Escrita Lição 4, A Degeneração da Liderança Sacerdotal, Pr Henrique, EBD NA TV


Lição 4, A Degeneração da Liderança Sacerdotal
 

4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 

 
Slides  https://ebdnatv.blogspot.com/2019/10/slides-da-licao-4-degeneracao-da.html
Vídeos desta Lição 4 - https://www.youtube.com/watch?v=-82kf0jBCJk
Ajuda para esta Lição
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao8-vav-3tr12-arebeldiadosfilhos.htm 
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-ass-3tr18-%20Fogo%20Estranho%20Diante%20de%20DEUS.html
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/arcapresencadedeus.htm  
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/leisreferentesaosacerdocio1.htm
Esta Lição no BLOG Escrita -  https://ebdnatv.blogspot.com/2019/10/escrita-licao-4-degeneracao-da.html
 
 

TEXTO ÁUREO
“E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios.”(1 Sm 2.23)
 

VERDADE PRÁTICA
Evitemos o pecado a todo custo, pois a sua prática leva-nos ao mais baixo nível espiritual e moral.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lv 21.6,7 Os líderes têm de viver o ideal da Palavra
Terça – Hb 5.4 O obreiro tem de valorizar a vocação de DEUS
Quarta – Mt 25.21 A fidelidade é o caminho do êxito verdadeiro
Quinta – 1 Pe 5.3 Os líderes têm de ser o exemplo dos fiéis
Sexta – Dn 5.21-23 Não confunda o sagrado com o profano
Sábado – Ap 2.23 Todo pecado contra DEUS recebe sua sentença
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Samuel 2.22-25; 3.10-14
1 Samuel 2.22-25
22- Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.23- E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios.24- Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.25- Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.

1 Samuel 3.10-14
10- Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.11- E disse o SENHOR a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas.12- Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei.13- Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.14- Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniquidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares.
 
 
OBJETIVO GERAL - Evitar o pecado a todo custo e viver uma vida santa.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar a degeneração dos filhos de Eli;
Pontuar a sentença do juízo de DEUS;
Mostrar as consequências do pecado.
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A presente lição trata da degradação da família de Eli. A vida cristã é um caminho de lutas. A todo tempo somos provados. DEUS espera que nos achemos aprovados durante o processo. Para isso, precisamos ser vigilantes e, na força do ESPÍRITO SANTO, não esmorecer na caminhada. Precisamos evitar o pecado a todo custo, viver uma vida santa e sincera com DEUS. Aproveite essa oportunidade para conscientizar os alunos acerca da necessidade de uma vida devocional vigorosa. DEUS deve ser honrado em toda a área de nossa vida!
 
 
PONTO CENTRAL - O pecado deve ser evitado a todo custo.
 

Resumo da Lição 4, A Degeneração da Liderança Sacerdotal
I – A DEGENERAÇÃO DOS FILHOS DE ELI
1. Quando não valorizamos o que DEUS nos deu.
2. Fazendo uma troca.
3. As consequências para quem peca contra DEUS.
II – A SENTENÇA DO JUÍZO DE DEUS
1. A experiência profética de Samuel.
2. Sentença pronunciada.
3. A desgraça da família de Eli.
III. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
1. O preço do pecado.
2. Os males da falta de repreensão.
3. Pecados voluntários e deliberados não têm perdão.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Os filhos de Eli não valorizaram o que DEUS lhes deu, trocaram pelos prazeres da vida e receberam as consequências por isso.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A sentença tratava-se da punição de DEUS aos filhos de Eli. Ela seria executada por intermédio da invasão dos filisteus.
SÍNTESE DO TÓPICO III - A família de Eli foi tirada do sacerdócio de Israel como consequência dos pecados de seus filhos.
 
 
A DEGENERAÇÃO DA LIDERANÇA SACERDOTAL - Subsídios Revista Digital - CPAD
A vida cristã está diretamente em confronto com o pecado. Nesse sentido, a lição tem como objetivo geral nos conscientizar a evitar o pecado a todo custo. Naturalmente, isso não ocorre a partir de obras próprias, mas por meio do ESPÍRITO SANTO que nos capacita a viver uma vida santa diante de DEUS e dos homens.
Resumo da lição
O primeiro tópico destaca a degeneração dos filhos de Eli, mostrando que eles não valorizaram o que DEUS lhes deu, trocando pelos prazeres da vida; mas receberam as consequências dessa decisão trágica. O segundo tópico pontua a sentença do juízo de DEUS, esta se tratava da punição de DEUS aos filhos de Eli. Ela seria executada por intermédio da invasão dos filisteus. O terceiro tópico mostra as consequências do pecado e, logo, a retirada da família de Eli do sacerdócio de Israel como consequência dos pecados de seus filhos.
Aplicação da lição
Nesta lição é preciso deixar claro a gravidade e a seriedade do pecado. Num tempo em que os absolutos morais são relativizados, o conceito de pecado, infelizmente, também o é em muitos lugares. Ora, o pecado é uma iniquidade, uma violação a lei de DEUS e, como consequência trágica, ele nos separa dEle (Is 59.2). Além disso, ele pode se revelar por diversas facetas: incredulidade, orgulho, egoísmo, rebelião, corrupção moral, idolatria e muitas outras combinações entre si. O propósito de tratar esse assunto na classe deve ser o de trazer maior vigilância para o cultivo da vida espiritual e moral. Não podemos brincar com o pecado, pois ele definha a vida espiritual e, suas consequências, são cruéis.
Um ponto relevante
A respeito do pecado, especificamente sobre o benefício de falarmos sobre ele. “o conhecimento do pecado deve gerar santidade na vida do indivíduo e uma ênfase à mesma santidade, na pregação e no ensino à igreja. A igreja deve reafirmar a sua identidade, a de comunidade de pecadores salvos por DEUS, ministrando na confissão, no perdão e na cura. A humildade deve caracterizar todos os relacionamentos cristãos, à medida que os crentes tomam consciência, não somente da vida e morte terríveis das quais foram salvos, mas também do preço ainda mais terrível daquela salvação. (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.297,98).
Não é dada muita explicação para este mandamento. Mas qualquer pessoa que comesse a gordura ou o sangue deveria ser eliminada do povo de DEUS. Isto mostra o desprazer de DEUS para com esta atitude de desobediência.
 
 
 
Resumo Rápido Pr. Henrique da Lição 4, A Degeneração da Liderança Sacerdotal
INTRODUÇÃO
 
Havia uma degeração total dos filhos do sumo sacerdote Eli, Hofni e Fineias. Não valorizavam o que DEUS lhes confiou. Preferiram os prazeres carnais do que a intimidade com DEUS. Receberam o juízo de DEUS sobre eles mesmos e sua família. Veio a sentença de DEUS. Além de um profeta ter vindo a Eli e lhe falar sobre seus filhos, Samuel, ao ouvir DEUS falar com ele, em sua iniciação profética, também recebeu e entregou a Eli a sentença de Juízo sobre ele e sua família. Morte de 4 membros da família num dia só e sacerdócio perdido. O pecado term suas consequências funestas. Morte física, da alma e do espírito. DEUS repreende e corrige. Quem não ouve e não atende recebe o justo juízo.
 
