Escrita Lição 2, O Nascimento de um Líder Profético em Israel, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 2, O Nascimento de um Líder Profético em Israel
4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
Slides - https://ebdnatv.blogspot.com/2019/10/slides-licao-2-o-nascimento-de-um-lider.html
Vídeo desta Lição 2 - https://www.youtube.com/playlist?list=PL9TsOz8buX1-ryyZsEZ_DIe_nfm0THnWh
Ajuda para a lição https://ebdnatv.blogspot.com/2019/10/escrita-licao-2-o-nascimento-de-um.html
 
 
 
TEXTO ÁUREO
“E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” (1 Sm 1.20)
 
 
VERDADE PRÁTICA
O surgimento de pessoas vocacionadas, como Samuel, pode ser o resultado da oração, consagração e ensino dos pais no lar.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 7.7 Devemos perseverar em oração
Terça – Rm 12.1 Devemos oferecer sacrifício vivo a DEUS
Quarta – 1 Pe 3.7 O marido deve conviver com entendimento com sua esposa
Quinta – Sl 50.14 Devemos cumprir os votos que fazemos a DEUS
Sexta – Sl 103.1-3 Agradeçamos a DEUS por tudo o que Ele nos dá
Sábado – Sl 127.3 Os filhos são herança do Senhor
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Samuel 1.20-28
20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. 21-E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 22-Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o SENHOR e lá fique para sempre. 23-E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou. 24-E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança. 25-E degolaram um bezerro e assim trouxeram o menino a Eli. 26-E disse ela: Ah! Meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. 27-Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido. 28-Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.
 
 
OBJETIVO GERAL - Exortar que a família pode ser o ambiente propício para que DEUS levante pessoas para sua obra.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Elucidar o ambiente familiar de Samuel;
Esclarecer que Samuel foi fruto de oração;
Expor a dedicação de Samuel
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
DEUS levanta pessoas para o ministério. Ele vocaciona os que serão usados por Ele para fazer uma grande obra. Entretanto, uma obra desse porte requer também zelo da família que ensina o menino, ou a menina, no caminho do Senhor. É preciso que a criança cresça num ambiente em que a prática de oração é um hábito, que haja consagração sincera a DEUS e ensino da Palavra no lar. Assim, ao longo dos tempos, DEUS vai moldando o coração do infante para que ame as coisas dEle. Uma família que serve a DEUS de todo o coração é um ambiente propício para o Pai levantar pessoas para a sua obra.
 
 
PONTO CENTRAL - DEUS chama pessoas no ambiente familiar.
 
Resumo da Lição 2, O Nascimento de um Líder Profético em Israel
I – O AMBIENTE FAMILIAR DE SAMUEL
1. Onde Samuel nasceu?
2. A bigamia presente.
3. Uma família piedosa.
II. SAMUEL: FRUTO DE ORAÇÃO
1. A humildade de Ana.
2. Ana e sua amargura de alma.
3. O pedido de Ana.
III. A DEDICAÇÃO DE SAMUEL
1. O nascimento de Samuel.
2. O cumprimento do voto.
3. Dedicação de Samuel.
 
