07 fevereiro 2013

LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA



  
LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

 
 
TEXTO ÁUREO
"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).
 
 
VERDADE PRÁTICA
Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda -1 Rs 17.4 Provisão em Querite
Terça - 1 Rs 17.12 Escassez em Sarepta
Quarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugar
Quinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divina
Sexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de Elias
Sábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseverante
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16
8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.
 
Meus comentários (Ev. Luiz Henrique)
Foi DEUS mesmo quem enviou Elias para fora de Israel, tanto para o Ribeiro de Querite quanto para Sarepta. Não era Elias que estava com medo, mas DEUS o retirou do juízo que viria sobre os idólatras de Israel. Obadias estava cuidando de outros 100 profetas para que não passassem sede e nem fome. DEUS cuida dos seus fiéis.
Porque DEUS não poupou a vida de outros profetas e os deixou serem mortos por Jezabel não sabemos.
Muitos são os missionários que morrem todos os anos por perseguição religiosa em diversos países.
Não sabemos porque alguns vão para os mesmos países e conseguem sobreviver ou serem guardados por DEUS nesses mesmos lugares que outros morreram.
O que podemos afirmar é que DEUS está no controle de tudo e decide quem deve ou não morrer e quem deve viver.
Pedro sobreviveu a várias perseguições, já João Batista e Tiago morreram bem novos ainda em seus ministérios.
paulo passou muito tempo sofrendo perseguição e acabou morrendo depois de ficar preso por longos anos, já João ficou preso e não morreu na prisão, sendo, talvez, o discípulo que mais tempo permaneceu vivo depois de se converter a JESUS.
 
 
Tudo são suposições - Não temos certeza de nada, mas podemos imaginar que foi assim.
 
Muitas são as viúvas de destaque na bíblia, o Senhor estava com elas para as guardar e livrar do mal, estava com elas e não as deixou passar fome e nem necessidade.
Ana alcançou a promessa de DEUS e pode colocar em seus braços o seu salvador.
A viúva da oferta pequena, mas de grande valor, recebeu elogios daquele que recebe as ofertas.
A viúva de Sarepta recebeu alimentação e o milagre da ressurreição de seu filho que provavelmente morreria e não ressuscitaria se o profeta de DEUS, Elias, não estivesse por ali.
A viúva do azeite mutiplicado recebeu alimento e seus filhos de volta antes que fossem levados como escravos.
Noemi e Rute receberam alimento e o nome na genealogia de JESUS.
A viúva de Naim recebeu seu filho de volta a vida.
Maria recebe a maior honra - a de ser mãe de seu salvador.
 
 
"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).
 
DEUS achou fé onde não se esperava que existisse, DEUS enxergou o que ninguém enxergava, DEUS viu o coração enquanto os homens só exergavam o exterior. A cidade de Sarepta a havia abandonado e condenado a morte, ela estava a beira da morte e seu filho também. Havia fome e sede por toda parte. Aquela mulher muito provavelmente ouviu falar de Elias e seu DEUS todo poderoso que fechou o céu devido à idolatria reinante nesses dois países, Sidom e Israel. Ela temeu ao DEUS verdadeiro e com certeza desejou conhecê-lo. DEUS é capaz de mover céus e terra por uma alma desejosa de salvação. Assim como aquela mulher humilhada a beira do poço em Samaria nos tempos de JESUS, essa humilhada viúva achou o que mais procurava, alguém que a amava.
Elias com certeza pensou que DEUS o estava enviando a uma viúva rica e que morava em uma mansão - quão enganoso é o nosso coração - a viúva recebeu o mandado de DEUS para acolher o seu profeta e falou com Elias para ir ao encontro da viúva. Elias não podia entrar na cidade para não ser reconhecido - DEUS envia a mulher para fora da cidaade a catar gravetos para cozinhar sua última refeição, um bolinho de farinha com azeite. Elias pode constatar que a viúva estava em stuação quase igual à sua e ainda tinha um filho para sustentar. Elias pede áquela pobre viúva as duas coisas mais difíceis de serem encontradas por ali - água e comida. A viúva tinha fé em DEUS e obedeceu às ordens de Elias, rimeiro lhe trouxe água e depois lhe fez um bolo. DEUS respondeu com milagre à sua fé. Elias, a viúva e seu filho tiveram a aprtir dai alimentação para pelo menos três anos, até que a seca acabasse.
DEUS é DEUS de todas as pessoas, de todas as etnias - ELE é soberano sobre todos os seres humanos de qualquer nação. DEUS revela sua graça para com os gentios visitando aquela viúva estrangeira.
 
O menino morre, mas ali estava um verdadeiro servo de DEUS que foi buscar em DEUS a solução, não ajudou a enterrar o morto - intercedeu e perseverou na oração até ver a vida ser estabelecida em oposição a morte. O servo de DEUS deve levar a vida por onde passa e não a morte.
 
Pontos interrogativos da lição:
 
1- Da profecia de Elias que não iria chover até ele ir para viúva de sarepta quanto tempo se passou? 1Rs 17.7 quantos foram esses dias??
2- E depois da multiplicação da farinha e do azeite até chover quanto tempo demorou? 1Rs 17.15 quantos foram esses dias?
3- Como Elias sabia que aquela mulher era viúva? 1Rs 17.10 pela roupa, pelo trabalho?
4- Como a viúva sabia quem era Elias?
 
Só DEUS sabe, seria a resposta correta.

Sabemos que após Elias dizer para Acabe que não choveria ele foi enviado por DEUS para o ribeiro de Querite onde foi alimentado por corvos e bebeu do ribeiro até secar (aproximadamente 6 meses, não sabemos).
Daí foi para a viúva de Sarepta e ficou sendo alimentado por DEUS até ir se encontrar com Acabe e desafiar os profetas de Baal (talvez tenha durado ai 3 anos).
Elias soube que aquela mulher era a viúva que DEUS providenciara para alimentá-lo talvez por uma revelação do ESPÍRITO SANTO ou porque estava catando gravetos e era essa a função de um homem, não sabemos - Veja que Tiago, Pedro e João sabiam que quem estava com JESUS na transfiguração - eram Elias e Moisés (como sabiam se não os conhecia?). A viúva, em minha opnião, sabia que Elias vinha até ela (
"Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" - 1 Rs 17.9) e o reconheceu por ouvir falar de sua vestimenta e também porque o ESPÍRITO SANTO deve ter-lhe revelado, como exposto acima.
 
 
 
Em 1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção espiritual.
 

