Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Jordanésia, Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Belém, área 58, Santana de Parnaíba, SP. @PrHenrique
01 outubro 2025
Slides Lição 1, Central Gospel, O Homem, Coroa da Criação,4Tr25, Com. Extras Pr. Henrique, EBD NA TV

29 setembro 2025
Salvação e Curas, Pr Henrique, EBD NA TV, Jardim São Manoel, Guarulhos, ...

28 setembro 2025
Vídeo Lição 2, CPAD, O Corpo — A Maravilhosa obra da Criação de Deus, 4°Tr25, ...

25 setembro 2025
Escrita Lição 2, CPAD, O Corpo — A Maravilhosa Obra Da Criação De DEUS, 4Tr25, Com. Extras Pr. Henrique, EBD NA TV
Escrita Lição 2, CPAD, O Corpo — A Maravilhosa Obra Da Criação De DEUS, 4Tr25, Com. Extras Pr. Henrique, EBD NA TV
Para nos ajudar PIX
33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2025/09/escrita-licao-2-cpad-o-corpo.html
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2025/09/slides-licao-2-cpad-o-corpo-maravilhosa.html
PowerPoint https://pt.slideshare.net/slideshow/slides-licao-2-cpad-o-corpo-a-maravilhosa-obra-da-criacao-de-deus-4tr25-pptx/283467386
I – A MARAVILHOSA OBRA DE DEUS
1. Do pó da terra
2. DEUS, o Autor da vida
3. A individualizada formação integral
II – O CORPO E A GLÓRIA DE DEUS
1. O divino tecelão
2. Entendimento e louvor
3. O perigo dos extremos.
4. Princípios ou regras?
III – O CORPO E A COLETIVIDADE
1. A prática relacional
2. A prática congregacional
3. Tecnologia e culto
“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Sl 139.14)
A ciência busca desvendar os mistérios do corpo humano, mas o crente descansa em saber que é obra da poderosa e perfeita mão de DEUS.
Segunda - Hb 11.3 A fé produz entendimento
1 - Senhor, tu me sondaste e me conheces.
2 - Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 - Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 - Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
13 - Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 - E quão preciosos são para mim, ó DEUS, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 - Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – REVISTAS ANTIGAS E LIVROS
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lição 04: Corpo Humano, Lugar em que se Abriga a Vida: Central
Gospel - Jovens e adultos (2019)
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
1 Co 12.12-20
12 - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros,
sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer
judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um
Espírito.
14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do
corpo?
16 - E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por
isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido,
onde estaria o olfato?
18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
TEXTO ÁUREO
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e
a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me
amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2.20
Palavra introdutória
O corpo humano é excelso e extraordinário. A prova disso está no fato de o
Senhor Jesus ter vindo a este mundo na forma humana; Ele possuía um corpo como
o nosso. O Salvador nos honrou participando da nossa humanidade. Como bem
escreveu o autor da carta aos hebreus, os dias de Jesus entre os homens foram
os dias de sua carne (Hb 5.7).
1. A DIMENSÃO FÍSICA (BIOLÓGICA) DO CORPO HUMANO
1.1. A inteligência e a complexidade do cérebro humano
O cérebro humano processa uma quantidade incrível de informações. Ele
identifica cores, sons e formas; detecta condições de temperatura e pressão;
registra emoções e pensamentos; processa mais de um milhão de mensagens por
segundo; e tem uma infinita capacidade de memorização.
1.2. A composição do corpo humano
O corpo humano é composto por um conjunto de sistemas que trabalham de maneira
coordenada para realizar diversas funções. São eles: digestório, cardiovascular
(ou circulatório), endócrino, imunológico, linfático, muscular, reprodutor,
esquelético, respiratório, excretor, nervoso, tegumentar, urinário e sensorial.
Sim, fomos criados de modo terrível e maravilhoso (Sl 139.14).
2. O CORPO FÍSICO DO SALVADOR
Jesus foi gerado por obra e graça do Espírito Santo no útero de Maria (Mt 1.20;
Lc 1.35). Ele esteve sujeito às limitações físicas impostas aos homens.
2.1. União hipostática
União hipostática é um termo teológico utilizado para definir a doutrina de que
Jesus é uma só pessoa, mas com duas naturezas: a divina e a humana.
O teólogo Louis Berkhof comenta acerca das duas naturezas de Jesus: "A
segunda pessoa da Trindade, o Cristo preencarnado, tomou a natureza humana,
ficando a divindade e a humanidade unidas em uma só pessoa. Essas duas
naturezas de Cristo tornaram-no o Deus-homem. Completamente Deus e
completamente homem. Duas naturezas distintas em uma só pessoa para
sempre" (Is 9.6; Rm 1.3,4).
2.2. Jesus em Seu ministério terreno
O Salvador no transcurso de Seu ministério terreno, empreendeu e sofreu ações
no corpo (humano) que recebeu do Pai. Ele: curou pessoas com o toque de Suas
mãos (Lc 13.10-13); colocou Seus pés em vilas e aldeias fazendo o bem (At
10.38); abriu Sua boca para ensinar e pregar às gentes (Mt 5.2; Mt 4.23); abriu
Seus ouvidos ao clamor dos necessitados (Mt 9.12); ressuscitou mortos a partir
de Sua fala (Jo 11.43-45); recebeu uma coroa de espinhos em Sua fronte (Mt
27.29); teve o lado de Seu corpo perfurado por uma lança (Jo 19.34); recebeu
açoites (Jo 19.10); e foi crucificado (Mc 15.21-28).
3. REGRAS BÍBLICAS PARA O CORPO
3.1. Cuide do seu corpo
A expressão homem exterior, utilizada por Paulo em 2 Coríntios 4.16, é uma
clara referência ao presente dado por Deus aos homens, a saber: o corpo - a
ferramente que nos permite interagir com a dimensão terrena da existência. É
nosso dever, portanto, mantê-lo saudável, utilizando-o apenas para o bem, para
o Senhor, não para atos imorais (1 Co 6.13).
3.2. Valorize a vida
O Altíssimo é o Senhor da vida e da morte; Nele estão a origem e o destino de
todos os homens. Por essas razões, devemos refletir sobre os ataques
empreendidos contra o corpo, espaço em que se abriga a vida.
NORMAS BÍBLICAS ACERCA DO CORPO
- Apresentar nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm
12.1) - Isto significa que o corpo pertence a Deus. Vivo e santo revelam o
caráter de Deus.
- Expressar o amor e a misericórdia do Senhor a todos (2 Co 5.20) - Como
embaixadores de Cristo devemos manifestar por meio do nosso corpo as bênçãos do
Senhor.
- Glorificar a Deus (Is 43.7) - Nosso corpo tem a imagem, a semelhança e os
traços da natureza divina.
- Ter comunhão com o Pai, o Filho, e Espírito Santo e o nosso próximo é o
objetivo principal para o qual o corpo humano foi criado (1 Jo 1.3).
- Desenvolver relacionamentos com outros seres humanos, pois isto é essencial
ao desenvolvimento sadio do corpo (Ec 4.9-12) - Os cinco sentidos são
instrumentos de comunicação e relacionamento.
- Cuidar da saúde, no temor do Senhor, representa vida longa para o corpo (Pv
3.7,8). Nossa tranquilidade e saúde são suficientes em Cristo (1 Pe 5.7).
- Confessar e abandonar os pecados a fim de alcançar a misericórdia do Senhor
(Pv 28.13).
- Proteger o corpo da imoralidade, da sexualidade patológica, dos vícios, dos
ataques malignos e de tudo que é ilícito, e praticar apenas o que o Senhor
ordenou (Mt 26.41).
3.2.1. Homicídio
Em Gênesis 6.9, o autor sagrado registrou: Quem derramar o sangue do homem,
pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua
imagem. Os editores do Novo Comentário Bíblico AT apropriadamente comentaram a
respeito desse verso: "Deus dá mais valor ao ser humano do que a qualquer
outra criatura viva, porque o ser humano possui a Sua imagem"
(RADMARCHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a p. 31,32).
3.2.2. Suicídio
Suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida. O indivíduo busca na
morte uma maneira de fugir daquilo que o oprime. Quem acredita que o suicídio
será a solução para o seu sofrimento esqueceu-se de Deus, pois Ele é o nosso
refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1).
3.2.3. Mutilação
Mutilar tem o sentido de desfigurar o modelo original. A Bíblia proíbe a
mutilação física (Lv 19.28). porque a desfiguração do corpo implica desonra a
Deus, a cuja imagem o ser humano foi criado.
CONCLUSÃO
Fiquemos, pois, com a exortação paulina: Será que vocês não sabem que o corpo
de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por
Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e
pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele (1 Co 6.19,20).
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda:
O que significa união hipostática?
Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
Lição 9, Uma Visão Bíblica do Corpo, 3Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
https://youtu.be/Iyl6a71yyqs Vídeo
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2023/08/slides-licao-9-uma-visao-biblica-do.html
PowerPoint https://pt.slideshare.net/henriqueebdnatv/slides-lio-9-uma-viso-bblica-do-corpo-3tr23pptx
TEXTO ÁUREO
“Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Co 6.13b)
VERDADE PRÁTICA
O corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de CRISTO.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.7 O homem recebeu o fôlego da vida diretamente de DEUS
Terça - 1 Ts 5.23 O ser humano é constituído de espírito, alma e corpo
Quarta - 1 Co 6.20 Devemos glorificar a DEUS em nosso corpo
Quinta - 1 Co 6.19; Ef 1.13 O corpo do crente salvo é templo e morada do ESPÍRITO SANTO
Sexta - Rm 8.23; Fp 3.21 A transformação do corpo mortal conforme o corpo glorioso de CRISTO
Sábado - Ec 12.14 Todos os nossos atos estarão sob o juízo divino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 6.12-20
12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; DEUS, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 - Ora, DEUS, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de CRISTO? Tomarei, pois, os membros de CRISTO e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 - Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos?
20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS.
