Escrita Lição 1, Conhecendo os Dois Livros de Samuel, 4Tr19, Pr. Henrique, EBD NA TV

Lição 1, Conhecendo os Dois Livros de Samuel

4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes

Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva
 - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP

Para nos ajudar -

Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva

Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva

Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva





Ajuda para a lição
- Terceiro Trimestre De 2007 



Lição 1, Conhecendo os Dois Livros de Samuel


TEXTO ÁUREO
“E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.”  (1 Sm 1.18)


VERDADE PRÁTICA
Nos livros de Samuel, aprendemos a servir, a adorar e a amar a DEUS de todo o coração, apesar das circunstâncias adversas.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Tm 3.16 A Bíblia, por ser inspirada por DEUS, fala-nos à alma
Terça – Gn 18.12 DEUS abençoa homens e mulheres imperfeitos
Quarta – 1 Sm 1.3 Sempre há bênçãos para quem vai à Casa de DEUS
Quinta – Rm 12.19 Não reajamos às provocações
Sexta – 1 Sm 2.12-18 Mantenhamos a fidelidade a DEUS, apesar da apostasia reinante
Sábado – Dt 28.1,2 A obediência a DEUS é a chave para o verdadeiro sucesso


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Samuel 1.1-8
1-Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. 2-E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos. 3-Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.  4-E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas 5-Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SE-NHOR lhe tinha cerrado a madre. 6-E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. 7-E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia. 8 - Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?


OBJETIVO GERAL - Expor a introdução aos livros de Samuel.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar o contexto histórico de 1 e 2 Samuel;
Pontuar a autoria e data de 1 e 2 Samuel;
Explicar a teologia dos livros de Samuel;
Apontar Samuel como o divisor de águas em Israel.


INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Neste trimestre estudaremos dois importantes livros do Antigo Testamento: 1 e 2 Samuel. Estes livros nos revelam a formação da nação de Israel e como DEUS usou homens para falar ao coração do povo.


PONTO CENTRAL - DEUS levanta pessoas para cumprir o seu propósito.


Resumo da Lição 1, Conhecendo os Dois Livros de Samuel
 I – CONTEXTO HISTÓRICO DE 1 E 2 SAMUEL
1. A originalidade de Samuel.
2. Os personagens principais do livro.
3. O propósito de 1 e 2 Samuel.
II – AUTORIA E DATA
1. Título e autor.
2. A data dos livros.
3. A situação espiritual.
III – A TEOLOGIA NOS LIVROS DE SAMUEL
1. Profecias cumpridas.
2. Em busca de um rei.
3. Os alicerces da dinastia davídica.
IV – SAMUEL: O DIVISOR DE ÁGUAS
1. Um momento de crise espiritual.
2. O líder Samuel.


Livro de Samuel para os judeus
Livro dos reinos para os gregos - Septuaginta - setenta
Livro dos reis - para os católicos romanos - Vulgata Latina - Jerônimo.
Para nós 1º Samuel e 2º Samuel (Primeiro Livro de Samuel e Segundo Livro de Samue).


O DEUS dos milagres já inicia o livro de Samuel com a história do milagre chamado Samuel.
E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 1 Samuel 1:20
Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor. 1 Samuel 2:21
Para quem não podia ter filhos, DEUS concedeu 6 filhos (muito provavelmente o mesmo número de filhos que Maria, mãe de JESUS, teve - Mt 13:55,56).


GENEALOGIA DE SAMUEL - ELE PERTENCIA A TRIBO DE LEVI - SAMUEL FOI SACERDOTE, JUÍZ E PROFETA.
Estes são, pois, os que Davi constituiu para o ofício do canto na casa do Senhor, depois que a arca teve repouso. E ministravam diante do tabernáculo da tenda da congregação com cantares, até que Salomão edificou a casa do Senhor em Jerusalém; e estiveram, segundo o seu costume, no seu ministério. Estes são, pois, os que ali estavam com seus filhos: dos filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel, Filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá, Filho de Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai, Filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias. Filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Coré, Filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel. E seu irmão Asafe estava à sua direita; e era Asafe filho de Berequias, filho de Siméia, Filho de Micael, filho de Baaséias, filho de Malquias, Filho de Etni, filho de Zerá, filho de Adaías, Filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei, Filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi. 1 Crônicas 6:31-43.


1 Samuel até o capítulo 25 escrito por Samuel.
Outros 9 capítulos e 2 Samuel escrito por Natã e Gade.
Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete. 1 Samuel 22:5 (Profeta Gade aconselhou Davi antes mesmo dele ser rei).
Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente, 1 Crônicas 29:29
1 Samuel 31 capítulos e
2 Samuel 24 capítulos.
Livros de Samuel foram Compilados por Isaias
8 capítulos de 1 Samuel fala de Samuel.
Capítulos 9-15 Saul.
Capítulo 16 até 31 Davi.
Antagonismo entre Saul e Davi.

2 Samuel Davi.
Davi reina sobre Judá.
Isbosete ou Isbaal reinou 2 anos sobre Restante.
Reino de Davi sobre todo o Israel.
Grande Israel com Jerusalém conquistada (quase todo Israel dado por DEUS).
Pecados de Davi.
Absalão reina.
Davi retoma o reino.

Em 1 Reis 2:10 final da vida de Davi. Reinou 40 anos.

1 Reis 2:10 Depois Davi morreu e foi sepultado em Jerusalém.11 Ele reinou sobre Israel durante quarenta anos, sendo sete anos em Hebrom, e trinta e três anos em Jerusalém.12 E Salomão se tornou o novo rei, em lugar de seu pai Davi; e o seu reino foi feliz.


O GOVERNO DE DEUS É TEOCRÁTICO.
NUNCA FOI DO DESEJO DE DEUS UMA MONARQUIA, UM SOCIALISMO OU UMA DEMOCRACIA, OU QUALQUER OUTRO SISTEMA DE GOVERNO, SENÃO, O TEOCRÁTICO (GOVERNO DE DEUS).
SAMUEL É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO DE HOMEM ÍNTEGRO QUE NUNCA ACEITOU SUBORNO, NUNCA SE CORROMPEU.
PRIMEIRO SEMPRE DEVE VIR O GOVERNO SACERDOTAL E DEPOIS O POLÍTICO.
O SISTEMA POLÍTICO DEVE DEPENDER DO GOVERNO SACERDOTAL.
 DEUS SABIA DE ANTEMÃO QUE UM DIA SE DESVIARIAM E PEDIRIAM UM REI PARA IMITAR O MUNDO A SUA VOLTA
Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu DEUS, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu DEUS; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu DEUS, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los; Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel. Deuteronômio 17:14-20.