Eli, como muitos pais hoje em dia,só dizia para seus filhos que ouvia falar deles e de seus atos pecaminosos. Dizia que DEUS os puniria. Mas a lei dizia o seguinte:
Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao Senhor oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo. Levítico 7:25
Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher. Levítico 21:14
 
 
I – A DEGENERAÇÃO DOS FILHOS DE ELI
1. Quando não valorizamos o que DEUS nos deu.
O Sacerdócio é algo tremendamente sério e de maior responsabilidade entre todos os ofícios, pois é um relacionamento direto entre o homem e DEUS e em favor dos homens (intercessão) e não como um relacionamento entre um governante e o povo. Não são coisas efêmeras (terrenas) que são tratadas neste relacionamento, mas coisas espirituais (eternas).
Sabemos pela palavra de DEUS que a responsabilidade do sacerdócio não é mais apenas daqueles que são separados para o ofício, mas de todos nós que representamos CRISTO na terra.
1 Pe  2. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
 
2. Fazendo uma troca.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Romanos 13:13
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Lucas 21:34
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de DEUS. Gálatas 5:21
 
Hofini e Fineias amaram mais os prazeres sexuais e da glutonaria do que a elevada posição espiritual que DEUS lhes concedeu. Os filhos de Samuel também.
 
OS FILHOS DE ELI E DE SAMUEL FORAM, REPROVADOS PARA O SACERDÓCIO
Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. 1 Samuel 2:12
 
E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. 1 Samuel 8:1-3
 
 
3. As consequências para quem peca contra DEUS.
 
O QUE FAZIAM OS FILHOS DE ELI - HOFNI E FINEIAS?
Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão; E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló. Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua. E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor. 1 Samuel 2:12-17
 
Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher. Levítico 21:14
Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. 1 Samuel 2:22
 
Lv 8:14-15. Em contraste com as restrições impostas sobre o comer da oferta de manjares, os sacerdotes têm licença de compartilhar com os membros das suas famílias o peito ("da dádiva especial" NEB) e coxa ("da contribuição" NEB), apresentados como ofertas pacíficas.Estas porções não eram descritas como "coisas santíssimas" e, portanto, podiam ser comidas em qualquer lugar limpo. A carne tinha sido consagrada pela forma especial de apresentação diante de DEUS (ver  Lv 9:18-21), e, portanto, devia ser restrita aos sacerdotes. Era apropriado que tais pedaços seletos fossem a recompensa das pessoas que confiavam totalmente em DEUS para seu sustento.
GORDURA E SANGUE NÃO PODIAM SER COMIDOS - ERAM PROIBIDOS, POIS PERTENCIAM A DEUS.
‘Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra. A gordura do animal que morre por si mesmo e a do dilacerado por feras podem servir para qualquer outro uso, mas de maneira nenhuma as comereis; porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se trouxer ao SENHOR oferta queimada, será eliminado do seu povo. Não comereis sangue em qualquer das vossas habitações, quer de aves, quer de gado. Toda pessoa que comer algum sangue será eliminada do seu povo’. (Levítico 7:22-27 RA).
‘E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável. Toda a gordura será do SENHOR. Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis’. (Levitico 3:16-17).
 
 
Filhos de Eli - filhos de BELIAL
בליעל bêliya‘al
Grego βελιαλ
imprestável
1a) imprestável, bom para nada, não proveitoso, companheiro vil
1b) ímpio 1c) ruína, destruição (construção)
 
 
A Arca foi levada para a guerra
A arca foi levada para a guerra como se fosse um amuleto.
E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos.
Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de DEUS. 1 Samuel 4:3,4 - A arca ficava antes em Siló
 
HOFNI E FINEIAS LEVARAM A ARCA PARA A GUERRA, MAS ERAM FILHOS DE BELIAL.
Resultado
PERDERAM A ARCA, A GUERRA E A VIDA.
1Sm 4:4 E assim mandaram buscar a Arca do Senhor dos céus, que está assentado num trono acima dos anjos. Hofni e Finéias, filhos de Eli, acompanharam a Arca ao campo de batalha.
1Sm 4:11 A Arca de DEUS foi tomada e Hofni e Finéias foram mortos.
 
 
A GUERRA HUMANA PERDERAM POR QUE ESTAVAM EM PECADO, MAS A GUERRA ESPIRITUAL, DEUS VENCEU SOZINHO.
1 Samuel 5:
1 OS FILISTEUS PEGARAM a Arca de DEUS que haviam tomado no campo de batalha em Ebenézer,2 e levaram para o templo da imagem de Dagom, na cidade de Asdode. (Comparar)3 Mas quando os moradores de Asdode foram ver a Arca na manhã seguinte, a imagem de Dagom estava caída, com o rosto voltado para o chão, diante da Arca de DEUS! Então levantaram a imagem e a puseram em pé no seu lugar,4 mas na manhã seguinte havia acontecido a mesma coisa - a imagem estava caída diante da Arca- do Senhor. Desta vez a cabeça e as mãos da imagem estavam separadas do corpo, caídas junto à porta de entrada; só ficou inteiro o corpo da imagem.5 ( É por esse motivo que até hoje, nem os sacerdotes de Dagom nem os seus adoradores pisam no batente da porta do templo da Dagom, em Asdode.6 Então o Senhor começou a destruir o povo de Asdode e das vilas vizinhas com uma praga de tumores.7 Quando o povo viu o que estava acontecendo, exclamou: "Não podemos mais ter aqui a Arca do DEUS de Israel, Ele vai fazer perecer a nós todos juntamente com nosso deus Dagom”.8 Então convocaram uma reunião dos prefeitos das cinco cidades dos filisteus, para decidirem como se livrariam da Arca. E acharam que a coisa mais certa a fazer seria levar a Arca para Gate.9 Mas quando a Arca chegou lá, o Senhor começou a destruir sua população, jovens e velhos, com a praga dos tumores, e o povo ficou em completo desespero.10 Por isso mandaram a Arca para Ecrom, mas quando o povo de Ecrom viu que ela se aproximava, foi aquela gritaria: "Estão trazendo a Arca do DEUS de Israel aqui, para nos matar também! "11 Assim reuniram de novo os prefeitos, e imploraram a eles que enviassem a Arca de volta ao seu próprio país, para que o povo filisteu não morresse todo, pois muitas pessoas já estavam com a praga, e a cidade inteira estava morrendo de medo.12 As pessoas que não morriam estavam gravemente enfermas, e havia choro e lamentação por toda parte.
 
 Foi-se a Glória de DEUS (Strong Português)

Foi-se - גלה galah
partir - ser removido - ser levado para o exílio
 
Glória -  כבוד kabowd raramente כבד kabod
glorioso, abundância - esplendor, honra, reverência, glória
 
 
Nesta Lista não vimos Eli e nem Samuel - DEUS rejeitou a linhagem de Eli do sumo sacerdócio.
1 Crônicas 6:49 Mas Arão e seus filhos ofereciam os sacrifícios sobre o altar do holocausto e o incenso sobre o altar do incenso, para todo o serviço do lugar santíssimo, e para fazer expiação a favor de Israel, conforme tudo quanto Moisés, servo de DEUS, havia ordenado: 50 Estes foram os filhos de Arão: Eleazar, de quem foi filho Finéias, de quem foi filho Abisua, 51 de quem foi filho Buqui, de quem foi filho Uzi, de quem foi filho Zeraías, 52 de quem foi filho Meraiote, de quem foi filho Amarias, de quem foi filho Aitube, 53 de quem foi filho Zadoque, de quem foi filho Aimaaz.
 
