Escrita Lição 13, CPAD, A Cidade Celestial, 2Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
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ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O PARAÍSO ETERNO
1. O que é o Paraíso
2. O que é a Cidade Eterna
3. Quando a eternidade começará
II – O ETERNO E PERFEITO ESTADO
1. O estado perfeito à luz da doutrina bíblica
2. O estado perfeito à luz de Apocalipse 22.1-5
III – O ESTADO FINAL DE TODOS OS SANTOS
1. O que todo crente salvo deve esperar
2. Viveremos todos em unidade
3. Finalmente em casa
TEXTO ÁUREO
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o
Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp 3.20)
VERDADE PRÁTICA
A cidade celestial é o alvo de toda a nossa jornada que iniciou com
o Novo Nascimento e se consumará com a entrada pelos portões celestiais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc
23.46; 2 Co 12.2-4
O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos
Terça - Ap 3.12
A Nova Jerusalém, a cidade que descerá do Céu
Quarta - Cl 1.20
A reconciliação de tudo o que está na Terra e no Céu
Quinta - Jo 4.10
O rio da água da vida fluirá abundantemente
Sexta - Fp 3.20
A nossa verdadeira morada está nos Céus
A esperança sincera de todo cristão peregrino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 21.9-14; 22.1-5
Apocalipse 21
9 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das
últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a
mulher do Cordeiro.
10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a
grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
11 - E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra
preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas,
doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de
Israel.
13 - Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte,
três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.
14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes
dos doze apóstolos do Cordeiro.
Apocalipse 22
1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal,
que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 - No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a
árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as
folhas da árvore são para a saúde das nações.
3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o
trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
4 - E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome.
5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem
de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.
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Hinos
Sugeridos: 485, 509, 614 da Harpa Cristã
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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
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Figuras2 |
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LIÇÃO ORIGINAL PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO - ABAIXO -
Lições Bíblicas
CPAD - Jovens e Adultos
2º Trimestre de
2012 - Título: As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem final de Cristo à
Igreja - Comentarista: Claudionor de Andrade
Lição 13: A
formosa Jerusalém
Data: 24 de
Junho de 2012
TEXTO ÁUREO
“Mas nós, segundo a
sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a
justiça” (2 Pe 3.13).
VERDADE PRÁTICA
O melhor da
Jerusalém Celeste é que estaremos para sempre com Jesus.
HINOS SUGERIDOS - 2,
123, 422.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 65.17;
2 Pe 3.13; Ap 21.1 Haverá novos céus e nova terra
Terça - Gl 4.26 A
singularidade da Jerusalém Celeste
Quarta - Hb 11.10 Deus
é o arquiteto da cidade divina
Quinta - Ap 21.16 A
descrição da cidade celeste
Sexta - 1 Jo 3.2 Seremos
semelhantes ao Senhor
Sábado - 1 Co 13.13
O amor será eterno
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
- Apocalipse 21.9-18.
9 - E veio um
dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou
comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
10 - E
levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a
santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
11 - E tinha a
glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a
pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
12 - E tinha
um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes
escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.
13 - Da banda
do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul,
três portas; da banda do poente, três portas.
14 - E o muro
da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do
Cordeiro.
15 - E aquele
que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas,
e o seu muro.
16 - E a
cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua
largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu
comprimento, largura e altura eram iguais.
17 - E mediu o
seu muro, de cento e quarenta e quatro cavados, conforme a medida de homem, que
é a de um anjo.
18 - E a
fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro
puro.
INTERAÇÃO
Quem já não sonhou
com uma sociedade mais justa e perfeita? Esse foi e continua sendo o sonho de
muitos. Todavia, sem o governo do Rei na Terra, jamais existirá uma sociedade
perfeitamente justa. Nossa esperança é a Nova Jerusalém. Um lugar real, preparado
pelo Senhor para toda a humanidade desde a criação. A Nova Jerusalém é tão
especial que a Palavra de Deus diz que não nos lembraremos mais das coisas
passadas (Is 65.17). Na lição de hoje veremos como o evangelista descreve a
Jerusalém Celeste. João viu a Cidade Santa, e um dia nós também, não somente
avistaremos a cidade, mas pela graça, nela iremos morar para todo o sempre,
junto com o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:
Compreender o que é
a Jerusalém Celeste.