Existem alguns tendo uma visão equivocada sobre o desejo ou não por parte de DEUS de que o povo de Israel tivesse um rei.
DEUS NUNCA DESEJOU QUE SEU POVO TIVESSE UM REI.
Na presciência de DEUS Ele viu que seu povo um dia desejaria substituir seu governo por um governo de um rei.
De Teocracia para Monarquia.
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor. Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade. 1 Samuel 8:5-22
Convocou, pois, Samuel o povo ao Senhor, em Mizpá. E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor DEUS de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam. Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso DEUS, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares. 1 Samuel 10:17-19
E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu DEUS, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei. Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração. E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são. Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo. E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com o vosso rei. 1 Samuel 12:19-24


Os Pecados do Rei Saul
Saul, foi o primeiro rei de Israel e era descendente da tribo de Benjamim. Transcorria seu reinado muito bem. Firmou os seus direitos, ganhando a confiança do povo com o resultado das suas campanhas militares contra os inimigos de Israel (I Samuel 14:47-52), porém entrou em decadência ao cometer três pecados diante de que DEUS, sendo que o último deles foi total abominação, que por conseqüência, levou-o à morte depois de DEUS haver se afastado dele, vejamos então quais foram estes pecados:
a) O primeiro pecado de Saul foi se arvorar como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de DEUS sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício, veja o texto:
I Samuel 13:8-14
“Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava.
Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
Mal tinha ele acabado de oferecer e holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
Então perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Porquanto via que o povo, deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não aplaquei o Senhor. Assim me constrangi e ofereci o holocausto.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu DEUS te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.
b) O Segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a DEUS, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de DEUS para a destruição total de um povo que DEUS abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que DEUS o tinha rejeitado novamente. Veja:
I Samuel 15:10
“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.
c) O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a DEUS, mas DEUS não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilibrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual DEUS abominava veementemente, vejamos o texto a seguir nos diz:
I Samuel 28:11-20 (Versículo a versículo)
Saul tentando consultar um morto (Samuel).
Verso 11 – A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
Saul não vê ao tal de “Samuel”. A vidente é que diz que está vendo a Samuel e teme a Saul, porque sabia que tanto Samuel como Sacerdote e Profeta do DEUS vivo que abominava o ocultismo, feitiçarias etc, quanto o Rei Saul que notório rei do povo de DEUS, na verdade a queria era matar. Veja que ela fala – “tu mesmo é Saul?. Em outras palavras seria como você que é Saul quer que eu faça isto?
Verso 12 – Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? pois tu mesmo és Saul.
Saul enganosamente em seu coração tranqüiliza a mulher como que a dizer: eu não sou mais aquele Saul que obedecia a Samuel e a DEUS, estou confuso e desorientado. A mulher sente confiança e dize-lhe que está vendo um deus que sobe da terra. Veja:
Verso 13 – Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.
No processo de engano e mentira que a Bíblia diz estar por traz das consultas e invocações aos mortos, Satanás, tem enganado a muitos milhares, desde o Éden, quando enganou a Eva, dizendo coisas que DEUS não havia falado. Pois bem, diz ela (a vidente) que a pessoa era um ancião etc que tinha as características de Samuel. Veja bem. Saul nada havia visto e nada via. Só a mulher é que vê. Saul, então, entende em seu coração já perturbado pelo pecado, que a pessoa a quem a mulher diz vê, é Samuel. Saul, então, se dobra na terra em reverência a alguém que ele não vê.
Verso 14 – Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.
No verso a seguir, temos então o mesmo processo de diálogo que acontece nas sessões espíritas de nossos dias. Aliás, o espiritismo existe desde o Gênesis, e desde então DEUS tem alertado para essa abominação. Saul, está simplesmente falando com um espírito que acha que é de Samuel, mas que na verdade não passa de um engano e uma tapeação do inimigo de DEUS. E assume, que ele chamou (invocou o morto).
Verso 15 – Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e DEUS se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.
A resposta do espírito a Samuel é baseado no conhecimento que ele (espírito maligno) tinha da relação entre DEUS, Samuel e Saul. Simplesmente se fez passar por Samuel. Igualmente ao conhecimento que os espíritos têm, quando se fazem passar nas sessões espíritas em nossos dias, imitando pessoas mortas, para parecer que se trata de verdade de alguém que morreu, mas está presente (o morto) e fala, sua voz, sua forma de se expressar, sua linguagem etc, citando coisas, experiências etc que só os parentes ou as pessoas íntimas que estão vivas tinham com o que jaz morto, tudo para enganar vidas que não buscam de DEUS todo o conhecimento e obediência, por isso ficam por aí iguais a Saul, pecando diante de DEUS. Veja o diálogo:
Verso 16 – Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo?
Verso 17 – O Senhor te fez como por meu intermédio te disse; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a Davi.
No próximo versículo, fica evidente que DEUS permitiu que isso acontecesse. Quero dizer que Saul foi se complicando cada vez mais. Então, DEUS deixou que o inimigo o enganasse. Disse-lhe o espírito: – “…por isso o Senhor te fez hoje isto”. Pergunta, isto o que? Ser enganado desta forma, chegando ao extremo de recorrer a feitiçaria. E, este espírito de engano, deixa Saul como se diz na gíria, mais doidão ainda, porque menciona o seu segundo pecado, cometido quando guerreou contra os amalequitas, o que o faria pensar que realmente era Samuel (o morto) que estava ali.
Verso 18 – Porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste e furor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
No verso a seguir, Satanás, que se fazia passar por Samuel diz uma mentira, quando afirma que no dia seguinte Saul e seus filhos estariam com ele (Samuel morto) na eternidade. Ele diz tu e teus filhos estarão comigo. Impossível, Saul e seus filhos não foram para o mesmo lugar que Samuel, Profeta e Sacerdote. Samuel foi entregue a DEUS por Ana, sua mãe, por promessa antes de seu nascimento. Samuel, morou na casa de DEUS. Samuel falava com DEUS e o ouvia. Totalmente impossível estarem juntos depois da morte. Infelizmente, Saul, foi desobediente a DEUS. Ele e seus filhos se perderam para sempre. E realmente morreu no dia seguinte. Desejou a morte e se matou e foi sim, para o lugar que DEUS reserva para todos aqueles que aborrecem a verdade (Apocalipse 22:15, que diz: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”.
Verso 19 – E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus.
Vejamos a seguir, mais alguns versículos, em que DEUS condena a invocação aos mortos. Portanto não poderia DEUS contradizer-se a si mesmo. Condenando a consulta aos mortos e ao mesmo tempo, permitindo como no caso de Saul que realmente fosse Samuel. Na verdade não foi Samuel e nenhum morto volta de onde está, para dizer qualquer coisa a quem quer que seja. Seja em sonhos, visões, invocações, consultas etc.
Levítico 19:31
“Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso DEUS”.
Levítico 20:6
“Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo”.
Levítico 20:27
“O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles”.
Existem muitos outros textos nos quais DEUS abomina esta prática. A seguir, veremos alguns textos, em que a Bíblia nos afirma, que a pessoa depois de morta não volta mais para qualquer que seja o fim em nosso meio.
Salmo 146:4
“Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.”
Isaías 26:14
“Os falecidos não tornarão a viver; os mortos não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e fizeste perecer toda a sua memória.”
Depois da morte segue-se o juízo.
Hebreus 9:27
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,”
Portanto, Saul teve tudo para ser uma bênção nas mãos de DEUS. Mas, precipitou-se no abismo de seu egoísmo. Desobedeceu três vezes a DEUS e cometeu três pecados. Ofereceu sacrifícios indevidamente. Poupou a vida de Agague e trouxe o melhor dos despojos (I Samuel 15:9) e por fim consultou mortos.
(Augusto Bello de Souza Filho)


