Escrita Lição 6, Central Gospel, As Vestes Sacerdotais, Símbolo de Preparação para a Eternidade, 1Tr25, Comentários Extras Pr Henrique, EBD NA TV
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ESBOÇO DA LIÇÃO 6, CG, 1TR25
1. AS VESTES SACERDOTAIS: SÍMBOLOS DE SANTIDADE E SERVIÇO
1.1. A importância das vestes sagradas
1.2. As vestes do sumo sacerdote
1.2.1. A túnica branca
1.2.2. O manto do éfode
1.2.3. O éfode e as pedras de Ônix
1.3. O peitoral do juízo e o ministério da intercessão
1.3.1. As doze pedras do peitoral
1.3.2. Urim e Tumim
1.4. A mitra e a lâmina de ouro
2. VESTES DE TRANSFORMAÇÃO: UM NOVO COMEÇO
2.1. A nova roupa do Filho Pródigo
2.2. A capa de Bartimeu
2.3. O sacerdote de vestes sujas
2.4. O remendo novo nas vestes velhas
3. VESTES DE VITÓRIA E SANTIDADE: A
PREPARAÇÃO PARA A
ETERNIDADE
3.1. Vestes de libertação: da prisão à liberdade
3.2. Vestes de alegria: o manto da salvação
3.3. Vestes de pureza: o chamado à santidade
3.4. Vestes para a batalha espiritual
3.5. Vestes para as bodas do Cordeiro: a preparação final
TEXTO BÍBLICO BÁSICO, Êxodo 29.4-7; Apocalipse 7.9,13,14
Êxodo 29.4-7
4- Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da
congregação e os lavarás com água;
5- depois, tomarás as vestes e vestirás a Arão da túnica, e do
manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de
obra de artífice do éfode.
6- E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás
sobre a mitra;
7- e tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça;
assim, o ungirás.
Apocalipse 7.9,13,14
9- Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual
ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que
estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com
palmas nas suas mãos.
13- E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de
vestes brancas, quem são e de onde vieram?
14 - E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os
que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no
sangue do Cordeiro.
TEXTO ÁUREO
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo
sobre a tua cabeça.
Eclesiastes 9.8
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Apocalipse 20.4-6 Esta é a primeira
ressurreição
3ª feira - 1 Pedro 1.13-16 Sede santos, porque eu sou
santo
4ª feira - 1 Coríntios 12.4-11 Há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO
é o mesmo
5ª feira - Marcos 10.46-52 Filho de Davi, tem misericórdia de
mim!
6ª feira - Isaias 61.1-3 O ESPÍRITO do Senhor Jeová está sobre
mim
Sábado - Hebreus 4.14-16 Temos um grande sumo sacerdote, JESUS
OBJETIVOS - Ao término do estudo bíblico, o
aluno deverá:
- entender o significado de manter as vestes espirituais
puras e irrepreensíveis;
- compreender que somente por meio do sangue de JESUS é
possível alcançar a verdadeira purificação dos pecados;
- reconhecer o nosso papel como sacerdotes espirituais,
zelando pela integridade e pureza das nossas vestes diante de DEUS.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Como líder exemplar, você compreende que a liderança espiritual se
fundamenta na confiança em DEUS, pois isto fortalece e solidifica nossa própria
autoconfiança. A relação de dependência com o Altíssimo é essencial para
alcançarmos resultados efetivos. Assim, para se afirmar como um verdadeiro
líder, é vital manter um vínculo pessoal com o Senhor por intermédio de JESUS CRISTO,
autor e consumador da nossa fé. Ele é a fonte de nosso sustento e expande nossa
visão, guiando-nos pelo caminho seguro em direção aos nossos objetivos. Excelente
aula!
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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO 6, CG, 1TR25
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Lição 11: O Sacerdócio de CRISTO e o Levítico
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS - 2º Trimestre de 2019
Título: O Tabernáculo — Símbolos da obra redentora de CRISTO
Comentarista: Elienai Cabral
TEXTO ÁUREO
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente,
imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus” (Hb
7.26).
VERDADE PRÁTICA
Nosso grande e único Sacerdote é JESUS CRISTO. Ele intercede
eficazmente em nosso favor diante do Pai.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 28.1; Levítico 8.22; Hebreus
7.23-28; 1 Pedro 2.9.
Êxodo 28
1 — Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos
com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício
sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Levítico 8
22 — Depois, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da
consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro;
Hebreus 7
23 — E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande
número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer;
24 — mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio
perpétuo.
25 — Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele
se chegam a DEUS, vivendo sempre para interceder por eles.
26 — Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente,
imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus,
27 — que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de
oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e,
depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 — Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos,
mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho,
perfeito para sempre.
1 Pedro 2
9 — Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação
santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou
das trevas para a sua maravilhosa luz.
OBJETIVO GERAL
Mostrar a superioridade do sacerdócio de CRISTO sobre o
levítico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicar o processo de escolha dos sacerdotes;
II. Descrever a vestimenta sacerdotal para o serviço;
III. Expor sobre o sacerdócio de CRISTO.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Se na lição anterior vimos que o sistema de sacrifícios do
Antigo Testamento apontava para o sacrifício do Calvário, nesta veremos que a
classe sacerdotal levítica apontava para o sacerdócio perfeito de CRISTO JESUS.
Nosso Senhor estabeleceu um novo e perfeito sacerdócio, trouxe uma salvação
perfeita por intermédio de seu santo ministério e tornou-se o único e
verdadeiro mediador entre DEUS e os homens. O Senhor JESUS nos reconciliou com
o Pai Celestial!