Hinos Sugeridos: : 5, 159, 581 da Harpa Cristã
ESBOÇO DA LIÇÃO
I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
1. A origem da raça humana
2. A constituição do ser humano
3. Queda e restauração humana
II – A VISÃO BÍBLICA DO CORPO
1. Parte exterior do homem
2. Templo do ESPÍRITO SANTO
3. Glorificado na ressurreição
III – A VISÃO SECULAR DO CORPO
1. Hedonismo e narcisismo
2. Erotização e libertinagem
3. Liberdade e autonomia
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Escrita Lição 8, Central Gospel, Plenitude Física, Emocional E Espiritual, 3Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
Para me ajudar PX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
https://youtu.be/g57nYGMomtU Vídeo
PowerPoint https://pt.slideshare.net/henriqueebdnatv/slides-lio-8-central-gospel-plenitude-fsica-emocional-e-espiritualpptx
REVISTA Central Gospel NA ÍNTEGRA – 3TR23 – CENTRAL GOSPEL
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Salmo 139.14-17 14 - Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. 17 - E quão preciosos são para mim, ó DEUS, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 1 Coríntios 6.19,20 19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos? 20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS.
TEXTO ÁUREO
E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO. 1 Tessalonicenses 5.23
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira – Romanos 12.1 A apresentação do corpo a DEUS
3ª feira – Efésios 5.29 Cuidados com o corpo
4ª feira – Salmo 73.26 DEUS é o sustento do corpo e das emoções
5ª feira – Provérbios 16.24 A boa palavra é saúde também para o corpo
6ª feira – 1 Coríntios 9.27 A disciplina do corpo
Sábado – 2 Coríntios 5.1 O corpo, nossa casa terrestre
OBJETIVOS - Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
- conscientizar-se de que o corpo, como templo do ESPÍRITO , deve ser bem cuidado;
- compreender que o conceito de saúde abrange as áreas espiritual, emocional e física;
- identificar os cuidados que são necessários para agradar a DEUS pelo desenvolvimento físico, emocional e espiritual.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezado professor, DEUS criou o ser humano como uma máquina maravilhosa, cujas partes funcionam de modo harmônico e interdependente. Para um bom funcionamento dessa estrutura, todas as suas partes precisam estar saudáveis e é tarefa de cada um cuidar bem daquilo que recebeu do Senhor. De modo geral, pode-se dizer que, hoje, as pessoas estão cuidando muito mais de seus corpos, emoções e mente. No caso das pessoas justificadas em CRISTO, esses cuidados não podem ser ignorados. O corpo, as emoções e a vida espiritual demandam cuidados especiais. A saúde, o prazer de viver e o bem-estar não acontecem de forma aleatória, mas, sim, com responsabilidade, foco e ação. Excelente aula!
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. SAÚDE FÍSICA
1.1. O corpo
1.2. A alimentação
1.3. Os vícios
2. SAÚDE EMOCIONAL
2.1. Não seja pessimista
2.2. Aprenda a lidar com a tristeza
2.3. Cuidado com a ansiedade
2.4. Cuidado com o sedentarismo
3. SAÚDE ESPIRITUAL
3.1. Oração
3.2. Meditação na Palavra de DEUS
3.3. Temor a DEUS
3.4. Santificação
COMENTÁRIO
Palavra introdutória
Atualmente, os debates sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida têm obtido ampla repercussão em todos os meios de comunicação. No entanto, as discussões sobre os cuidados com o corpo e as emoções também têm ocupado grande espaço dentro das comunidades evangélicas — certamente, a Bíblia exalta os cuidados do espírito e da alma como mais importantes para a vida cristã (2 Co 4.16). As pessoas querem viver mais e melhor; entretanto, para isso acontecer, será necessário que elas se conscientizem da necessidade de cuidarem melhor de si mesmas e decidam fazê-lo. Há embutido neste debate questões práticas de cunho teológico, uma vez que a Bíblia diz que o corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO; e, portanto, Ele não pode habitar em um corpo comprometido por pecados, vícios e hábitos que o possam destruir (1 Co 6.19,20). Nesta lição, será possível verificar que as decisões relacionadas a mudanças e formação de novos hábitos — em busca de saúde física, emocional e espiritual — glorificam a DEUS (Rm 11.36).
1. SAÚDE FÍSICA
A saúde física é o sonho de consumo de toda pessoa. Apesar do avanço da pesquisa na área da medicina e do aperfeiçoamento tecnológico para diagnosticar enfermidades, elas continuam afligindo o ser humano. O homem foi criado perfeito, sem enfermidades e sem passar pela morte, mas, com a entrada do pecado no mundo, vieram também os fardos das moléstias, das doenças crônicas e da morte (Rm 5.12,19).
SUBSÍDIO 1
“A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo.” (Cícero)
1.1. O corpo
O corpo é a primeira e indiscutível manifestação do ser humano. Toda interação — indivíduo-indivíduo — é feita, em primeiro lugar, por intermédio dos seus sentidos. O Criador constituiu o corpo humano como um mecanismo pleno, com desempenho extraordinário entre os seus componentes. Cuidar dele, de modo a glorificar a DEUS, significa, entre outras coisas: boa nutrição, uso equilibrado de remédios, descanso apropriado e atividades físicas regulares.
1.2. A alimentação
Entre os aspectos que se destacam quanto à preservação física, encontra-se a alimentação, que deve ser saudável, privilegiando-se os produtos de origem vegetal. Também é necessário dar repouso ao corpo — respeitando-se o número de horas de sono recomendado por dia (idealmente entre 6 e 9h) — e realizar atividades físicas regulares. É importante, ainda, controlar o consumo de sal, açúcar, gorduras e sódio; evitando-se a ingestão demasiada de produtos de origem animal, refrigerantes, frituras e embutidos (salsichas, presunto, mortadela, salame etc.). A alimentação das pessoas deveria ser de tal forma salutar, que elas não precisassem de medicamentos quimicamente manipulados.
SUBSÍDIO 1.2
No Antigo Testamento, a Lei de Moisés limitava o consumo de certos alimentos (Lv 11; Dt 14.3- 21). Esse controle em relação à nutrição foi muito positivo para o povo de Israel, no campo religioso e na área da saúde física.
1.3. Os vícios
A palavra vício tem origem no latim vitium, e quer dizer “falha, defeito, dependência”. Trata-se de um hábito recorrente que traz danos físicos, emocionais e espirituais ao indivíduo e aos que com ele convivem. Por sua gravidade e efeitos deletérios, os vícios precisam ser vistos como pecados que desagradam profundamente a DEUS; por isso, precisam ser combatidos frontalmente. Inicialmente, o vício apresenta-se como algo prazeroso; porém, em médio e longo prazo, trazem consequências desastrosas à pessoa, como o desenvolvimento de enfermidades físicas e emocionais — por exemplo: obesidade, angústia, vergonha, solidão e depressão. Os vícios mais conhecidos são: drogas lícitas (alcoolismo, tabagismo) e ilícitas, jogatina, pornografia, glutonaria, e redes sociais. O tratamento deve incluir medicamentos, acompanhamento psicológico e, mais importante que tudo, a libertação pela Palavra de DEUS.
2. SAÚDE EMOCIONAL
O indivíduo saudável, do ponto de vista emocional, é habitualmente confiante, bem resolvido e feliz. Isso ocorre a partir do momento em que a pessoa é capaz de administrar os seus próprios sentimentos e controlar as suas emoções (Pv 16.32). O corpo e a mente precisam estar conectados no compartilhamento dos sentimentos. Sem saúde emocional, a pessoa fica fragmentada e, não raramente, seu corpo e sua psiquê adoecem. Especialistas afirmam que a maioria das enfermidades, senão todas, são de fundo psicossomático. Nos subtópicos seguintes serão apresentadas algumas advertências para se obter saúde emocional.
2.1. Não seja pessimista
O pessimista é aquele que tem uma visão distorcida dos fatos. Ele enxerga as circunstâncias de forma derrotista, supervalorizando as adversidades e esperando um iminente fracasso. Além disso, vive murmurando, como alguém que não tem esperança. Ele sofre por antecipação, aguarda sempre o pior, murmura a respeito de tudo e todos. É um poço de insatisfação. Sua nociva influência acaba contaminando seu círculo de relacionamentos. O pessimista tem a sua alma em permanente descontentamento. Esse tipo de condicionamento negativo adoece a alma e o corpo. Paulo ensina sobre o que deve ocupar a mente do cristão: (...) tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp 4.8).
2.2. Aprenda a lidar com a tristeza
Todas as pessoas, invariavelmente, enfrentam momentos duros na vida. Algumas conseguem ultrapassá-los mais facilmente do que outras. Uma das coisas mais importantes dos períodos de desolação é que eles se mostram didáticos, ensinando-nos valiosas lições, como afirmou Salomão, em Eclesiastes 7.2,3. O dia mau, o dia da tristeza, também tem o potencial de transformar o ser humano e de fazê-lo uma pessoa melhor. Igualmente, dentre outras possibilidades, os dias de desalento podem fazer o indivíduo considerar suas atitudes, ter mais cautela e valorizar as pessoas. Entender como enfrentar a tristeza é um antídoto contra o estresse e a depressão; além disso, colabora para a conservação do bem-estar em todas as áreas da vida.
2.3. Cuidado com a ansiedade
No idioma grego, o termo ansiedade tem o significado de “estrangulamento”. A ansiedade pode suprimir o ar de uma pessoa, limitar o seu fôlego e até asfixiá-la. Ela também reduz as forças, nubla a visão e rouba a expectativa do futuro. A ansiedade tem trazido sofrimento a todos. Independente de raça, gênero, condição social, idade, religião ou país, as pessoas têm sido afligidas pela ansiedade, que já foi chamada de mal do século — parece que enfrentamos uma epidemia mundial dessa enfermidade emocional. As tensões da vida atual, o afastamento entre os seres humanos e a falta de comunhão com DEUS são aberturas para que a ansiedade se manifeste nas pessoas.
JESUS deu importantes orientações sobre como vencer a ansiedade: esperar, confiar e crer em DEUS, o Pai (Mt 6.25,26). O apóstolo Pedro, de igual modo, já reconhecendo naquela época os efeitos destrutivos desta emoção negativa, declarou: (...) lance sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pe 5.7).
2.4. Cuidado com o sedentarismo
Estatísticas mostram que 70% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física com regularidade. O sedentarismo enfraquece a estrutura biopsicossocial de homens e mulheres, trazendo muitos males à saúde, como: obesidade, aumento da pressão arterial, diabetes, doenças cardíacas, problemas respiratórios, estresse, esgotamento, perda da atenção, ansiedade, depressão e outros. Deste modo, vencê-lo — andar, correr, pedalar, nadar ou praticar algum tipo de esporte — é de fundamental importância para que a pessoa se sinta feliz e tenha saúde, em todos os sentidos.