Elencar as
principais características da Nova Jerusalém.
Conscientizar-se de
que a Nova Jerusalém será um Estado perfeito e eterno.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor,
providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Utilize o quadro para
mostrar as principais características da Nova Jerusalém. Explique que a Cidade
Santa encontra-se atualmente no céu (Cl 4.26), porém em breve ela descerá à
terra. Neste mundo estamos sujeitos a dores e tristezas, mas ali não haverá
mais dores ou tristezas, pois o próprio Deus limpará de nossos olhos toda a
lágrima (Ap 21.4).
COMENTÁRIO - introdução
Palavra Chave
Nova Jerusalém: Cidade
Celeste preparada por Deus para morada dos santos.
A terra é um lugar
maravilhoso. Seus encantos são, por vezes, irresistíveis. Nossa alma, porém,
suspira pela casa que Jesus nos foi preparar. E sabemos que ela é real. Por
isso não temos de esmorecer. A caminho de Sião, tiremos forças da fraqueza e
não nos amedrontemos com a noite mais escura. Pois a última vigília logo
passará. E o Sol da Justiça já se espraia sobre os romeiros do Senhor.
Não se desespere. A
jornada logo chegará ao fim. Mais alguns passos e já avistaremos, nos portais
da Jerusalém Celeste, o meigo e amoroso Salvador.
I. O QUE É A
JERUSALÉM CELESTE
1. Mais sublime que
os céus. Sim, a Jerusalém Celeste é mais sublime que os céus, porque estes
são insuficientes para receber a Noiva do Cordeiro. Por isso, Deus formará um
novo céu, quando consumar a atual criação (Is 65.17; 2 Pe 3.13; Ap 21.1).
Tão sublime é a
Cidade de Deus, que não temos palavras para descrevê-la. Referindo-se aos bens
que nos aguardam na eternidade, declara Paulo: “As coisas que o olho não viu, e
o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para
os que o amam” (1 Co 2.9).
2. A casa de meu
pai. Ao consolar os discípulos, promete-lhes o Senhor Jesus: “Na casa de
meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou
preparar-vos lugar” (Jo 14.2). Sim, na Jerusalém Celeste, há uma morada para
mim e outra para você.
3. A Nova
Jerusalém. Desta maneira, o apóstolo Paulo descreve a cidade divina: “Mas
a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós” (Cl 4.26). O
apóstolo João, por seu turno, esforça-se por desenhar a Nova Jerusalém. Mas não
encontra cores nem palavras. Tudo lá é singular. Nosso vocabulário é muito
pobre para representá-la verbalmente. Todavia, vejamos algumas características
da Jerusalém Celeste.
SINOPSE DO TÓPICO
(I) - A Nova Jerusalém foi preparada por Deus para abrigar todos os santos.
II. AS
CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM
1. É um lugar
real. Ela foi descrita rica e detalhadamente por João. Leia o capítulo 21
do Apocalipse. Se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, não teremos
dificuldades para aceitar a realidade de nossa morada eterna.
2.
Arquitetura. A Nova Jerusalém foi ideada e construída pelo próprio Deus
(Hb 11.10). Se o mundo natural já é belo e cheio de deslumbres, o que não
diremos do sobrenatural? Você anseia pela cidade edificada por Deus?
3.
Formato. Deus construiu a Nova Jerusalém como um cubo perfeito, segundo
João no-la descreve: “E a cidade estava situada em quadrado; e o seu
comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze
mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais” (Ap 21.16).
De conformidade com
as medidas atuais, a cidade mede dois mil e duzentos quilômetros de
comprimento, tendo iguais largura e altura. Seu espaço é mais do que suficiente
para abrigar os santos e justos de todas as eras.
4.