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
Há uma relação especial entre o sacerdócio levítico e o
sacerdócio cristão. Enquanto o levítico foi estabelecido em Arão, o do Novo
Testamento foi estabelecido em CRISTO, segundo a ordem de Melquisedeque.
Nesta lição, veremos como se deu a escolha dos sacerdotes do Antigo
Testamento. Veremos também a importância de suas vestimentas como sinal de
autoridade para o serviço divino. E, finalmente, mostraremos por que o
sacerdócio de CRISTO é superior. Ele é o Sumo Sacerdote perfeito!
PONTO CENTRAL
O Senhor JESUS é o grande e único sacerdote de seu povo.
I. A ESCOLHA DOS SACERDOTES (Êx 28.1)
DEUS escolheu a linhagem sacerdotal levítica, e não Moisés. Essa
escolha indicava a soberania do Senhor para designar obreiros para sua Obra. No
ministério cristão, por meio do ESPÍRITO SANTO, DEUS é quem elege líderes para
o ministério (At 13.2).
1. Os sacerdotes precisavam pertencer à tribo de Levi.
O Altíssimo ordenou que Moisés contasse os filhos de Israel,
excetuando a tribo de Levi, a fim de que os levitas se encarregassem dos
ofícios do Tabernáculo (Nm 1.49,50; 3.6). Assim, o sacerdócio de Levi obteve
uma posição proeminente entre as demais tribos de Israel (Nm 1.52,53).
2. Características especiais dos levitas.
Aqui, destacaremos duas características especiais dos levitas: (1)
O chamamento específico para o serviço do Tabernáculo; (2) A unidade,
pois todos falavam a mesma língua, defendiam o mesmo comportamento e mantinham
a mesma fé. Ambas as características apontam para a importância da unidade da
Igreja. A igreja local é o Corpo de CRISTO, portanto, o chamamento e
a unidade são a sua marca (Jo 17.20,21).
3. A consagração sacerdotal tinha um só propósito.
Os sacerdotes foram consagrados para servir no Tabernáculo.
Separados pelo e para o Senhor, não podiam executar outra atividade que fugisse
a esse propósito (Nm 1.50; 3.12). Logo, o método de DEUS para os obreiros do
Novo Testamento não é diferente: os obreiros do Senhor não se embaraçam “com
negócio desta vida” (2Tm 2.4). Ratificando esse princípio, nosso Senhor
declarou que o vocacionado para “arar a terra” não pode olhar para trás (Lc
9.62). É preciso olhar para frente e fazer a obra divina com perseverança e fé
(Hb 10.38).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Para ser sacerdote era necessário pertencer a tribo de Levi,
ter um chamamento, viver em unidade e servir no Tabernáculo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Após fazer a exposição deste tópico, sugerimos as seguintes
perguntas: “O que é chamado?”; “O que é vocação?”; “Você é vocacionado para
alguma obra?”.
É possível que muitos alunos ainda não tenham pensado a respeito da
vocação de DEUS para suas vidas. Use este tópico para estimulá-los a pensar
seriamente sobre isso. Descobrir a nossa vocação, muitas vezes, significa
descobrir o sentido da vida. DEUS deseja revelar sua vontade à vida de seus
alunos.
II. VESTIMENTA SACERDOTAL PARA O SERVIÇO
1. Simbologia da vestimenta sacerdotal.
O capítulo 28 de Êxodo descreve a vestimenta sacerdotal para o
serviço no Tabernáculo. A vestimenta tinha características especiais e
cerimoniais, pois servia de “glória e ornamento” do ministério (Êx 28.2). A
vestimenta era um símbolo da autoridade sacerdotal. Além de despertar a atenção
do povo, marcava o caráter divino do serviço.
2. A túnica chamada “éfode” (Êx 28.4).
Era uma espécie de avental sem manga que cobria a frente e as
costas, unido por tiras em cada ombro e por um cinto (Êx 28.6-8). As tiras
tinham engastes de ouro com pedras de ônix, em cada uma tinha a gravação dos
nomes dos filhos de israel. Dos engastes de ouro dessas pedras pendia o
peitoral. O éfode descia um pouco abaixo da cintura, por cima da túnica de
linho até os pés do sacerdote. Por levar sobre os ombros os nomes dos filhos de
Israel, o Sumo Sacerdote constituía-se no mediador do povo diante de DEUS.
3. O “Urim e Tumim”.
Provavelmente eram uma forma de lançar sortes. No Antigo
Testamento, o povo de DEUS pedia a orientação divina para tomar cada decisão
importante (Nm 26.55,56). Para isso, recorria ao Urim e Tumim.
No hebraico, a expressão significa “luzes e perfeições”. Eram pedras colocadas
provavelmente sobre o peitoral do Sumo Sacerdote, representando a vontade de DEUS;
numa pedra, a resposta positiva, e na outra, a resposta negativa (Ed 2.63; Ne
7.65). O Sumo Sacerdote só tomava as pedras do Urim e Tumim em
casos muito especiais (1Sm 28.6). No Novo Testamento, é relatada uma prática
semelhante ao Urim e o Tumim, na escolha do sucessor de Judas
Iscariotes (At 1.26).
SÍNTESE DO TÓPICO (II) - A vestimenta sacerdotal tinha uma
simbologia cerimonial relevante: a “glória” e o “ornamento” do santo
ministério.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A estola. A vestimenta usada pelo sumo sacerdote era
ornamentada. Pedras colocadas em fivelas nos dois ombros, nas quais os nomes
das tribos estavam gravados, pareciam sua mais importante característica. Ao
usá-la, o sumo sacerdote aceitava o papel de representante de todo o povo. O
que ele fazia, fazia por eles e por DEUS.