ENTRE OS MAIORES PECADOS DE DAVI, ESTÃO ESSES ABAIXO:
O fato do recenciamento é pecado (2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21), SIGNIFICA CONFIAR EM SEU EXÉRCITO E NÃO EM DEUS.
O adultério com Bate seba. “Não adulterarás” (Êxodo 20:14).
O Homicídio de Urias a mando de Davi. “Não matarás” (Êxodo 20:13)
Davi ficou muito irado ao saber do estupro da sua filha, pelo seu filho primogênito (1 Cr 3.1). MAS, não o repreendeu, nem castigou Amnom. (ver o que deveria fazer - Lv 20.17).
Teve 04 esposas (Mical, Abigail, Ainoã e Bate-seba - Em Hebrom, Davi casa-se com mais quatro mulheres: Maaca, Hagite, Abital e Eglá) - Dt 17:14-20 proíbe isso.



1 Samuel (BEP - CPAD)
Sumário

Autor: Anônimo (prováveis, Samuel, Natã e Gade)
Tema: Reino Teocrático

Data: Final do século X a.C.
1100 a 930 a.C.

Considerações Preliminares

1 e 2 Samuel formam um só livro no AT hebraico. Levam o nome do profeta Samuel, tido em alta estima como um proeminente líder espiritual de Israel; aquele a quem Deus usou para pôr em ordem a monarquia teocrática. 1 Samuel abrange quase um século da história de Israel — do nascimento de Samuel à morte de Saul (c. 1105—1010 a.C.) — e forma o principal elo histórico entre o período dos juízes e o primeiro rei de Israel. Enquanto o livro de 2 Samuel ocupa-se exclusivamente do rei Davi, 1 Samuel ocupa-se de três transições importantes na liderança nacional: de Eli para Samuel; de Samuel para Saul; e de Saul para Davi. O caso da autoria admite 1 e 2 Samuel como uma só unidade literária. Tendo em vista que parte do primeiro livro e a totalidade do segundo foram escritas depois da morte de Samuel, este teria apenas contribuído com parte da redação (cf. 10.25). O trabalho final é obra de um historiador inspirado que empregou arquivos literários da época, inclusive as crônicas de Samuel (2 Sm 1.18; 1 Cr 27.24; 29.29 (refs3)), provavelmente pouco depois de 930 a.C., posto que 1 Samuel pressupõe a divisão do reino (27.6) e 2 Samuel termina com os últimos dias de Davi.

Propósito

1 Samuel descreve o momento decisivo da história de Israel, em que as rédeas do governo passaram do juiz para o rei. O livro relata a tensão entre a expectativa do povo quanto a um rei (um soberano absoluto “como o têm todas as nações”, 8.5) e, os padrões teocráticos de Deus, pelos quais Ele era o Rei do seu povo. O livro mostra claramente que a desobediência de Saul a Deus e sua violação dos princípios teocráticos do seu cargo levaram Deus a rejeitá-lo e a substituí-lo como rei.

Visão Panorâmica

O conteúdo de 1 Samuel concentra-se em três grandes líderes nacionais: Samuel, Saul e Davi. (1) Samuel foi o último dos juízes, e o primeiro a exercer o ofício profético (embora não fosse o primeiro profeta, cf. Dt 34.10; Jz 4.4 (refs2)). Como homem de grande espiritualidade e dotado do dom profético, Samuel (a) sabiamente conduziu Israel a um avivamento no culto a Deus (cap. 7), (b) lançou o alicerce que situou os profetas na sua devida posição em Israel (19.20; cf.At 3.24; 13.20; Hb 11.32 (refs3)) e (c) claramente estabeleceu a monarquia israelita como reino teocrático (15.1,12,28; 16.1). A importância de Samuel como líder espiritual do povo de Deus num período de grandes mudanças na história de Israel ultrapassa a de todos os demais, exceto Moisés no seu papel no êxodo. (2) Saul tornou-se o primeiro rei de Israel, pelo fato de o povo querer um rei humano “como o têm todas as nações” (8.5,20). Não demorou muito para ele revelar que não tinha aptidão espiritual para exercer aquele cargo teocrático; daí, Deus, posteriormente, rejeitá-lo (13; 15). (3) Davi, o segundo homem, escolhido por Deus como seu representante como rei, foi ungido por Samuel (cap. 16). Davi não quis ocupar o trono pela força ou pela subversão, e deixou o caso nas mãos de Deus. Os capítulos 19—30 descrevem prioritariamente as fugas de Davi, por causa de Saul enciumado e atormentado, e a paciência de Davi, que esperou até Deus agir no seu devido tempo. O livro termina com o relato da morte trágica de Saul (cap. 31).