3. SAÚDE ESPIRITUAL
A vida espiritual necessita de muitos cuidados (1 Co 9.25). Do que adianta ter um corpo exercitado e saudável se a vida espiritual vai de mal a pior? Nos subtópicos seguintes serão apresentadas algumas considerações sobre como obter saúde espiritual.
3.1. Oração
Um dos aspectos mais essenciais na vida cristã é a oração. JESUS ensinou-nos a orar (Mt 6.6); deixou uma oração modelo (Mt 6.9-14); e Ele mesmo orou com os Seus discípulos (Mt 26.36). Depois de passar por um período de oração no jardim do Getsêmani — momento em que os discípulos vacilaram e dormiram —, CRISTO também revelou que a oração é um revigorante espiritual: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). Ademais, a recomendação paulina à igreja sobre oração aplica-se a qualquer tempo: Orai sem cessar (1 Ts 5.17).
3.2. Meditação na Palavra de DEUS
A Bíblia é o supremo alimento para o espírito (Jr 15.16). A Palavra de DEUS preenche as carências espirituais de todos os que a estudam e se dispõem a segui-la. Além disso, ela tem a capacidade de atingir as regiões mais profundas de uma pessoa e solucionar problemas que médicos e psicólogos não conseguem elucidar (Hb 4.12).
Além de nutrir o espírito, a Palavra de DEUS é o guia do cristão, a bússola que o conduzirá à vida eterna (Sl 119.105) — todos os versículos do Salmo 119 ressaltam as bênçãos que o Senhor proporciona aos que leem a Escritura e nela meditam.
3.3. Temor a DEUS
Temer a DEUS significa “respeitá-lo, venerá-lo, reverenciá-lo”. Aquele que teme ao Senhor viverá segundo os Seus propósitos e ensinos. Somente em Provérbios, a palavra temor é encontrada 14 vezes. O primeiro versículo no qual a expressão temor do Senhor aparece neste livro é bem sugestivo: O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 1.7). Pode-se dizer, deste modo, que, por meio do temor a DEUS, o cristão livra-se das consequências da desobediência. Trata- -se, antes de tudo, de uma atitude inteligente e sábia.
3.4. Santificação
O vocábulo santo quer dizer “puro; separado; alguém que se encontra distante da contaminação e depravação da natureza carnal e do mundo”. O Senhor, que é completamente santo, requer dos Seus servos a observância do Seu exemplo de santidade, conforme declarou Pedro (1 Pe 1.15,16). Na antiga aliança, DEUS elegeu Israel para ser o Seu povo santo (Êx 19.6; Lv 11.44). Na nova aliança, a era da graça, Ele convoca a igreja para santificar-se em CRISTO (Ef 5.26). Com similar ideia, outros escritores bíblicos convidam os cristãos a fazerem o mesmo (1 Co 7.14; Hb 12.14; 1 Ts 4.4,7).
CONCLUSÃO
Nosso corpo, emoções e vida espiritual são dádivas concedidas por DEUS. Mesmo em um mundo comprometido com o pecado, é possível manter-se em equilíbrio, agindo sábia e ativamente pelo perfeito funcionamento dessa tríade que forma um todo perfeito e maravilhoso. Paulo disse: Se alguém destruir o templo de DEUS, DEUS o destruirá; porque o templo de DEUS que sois vós, é santo (1 Co 3.17). Deste modo, como mordomo do Senhor, todo cristão deve cuidar de cada uma dessas três esferas para alcançar pleno bem-estar e saúde.
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Como é possível alcançar saúde emocional?
R.: Pela informação, autoconhecimento e capacidade de controlar as emoções.
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
CORPO, ALMA E ESPÍRITO
Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva
1Ts 5.23 E o próprio DEUS de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO.
Hb 4.12 Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Lc 23.46 JESUS, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Creio que JESUS estava entregando de volta o espírito do homem JESUS, pois o corpo estaria na sepultura e a alma no Hades daqui a pouco.
Is 53. 9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniquidades deles levará sobre si.12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Sobre o que acreditam alguns que são a favor da tese da dicotomia, tese esta que não aprovamos, já os que acreditam na tricotomia, mas na verdade na hora da morte querem juntar espírito e alma como se fossem um só, indo os dois para o inferno; nesse caso também discordamos, pois acreditamos que JESUS ao dizer "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito (letra minúscula) estava se referindo aos espírito dado por DEUS quando ELE nasceu aqui na terra como homem, humano, depois sabemos que seu corpo foi sepultado e sabemos também que sua alma foi colocada por expiação, ou seja, foi encontrada no inferno que era nosso lugar; é só ver Is 53. Depois de estudarmos então a Bíblia, certamente saberemos que somos espírito, possuímos uma alma e moramos em um corpo; se morrermos crentes sabemos que nosso espírito vai para DEUS que o deu, nossa alma para o paraíso (até o dia do arrebatamento) e nosso corpo irá ao pó (até o arrebatamento). Já o descrente, seu espírito, alma e corpo vão para o lago de fogo e enxofre (Satanás é espírito e vai para lá; o falso profeta e a besta para lá irão em espírito, alma e corpo).
Na minha opnião os animais não possuem alma como a alma humana, com o livre-arbítrio e o poder de criar, mas certamente possuem alma, mas não o espírito, pois a Palavra de DEUS diz: "Sl 150.6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!" também: Sl 148.10 feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; 11 reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; 12 mancebos e donzelas; velhos e crianças! 13 Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu.
Assim os animais ao morrerem tudo se acaba para eles, pois quem foi criado à imagem e semelhança de DEUS é o homem e não outra criatura qualquer, também no futuro, na Nova Jerusalém não é visto nenhum animal.
Creio que existe o primeiro juízo e é feito imediatamente após a morte, ou seja, a separação para o inferno (descrente) ou para o paraíso (crente) já caracteriza um juízo.
O segundo juízo será para os descrentes que morreram e foram lançados no inferno e será realizado no Juízo Final, perante o Trono Branco, para serem lançados no Lago de Fogo e Enxofre junto com Satanás e seus demônios(Ap 20.14,15).
O crente está livre do segundo juízo, passando apenas pelo tribunal de CRISTO (enquanto na Terra estará acontecendo a Grande Tribulação), não para condenação, mas premiação ou reconhecimento de suas obras para CRISTO.
Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Ec 12.7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a DEUS que o deu (do crente salvo sim).
Muitas pessoas têm até pregado que a alma e o espírito são separados, mas na hora que falam da morte querem juntá-los como se fossem um só. Não existe essa declaração na bíblia de que alma e espírito formam a parte espiritual do homem, na verdade formam a parte imaterial, não a espiritual, pois a parte espiritual do homem é o espírito que clama por DEUS, briga com o corpo e está aqui no homem para fazê-lo se lembrar de que existe DEUS. A alma tem o poder de decisão de pecar ou não, o livre arbítrio, os sentimentos como dor, tristeza, alegria, vontade, intelecto etc...,por isso é lançada no inferno quando está em pecado quando o corpo morre (Sl 9.7; Ez 18.4; Mt 10.28; Ap 20.4) , já o espírito do homem, irá para o inferno se a pessoa não se converteu, mas o espírito do crente o acompanha ao paraíso e depois para o céu e vida eterna com DEUS.
Fica evidente que na hora do sexo o casal se torna uma só pessoa conforme Paulo ensina em 1 Co 6.16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne*****; porém em questão de alma e espírito o ser humano é totalmente independente um do outro, com personalidades diferentes e idéias diferentes. O casal deve procurar viverem em ESPÍRITO , ou seja, de acordo com a vontade de DEUS para terem seus pensamentos e atos o mais em comum acordo possível, pois este é o plano de DEUS para o casal. A mulher pensa diferente do homem e o homem pensa diferente da mulher, mas com amor e compreensão os dois poderão viver uma vida harmoniosa e feliz, desde que DEUS seja o centro de seu viver.
Gn2.23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
A palavra espírito com letra minúscula na Bíblia significa espírito dado por DEUS ao homem para que este tivesse consciência do erro, do pecado e soubesse que existe um DEUS que pode salvá-lo (até os índios, no meio da floresta amazônica sabem disso – a consciência do ser humano e até mesmo a natureza comunica a existência de DEUS – Rm 1.20) e ESPÍRITO com letra maiúscula é o ESPÍRITO SANTO.
Rm 1.20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
Rm 2.15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
O homem é formado de espírito, alma e corpo, mas para que o homem pudesse ter o livre-arbítrio e decidir se queria DEUS ou o mundo (Diabo e seus prazeres carnais), o poder de decisão do homem foi colocado por DEUS na alma. Assim a alma decide se deixa o espírito se comunicar com seu dono que é DEUS ou permanece no pecado que forma uma barreira entre DEUS e o espírito que está no homem (Is 59.2). Quando o homem aceita a JESUS como seu Salvador e Senhor, se entrega a DEUS, se arrependendo de seus pecados após ouvir o evangelho (Ef 1.13), então o espírito que está no homem é ligado a DEUS pelo ESPÍRITO SANTO e então esse homem passa a ter comunhão com DEUS via ESPÍRITO SANTO e JESUS que está à direita do pai intercedendo.
Hb 4.12 Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
At 2.38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO.
Jo 9.31 sabemos que DEUS não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a DEUS, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.
Is 59.2 mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso DEUS; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Rm 8.27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO : que ele, segundo a vontade de DEUS, intercede pelos santos.
Rm 8.34 Quem os condenará? CRISTO JESUS é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de DEUS, e também intercede por nós;
É evidente que na tricotomia quem guia o espírito e o corpo é a alma, portanto, o espírito é impelido ao erro pelo corpo e pela alma.
2 Co 7.1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de DEUS.
Ez 18.4 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Romanos 7:20
Quando exércitos inimigos invadiam Jerusalém tinham como objetivos principais o seguinte:
***1- Derrubar o muro ou parte dele para dar passagem aos exércitos;
***2- Derrubar e queimar o templo ou parte dele para que o DEUS de Israel não pudesse receber sacrifícios e punir os seus inimigos, além disso pegarem os utensílios de ouro ali contidos.
***3- Entrar no SANTO dos Santos e pegar a arca que representava o próprio DEUS e era objeto considerado como o próprio DEUS de Israel.
