade do ESPÍRITO SANTO
 
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO  lhes concedia que falassem.
 
INTRODUÇÃO
Em Atos 2, a promessa de derramamento do ESPÍRITO SANTO se cumpre, dando início à ação da Igreja como Corpo de CRISTO. A presença do ESPÍRITO SANTO em meio aos primeiros crentes os levou a anunciar a salvação até os confins da terra, independente das adversidades, perseguições e batalhas espirituais que enfrentaram.
 
1- A PROMESSA SE CUMPRE
DEUS falou que derramaria Seu ESPÍRITO sobre toda carne (Jl 2.28,29). Em Atos 2, essa promessa se cumpre, capacitando todo crente a ser testemunha de JESUS CRISTO (At 1.8).
 
1.1. A promessa no AT
Embora o ESPÍRITO SANTO estivesse em atividade durante todo o período do AT (Gn 1.2; 6.3; 41.38; Êx 31.1-5; Nm 11.16-30; 24.2; 27.18; 1Sm 10.6; 16.13,14; 2Sm 23.2; Ne 9.30; SI 104.30; Is 48.16; Ez 2.2; Mq 3.8), o Senhor prometeu que derramaria Seu ESPÍRITO sobre toda carne (Jl 2.28,29). Além de Joel, outros profetas também falaram sobre a vinda do ESPÍRITO SANTO (Is 44.3; Ez 39.29; Zc 12.10). Ele atua desde a Criação e continua presente e atuante na vida da Igreja hoje.
 
Jon Ruthven (2017), comenta sobre a profecia de Isaías 59,19-21 e o relato de Lucas em Atos: "Lucas enxerga esta passagem de Isaías não apenas como o cumprimento dos eventos do Pentecostes em Atos 2·4, mas também a emprega como a própria estrutura deste segundo volume [ ... ] A profecia de Isaías serve como uma declaração programática para o livro de Atos, construindo em cima de sua passagem programática espelhada (Is 61.1,2) do primeiro volume, o Evangelho de Lucas. Em Lucas, JESUS é o portador do ESPÍRITO e seus dons; em Atos ele é quem outorga o ESPÍRITO 'a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe' [ ... ] Esta passagem - Isaías 59.19-21 - é citada no Novo Testamento duas vezes, em Atos 2.38,39 e Romanos 11.26,2 7".
 
 
1.2. A vinda do Consolador
JESUS advertiu os discípulos sobre Sua partida, revelando um aspecto importante do perfeito plano de DEUS: a vinda do outro Consolador após a partida de JESUS CRISTO (Jo 14.2, 16.7). Para o Pr. Esequias Soares, o Senhor JESUS se refere ao ESPÍRITO SANTO como "outro Consolador" porque "o ESPÍRITO SANTO é alguém como JESUS, da mesma substância, glória e majestade". Podemos dizer, portanto, que era necessário que CRISTO subisse aos Céus e se assentasse à direita do PAI para que, glorificado, enviasse o ESPÍRITO SANTO aos discípulos (Jo 15.26). Com isso, JESUS evidenciou que o ESPÍRITO SANTO daria continuidade ao ministério de revelação, levando os discípulos a assimilarem outros ensinamentos (Jo 16.12,13).
 
Bispo Oídes José do Carmo (2022, p.14); "Adotando o ponto de vista das Escrituras, assistimos que JESUS prometeu aos discípulos que enviaria o ESPÍRITO Consolador:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Reparem que JESUS vai para o PAI, porém Ele promete deixar o Consolador para estar conosco para sempre. Sendo assim, é essencial entendermos que estas palavras de JESUS são uma bênção e que precisamos dar sempre graças por ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós."
 
1.3. O ESPÍRITO SANTO  no Pentecostes
A festa de Pentecostes, também conhecida como Festa das Semanas ou Festa da Sega (Êx 23.16; 34.22; Dt 16.16), era a segunda das três principais festas do povo judeu (Lv 23). Ela recebeu esse nome por ser celebrada cinquenta dias após a Páscoa (Lv 23.16). No dia de Pentecostes, aproximadamente cento e vinte crentes oravam no Cenáculo quando receberam o batismo com o ESPÍRITO SANTO (At 2.1-13). Todos que estavam ali reunidos foram cheios do ESPÍRITO e revestidos de poder, como havia assegurado o Senhor (Lc 24.49; At 1.5). A partir daquele dia, os discípulos foram capacitados para proclamar o Evangelho de CRISTO com ousadia, alcançando muitas vidas para o Senhor (At 2.41).
 