 
Lição 2 - Subsídios revista digital - CPAD
O NASCIMENTO DE UM LÍDER PROFÉTICO EM ISRAEL
A ênfase desta segunda lição recai sobre a família de Samuel. Embora imperfeita, ela proporcionou-lhe as condições para conhecer o DEUS de Israel e seus mandamentos.
Resumo da lição
Tenha bem claro os objetivos desta lição. Também é importante expô-los à classe. Espera-se de que o professor elucide o ambiente familiar de Samuel; esclareça que ele foi fruto da devoção de Ana; exponha a dedicação de Samuel, por intermédio de Ana, ao serviço do Senhor. Todos esses objetivos contribuirão para exortar ao povo de DEUS de que a família deve ser um ambiente propício para Ele levantar pessoas para sua obra.
A fim de desenvolver o presente tema, o Tópico I mostra que o lar em que Samuel nasceu não era perfeito, entretanto, sua família era piedosa. Havia problemas sérios de ordem moral nela, como a poligamia. Entretanto, o pai de Samuel era levita. Juntamente com a família, eles perseveraram em subir a Jerusalém anualmente para adorar a DEUS.
O tópico II mostra que a família de Samuel era um ambiente de oração. Ana, sua mãe, suplicou a DEUS por um filho, entregando-se por completo ao Senhor. Nesse contexto, Samuel nasceu num ambiente de humildade, de oração e adoração a DEUS.
O tópico III mostra exatamente o momento em que Ana foi atendida por DEUS e cumpriu o seu voto ao Criador. Samuel seria, então, dedicado ao serviço do Senhor. Nesse sentido, a narrativa bíblica é um relato bíblico vivo, atual e relevante para as famílias que têm o desafio de criar e educar os filhos de acordo com o Evangelho de CRISTO, inculcando na mente deles o que nosso Senhor nos ensinou nos Evangelhos.
Uma informação relevante
A poligamia é um assunto que aparece em nossa lição. Sobre este tema o professor Ralph Gower faz uma excelente contribuição, a fim de trazer luz ao assunto: “A poligamia não era comum nos tempos bíblicos, embora fosse permitido o casamento com mais de uma mulher ao mesmo tempo, como quando Jacó casou-se com Lia e Raquel e teve relações sexuais com as servas delas. Uma razão era que o marido tinha de ser muito rico para sustentar mais de uma mulher. Portanto, a realeza é que tendia a ter várias esposas [...] [o que sempre foi visto como problema de acordo com os rabinos]” (GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.60-61).
 