Características Especiais

Seis características principais assinalam o livro de 1 Samuel. (1) Expõe claramente os padrões santos de Deus para a monarquia de Israel. Os reis de Israel deviam ser submissos a Deus, como o verdadeiro Rei de Israel, e obedientes à sua lei. Deviam atentar para a mensagem e a correção divina através dos profetas. (2) Expõe os primórdios do grandioso ministério profético em Israel, como sendo a dimensão espiritual do sacerdócio. O livro contém as primeiras referências do AT a uma “congregação de profetas” (10.5; 19.18-24). (3) Ressalta a importância e o poder da oração (1.10-28; 2.1-10; 7.5-10; 8.5,6; 9.15; 12.19-23), da palavra de Deus (1.23; 9.27; 15.1,10,23) e da profecia pelo Espírito do Senhor (2.27-36; 3.20; 10.6,10; 19.20-24; 28.6). (4) Contém farta informação biográfica descritiva da vida de três destacados líderes de Israel — Samuel (1—7), Saul (8—31) e Davi (16—31). (5) Contém muitas das célebres histórias bíblicas, tais como Deus falando com o menino Samuel (cap. 3), Davi e Golias (cap. 17), Davi e Jônatas (18—20), Saul enciumado e amedrontado por causa de Davi (18—30), e Saul e a pitonisa de Endor (cap. 28). (6) Neste livro, temos a origem literária dalgumas palavras citadas com freqüência: “Icabô” — que significa “nenhuma glória”, pois “foi-se a glória” (4.21); “Ebenézer” — que significa “pedra de ajuda”, pois “Até aqui nos ajudou o SENHOR” (7.12). Além disso, este livro é o primeiro do AT que emprega a frase “SENHOR dos Exércitos” (e.g., 1.3).

O Livro de 1 Samuel e Seu Cumprimento no NT

1 Samuel encerra duas prefigurações proféticas do ministério de Jesus como profeta, sacerdote e rei. (1) Samuel, nos seus dias, o principal representante profético e sacerdotal de Deus em Israel, prefigurava o ministério de Jesus como supremo expoente profético e sacerdotal de Deus para Israel. (2) Davi, nascido em Belém, um pastor e rei, ungido por Deus, que levou a cabo os propósitos de Deus para sua própria geração (At 13.36), veio a ser a prefiguração e precursor principal do rei messiânico de Israel. O NT refere-se a Jesus Cristo como “Filho de Davi” (e.g., Mt 1.1; 9.27; 21.9 (refs3)), a “descendência de Davi segundo a carne” (Rm 1.3) e “a Raiz e a Geração de Davi” (Ap 22.16).



2 Samuel (BEP - CPAD)
Sumário

Autor: Anônimo (prováveis, Natã e Gade)

Tema: O Reinado de Davi


Data:
Início do Século XI a.C.
Entre 930 e 970 a.C.

Considerações Preliminares

Visto que 1 e 2 Samuel eram originalmente um só livro no AT hebraico, conhece-se melhor o contexto de 2 Samuel pelo estudo da parte inicial de 1 Samuel (ver a introdução de 1 Samuel). Nota-se que os eventos de 1 Samuel (que se estendem do nascimento de Samuel à morte de Saul) abrangem quase um século de tempo (c. 1105 — 1010 a.C.), 2 Samuel registra somente o reinado de Davi, um período de quarenta anos (c. 1010 — 970 a.C.).

Propósito

2 Samuel continua a história profética do aspecto teocrático da monarquia de Israel. Ilustra a fundo, com exemplos do reinado de Davi e da sua vida pessoal, as condições do concerto de Israel, conforme Moisés as definiu em Deuteronômio: a obediência ao concerto resulta em bênçãos divinas; o desprezo pela lei de Deus resulta em maldições e castigos (Dt 27—30).

Visão Panorâmica

A história da vida de Davi vai de 1 Sm 16.1 - 1 Rs 2.11. O segundo livro de Samuel começa com a morte de Saul e a unção de Davi em Hebrom, como rei de Judá por sete anos e meio (1 — 4). O restante do livro ocupa-se dos trinta e três anos seguintes de Davi como rei de todo o Israel em Jerusalém (5 — 24). O ponto crítico do livro e da vida de Davi é seu adultério com Bate-Seba e a morte de Urias (cap. 11). Antes desse capítulo sombrio, Davi representava muitos dos ideais de um rei teocrático. Com o favor, sabedoria e unção divinos, Davi (1) capturou Jerusalém dos jebuseus e fez dela sua capital (cap. 5); (2) trouxe a arca do concerto de volta a Jerusalém, em meio a grande regozijo e esplendor (cap. 6) e (3) subjugou os inimigos de Israel, começando com os filisteus (8 — 10). “E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele” (5.10). Sua firme liderança atraía “valentes” e inspirava total lealdade. Davi entendia que Deus o estabelecera rei sobre Israel e reconhecia abertamente o domínio de Deus sobre ele mesmo e sobre a nação. Deus prometeu profeticamente que um descendente de Davi se assentaria sobre o seu trono, e que cumpriria perfeitamente o papel de rei teocrático (7.12-17; cf Is 9.6,7; 11.1-5; Jr 23.5,6; 33.14-16 (refs6)). Entretanto, depois dos trágicos pecados de adultério e de homicídio, cometidos por Davi, o fracasso moral e a rebelião acossaram a sua família (12 — 17) e a nação inteira (18 — 20). A grande bênção nacional transformou-se em grande juízo nacional. Davi se arrependeu com sinceridade e experimentou a misericórdia do perdão divino (12.13; cf. Sl 51), mas as conseqüências da sua transgressão continuaram até o fim da sua vida e até mesmo depois (cf. 12.7-12). Mesmo assim, Deus não rejeitou Davi como rei, como rejeitou Saul (1 Sm 15.23). Realmente, o amor que Davi tinha a Deus (ver os seus salmos) e sua aversão à idolatria fizeram dele o exemplo pelo qual todos os reis subseqüentes de Israel foram medidos (cf. 2 Rs 18.3; 22.2 (refs2)). 2 Samuel termina, quando Davi compra a eira de Araúna, que veio a ser o local do futuro templo (24.18-25).

Características Especiais

Cinco fatos principais assinalam 2 Samuel. (1) Descreve os eventos principais do reinado de Davi, de quarenta anos, inclusive sua tomada de Jerusalém da mão dos jebuseus, convertendo-a no centro político e religioso de Israel. O período da sua vida situa-se exatamente entre Abraão e Jesus Cristo. (2) O ponto crítico do livro (cap. 11) relata os pecados trágicos de Davi, envolvendo Bate-Seba e seu marido Urias. Apesar de esses pecados de Davi terem sido cometidos em oculto, foram declarados abertamente por Deus, nas diferentes faces da vida de Davi — pessoal, familiar e nacional. (3) Embora as Escrituras declarem com destaque que Davi era um homem segundo o coração de Deus, o favor divino deu lugar ao castigo e as bênçãos de Deus à maldição depois de ele pecar, conforme Moisés advertira a Israel (Dt 28). (4) Os capítulos 12 — 21 descrevem o efeito em cadeia, da transgressão de Davi sobre sua família e sua nação. Isso revela que o bem-estar de um povo está fortemente vinculado à condição espiritual e moral do seu líder. (5) Ressalta a lição moral perpétua de que o sucesso e a prosperidade amiúde levam ao enfraquecimento moral que, por sua vez, leva ao fracasso moral.