*** Assim também Satanás tenta entrar pelo nosso muro (corpo), atingir nosso templo (alma) e roubar nossas arca (espírito). O maior desejo de satanás é ser DEUS ou pelo menos ser à imagem e semelhança de DEUS, assim ele tenta dominar o espírito humano.
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 1º Trimestre de 2020
Título: A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção
Comentarista: Claudionor de Andrade
Lição 3: A natureza do ser humano - Data: 19 de Janeiro de 2020
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 1.26-28; 2.7.
Gênesis 1
26 — E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 — E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou.
28 — E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2
7 — E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O ser humano é um ser complexo. Essa complexidade passa pela materialidade e imaterialidade da pessoa que se revelam na constituição do corpo, da alma e do espírito.
Aproveite esta aula para aprofundar com os alunos a respeito dos exercícios da piedade cristã. Mostre-os, que da mesma forma que é necessário ao corpo o exercício cotidiano, a alma e o espírito precisam cultivar o exercício diário da comunhão com DEUS por meio da oração, da leitura da Palavra e da meditação nas Escrituras. É verdade que devemos cuidar da saúde do corpo, mas igualmente, da saúde da alma e do espírito.
Nossos pensamentos devem ser levados cativos a CRISTO.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos as partes que constituem a natureza humana. Veremos que o nosso ser, em virtude das partes que o compõem, é de tal forma maravilhoso, que chega a ser inexplicável (Sl 139.14). Além da substância física (o corpo), possuímos também uma substância imaterial (o espírito e a alma). Habilitou-nos DEUS, assim, a relacionar tanto com o mundo físico quanto com o mundo espiritual.
O objetivo desta lição não é apenas explorar a natureza humana, mas levar você a consagrar inteiramente o seu corpo, a sua alma e o seu espírito ao Criador e Mantenedor de todas as coisas.
I. A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
A natureza do ser humano é distinta tanto em relação a DEUS quanto em relação aos anjos. Vejamos por quê.
1. A natureza de DEUS. Ao contrário do homem, DEUS é um ser simples; possui uma única natureza. Por essa razão, Ele foi definido, pelo próprio Filho, como sendo espírito (Jo 4.24). Isso significa que, para existir, o Senhor não necessita, como nós, de uma natureza composta de corpo, alma e espírito. O Todo-Poderoso define a si mesmo como aquele que simplesmente é: “EU SOU O QUE SOU” (Êx 3.14). Ele existe por si mesmo (Jo 5.26).
2. A natureza dos anjos. Seres criados e finitos, os anjos possuem igualmente apenas uma natureza. Eles são descritos como espíritos (Hb 1.14). E, diferentemente de nós, não se reproduzem através do sexo (Lc 20.34-36). O corpo angélico é espiritual (1Co 15.44; Hb 1.14).
3. A natureza dos homens. Já os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como dupla: uma física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o espírito — 1Ts 5.23). Para vivermos neste mundo, necessitamos de nossa natureza completa. Se uma apartar-se da outra, morremos (1Rs 17.21,22).
SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
É importante que você aproveite a introdução da aula para mostrar a classe que o ser humano é um ser integral, ou seja, global. Use este trecho para aprofundar essa reflexão: “Considerar o ser humano uma unidade condicional resulta em várias implicações. Primeira: o que afeta um elemento do ser humano afeta a pessoa inteira. A Bíblia vê a pessoa como um ser global, ‘e o que toca numa parte afeta a totalidade’. Em outras palavras, uma pessoa portadora de doença crônica (no corpo) por certo terá afetadas as emoções e a mente e até o canal da comunhão normal com DEUS. Erickson observa: ‘O cristão que deseja ter saúde espiritual dedicará atenção a questões tais como a dieta, o repouso e o exercício’. De modo semelhante, a pessoa que sofre certas pressões mentais poderá manifestar sintomas físicos ou até mesmo doenças físicas” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.252).
II. AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO
O corpo humano tem as seguintes características: materialidade, visibilidade e mortalidade.
1. Materialidade. Ao contrário dos anjos — seres espirituais —, criados de uma só vez pela palavra divina (Sl 33.6), o homem — ser material e físico — veio à vida a partir de uma matéria já existente: a terra. DEUS, pois, formou Adão, o primeiro genitor da humanidade, do pó de nosso planeta (Gn 2.7). O mesmo pode-se dizer de Eva, que, provinda do homem, possui a mesma substância deste (Gn 2.21,22). Desde a sua criação, o ser humano vem reproduzindo-se e enchendo a terra (Gn 1.28; At 17.26).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Os escritores sagrados tinham uma ampla variedade de termos relativos ao ‘corpo’. Para os hebreus, ‘carne’ ( basar , she’er ) e ‘alma’ ( nepresh ) podiam significar corpo (Lv 21.11; Nm 5.2, onde o significado parece ser ‘cadáver’). ‘Força’ ( me’od ) dizia respeito ao poder físico do corpo (Dt 6.5). Os escritores do Novo Testamento mencionam a ‘carne’ ( sarx , que às vezes significava o corpo físico), a ‘força’ ( ischus ) do corpo (Mc 12.30) ou, mais frequentemente, o ’corpo’ ( sõma ), que ocorre 137 vezes” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.246).
CONCLUSÃO
O homem é um ser tanto físico quanto espiritual. Por essa razão, DEUS requer nossa completa e uniforme santificação (1Ts 5.23). Temos de ser santos no corpo, na alma e no espírito.
JESUS morreu e ressuscitou, a fim de que sejamos santos em todo o nosso ser. E, quando do arrebatamento da Igreja, apesar de nossas limitações, o Senhor nos revestirá da imortalidade e da incorruptibilidade.
Busquemos a santificação. Todo o nosso ser pertence a DEUS. Somos o templo do ESPÍRITO SANTO. Aleluia!
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A NATUREZA DO SER HUMANO
O ser humano é um ser tricotômico. Ele não é só corpo, nem muito menos só alma ou só espírito. Ele é constituído de corpo, alma e espírito; portanto, um ser integral. É assim que as Escrituras mostram o ser humano.
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Resumo Geral de Antropologia Teológica Bíblica Pentecostal
Capítulo 5 - Teologia Sistemática Pentecostal, CPAD (Antonio Gilberto, Claudionor de Andrade, Elienai Cabral, Elinaldo Renovato de Lima)
Antropologia — a Doutrina do Homem - Elinaldo Renovato de Lima
Imagem e semelhança de DEUS
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1.24b). O verbo “fazer”, na primeira pessoa do imperativo, no plural, denota que o Criador não estava sozinho, na criação do homem. A compreensão humana não alcança a grandeza daquele momento único e singular, totalmente distinto de todo processo criador dos demais seres.
Apesar disso, pode-se entender que, num ponto do planeta, no Oriente, no sítio do jardim do Eden ou do Paraíso, o DEUS Pai, o DEUS Filho e DEUS ESPÍRITO SANTO se reuniram solenemente para fazer surgir o novo ser que haveria de revolucionar toda a criação. Por um momento, de modo positivo; por muitos séculos, de modo negativo. Mas, de qualquer forma, ali estava a reunião solene da Trindade para criar o homem à imagem e semelhança de DEUS!
Em Gn 1.26-30, encontramos o homem feito à imagem de DEUS; l) um ser espiritual apto para a imortalidade, v.26b; 2) um ser moral que tem a semelhança de DEUS, v.27; 3) um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo, vv.26c,28-30 6
Acima vemos a interpretação do que é ser imagem e semelhança de DEUS encontrada no Comentário Beacon, publicado no Brasil pela CPAD.
Esse era o plano original de DEUS para com o ser humano: ser representante de DEUS, com autoridade sobre toda a criação. Como veremos adiante, esse plano foi prejudicado pela Queda, transtornando todo o Universo.
O homem à imagem de DEUS. Diante da grandeza e da nobreza originais conferidas ao ser humano, o que viria a significar o homem à imagem de DEUS? As respostas a essa questão não são completas. Há quem diga que a imagem de DEUS no homem seria física. Ou que essa imagem seria a postura reta, ou vertical, do esqueleto humano.
Não se deve sequer ocupar espaço e tempo com esse argumento, pois DEUS, sendo espírito (Jo 4.23), não projetaria imagem física no homem. As questões sobre a imagem de DEUS no homem têm suscitado muitas discussões, desde que os teólogos começaram a se debruçar sobre o estudo acerca da criação e, em especial, do ser humano.
Os chamados pais da igreja entendiam que a imagem de DEUS no homem seria o conjunto de características morais e espirituais que o levam a ser santo. Mas houve quem entendesse que tais características também seriam corporais. Irineu e Tertuliano faziam distinção entre imagem e semelhança, considerando a primeira como os aspectos corporais, e a segunda como as características espirituais.
Orígenes e Clemente de Alexandria discordavam dessa afirmação; antes, diziam que a imagem se referia às características próprias do ser humano, enquanto a semelhança dizia respeito às qualidades provindas de DEUS — não inerentes ao ser humano. Já Pelágio via na imagem somente a capacidade de raciocínio que o homem desenvolvia, podendo valer-se do livre-arbítrio.
Já os escolásticos8 concordaram em muitos aspectos com os pais da igreja, mas ampliaram o conceito de imagem de DEUS, incluindo a ideia de intelecto, razão, liberdade; a semelhança seria o sentimento de justiça provinda do Criador. A imagem de DEUS seria algo concedido ao homem de modo natural, e a semelhança, uma espécie de dom sobrenatural, que controlaria a natureza inferior do homem.9
Os reformadores, em geral, não faziam distinção entre a imagem e a semelhança de DEUS no homem; eles entendiam que a justiça original faria parte da imago Deu na condição original do ser humano.
A imagem conforme a semelhança de DEUS. A discussão teológica sobre o significado da imagem de DEUS, ou a imago Dei, não tem um consenso efetivo. Há divergências entre os teólogos. De início, no Gênesis, DEUS disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (1.26); no versículo seguinte, lemos: “E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou.
Notemos que o texto bíblico de Gênesis 1.27 não repete a expressão “imagem, conforme a nossa semelhança”. Parece-nos razoável entender que o ponto central, ou a ideia-chave, do relato bíblico é o registro de que o homem (o ser humano) foi feito “à imagem de DEUS” (v.26). A passagem deixa claro que tanto o homem como a mulher foram criados à “imagem de DEUS”. Com essa expressão, entendemos que o Gênesis demonstra qual é a natureza original do homem — ele foi criado à imagem de DEUS.