 
SAMUEL
Um dos maiores líderes de Israel (2 Cr 35.18; SI 99.6; Jr 15.1; At 3.24; Hb 11.32). Samuel veio a Israel em uma das horas mais sombrias da nação. Os filisteus, que por um longo período haviam intimidado os israelitas, estavam ameaçando tragá-los. Mas Ana, a esposa de Elcana, de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, estava mais preocupada com o fato de não ter filhos. Enquanto adorava no Tabernáculo em Silo, ela rogava que o Senhor lhe desse um filho, o qual ela ofereceria para ser um nazireu de DEUS (Nm 6) por toda sua vida. Este filho foi Samuel, aquele que ungiu reis, o último dos juízes, e o primeiro dos profetas depois de Moisés. Desde sua mais tenra infância, ele serviu no Tabernáculo usando uma veste sacerdotal judaica, um éfode de linho (1 Sm 2.18; 3.1), e se tornou o discípulo do velho sacerdote Eli. Este era um período de declínio espiritual na nação; naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras (ou "não havia visão manifesta"; 1 Sm 3.1). Mas a Bíblia diz que "... o Senhor manifestava-se a Samuel, em Silo, pela palavra do Senhor. E veio a palavra de Samuel a todo o Israel" (1 Sm 3.21è-4.1a). A teocracia funcionou bem, por Israel ter tido um ideal teocrático; somente DEUS era o rei, e sua vontade era comunicada ao povo através de profetas ou sonhos, ou então pelo Urim (1 Sm 28.6,15; Êx 28.30). Quando Israel usou de forma errada a arca de DEUS, levando-a a uma batalha em busca de proteção, DEUS mostrou seu desprazer entregando o povo e a arca aos filisteus. O mentor de Samuel, Eli, provou ser idoso demais para resistir ao choque desta trágica notícia. A captura da arca significava que DEUS havia abandonado Silo (SI 78.60; Jr 7.12,14; 26.6,9), e Samuel foi deixado sem um local para ministrar. Ele retornou a Rama, para sua casa, onde construiu um altar e dali julgava Israel, fazendo um circuito anual regular pelas cidades próximas a Rama, aprox. 13 quilómetros ao norte de Jerusalém (1 Sm 7.15-17). A tarefa de Samuel consistia em reavivar a verdadeira adoração em Israel. Ele exortou o povo a lançar fora as imagens dos deuses cananeus Baal e Astarote (ou Astarte), e servir somente ao Senhor (veja Falsos deuses). Em uma convocação geral em Mispa, uma das cidades do circuito, Samuel pregou e orou pelo povo (1 Sm 7). Isto resultou em um espírito de arrependimento, confiança renovada no Senhor, e consequente vitória sobre os filisteus em um local chamado Ebenézer, que significa "pedra de ajuda", pois o povo disse. "Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Sm 7.9-12). Depois de muitos anos de uma fiel administração da lei e da ministração da Palavra do Senhor, Samuel cometeu a mesma falha de Eli. Seus filhos "não andaram pelos caminhos dele", mas aceitavam subornos e pervertiam os julgamentos (1 Sm 8.3). Embora DEUS tenha forçado os filisteus a abandonarem a arca (1 Sm 5-6), ela permaneceu durante 20 anos na casa de Abinadabe, em aparente desuso.
Sem um possível sucessor para Samuel, e sem um local central para adoração, os israelitas encontraram-se, cada vez mais, à mercê dos filisteus. Sentindo a necessidade de uma forte liderança, e copiando as nações à sua volta, eles clamaram por um rei. A monarquia era inerentemente desacreditada pelos israelitas. Moisés os havia advertido quanto a estas armadilhas (Dt 17.14). Pois tal procedimento contrariava o ideal teocrático de que ninguém, exceto o Senhor, deveria ser seu rei (1 Sm 8.7). No entanto, sob a pressão das épocas e das situações, o povo forçou o relutante Samuel a encontrar um rei. Antes de consagrar Saul em particular, primeiramente em Rama (1 Sm 9.1-10.6), Samuel pregou um sermão de advertência; mas este caiu em ouvidos surdos (1 Sm 8.9-22; cf. I Mendelsohn, "SamueFs Denunciation of Kingship in the Light of the Akkadian Documents from Ugarit", BASOR #143 [1956], pp. 17-22).
Saul provou que tinha dons carismáticos para liderança quando respondeu ao povo de Jabes-Gileade (1 Sm 11). Ele era um homem atraente em sua aparência (1 Sm 9.2), em sua humildade (1 Sm 9.21; 10.16), e em sua coragem. Além do mais, Samuel teve a direção do Senhor na escolha deste homem (1 Sm 9.17). Samuel, portanto, chamou novamente o povo a Mispa e anunciou publicamente a unção (1 Sm 10.17-24). Após a vitória sobre os Amonitas, foi realizada a cerimónia de coroação (1 Sm 11.15). O longo sermão de 1 Samuel 12 parece ser a prova da apreensão que Samuel ainda estava sentindo. Aqui ele testifica sobre sua própria integridade, e novamente reprova o povo por querer um rei. Sua conclusão é, "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós" (1 Sm 12.23). Saul usurpou a função sacerdotal (1 Sm 13.4-15) e na guerra santa contra os amalequitas ele violou o herem (as coisas consagradas ao Senhor e, consequentemente, destinadas à completa destruição, 1 Samuel 15.3,8,9,15, 20,21; veja Anátema, Dedicado). Samuel, portanto, anunciou que o Senhor havia rejeitado Saul como rei de Israel (1 Sm 15.26-28).
Um exemplo da importância de Samuel entre o povo neste tempo pode ser visto em 1 Samuel 16.4, onde os anciãos de Belém tremiam em sua presença, por medo de lhe terem desagradado. Era a ocasião de ungir Davi, o mais jovem dos oito filhos de Jessé, para suceder Saul. Este foi o último registro dos atos oficiais de Samuel. Sua última aparição ocorreu em Rama, em "Naiote", onde ele está em uma abadia ou mosteiro primitivo (1 Sm 19.18). Aqui, Davi, com grande perplexidade, escapou da presença de Saul, e aqui Samuel foi apresentado como líder temporário de uma escola de profetas extáticos. Saul e seus mensageiros foram envolvidos no espírito desta profecia extática. DEUS, desta forma, providenciou o tempo necessário para que Davi escapasse (1 Sm 19.18-24).
Apenas um versículo (1 Sm 25.1) fala da morte de Samuel e de seu sepultamento em Rama. A voz de Samuel foi ouvida novamente em uma aparição póstuma quando Saul procurou a feiticeira de Endor (1 Sm 28.15). Em resposta ao pedido de ajuda de Saul contra os filisteus, a suposta voz de Samuel pergunta por que Saul, que não o ouviria em vida, deveria então perturbá-lo após sua morte. As últimas palavras atribuídas a Samuel preveem a derrota de Saul e a ascensão de Davi ao trono.
E. B. S.
 