PALMA

kaph ih?): "palma (da mão)”. Os cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico. arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte do ritual da purificacao dc um leproso e que "o sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5).
Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12). Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno biscoito. (Dicionário Vine - CPAD)

 
Pode muito em seus efeitos - energeõ (€i*epyci.j), "aplicar poder, ser operativo. trabalhar" (seu significado habitual), é verbo que aparece cm 2 Co 1.6 (ARA): Gl 2.8 e 1  Ts 2.13 (ARA). Em Tg 5.16. a palavra supérflua “eficaz" é omitida, a sentença é traduzida por: “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos", estando o verbo na forma participial presente. Aqui o significado pode ser “um seu trabalho interior**, ou seja. no efeito produzido na pessoa que ora, colocando-a em linha com a vontade de Deus, como no caso de Elias. (Dicionário Vine - CPAD)
 
INTERCESSÃO
Substantivo.
enteuxis (IvtcuÇiç) denota primariamente “iluminação em, encontro com” (cognato de B); então, “conversação"; por conseguinte, “petição”, significado frequente nos papiros; é termo técnico para descrever a aproximação a um rei, e, assim, para se chegar a Deus em “intercessão”. É traduzido em 1  Tm 4.5 por “oração"; no plural, ocorre em 1 Tm 2.1 (ou seja. buscando a presença e ouvindo de Deus em favor de outros).
sinônimos proseuche, deesis.
B. Verbos.
1. entunchanõ (evTvyxái/b)), primariamente “concordar com, harmonizar-se com, encontrar-se para conversar"; portanto, “fazer petição", especialmente “fazer intercessão, pleitear com uma pessoa”, quer a favor ou contra outros: (a) contra (At 25.24, “tem falado”, ou seja, contra Paulo); cm Rm11.2, refere-se a Elias que “fala” a Deus contra Israel; (b) a favor, em Rm 8.27, acerca da obra intercessora do Espírito Santo em favor dos santos: Rm 8.34, a respeito de semelhante obra intercessora de Jesus; o mesmo se dá em Hb 7.25.
2. huperentunchanò ( tm c p e i/T ir y x á v iij) , “fazer petição” ou “interceder em favor de outrem” (formado de huper, “em favor de”), é usado em Rm 8.26, acerca do trabalho do Espírito Santo em fazer “intercessão” (veja Rm 8.27).
(Dicionário Vine - CPAD)
 
A palavra mãdad também expressa a idéia de estender e estirar: “Então, [Elias] se mediu [se estendeu] sobre o menino  três vezes” (1 Rs 17.21).(Dicionário Vine - CPAD)
 
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para introduzir o tópico II da lição utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer.
 
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS
Raabe
Habitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã. Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3).
Viúva de Sarepta
Mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca, "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9). O que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26). Colocou DEUS em primeiro lugar (Mt 6.33),
Rute
Uma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt 4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de Elimeleque (4.3).
A mulher Síro-Fenícia
Mulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26; cf. Mt 15.21,22).
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA
1. A fonte de Querite.
2. Elias em Sarepta.
II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS
1. A soberania e graça de DEUS.
2. A providência de DEUS.
III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS
1. A escassez humana e a suficiência divina.
2. DEUS, a prioridade maior.
IV. O PODER DA ORAÇÃO
1. A oração intercessória.
2. A oração perseverante.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS incluiu uma estrangeira em seu plano.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência divina através do poder da Palavra de DEUS.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante confirmam o poder da oração.
 
INTERAÇÃO
Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão - confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor, supre as nossas necessidades. Confie!
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que DEUS é o nosso provedor.
Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos gentílicos.
Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico"
Sarepta
Durante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos (1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET, p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
 
SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39.
 
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Em verdade vos digo que muitas __________________________________ existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande ___________________________; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher _____________________________________" (Lc 4.25,26).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Para socorrer e ______________________________ os seus __________________________________, DEUS usa os _________________________________ mais inesperados.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi acolhido por uma viúva pobre, é emblemática?
(    ) DEUS cuida de cada um de seus filhos.
(    ) O episódio revela a onipotência de DEUS.
(    ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações.
 
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA
4- Por que Elias  precisava sair de cena por um tempo e por que não poderia ficar em Querite?
(    ) Elias uma querida por todos reinado de Acabe.
(    ) Logo após profetizar uma grande seca sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão".
(    ) Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.
(    ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite.
(    ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava o ponto final de sua jornada.
(    ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise.
(    ) Quem faz de "Querite" seu ponto final terá problemas porque certamente secará!
 
5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta?
(    ) Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício.
(    ) A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel..
(    ) A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de trinta quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel.
(    ) Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma!
(    ) No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta.
(    ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de DEUS para a efetivação do seu propósito.
 
II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS
6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para abençoar ao seu servo - quem era ela?
(    ) Era a viúva de um dos profetas do Senhor. Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano.
(    ) Quando o Senhor ordenou ao profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente".
(    ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos, aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia.
(    ) O texto é bem claro em referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva".
(    ) Quem era essa viúva ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano.
(    ) Era uma gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e desenvolvimento do plano divino.
 
7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias?
(    ) Preparou-lhe uma mulher viúva que possuía bom recurso.
(    ) A providência divina para com Elias revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou.
(    ) Um gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e pobre.
(    ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse.
(    ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso.
(    ) Como em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência.
(    ) A providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos corvos.
(    ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.
 
III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS
8- Como a suficiência divina opera na escassez humana?
(    ) A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito difícil! Era difícil, mas ela possuía!
(    ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.".
(    ) De fato o que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante!
(    ) A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito pouco! Era pouco, mas ela possuía!
(    ) DEUS queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.
(    ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com DEUS torna-se muito!
 
9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior, aprendendo com essa viúva?
(    ) O segredo é colocar a DEUS sempre em igual lugar de nossas prioridades.
(    ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho".
(    ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro significava colocar a DEUS em primeiro lugar.
(    ) O texto sagrado afirma que "foi ela e fez segundo a palavra de Elias".
(    ) Tivesse ela dado ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente teria perdido a bênção.
(    ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro lugar.
 
IV. O PODER DA ORAÇÃO 
10- Como foi a oração intercessória de Elias?
(    ) O texto de 2 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre o desafio aos profetas de Israel. E, de fato, isso aconteceu, no Monte Carmelo.
(    ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu.
(    ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra".
(    ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua eficácia.
(    ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor . DEUS ouviu e respondeu ao seu servo.
 
11- Como foi a oração perseverante de Elias?
(    ) Elias orou com insistência.
(    ) Ele estendeu-se sobre o menino duas vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração.
(    ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração.
 