Sacerdotes comuns vestiam simples estolas longas até as coxas,
feitas de linho fino branco quando ministravam (Êx 39.27; 1Sm 2.18; 2Sm 6.14).
O peitoral. O peitoral era um colete finamente modelado. Era
preso à estola com correntes de ouro e decorado com quatro fileiras de joias,
cada um representando uma tribo de Israel. Há um significado especial em vestir
o nome das tribos de Israel sobre o coração do sumo sacerdote. Como
representante de outros diante DEUS, ele deveria preocupar-se profundamente com
eles, até mesmo como o próprio Senhor. A adoração pode ser cerimonial. Mas pode
tornar-se um mero ritual” (LAWRENCE, Richards O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma
Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. RJ: CPAD, 2010, p.70).
CONHEÇA MAIS
A respeito do uso do éfode
“Gideão fez um éfode com as argolas (ou pendentes) de outro tomadas
dos midianitas derrotados, e o colocou em sua própria cidade, Ofra; este se
tornou um objeto de adoração idólatra para ‘todo o Israel’ (Jz 8.26,27). Mica
tinha um objeto de culto assim em seu santuário (Jz 17.5; 18.14-20) juntamente
com terafins e outras imagens para o propósito de adivinhação” Leia mais
em Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.606.
III. O SACERDÓCIO DE CRISTO (Hb 7.23-28)
A origem do ofício sacerdotal remonta a Melquisedeque, rei de
Salém (Hb 7.1), e, posteriormente a Arão, da família de Levi (Êx 29.30). No
Antigo Testamento, a função sacerdotal restringia-se a tribo levita. Já no Novo
Testamento, o Senhor JESUS, no Calvário, ergue-se como o Sumo Sacerdote da
ordem de Melquisedeque, superior à ordem de Arão.
1. Um novo e perfeito sacerdócio.
O autor da Epístola aos Hebreus escreveu: “Porque, mudando-se o
sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb 7.12). O
sacerdócio levítico era imperfeito (Hb 7.11). Nele, os sacrifícios, o culto, as
ofertas e a liturgia dos serviços eram apenas sombra do verdadeiro sacerdócio a
ser oficiado por CRISTO.
O sacerdócio do Filho de DEUS veio “segundo a ordem de
Melquisedeque”, e não segundo a ordem de Arão. JESUS CRISTO foi capaz de
reconciliar o homem com DEUS, por meio de seu sangue, abrindo o caminho para
uma comunhão verdadeira com o Pai. O Evangelho da Nova Aliança havia chegado!
2. JESUS trouxe salvação perfeita.
Diferentemente dos sacerdotes araônicos, que se sucediam no
ministério, porquanto mortais e pecadores, JESUS, sendo eterno e santo,
salvou-nos eficazmente através de um único sacrifício; Ele é a oferta e o
ofertante (Hb 7.25). Além disso, JESUS CRISTO intercede por nós: “Porque nos
convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores
e feito mais sublime do que os céus, que não necessitasse, como os sumos
sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios
pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a
si mesmo” (Hb 7.26).
3. JESUS, o mediador de uma melhor aliança.
Na Antiga Aliança tudo era perfeito: mandamentos, estatutos e
juízos. Mas o homem, enfermo pelo pecado, não tinha forças para obedecer às
ordenanças divinas como o Senhor requeria de cada um. Mas JESUS, sendo o
perfeito cumprimento da Lei e dos Profetas, veio para morrer em nosso lugar,
resgatando-nos do pecado.
Ele é o sacrifício perfeito; expiou-nos as culpas, justificando-nos
perante DEUS (Rm 5.1). Através de sua graça, vivemos no ESPÍRITO e cumprimos a
Lei do ESPÍRITO. Amém!
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O sacerdócio de CRISTO é novo e perfeito, pois trouxe uma
salvação perfeita, fazendo-se mediador de uma melhor aliança.
SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Não há vida fora de JESUS CRISTO, não há vida eterna fora de
JESUS CRISTO, segundo declaração do próprio JESUS. João disse: ‘E o testemunho
é este: que DEUS nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu filho. Quem tem
o filho tem a vida; quem não tem o Filho de DEUS não tem a vida’ (1Jo 5.11,12).
Observe estas palavras: ‘Segundo as promessa da vida’. Não há promessa de vida
fora de JESUS CRISTO. JESUS foi o mestre mais enfático que o mundo jamais viu.
Ele disse: ‘Necessário vos é nascer de novo’ (Jo 3.7). Não há uma maneira pela
qual você possa contornar a questão. Não há possibilidade de evitar esta
verdade. Você tem de ir diretamente até ela e encará-la. ‘Segundo a promessa da
vida que está em CRISTO JESUS’” (LAKE, John G. Devocional. Série:
Clássicos do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2003, pp.140,141).
CONCLUSÃO
Quem recebe a CRISTO como Salvador e Senhor, “nova criatura
é; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). Andemos em novidade de vida para a
glória de DEUS! Ele é o nosso perfeito Sumo Sacerdote.
PARA REFLETIR
A respeito da lição “O Sacerdócio de CRISTO e o Levítico”,
responda:
À qual tribo os sacerdotes precisavam pertencer?
Os sacerdotes precisavam pertencer à tribo de Levi.
Mencione as duas características especiais dos levitas.
O chamamento e a unidade.
Para que servia a vestimenta sacerdotal?
A vestimenta tinha características especiais e cerimoniais, pois
servia de “glória e ornamento” do ministério (Êx 28.2).
Para onde remonta a origem do ofício sacerdotal?
A origem do ofício sacerdotal remonta a Melquisedeque, rei de Salém
(Hb 7.1), e, posteriormente a Arão, da família de Levi (Êx 29.30).
O que JESUS fez de diferente dos sacerdotes araônicos?
Diferentemente dos sacerdotes araônicos, que se sucediam no
ministério, porquanto mortais e pecadores, JESUS, sendo eterno e santo,
salvou-nos eficazmente através de um único sacrifício; Ele é a oferta e o
ofertante (Hb 7.25).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O Sacerdócio de CRISTO e o Levítico
Esse é o momento da revisão das lições oito, nove e dez. Após
a revisão dessas três lições, apresente o propósito da lição 11: Mostrar a
superioridade do sacerdócio de CRISTO sobre o Levítico. Temos, assim, a
oportunidade de declarar que o Senhor JESUS é o grande e único sacerdote de seu
povo. Você deve levar sua classe a refletir sobre isso.
O resumo da lição
Em primeiro lugar, apresente aos alunos a seguinte estrutura da
lição: (I) A Escolha dos Sacerdotes; (II) Vestimenta Sacerdotal para o Serviço;
(III) O Sacerdócio de CRISTO.
O primeiro tópico explica o que era preciso para ser sacerdote no
Tabernáculo: pertencer à tribo de Levi, ter um chamamento, viver em unidade e
servir no Tabernáculo. Esse tópico é uma excelente oportunidade para você
trabalhar temas como “chamado”, “vocação” e “propósito para o serviço”.
O segundo tópico procura descrever a vestimenta sacerdotal como um
símbolo cerimonial relevante de “glória” e “ornamento” do santo ministério. Uma
proposta interessante, aqui, é desenvolver a ideia de “honra” e “privilégio” de
servir na obra de DEUS. As vestes sacerdotais revelavam esse “privilégio” e
“honra”.
O último tópico busca expor o sacerdócio de CRISTO como novo e
perfeito, pois Ele proveu uma salvação perfeita, fazendo-se mediador de uma
melhor aliança. O tópico mostra o caráter singular do sacrifício do Senhor,
pois a partir desse sacrifício não há mais necessidade de apresentar animais ou
qualquer outra oferta para perdão dos pecados.
Aplicações da lição
Um dos subsídios da revista do professor, em Lições Bíblicas
Adultos, diz assim: “Não há vida fora de JESUS CRISTO, não há vida eterna fora
de JESUS CRISTO, segundo declaração do próprio JESUS” (Devocional. Série
Clássicos do Movimento Pentecostal, p.140). À luz desse texto, e de toda a
lição exposta por você, aplique os seguintes ensinos:
1. JESUS CRISTO quer nos chamar para a sua obra. Ele ainda
chama, vocaciona e separa pessoas para realizar uma grande obra.
2. É um privilégio servir a DEUS em sua obra. Fomos salvos por
Ele, em CRISTO JESUS, para servi-Lo e salvar almas para o Senhor.
3. Nossa vida só tem razão em JESUS CRISTO. Fora dEle não há
vida, não há paz, não há alegria e não há esperança.
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As vestes sacerdotais e seus significados
As vestes sacerdotais descritas na Bíblia são ricas em simbolismo e
significado. Cada peça da vestimenta, desde a túnica até o turbante, era
cuidadosamente preparada para representar a santidade e a pureza que DEUS exige
de Seu povo, bem como a responsabilidade de liderar e servir os outros em nome
de DEUS. Além disso, as vestes do Sumo Sacerdote eram usadas para interceder em
nome do povo de DEUS e para honrar e reverenciar o próprio DEUS.
Neste estudo, exploraremos as vestes sacerdotais e seus
significados, examinando o que as Escrituras têm a dizer sobre essas peças de
roupa sagradas e as lições que podem ser aprendidas por cristãos hoje. Descubra
conosco as ricas verdades espirituais que podem ser extraídas das vestes
sacerdotais e como elas podem ajudar os crentes a crescer em sua fé e serviço a
DEUS.
Quais eram as finalidades das vestes do Sumo Sacerdote?
As vestes do Sumo Sacerdote tinham várias finalidades simbólicas e
práticas. Em primeiro lugar, as vestes eram uma forma de distinguir o Sumo
Sacerdote dos outros sacerdotes e do povo em geral. Isso refletia a sua posição
elevada e a importância de suas funções sagradas.
Além disso, as vestes do Sumo Sacerdote eram carregadas de
significado espiritual. Cada item das vestes tinha um propósito específico e
simbolizava uma qualidade ou atributo importante. Por exemplo, a Túnica
representava a pureza e a santidade do sacerdote, enquanto o Éfode simbolizava
sua autoridade e responsabilidade. O Peitoral era usado para interceder em nome
do povo, enquanto a Mitra ou o Turbante representava a santidade do sacerdote.
As vestes também tinham uma função prática, uma vez que algumas
peças serviam para proteger o Sumo Sacerdote dos perigos associados às
atividades sagradas, como o fogo no altar e a manipulação de objetos sagrados.
Os Calções e o Cinto garantiam a modéstia e a decência do sacerdote durante o
serviço no templo.
Em resumo, as vestes do Sumo Sacerdote serviam para distinguir o
Sumo Sacerdote, protegê-lo durante as atividades sagradas, simbolizar sua
posição elevada e importância, e uma forma de honrar a DEUS com reverência e
respeito.
Quais eram as vestes sacerdotais na Bíblia?
vestes sacerdotais usadas pelos sacerdotes hebreus, conforme
descrito no livro de Êxodo, capítulo 28 da Bíblia, juntamente com seus
respectivos significados:
1. Efraim ou Túnica:
A Túnica ou Efraim era uma veste longa feita de linho branco fino
que ia dos ombros até os tornozelos. A Túnica representava a pureza e a
santidade do sacerdote. Os sacerdotes usavam a Túnica para cobrir seus corpos e
se apresentar diante de DEUS com humildade e respeito.
2. Éfode:
O Éfode era uma peça de roupa que cobria o peito e as costas do
sacerdote. Era feito de fios de ouro, linho fino, lã tingida de azul, roxo e
escarlate. O Éfode tinha duas alças nos ombros, nas quais duas pedras de ônix
estavam fixadas. Gravados nessas pedras estavam os nomes das doze tribos de
Israel. O Éfode representava a autoridade e a responsabilidade do sacerdote.
Ele também simbolizava a comunhão entre DEUS e seu povo, uma vez
que as doze pedras das tribos de Israel representavam a unidade do povo
escolhido por DEUS.
3. Peitoral:
O Peitoral era uma peça que era usada sobre o Éfode. Ele era feito
de ouro, linho fino, lã tingida de azul, roxo e escarlate. O Peitoral continha
doze pedras preciosas, cada uma representando uma das doze tribos de Israel. As
pedras eram organizadas em quatro fileiras, com três pedras em cada fileira. Cada
pedra tinha o nome de uma das tribos de Israel gravado nela. O Peitoral
representava a intercessão do sacerdote em favor do povo de DEUS.
O sacerdote levava as necessidades do povo ao Senhor e trazia de
volta as respostas divinas. As doze pedras preciosas simbolizavam a importância
de cada tribo de Israel para DEUS e sua posição privilegiada como povo
escolhido.
4. Mitra ou Turbante:
A Mitra ou o Turbante era uma faixa de linho branco que era usada
na cabeça do sacerdote. Na frente do turbante, uma placa de ouro era presa, na
qual estava gravada a inscrição “Santidade ao Senhor”.
A Mitra ou o Turbante representava a autoridade do sacerdote para
interceder em nome do povo diante de DEUS. A placa de ouro com a inscrição
“Santidade ao Senhor” representava a santidade e a separação do sacerdote para
o serviço de DEUS.
5. Cinto:
O Cinto era uma faixa de linho branco que segurava a Túnica do
sacerdote na cintura. O cinto era preso com um laço.
O Cinto representava a preparação do sacerdote para o serviço no
templo de DEUS. Ele simbolizava a necessidade de se preparar adequadamente para
se apresentar diante de DEUS com pureza e santidade.
6. Calções:
Os Calções eram peças de linho branco que cobriam as pernas do
sacerdote. Eles eram usados para garantir a modéstia e a decência do sacerdote
durante o serviço no templo.
No conjunto, as vestes sacerdotais representavam a santidade, a
autoridade e a responsabilidade do sacerdote. Eles também simbolizavam a
importância do povo de Israel como o povo escolhido de DEUS. As vestes eram
projetadas para inspirar reverência e respeito pelo sacerdote e pelo serviço
sagrado que ele realizava no templo de DEUS.
O uso adequado das vestes era considerado essencial para
se apresentar diante de DEUS com a devida honra e reverência.
Quais lições os cristãos podem aprender sobre as roupas do
sacerdote?
As vestes sacerdotais descritas na Bíblia podem oferecer aos
cristãos lições importantes sobre sua própria vida espiritual e a forma como
eles se apresentam diante de DEUS.
Aqui estão algumas lições que podem ser aprendidas a partir das
vestes sacerdotais:
1. A importância da santidade
As vestes sacerdotais eram feitas de materiais puros e foram
cuidadosamente preparadas para representar a santidade e a pureza que DEUS
exige de Seu povo. Isso é uma lembrança aos cristãos de que DEUS espera que
eles vivam de acordo com Seus padrões de santidade e que se esforcem para se
purificar de todo pecado.
2. A responsabilidade de ser um líder espiritual
O Sumo Sacerdote era responsável por liderar o povo de DEUS na
adoração e no serviço sagrado. Da mesma forma, os cristãos são chamados a ser
líderes espirituais em suas comunidades e a servir os outros em nome de CRISTO.
3. A necessidade de intercessão
O Peitoral do Sumo Sacerdote continha pedras preciosas que
representavam as doze tribos de Israel, lembrando que ele era responsável por
interceder em nome do povo de DEUS. Da mesma forma, os cristãos são chamados a
orar uns pelos outros e interceder em nome dos necessitados.
4. A importância de vestir-se com as virtudes cristãs
Assim como as vestes sacerdotais simbolizavam atributos e
qualidades importantes, os cristãos são chamados a se vestir com as virtudes
cristãs, como a bondade, a humildade, a paciência e o amor. Isso reflete a
natureza de CRISTO em suas vidas e os prepara para o serviço sagrado.
5. A necessidade de reverência e respeito
As vestes sacerdotais eram usadas para honrar a DEUS e se
apresentar diante dEle com reverência e respeito. Da mesma forma, os cristãos
são chamados a adorar a DEUS com humildade e reverência, lembrando-se da
santidade de DEUS e de Seu amor e graça para conosco.
Em resumo, as vestes sacerdotais oferecem aos cristãos lições
valiosas sobre santidade, liderança, intercessão, virtudes cristãs e reverência
a DEUS. Essas lições podem ser aplicadas em suas próprias vidas espirituais,
preparando-os para o serviço sagrado e honrando a DEUS com suas vidas.
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REVISTA NA ÍNTEGRA
Escrita Lição 6, Central Gospel, As Vestes Sacerdotais, Símbolo de
Preparação para a Eternidade, 1Tr25, Comentários Extras Pr Henrique, EBD NA TV
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ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 6 / ANO
2- N° 4
ESBOÇO DA LIÇÃO 6, CG, 1TR25
1. AS VESTES SACERDOTAIS: SÍMBOLOS DE SANTIDADE E SERVIÇO
1.1. A importância das vestes sagradas
1.2. As vestes do sumo sacerdote
1.2.1. A túnica branca
1.2.2. O manto do éfode
1.2.3. O éfode e as pedras de Ônix
1.3. O peitoral do juízo e o ministério da intercessão
1.3.1. As doze pedras do peitoral
1.3.2. Urim e Tumim
1.4. A mitra e a lâmina de ouro
2. VESTES DE TRANSFORMAÇÃO: UM NOVO COMEÇO
2.1. A nova roupa do Filho Pródigo
2.2. A capa de Bartimeu
2.3. O sacerdote de vestes sujas
2.4. O remendo novo nas vestes velhas
3. VESTES DE VITÓRIA E SANTIDADE: A PREPARAÇÃO PARA A ETERNIDADE
3.1. Vestes de libertação: da prisão à liberdade
3.2. Vestes de alegria: o manto da salvação
3.3. Vestes de pureza: o chamado à santidade
3.4. Vestes para a batalha espiritual
3.5. Vestes para as bodas do Cordeiro: a preparação final
TEXTO BÍBLICO BÁSICO, Êxodo 29.4-7; Apocalipse 7.9,13,14
Êxodo 29.4-7
4- Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da
congregação e os lavarás com água;
5- depois, tomarás as vestes e vestirás a Arão da túnica, e do
manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de
obra de artífice do éfode.
6- E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás
sobre a mitra;
7- e tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça;
assim, o ungirás.
Apocalipse 7.9,13,14
9- Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual
ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que
estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com
palmas nas suas mãos.
13- E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de
vestes brancas, quem são e de onde vieram?
14 - E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os
que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no
sangue do Cordeiro.
TEXTO ÁUREO
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo
sobre a tua cabeça.
Eclesiastes 9.8
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Apocalipse 20.4-6 Esta é a primeira
ressurreição
3ª feira - 1 Pedro 1.13-16 Sede santos, porque eu sou
santo
4ª feira - 1 Coríntios 12.4-11 Há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO
é o mesmo
5ª feira - Marcos 10.46-52 Filho de Davi, tem misericórdia de
mim!
6ª feira - Isaias 61.1-3 O ESPÍRITO do Senhor Jeová está sobre
mim
Sábado - Hebreus 4.14-16 Temos um grande sumo sacerdote, JESUS
OBJETIVOS - Ao término do estudo bíblico, o
aluno deverá:
- entender o significado de manter as vestes espirituais
puras e irrepreensíveis;
- compreender que somente por meio do sangue de JESUS é
possível alcançar a verdadeira purificação dos pecados;
- reconhecer o nosso papel como sacerdotes espirituais,
zelando pela integridade e pureza das nossas vestes diante de DEUS.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Como líder exemplar, você compreende que a liderança espiritual se
fundamenta na confiança em DEUS, pois isto fortalece e solidifica nossa própria
autoconfiança. A relação de dependência com o Altíssimo é essencial para
alcançarmos resultados efetivos. Assim, para se afirmar como um verdadeiro
líder, é vital manter um vínculo pessoal com o Senhor por intermédio de JESUS CRISTO,
autor e consumador da nossa fé. Ele é a fonte de nosso sustento e expande nossa
visão, guiando-nos pelo caminho seguro em direção aos nossos objetivos. Excelente
aula!
COMENTÁRIO -
Palavra introdutória
Quando Adão e Eva pecaram, viram que estavam nus 'e Costuraram aventais
com folhas de figueira para se vestirem (Gn 3.7). DEUS, no entanto, os revestiu
com uma túnica feita, da pele de um animal sacrificado (Gn 3.21). Esse ato
já prefigurava que somente a morte e o derramamento de sangue seriam capazes de
cobrir o pecado (Hb 9.22). As vestes sacerdotais, nesse contexto, simbolizam
a pureza necessária para ministrar diante do Altíssimo, refletindo CRISTO como
o sumo sacerdote que cobre os crentes com a Sua justiça (Hb 7.25;
9.11,12).
1. AS
VESTES SACERDOTAIS, SÍMBOLOS DE
SANTIDADE E
SERVIÇO
1.1. A
importância das vestes sagradas
Arão e seus
filhos foram separados por DEUS para o sacerdócio, vivendo em um plano
espiritual elevado como representantes legítimos de Jeová. Como símbolo de sua
santificação, vestiam trajes santos, ornamentos de glória e beleza, que
refletiam a santidade divina (Êx 28.2,3). Essas vestes apontavam para CRISTO, o
sumo sacerdote que intercede por nós (Rm 8.34; Hb 7.25), e evidenciam o
caráter do Pai, que deve ser imitado por Seus filhos (Ap 19.8).
1.2. As vestes
do sumo sacerdote
As vestes do
sumo sacerdote eram repletas de simbolismo, representando não apenas a
santidade e a responsabilidade do seu ofício, mas também aspectos importantes
da relação entre DEUS e Seu povo. Cada peça carregava um significado que
apontava para a intercessão e o papel redentor de CRISTO.
1.2.1. A túnica
branca
A túnica de
linho branco, usada pelo sumo sacerdote após o ritual de purificação, simboliza
a justiça dos crentes.
Cobrindo os
braços e as pernas, essa veste, além do calção de linho (Êx 28.4;
39.27,28), representava a pureza exigida por DEUS. Tanto o sumo sacerdote
quanto os demais sacerdotes usavam-na, refletindo que a verdadeira justiça só
pode ser alcançada ao nos revestirmos da pureza de CRISTO.
1.2.2. O manto
do éfode
Sobre a túnica,
o sumo sacerdote vestia o manto do éfode, feito de tecido azul e sem mangas,
com romãs bordadas em azul, púrpura e carmesim, e campainhas de ouro nas orlas
(Êx 39.22-26). As campainhas soavam enquanto o sacerdote se movia no Santuário,
permitindo ao povo acompanhar com reverência seus atos diante de DEUS. O
silêncio dessas campainhas indicaria sua morte (Êx 28.31-35).
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O
éfode com suas cores correspondentes ao Véu, à Porta do Santuário e à Porta
do Pátio —, simboliza CRISTO em Seu papel de Mediador (Êx 26.31,36; 27.16;
28.5,6). Assim como o éfode era usado pelo sumo sacerdote para interceder pelo
povo, JESUS, nosso sumo sacerdote, intercede por nós junto ao Paí,
carregando sobre Si as nossas necessidades (Hb 4.14-16; 7.25; 8.1,2).
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1.2.3. O éfode
e as pedras de Ônix
O éfode (hb. אֵפוֹד [ephod] =
“cobertura”) era semelhante a um avental, feito de linho fino entremeado
com fios de ouro, azul, púrpura e escarlata, sendo uma obra esmerada (Êx
28.6). Ele era preso por suspensórios e ouro nos ombros e cingido por um
cinto trabalhado do mesmo material. Nos ombros, "duas pedras de ônix
fixadas e ouro, com os nomes das doze tribos de Israel gravados nelas. Cada
vez que O Sumo sacerdote entrava no Lugar SANTO, carregava simbolicamente O
povo de DEUS sobre seus ombros diante do Senhor (Êx 28.5-14; 39.2-7).
1.3. O peitoral
do juízo e o ministério da
intercessão
O éfode sustentava sobre o peito uma bolsa quadrada, conhecida como
peitoral do juízo (Êx 28.30), feita do mesmo material do éfode. Ela era
presa por correntes douradas nos olhais de ouro das ombreiras e amarrada ao
cinto com um cordão de pano azul (Êx 28.15-30).
1.3.1. As doze
pedras do peitoral
O peitoral possuía quatro fileiras com três pedras preciosas, cada uma
representando uma tribo de Israel (Êx 28.17-21). Essas pedras estavam
continuamente diante do Senhor, assim como os fundamentos da Nova Jerusalém são
descritos com pedras semelhantes em Apocalipse 21.19,20. As pedras
simbolizam a Igreja, a propriedade peculiar de DEUS (Êx 19.5), na qual cada
membro é conhecido pelo nome. As diferentes pedras refletem a diversidade de
dons, todos manifestados pelo mesmo ESPÍRITO (1 Co 12.411). Assim como o
sacerdote carregava o nome das tribos, CRISTO intercede por nós diante do Pai
(Hb 7.25).
1.3.2. Urim
e Tumim
Dentro do peitoral, que funcionava como uma bolsa, estavam duas pedras
chamadas Urim (hb. וְתֻמִּ ['ur] = “luzes; luminosidade”) e
Tumim (hb. מִּים [tam] =
“perfeição; completude; integridade”) (Êx 28.30). Embora sua composição exata
seja desconhecida, elas eram usadas pelo sumo sacerdote para consultar a DEUS
em situações em que a resposta era incerta, buscando-se conhecer Sua santa
vontade (Nm 27.21; Dt 33.8; Ed 2.63). Exemplos de seu uso são mencionados nas
consultas do rei Saul (1 Sm 28,6) e de Davi (1 Sm 23.9-12; 30.7-8).
1.4. A mitra e
a lâmina de ouro
Os sacerdotes usavam uma mitra de linho fino ao redor da cabeça. No caso
do sumo sacerdote, havia também uma lâmina de ouro presa por uma tira azul, com
a inscrição; Santidade ao Senhor (Êx 28.36-39). Esse detalhe ressaltava a
exigência constante de DEUS pela santidade de Seus sacerdotes e do Seu povo (Lv
19.2). A falta de santidade — como no caso de Hofini e Fineias, filhos de
Eli — resultava em graves consequências (1 Sm 2.12,13; 4.11). O Senhor requer
consagração em todos os nossos atos (Lv 11.45; Hb 12.4; 1 Pe 1.15,16), sem a
qual nenhum sacrifício ou serviço pode agradá-lo (Is 1.11-16).
2. VESTES
DE TRANSFORMAÇÃO, UM NOVO
COMEÇO
DEUS não colocou a túnica de pele sobre o avental de folhas de figueira
que Adão e Eva haviam feito. Eles precisaram trocar aquelas vestes improvisadas
por algo mais significativo, pois suas roupas originais eram insuficientes para
cobrir plenamente a consequência do pecado.
2.1. A nova
roupa do Filho Pródigo
A nova veste dada ao Filho Pródigo, ao retornar, simboliza mais do que
apenas sua aceitação de volta à família; representa a restauração completa e a
renovação da sua dignidade (Lc 15.21,22). Da mesma forma, a verdadeira
restauração espiritual exige renúncia ao passado de pecado e aceitação da graça
transformadora de DEUS, que nos reveste com uma nova identidade e renova
nossa posição como filhos.
2.2. A capa de
Bartimeu
Ao ouvir que JESUS passava, Bartimeu, o cego pedinte, começou a clamar:
Filho de Davi, tem misericórdia de mim (Mc 10.46-52)! Embora tentassem
silenciá-lo, ele perseverou em seu clamor por compaixão. Em resposta, CRISTO O
chamou, e Bartimeu, cheio de esperança, lançou fora sua capa desvalida,
simbolizando a libertação das antigas limitações. Ao levantar-se e ir ao
encontro do Salvador, ele recebeu a cura e sua vida foi transformada. As
palavras do Mestre — Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama — revelam o
poder da fé perseverante e da graça restauradora.
2.3. O
sacerdote de vestes sujas
O sacerdote, trajado com vestes sujas em uma das visões de Zacarias, foi
purificado por DEUS, demonstrando e a renovação espiritual chega por meio do
arrependimento e da santificação. Apesar de Satanás tentar impedir seu
ministério, o Senhor repreendeu o mal e o revestiu com roupas limpas, dizendo:
Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de
vestes novas (Zc 3.1-7), em uma clara evidência da restauração pela graça
divina.
2.4. O remendo
novo nas vestes velhas
JESUS usou a ilustração de um pano novo sendo costurado sobre uma veste
velha para demonstrar que a combinação entre o novo e o velho provoca danos
maiores, pois o remendo rompe o tecido, amplificando o estrago (Mt 9.16; Mc
2.21). Isso nos ensina que a transformação espiritual requer uma completa
renovação em CRISTO. Ao nascer de novo, devemos despir-nos das antigas
roupagens e cobrir-nos das vestes do Salvador, vivendo em novidade de vida (Ap
5.1).
3. VESTES
DE VITÓRIA E SANTIDADE, A
PREPARAÇÃO PARA A ETERNIDADE
Ao serem
libertados, os cativos abandonavam suas roupas rasgadas e trapos de
prisioneiros, simbolizando a transição para uma nova vida. Da mesma forma, o
crente, ao ficar livre do pecado, deve revestir-se de vestes santas,
preparando-se para a eternidade.
3.1. Vestes de
libertação, da prisão à liberdade
Assim como José precisou trocar suas vestes ao ser libertado do calabouço
para apresentar-se diante de Faraó (Gn 41.14), e o rei Joaquim teve suas vestes
de prisão trocadas após 37 anos de cativeiro na Babilônia (2 Rs 25.2730), a
libertação espiritual exige que abandonemos os trapos do passado e nos
revistamos de uma nova identidade em CRISTO. Essas mudanças indicam a
transformação que ocorre quando somos libertos do pecado e recebemos a nova
vida que Ele oferece.
3.2. Vestes de
alegria, o manto da salvação
O Senhor
substitui o espírito de angústia por vestes de louvor. Nossos trajes de pecado
e sofrimento são substituídos por vestes de salvação e por um manto de justiça
(Is 61.3,10), os quais representam a restauração completa que Ele
promove. A obra de salvação transforma nosso estado espiritual. O Filho de
DEUS foi ungido e enviado para libertar todos os cativos e oprimidos (Lc
4.18,19).
3.3. Vestes de
pureza, o chamado à santidade
As vestes brancas no texto sagrado simbolizam os atos de justiça
realizados pelo poder do ESPÍRITO SANTO (Ap 19.8). Somos chamados a
conservá-las espiritualmente puras, revestindo-nos de CRISTO e de Sua luz (Rm
13.12-14), O sábio, ainda na antiga aliança, destaca a necessidade de
mantê-las sempre alvas (Ec 9.8). João, fazendo a profeta Isaías (Is 1.18), nos
revela que somente o sangue de JESUS pode remover as manchas do pecado,
tornando-as brancas como a neve (Ap 7.9,13-14).
3.4. Vestes
para a batalha espiritual
Na luta contra
o mal, o crente deve vestir-se da armadura de DEUS — conforme descrita em Efésios
6.10-18 —, que lhe garante a vitória espiritual. Essa armadura inclui seis
elementos: a verdade, que cinge os lombos; a justiça, como couraça; o evangelho
da paz, que calça nossos pés para anunciar as boas novas; a fé, como escudo
contra os ataques do inimigo; a salvação, como capacete que protege a nossa
mente; e a Palavra de DEUS, a espada poderosa para avançar contra o mal.
3.5. Vestes
para as bodas do Cordeiro, a
preparação
final
A Igreja se
prepara para o mais importante evento de sua existência: as bodas do Cordeiro
(Ap 19.7,8). Como a noiva que se preparou para o dia do casamento (Mt 25.113),
é essencial estarmos prontos para a chegada do Noivo Celestial, sem nos
descuidarmos, como a noiva do Livro de Cantares, que perdeu a oportunidade
de encontrar o seu amado por não estar preparada (Ct 5.3-6).
CONCLUSÃO
As vestes, ao
longo das Escrituras, simbolizam transformação, santidade e preparo espiritual.
Da túnica de pele para Adão à veste do Filho Pródigo, somos chamados a
abandonar o velho e nos revestir de CRISTO. Por meio da justiça, pureza €
vitória, preparamo-nos para o encontro final com o Noivo nas bodas do
Cordeiro. Que, trajados com essas vestes espirituais, possamos viver em
fidelidade e serviço até o grande dia do Senhor (Jl 2.31).
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual o significado de Urim e Tumim?
R.: Urim = “luzes; luminosidade”; Tumim É
“perfeição; completude; integridade”.