Materiais. Iluminada pela glória de Deus, sua luz tem a resplandecência do
jaspe. Além disso, ela é feita de ouro puro e, como fundamento, possui doze
pedras preciosas.
Ela não precisa de
templo, porque o seu santuário é o Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro (Ap 21.22).
Também não carece de sol nem de lua, porque o Filho de Deus é a sua lâmpada (Ap
21.23). E como ali não haverá noite, suas portas jamais se fecharão. Aleluia!
SINOPSE DO TÓPICO
(II) - Deus é o construtor da Nova Jerusalém, por isso ela é uma cidade santa,
perfeita e esplendorosa onde os remidos do Senhor vão habitar para todo o
sempre.
III. O PERFEITO
ESTADO ETERNO
1. Um governo
perfeito. O seu governante é o próprio Deus na pessoa de seu amado Filho.
Tudo será administrado com perfeição máxima.
2. Habitantes
perfeitos. Os redimidos de todas as eras lá estarão. Ali, os patriarcas,
profetas e apóstolos receberão elevadas distinções (Lc 13.28; Ap 21.14). As
tribos de Israel serão igualmente honradas (Ap 21.12).
Entre os habitantes
da Nova Jerusalém, estarão também as nações (Ap 21.24). Isso significa que a
cidade não será afetada pela enfado, nem pela monotonia. Ela será espiritual e
intelectualmente estimulante.
3. Conhecimento
perfeito. Na Jerusalém Celeste, teremos a eternidade para adorar a Deus e
explorar-lhe o infinito conhecimento. Já imaginou um estudo teológico de
milhões de anos? Sim, lá seremos teólogos perfeitos. Hoje, conhecemos a Deus
apenas em parte (1 Co 13.12). Mas ali, na Nova Jerusalém, a eternidade não será
suficiente para conhecermos o Pai (Rm 11.33). Aleluia!
4. Comunhão
perfeita. Na Jerusalém Celeste, conheceremos os patriarcas, profetas e
apóstolos. E não deixaremos de reconhecer nossos irmãos, amigos e parentes que
morreram na esperança da vida eterna.
O rico não
reconheceu a Lázaro no paraíso (Lc 16.23)? E o Senhor transfigurado? Não foi
igualmente reconhecido pelos discípulos (Mt 17.14)? O apóstolo Paulo, por sua
vez, exorta-nos a não nos mostrarmos ignorantes com respeito aos que dormem,
porque um dia os veremos (1 Ts 4.13-18). É por isso que todas as nossas
lágrimas serão enxugadas na Cidade de Deus (Ap 21.4).
5. Amor
perfeito. Nossa comunhão será perfeita, porque o nosso amor também será
perfeito. Escreve Paulo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,
estes três; mas o maior destes é o amor” (1 Co 13.13). Lá, não precisaremos de
fé, porque estaremos frente à frente com o Pai Celeste (1 Jo 3.2). Também não
precisaremos de esperança, porque comungaremos para sempre com o tão esperado
Jesus. Mas, quanto ao amor, o que podemos dizer? A eternidade não será o
bastante para declararmos ao Noivo o quanto o amamos.
SINOPSE DO TÓPICO
(III) - A Nova Jerusalém será um Estado não somente perfeito, mas igualmente
eterno.
CONCLUSÃO
A primeira grande
tragédia da história foi a expulsão de Adão e Eva do jardim que o Senhor
plantara no Éden (Gn 3.23,24). Desde então, vem o homem no encalço do paraíso
perdido.
Em Cristo, porém,
Deus preparou-nos um lugar infinitamente melhor. Um lugar almejado por reis e
patriarcas. Sim, Ele preparou-nos a Nova Jerusalém. Não quer você também morar
na formosa cidade? É só receber o Senhor como o seu salvador pessoal. Amém!
VOCABULÁRIO
Espraia: Relativo
a espraiar; estender-se pelas margens.
Romeiros: Peregrinos; indivíduos andantes.
Ideada: Relativo a ideia; objeto da mais alta inspiração.
Cubo: Objeto sólido composto de seis faces quadradas de igual tamanho.
Jaspe: Pedra ornamentada com múltiplas cores.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
HORTON, S.