A semelhança tem caráter explicativo, indicando a conformidade pela qual aquela imagem de DEUS foi impressa no ser criado. Ou expressa o modo ou o modelo daquela imagem. Não há necessidade, pois, de se estudar as duas palavras “imagem” e “semelhança”, separadamente, buscando significados complexos para cada uma delas.
Berkhof afirmou:
As palavras “imagem” e “semelhança “são empregadas como sinônimos e uma pela outra, e, portanto, não se referem a duas coisas diferentes.
Essa ideia corrobora o nosso entendimento, acentuando que, em Gênesis I.16, são empregadas as duas palavras, mas, no versículo 27, somente a primeira delas.10
Chafer também reforça esse entendimento, referindo-se às palavras “imagem” e “semelhança” da seguinte maneira:
Em Gênesis 1.26,2 7, ambas as palavras, “imagem” e “semelhança”, aparecem, mas a palavra “imagem” ocorre três vezes enquanto o termo “semelhança” ocorre apenas uma vez.11
Em Gênesis 5, vemos a palavra “semelhança” incluída na genealogia de Adão: “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que DEUS criou o homem, à semelhança de DEUS o fez” (v.I). Certamente, o termo “semelhança”, aqui, se refere à imagem de DEUS, que é semelhante ao Criador, conforme já explicitado.
O homem é distinto e superior aos animais. A diferença entre o homem e os animais é tão grande, em termos qualitativos, a ponto de não haver margem para especulações quanto à origem dos humanos e dos irracionais. O Projeto do Genoma Humano (PGH), iniciado em 1990, constatou, em 2003, que há no corpo humano em tomo de quarenta mil genes, concluindo o sequenciamento de três bilhões de bases que constituem o DNA da espécie humana, com 99,9% de precisão.
O que intriga os cientistas e os leva a sonhar com a descoberta do “elo perdido” entre o símio e o homem é o fato de o Projeto Genoma ter concluído que a diferença entre o DNA do homem e do chimpanzé é apenas de 5%. Ou seja, em termos meramente numéricos, o homem e o macaco têm semelhanças quase totais. Entretanto, em termos qualitativos, incluindo-se o raciocínio lógico, a capacidade da fala e habilidades gerais, o homem se distancia do macaco tanto quanto os corpos celestes que estão a anos-luz do nosso planeta.
Com apenas 5% de diferença entre o código genético do homem e o do macaco, como pode haver tão grande diferença de conhecimento e de habilidades? Será que se pode esperar que um macaco, um dia, vá compor uma frase, uma página ou escrever um livro? Não há dúvida de que não. A ideia central, na Bíblia, é de que o homem foi feito à imagem de DEUS. E jamais poderia ser visto como semelhante aos animais. Como vimos, a diferença qualitativa entre o homem e o animal ultrapassa qualquer visão materialista da natureza do ser humano.
Semelhança natural com DEUS. Langston afirma que o homem tem “semelhança natural” com DEUS:
O homem é uma pessoa como DEUS é uma Pessoa, e a semelhança entre um e outro acha-se no espírito, naquilo que o homem é na sua natureza pessoal. Assim sendo, a “.semelhança natural “entre DEUS o homem perdura sempre, porque o homem não poderá jamais deixar de ser uma pessoa como DEUS o é.
Não devemos confundir imagem natural com imagem física, pois DEUS é espírito e não tem partes físicas, a exemplo do homem.
Strong também afirma que o homem tem “Semelhança natural com DEUS, ou pessoalidade”. E acentua:
O homem foi criado um ser pessoal e é esta pessoalidade que o distingue do irracional. Pessoalidade é o duplo poder de conhecer a si mesmo relacionado com o mundo e com DEUS e determinar o eu com vista aos fins morais. Em virtude dessa pessoalidade o homem pôde, na criação, escolher qual dos objetos de seu conhecimento — o eu, o mundo, ou DEUS — deve ser a norma e o centro de seu desenvolvimento. Essa semelhança natural com DEUS ê inalienável e, constituindo uma capacidade para a Redenção, valoriza a vida até mesmo dos não regenerados Gn 9.6; l Co 11.7; Tg 3.9).13
O homem, um ser pessoal, à semelhança de DEUS, tem inteligência, vontade e emoções. Tal condição lhe distingue dos animais. Enquanto estes apenas agem por instinto, conforme o que DEUS programou para eles, aquele tem autoconhecimento e autodeterminação. O homem imagina, projeta, cria, inventa e produz coisas. O animal apenas repete o que lhe instiga a natureza.
No hebraico e no grego, as palavras para identificar “a imagem” não contribuem muito para o entendimento do termo em análise. Por isso, as discussões teológicas e filosóficas continuam a deixar muitas lacunas quanto à sua interpretação. No grego do Novo Testamento, a palavra “imagem” é eikon e pode se referir a uma imagem de escultura. Tem o sentido de representação ou de manifestação. Mas também pode se referir a CRISTO, “o qual é imagem do DEUS invisível” (Cl
, ou “o eikon de DEUS”, que não é só uma representação, como o é uma estátua, ou um ídolo; é primeiramente a igualdade na essência de DEUS.
Assim, surge a questão: o homem, feito à imagem de DEUS, é apenas uma representação do Criador, ou tinha algo divino nele, ou participava da real essência de DEUS? A palavra hebraica para “imagem” é tselem; e, para “semelhança”, demut. Elas se referem a algo similar ou idêntico ao que representam, ou àquilo de que são à “imagem”.
Podemos dizer que o homem era, no seu estado original, no ato da criação, uma imagem ou representação de DEUS, tendo características de DEUS em sua pessoa, tais como pessoalidade, amor, justiça, santidade, retidão, perfeição moral; tudo isso à semelhança de DEUS. Mas o homem não poderia ser igual a DEUS. Só JESUS é “o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa” (Hb 1.3); “o qual é imagem do DEUS invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15).
Semelhança moral com DEUS. A interpretação do que vem a ser a “semelhança” de DEUS no homem tem muitas variantes. Há quem entenda que essa “semelhança” é apenas moral e espiritual. Outros entendem que é mais ampla, incluindo a essência da divindade do Criador. Na Bíblia de Estudo Pentecostal14, lemos que “Eles tinham semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia obediência moral e plena comunhão”.
Na Bíblia de Estudo Pentecostal também está escrito que “Adão e Eva tinham semelhança natural com DEUS. Foram criados como seres pessoais, tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre-arbítrio”.13 Na visão acima, a semelhança do homem com DEUS é moral, incluindo características especiais, concedidas por DEUS, tais como ausência de pecado, santidade, sabedoria, amor e poder para agir de modo certo. E, ao mesmo tempo, tinham semelhança natural, por terem sido criados como seres pessoais, dotados de características próprias da pessoalidade.
Langston disse:
O homem foi criado bom. Todas as suas tendências eram boas. Tosos os sentimentos do seu coração inclinavam-se para DEUS, e nisto consistia a sua semelhança moral com o Criador. As Escrituras ensinam mui claramente que o homem foi criado natural e moralmente semelhante a DEUS, e ensinam também que ele perdeu esta semelhança moral quando caiu pelo pecado.16
Este é um ponto importante: o homem, quando deu lugar ao Diabo e desobedeceu a DEUS, pecou; e, assim, perdeu aquela semelhança moral com o Criador. Ficaram, na verdade, os traços daquela semelhança, distorcida, prejudicada, no ser humano. Esses traços são os sensos de justiça e de ética, e da busca por um Ser supremo, no âmago de sua consciência.
1) Há uma lei interior dentro do ser humano. Na consciência do homem vemos que ele tem um referencial, um juízo de valor que aponta o que é certo e o que errado. Isso se chama faculdade moral, que aprova ou desaprova os atos praticados ou imaginados. Isso é um traço da semelhança moral com DEUS, que alertou ao homem para que não pecasse, desobedecendo e se apropriando do fruto da árvore interditada.
Paulo fala dessa faculdade moral que há dentro de cada um quando ensina que o homem tem uma lei interior que aprova ou desaprova os seus atos. Podemos chamá-la de lei da consciência.
Assim disse o apóstolo Paulo:
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os Rm 2.14,15).
Os animais não têm essa lei interior, que serve de referencial moral, pois sua natureza não comporta essa faculdade.
2) Há um padrão moral universal para o homem. Como ser moral, em sua semelhança com DEUS, o homem, falível, não pode se guiar apenas por sua consciência, ou seu coração, numa linguagem metafórica. Disse o profeta Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” /Jr 17.9,10\
O coração, nesse caso, não corresponde ao músculo cardíaco, e sim à consciência, ou à mente humana. Por causa do pecado original, todo o ser do homem ficou imperfeito, e seu coração, sua mente (ou sua consciência), tornaram-se enganosos e perversos. Por isso, o homem precisa de um padrão sublime para servir de referencial para suas ações.
Esse padrão não é — nem poderia ser — outro, senão a Palavra de DEUS. Disse o salmista: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sm 119.105). JESUS também afirmou: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.48; cf. Jo 17.23). Esse é, pois, o padrão para o ser humano, ainda que essa perfeição, requerida por CRISTO, não possa ser absoluta, e sim relativa, visto que a natureza, atingida pelo pecado, não pode alcançar o grau de perfeição nesta esfera da existência.
Só na eternidade, após a ressurreição dos salvos, ou ao Arrebatamento dos que permanecerem fiéis a DEUS, nesta vida, é que haverá o estado de perfeição plena, quando os santos chegarão à estatura de varão perfeito (cf. Ef 4.13).
O homem foi feito adulto — e perfeito.
Leite Filho, analisando o homem, ressalta:
Um fato relacionado à criação do homem que se faz notório e que passamos a considerar ê que o homem foi criado adulto. A cada passo das Escrituras percebe-se uma evidente maturidade dos seres que foram criados, assim também o homem.
Com isto queremos indicar que DEUS não criou nenhum óvulo ou embrião, e sim o homem já adulto.1
Certo ensinador afirmou que Adão foi feito menino e cresceu no meio do jardim entre os animais. E um aluno lhe perguntou: “Quem deu de mamar à criança?”, sentindo-se constrangido com a explicação sem fundamento bíblico do tal “mestre”.