 
Samuel foi criado como filho de Eli - Ele foi doado para DEUS e entregue a Eli. Já vestia estola sacerdotal bem jovem. Após a morte de Eli que ficou sendo sacerdote foi Samuel e ele oferecia sacrifícios a DEUS. Não podia fazer o sacrifício de expiação porque a arca não estava mais em Siló. QUEM OFERECE HOLOCAUSTO E SACRIFÍCIOS A DEUS É SAMUEL - Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos. 1 Samuel 7:9 - Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. 1 Samuel 2:18 - E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício. 1 Samuel 16:5
 
Flávio Josefo diz: "..Eli, de quem acabamos de falar, foi o primeiro dos descendentes de Itamar, um dos filhos de Arão, que exerceu a suprema sacrificadura, pois antes ela sempre tinha ficado, e passado de pai a filho, na família de Eleazar, que a tinha deixado a Fineias, Fineias a Abiezer, Abiezer a Boci e Boci a Ozi, ao qual Eli rinha sucedido e em cuja família ficou até o tempo de Salomão, quando voltou à de Eleazar.." (Antiguidades Judaicas, V, 12).
No tempo de Samuel, o sumo sacerdote não podia exercer a sua principal função, que era o sacrifício no dia da expiação, já que não havia lugar santíssimo, ante o desmantelamento do tabernáculo e o fato de a arca ter ficado até os dias de Davi em Quiriate-Jearim e depois na casa de Obede Edom.
Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. 1 Samuel 7:1
 
 
DEUS MUDOU O CENTRO DE ADORAÇÃO DE SILÓ PARA JERUSALÉM
Foi plano de DEUS levar para Judá o centro de adoração, por isso Não vimos Samuiel mandar trazer a Arca para Siló onde estava antes de ser tomada.
 
Contudo tentaram e provocaram o DEUS Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos.Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso.Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura.DEUS ouviu isto e se indignou; e aborreceu a Israel sobremodo.
Por isso desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda que estabeleceu entre os homens.E deu a sua força ao cativeiro, e a sua glória à mão do inimigo.E entregou o seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança.O fogo consumiu os seus jovens, e as suas moças não foram dadas em casamento.Os seus sacerdotes caíram à espada, e as suas viúvas não fizeram lamentação.Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho.
E feriu os seus adversários por detrás, e pô-los em perpétuo desprezo.Além disto, recusou o tabernáculo de José, e não elegeu a tribo de Efraim.Antes elegeu a tribo de Judá; o monte Sião, que ele amava.E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre.Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; Salmos 78:56-70
SAMUEL FOI CRIADO COMO UM SUMO-SACERDOTE - NUNCA FEZ O TRABALHO DE ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS, POIS, NÃO HAVIA ARCA EM SILÓ DEPOIS QUE ELI MORREU E SEUS DOIS FILHOS QUE LEVARAM A ARCA PARA A GUERRA E LÁ FOI TOMADA.,
 
E foi tomada a arca de DEUS: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. 1 Sm 4:11
 
II – A SENTENÇA DO JUÍZO DE DEUS
1. A experiência profética de Samuel.
E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de DEUS se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de DEUS, O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. 1 Samuel 3:1-11
 
Samuel teve uma experiência real com DEUS. Ouviu a voz de DEUS falando com ele. É uma experiência única na vida de alguém. Falar com DEUS e ouvir DEUS falando é diálogo, não monólogo como acontece na maioria das orações.
Infelizmente o Brasil está na fase da "Teologia" sem a presença de DEUS. Só teoria. CRISTIANISMO é prática. Metade dos 4 evangelhos escritos na Bíblia é composto de sinais, prodígios e maravilhas.
Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20.
Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12.
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Atos 8:6.
 
Hofni e Fineias eram filhos de sumo sacerdote, porém DEUS nunca falou com eles. (Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor).
 
 
2. Sentença pronunciada.
PRIMEIRA SENTENÇA
E veio um homem de DEUS a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o Senhor DEUS de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. E verás o aperto da morada de DEUS, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa. O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão. 1 Samuel 2:27-36
 
SEGUNDA SENTENÇA
E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.
E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim DEUS te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou. Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos. 1 Samuel 3:11-18
 
 
3. A desgraça da família de Eli.
4 mortos numa mesma família e num mesmo dia. Sacerdócio perdido.
E foi tomada a arca de DEUS: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. Então correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló; e trazia as vestes rotas, e terra sobre a cabeça. E, chegando ele, eis que Eli estava assentado numa cadeira, olhando para o caminho; porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de DEUS. Entrando, pois, aquele homem a anunciar isto na cidade, toda a cidade gritou. E Eli, ouvindo os gritos, disse: Que alvoroço é esse? Então chegou aquele homem apressadamente, e veio, e o anunciou a Eli. E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos tão escurecidos, que já não podia ver. E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu? Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de DEUS foi tomada. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de DEUS, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos. E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de DEUS era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso. E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de DEUS foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de DEUS. 1 Samuel 4:11-22
 
 
III. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
1. O preço do pecado.
Exemplos de pecadores que receberam punição de DEUS:
(1) a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, a morte física, da alma e espiritual (Gn 3.1-7,23; Rm 5.12);
Nadabe e Abiú morreram
(2) Acã e sua família perderam a vida (Js 7.24,25);
(3) Ananias e Safira foram mortos (At 5.1-11).
 
DUPLAS ALTAMENTE PERIGOSAS.
ADÃO E EVA.
JANES E JAMBRES
NADABE E ABIU.
DATÃ E ABIRAO
HOFNI E FINEIAS
DAVI E BATESEBA
ACABE E JEZABEL
ANANIAS E SAFIRA
FÍGELO E HERMÓGENES
ANTICRISTO E FALSO PROFETA
 
 
Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o Senhor.

Números 26:61
A morte de Nadabe e Abiú, os dois filhos mais velhos de Arão, o sumo sacerdote é um exemplo disso. Eli recaklmava, mas não aplicava a lei. Não exerceu a autoridade lhe conferida por DEUS.
 
A meu ver a explicação pela morte de Nadabe e Abiú é até simples.
O fogo que deveriam usar, mesmo que sem autorização, para manter acesas as chamas do Altar de Incenso, no Lugar SANTO, era o fogo que desceu do céu - Fogo de DEUS que havia no Altar do Holocausto, ou Altar de Sacrifícios, ou simplesmente, Altar de Bronze ou de Cobre. este fogo desceu logo após a inauguração do serviço sacerdotal de Arão e seus filhos (Levítico 9:24).
Este Altar representava a Cruz onde JESUS morreu por nós.
O Fogo deveria ser pego no Altar de Sacrifícios e colocado em um castiçal e depois juntado com Incenso Aromático. A seguir era para ser colocado no Altar de Incenso, no Lugar SANTO, na parte coberta do Tabernáculo, imediatamente antes da cortina que separava o Lugar SANTO do SANTO dos Santos.
O Altar de Incenso representa a Intercessão de JESUS a nosso favor diante do PAI. O Incenso representa as orações e o Fogo o Juízo sobre JESUS (o castigo nosso - Isaías 53:5). O Altar com o Fogo e o Incenso representavam a intercessão de JESUS, morrendo em nosso lugar, para nos salvar.
Ao invés disso, Nadabe e Abiú, por conta própria, sem autorização de DEUS e nem de qualquer pessoa, usaram algum fogo que pegaram em outra parte, ou seja, pegaram algo humano e comum, fabricado pelo ser humano, para oferecerem em substituição ao sagrado. Figurativaeante pegaram um substituto para JESUS. Além de ser o verdadeiro altar dos verdadeiros cristãos, JESUS CRISTO é também a oferta aceitável e aprazível a DEUS, a única que a justiça divina aceita com agrado. JESUS ofereceu-se a si mesmo como oferta voluntária para, de uma vez por todas, ‘‘aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9.26).
Por isso morreram - Tudo ali tinha um significado.
Fizeram o que as religiões diversas fazem, substituiram o santo pelo ímpio, o sagrado pelo profano, o único salvador por um falso mediador. (Exemplo: Católicos - Maria em lugar de JESUS; Islamismo - Maomé em lugar de JESUS; Budismo - Buda em lugar de JESUS; Espiritismo - Alan Kardec em lugar de JESUS; etc...)
A Bíblia não diz que morreram por desejarem ocupar o lugar de Arão, não diz que ofereceram incenso errado, não diz que foram irreverentes e nem diz que estavam bêbados. Só diz que ofereceram Fogo Estranho e que não foram ordenados para isso.
 