O Livro de 2 Samuel e o NT

O reinado de Davi nos capítulos 1—10 é uma prefiguração do reino messiânico de Cristo. O estabelecimento de Jerusalém como a cidade santa, o recebimento do gracioso concerto davídico da parte de Deus e a promessa profética de um reino eterno, apontavam para o perfeito “Filho de Davi”, Jesus Cristo, e seu reino presente e futuro conforme revela o NT (Is 9.7; Mt 21.9; 22.45; Lc 1.32,33 (refs5)). Para compreender melhor a aplicação no NT com relação a Davi, ver a introdução a 1 Samuel.



OS LIVROS DE SAMUEL (1 e 2 Samuel - Kevin J. Mellish)



 I E II SAMUEL
SÍNTESE
Os livros de Samuel relatam o período de transição da teocracia para a monarquia, e o estabelecimento desta. A história começa nos dias finais dos juízes e nos deixa com o velho Davi firmemente entronizado como rei de Israel e de Judá. Samuel e Saul são os outros dois grandes personagens do livro.
Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Homem de profunda piedade e discernimento espiritual, dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de DEUS para o bem de Israel. Sucedeu a Eli no cargo sacerdotal. Ao que parece, foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar a vocação profética. Viu-se na contingência de guiar a Israel em algumas das mais profundas crises de sua história; no desempenho de suas funções quase alcança a estatura de Moisés. Embora não tivesse ambições pessoais, achou-se no papel de "fazedor de reis", comissionado para ungir a Saul, o primeiro rei, e a Davi, o maior dos reis de Israel.

Saul, o monarca, é um personagem enigmático. Era homem de extraordinária coragem, contudo lhe faltava a perseverança, ingrediente essencial para a grandeza. A inconstância de seu temperamento empanou todas as suas relações pessoais, e um medo mórbido de que surgissem possíveis rivais embargou-lhe a mente e afetou seu raciocínio. De origem humilde, foi chamado a desempenhar a função mais elevada da nação. Finalmente, sem haver alcançado o êxito, seus ossos foram devolvidos à sua terra de origem.
Davi é um dos grandes personagens da história bíblica. Como Saul, procedia de família humilde, mas era dotado de atributos de ordem superior. Era homem com dotes de comando, capaz de conseguir e manter a lealdade de seus subordinados. Alguns de seus servos mais fiéis provinham de lugares situados fora de Judá e de Israel. Itai, por exemplo, era oriundo de Gate. Davi era administrador prudente e podia julgar com acerto a natureza humana. Sua capacidade de tomar decisões rápidas fica bem demonstrada por sua solução do delicado problema que surgiu com respeito a Mefibosete (II Samuel 19:24 e outros). Era poeta altamente inspirado; suas canções de louvor enriqueceram a adoração, primeiro do templo, e depois da igreja cristã. Pensaríamos que o elevar-se a tão grande altura e a um custo tão alto lhe houvessem dado forças para vencer a tentação. Todavia, seu poder de resistência não era maior do que o dos outros mortais. Mesmo levando-se em consideração a época em que viveu, devemos admitir que apesar de suas fraquezas, percebeu claramente os propósitos de DEUS para seu povo, e previu a vinda do Rei messiânico, a quem ele, em sua vida, representou de modo imperfeito.
Os livros de Samuel proporcionam-nos um capítulo indispensável nos anais do trato de DEUS com seu povo Israel, e sua preservação e preparação para seus duplos fins: serem depositários dos oráculos de DEUS e trazerem à luz, no seu devido tempo, "o mais importante Filho do rei Davi".
AUTOR
Em nenhuma parte, se nos diz quem escreveu estes livros. A declaração constante de I Crônicas 29:29 sugere-nos de modo vigoroso que Samuel escreveu de co-autoria com Natã e Gade. (Tendo Isaías como compilador - diz-se de ou indivíduo que enfeixa, numa única obra, textos, documentos e extratos provenientes de origens diversas).

Esboço Completo do Livro:
Primeira Parte I Sm
I. Samuel: Líder Profético de Israel (1.1—8.22)
A. Nascimento de um Líder Profético (1.1—2.11)
1. A Tristeza e a Oração de Ana (1.1-18)
2. O Filho Profético de Ana (1.19-28)
3. O Cântico Profético de Ana (2.1-11)
B. Degeneração da Liderança Existente (2.12-36)
C. Transição de Eli para Samuel (3.1—6.21)
1. A Chamada Profética de Samuel (3.1-21)
2. O Julgamento da Casa e do Ministério de Eli (4.1-22)
3. Captura e Retorno da Arca (5.1—6.21)
D. Avivamento sob a Liderança de Samuel (7.1-17)
E. Israel Exige um Rei (8.1-22)
1. Israel Rejeita os Filhos de Samuel Como Líderes (8.1-5)
2. Israel Rejeita DEUS Como Seu Rei (8.6-22)
II. Saul: O Primeiro Rei de Israel (9.1—15.35)
A. Transição de Samuel para Saul (9.1—12.25)
1. Saul é escolhido (9.1-27)
2. Samuel Unge Saul (10.1-27)
3. Saul Vence os Amonitas (11.1-11)
4. Samuel Renova o Reino em Gilgal (11.12-15)
5. Discurso de Despedida de Samuel (12.1-25)
B. Começo do Reinado de Saul (13.1—15.35)
1. Guerras e Insensatez de Saul (13.1—14.52)
2. Rebeldia de Saul e Sua Rejeição (15.1-35)
III. Davi: Sua Unção e Aguardamento (16.1—31.13)
A. Samuel Unge Davi (16.1-13)
B. DEUS Retira Seu ESPÍRITO de Saul (16.14—23)
C. Davi Luta contra Golias (17.1-58)
D. Davi na Corte de Saul (18.1—19.17)
1. Davi e Jônatas (18.1-4)
2. Davi Serve a Saul (18.5-16)
3. Davi Casa-se com Mical (18.17-28)
4. Saul Teme a Davi e Intenta Matá-lo (18.29—19.17)
E. Davi no Exílio (19.18—31.13)
1. Davi Foge para Samuel (19.18-24)
2. Davi Protegido por Jônatas (20.1-42)
3. Davi Auxiliado por Aimeleque, o Sacerdote (21.1-9)
4. Davi Refugia-se em Gate, na Filístia (21.10-15)
5. Um Grupo de Fugitivos e Descontentes Une-se a Davi (22.1—26.25)
6. Davi Refugia-se em Gate, na Filístia (27.1—30.31)
7. A Morte de Saul (31.1-13)