12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho?
(    ) Porque não são acompanhados de estudo perseverante.
(    ) Porque não são acompanhados de oração perseverante.
(    ) O Senhor JESUS destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a parábola do juiz iníquo.
(    ) É com tal perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos.
 
CONCLUSÃO
13- Complete:
A _________________________________________ de DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o _______________________________ se revelam de forma maravilhosa no episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __________________________. Não há ____________________________ quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu __________________________ provedor.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm 

 

31 janeiro 2013

LIÇÃO 5, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO



LIÇÃO 5, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO

LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva


NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

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TEXTO ÁUREO
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" (2 Co 4.8,9). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
Os conflitos de Elias o levaram a enfrentar períodos de depressão e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o superar.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Tg 5.18 Elias, um homem spiritual
Terça - Tg 5.17 Elias, um homem sentimental
Quarta - 1 Rs 19.3 Elias, um homem em fuga
Quinta - 1 Rs 19.4 Elias, um homem em isolamento
Sexta - 1 Rs 19.4,5,6 Elias, um homem em autocomiseração
Sábado - 1 Rs 19.7 Elias, um homem sob os cuidados divinos
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 19.2-8
2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. 3 O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. 4 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5 E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. 7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. 8 Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de DEUS.
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Meus comentários (Ev. Henrique):
Elias não teve medo de 850 profetas, por que agora teria medo de uma mulher sem os 850 profetas que trabalhavam para ela? Estavam todos mortos.
Elias poderia pedir para descer fogo do céu e queimar a rainha Jezabel, mas isso era contra os princípios dos profetas que não podiam tocar na vida dos reis ou autoridades reais (ungidos de DEUS).
Elias deixa seu servo a salvo no território de Judá, além da fronteira com o território vizinho de Israel, onde Acabe e Jezabel não penetrariam - O legítimo servo de DEUS se preocupa com seus discípulos.
Todos os servos de DEUS, logo após serem usados por DEUS em grandes milagres, se sentem frustrados por não verem a reação correta do povo diante da presença de DEUS, não sentirem uma real conversão do povo. O que deveria ser óbvio diante de tanto poder e manifestação clara de Sua existência.
Enquanto Acabe foi comer e beber Elias foi orar. Essa é a maior diferença entre um homem de DEUS e um homem pouco espiritual ou de espiritualidade nenhuma - o homem de DEUS jejua sempre, estuda a palavra de DEUS sempre, Ora sempre.
Elias orou para não chover, agora ora para chover. DEUS faria tudo sem Elias, mas queria que Elias fosse seu intercessor entre ELE e o povo. Um homem de DEUS se coloca no chão diante de DEUS e pede, não exige. DEUS confirma sua oração com sinais, prodígios e maravilhas.
Elias falou com o moço para voltar sete vezes, indicando que a oração era insistente, perseverante, com fé.
Elias se sentiu agora, sem utilidade para DEUS aqui na terra, pois já havia feito o que precisava fazer e quem não se convertera é porque não queria mesmo se converter. Desejou estar com DEUS para sempre sem ter que enfrentar os inimigos de DEUS e agora dele também, por ter sido o instrumento de DEUS para conversão do povo. Sentia um tremendo cansaço e desânimo, normais a todos os que enfrentam grandes batalhas espirituais. Elias não sentiu desejo de se matar, mas desejo de estar para sempre com DEUS, nos braços do PAI - seu desejo foi cumprido sem ele ter que passar pela morte. Elias estava decepcionado com Acabe e com o povo - ele esperava que Acabe se convertesse totalmente com os milagres realizados por DEUS. Ele correu mais do que os cavalos de Acabe para mostrar mais uma vez a superioridadae de DEUS sobre os deuses. Não adiantou - Acabe continuava submisso a Jezabel que ameaça sua vida.
Elias não tinha problema com demônios, não estava doente. Sentia medo de morrer como qualquer homem normal. Qualquer crente que fez missões em algum local que havia perseguições por parte dos descrentes ou ateus sabe o que é ser ameaçado de morte e como isso dá medo. Eu mesmo passei por isso quando fazia missões tanto entre os índios como entre outros de outras cidades onde abri igrejas.
Elias subiu para um monte, pois era no monte que era mais forte - DEUS estava mais próximo dele ali - Foi de um monte que enviou fogo para destruir os soldados que o queriam prender - esperava confrontar os enviados da rainha dali - Mal sabia ele que teria ali um encontro real com DEUS.

Exemplos de servos de DEUS que desejaram a morte - nunca desejaram se matar, pois estariam desejando pecar - só quem tem direito sobre a vida é DEUS, eles desejavam na verdade é estar com DEUS, assim como Enoque, Moisés e Elias que subiram sem provarem da morte:
Jó - Jó 3.11, 13, 20, 21-26; 9.21
Abraão -
Moisés - (Nm 11.10-15
Davi - Sl 88.1-5
Elias - 1 Rs 19.4; Tg 5.17
Jeremias - (Jr 20.14-18)
Jonas - Jn 4.1-3
JESUS (como homem) - Mt 26.37-38
Paulo - Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Fl 1.21 - Rm 9.1-3; 1 Co 9.15; 2 Co1.8

Sinceramente não vejo Elias como alguém com depressão. Todos os servos de DEUS que são citados como depressivos por psicólogos, na verdade eram legítimos servos de DEUS que entregaram suas vidas a DEUS tão intensamente que desejavam estar com ELE o mais brevemente possível, pois enxergavam além do céu azul que vemos. Eram homens extramamente espirituais que não amavam as coisas materiais, mas as espirituais. Esses homens não podem ser compreendidos pelos amantes do mundo e da sabedoria humana. Raros são aqueles que realmente entregam-se totalmente a DEUS sem amarem o mundo e o que nele há. São os loucos, os depressivos, etc... dos quais o mundo não é digno.
os legítimos homens de DEUS não são de conversinhas tolas, não são de rodinhas políticas, não são de piadinhas, não são de banhos coletivos, não são de fofoquinhas. Tudo o que lhes causa prazer e alegria está suprido com a presença de DEUS.
Os homens citados acima sentiram o que DEUS sente, amaram o que DEUS ama, choraram o que DEUS chora, se entristeceram pelo que DEUS se entristece.
DEUS tratou com todos eles e todos eles descansaram em DEUS, se alegraram em DEUS, estão hoje na presença de DEUS.