Para ter a capacidade reprodutiva, o homem foi feito com todas as suas potencialidades físicas e emocionais. Adão e Eva foram apresentados um ao outro, como marido e mulher, formando um casal, visando a unir-se numa “só carne” (Gn 2.24), para gerarem filhos e perpetuarem a continuidade da raça humana.
Quanto à perfeição do homem criado, referimo-nos à sua imagem e semelhança com o Criador, o que lhe conferia, na condição original, uma verdadeira perfeição em relação a seus descendentes, após a Queda. Tal perfeição do ser criado põe por terra os pressupostos da teoria da evolução, de Charles Darwin.
O homem não evoluiu a partir de organismos inferiores e chegou ao estágio superior. Ao contrário, ele começou num estágio altamente superior, mas, por causa do pecado, perdeu a sua condição privilegiada de um ser especial. Em lugar de evoluir, o homem passou por um processo de involução, espiritual, emocional e fisicamente, depois da Queda.
Uma síntese das idéias. Em resumo, a imagem de DEUS, no homem, refere-se à imagem espiritual e moral, conforme a semelhança de DEUS; e também à imagem natural, pelo fato de o homem ser uma pessoa, à semelhança de DEUS, que também é Pessoa. Quanto ao corpo, foi feito por DEUS para abrigar a parte espiritual do homem, formada por espírito e alma (cf. I Ts 5.23; Hb 4.12).
Essa imagem de DEUS foi corrompida pelo pecado. Mas, quando o homem se volta para o Criador e aceita a salvação, através de JESUS CRISTO, torna-se “a imagem e glória de DEUS” (I Co 11.7). Nascido de novo, o salvo é revestido “do novo homem, que, segundo DEUS, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.24).
O homem, nascido de novo, em CRISTO, é “nova criatura” (2 Co 5.17) e se toma participante “da natureza divina” (2 Pe 1.4). Tal participação, no presente, é parcial, pois o homem está sujeito a fraquezas e ao pecado; mas, na glorificação, será restaurada a “semelhança” da “imagem de DEUS”, pois “agora somos filhos de DEUS, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (I Jo 3.2).
Um dia, o homem será restaurado em sua perfeição original. Disse Paulo: “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO” (Ef 4.13). Na glorificação dos salvos, a expressão “à imagem e conforme a semelhança de DEUS” será plenamente entendida, pois o ser humano, totalmente restaurado, elevar-se-á a um nível superior.
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
LIÇÃO 9 CPAD 3TR23 NA ÍNTEGRA Uma Visão Bíblica Do Corpo
Escrita Lição 9, CPAD, Uma Visão Bíblica Do Corpo, 3Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 6.12-20
12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; DEUS, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 - Ora, DEUS, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de CRISTO? Tomarei, pois, os membros de CRISTO e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 - Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos?
20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
DEUS criou o ser humano para o louvor da sua glória (1 Co 6.20). Em vista disso, Ele espera do homem regenerado uma vida de santidade (1 Pe 1.15). Contudo, os conceitos secularistas propagam uma forma de vida independente dos preceitos divinos. Nesta lição, vamos estudar a criação do homem e as características do corpo humano nas Escrituras e correlacionar esse tema com a visão secular do corpo hoje. Nossa finalidade é apresentar a visão bíblica do corpo, seu propósito e sua glorificação final.
I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
1. A origem da raça humana
O homem é o único ser vivo criado à imagem e semelhança de DEUS (Gn 1.26,27). Por isso, nossa Declaração de Fé ensina que fomos criados por um ato sobrenatural, imediato, e não por um processo evolutivo. Assim, o homem (adham) foi formado do pó úmido da terra (Gn 2.7). Interessante notar que o uso do hebraico adham denota nome próprio, mas também genérico, significando “homens” e “humanidade” (Sl 73.5; Is 31.3). Logo, Adão foi o primeiro homem a ser criado (Gn 2.15,19,20); e Eva, a primeira mulher, formada do corpo de Adão (Gn 2.22; 3.20). Além disso, homem e mulher são descritos como criaturas da terra, porém, DEUS “soprou em seus narizes o fôlego da vida” (Gn 2.7b). Ele não fez isso com os animais. O sopro de DEUS foi a outorga do nosso espírito e isso nos distingue dos demais seres criados.
2. A constituição do ser humano
Nossa Declaração de Fé professa que a natureza humana consiste numa parte externa, o corpo ou a carne (Gn 6.3; Sl 78.39), chamada de “homem exterior”; e uma parte interna, denominada de “homem interior”, composta de espírito e alma (2 Co 4.16; 1 Ts 5.23). Essa constituição humana é denominada de tricotomia, isto é, três substâncias: espírito, alma e corpo (Hb 4.12). Exemplo dessa estrutura pode ser observada na pessoa de CRISTO (Lc 23.46; 24.39). A Bíblia de Estudo Pentecostal leciona que o nosso espírito é o componente pelo qual se tem comunhão com o ESPÍRITO de DEUS. E a alma é definida pelos aspectos da mente, emoções e vontade. O corpo é a parte que volta ao pó e que, no caso dos salvos, será transformado no dia da ressurreição (1 Co 15.42).
3. Queda e restauração humana
A Bíblia revela que todas as áreas de nosso ser foram afetadas pelo pecado (Rm 7.20-23). Conforme a Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal, embora constituído de três substâncias, se o ser humano for afetado em um elemento de sua constituição humana, ele será afetado inteiramente. Nessa perspectiva, a vida espiritual não pode estar desassociada de seu corpo: “glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS” (1 Co 6.20). Desse modo, a conduta irrepreensível do cristão é requerida no espírito quanto na alma e no corpo (1 Ts 5.23). Isso quer dizer que a santificação deve atingir a parte material e imaterial do homem. Contudo, essa restauração somente é possível por meio do sangue de CRISTO, pela ação do ESPÍRITO e pela Palavra de DEUS (1 Pe 1.15-25).
SINÓPSE I - DEUS criou o ser humano e o constituiu de corpo, alma e espírito.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO - “A POSITIVIDADE DO CORPO
[...] Paulo não fala também do ‘corpo do pecado’ (Rm 6.6)? E isso não significa que o corpo é a fonte do mal? Não. O contexto deixa claro que Paulo está falando que o corpo pode tornar-se um instrumento do pecado – mas pode também se tornar um instrumento de justiça: ‘Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?’ (v.16). O problema não é o corpo, mas o pecado. O corpo é apenas o lugar onde a batalha entre o bem e o mal é encarnada.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra Ama Teu Corpo, Editora CPAD, p.45.
AUXÍLIO APOLOGÉTICO - “A CURA DA ALIENAÇÃO
Devemos, portanto, responder com uma defesa bíblica do corpo. Devemos encontrar maneiras de curar a alienação entre corpo e pessoa. O ponto de partida é uma filosofia bíblica da natureza. A Bíblia proclama o profundo valor e dignidade do mundo material — incluindo o corpo humano — como obra das mãos de um DEUS amoroso. É por isso que a moralidade bíblica coloca grande ênfase no fato da encarnação humana. O respeito pela pessoa é inseparável do respeito pelo corpo. Afinal de contas, DEUS poderia ter escolhido fazer-nos como os anjos — espíritos sem corpo. Ele poderia ter criado um mundo espiritual onde flutuássemos por aí. Pelo contrário, Ele criou cada um de nós com corpos materiais e em um universo material. Por quê? Claramente, DEUS valoriza a dimensão material e quer que a valorizemos também. A Bíblia trata corpo e alma como dois lados de uma mesma moeda. A vida interior da alma é expressa por intermédio da vida exterior do corpo. Isso é destacado pelo paralelismo característico da poesia hebraica: ‘A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito’ (Sl 63.1); ‘Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso corpo, curvado até ao chão” (Sl 44.25); ‘Guarda [as minhas palavras] no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo’ (Pv 4.21,22); ‘Enquanto eu me calei [me recusei a me arrepender], envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia” (Sl 32.3).
Em certo sentido, o nosso corpo tem primazia diante de nosso espírito. Afinal de contas, o corpo é a única maneira que temos para expressar a nossa vida interior ou para conhecer a vida interior de outra pessoa. O corpo é o meio pelo qual o invisível é feito visível” (PEARCEY, Nancy. Ama Teu Corpo: Contrapondo a cultura que fragmenta o ser humano criado à imagem de DEUS. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, p.36).
II – A VISÃO BÍBLICA DO CORPO
1. Parte exterior do homem
O termo corpo (do grego, soma) normalmente identifica a parte exterior do ser humano (Mt 10.28; 1 Co 15.38). O termo carne (do grego, sarx), quando se refere ao homem físico, inclui a sua dimensão exterior (Lc 24.39; At 2.31). Ambos os termos indicam a parte visível e material da natureza humana. O corpo é o invólucro da parte imaterial do ser humano; ele envelhece e morre, ocasião em que alma e espírito o deixam (Gn 35.18; Tg 2.26). A carne (corpo) geralmente é descrita em sentido negativo: “na minha carne, não habita bem algum” (Rm 7.18). Entretanto, esse tom depreciativo diz respeito à natureza pecaminosa do homem e não especificamente ao corpo físico. Assim sendo, nossa Declaração de Fé rejeita a ideia de ser o corpo uma prisão da alma e do espírito ou de ser inerentemente mau e insignificante.
O cristão é exortado a não pecar contra o próprio corpo, pois um resgate de alto preço foi pago por CRISTO tornando o crente templo e morada do ESPÍRITO SANTO.”
2. Templo do ESPÍRITO SANTO
A Escritura declara que “o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor” (1 Co 6.13b). Isso significa que o corpo pertence ao Criador e a Ele deve estar unido (1 Co 6.17). Nesse sentido, essa parte material do salvo deve ser santa e usada para glorificar a DEUS (1 Co 6.20b). Em 1 Coríntios 6, lemos que os corpos dos salvos são metaforicamente membros do Corpo de CRISTO (1 Co 6.15; cf. Rm 12.4,5). Por isso, eles não devem praticar atos imorais (Rm 6.13,19; 1 Co 6.15,16). Aqui, o cristão é exortado a não pecar contra o próprio corpo (1 Co 6.18), pois um resgate de alto preço foi pago por CRISTO (1 Co 6.20a) tornando o crente templo e morada do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19; Ef 1.13). Portanto, como santuário, o corpo nunca deve ser profanado por impureza alguma.