 
 
FUNÇÃO DOS COATITAS DE CUJA FAMÍLIA ERA SAMUEL
Samuel era coatita.
Samuel era avô de Hemã, o cantor no coral do rei Davi.
Esse Hemã era filho de Joel que era filho do profeta, sacerdote e juiz Samuel.
Josué 21:20 As outras famílias de Coate receberam da tribo de Efraim estas quatro cidades, com as pastagens: 21 Siquém ( cidade de refúgio ), Gezer,

22 Quibzaim e Bete-Horom.
E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
Fazei a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais; Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação. Este será o ministério dos filhos de Coate na tenda da congregação, nas coisas santíssimas. Quando partir o arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o véu da tenda, e com ele cobrirão a arca do testemunho; E pôr-lhe-ão por cima uma coberta de peles de texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e lhe colocarão os varais. Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e sobre ela porão os pratos, as colheres, e as taças e os jarros para libação; também o pão contínuo estará sobre ela. Depois estenderão em cima deles um pano de carmesim, e com a coberta de peles de texugos o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Então tomarão um pano azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem. E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na coberta de peles de texugos; e o colocarão sobre os varais. E sobre o altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Também tomarão todos os utensílios do ministério, com que servem no santuário; e os colocarão num pano azul, e os cobrirão com uma coberta de peles de texugos, e os colocarão sobre os varais. E tirarão as cinzas do altar, e por cima dele estenderão um pano de púrpura. E sobre ele colocarão todos os seus instrumentos com que o servem: os seus braseiros, os garfos e as pás, e as bacias; todos os pertences do altar; e por cima dele estenderão uma coberta de peles de texugos, e lhe colocarão os seus varais. Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação. Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios. E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas. Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo, Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram. Números 4:1-20
 
 
COMO COMPROVAR QUE SAMUEL NÃO ERA DESCENDENTE DE ARÃO?
Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva.
1Cr 6:18 Os filhos de Coate foram: Anrão, Izar, Habrom e Uziel.

1 Crônicas 6:32 Mais tarde, quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, os grupos de cantores cantavam ali. 33 Estes são os nomes dos dirigentes dos cantores e também filhos dos dirigentes: Hemã, o cantor, era da família de Coate. A história de sua família, começando por ele e voltando no tempo, é assim: Joel, Samuel,
34 Elcana IlI, - Jeroão, Eliel, Toá, 35 Zufe, EIcana lI, Maate, Amasai,36 Elcana I, Joel, Azarias, Sofonias, 37 Taate, Assir, Ebiasafe, Coré,
38 Jizar, Coate, Levi, Israel.
CONCLUI-SE que Samuel era descendente de Jizar e não de Anrão, pai de Arão.
 
 
Ana não era estéril. DEUS cerrou-lhe a madre.
Diferente de Sarai, Rebeca e Raquel que eram estéreis.
VIVA 1 Samuel 1:5 embora ele amasse muito a Ana, ele só podia dar a ela um presente, porque o Senhor fez com que Ana não tivesse filhos.
ARC 1 Samuel 1:5 Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.

Gn 11:30 E Sarai foi estéril e não tinha filhos.
Gn 25:21 E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
Gn 29:31 Vendo, pois, o SENHOR que Lea era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.
 