Bispo Oídes José do Carmo (2022, p.58). “Uma igreja, para ser vitoriosa e desfrutar da presença plena do ESPÍRITO SANTO, precisa que seus membros vivam uma vida pautada na oração, no jejum e na comunhão. A festa de Pentecostes, na visão de muitos que estavam naquele dia, era apenas mais uma festa com formalidades e significados para o povo de Israel da época, porém DEUS escolheu aquele dia para marcar a história do cristianismo e cumprir a profecia de Joel sobre o derramar do ESPÍRITO sobre toda a carne. A expressão “de repente” usada no texto de Atos 2.2, mostra a ação do ESPÍRITO SANTO surpreendendo todos os presentes".
 
EU ENSINEI QUE:
JESUS revelou aos Seus discípulos um aspecto importante do perfeito plano de DEUS: a vinda do outro Consolador após sua partida.
 
DEUS falou que derramaria Seu ESPÍRITO sobre toda carne (JI 2.28,29). Em Atos 2, essa promessa se cumpre, capacitando todo crente a ser testemunha de JESUS CRISTO”.
 
2- O PODER DO ESPÍRITO SANTO
Após a descida do ESPÍRITO SANTO (At 2), os discípulos imediatamente começaram a anunciar as grandezas de DEUS, o plano divino de salvação, o chamado de DEUS ao arrependimento e à fé em CRISTO JESUS para perdão de pecados (At 2.11,37, 38; 3.16-20; 4.13).
 
2.1. O ESPÍRITO SANTO aumenta a abrangência da Igreja
Na Igreja Primitiva, a ação do ESPÍRITO SANTO foi fundamental para que muitos fossem salvos (At 2.47). JESUS havia dito que o ESPÍRITO SANTO viria e convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). O Senhor JESUS  revelou que a Igreja precisava ser revestida de poder para anunciar o arrependimento
e o perdão de pecados em toda a terra (Lc 24.47,49); sendo assim, ainda hoje, dependemos do revestimento de poder para prosseguir anunciando o Evangelho.
 
 
Bispo Oídes José do Carmo (2022, p. 61 ): “Não podemos esquecer que JESUS disse aos discípulos que, capacitados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, eles seriam Suas testemunhas até os confins da terra (At 1.8). Diante dessa ordem, assistimos que provocou uma ação consecutiva e renovadora do ESPÍRITO SANTO na vida da Igreja, fazendo com que esta desempenhe fielmente as implicações da Grande Comissão (Mt 28.19,20)”.
 
2.2. O ESPÍRITO SANTO nos tira da zona de conforto
O ESPÍRITO habita nos crentes, fazendo com que abandonem sua zona de conforto e cresçam na fé. Os crentes da Igreja Primitiva permaneceram fiéis à missão de anunciar a Palavra (At 8.4), revestidos de poder pelo ESPÍRITO, que nos capacita a levar adiante o plano redentor de DEUS (At 1.8). Após receber o ESPÍRITO SANTO, os apóstolos de CRISTO saíram para pregar a Palavra de DEUS com ousadia (At 4.13).
 
Stanley Horton (2020, p. 160-161): “Desde o dia de Pentecostes, o ESPÍRITO SANTO opera na Igreja - no ensino, nos milagres, nas plenitudes, nos batismos, mas, acima de tudo, na disseminação do Evangelho e no estabelecimento da Igreja. A primeira evidência da obra do ESPÍRITO SANTO foi a capacitação dos apóstolos a fazer discípulos, verdadeiros estudantes, dos 3.000 que se converteram”.
 
2.3. O ESPÍRITO  SANTO age na vida do pecador
A ação do ESPÍRITO é abrangente e profunda; mas, embora seja uma ação real, nem sempre é perceptível e compreendida de imediato. O Apóstolo Paulo citou a Obra do ESPÍRITO SANTO como aquela que lava, opera o novo nascimento e concede a nova vida (Tt 3.5), e JESUS ressaltou que o ESPÍRITO dá testemunho ao mundo acerca dEle (Jo 15.26). Portanto, o ESPÍRITO SANTO age poderosamente na evangelização em todo o mundo ( 1Co 2.4,5; 1Ts 1.5).
 
Pr. César Roza de Melo (2022, p. 64): "A ação do ESPÍRITO SANTO na vida do pecador tem como objetivo esclarecer as verdades de DEUS; mostrando-lhe a graça, a misericórdia e o amor de DEUS expresso no sacrifício de CRISTO no Calvário.
Com a queda, o homem passou a ser dominado pela natureza pecaminosa; vivendo uma vida desconexa com a vontade divina. O homem se corrompeu tanto que a Bíblia o qualifica como filho da ira (Ef 2.3), filhos da desobediência e alguém morto em pecados e delitos (Ef 2.1)”.
 
EU ENSINEI QUE: Um dos sinais de que o crente está na zona de conforto é a falta de comprometimento com o anúncio do Evangelho.
 
“Os discípulos imediatamente começaram a anunciar as grandezas de DEUS, o plano divino de salvação, o chamado de DEUS ao arrependimento e à fé em CRISTO JESUS para perdão de pecados”.
 
3- A AUTORIDADE DO ESPÍRITO SANTO
O batismo com o ESPÍRITO SANTO proporciona ao discípulo de CRISTO: revestimento de poder (Lc 24.49); auxílio para vencer as adversidades (Mc 16.17-18); capacitação para testemunhar o Evangelho (At 1.8).
 
3.1. O ESPÍRITO SANTO nos reveste de poder.
O batismo com o ESPÍRITO SANTO é uma experiência oferecida por DEUS para revestimento de poder (Lc 24.49). Bem como os primeiros discípulos, hoje temos a mesma necessidade de revestimento de poder do Alto para realizar a Obra de DEUS (At 1.8), porque o poder da Igreja vem do ESPÍRITO SANTO e não da capacidade humana (Zc 4.6).
 
Pr. César Roza de Melo (2022, p.36): "Um dos exemplos clássicos é quando Pedro, no Pentecostes, prega uma mensagem que levou os ouvintes a terem seus corações compungidos pelo poder do ESPÍRITO SANTO (At 2.37). Antes, Pedro era alguém
que havia negado a JESUS, mas agora, cheio do ESPÍRITO SANTO, pregava com
ousadia a Palavra de DEUS. É muito bom nos prepararmos ao máximo com estudos teológicos e seculares, aperfeiçoando-nos na seara do Mestre, mas não podemos esquecer que dependemos exclusivamente do ESPÍRITO SANTO, para que possamos impactar a vida das pessoas com a pregação da Palavra de DEUS “.
 
 
3.2. O ESPÍRITO SANTO nos encoraja
O ESPÍRITO SANTO tem um papel fundamental na vida daqueles que buscam a DEUS. Ele nos capacita a anunciar a Palavra de DEUS com ousadia (At 4.31) e a prosseguir na jornada cristã, enfrentando as adversidades e vencendo as tentações.
 
Comentário Bíblico de Matthew Henry (2003, p.887): "O sermão de Pedro mostra que ele estava completamente recuperado de sua queda, e cabalmente restaurado ao favor divino; porque aquele que havia negado a CRISTO, agora confessava  ousadamente. O seu relato a respeito do derramamento milagroso do ESPÍRITO
SANTO foi concebido para estimular aos seus ouvintes a abraçarem a fé em CRISTO e unirern-se a Igreja”.
 
3.3. O ESPÍRITO SANTO nos capacita
Não fosse a capacitação do ESPÍRITO SANTO, não teríamos êxito no cumprimento da Grande Comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15). Somente quem está cheio do ESPÍRITO obedece à voz de DEUS. O ESPÍRITO SANTO nos capacita a ter uma vida santa, a realizar com eficácia a Obra do Senhor JESUS CRISTO e a anunciar a Palavra (At 1.8; 4.31). Ele que nos lembra das coisas que JESUS disse e nos guia em toda a Verdade (Jo 14.26; 16.13).
 
Bispo Primaz Manoel Ferreira (2021, p. 28): “um rápido passeio pelas Escrituras e veremos que, desde o Antigo Testamento, esse mesmo ESPÍRITO trabalhava entre o povo de DEUS, capacitando-o para superar suas fraquezas” ( ... ) Somente pela ação do ESPÍRITO SANTO seremos capacitados e habilitados a realizar a obra de DEUS. JESUS não nos deixou desamparados! Ele enviou o ESPÍRITO SANTO para nos capacitar e consolar.
 
EU ENSINEI QUE: Não fosse a capacitação do ESPÍRITO SANTO, não teríamos êxito no cumprimento da Grande Comissão.
 
CONCLUSÃO
À luz da revelação nas Escrituras, é necessário perseverar em oração, andar em ESPÍRITO e anunciar com ousadia o Evangelho de CRISTO. Portanto, devemos nos encher do ESPÍRITO e cultivar um viver digno de membros da família de DEUS, até que JESUS CRISTO venha.
 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 

 1º Trimestre De 2004 -  A PESSOA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO 

Lição  1 - Todos Os Salvos Têm O ESPÍRITO SANTO

Lição  2 - Novo Nascimento E Batismo Com O ESPÍRITO SANTO

Lição  3 - Todos Os Salvos Precisam Ser Batizados Com O ESPÍRITO SANTO

Lição  4 - O Dia De Pentecostes

Lição  5 - Que Quer Isto Dizer?

Lição  6 - Línguas Estranhas Como Evidência Inicial Do Batismo Com O ESPÍRITO SANTO

Lição  7 - Línguas Estranhas - Diferença Entre Sinal E O Dom

Lição  8 - Como Receber O Batismo Com O ESPÍRITO SANTO

Lição  9 - O Fruto Do ESPÍRITO SANTO 

Lição 10- O Fruto Do ESPÍRITO É O Amor

Lição 11- O Batismo Com O ESPÍRITO SANTO E A Obra Missionária

Lição 12- A Obra Do ESPÍRITO SANTO E A Segunda Vinda De JESUS