3. Glorificado na ressurreição
A ressurreição de CRISTO aniquilou o império da morte (Hb 2.14,15) e garantiu a nossa ressurreição (1 Co 6.14; 2 Co 4.14). Entre a morte e a ressurreição há um estado intermediário, onde a parte imaterial do ser humano subsiste de modo consciente (Lc 9.28-31; 16.22-31). Contudo, o nosso corpo carnal não pode herdar o Reino de DEUS (1 Co 15.50). Por isso, a última etapa de nossa salvação é a glorificação (Rm 8.30). Inclui a redenção e a transformação de nosso corpo mortal conforme o corpo glorioso de CRISTO (Rm 8.23; Fp 3.21). Esse evento ocorrerá quando JESUS voltar (1 Ts 4.13-17). Na ressurreição, a parte imaterial será reunida em um corpo incorruptível, glorificado, espiritual e imortal (1 Co 15.42-44,52-54). Assim, a morte é o último inimigo a ser vencido (1 Co 15.26).
SINÓPSE II - A visão bíblica do corpo tem a ver com o exterior do homem, como imagem de templo do ESPÍRITO, com a ressurreição e a glorificação final
AUXÍLIO APOLOGÉTICO - GLORIFICANDO A DEUS NO CORPO
“É possível quebrar o poder da escravidão do pecado: ‘Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências’ (Rm 6.12). A única resposta apropriada a tal graça libertadora é: ‘glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo’ (1 Co 6.20), ou, de maneira mais completa: ‘apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional’ (Rm 12.1). É emocionante pensar que DEUS quer mesmo se relacionar conosco em nosso corpo, amando o nosso formato e tamanho específico, as nossas peculiaridades corporais, a nossa aparência física. DEUS quer amar-nos e interagir conosco não apenas espiritualmente, mas também em nosso ser integral” (PEARCEY, Nancy. Ama Teu Corpo: Contrapondo a cultura que fragmenta o ser humano criado à imagem de DEUS. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, pp.45-46).
III – A VISÃO SECULAR DO CORPO
1. Hedonismo e narcisismo
Zelar e manter o corpo saudável é uma forma de glorificar a DEUS (1 Co 6.20). Contudo, em tempos pós-modernos de busca da felicidade, o hedonismo e o narcisismo são incutidos na sociedade. Com hedonismo, nos referimos ao estilo de vida em que a obtenção do prazer e a fuga do sofrimento são prioridades. Nesse aspecto, tudo é permitido. Com narcisismo, aludimos ao amor excessivo que uma pessoa tem por si própria. De acordo com essa abordagem, refere-se ao indivíduo que, de modo insensato, persegue o corpo ideal por meio da boa estética a qualquer custo e se porta com ostentação em busca da autorrealização e de ser admirado. Em oposição a essa cultura, Paulo ensina: “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” (1 Co 6.12a).
Livre de qualquer moral divina, o indivíduo passa a exercer total controle sobre o corpo. Desse modo, seus adeptos atuam contra o corpo na legalização do aborto, da prostituição, das drogas, do suicídio assistido,
dentre outros.”
2. Erotização e libertinagem
Ao formar o ser humano, DEUS também criou a sexualidade (Gn 1.27,28). Portanto, não se trata de algo impuro. O pecado não está no sexo, mas na perversão de seu propósito. Nossa Declaração de Fé leciona que a relação sexual não é só para procriar, mas também para o prazer dentro dos limites do matrimônio e do uso natural do corpo (Rm 1.26,27; Hb 13.4). Todavia, em nossos dias, a erotização do corpo é explorada nas mídias, artes, músicas e literaturas. O objetivo é seduzir e estimular as práticas sexuais ilícitas. Como resultado, a licenciosidade, isto é, a conduta sexual desregrada e imoral, prolifera assustadoramente (1 Co 6.10). Diante disso, o apóstolo Paulo adverte: “todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Co 6.12b).
3. Liberdade e autonomia
A Bíblia atesta que o homem é dotado de livre-arbítrio (Gn 2.16,17). Isso indica autonomia para tomar as próprias decisões e se autogovernar. Somos livres, porém, todos os nossos atos serão alvo do juízo divino (Ec 12.14). Não obstante, no atual cenário, ideias secularistas promovem a banalização do corpo. O existencialismo ateu, por exemplo, afirma que para descobrir o sentido da vida, o homem deve usufruir de liberdade incondicional. Nesse aspecto, livre de qualquer moral divina, o indivíduo passa a exercer total controle sobre o corpo. Desse modo, seus adeptos atuam contra o corpo na legalização do aborto, da prostituição, das drogas, do suicídio assistido, dentre outros. Contrário a esse ativismo, o apóstolo Paulo assevera: “não sabeis [...] que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19).
SINÓPSE III - O hedonismo, o narcisismo, a erotização e a libertinagem fazem parte de uma visão secular do corpo.
CONCLUSÃO
Vimos que a família do rei Davi era disfuncional, o que trouxe problemas de longo prazo para toda a família. Por isso, é preciso cultivar os valores da Palavra em nossos lares, que os pais exerçam seus papéis em casa, transmitindo esses valores e acompanhando de perto os seus filhos; que os cônjuges tenham um relacionamento que traga equilíbrio e segurança aos filhos. A vida cristã em família é a maior prevenção contra os desajustes da atualidade.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Como a nossa Declaração de Fé expressa nossa constituição humana?
Nossa Declaração de Fé professa que a natureza humana consiste numa parte externa, o corpo ou a carne (Gn 6.3; Sl 78.39), chamada de “homem exterior”; e uma parte interna, denominada de “homem interior”, composta de espírito e alma (2 Co 4.16; 1 Ts 5.23). Essa constituição humana é denominada de tricotomia, isto é, três substâncias: espírito, alma e corpo (Hb 4.12).
2. Como é requerida a irrepreensível conduta do cristão?
Conduta irrepreensível do cristão é requerida no espírito, na alma e no corpo (1 Ts 5.23).
3. Como o corpo é identificado na Bíblia?
O termo corpo (do grego, soma) normalmente identifica a parte exterior do ser humano (Mt 10.28; 1 Co 15.38). O termo carne (do grego, sarx), quando se refere ao homem físico, inclui a sua dimensão exterior (Lc 24.39; At 2.31). Ambos os termos indicam a parte visível e material da natureza humana.
4. Por que os corpos dos salvos não devem praticar atos imorais?
Porque a parte material do salvo deve ser santa e usada para glorificar a DEUS (1 Co 6.20b). Em 1 Coríntios 6, lemos que os corpos dos salvos são metaforicamente membros do Corpo de CRISTO (1 Co 6.15; cf. Rm 12.4,5).
5. No atual cenário, o que as ideias secularistas promovem?
Hedonismo, narcisismo, erotização, libertinagem etc.
VOCABULÁRIO
Outorga: De outorgar: dar como favor; dar poderes a; facultar, conceder, conferir.
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
I – A MARAVILHOSA OBRA DE DEUS
1. Do pó da terra
2. DEUS, o Autor da vida
3. A individualizada formação integral
II – O CORPO E A GLÓRIA DE DEUS
1. O divino tecelão
2. Entendimento e louvor
3. O perigo dos extremos.
4. Princípios ou regras?
III – O CORPO E A COLETIVIDADE
1. A prática relacional
2. A prática congregacional
3. Tecnologia e culto
“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Sl 139.14)
A ciência busca desvendar os mistérios do corpo humano, mas o crente descansa em saber que é obra da poderosa e perfeita mão de DEUS.
Segunda - Hb 11.3 A fé produz entendimento
1 - Senhor, tu me sondaste e me conheces.
2 - Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 - Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 - Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
13 - Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 - E quão preciosos são para mim, ó DEUS, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 - Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.
1. INTRODUÇÃO
Esta lição o convida a conduzir seus alunos à reflexão bíblica sobre o corpo humano como uma maravilhosa criação de DEUS. Em um tempo de tantas distorções sobre identidade e propósito, esta aula oferece uma oportunidade rica de afirmar verdades bíblicas sobre a dignidade do corpo, seu valor espiritual e sua função no culto e na comunhão cristã. Ensine com fé, equilíbrio e clareza, lembrando que cada corpo é templo do ESPÍRITO e expressão da glória do Criador.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Conduzir os alunos a reconhecerem que o corpo humano é uma criação maravilhosa de DEUS, formada com propósito, sabedoria e amor; II) Conscientizar os alunos sobre a importância de glorificar a DEUS com o corpo, evitando extremos como o desprezo do corpo e sua idolatria; III) Incentivar os alunos a compreenderem o papel do corpo nas relações interpessoais, na vida congregacional e no culto a DEUS.
B) Motivação: Compreender o valor do corpo humano à luz da Bíblia nos ajuda a viver com propósito, gratidão e santidade. Esta lição revela como nosso corpo glorifica a DEUS e integra nossa adoração e comunhão. É um chamado à reverência e equilíbrio diante do Criador.
C) Sugestão de Método: Para enfatizar o ensino do tópico III, sugerimos a dinâmica de grupo intitulada "Corpo em Comunhão". Divida a classe em pequenos grupos e atribua a cada um o nome de uma parte do corpo (como mãos, pés, olhos, ouvidos). Cada grupo deve refletir e compartilhar como essa parte é essencial para o funcionamento do corpo humano e, por analogia, como isso se aplica à vida da igreja e à participação individual no culto. Após as apresentações, relacione as contribuições à importância da presença física, da comunhão e do envolvimento no culto, alertando sobre os excessos da tecnologia. A atividade é encerrada com a leitura de 1 Coríntios 12.12-27, destacando que cada membro é necessário no Corpo de CRISTO.
A) Aplicação: Compreendendo nosso corpo como obra divina, devemos honrá-lo em santificação, equilíbrio e serviço, tanto individualmente quanto em comunhão com outros e no culto a DEUS, glorificando-O em tudo.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 103, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "A Criação Maravilhosa de DEUS", localizado depois do primeiro tópico, complementa o estudo a respeito da criação do ser humano; 2) O texto "Do Pó da Terra e do Fôlego de Vida", ao final do segundo tópico, aprofunda a respeito de uma visão equilibrada sobre o corpo.
Há séculos o racionalismo e o cientificismo procuram explicar a existência humana. Segundo seus propagadores, essas escolas de pensamentos teriam suficientes respostas para o homem em sua busca de compreensão da realidade. Apesar disso, razão e ciência não conseguem desvendar nem mesmo todos mistérios do corpo humano. Como resultado, o homem pós-moderno vive uma grande crise de identidade. Somente pela fé, por meio das Escrituras Sagradas, temos respostas sobre nossa constituição e existência.