1Sm 2:21 PARA QUEM NÃO PODIA TER FILHOS, ANA MOSTROU QUE A FÉ NÃO VÊ IMPOSSÍVEIS.
TEVE SEIS FILHOS.
Visitou pois o SENHOR a Ana, e concebeu, e teve três filhos e duas filhas: e o mancebo Samuel crescia diante do SENHOR.
 
 
A lei nunca permitiu bigamia. Nem mesmo para os reis.
Se a lei permite, como diz na revista, então a bigamia deixa de ser pecado.
Devemos ter cuidado ao ensinarmos a Palavra de DEUS para não dar margem ao pecado.
Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu DEUS, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los; Deuteronômio 17:16-19
 
 
PROVA DE QUE QUEM ESCOLHEU SAUL FOI DEUS E NÃO O POVO.
1 Samuel 9: 14 Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto. 15 Porque o SENHOR o revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: 16 Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porque o clamor chegou a mim. 17 E, quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo. 18 E Saul se chegou a Samuel no meio da porta e disse: Mostra-me, peço-te, onde está aqui a casa do vidente. 19 E Samuel respondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto; e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei e tudo quanto está no teu coração to declararei.
 
 
SAMUEL DEVE TER SIDO MUITO CONHECIDO TAMBÉM POR SEU CABELO MUITO COMPRIDO.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1:11
 
 
SAMUEL - UM TIPO DE CRISTO.
Sacerdote (JESUS também, em Hebreus o chama de sumo sacerdote de nossa salvação);
Profeta (JESUS também, Moisés disse que DEUS levantaria outro em seu lugar);
Juíz (JESUS TAMBÉM, no milênio regerá as nações com vara de ferro).
Rei (JESUS TAMBÉM, rei dos reis e Senhor dos Senhores. Samuel foi ao povo numa guerra para libertação do jugo que lhes impunham, como fazia um rei).
Samuel não era descendente de Arão, era levita, mas não descendente de Arão, portanto não poderia assumir o papel de sumo sacerdote, mas como foi adotado por Eli, legalmente passou a ter o direito a ser sumo sacerdote em Siló.
JESUS é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.
É chamado descendente do rei Davi, filho de Davi, porque foi adotado por José e legalmente tem o direito ao trono de Israel, o qual assumirá no milênio.
 
 
Resumo do Livro de Samuel
Livro de Samuel judeus
Livro dos reinos Septuaginta - setenta
Livro dos reis -Vulgata Latina - Jerônimo.
1 Samuel até o capítulo 25 escrito por Samuel.
Outros 9 capítulos e 2 Samuel escrito por Natã e Gade.
1 Samuel 31 capítulos e
2 Samuel 24 capítulos.
Compilados por Isaias
8 capítulos de 1 Samuel  fala de Samuel.
Capítulos 9-15 Saul.
Capítulo 16 até 31 Davi.
Antagonismo entre Saul e Davi.
 
2 Samuel Davi.
Davi reina sobre Judá.
Isbosete ou Isbaal reinou 2 anos sobre Restante.
Reino de Davi sobre todo o Israel.
Grande Israel com Jerusalém conquistada (quase todo Israel dado por DEUS).
Pecados de Davi.
Absalão reina.
Davi retoma o reino.
 
Em 1 Reis 2:10 final da vida de Davi. Reinou 40 anos.
 
1 Reis 2:10  Depois Davi morreu e foi sepultado em Jerusalém.
11  Ele reinou sobre Israel durante quarenta anos, sendo sete anos em Hebrom, e trinta e três anos em Jerusalém.
12  E Salomão se tornou o novo rei, em lugar de seu pai Davi; e o seu reino foi feliz.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - O lar que Samuel nasceu não era perfeito, entretanto, sua família era piedosa.
SÍNTESE DO TÓPICO II - No ambiente de oração e súplica de Ana, que revelara a angústia de sua alma, se encontra o nascimento de Samuel.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Ana cumpriu seu voto, dedicando Samuel a DEUS.
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO TOP1
Ao iniciar a aula faça a seguinte pergunta: “Qual é o significado do nome de Samuel?” A partir da resposta à pergunta, você pode introduzir a explicação sobre a família em que Samuel nasceu. Use este trecho para lhe auxiliar na resposta e no desenvolvimento do tópico: “Quando a criança nasceu, Ana chamou o seu nome Samuel (20; Shemuel em 1 Cr 6.33), que literalmente significa ‘nome de DEUS’ ou ‘um nome piedoso’. Como recebera a criança em resposta a sua oração, Ana procurou por um nome e um caráter divinos. Os nomes do Antigo Testamento compostos por ‘el’ são derivados de Elohim ou El, os termos hebraicos genéricos para DEUS” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.181).