Salmos 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará
Salmos 91:1
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. (Grifo nosso)
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

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Comentários BEP - CPAD
Em 1 Rs 19.3 ELE [ELIAS], SE LEVANTOU, E, PARA ESCAPAR COM VIDA, SE FOI.
À expressão da fé de Elias, e às suas vitórias sobrenaturais, no cap. 18, seguiram-se o medo, a fuga para salvar a vida e o desânimo, tudo resultando do propósito de Jezabel de destruir a vida do profeta (v. 2).
(1) Posto que Elias não recebera nenhuma mensagem do Senhor para permanecer em Jezreel, sua presença ali significava arriscar desnecessariamente a sua vida (cf. 18.1). Seguiu então para o monte Horebe (i.e., o monte Sinai).
(2) A retirada forçada de Elias para o território de Judá e o deserto é um exemplo daqueles que "por causa da justiça" (ver Mt 5.10) são maltratados e forçados a andar errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hb 11.37,38). De maneira semelhante a Elias, há profetas que tiveram de deixar suas igrejas; pregadores, os seus púlpitos; professores, as suas salas de aula; e leigos, os seus empregos; por se posicionarem contra o pecado, por falarem segundo a Palavra de DEUS, e seguirem o caminho da justiça, por amor do nome de DEUS. Grande é o seu galardão no céu (Mt 5.10-12).

Em 1 Rs 19.4 TOMA AGORA A MINHA VIDA.
Elias tomado de cansaço, desânimo, tristeza, orou pedindo a DEUS que Ele o dispensasse do pesado ministério profético e o deixasse partir para o descanso celestial.
(1) Os sentimentos de Elias não eram muito diferentes dos do
(a) apóstolo Paulo, quando afirmou ter "desejo de partir e estar com CRISTO" (Fp 1.23), ou
(b) dos heróis da fé, que "desejam uma [pátria] melhor, isto é, a celestial" (Hb 11.16; ver também Moisés, em Nm 11.15).
(2) Algumas das razões de estar Elias profundamente desanimado.
(a) Aparente fracasso: ele esperava a conversão de todo o Israel, e possivelmente, até mesmo de Jezabel; mas agora, pelo contrário, tinha que fugir para salvar sua vida. A esperança, a labuta e o esforço da sua vida inteira findavam agora em fracasso, conforme parecia (vv. 1-4).
(b) Solidão: julgava ser ele o único que batalhava pela verdade e justiça de DEUS (v. 10; cf. Paulo, 2 Tm 4.16).
(c) Exaustão física depois de uma longa e árdua viagem (vv. 3,4; 18.46).

Em 1 Rs 19.5 UM ANJO O TOCOU.
DEUS cuidou do desalentado Elias de modo compassivo e amorável (Hb 4.14,15).
(1) Permitiu que Elias dormisse (vv. 5,6).
(2) Fortaleceu-o com alimentos (vv. 5-7).
(3) Propiciou-lhe uma revelação inspiradora do seu poder e presença (vv. 11-13).
(4) Concedeu-lhe nova revelação e orientação (vv. 15-18).
(5) Deu-lhe um companheiro fiel e fraterno (vv. 16,19-21).
Noutras palavras, quando o filho de DEUS enfrenta o desânimo, no desempenho que DEUS lhe confiou, ele pode suplicar a DEUS, em nome de CRISTO, que lhe dê força, graça e coragem, e os capacite diante de tais situações (Hb 2.18; 3.6; 7.25).
Em 1 Rs 19.8 QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES.
Alguns consideram o jejum aqui mencionado, bem como o de Moisés (Êx 34.28) e o de JESUS (Mt 4.2), como casos de jejuns prolongados. Porém, os casos acima não são de jejum no sentido comum. Moisés, na presença de DEUS e envolvido na nuvem, foi sustentado de modo sobrenatural. Elias foi alimentado duas vezes de modo sobrenatural, o que lhe propiciou forças durante quarenta dias (vv. 6-8).
JESUS foi levado pelo ESPÍRITO ao deserto, e não sentiu fome a não ser depois de quarenta dias (ver Mt 4.2; 6.16).


PARA MELHOR ENTENDERMOS A LIÇÃO, VEJAMOS A LIÇÃO 4 - DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA - 3º trimestre de 2008
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - As doenças do nosso século - As Curas Que A Bíblia Oferece
Comentarista: Pr. Wagner dos Santos Gaby
 
TEXTO ÁUREO
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em DEUS, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença" (Sl 42.5).
 
VERDADE PRÁTICA:

DEUS não criou o ser humano para viver desanimado ou deprimido, mas para uma vida saudável e feliz.
 

A DEPRESSÃO ESPIRITUAL DO PROFETA ELIAS E O TRATAR DE DEUS (São Luis−MA pr.vilmar.rodrigues@hotmail.com pr.vilmar.rodrigues@hotmail.com)
 