Tema: Reino Teocrático
Data: Fins do século X a.C.
Considerações Preliminares
1 e 2 Samuel formam um só livro no AT hebraico. Levam o nome do profeta Samuel, tido em alta estima como um proeminente líder espiritual de Israel; aquele a quem DEUS usou para pôr em ordem a monarquia teocrática. 1 Samuel abrange quase um século da história de Israel — do nascimento de Samuel à morte de Saul (c. 1100—1010 a.C.) — e forma o principal elo histórico entre o período dos juízes e o primeiro rei de Israel. Enquanto o livro de 2 Samuel ocupa-se exclusivamente do rei Davi, 1 Samuel ocupa-se de três transições importantes na liderança nacional: de Eli para Samuel; de Samuel para Saul; e de Saul para Davi. O caso da autoria admite 1 e 2 Samuel como uma só unidade literária. Tendo em vista que parte do primeiro livro e a totalidade do segundo foram escritas depois da morte de Samuel, este teria apenas contribuído com parte da redação (cf. 10.25). O trabalho final é obra de um historiador inspirado que empregou arquivos literários da época, inclusive as crônicas de Samuel (2 Sm 1.18; 1 Cr 27.24; 29.29), provavelmente pouco depois de 930 a.C., posto que 1 Samuel pressupõe a divisão do reino (27.6) e 2 Samuel termina com os últimos dias de Davi. 

Propósito
1 Samuel descreve o momento decisivo da história de Israel, em que as rédeas do governo passaram do juiz para o rei. O livro relata a tensão entre a expectativa do povo quanto a um rei (um soberano absoluto “como o têm todas as nações”, 8.5) e, os padrões teocráticos de DEUS, pelos quais Ele era o Rei do seu povo. O livro mostra claramente que a desobediência de Saul a DEUS e sua violação dos princípios teocráticos do seu cargo levaram DEUS a rejeitá-lo e a substituí-lo como rei. 

Visão Panorâmica
O conteúdo de 1 Samuel concentra-se em três grandes líderes nacionais: Samuel, Saul e Davi. (1) Samuel foi o último dos juízes, e o primeiro a exercer o ofício profético (embora não fosse o primeiro profeta, cf. Dt 34.10; Jz 4.4). Como homem de grande espiritualidade e dotado do dom profético, Samuel (a) sabiamente conduziu Israel a um avivamento no culto a DEUS (cap. 7), (b) lançou o alicerce que situou os profetas na sua devida posição em Israel (19.20; cf. At 3.24; 13.20; Hb 11.32) e (c) claramente estabeleceu a monarquia israelita como reino teocrático (15.1,12,28; 16.1). A importância de Samuel como líder espiritual do povo de DEUS num período de grandes mudanças na história de Israel ultrapassa a de todos os demais, exceto Moisés no seu papel no êxodo.
(2) Saul tornou-se o primeiro rei de Israel, pelo fato de o povo querer um rei humano “como o têm todas as nações” (8.5,20). Não demorou muito para ele revelar que não tinha aptidão espiritual para exercer aquele cargo teocrático; daí, DEUS, posteriormente, rejeitá-lo (13; 15). 
(3) Davi, o segundo homem, escolhido por DEUS como seu representante como rei, foi ungido por Samuel (cap. 16). Davi não quis ocupar o trono pela força ou pela subversão, e deixou o caso nas mãos de DEUS. Os capítulos 19—30 descrevem prioritariamente as fugas de Davi, por causa de Saul enciumado e atormentado, e a paciência de Davi, que esperou até DEUS agir no seu devido tempo. O livro termina com o relato da morte trágica de Saul (cap. 31). 

Características Especiais

Seis características principais assinalam o livro de 1 Samuel. (1) Expõe claramente os padrões santos de DEUS para a monarquia de Israel. Os reis de Israel deviam ser submissos a DEUS, como o verdadeiro Rei de Israel, e obedientes à sua lei. Deviam atentar para a mensagem e a correção divina através dos profetas. (2) Expõe os primórdios do grandioso ministério profético em Israel, como sendo a dimensão espiritual do sacerdócio. O livro contém as primeiras referências do AT a uma “congregação de profetas” (10.5; 19.18-24). (3) Ressalta a importância e o poder da oração (1.10-28; 2.1-10; 7.5-10; 8.5,6; 9.15; 12.19-23), da palavra de DEUS (1.23; 9.27; 15.1,10,23) e da profecia pelo ESPÍRITO do Senhor (2.27-36; 3.20; 10.6,10; 19.20-24; 28.6). (4) Contém farta informação biográfica descritiva da vida de três destacados líderes de Israel — Samuel (1—7), Saul (8—31) e Davi (16—31). (5) Contém muitas das célebres histórias bíblicas, tais como DEUS falando com o menino Samuel (cap. 3), Davi e Golias (cap. 17), Davi e Jônatas (18—20), Saul enciumado e amedrontado por causa de Davi (18—30), e Saul e a pitonisa de Endor (cap. 28). (6) Neste livro, temos a origem literária dalgumas palavras citadas com frequência: “Icabô” — que significa “nenhuma glória”, pois “foi-se a glória” (4.21); “Ebenézer” — que significa “pedra de ajuda”, pois “Até aqui nos ajudou o SENHOR” (7.12). Além disso, este livro é o primeiro do AT que emprega a frase “SENHOR dos Exércitos” (e.g., 1.3). 

O Livro de 1 Samuel e Seu Cumprimento no NT

1 Samuel encerra duas prefigurações proféticas do ministério de JESUS como profeta, sacerdote e rei. (1) Samuel, nos seus dias, o principal representante profético e sacerdotal de DEUS em Israel, prefigurava o ministério de JESUS como supremo expoente profético e sacerdotal de DEUS para Israel. (2) Davi, nascido em Belém, um pastor e rei, ungido por DEUS, que levou a cabo os propósitos de DEUS para sua própria geração (At 13.36), veio a ser a prefiguração e precursor principal do rei messiânico de Israel. O NT refere-se a JESUS CRISTO como “Filho de Davi” (e.g., Mt 1.1; 9.27; 21.9), a “descendência de Davi segundo a carne” (Rm 1.3) e “a Raiz e a Geração de Davi” (Ap 22.16). 
  