M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed.,
RJ: CPAD, 2001.
EXERCÍCIOS
1. Por que a
Jerusalém Celeste é mais sublime que os céus?
R. Ela é mais
sublime do que os céus, porque estes são insuficientes para receber a Noiva do
Cordeiro. Por isso, Deus formará um novo céu, quando consumar a atual criação.
2. Como o
apóstolo Paulo descreve a cidade divina?
R. Desta
maneira, o apóstolo Paulo descreve a cidade divina: “Mas a Jerusalém que é de
cima é livre, a qual é mãe de todos nós” (Cl 4.26).
3. Quem
é o construtor da Nova Jerusalém?
R. Deus, o
Todo-Poderoso.
4. Explique,
de acordo com a lição, a realidade da Jerusalém Celeste.
R. Ela é real
e foi descrita rica e detalhadamente por João no capítulo 21 do Apocalipse.
5. Na
Jerusalém Celeste, será possível reconhecer uns aos outros? Explique.
R. Sim, lá
conheceremos os patriarcas, profetas e apóstolos. E não deixaremos de
reconhecer nossos irmãos, amigos e parentes que morreram na esperança da vida
eterna. O rico reconheceu a Lázaro no paraíso (Lc 16.23) e o Senhor
transfigurado foi igualmente reconhecido pelos discípulos (Mt 17.1-4).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio
Bibliológico
“A Cidade é Medida
(Ap 21.19,20)
O anjo que falava a
João tinha na mão uma ‘cana de ouro’ para medir a cidade, seus muros e portões.
Enquanto o anjo mede a cidade, João o observa. O apóstolo, pois, vê uma cidade
literal, não meramente um símbolo espiritual da Igreja.
Tudo na cidade é
maravilhoso e magnificente. Seria impossível a qualquer arquiteto humano,
engenheiro, ou mestre de obra, edificar uma cidade como esta. O seu arquiteto e
construtor é o próprio Deus (Hb 11.10). Sua simetria, tamanho, perfeição e
beleza refletem não somente sua glória, mas seu inigualável amor para conosco.
O tamanho da cidade
é algo que vai além de nossa compreensão. Haverá lugar suficiente aos crentes
de todos os tempos. O texto diz: ‘Doze mil estádios’ (o estádio grego equivale
a 1.380 milhas — quase dois quilômetros). Sua área total, pois, seria equivalente
a metade do Continente Americano.
A cidade é
quadrada. O comprimento, a largura e a altura são iguais. A palavra ‘quadrada’
era usada para indicar as pedras devidamente preparadas às construções e
objetos cúbicos. Muitos acham, por isto, que a cidade será um perfeito cubo
como o Santo dos santos, onde Deus manifestava sua presença no Tabernáculo e,
posteriormente, no Templo (1 Rs 6.20). Por inferência, podemos dizer que a
cidade será um imenso Santos dos santos” (HORTON, S.
M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed.,
RJ: CPAD, 2001, pp.305,06).
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LIÇÃO 13, CPAD, 2TR24 NA ÍNTEGRA
Escrita Lição 13, CPAD, A Cidade Celestial, 2Tr24, Pr Henrique, EBD
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ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O PARAÍSO ETERNO
1. O que é o Paraíso
2. O que é a Cidade Eterna
3. Quando a eternidade começará
II – O ETERNO E PERFEITO ESTADO
1. O estado perfeito à luz da doutrina bíblica
2. O estado perfeito à luz de Apocalipse 22.1-5
III – O ESTADO FINAL DE TODOS OS SANTOS
1. O que todo crente salvo deve esperar
2. Viveremos todos em unidade
3. Finalmente em casa
TEXTO ÁUREO
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o
Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp 3.20)
VERDADE PRÁTICA
A cidade celestial é o alvo de toda a nossa jornada que iniciou com
o Novo Nascimento e se consumará com a entrada pelos portões celestiais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc
23.46; 2 Co 12.2-4
O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos
Terça - Ap 3.12
A Nova Jerusalém, a cidade que descerá do Céu
Quarta - Cl 1.20
A reconciliação de tudo o que está na Terra e no Céu
Quinta - Jo 4.10
O rio da água da vida fluirá abundantemente
Sexta - Fp 3.20
A nossa verdadeira morada está nos Céus
A esperança sincera de todo cristão peregrino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 21.9-14; 22.1-5
Apocalipse 21
9 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das
últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a
mulher do Cordeiro.
10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a
grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
11 - E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra
preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas,
doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de
Israel.
13 - Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte,
três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.
14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes
dos doze apóstolos do Cordeiro.
Apocalipse 22
1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal,
que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 - No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a
árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as
folhas da árvore são para a saúde das nações.
3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o
trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
4 - E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome.
5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem
de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.
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Hinos
Sugeridos: 485, 509, 614 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A Pátria Celestial é o ponto de chegada de todos salvos em Cristo
que foram iluminados pela Palavra de Deus e provaram de uma tão grande
salvação. A nossa morada não está aqui, mas no Céu. Por isso, ao longo desta
lição, estudaremos a realidade bíblica do Paraíso e da Cidade Celestial, e o
eterno e perfeito estado dos salvos. Ainda, nesse tempo presente, conhecemos
essa realidade de maneira bem limitada, mas haverá o dia em que a conheceremos
plenamente (1 Co 13.12).
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Conceituar o Paraíso; II) Explicar a
eternidade como doutrina bíblica e como descrita no Livro de Apocalipse; III)
Conscientizar a respeito do estado final de todos os santos.
B) Motivação: Há um hino clássico que diz o seguinte: "Sou
forasteiro aqui, em terra estranha estou, do reino lá do céu embaixador eu
sou". É uma letra que revela exatamente o que Bíblia diz a respeito de
nossa verdadeira cidadania. Sim, a Bíblia diz que nós não somos desse mundo,
embora estejamos nele.
C) Sugestão de Método: Estamos na última lição deste trimestre.
Antes de iniciar a aula desta última lição, faça uma revisão dos principais
pontos que abordamos ao longo do trimestre. Mostre que o propósito do nosso
estudo foi percorrer a carreira cristã que se iniciou com o Novo Nascimento. E
que durante essa caminhada nos deparamos com muitos obstáculos e, também, com
muita graça de Deus para auxiliar-nos. Relembre a classe lições
importantíssimas como a escolha das duas portas, a confissão e o abandono do
pecado, as armas espirituais que temos a nossa disposição, dentre outras.
Pondere o tempo que você levará para a revisão. Não ultrapasse 10 minutos. Em
seguida, introduza a última lição do trimestre.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Claramente quem cultiva o sentimento de morar
brevemente no Céu, procura não se acostumar com o pecado, leva a sério a
necessidade de ter uma vida santa. Sim, a consciência da cidadania celestial
traz a nossa vida um senso de urgência e seriedade na comunhão com Deus e sua
Igreja.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão.
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.42, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios
que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "O Significado de
Jerusalém para a Igreja Cristã", localizado depois do primeiro tópico,
aprofunda o tópico a respeito de a Nova Jerusalém como a cidade celestial dos
cristãos; 2) O texto "Rio e Árvore da Vida", ao final do segundo
tópico, expande o assunto da vida eterna conforme descrita no Livro do
Apocalipse.
PALAVRA-CHAVE - Cidade
COMENTÁRIO -
INTRODUÇÃO
Os cristãos que
têm conhecimento das Sagradas Escrituras sabem que não foram destinados para
viver apenas neste mundo. Aqui, somos peregrinos e forasteiros (1 Pe 2.11).
Brevemente os portões celestiais se abrirão e partiremos para viver eternamente
com o Pai, em nossa pátria celestial (Fp 3.20). Por isso, estudaremos a
respeito do Paraíso Eterno, a Cidade Celestial, o Eterno Estado em que
desfrutaremos da presença de Deus e como as Escrituras ensinam como será a
nossa glorificação final. Aqui, se encontra o que nos aguarda ao final de nossa
Jornada Cristã.
Observação -
Devemos cuidar para não confundir o Milênio com o Estado Eterno. Este
caracteriza a eternidade sem fim em que passaremos com Deus; aquele é um
período em que Jesus reinará por mil anos na Terra [...].”
I – O PARAÍSO
ETERNO
1. O que é o
Paraíso
Uma definição
que podemos mencionar de paraíso é o Céu como morada de Deus, dos anjos e dos
salvos (2 Co 12.2-4). Quando estava na cruz, nosso Senhor fez uma promessa ao
ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc
23.43). Essa promessa foi prontamente cumprida, pois, quando por ocasião de sua
morte, o corpo do Senhor Jesus foi para a sepultura, mas seu espírito para o
Pai, ou seja, para o Céu, o lugar de habitação de Deus (Lc 23.46). Não há como
mensurar tamanha alegria do ladrão ao ouvir de Jesus a promessa de um encontro
no Paraíso. Este lugar é a expressão de toda soma das bem-aventuranças em
Cristo. O apóstolo Paulo foi arrebatado e levado ao Paraíso (2 Co 12.4), que é
o mesmo lugar que aparece em Apocalipse 2.7.
2. O que é a
Cidade Eterna
Depois do
julgamento final, após o Milênio (Ap 20), e a purificação da Terra por meio de
fogo (2 Pe 3.10), surgirá a Nova Jerusalém, que figura como a Cidade Eterna de
Deus (Ap 3.12; 21; 22). Quando esteve neste mundo, o Senhor Jesus assegurou que
prepararia um lugar para os santos (Jo 14.2,3).
A Nova
Jerusalém, criada por ocasião da purificação ocorrida na Terra (2 Pe 3.10), tem
sua origem no Céu, e será também terrena, visto que substituirá a antiga cidade
que estava contaminada; ela descerá diretamente dos Céus (Ap 21.1-3). Nessa
ocasião, os salvos serão cidadãos dessa cidade, desfrutarão das bênçãos eternas
e a habitarão com seus corpos transformados em um estado glorioso (1Co 15.54).
3. Quando a
eternidade começará
De acordo com o
estudo atento de Apocalipse, depois do Arrebatamento da Igreja, ocorrerá a
Grande Tribulação por um período de sete anos, em seguida nosso Senhor
retornará gloriosa e triunfantemente por ocasião de sua Segunda Vinda e
implantará o Reino Milenial. Depois do Milênio, entraremos no glorioso Estado
Eterno (Ap 21; 22). Aqui, devemos cuidar para não confundir o Milênio com o
Estado Eterno. Este caracteriza a eternidade sem fim em que passaremos com
Deus; aquele é um período em que Jesus reinará por mil anos na Terra e, ao
final desse período, pessoas serão julgadas diante do Trono Branco, o Juízo
Final (Ap 20.11-15). Aguardemos piedosamente o Reino Eterno, o Novo Céu, a Nova
Terra e a Nova Jerusalém!
SINÓPSE I - O
Paraíso e a Nova Jerusalém como realidades eternas do Céu.
AUXÍLIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“O Significado
de Jerusalém para a Igreja Cristã
A cidade de
Jerusalém também foi importante para a igreja cristã. (1) Jerusalém foi o berço
do cristianismo. Foi ali que Jesus Cristo foi crucificado e ressuscitou dos
mortos. Foi também em Jerusalém que o Cristo ressuscitado ‘derramou’ o Espírito
Santo sobre os discípulos no dia de Pentecoste [...]. A partir dessa cidade, a
mensagem de Jesus Cristo se espalhou ‘até aos confins da terra’ (At 1.8; cf. Lc
24.47). [...] (2) Os autores do Novo Testamento aceitaram grande parte do
significado de Jerusalém para o Antigo Testamento, mas também reconheceram o
seu simbolismo relacionado a uma cidade celestial. Em outras palavras, quando o
Novo Testamento retrata Jerusalém como a cidade santa, não se refere apenas a
um lugar na terra, mas no céu, onde Deus habita e onde Cristo governa à sua
direita (isto é, o lugar de maior honra e autoridade). Dali, Ele envia as suas
bênçãos e dali Jesus irá retornar.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição
Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.696).