A vida do ser humano sem DEUS pode ser resumida em uma só palavra: infelicidade. Infelicidade em última instância significa − ausência eterna da presença de DEUS. Ninguém deseja isso para si; pois quem desejaria para si a morte?
Uma pessoa que entrega sua vida verdadeiramente ao Senhor JESUS CRISTO e para Ele vive, passou da morte para vida, portanto, encontrou a felicidade.  Sendo isto um fato, temos que enfrentar a questão de muitos crentes fiéis estarem em profunda depressão espiritual.
Responder esta questão não é simples. Mas a Bíblia nos norteia nesse particular através de exemplos dos santos que enfrentaram o quarto escuro e solitário da depressão. O profeta Elias é um exemplo clássico do que estamos tratando.
 Em 1 Rs 19.1−8 encontramos o profeta prostrado no chão em grande declínio espiritual. Ele chega ao ponto de pedir para si a morte (v.4). Por quê? Para responder esta pergunta temos que analisar todo o contexto que envolve a referente passagem.
Elias surge no cenário de Israel em um momento extremamente difícil. Acabe era o rei. Sobre ele está escrito:
“Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. Como se fora coisa de somenos andar nos pecados de Jeroboão... tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, serviu a Baal, e o adorou” (16.30,31).
Acabe, por inveja e sob a influência da mulher tomou posse da vinha do falecido Nabote, morto maquiavelicamente por Jezabel e seus comparsas (21.1-16). Acabe era rei, mas não mandava; era isrealita, mas servia à Baal; queria ouvir a voz de DEUS, mas atendia as palavras dos falsos profetas; estava vivo, mas era como se estivesse morto. Acabe já era mau, mas por casar-se com uma mulher ímpia, impiedosa, idólatra e dominadora ficou pior ainda. Juntamente com sua mulher matou e perseguiu os profetas de DEUS durante os vinte e dois anos de seu reinado. Apesar de tudo, Acabe teve boas atuações, principalmente na área de construção civil (22.39).   
DEUS estava trabalhando em silêncio quando por meio de Obadias alimentou e protegeu de Acabe e Jezabel cem de seus profetas (18.5). Mas Sua paciência e seu silêncio para com os dois tinham acabado e como sinal disto enviou-lhes o profeta Elias.
Destaca-se de imediato em Elias três características indispensáveis a todo cristão: coragem no Senhor (17.1), obediência ao Senhor (v.2−5), dependência no Senhor (v.4−6). Isto tudo, observemos, em meio a um cenário de idolatria, perseguição e corrupção. Agora, para piorar, por causa do pecado, não cairia sobre a terra dos hebreus orvalho e chuva durante três anos e meio.
Até ao triunfo do Carmelo quando Elias sozinho enfrentou quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e quatrocentos de poste-ídolo, não se observa nele segundo as Escrituras nenhum traço de depressão espiritual. Mas depois do Carmelo e mais precisamente quando Elias aguardava à entrada de Jezreel boas notícias que dentro de um prognóstico seu viriam da casa real, tudo mudou (18.46)!
 Elias fez um prognóstico que uma vez exterminados os falsos profetas de Baal, DEUS, de imediato, enviaria o avivamento espiritual sobre toda a nação. Isto fica mais evidente quando depois da vitória sobre os falsos profetas, Elias disse a Acabe: “Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva” (18.41). A chuva era o sinal! Quando acabe deu a notícia a Jezabel, ela prontamente enviou um mensageiro dizer a Elias: “Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles” (19.2). A reação imediata do profeta foi esta:     “Temendo, pois, Elias, levantou-se e, para salvar sua vida, se foi e chegando a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço” (19.3). Depois de percorrer uns cento e sessenta quilômetros, ele deixou o seu discípulo e se prostrou debaixo de um zimbro de tanta exaustão. Elias não estava preparado para esta resposta da realeza, pois entendia que todo o problema em Israel se resumia aos falsos profetas. Concluiu que uma vez exterminados, não só a chuva cairia, mas a fome deixaria de assolar a nação, o pasto ressurgiria para alimentar o gado; lagos, córregos, e rios alegrariam o povo em abundância de água – que mais a realeza e a multidão queriam?
Elias caiu em depressão por se achar um fracassado em sua missão espiritual para com o povo e, sobretudo com Acabe e Jezabel. As bênçãos materiais, DEUS tinha derramado, mas as espirituais como a salvação e a mudança de atitude da realeza para com Ele mesmo e seu povo, o Senhor não realizara. Isso foi o bastante para o mundo de Elias ruir. Disse o profeta:“Basta; toma agora a minha alma, não sou melhor do que meus pais”19.4. Elias não teve poder de reação para lidar com o ocorrido. É um perigo quando objetivamos algo e em prol deste algo empenhamos toda a nossa força sem lograr êxito. Elias se sentiu assim. Julgou que seu esforço foi em vão porque DEUS não agiu na realeza de Israel conforme seu ponto de vista. A vontade do Senhor é soberana! O profeta Jonas se viu decepcionado com DEUS, pois não obteve o resultado que queria com sua pregação, resultado: entrou em depressão.
A depressão espiritual de Elias trouxe-lhe conseqüências drásticas.
Em primeiro lugar: medo. O texto nos diz: “Temendo, pois, Elias, levantou-se e, para salvar a sua vida se foi...” (19.3). O profeta valente e ousado agora estava fugindo de medo das ameaças da rainha (v.2) que poderia lhe tirar a própria vida (v.3).
Em segundo lugar: desesperança. Observemos que a Palavra é clara: “e ali deixou o seu moço” (v.3). Elias perdeu o ânimo para ensinar o seu discípulo (v.3) e o amor por si próprio (v.4).
Em terceiro lugar: esgotamento. Isto é evidente: “Deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro” (v.5). Seu esgotamento não só foi físico (vs. 5-7), mas também espiritual (v.8), por isso que Elias por orientação de um anjo do Senhor foi se tratar com DEUS no monte Horebe.
Tiago bem disse que o profeta Elias foi homem semelhante a nós, sujeito aos nossos mesmos sentimentos (Tg 5.17). Não só Elias, mas Davi (Sl 51.10,12), Asafe (Sl 73.2,3), Pedro (Mt 26.74,75), Paulo (2 Tm 4.9−18) entre outros personagens bíblicos caíram em depressão espiritual. DEUS tratou com todos.
DEUS não só habita no alto e santo lugar, mas também com o contrito e quebrantado de coração (Is 57.15). Jeová jamais deixaria só seus filhos no quarto escuro e solitário da depressão espiritual. O hino 193 da harpa cristã de Paulo Leivas Macalão traz a confiança inabalável em DEUS oriunda do usufruto de Sua presença apesar da depressão:
Ele intercede por ti, minh’alma;
Espera Nele, com fé e calma;
JESUS de todos teus males salva,
 E te abençoa dos altos céus.
Foi a intercessão de JESUS por Pedro, quando este lhe negou por três vezes, que o sustentou em seu choro de amargura e desespero: “Eu, porém, roguei por ti, para que tua fé não desfaleça” (Lc 22.32a). O salmista com veemência exclamou: “Por que estás abatida, ó minha alma? Espera em DEUS, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e DEUS meu” (Sl 42.5). Fica claro que a cura da depressão espiritual se centraliza em DEUS. Fica claro também que todos os grandes homens de DEUS que caíram em depressão correram para o trono da graça a fim de obterem socorro em ocasião oportuna. Quando esta força de buscar o trono era inexistente, o Senhor ia ao encontro dos seus filhos, como no caso de Pedro e especificamente no caso de Elias.
O texto de 1 Rs 19.9−18 mostra como DEUS tratou e restaurou o seu profeta.
Primeiro: DEUS levou Elias à sua presença. O verso 9 diz: “Ali entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”.
O profeta passou uma noite inteira no divã de DEUS. Foi o próprio Senhor que o conduziu à sua presença. Os versos 7 e 8 deixam claro isto: “Voltou segunda vez o anjo do senhor, tocou−o e lhe disse: Levanta−te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou−se, pois, comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de DEUS”. DEUS estava em silêncio quando Elias estava prostrado no chão pedindo para si a morte. Agora, no monte Horebe é diferente, DEUS lhe dirige a palavra: “Que fazes aqui Elias?”. Quem não anela ouvir em meio às tempestades a voz inconfundível de DEUS? Feliz o homem cujo deserto termina no monte santo de DEUS!!. A palavra de Jeová é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105). E mais: “Na tua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.11). O profeta deprimido, como qualquer outro crente, precisava da amável e confortadora presença de DEUS. Foi Somente no trono do Pai que Elias se reencontrou com a verdadeira alegria que a depressão espiritual lhe tirou.
Segundo: DEUS se revelou maravilhosamente a Elias. No verso 11 está escrito: “Disse−lhe DEUS: Sai, e põe−te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor...”
São poucos os casos bíblicos em que DEUS se revela de uma maneira especial para os seus filhos. Abraão foi chamado amigo de DEUS (Tg 2.23). Enoque andou com DEUS (Gn 5.24). Jó depois da provação, quando perdeu bens, amigos, filhos, saúde, pôde dizer: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino no pó e na cinza” (Jó 42.5,6). Existe um anelo em todo cristão para contemplar a grandeza do Senhor, à semelhança de Moisés que suplicou a DEUS: “Rogo−te que me mostres a tua glória. Respondeu−lhe, o Senhor: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Êx 33.18,19). É na vontade soberana de DEUS que está o segredo de Sua manifestação pessoal aos seus. Isto não implica dizer não devamos pedir e orar pela bênção. Devemos sim, buscar acima de tudo o DEUS da bênção e não meramente a bênção como é corrente nos dias de hoje! Elias, assim como os outros, foi agraciado por DEUS com Sua maravilhosa manifestação.
No verso 11, DEUS não estava num grande e forte vento; muito menos no terremoto. No verso 12, o Senhor não estava no fogo, mas numa brisa suave e tranqüila. À suave manifestação de DEUS, Elias “envolveu o rosto no seu manto...” (v. 13). O profeta sentiu o marcante poder santificador e renovador do Senhor. Não há depressão espiritual que resista ao tratar do Médico dos médicos. È Ele quem unicamente amassa o barro porque Ele é o oleiro!
Terceiro: DEUS deu uma lição no profeta Elias. No verso 18 DEUS fala assim: “Também conservei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou”.
DEUS é o mestre por excelência. Ele ensinou ao rebelde e insensível profeta Jonas o valor do verdadeiro amor ao próximo através da morte de uma simples planta (Jn 4.6−11). O salmista aprendeu o valor da disciplina divina, pois escreveu: “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Bem sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que com fidelidade me afligiste” (Sl 119.67,75). Elias experimentou a correção celestial em sua vida. Mas antes disto se estribou em sua fidelidade a DEUS para reclamar Sua proteção. No verso 14 ele repete com mais intensidade o que falara no versículo 11: “Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor DEUS dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar−me a vida”. O profeta ouviu no verso 18 do próprio DEUS: “Também conservei em Israel”, Elias, “sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou”. Jeová mostrou ao seu profeta que estava trabalhando em secreto. Elias estava se achando o último dos profetas. Talvez imaginasse que nele se resumisse a esperança de Israel. Elias aprendeu que DEUS é DEUS. 
Que lição!
Quarto: DEUS renovou a vocação profética de Elias. O versículo 15 evidencia isto: “Disse−lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e...”
Uma vez revigorado, Elias, o tesbita, tinha que ungir Hazael como rei da Síria (v.15); Jeú como rei de Israel (v.16); e a tarefa mais difícil, que era ungir a Eliseu como profeta em seu lugar (v.17). Elias tinha agora que passar o cajado. Talvez não imaginasse que este dia chegasse nestas circunstâncias. Contudo, tinha sido renovado para tal missão! O avivamento sempre foi derramado por DEUS quando necessário sobre Israel, bem como individualmente sobre seus filhos. DEUS renovou Israel no tempo do profeta Samuel (Sm 7.1−13); do rei Josias (2 Rs 11.18); de Esdras e Neemias (Ed 10.3; Ne 13.19). É notório que de forma particularizada o avivamento desceu várias vezes sobre o melancólico Jeremias (Jr 17.14). Davi experimentou isto em meio a sua confissão de pecado de adultério ao Senhor (Sl 51). No Novo Testamento o apóstolo Paulo disse ao jovem e introvertido pastor Timóteo: “reavives o dom de DEUS, que há em ti pela imposição de minhas mãos” (2 Tm 1.6). A igreja primitiva de Atos é o modelo terreno a ser seguido. Mas ela foi uma igreja que se desenvolveu debaixo da chuva poderosa do avivamento. Sempre precisaremos do renovo de DEUS em nossas vidas. Grandes homens de DEUS precisaram! Elias necessitou! Portanto, busquemos o trono da graça do Senhor, pois de lá, somente de lá vem o reavivamento que nos curará de toda depressão espiritual.
Sempre nos lembraremos e louvaremos a estrofe do hino harpa 193:
“Por que te abates, ó minha alma?
E te comoves perdendo a calma?
Não tenhas medo, em DEUS espera,
Porque bem cedo, JESUS virá (P.L.M)”.
Ao Rei eterno e imortal, honra e glória através dos séculos. Amém!
 