Esboço Completo do Livro: Segunda Parte II Sm

O Grande Sucesso de Davi Como Rei (1.1—10.19)
A. O Sucesso Político de Davi (1.1—5.25)
1. Davi Pranteia a Morte de Saul e Jônatas (1.1-27)
2. Davi, Rei de Judá (2.1—4.12)
3. Davi, Rei de Todo o Israel (5.1-5)
4. Davi Conquista Jerusalém e a Torna Sede do Seu Governo (5.6-10)
5. Davi Alarga o Reino (5.11-25)
B. O Sucesso Espiritual de Davi (6.1—7.29)
1. Davi Faz de Jerusalém Seu Centro Religioso (6.1-23)
2. Davi Deseja Edificar uma Casa para DEUS (7.1-3)
3. O Concerto de DEUS com Davi (7.4-17)
4. Davi Ora a DEUS com Gratidão (7.18-29)
C. O Sucesso Militar de Davi (8.1—10.19)
1. As Vitórias de Davi sobre a Filístia, Moabe, Zobá, Síria e Edom (8.1-12)
2. O Governo Justo de Davi em Jerusalém (8.13—9.13)
3. A Vitória de Davi sobre Amom (10.1-19)
II. O Vergonhoso Pecado de Davi Como Rei (11.1—12.14)
A. O Adultério de Davi com Bate-Seba (11.1-5)
B. O Homicídio Disfarçado de Urias por Davi (11.6-27)
C. O Profeta Natã Declara o Pecado e o Castigo de Davi (12.1-14)
III. As Consequências Contínuas do Pecado de Davi (12.15—20.26)
A. Julgamento sobre a Casa de Davi: Imoralidade e Morte (12.15—15.6)
1. Morte do Filho do Adultério (12.15-25)
2. A Lealdade de Joabe (12.26-31)
3. Amnom Violenta Sua Meio-Irmã Tamar (13.1-20)
4. Absalão Mata Amnom por Vingança (13.21-36)
5. Fuga, Regresso e Falsidade de Absalão (13.37—15.6)
B. Julgamento contra o Reino de Davi: Revolta e Homicídio (15.7—20.26)
1. A Revolta de Absalão (15.7-12)
2. Davi Foge de Jerusalém, Desprestigiado (15.13—16.14)
3. Absalão Governa em Jerusalém (16.15—17.29)
4. Derrota e Morte de Absalão (18.1-32)
5. A Lamentação de Davi e a Censura de Joabe (18.33—19.8)
6. A Reintegração de Davi Como Rei (19.9-43)
7. Insurreição e Morte de Seba (20.1-26)
IV. Os Últimos Anos do Reinado de Davi (21.1—24.25)
A. A Fome de Três Anos (21.1-14)
B. Guerra com os Filisteus (21.15-22)
C. Salmo de Louvor de Davi (22.1-51)
D. Últimas Palavras de Davi (23.1-7)
E. Os Valentes de Davi (23.8-39)
F. A Contagem do Povo e a Praga da Parte de DEUS (24.1-17)
G. A Intercessão de Davi e a Misericórdia de DEUS (24.18-25)

Autor: Anônimo (Podem ser Profeta Natã e Profeta Gade e Isaías como compilador - diz-se de ou indivíduo que enfeixa, numa única obra, textos, documentos e extratos provenientes de origens diversas
)
Tema: O Reinado de Davi
Data: Fins do Século X a.C.

Considerações Preliminares

Visto que 1 e 2 Samuel eram originalmente um só livro no AT hebraico, conhece-se melhor o contexto de 2 Samuel pelo estudo da parte inicial de 1 Samuel (ver a introdução de 1 Samuel). Nota-se que os eventos de 1 Samuel (que se estendem do nascimento de Samuel à morte de Saul) abrangem quase um século de tempo (c. 1105 — 1010 a.C.), 2 Samuel registra somente o reinado de Davi, um período de quarenta anos (c. 1010 — 970 a.C.).

Propósito

2 Samuel continua a história profética do aspecto teocrático da monarquia de Israel. Ilustra a fundo, com exemplos do reinado de Davi e da sua vida pessoal, as condições do concerto de Israel, conforme Moisés as definiu em Deuteronômio: a obediência ao concerto resulta em bênçãos divinas; o desprezo pela lei de DEUS resulta em maldições e castigos (Dt 27—30).

Visão Panorâmica

A história da vida de Davi vai de 1 Sm 16.1 a 1 Rs 2.11. O segundo livro de Samuel começa com a morte de Saul e a unção de Davi em Hebrom, como rei de Judá por sete anos e meio (1 — 4). O restante do livro ocupa-se dos trinta e três anos seguintes de Davi como rei de todo o Israel em Jerusalém (5 — 24). O ponto crítico do livro e da vida de Davi é seu adultério com Bate-Seba e a morte de Urias (cap. 11). Antes desse capítulo sombrio, Davi representava muitos dos ideais de um rei teocrático. Com o favor, sabedoria e unção divinos, Davi (1) capturou Jerusalém dos jebuseus e fez dela sua capital (cap. 5); (2) trouxe a arca do concerto de volta a Jerusalém, em meio a grande regozijo e esplendor (cap. 6) e (3) subjugou os inimigos de Israel, começando com os filisteus (8 — 10). “E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, DEUS dos Exércitos, era com ele” (5.10). Sua firme liderança atraía “valentes” e inspirava total lealdade. Davi entendia que DEUS o estabelecera rei sobre Israel e reconhecia abertamente o domínio de DEUS
sobre ele mesmo e sobre a nação. DEUS prometeu profeticamente que um descendente de Davi se assentaria sobre o seu trono, e que cumpriria perfeitamente o papel de rei teocrático (7.12-17; cf Is 9.6,7; 11.1-5; Jr 23.5,6; 33.14-16). Entretanto, depois dos trágicos pecados de adultério e de homicídio, cometidos por Davi, o fracasso moral e a rebelião acossaram a sua família (12 — 17) e a nação inteira (18 — 20). A grande bênção nacional transformou-se em grande juízo nacional. Davi se arrependeu com sinceridade e experimentou a misericórdia do perdão divino (12.13; cf. Sl 51), mas as consequências da sua transgressão continuaram até o fim da sua vida e até mesmo depois (cf. 12.7-12). Mesmo assim, DEUS não rejeitou Davi como rei, como rejeitou Saul (1 Sm 15.23). Realmente, o amor que Davi tinha a DEUS (ver os seus salmos) e sua aversão à idolatria fizeram dele o exemplo pelo qual todos os reis subsequentes de Israel foram medidos (cf. 2 Rs 18.3; 22.2). 2 Samuel termina, quando Davi compra a eira de Araúna, que veio a ser o local do futuro templo (24.18-25). 

Características Especiais

Cinco fatos principais assinalam 2 Samuel. (1) Descreve os eventos principais do reinado de Davi, de quarenta anos, inclusive sua tomada de Jerusalém da mão dos jebuseus, convertendo-a no centro político e religioso de Israel. O período da sua vida situa-se exatamente entre Abraão e JESUS CRISTO. (2) O ponto crítico do livro (cap. 11) relata os pecados trágicos de Davi, envolvendo Bate-Seba e seu marido Urias. Apesar de esses pecados de Davi terem sido cometidos em oculto, foram declarados abertamente por DEUS, nas diferentes faces da vida de Davi — pessoal, familiar e nacional. (3) Embora as Escrituras declarem com destaque que Davi era um homem segundo o coração de DEUS, o favor divino deu lugar ao castigo e as bênçãos de DEUS à maldição depois de ele pecar, conforme Moisés advertira a Israel (Dt 28). (4) Os capítulos 12 — 21 descrevem o efeito em cadeia, da transgressão de Davi sobre sua família e sua nação. Isso revela que o bem-estar de um povo está fortemente vinculado à condição espiritual e moral do seu líder. (5) Ressalta a lição moral perpétua de que o sucesso e a prosperidade amiúde levam ao enfraquecimento moral que, por sua vez, leva ao fracasso moral. 

O Livro de 2 Samuel e o NT

O reinado de Davi nos capítulos 1—10 é uma prefiguração do reino messiânico de CRISTO. O estabelecimento de Jerusalém como a cidade santa, o recebimento do gracioso concerto davídico da parte de DEUS e a promessa profética de um reino eterno, apontavam para o perfeito “Filho de Davi”, JESUS CRISTO, e seu reino presente e futuro conforme revela o NT (Is 9.7; Mt 21.9; 22.45; Lc 1.32,33).


SÍNTESE DO TÓPICO I - Samuel, Saul e Davi são os principais personagens do livro que apontam para a transição da anarquia de Israel, nos tempos dos juízes, para a monarquia.
Em Israel, o sacerdote do povo era Eli, mas ele se deixou levar pelos filhos, honrando-os mais que ao Senhor DEUS.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Em Israel, idolatria e a imoralidade eram os pecados dominantes no povo.
SÍNTESE DO TÓPICO III - DEUS é quem dá ordem ao rei, ao povo, ao profeta; é quem exalta, escolhe e abate, pois Ele é soberano.
SÍNTESE DO TÓPICO IV - Um momento de crise marcou o surgimento do profeta de Samuel em Israel.


PARA REFLETIR - A respeito de “Conhecendo os dois Livros de Samuel”, responda:
Quando aconteceu a divisão entre os livros de 1 e 2 Samuel? A divisão desses dois livros aconteceu quando da tradução do hebraico para o grego, conhecida por Septuaginta.
Quais são os personagens principais do livro? Há vários personagens importantes nesses livros, mas dentre eles, três se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; Davi, o homem segundo o coração de DEUS.
Qual o propósito de 1 e 2 Samuel? O propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1).
Quem é o autor de 1 e 2 Samuel? Segundo os estudiosos do Antigo Testamento, e do aspecto externo dos livros, as duas obras são anônimas, assim como os outros livros históricos. Entretanto, de acordo com os capítulos 1 ao 24 de 1 Samuel, o filho de Ana pode ser apontado como autor, e os demais capítulos, atribuídos aos profetas Natã e Gade.
O que há em 2 Samuel 7, ordenado pelo Senhor? No capítulo 7 de 2 Samuel há o estabelecimento profético da dinastia de Davi. Ela surge pela ordem do Senhor.


SUBSÍDIO BIBLICO-TEOLÓGICO TOP1
“Os dois livros de Samuel são os primeiros dos seis ‘livros duplos’ que originalmente não estavam divididos e que perfaziam um total de três: Samuel, Reis e Crônicas. Samuel e Reis são encontrados no cânon hebraico ao lado de Josué e Juízes em uma seção conhecida como ‘Os Profetas Anteriores’. Juntos, estes livros contêm o registro histórico iniciado por Josué e a travessia do Jordão e estendem-se até o período do exílio babilônico” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.175).


CONHEÇA MAIS TOP2
*Sobre Anarquia e Monarquia Teocrática
Anarquia: Sistema político baseado na negação de qualquer tipo de autoridade.
Monarquia Teocrática: Forma de governo em que o rei (e sua dinastia) é escolhido por DEUS, como acontecia em Israel.


SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP2


1 SAMUEL
2 SAMUEL
I. O Ministério de Samuel (1 Sm 1.1–8.22);
II. Saul tornou-se rei (1 Sm 9.1–15.35);
III. Saul e Davi (1 Sm 16.1–31.13).
I. O Reino de Davi (2 Sm 1.1–20.26);
II. Um apêndice (2 Sm 21.1–24.25).
Esboço adaptado do “Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester”, p.178.



SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP3
“A linha teológica que traspassa Samuel e Reis é a escolha divina de um líder para representá-Lo, enquanto o Senhor implementa os concertos com Israel. Essa nação existia na terra por causa do concerto incondicional que DEUS fez com Abraão. O Senhor implementou o concerto abraâmico quando Ele resgatou o seu povo do Egito e fez deles uma nação. Mas as bênçãos da terra eram condicionais. A bênção de DEUS era dada por obediência, como declaradamente em Deuteronômio” (Roy B. Zuck (Ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.135).
O profeta, juiz e sacerdote Samuel foi o homem a quem DEUS escolheu para falar, julgar e representar a nação de Israel, o povo escolhido por DEUS (Lv 20.24,26)


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO TOP4
“Um dos maiores líderes de Israel (2 Cr 35.18; Sl 99.6; Jr 15.1; At 3.24; Hb 11.32). Samuel veio a Israel em uma das horas mais sombrias da nação. Os filisteus, que por um longo período haviam intimidado os israelitas, estavam ameaçando tragá-los. Mas Ana, a esposa de Elcana, de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, estava mais preocupada com o fato de não ter filhos. Enquanto adorava no Tabernáculo em Siló, ela rogava que o Senhor lhe desse um filho, o qual ela ofereceria para ser um nazireu de DEUS (Nm 6) por toda sua vida. Este filho foi Samuel, aquele que ungiu reis, o último dos juízes, e o primeiro dos profetas depois de Moisés” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.1753).
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p. 36


SUGESTÃO DE LEITURA 
- História dos Hebreus; 
História de Israel  e 
Teologia do Antigo Testamento, no Antigo Testamento.


Ajuda para o trimestre
4º Trimestre de 2009 - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentaristas: José Gonçalves - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentarista: Pastor José Gonçalves





Terceiro Trimestre De 2007 


- Revista original CPAD 2009


1 e 2 Samuel - Kevin J. Mellish