II – O ETERNO E
PERFEITO ESTADO
1. O estado
perfeito à luz da doutrina bíblica
De Gênesis a
Apocalipse, há um propósito divino na consumação dos séculos, onde tudo
ocorrerá por ocasião da Segunda Vinda de Cristo Jesus, após o Milênio, em que
serão estabelecidos um Novo Céu e uma Nova Terra (Ap 21.1). Nesse tempo, o
propósito original de Deus se cumprirá e toda Terra se encherá de sua glória.
Conforme o apóstolo Paulo escreveu, haverá reconciliação geral de todas as
coisas, em que Céu e Terra serão a mesma grei (Cl 1.20). Por isso, o perfeito e
eterno estado é descrito na Bíblia como um lugar belo, de santidade e
perfeição, pois a antiga ordem, em que imperava a natureza do pecado, foi
abolida e deu lugar a um lugar santo, puro e perfeito.
2. O estado
perfeito à luz de Apocalipse 22.1-5
O livro do
Apocalipse traz alguns símbolos que descrevem de maneira mais vívida o divino
estado perfeito de todas as coisas. São símbolos que comunicam a singularidade
desse novo estado: a) um rio; b) a árvore; c) a ausência de males; d) a
presença de Deus.
a) A vida
eterna descrita como um rio. O apóstolo João descreve essa eternidade como um
rio da vida que brota do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.1). Aqui, está
presente o aspecto simbólico do rio como símbolo de vida que em diversas vezes
o Senhor Jesus mencionou como água da vida (Jo 4.10; cf. Sl 46.4; Ez 47.1-12).
b) A vida
eterna descrita como árvore. A árvore da vida remonta ao livro de Gênesis (Ap
22.2; cf. Gn 2.9; 3.22). Seus 12 frutos, de mês em mês, e suas folhas
simbolizam a vida que triunfou sobre as enfermidades e a morte. Não haverá mais
dores nem doenças, pois no divino estado eterno, a morte não prevalecerá mais.
c) A vida
eterna sem males. Não haverá mais “maldição contra alguém” (Ap 22.3). O
problema do coração do ser humano será para sempre resolvido, pois o mal será
plenamente erradicado. Ali, o trono de Deus e do Cordeiro estarão centralizados
no coração do ser humano.
d) A vida
eterna na presença de Deus. Contemplaremos a Deus face a face (1 Co 13.12), e
sua presença será a nossa luz para sempre (Ap 22.4). Que alegria indizível!
Prestaremos culto olhando diretamente para Ele. Sua presença gloriosa fará com
que não haja mais noite, não havendo mais qualquer escuridão, e para sempre
reinaremos com Ele.
SINÓPSE II - A
vida eterna é descrita na Bíblia como um rio, uma árvore, lugar sem males e a
presença eterna de Deus.
AUXÍLIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Rio e Árvore da
Vida
“O Rio Puro da
Água da Vida. Este rio aparentemente literal sugere o fluxo contínuo do
Espírito Santo e da vida, da bênção e do poder espiritual que Ele nos dá (cf.
7.17; 21.6; 22.17; Is 44.3; Jo 7.37-39). O rio é um lembrete de que as pessoas
ainda são dependentes de Deus Pai e de Cristo Jesus para tudo na sua vida,
assim como sempre foram.
A Árvore da
Vida. Este pode ser um substantivo coletivo, referindo-se às árvores que
revestem ambos os lados do rio da vida. Esta árvore se refere à vida eterna
dada a todos os membros do povo de Deus (Gn 2.9; 3.22). As folhas que curam
indicam a ausência de qualquer coisa que traga dano físico ou espiritual (cf.
Ez 47.12). Observe que mesmo em nossos corpos imortais seremos dependentes do
Senhor para obtermos força, vida e saúde.” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição
Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.2469).
III – O ESTADO
FINAL DE TODOS OS SANTOS
1. O que todo
crente salvo deve esperar
Os santos de
Deus, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, nunca viveram nesta Terra com
a ideia de permanecer nela eternamente. O patriarca Abraão vivia nela com a
esperança da Cidade Celestial, cujo construtor é Deus (Hb 11.9,10; Gl 4.26; Hb
11.16). Moisés passou por ela com essa mesma intenção, deixou o Egito e sua
glória porque tinha consciência de algo melhor, a recompensa gloriosa (Hb
11.24-27). Por isso, o cristão que vive
neste mundo sabe que, aqui, ele é peregrino nesta jornada, pois está consciente
de que o seu lar, a sua verdadeira cidade, é a celestial de onde o nosso grande
e maravilhoso Deus habita (Ap 21.3,22; 22.3).
2. Viveremos
todos em unidade
Ao se fazer
menção dos inscritos nas 12 portas da cidade, onde estão os nomes das 12 tribos
de Israel, e dos alicerces levam os nomes dos 12 apóstolos está evidente que se
trata de pessoas originárias de todas as eras (Ap 21.9-14). As pessoas tanto de
Israel quanto da Igreja serão reunidas, formando um só Corpo de Cristo,
cumprindo-se plenamente dessa forma o que está escrito em Gálatas: “nisto não
há judeu nem grego” (Gl 3.28). Viveremos na Nova Cidade sem qualquer tipo de
segregação, discriminação e diferença de classes, pois seremos um só povo em
Cristo Jesus.
3. Finalmente
em casa
Sabemos que
nossa morada final não é aqui neste mundo, nem na sepultura, prova disso é que
somos denominados de peregrinos e estrangeiros nesta Terra (Hb 11.13). O
apóstolo Paulo nos lembra de que a nossa cidade está nos Céus (Fp 3.20). Os
cristãos que verdadeiramente mantêm comunhão com Cristo e sua Palavra cultivam
em seu coração o desejo de ir para a casa, como anelava o apóstolo dos gentios
(2 Co 5.8; Fp 1.21,23). Essa é a nossa grande recompensa de quando findarmos,
aqui na Terra, a nossa jornada. Essa é a bendita esperança de todo cristão
sincero que deseja morar no Céu.
SINÓPSE III - No
Estado Final, finalmente, poderemos dizer: estamos em casa.
Observação - Viveremos
na Nova Cidade sem qualquer tipo de segregação, discriminação e diferença de
classes, pois seremos um só povo em Cristo Jesus.”
CONCLUSÃO
O Céu é o
destino final de uma jornada que se iniciou com o Novo Nascimento. Do início da
jornada até o final, enfrentaremos inimigos que intentam nos desviar da rota
para o Céu. Por isso, durante a travessia da jornada, é necessário toda
vigilância e zelo, sabendo que aquEle que começou a boa obra a aperfeiçoará até
o dia do nosso Senhor Jesus Cristo (Fp 1.6). Portanto, coloquemos nossos olhos
no Autor e Consumador da nossa fé, olhando para frente, pois a Canaã Celestial
é logo ali.
1. Como podemos definir o Paraíso?
Uma definição que podemos mencionar de paraíso é o Céu como morada
de Deus, dos anjos e dos salvos (2 Co
12.2-4).
2. De onde virá a Nova Jerusalém?
Do céu.
3. De acordo com a lição, como o perfeito e eterno estado é
descrito na Bíblia?
O perfeito e eterno estado é descrito na Bíblia como um lugar belo,
de santidade e perfeição, pois a antiga ordem, em que imperava a natureza do
pecado, foi abolida e deu lugar a um lugar santo, puro e perfeito.
4. Quais os símbolos apresentados no livro de Apocalipse que
descrevem o divino estado perfeito de todas as coisas?
São símbolos que comunicam a singularidade desse novo estado: a) um
rio; b) a árvore; c) a ausência de males; d) a presença de Deus
5. O que os cristãos sinceros devem cultivar em seu coração?
Os cristãos que verdadeiramente mantêm comunhão com Cristo e sua
Palavra cultivam em seu coração o desejo de ir para a casa, como anelava o
apóstolo dos gentios (2 Co 5.8; Fp 1.21,23).