 
Depressão (http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/depressao.asp) 

Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais freqüente do que se imaginava. Estudos recentes mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. Essas porcentagens são semelhantes ao número de casos de hipertensão e infecções respiratórias que os clínicos atendem em seus serviços. Ao contrário dessas doenças, entretanto, eles não costumam estar preparados para reconhecer e tratar depressões.
Para caracterizar o diagnóstico de depressão, foi criada a tabela de abaixo. Nela, cinco ou mais dos sintomas relacionados devem estar presentes. Dentre eles, um é obrigatório: estado deprimido ou falta de motivação para as tarefas diárias, há pelo menos duas semanas.

Critérios para diagnóstico de depressão
(Segundo o DSM-IV, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição).

1· Estado deprimido:
sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
2· Anedônia:
interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
3· Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
4· Dificuldade de concentração:
habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
5· Fadiga ou perda de energia;
6· Distúrbios do sono:
insônia ou hipersônia praticamente diárias;
7· Problemas psicomotores:
agitação ou retardo psicomotor;
8· Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
9· Idéias recorrentes de morte ou suicídio.


De acordo com o número de itens respondidos afirmativamente, o estado depressivo pode ser classificado em três grupos;
1) Depressão menor:
2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia;
2) Distimia:
3ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;
3) Depressão maior:
5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia.

Os sintomas da depressão interferem drasticamente com a qualidade de vida e estão associados a altos custos sociais: perda de dias no trabalho, atendimento médico, medicamentos e suicídio. Pelo menos 60% das pessoas que se suicidam apresentam sintomas característicos da doença.
Embora possa começar em qualquer idade, a maioria dos casos tem seu início entre os 20 e os 40 anos. Tipicamente, os sintomas se desenvolvem no decorrer de dias ou semanas e, se não forem tratados, podem durar de seis meses a dois anos. Passado esse período, a maioria dos pacientes retorna à vida normal. No entanto, em 25% das vezes a doença se torna crônica.


Fatores de risco para depressão
· História familiar de depressão;
· Sexo feminino;
· Idade mais avançada;
· Episódios anteriores de depressão;
· Parto recente;
· Acontecimentos estressantes;
· Dependência de droga.

 
O número de casos entre mulheres é o dobro dos homens. Não se sabe se a diferença é devida a pressões sociais, diferenças psicológicas ou ambas. A vulnerabilidade feminina é maior no período pós-parto: cerca de 15% das mulheres relatam sintomas de depressão nos seis meses que se seguem ao nascimento de um filho.
A doença é recorrente. Os que já tiveram um episódio de depressão no passado correm 50% de risco de repeti-lo. Se já ocorreram dois, a probabilidade de recidiva pode chegar a 90%; e se tiverem sido três episódios, a probabilidade de acontecer o quarto ultrapassa 90%.

Como é sabido, quadros de depressão podem ser disparados por problemas psicossociais como a perda de uma pessoa querida, do emprego ou o final de uma relação amorosa. No entanto, até um terço dos casos estão associados a condições médicas como câncer, dores crônicas, doença coronariana, diabetes, epilepsia, infecção pelo HIV, doença de Parkinson, derrame cerebral, doenças da tireóide e outras.
Diversos medicamentos de uso continuado podem provocar quadros depressivos. Entre eles estão os anti-hipertensivos, as anfetaminas (incluídas em diversas fórmulas para controlar o apetite), os benzodiazepínicos, as drogas para tratamento de gastrites e úlceras (cimetidina e ranitidina), os contraceptivos orais, cocaína, álcool, antiinflamatórios e derivados da cortisona.
A maioria dos autores concorda que a psicoterapia pode controlar casos leves ou moderados de depressão. O método oferece a vantagem teórica de não empregar medicamentos e diminuir o risco de recidiva do quadro, desde que a pessoa aprenda a reconhecer e lidar com os problemas que a conduziram a ele. A grande desvantagem, no entanto, está na lentidão e imprevisibilidade da resposta. A psicoterapia não deve ser indicada como tratamento exclusivo nos casos graves.
Embora reconheçam os benefícios da psicoterapia, a maioria dos autores admite que a tendência moderna é empregar medicamentos para tratar quadros depressivos.
 
O plano terapêutico deve compreender três fases:

1) Fase aguda: Dura seis a doze semanas, e tem o objetivo de fazer regredir os sinais e sintomas da doença. Cerca de 70% dos pacientes responde a esta fase. Quando não ocorre resposta, o diagnóstico de depressão precisa ser reavaliado e, se houver confirmação, o esquema de tratamento modificado.

2) Fase de continuidade: Nela, a medicação deve ser mantida em doses plenas por quatro a nove meses, contados a partir do desaparecimento dos sintomas, com o objetivo de evitar recidivas. A descontinuação prematura aumenta o risco de recidiva em 20% a 40%.

3) Fase de manutenção: Não tem duração definida (pode ser mantida por muitos anos). Está indicada apenas nos casos de depressão grave, com alto risco de recidiva ou idéias dominantes de suicídio. Deve ser considerada nas pessoas que tiveram três ou mais episódios de depressão, ou dois episódios mais história familiar de depressão recidivante, instalação dos sintomas antes dos 20 anos de idade ou em qualquer caso com risco de morte.
Quem começa um tratamento desses deve ser alertado para o fato de que os benefícios podem não ser aparentes nas primeiras duas a quatro semanas. Nessa fase, em que alguns experimentam os efeitos colaterais dos medicamentos sem notar melhora, muitos desistem do tratamento.
Muitos portadores de depressão não se dispõem a fazer psicoterapia nem a tomar remédio. Esses devem praticar exercício físico com regularidade (melhora o humor e a auto-imagem) e aumentar o número de atividades diárias capazes de lhes dar prazer. Precisam estar cientes, porém, de que depressão é doença potencialmente grave, recidivante, capaz de evoluir independentemente do controle voluntário.


Depressão na infância e adolescência
Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que se manifesta não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. Qualquer criança ou adolescente pode ficar triste, mas o que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.
Em pelo menos 20% dos pacientes com depressão instalada na infância ou adolescência, existe risco de surgirem distúrbios bipolares, nos quais fases de depressão se alternam com outras de mania, caracterizadas por euforia, agitação psicomotora, diminuição da necessidade de sono, idéias de grandeza e comportamentos de risco.
Antes da puberdade, o risco de apresentar depressão é o mesmo para meninos ou meninas. Mais tarde, ele se torna duas vezes maior no sexo feminino. A prevalência da enfermidade é alta: depressão está presente em 1% das crianças e em 5% dos adolescentes.
Ter um dos pais com depressão aumenta de 2 a 4 vezes o risco da criança. O quadro é mais comum entre portadores de doenças crônicas como diabetes, epilepsia ou depois de acontecimentos estressantes como a perda de um ente querido. Negligência dos pais ou violência sofrida na primeira infância também aumenta o risco.
É muito difícil tratar depressão em adolescentes sem os pais estarem esclarecidos sobre a natureza da enfermidade, seus sintomas, causas, provável evolução e as opções medicamentosas.
Os estudos mostram que 60% desses pacientes respondem ao tratamento. Esses medicamentos apresentam menos efeitos colaterais e risco de complicações por overdose menor do que outras classes de antidepressivos. A recomendação é iniciar o esquema com 50% da dose e depois ajustá-la no decorrer de três semanas de acordo com a resposta e os efeitos colaterais. Obtida a resposta clínica, o tratamento deve ser mantido por seis meses, no mínimo, para evitar recaídas.
A terapia comportamental mostrou eficácia em ensaios clínicos, e parece dar resultados melhores do que outras formas de psicoterapia. Através dela os especialistas procuram ensinar aos pacientes como encontrar prazer em atividades rotineiras, melhorar relações interpessoais, identificar e modificar padrões cognitivos que conduzem à depressão.
Outro tipo de psicoterapia eficaz em ensaios clínicos é conhecida como terapia interpessoal. Nela, os pacientes aprendem a lidar com dificuldades pessoais como a perda de relacionamentos, as decepções e frustrações da vida cotidiana. O tratamento psicoterápico deve ser mantido por seis meses, no mínimo.
Como o abuso de drogas psicoativas e suicídio são conseqüências possíveis de quadros depressivos, os familiares devem estar atentos e encaminhar os doentes a serviços especializados assim que surgirem os primeiros indícios de que os problemas da depressão possam estar presentes.
 