SUBSÍDIO BIBLICO-TEOLÓGICO TOP2
“Ana não acompanhou a família até Siló para a festa anual depois do nascimento de Samuel, até que seu filho crescesse o suficiente para ser desmamado (22), o que geralmente acontecia entre os dois e três anos de idade. Fica claro que Elcana foi informado sobre o voto que Ana fizera em relação ao seu filho desejado e que ele consentiu plenamente com o desejo de sua esposa. O significado de um sacrifício pessoal, tanto para ele como para Ana, é visto na atitude de Jacó para com José, o primeiro filho de sua esposa favorita, Raquel (Gn 37.1-4). No versículo 21, em vez de sacrifício anual e a cumprir o seu voto, a Septuaginta traz ‘pagar seus votos e todos os dízimos de sua terra’” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.181).
 
 
CONHEÇA MAIS*Sobre Siló
“O termo vem provavelmente da raiz heb. sh-l-h significando ‘estar seguro, tranquilo, em descanso’. [...] Foi em Siló que Ana orou por um filho (1 Sm 1.3,11), e para este lugar ela trouxe Samuel para ministrar na presença de Eli (1.24). A arca foi tirada de Siló durante a batalha contra os filisteus, foi capturada, e não foi devolvida a Siló.” Leia mais em “Dicionário Bíblico Wycliffe”, CPAD, pp.1815-817.
 
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Voto. Essa palavra tem três diferentes usos gramaticais, isto é, pode ser um verbo transitivo, um verbo intransitivo ou um advérbio. Elas expressam a ideia de uma promessa verbal feita – geralmente, mas não exclusivamente – a DEUS.
No AT foram usadas três palavras hebraicas. Uma delas é o verbo nadar, e outra é o substantivo neder, derivado desse verbo. A terceira é ‘issar, com um sentido negativo – um voto de abstinência. O substantivo do NT, usado apenas duas vezes, é o termo grego euche, que é traduzido como ‘um voto’.
Os votos do AT parecem adotar três formas básicas: do tipo de barganha, atos de abnegada devoção, e aqueles que têm como finalidade a abstenção” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.2027).

PARA REFLETIR - A respeito de “O Nascimento de um Líder Profético em Israel”, responda:
O que de especial podemos destacar na família de Samuel? Apesar de todas as querelas presentes na família de Samuel, há um destaque especial para o seu lado piedoso: de ano em ano subiam todos à casa do Senhor para O adorar.
Como a palavra amargura pode ser entendida no caso de Ana? No caso de Ana, pode ser entendida como desapontamento, frustração.
Qual voto Ana fez a DEUS? Ana fez um voto mencionando duas promessas: primeira, se o pedido fosse atendido, ela dedicaria o seu filho como levita para sempre (1 Sm 1.22; segunda, ele seria um nazireu de DEUS (1 Sm 1.11).
O que diz o versículo 20 do capítulo um de 1 Samuel? O versículo 20 diz que, passado algum tempo, Ana concebeu, teve um filho e o nomeou de Samuel.
O que Ana lembrou a Eli? Ana lembrou a Eli que esteve perante a sua presença anos passados, orando ao Senhor para que “se lembrasse dela”.
 
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80 p. 37
 
SUGESTÃO DE LEITURA - A Família no Antigo Testamento; Teologia Bíblica da Oração e Manual do Pastor Pentecostal.
 

Home
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos