LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm





FALECEU SAMUEL. A morte de Samuel encerrou a carreira de um dos mais dedicados servos de DEUS. (1) Tinha zelo por DEUS e fez mais do que qualquer outra pessoa dos seus dias, para cumprir o que estava no coração de DEUS (2.35; 12.7-25; 15.10,11,35). Oferece um exemplo grandioso de integridade, de honestidade, de fidelidade e de ilibada moral (12.1-5). (2) Legou aos seus pósteros uma reputação que o coloca na categoria de um dos maiores servos de DEUS no AT. O próprio DEUS falou dele e de Moisés conjuntamente (Jr 15.1). Samuel e outros santos profetas (e não os reis) representam a liderança espiritual e moral mais elevada do antigo concerto.
A manutenção das escolas era dada pelos próprios profetas em seu trabalho agrícola, manual ou com a ajuda do povo em geral. O trabalho manual sempre foi incentivado em Israel, até hoje em suas escolas se ensina algo teórico e algo prático. Assim todos ao se formarem têm duas profissões, uma intelectual e outra de habilidade manual. No Novo Testamento encontramos homens de DEUS trabalhando assim em serviços manuais, apesar de possuírem cultura e ensino superior. Paulo e Áquila são bons exemplos disso. Atos 18.3 ------------------- Paulo e Áquila com Priscila sua esposa faziam tendas. DO MESMO OFÍCIO. Paulo exercia uma profissão além de pregar o evangelho. Ele fabricava tendas e ganhava a vida assim, enquanto viajava ou ficava hospedado com alguém (20.34; 1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8). Fica claro, pelo exemplo de Paulo, que os pastores que precisam trabalhar para ajudar no sustento de si mesmo e de sua família não têm o seu ministério inferior ao dos outros. A vocação ministerial que incluir uma outra secular (uma profissão) tem precedente bíblico e até mesmo apostólico.
A lei e a Aliança de DEUS com Israel eram as principais matérias estudadas nessas escolas. Também a idoneidade, a honestidade, a vida exemplar dos servos de DEUS, a humildade, o zelo pelas coisas de DEUS, a integridade e a incorruptibilidade, por certos eram aterias aprendidas e colocadas em prática na vida desses servos de DEUS que muitas vezes perderam suas vidas por sua fidelidade a DEUS, como foi o caso dos profetas assassinados por Jezabel (1 Rs 18.4). Cremos que na maior parte do tempo aqueles homens estavam prostrados diante de DEUS em oração. O ESPÍRITO SANTO não era derramado sobre todos como o é hoje, mas certamente sobre os estudantes daquelas escolas, ELE se manifestava todos os dias. A palavra de DEUS lhes era revelada e a comunhão entre eles era notada. (2 Rs 2.5; 2 Rs 3.11). A música era utilizada como um dos meios de atrair a presença de DEUS, a revelação de DEUS. Tanto as manifestações de DEUS na vida de Davi como de Eliseu comprovam isso. 1 Sm 16.23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 2Rs 3.15 - Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR. Que pena que nossos professores de hoje desprezaram essas duas partes principais no ministério do ensino, além dos estudo das escrituras – a adoração legítima e a manifestação dos milagres de DEUS. O ensino só passa a ser eficaz quando aquele que ensina pratica o que ensina e DEUS comprova seu ensino com suas manifestações sobrenaturais (Jo 7.46; ). Jo 3.2 - Este foi ter de noite com JESUS, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de DEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele. Atos 2.22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; O ensino de maior valor é dado pelo próprio DEUS - o pão que desce do céu, a revelação da palavra de DEUS; esse é o ensino que foi dado a Abraão, a Isaque, a Israel, a Moisés, a Samuel, a Davi, a Daniel, a Pedro, a João, a Tiago, a Paulo, a Timóteo, etc... 1 Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. INTERAÇÃO Professor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar. Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia. Boa aula! OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Compreender o real propósito das escolas de profetas. Saber a respeito do currículo da escola de profetas. Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz. Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14). ESCOLAS DE PROFETAS OBJETIVOS - A transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. CURRÍCULO - Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático. METODOLOGIA - Ensino através do exemplo. RESUMO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Noção de organização e forma. 2. Noção de organismo e função. II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Treinamento. 2. Encorajamento. III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. A Escritura. 2. A experiência. IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS 1. Ensino através do exemplo. 2. Ensino através da Palavra. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo SINÓPSE DO TÓPICO (4) - As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliográfico "Escolas Hebraicas[...] Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo. Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade, existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre sua época. Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10). Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 665). BIBLIOGRAFIA SUGERIDA LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.42. QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013 Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na __________________________ que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, _______________________________, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também __________________________________________ os outros" (2 Tm 2.1,2). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: A __________________________________ de profetas objetivava a transmissão dos valores ______________________________ e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua __________________________. COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- Onde estavam radicados os profetas na época de Samuel e o como eram as escolas de profetas nessa época? ( ) Em Betel, Jordão e Gilgal. ( ) Em Betel, Jericó e Gilgal. ( ) O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel. ( ) As escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. ( ) As escolas de profetas são um testemunho vivo de que o povo de DEUS, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual. I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 4- Como era a organização e forma das escolas de profetas? ( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas só não possuíam uma estrutura física. ( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física. ( ) Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos ( ) Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado. ( ) Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar! 5- Como era a noção de organismo e função nas escolas de profetas? ( ) As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação. ( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Moisés e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. ( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. ( ) No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução. ( ) Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS 6- Quais os dois principais objetivos das escolas de profetas? ( ) Treinamento e disciplina. ( ) Treinamento e milagres. ( ) Treinamento e encorajamento. 7- Como era o treinamento nas escolas de profetas? ( ) O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa. ( ) Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações. ( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado. ( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado passa a ensinar e a pregar. 8- Como se dava o encorajamento nas escolas de profetas? ( ) Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas. ( ) Ele (Eliseu) fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam. ( ) O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor. ( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. ( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a escrever a Palavra de DEUS. ( ) Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino. III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 9- Basicamente, qual era o currículo das escolas de profetas? ( ) A Bíblia completa e a experiência. ( ) A Escritura e a experiência. ( ) A disciplina alimentar e a experiência. 10- Por que podemos deduzir que a escritura era ensinada nas escolas de profetas? ( ) Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de DEUS fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança. ( ) Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor. ( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Êxodo, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de DEUS com o seu povo. ( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo. ( ) A Palavra de DEUS era e é essa aliança! ( ) Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino. ( ) Era a Palavra de DEUS que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de DEUS que nós também devemos ensinar hoje. 11- Complete segundo a experiência como ensino nas escolas de profetas: Elias e Eliseu eram homens ________________________________ e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da ____________________________________ divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de DEUS é quem ________________________________ a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a _______________________________ de DEUS (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de ____________________________________ e a experiência faz parte desse processo. IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS 12- Qual era a metodologia de ensino nas escolas de profetas? ( ) Ensino através do exemplo e ensino através da Palavra. ( ) Ensino através do testemunho e ensino através da experiência. ( ) Ensino através da comunhão e ensino através da oração. 13- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através do exemplo? ( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo Egípcio concernente à educação. ( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. ( ) Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam. ( ) A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo. ( ) Não há como negar que Eliseu ensinava somente através da Palavra de DEUS. ( ) Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo. ( ) Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta. ( ) Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade. ( ) Em o Novo Testamento, JESUS CRISTO colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado. 14- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através da Palavra? ( ) Eliseu deixou pouca coisa escrita nos livros de 1 e de 2 Reis. Pouco sabemos a seu respeito. ( ) Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado. ( ) Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de DEUS em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas. ( ) A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de DEUS escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas. ( ) Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá. ( ) Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de DEUS, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso. CONCLUSÃO 15- Complete: Através do ministério de _________________________________, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ____________________________ formal. Ali era ensinada a Palavra de DEUS. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de DEUS em passar a outros o ______________________________________ correto sobre o DEUS único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a __________________________________ secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão __________________________________ do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD. GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA. CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer http://www.gospelbook.net www.ebdweb.com.br http://www.escoladominical.net http://www.portalebd.org.br/