O certo é que o sumo sacerdote Arão tinha por obrigação manter ali o fogo aceso e pela manhã e pela tarde, todos os dias ia até ao Altar de Incenso, levando fogo do Altar de Sacrifícios, aceso por DEUS, com Incenso devidamennte preparado para tal serviço.
 
Na companhia de Nadabe e Abiú (filhos de Arão) estão Caim (Irmão de Abel, filho de Adão), Hofni e Finéias (Filhos do sumo scerdote Eli), Miriã (irmã de Moisés que se rebelou contra ele e ficou leprosa), Joel e Abia (Filhos de Samuel), etc...
 
Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo (Hebreus 13:10).
Nosso Altar É Em Nosso espírito Que Está Ligado Ao ESPIRITO SANTO E O Tabernáculo É Nosso Corpo Onde Este Altar Está Instalado, Mas Se Vamos Servir E Agradar Ao Corpo Com Suas Concupiscências, Não Experimentaremos Das Delícias Da Intimidade Com O ESPIRITO SANTO. Devemso viver Em ESPÍRITO E Não Na Carne.
 
Levítico 10 (Bíblia Livre) 1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um seu incensário, e puseram fogo neles, sobre o qual puseram incenso, e ofereceram diante do SENHOR fogo estranho, que ele nunca lhes mandou.2 E saiu fogo de diante do SENHOR que os queimou, e morreram diante do SENHOR.
 
Filhos de Arão, Nadabe e Abiu ofereceram fogo estranho e foram mortos. Eram filhos de sumo sacerdote como Hofni e Fineias. Profanaram as coisas de DEUS.
Tinham que pegar fogo que desceu do céu e estava no altar de sacrifícios, ou de holocaustos, depois levar até o Lugar SANTO e manter aceso o fogo do Altar de Incenso, em frente ao véu que separava ali do Lugar Santíssimo ou SANTO dos Santos.
 
A DEUS se oferece fogo de DEUS, não fogo provindo de homens.
Estão tentando fazer fogo estranho hoje por aí.
Teatro na igreja;
Coreografia;
Músicas sem conexão com a bíblia;
Rodopios, sapateados, etc...;
Teologia calvinista;
Palhaçada;
Gritos de pregadores e repetição de tudo o que se fala;
Música de fundo;
Etc.....

Não adianta nada disso.
O fogo tem que ser de DEUS.
O fogo que DEUS mandou de cima deve ser oferecido de volta.

Ef 5:18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espirito;

Cada um deve se encher do ESPÍRITO SANTO.
O FOGO ESTÁ DENTRO DE CADA UM DOS FILHOS DE DEUS.
 
 
REGRAS PARA SACERDOTES SÃO EXIBIDAS EM LEVÍTICO 21 E 22.
 
 
O CASO DE UZÁ 
NÃO SE CARREGA A PRESENÇA DE DEUS COMO OS FILISTEUS CARREGAVAM. (http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/arcapresencadedeus.htm)
NÃO HÁ PRESENÇA DE DEUS SEM SACRIFÍCIO.

SEDE SANTOS PORQUE EU O SENHOR SOU SANTO. Só conseguiram levar a arca para Jerusalém com sacrifícios oferecidos e carregando a Arca nos ombros dos sacerdotes.
11 - Davi chamou então os sumos sacerdotes Zadoque e Abiatar, e mais os seguintes chefes levitas: Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe. 12 E disse a eles: "Vocês são os chefes das famílias dos levitas. Agora vocês se santifiquem e também santifiquem todos os seus irmãos, para que possam trazer a arca do Senhor, o DEUS de Israel, ao lugar que preparei para ela.13 O Senhor nos feriu antes porque não cuidamos da arca conforme as ordens dEle, pois não foram vocês que levaram a arca. " 14 Então os sacerdotes e os levitas realizaram os atos religiosos de santificação, preparando-se para trazerem a arca do Senhor, o DEUS de Israel.15 Depois os levitas trouxeram a arca de DEUS, carregada nos seus próprios ombros, segurando pelas varas presas na arca, tudo de acordo com as ordens que o Senhor havia dado a Moisés.
 

1 Cr 15:26 E porque DEUS não destruiu os levitas que carregavam a arca, eles ofereceram como sacrifício sete touros e sete carneiros.
 
SAUL TAMBÉM MORREU E DESTRUIU SUA FAMÍLIA POR PROFANAR AS COISAS DE DEUS
A Rebelião É Como O Pecado De Feitiçaria (I Samuel 15:23)
O tipo de feitiçaria que está presente nos filhos hoje está revelado em I Samuel 15: 22-23: "Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar". A Bíblia descreve aqui uma feitiçaria muito mais perigosa do que o ocultismo. Ela controla mais pastores e congregações que qualquer outro tipo de influência demoníaca. Trata-se da rebeldia contra a Palavra de DEUS!
A semente do início da rebeldia é exatamente aquilo que se manifestou no Jardim do Éden! Todos possuímos o gérmen deste pecado.
 
 
2. Os males da falta de repreensão.
Dt 4.40 "E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá para todo o sempre".
Pv 13.24 O QUE RETÉM A SUA VARA ABORRECE A SEU FILHO. (BÍBLIA DE ESTUDOS PENTECOSTAL - CPAD)
As Escrituras ordenam que os pais disciplinem com "vara" a seus filhos, nos seus anos formativos, i.e., na infância. Castigo físico só deve ser aplicado à criança em caso de desobediência proposital ou como desafio. A disciplina tem como alvo eliminar a insensatez, a rebeldia e o desrespeito para com os pais (22.15). Quando adequada, administrada pelos pais de modo sábio, amoroso e equilibrado,  ela leva a criança a aprender que o mau comportamento resulta em conseqüências desagradáveis, inclusive castigo (29.15). Tal disciplina é necessária para evitar que os filhos adotem atitudes que mais tarde os levarão à ruína e à morte (19.18; 23.13,14). A disciplina piedosa na família trará bem-estar e paz ao lar (29.17). Os pais devem aplicar a disciplina com amor, assim como faz nosso Pai celestial (Hb 12.6,7; Ap 3.19).
 
A síndrome do Sacerdote Eli (Pr. Vanderley Carceliano)
Introdução Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. 1 Samuel 1:9 Vamos falar sobre Ana e Eli. Hoje vou falar sobre a Síndrome Do Sacerdote Eli.
1. Sentado Numa Cadeira No Templo Não basta estar na igreja sentado; Tem gente que está sentada na igreja, porém a igreja não está dele; Você é a igreja; Você foi salvo para se envolver e não só para ficar assistindo.
2. Sentado Olhando Você não foi salvo para preencher rol de membros. Não foi salvo para ficar sentado acomodado. DEUS te quer de pé, pregando, orando e envolvido. Muito “sentados” vêm ao culto para preencher sua religiosidade. Outros para adorar.
3. Sentado Sem Fazer Nada Ana foi ao templo porque precisava muito, mas Eli não se levantou para ajudá-la ou para dar uma palavra a ela. Sempre tem uma Ana (alguém sofrendo). Não deixe essa pessoa sem uma palavra. Levante-se. Dê uma palavra para alguém. Deixe DEUS te usar!
4. Quem Fica Sentado Só Julga É fácil criticar sem fazer nada; Eli disse que Ana estava bêbada, mas ela orava. Eli julgou errado. Deixe as pessoas adorar, serem cheias. Não julgue. Em Atos 2:13 no Pentecoste acharam que eles estavam bêbados. Crítico Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: "Eles beberam vinho demais". Atos 2:13 (NVI)
5. Levaram a Arca. Foi-se a Glória. E foi tomada a arca de DEUS: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. 1 Samuel 4:11 Não fique sentado vendo a unção ir embora da sua vida. Morreram os filhos de Eli. Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de DEUS foi tomada. 1 Samuel 4:17
Não fique sentado vendo seus filhos se perderem. SAIA DA CADEIRA! LUTE PELA SUA FAMÍLIA. LUTE PELO SEU CASAMENTO. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de DEUS, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos. 1 Samuel 4:18
Conclusão A mensagem começa com Eli sentado junto ao pilar e termina com Eli sentado junto ao portão. Começa com Eli sentado na cadeira, mas termina com Eli caindo da cadeira e morrendo.
 
 
3. Pecados voluntários e deliberados não têm perdão.
 
Há dois tipos de pecados não perdoados.

a- Os que não são confessados e deixados.
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe JESUS: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:11
Depois JESUS encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. João 5:14
 

b- Pecado contra o ESPÍRTO SANTO
 http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-es-pecadoscontraoespiritosanto.htm
 
 
O Pecado Voluntário
1. Pecar voluntariamente. “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior cas¬tigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de DEUS, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao ESPÍRITO da graça?” (Hb 10.26-29).
a) O pecado voluntário — seria o pecado de rebelião? Alguns escritores têm pensado que, certamente, significa nesta passagem o pecado de rebelião. Visto que a “rebelião é como o pecado de feitiçaria” (1 Sm 15.23). Tal pecado era punido com a pena de morte, quando era praticado em qualquer de suas formas de expressão. O tempo verbal presente indica persistência contínua; o advérbio enfático, colocado em primeiro lugar, no texto grego, frisa que tal pecado é cometido deliberadamente, praticado por alguém que tinha encontra¬do em CRISTO a vida eterna. Contudo, enganado por seu ‘coração mau e infiel’ que fora ‘endurecido’ pelo engano do pecado, apartou-se do DEUS vivo (Hb 3.12,13; 2 Pe 2.20-22). Portanto, parece indicar que se trata de um pecado imperdoável. Ele é semelhante — em parte — à blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, visto que quem o pratica, está fazendo “agravo ao ESPÍRITO da graça”, que é o ESPÍRITO SANTO. O fato de não restar mais sacrifício para tais pecados, não significa que o sacrifício final foi rejeitado, mas principalmente porque tal pecado (ou pecados) é imperdoável. Assim, não há provisão divina para sua remissão. A passagem de Hebreus 10.26-29 perece ser uma reminiscência daquilo que foi dito em Hebreus 6.4-8, quando se diz aos cristãos do perigo sombrio de caírem num estado de apostasia e por meio desta, entristecerem ao ESPÍRITO SANTO. Aqui o escritor sagrado adverte sobre os que vivem pecando “voluntariamente”. Este “pecado voluntário” representa mais que um fruto da ignorância, sendo uma aberta oposição a DEUS e a tudo que é divino. Não se trata de uma fraqueza da alma — mas de uma atitude obstinada do espírito. Deve ser esta a razão, que para tais transgressores, “não resta mais sacrifício pelos pecados”, visto que voluntariamente se entregaram a prática da iniquidade (cf. Sl 109.17).
b) O pecado voluntário — seria o pecado de blasfêmia? Segundo o escritor sagrado, o pecado voluntário traz em si uma expectação horrível de juízo. No conceito judaico um dos pecados mais horríveis era o pecado de blasfêmia. Mas este pecado era punido com a morte de apedrejamento e não com fogo, como aqui está em foco (Lv 24.14,23). Neste caso do pecado voluntário, o que resta é “uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hb 10.27). A punição de tal pecado parece ser executada pelo fogo — como muitos outros pecados na Bíblia tinham esta punição. Alegoricamente falando, o fogo aqui não deve ser entendido como fogo natural. E, sim o fogo da ira de DEUS. Em algumas passagens das Escrituras, os inimigos de DEUS, são aqueles que procuram fazer mal ao seu povo. Mas aqui, a advertência vem contra aqueles que vivem pecando “voluntariamente” e expondo o Filho de DEUS ao vitupério. De qualquer forma, rejeitar o sacrifício redentor de CRISTO, é persistir na senda do erro, e errar conscientemente, pode agravar a pena de quem o faz, de acordo com o ensinamento de JESUS, em que diz: “E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado” (Lc 12.47,48). O castigo da ignorância será menor do que o castigo da consciência — e o escritor aqui adverte que, conhecer JESUS e depois negá-lo, será digno de um maior “juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” de DEUS e de CRISTO.
c) O pecado voluntário — seria o pecado de prostituição dissoluta. “Venerado seja, entre todos, o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, DEUS os julgará” (Hb 13.4). Para alguns estudiosos, o pecado de prostituição englobando todas as formas de expressão, seria, então, o pecado voluntário. Este pecado, quando praticado, era punido com fogo. Mas isso fora intercalado na lei, visto que mesmo antes da lei, já existia tal punição em Israel. No episódio envolvendo Tamar e Judá, vemos que a punição do pecado de prostituição era por meio do fogo. “E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada” (Gn 38.24). Posteriormente parece que este tipo de punição foi modificado. Os escribas e fariseus lembraram a JESUS que tal pecado de prostituição envolvendo mulheres fosse punido com a morte de apedrejamento e não com fogo (Jo 8.5). Eles citaram Deuteronômio 22.21,23,24, que diz: “Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti... quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, então tra¬reis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti”.
2. O que seria então o pecado voluntário? — seria o pecado de desdém. O pecado de desdém (desprezo — menosprezar) seria praticado por mentes pervertidas. Parece que este é o pecado que aqui está em foco. Ele seria praticado por aqueles que não levariam em conta, a pessoa de CRISTO, de sua obra e de sua importância. Os sintomas deste pecado se manifestam de várias maneiras. Contudo, as mais evidentes são o desprezo e o escárnio (cf. Lc 23.11). Tais práticas seriam levadas a efeito de três maneiras:
a) Pisar o Filho de DEUS. A frase que aqui está em foco, parece se coadunar com aquilo que já fora dito em Hebreus 6.6, onde aqueles que ‘recaíram’ da graça, passam ser renovados, visto eles, “de novo crucificam o Filho de DEUS, e o expõem ao vitupério”. Contudo, a maioria dos comentadores aceitam esta passagem como sendo o pecado de apostasia, que também segundo as Escrituras, seria imperdoável. A expressão ‘pisar o Filho de DEUS’ aqui, deve ter o sentido, que JESUS falou em Mateus 7.6. Ali Ele mostra a possibilidade de alguém pisar as pérolas com os pés. E depois, ‘voltando-se’ as despedacem. JESUS além de seu nome por excelência: JESUS! Ele tem o nome: pelo qual se chama é a Palavra de DEUS (Ap 19.13). Aqueles que se voltam para o mundo e começam a negar o sacrifício de CRISTO —* simplesmente estão pisando o Filho — a Palavra — e o expondo ao vitupério.
b) Ter por profano o sangue do testamento. Ter por profano o sangue do testamento, isto é, o sangue de CRISTO, é negar o poder purificador e santificador que existe no sangue do Cordeiro. Aqueles que, voltando as costas para DEUS, passam a profanarem o sacrifício da redenção. Para estes, portanto, são ultra¬passados os limites da redenção. Para estes, diz o texto divino: “já não resta mais sacrifício pelos pecados” (Hb 10.29).
c) Fazer agravo ao ESPÍRITO da graça. Fazer agravo ao ESPÍRITO da graça é negar toda a extensão da misericórdia de DEUS, manifestado no processo da salvação do homem. Tal pecado é praticado por alguém que já foi participante desta graça salvadora. “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador JESUS CRISTO, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tomou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justi¬ça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama” (2 Pe 2.20-22). O julgamento por DEUS será inevitável, sobre os tais que pratica¬rem tais pecados. Contudo, ele será realizado de acordo com a justiça divina. O Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO testemunharão todos os atos dos homens e todos serão julgados de acordo com as suas obras. Semelhante capacidade de julgamento, a Trindade divina tem conferido para seus juízes e para sua igreja aqui na terra. A Lei de Moisés orientava que os juízes determinassem a morte daquele que tivesse prevaricado contra um mandamento ou ordem divina, reputado como passivo de pena capital, a prova testemunhal, somente a partir de duas testemunhas ou três testemunhas. “Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca duma só testemu¬nha não morrerá” (Dt 17.6). Este procedimento foi transferido para o seio cristão com respeito a conduta moral dos anciãos. Quando Paulo dava instruções sobre o procedimento na escolha dos obreiros, ele recomendou, dizendo: “Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas” (1 Tm 5.19). Devemos, portanto, evitar certos julgamentos precipitados baseados apenas em informações de alguém cuja vida é reprovada por DEUS e a sociedade. Algumas informações são calúnias. Algumas vezes parece — mas não é.
O Pecado para a Morte
1. Pecado para a morte. Alguns teólogos procuram desassociar o pe¬cado que é para a morte daquele que é classificado com blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO. Segundo esta maneira de interpretar o texto que aqui está em foco, o pecado para a morte é praticado por alguém que é ‘irmão’ (isto é, um cristão). Enquanto a blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, somente será pra¬ticado por um pecador. Em 1 João 5.16,17 parece que o pecado para a morte está ligado à apostasia. Ali diz que “Há pecado para morte, e por esse não digo que ore”. Depois, o apóstolo acrescenta: “Há pecado que não é para morte”. Alguns estudiosos das Escrituras sustentam que ‘esse pecado para morte’ que aqui está em foco, é a blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, manifestado em for¬ma de apostasia, em razão do termo ‘irmão’ (se alguém vir pecar seu irmão), encontra-se inserido na frase.
2. Pecados imperdoáveis no Antigo Testamento. Quando abrimos o Antigo Testamento (especialmente no Pentateuco), nos deparamos com uma série de pecados que exigiam penas capitais. Com efeito, porém, a morte ali mencionada era física, e não espiritual. Ainda que aquele que morria em tais condições, não sabemos se lhe era assegurado o perdão divino com vista ao mundo vindouro. Diferente do Novo Testamento. Nele, quem está em foco não é a morte física — e sim, a espiritual. Vamos procurar relacionar alguns pecados que eram punidos com a pena de morte:
a) São vários os pecados considerados imperdoáveis eis no Antigo Testamento.
1º. Oferecer alguém de sua semente a Moloque. (Lv 20.1-5).
2º. Virar-se para os adivinhadores. (Lv 20.6).
3º. O filho que amaldiçoar o pai ou a mãe. (Lv 20.9).
4º. O homem que adulterasse com a mulher de outro. Ambos morreriam. (Lv 20.10).
5º. O filho que adulterasse com a mulher de seu pai. Ambos morreriam. (Lv 20.11).
6º. O homem que adulterasse com a sua nora. Ambos morreriam. (Lv 20.12).
7º. O homem que se deitasse com outro homem. “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles” (Lv 20.13).
8º. O homem que tomasse a filha e a mãe como esposa. (Lv 20.14).
9º. O homem que se deitasse com um animal. “Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal” (Lv 20.15).
10°. A mulher que se chegasse a um animal. “Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, aquela mulher matarás bem assim como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles” (Lv 20.16).
11°. A filha dum sacerdote que se prostituísse. (Lv 21.9).
12°. O crime de emboscada. (Êx 21.14).
13°. O parricida e matricida. “O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto” (Êx 21.15).
14°. O furto qualificado. “E quem raptar um homem, e o vender, ou for acha¬do na sua mão, certamente será morto” (Êx 21.16).
15°. O dono que sabia que seu boi era escorneador e se ele matasse alguém. (Êx 21.29).
16º. Pecado de feitiçaria. “A feiticeira não deixarás viver” (Êx 22.18).
17°. Quem sacrificasse aos ídolos e não ao Senhor. “O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto” (Êx 22.20).
18°. Filhos desobedientes (Dt 21.18-21).
Todos estes pecados eram dignos do juízo de morte.
b) Havia outros pecados que eram julgados dignos de pena capital. Além dos pecados aqui mencionados, havia aqueles que os juízes em Israel consideravam dignos de morte. No caso de JESUS quando se encontrava diante do tribunal, os judeus disseram: Nós temos uma lei, e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de DEUS” (Jo 19.7b). Esta lei era a lei de Moisés.
De acordo com a gravidade do delito, ela mandar matar com a confirmação das palavras de duas ou três testemunhas (Hb 10.28).
3. Pecados imperdoáveis no Novo Testamento. Já tivemos a ocasião de descrever em notas expositivas o grau e natureza de alguns pecados, que julgamos ser imperdoáveis, e aqui, para uma melhor compreensão do significado pensamento, mostraremos alguns textos, nos quais se subentende que haja essa possibilidade.
a) Texto: blasfemar contra o ESPÍRITO SANTO. “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o ESPÍRITO não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Fi¬lho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o ESPÍRITO SANTO, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt 12.31,32).
b) Texto: apostatar. “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tomaram participantes do ESPÍRITO SANTO, e provaram a boa palavra de DEUS, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de DEUS, e o expõem ao vitupério” (Hb 6.4-6).
c) Texto: pecar voluntariamente depois de salvo. “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados” (Hb 10.26).
d) Texto: pecado para a morte. “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e DEUS dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte” (1 Jo 5.16,17).
 