1. Do pó da terra
Em sua sabedoria e infinito poder, DEUS fez o corpo do homem (adam) do pó da terra (adamah) (Gn 2.7); uma estrutura magnífica composta, segundo estimativas, por cerca de 37 trilhões de células, tecidos, órgãos e sistemas, cujo funcionamento desafia a mais moderna ciência. Como o Criador, valendo-se de uma matéria-prima tão comum, fez uma obra tão extraordinária, complexa e completa? Esse mistério só pode ser entendido pela fé, como tudo o mais que DEUS criou no Universo (Hb 11.3; At 17.22-28; Rm 11.33-36).
De uma das costelas de Adão, formou DEUS a mãe de todos os viventes, Eva, em um corpo igualmente maravilhoso, porém, tão distinto em anatomia, fisiologia e genética (Gn 1.27; 3.20). Em relação a como os descendentes dos primeiros pais são formados no ventre materno, as Escrituras mostram que assim como na formação do primeiro homem e da primeira mulher, DEUS é o Autor das vidas de todas as pessoas (Sl 139.13-15; Jr 1.5).
DEUS forma espírito, alma e corpo de cada ser humano, conforme ocorre o ato de procriação que Ele mesmo estabeleceu, pela união íntima de homem e mulher (macho e fêmea) (Gn 4.1; Sl 33.15; Zc 12.1; Is 57.16). As Escrituras falam claramente da existência de vida humana completa (corpo, alma e espírito) ainda no ventre (Gn 25.22; Lc 1.15,39-44; Gl 1.15). Isso ressalta a grande perversidade do aborto e aponta para o sublime valor da maternidade, que deve ser cercada de cuidado e proteção — e conduzida em temor, amor e devoção (Sl 127.3-5; Sl 128.3). Uma boa nutrição física, afetiva e espiritual deve começar desde o início da gestação.
“A simples afirmação de que DEUS criou os céus e a terra é um dos conceitos mais desafiadores que confrontam a mente moderna. A vasta galáxia em que vivemos gira a uma incrível velocidade de 788.410 quilômetros por hora. Porém, mesmo a esta alucinante velocidade, nossa galáxia ainda necessita de 200 milhões de anos para concluir uma única rotação. Além disso, existe mais de um bilhão de outras galáxias como a nossa no universo. Alguns cientistas afirmam que o número de estrelas na criação é igual a todos os grãos de areia de todas as praias do mundo. Ainda assim, este complexo mar de estrelas em movimento funciona com notável ordem e eficiência. Dizer que o universo ‘surgiu’ ou ‘evoluiu’ requer mais fé do que acreditar que DEUS está por trás dessas estatísticas surpreendentes. DEUS criou um universo maravilhoso. DEUS não precisava criar o universo; Ele escolheu criá-lo. Por quê? DEUS é amor, e o amor é melhor expressado em direção a algo ou alguém — assim, DEUS criou o mundo e as pessoas como uma expressão do seu amor. Não devemos reduzir a criação de DEUS a meros termos científicos. Lembre-se de que DEUS criou o universo porque ama cada um de nós” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1590).
1. O divino tecelão
Em linguagem poética, Davi descreve a ação divina na formação do corpo humano no ventre materno apresentando DEUS como o tecelão (Sl 139.13-15). A Bíblia na versão Tradução Brasileira (TB) usa a expressão “primorosamente tecido”, adjetivando a ação divina descrita nos versículos 13 e 15. Embora a Bíblia não dependa de confirmação, é relevante considerar que a ciência reconhece a formação dos órgãos e sistemas do corpo humano exatamente dos tecidos formados pelas células presentes no embrião.
A compreensão da maravilhosa obra divina na formação do corpo humano liberta-nos de toda especulação e dúvida e produz um sentimento de gratidão e louvor. Davi declarou: “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado” (Sl 139.14). No mesmo versículo o salmista usa a expressão “a minha alma o sabe muito bem”, demonstrando como a verdadeira fé produz entendimento e percepção espiritual corretos, gerando quietude interior. Quando o homem não se reconhece como obra do Criador, vive inquieto em busca de explicações sobre si mesmo e se torna vítima dos mais variados enganos, como a teoria evolucionista. Não glorifica a DEUS e se perde em um mundo de idolatria e depravação (Rm 1.18-32).
Desde os tempos antigos, a humanidade tem oscilado entre dois extremos sobre o valor e a importância do corpo. De um lado, correntes de pensamento como o maniqueísmo, o platonismo e o gnosticismo espalharam ideias que viam a matéria de forma negativa, considerando o corpo algo essencialmente mau. De outro lado, havia o culto ao belo, como na Grécia Antiga. O desequilíbrio permanece. Vícios, automutilações e outras atitudes extravagantes deformam e desonram o corpo (Lv 19.28; Pv 23.29-35; 1 Ts 4.4). Por outro lado, há o narcisismo moderno, marcado pela supervalorização do corpo em detrimento da alma e do espírito. A idolatria do “eu” leva à prática excessiva de selfies, publicações de si mesmo em redes sociais, cuidados estéticos, cosméticos e físicos em excesso (2 Tm 3.2; 1 Pe 3.3-5). Cuidar do corpo é importante, mas sem exageros. O cristão deve ser equilibrado em tudo (1 Co 6.12).
Quando falamos em corpo temos a tendência de logo pensar em regras, mas o viver cristão moderado consiste, acima de tudo, na observância dos princípios bíblicos. Um deles é fazer tudo para a glória de DEUS (1 Co 10.31). Aplicável às práticas mais simples de nosso cotidiano, é um parâmetro espiritual mais eficaz que regras rígidas e inflexíveis, que podem nos levar ao legalismo (Mt 23.1-7,23). Devemos sempre refletir: o que fazemos com o nosso corpo glorifica a DEUS ou visa agradar a nós mesmos (Rm 14.21;15.1-7)?
“... Do pó da terra” implica que não há nada fantasioso em relação aos elementos químicos que compõem o nosso corpo. O corpo é o invólucro, uma estrutura sem vida até que DEUS o torne vivo com o seu ‘fôlego de vida’. Quando DEUS retira este fôlego, nosso corpo retorna ao pó. Desse modo, nossa vida e valor provêm do ESPÍRITO de DEUS. Muitos se vangloriam de suas conquistas e habilidades como se fossem donos de suas próprias forças; outros sentem-se desvalorizados por não possuírem muitas habilidades. Na verdade, nosso valor não provém de nossas realizações, mas do DEUS que criou o universo e escolheu presentear-nos com o misterioso e miraculoso dom da vida. Faça como Ele, valorize a vida” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.7,8).
1. A prática relacional
DEUS nos fez seres relacionais, gregários, sociáveis. Isso está explícito na ordem de procriação e enchimento da terra (Gn 1.28). Por isso, temos necessidades e deveres que vão além de nossa individualidade. Não fomos criados para viver isolados social ou afetivamente. Embora os recursos digitais tragam muitas comodidades para o homem moderno, o contato físico continua sendo essencial para a vida humana. A troca de afetos por meio de expressões corporais não é substituída pela frieza da tecnologia. Tiago qualifica a verdadeira religião e a fé viva por práticas relacionais reais, que exigem o envolvimento do corpo (Tg 1.27; 2.14-18). Como está nossa comunhão?
O corpo é um elemento fundamental do culto divino. As Escrituras nos advertem da necessidade da reunião coletiva, da vida congregacional (Hb 10.24,25). Muitos têm sido seduzidos e enganados pelos falsos discursos dos que criticam a igreja como instituição, sugerindo o cultivo de uma fé individual ou meramente virtual. Sejamos sábios e prudentes: o movimento dos desigrejados é antibíblico e altamente prejudicial à verdadeira vida cristã (Ef 4.1-3; 1 Ts 5.11-15).
O corpo precisa não apenas estar presente no templo, mas envolver-se diretamente com o culto. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos enfatizam o aspecto corporal intenso da adoração (2 Cr 7.1-4; Sl 27.4; 100.2-4; At 2.41-47). DEUS quer a expressão de todo o nosso corpo em louvor ao seu nome (Sl 150.6; At 4.24,31; 1 Co 14.26; 1 Tm 2.8). Os recursos tecnológicos da atualidade, como drones, telões, celulares e tablets são muito úteis, mas se usados sem moderação podem nos distrair ou deixar inertes no culto. Até a educação secular já reconhece os prejuízos desse exagero tecnológico!
A verdadeira adoração ao Criador abrange a integralidade de nosso ser, o que inclui todo o nosso corpo (Rm 12.1; 1 Co 6.20). Reconhecer-se como obra das mãos de DEUS leva-nos a nos render à sua soberania e permanecer confiando em seu eterno poder (Jó 1.20-22; 2.10; 19.25-27). Que saibamos possuir nosso corpo em santificação e honra (1 Ts 4.4).
1. O que a Bíblia fala sobre o começo da vida humana integral (corpo, alma e espírito)?
As Escrituras falam claramente da existência de vida humana completa (corpo, alma e espírito) ainda no ventre (Gn 25.22; Lc 1.15,39-44; Gl 1.15).
2. Como Davi apresenta DEUS no processo de formação do corpo humano?
Em linguagem poética, Davi descreve a ação divina na formação do corpo humano no ventre materno apresentando DEUS como o tecelão (Sl 139.13-15).
3. Quais os extremos quanto ao valor e importância do corpo?
De um lado há correntes que consideram o corpo algo essencialmente mau; por outro, há os supervalorizam o corpo em detrimento da alma e do espírito.
4. Por que precisamos da vida comunitária?
DEUS nos fez seres relacionais, gregários, sociáveis. Isso está explícito na ordem de procriação e enchimento da terra (Gn 1.28).
5. Que perigos os recursos tecnológicos apresentam em relação ao culto?
Os recursos tecnológicos da atualidade, como drones, telões, celulares e tablets são muito úteis, mas usados sem moderação podem nos distrair ou deixar inertes no culto.
Racionalismo: conjunto de teorias filosóficas (platonismo, cartesianismo etc.) fundamentadas na suposição de que a investigação da verdade, conduzida pelo pensamento puro, ultrapassa em grande medida os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência.