 
 
Ausência de limites.
Existem limites que não poderão ser ultrapassados.
 
A DISCIPLINA (Ef 6.4)
Meios para conseguir a disciplina
a) O ensino - Dt 11. 18-21;
b) O exemplo - Jo 13.15;
c) A correção - Pv 29. 15, 17.
 
Base da disciplina:
a) O amor: Ap 3.19; Pv 3.12.
- Segredo da disciplina: firmeza com amor; amor x controle: filhos saudáveis e respeitosos;
Finalidade da disciplina
a) Obediência - Cl 3.20;
b) Honra: Ex 20.12;
c) Responsabilidade: Lm 3.27;
d) Sabedoria: Pv 29.15.
 

 A AUTORIDADE PATERNAL E A IGREJA
- Realizar o culto doméstico, adorando a DEUS com a família.
- Cultivar e estimular no lar a leitura da Bíblia Sagrada.
- Levar a família, cedo, ao ambiente sadio da igreja. ·
- Estar vigilante quanto às "astutas ciladas do Diabo" contra o lar.
- Combater todas as formas de infiltração do materialismo ateu, seja por via da escola, dos meios de comunicação (TV e internet, principalmente) ou de outras pessoas. · Levar a família a ocupar-se no serviço do Senhor.
 
 
Por esta razão dobro os joelhos perante o Pai, do qual, toda família nos céus e na terra toma o nome (Ef 3:14,15).
O apóstolo Paulo está escrevendo uma carta, e começa esta passagem por uma oração. Não vamos tratar sobre o assunto da oração, mas a respeito da pessoa a quem ela se dirige. A palavra traduzida no versículo acima como "família" poderia também ser "paternidade". No original a palavra grega é "pátria", uma derivação direta da palavra "pater" que significa "pai". Portanto, o versículo seria assim: "...o Pai, do qual toda paternidade nos céus e na terra toma o nome". Desta maneira estamos descobrindo que o fator originador da família é o pai.
Estes versículos contêm uma revelação tremenda. A paternidade de DEUS é eterna. Não só é DEUS o Pai de JESUS CRISTO, mas toda paternidade é derivada e estabelecida a partir do ofício do Pai na divindade. O ofício de um pai recebe com isto um significado tremendamente importante. A função de um pai deriva sua santidade, autoridade e importância do fato dela ser uma projeção aqui na terra da paternidade divina e eterna de DEUS no céu.
Eu pensava que DEUS só Se tornava Pai quando eu me tornava Seu filho. Isto não está correto. DEUS é Pai eternamente. Antes da criação, DEUS já era Pai. Ele é o Pai do nosso Senhor JESUS CRISTO. O relacionamento de Pai para Filho dentro da divindade é eterno. Antes que qualquer coisa fosse criada, DEUS eternamente era Pai, e CRISTO era eternamente Seu Filho.
Desta forma, todo pai, dentro da criação, recebe seu nome a partir da paternidade eterna de DEUS. Este fato concede importância e santidade enormes ao ofício de pai. É na realidade, uma projeção da própria natureza de DEUS para dentro da experiência humana, aqui na terra e no tempo.
 
PAIS E FILHOS (BEP da CPAD)
Cl 3.21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”
É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3).
 
(1) Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21, bem como as instruções de DEUS em muitos trechos do AT (ver Gn 18.19; Dt 6.7; Sl 78.5; Pv 4.1-4; 6.20), é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.
(2) A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador (ver Lc 1.17).
(3) Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar, como também corrigir e castigar somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência (3.12-14, 21).
(4) Seguem-se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devotada a CRISTO:
(a) Dediquem seus filhos a DEUS no começo da vida deles (1Sm 1.28; Lc 2.22).
(b) Ensinem seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade. Incutam neles a consciência da atitude de DEUS para com o pecado e do seu julgamento contra ele (ver Hb 1.9).
(c) Ensinem seus filhos a obedecer aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15, 17; Hb 12.7).
(d) Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28.7; 2.15-17).
(e) Façam saber a seus filhos que DEUS está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).
(f) Levem seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em CRISTO, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14).
(g) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala a Palavra de DEUS, se mantém os padrões de retidão e o ESPÍRITO SANTO se manifesta. Ensinem seus filhos a observar o princípio: “Companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63; ver At 12.5).
(h) Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para DEUS (2Co 6.14—7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo (Hb 11.13-16), que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com CRISTO (Fp 3.20; Cl 3.1-3).
(i) Instruam-nos sobre a importância do batismo no ESPÍRITO SANTO (At 1.4,5, 8; 2.4, 39).
(j) Ensinem a seus filhos que DEUS os ama e tem um propósito específico para suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; 1Pe 1.3-9).
(l) Instruam seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras, na conversação e no culto doméstico (Dt 4.9; 6.5, 7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
(m) Mediante o exemplo e conselhos, encorajem seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6.18; Tg 5.16).
(n) Previnam seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente querem viver em CRISTO JESUS padecerão perseguições” (2Tm 3.12).
(o) Levem seus filhos diante de DEUS em intercessão constante e fervorosa (Ef 6.18; Tg 5.16-18; ver Jo 17.1 sobre a oração de JESUS por seus discípulos, como modelo da oração dos pais por seus filhos).
(p) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor, para que se aprofundem na fé e se cumpra nas suas vidas a vontade do Senhor (ver Fp 2.17).
 
 
Como Disciplinar Meu Filho - limites e regras baseadas na Palavra de DEUS  (Valdenira Nunes de Menezes Silva)
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)
Todos estes limites e normas de disciplina podem ser colocados em papéis e assinados pelos filhos.
Limites familiares
1. Aprender a Obedecer aos Pais
  
Responder imediatamente "Sim, papai/mamãe!" e fazer na hora o que foi pedido.
  . Não reclamar: "Não quero fazer isso!" "Tenho mesmo de fazer isto?" "Será que outro não pode fazer?" "Não é justo!"
  . Não aborrecer: "Por favor, por favor, será que não podemos fazer isto?" "Não posso mesmo ir, mamãe? Não posso
    mesmo?"

2. Aprender a Guardar as Coisas de Usar
  Brinquedos no armário ou na garagem.
  Roupas usadas no cesto de roupa ou penduradas no guarda-roupa.
  . Toalhas no toalheiro.
  . Ter um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

3. Aprender a Fazer as Obrigações
  . Arrumar o quarto antes de ir para a escola.
  Por pratos e talheres usados na pia após as refeições.
  Depois das aulas: Por exemplo: lição de casa e estudo de piano antes de brincar tirar o lixo da casa nos dias do lixeiro passar; dar comida
    aos gatos; levar o jornal à mamãe.
  Tarefas especiais quando mamãe ou papai precisarem de ajuda.

4. Aprender Boas Maneiras
  
Refeições: tomar lugar à mesa, cruzar as mãos no colo e não falar antes de dar graças. Mastigar a comida com a boca
    fechada. Dizer: "Por favor, passe-me..."
  Quando outros estiverem falando, esperar uma pausa na conversação e dizer: "Com licença, papai, posso...?"
  Quando discordamos de alguém, não digo, e sim, procuro aprender, perguntando: "Como foi que você disse?" ou "Eu
    sempre pensei que...."

5. Aprender a Cuidar da Criação Divina: Pessoas e Coisas
   Pessoas (a si mesmas):
  
Pela manhã: banho, se necessário; escovar os dentes; arrumar a bolsa para a escola; ouvir música ou história.

  Pessoas (os outros):
  
Fazer perguntas - não discutir
  Brincar com modos - não brigar
  Orar pelos "inimigos" - não agredir
  Ser educado e atento - não vingar (amor e gentileza são dons de DEUS; Ele muda o nosso coração).

  Coisas:
  
Conservar a casa e a mobília: não pular ou jogar nas cadeiras, camas, etc.; não jogue bola dentro de casa e não jogá-la contra as paredesnão subir em árvores pequenas.

Vejamos, agora, algumas perdas e privilégios que podemos aplicar como disciplina em nossos filhos: sem brinquedos, sem TV, sem cinema, sem lanchar fora, sem namoro, sem telefonar, sem sair, sem computador, etc. ...

Não Espere, Verifique
Procure sempre estar verificando se seus filhos estão cumprindo o contrato que eles prometeram cumprir.
Há um provérbio de Henry Brandt que diz: "As pessoas fazem o que você fiscaliza, não o que você espera."
Você vai perceber que depois de alguns anos, eles seguindo estas normas e limites, vão fazer tudo automaticamente.

Mães, não deixem de orar por esta vitória!

Vejamos, agora, a sexta e última norma:

6- O desenvolvimento do caráter
Ensine o seu filho Gálatas 5:22-23), decore juntamente com ele, e ore, ore e ore.
"Mas o fruto do ESPÍRITO é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23)

Procure mostrar a ele a maturidade que ele poderá ter se tiver todas estas características. Ensinando isto, você estará tornando o seu filho (a) uma pessoa cujo caráter agrada a DEUS e aos homens.

Mateus 5:3-10 (as bem-aventuranças) nos diz o seguinte: 3 "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a DEUS; 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS; 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus."

Filipenses 2:5-8 nos apresenta CRISTO que é um exemplo em nossas vidas: "5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em CRISTO JESUS, 6 Que, sendo em forma de DEUS, não teve por usurpação ser igual a DEUS, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."

Se o caráter de seu filho for entregue nas mãos de DEUS, certamente ele irá resistir à pressão do grupo que o quer levar a caminhos errados.

"A qualidade íntima de caráter que achamos importante é o que a Bíblia chama de 'pureza de coração'" Para que seu filho tenha esta "pureza de coração" em sua vida, é necessário que ele tenha um relacionamento diário com o Senhor (isto, nós como mães que sempre quisemos o bem de nosso filho, já fazíamos com ele desde criancinha).

Agora, falemos de nossos filhos adolescentes e de sexo. Eles têm que aprender de nós, mães crentes, o que a Bíblia diz sobre o sexo pré-nupcial.
Sou eu, como mãe, que tenho que orientá-los a evitar, por exemplo, carícias íntimas que podem chegar até a relação sexual antes do casamento. E isto é pecado aos olhos de DEUS. Como mãe, devo mostrar-lhes as conseqüências negativas da prática sexual antes do casamento:

"* Ela acentua imediatamente nossos desejos de prazer maior e mais freqüente.

 * Ela excita nossa natureza egocêntrica. Como dizem as Escrituras, ela nos dá coração endurecido, insensível. Tornamo-nos menos sensíveis às necessidades dos outros ao nosso redor, por passarmos mais tempo procurando meios de ter nossa necessidade sensual atendida. Tendemos a observar a vida como um meio de estimular nossos próprios sentidos, em vez de amar aos que estão ao nosso redor.

* A imoralidade também debilita nossa fé em DEUS, porque quanto mais violamos os limites de DEUS, mais precisaremos racionalizar que 'DEUS não existe' ou que suas regras não são válidas. Isto pode levar ao questionamento do próprio criador de tais limites. Assim observei que os que praticam um estilo imoral de vida têm mais e maiores dúvidas sobre a existência de DEUS.

* A 'liberdade sexual' e a promiscuidade podem na realidade levar a uma escravidão - escravidão aos nossos sentidos físicos e à impotência. Uma certa companhia de cigarros tem uma frase-chave que diz: 'Fume este cigarro. Ele satisfaz.' É uma astuta torcida da palavra satisfazer. Alguém já viu um fumante que fumasse um só cigarro e ficasse satisfeito? Ele precisa de outro, e mais outro. O mesmo pode dar-se com a imoralidade sexual."

Alertemos nossos filhos adolescentes! Incutamos em nossas crianças a Palavra de DEUS, o temor ao Senhor, para que quando crescerem façam exatamente o que a Bíblia sempre as ensinou durante anos e anos (isto por causa da sua fidelidade como mãe). Só cabe a nós mães, lermos a Palavra de DEUS, diariamente, com eles, decorarmos versículos e cantarmos corinhos que louvem, realmente, ao Senhor.
Mães, não esperem que o professor da Escola Dominical seja o responsável de falar a seu filho sobre sexo!
Já fui professora dos jovens na Escola Dominical e duas jovens (que nunca foram orientadas pelos pais) ficaram grávidas quando eu havia acabado de dar uma série de estudos sobre este assunto tão importante.
 
Trabalhemos incansavelmente, visando o futuro espiritual e material de nossos filhos!

"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13 :24).

"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" (Provérbios 29:15).

Se amamos o Senhor e se amamos o nosso filho, então, temos que obedecer à Sua Palavra.
Usarmos a vara é, muitas vezes, uma necessidade benéfica para o nosso filho que resiste, age com rebeldia e, até mesmo, nos desafia.

Mãe, veja o que diz o Dr. Armand Nicoli: "O principal problema com a disciplina física é que elas podem ser um desabafo para as frustrações, culpas ou raiva dos pais."

Até os 10 ou 12 anos a disciplina física é eficaz mas com crianças mais velhas é mais eficaz a perda de privilégios.

Mãe, "severidade é importante, mas eu diria que, na educação de crianças, a ênfase deve ser de 45% de severidade com os limites e 55% de relação amorosa.
Junto com o amor incondicional e o apoio aos filhos, pais bem-sucedidos devem equilibrar este amor com a fixação de regras limites claramente definidos."
(Estudo baseado no livro de Gary Smalley "A Chave Para o Coração do Seu Filho")
 
 
 
SUBSÍDIOS DA LIÇÃO 4 - REVISTA ADULTOS CPAD 4º TRIMESTRE DE 2019
 
PARA REFLETIR - A respeito de “A Degeneração da Liderança Sacerdotal”, responda:
Em que consistia o pecado de Eli?
Devemos ponderar um ponto sobre o sacerdote Eli. Não se tem menção dele cometendo abusos em seu ministério, mas seu principal erro foi não corrigir os abusos de seus filhos, perdendo, assim, sua autoridade sobre eles.
Contra quem os filhos de Eli pecaram? Os filhos de Eli pecaram contra DEUS.
Na experiência profética de Samuel, que mensagem ele recebeu de DEUS? Nessa experiência, o jovem profeta recebeu uma pesada comunicação divina: uma mensagem contra a casa de Eli, o seu mestre.
Cite os exemplos de consequências do pecado. A Bíblia revela alguns exemplos as consequências do pecado: (1) a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, a morte física e espiritual (Gn 3.1-7,23; Rm 5.12); (2) Acã e sua família perderam a vida (Js 7.24,25); (3) Ananias e Safira foram mortos (At 5.1-11).
Como seguidores de JESUS, o que devemos evitar? Como seguidores de JESUS CRISTO, devemos sempre evitar o pecado voluntário e deliberado, pois nós temos a mente de CRISTO (1 Co 2.16).
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO TOP1
Ao introduzir a lição, faça um relato sobre os filhos de Eli: Hofni e Fineias. Inicie dizendo que esses dois filhos tinham a responsabilidade de cuidar do que era sagrado, principalmente, da Arca da Aliança (1 Sm 4.4). Eles viviam do sagrado. Ao profanarem a sacralidade do ministério, eles afrontaram a DEUS. A história dos dois filhos de Eli chama-nos a atenção para o perigo de profanar o que é santo. Quando estamos exercendo um ministério há muito tempo, ou auxiliando em alguma atividade da igreja local, corremos o risco de ficarmos insensíveis às coisas espirituais, e tornarmos um burocrata da fé. Naturalmente, não é esta a vontade de DEUS. Devemos nos precaver contra a apostasia e as ofensivas de Satanás.
 
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO TOP2
“Prova de Samuel (3.1-17). A primeira mensagem que Samuel deveria entregar serviu como uma prova severa. Ele tinha um íntimo e afetivo relacionamento com Eli. Passaria ele a mensagem de iminente condenação com total honestidade? Em sua prova, Samuel prefigura o ministério de muitos dos profetas que o seguirão. A maioria dos profetas do AT foi chamada para advertir Israel da vinda dos julguemos divinos! Os profetas não foram especialmente populares no tempo em que viveram!” (RICHARDS, Lawrence. O. Guia do Leitor da Bíblia:Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.182).
 
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO TOP3
“A razão do fracasso de Eli em lidar com a imoralidade de seus filhos pode ser explicada parcialmente em função de sua idade avançada. Tal imoralidade era agravada por ser cometida no próprio Tabernáculo. A presença de mulheres ligadas ao funcionamento do Tabernáculo é expressa em Êxodo 38.8. O escândalo era evidente (2.24).
A advertência de Eli a seus filhos abrangia tanto o efeito da conduta deles sobre os outros – fazei transgredir o povo do Senhor (24) – como as consequências sobre eles mesmos (25). A conduta ética imprópria – o pecado de um homem contra outro – poderia ser julgado nas cortes da lei; mas o pecado religioso contra DEUS seria punido pelo próprio Senhor. Pelo fato de o termo hebraico traduzido como juiz ser há-Elohim, que também significa “DEUS”, a ARA e outras traduções modernas trazem: ‘Pecando o homem contra o próximo, DEUS lhe será o árbitro’, ou ‘DEUS o julgará’” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.183).


CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p38.
 
 

SUGESTÃO DE LEITURA - A Doutrina do Pecado; Doutrinas Bíblicas e Os Dez Mandamentos para os Dias de Hoje