Depressão: doença que precisa de tratamento (Ricardo Moreno - médico psiquiatra e professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo).
Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer. É também uma doença recorrente. Quem já teve um episódio na vida, apresenta cerca de 50% de possibilidades de manifestar outro; quem teve dois, 70% e, no caso de três quadros bem caracterizados, esse número pode chegar a 90%.
A depressão é uma patologia que atinge os mediadores bioquímicos que agem na condução dos estímulos através dos neurônios que possuem prolongamentos que não se tocam. Entre um e outro, há um espaço livre chamado sinapse absolutamente fundamental para a troca de substâncias químicas, íons e correntes elétricas. Essas substâncias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neurotransmissores, vão modular a passagem do estímulo representado por sinais elétricos.
Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro.
 
Diferença entre tristeza e depressão
Dráuzio – Vamos começar pela pergunta clássica: qual a diferença entre tristeza e depressão?
R. Moreno - Tristeza é um fenômeno normal que faz parte da vida psicológica de todos nós. Depressão é um estado patológico. Existem diferenças bem demarcadas entre uma e outra. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir. Além disso, a depressão provoca sintomas como desânimo e falta de interesse por qualquer atividade. É um transtorno que pode vir acompanhado ou não do sentimento de tristeza e prejudica o funcionamento psicológico, social e de trabalho.
 
Possibilidades de prevenção
Dráuzio – O que se pode fazer neste mundo moderno para não cair em depressão?
R. Moreno – A primeira coisa é apelar para o bom-senso. Não há uma receita básica , mas todos podemos contar com o bom-senso para conseguir uma qualidade de vida satisfatória. Depois, é preciso desenvolver a capacidade de enfrentar e resolver problemas, dificuldades e conflitos. Tanto isso é possível que apenas 18% da população apresenta quadros depressivos ao longo da vida. Problemas todos temos. É necessário, dentro das possibilidades, aprender a lidar com eles e a não deixar que nos abalem demais.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, nossa lição trata de uma das doenças mais perniciosas de nossos dias, a depressão. Tendo como base a vida do profeta Elias, o comentarista discorre a respeito do assunto. Leia atentamente toda a história do profeta e grife os textos que assinalam suas grandes realizações espirituais, mas também suas fraquezas tal qual encontramos em Tg 5.17,18. Apresente aos alunos uma tabela com as seguintes características dos crentes esgotados: apatia, ira, ressentimento, vulnerabilidade às doenças, desilusões, antipatia, mau humor, agressividade, isolamento, intolerância e aversão aos outros. Algumas delas também estiveram presentes no profeta. Incremente o gráfico conforme suas anotações a respeito do porta-voz divino, Elias. A despeito de alguns pensarem que o crente jamais se deprime, a própria Bíblia menciona diversos casos de servos de DEUS que passaram por severas crises dessa doença, que se mostra cada vez mais ativa nesses últimos tempos. Como enfrentá-la? Quais são suas causas? É sobre esse importante assunto que iremos estudar nesta lição.
 
Elias soube dizer à viúva: "Não temas", mas não soube dizer a si mesmo as mesmas palavras de fé. Assim é a vida de um servo de DEUS, não é infalível e nem um super-homem, às vezes passa por momentos mais angustiantes que os demais, mesmo tendo sido usado grandiosamente por DEUS:
 
 
 



Depressão de Elias. Tabela com as características dos crentes esgotados:


Vitórias na vida de Elias


Resumo da vida de Elias:




apatia


Sua aparição não anunciada ante o idólatra rei Acabe a fim de anunciar uma prolongada seca, 1Rs 17:1


Três vezes alimentado por provisão divina:
Por corvos, 1Rs 17:6.
Pela despensa da viúva, que milagrosamente aumentava, 1Rs 17:15.
Por um anjo, 1Rs 19:5-8.


Os milagres realizados por Elias:






 




ira


Foi sustentado com alimento trazido por corvos, 1Rs 17:2-6


Reformista valente, 1Rs 18:17-40.


Faz que não chova, 1Rs 17:1; Tg 5:17.




ressentimento


Elias, por meio de grande esforço, em oração, trazer o menino de volta à vida, 1Rs 17:17-24.


Repreendeu reis, 1Rs 21:20; 2Rs 1:16.


Multiplica a farinha e o azeite, 1Rs 17:14.




vulnerabilidade às doenças


No monte Carmelo, 1Rs 18:20-40. Depois da oração de Elias, o fogo divino desce e consome o sacrifício, v. 30-38 


Poderoso na oração, 1Rs 17:20-22; 18:36-38; Tg 5:17.


Ressuscita um menino, 1Rs 17:22.




desilusões


O fim da seca. A oração de Elias pela chuva. O profeta corre adiante do rei até Jezreel, 1Rs 18:41-46.


Deixou-se desencorajar, em certa ocasião, 1Rs 19:3,4.


Consome o holocausto, 1Rs 18:38.




antipatia


Alimentado por um anjo e continua seu caminho até o monte Horebe, 1Rs 19:1-8. 


Não era infalível ao julgar,

1Rs 19:14,18.


Consome pelo fogo os capitães e seus homens, 2Rs 1:10.




mau humor


Elias pronuncia sentença sobre o malvado rei e sua esposa, 1Rs 21:17-24. 


 


Faz que chova de novo, 1Rs 18:41.




agressividade


O rei envia duas companhias de soldados para capturar o profeta, mas Elias pede fogo do céu e destrói-as, 2Rs 1:1-12.


 


Divide as águas do Jordão, 2Rs 2:8.




isolamento


Acompanhado por Eliseu, viaja através do país até chegar ao rio Jordão, onde Elias golpeia as águas com seu manto, e ambos o cruzam em terra seca. 


 


 




intolerância 


Enquanto conversam, Eliseu formula seu pedido de despedida. Subitamente, um carro de fogo separa os dois amigos, e Elias é levado por um redemoinho ao céu, 2Rs 2:1-11. 


 


 




aversão aos outros


No monte da Transfiguração. Elias reaparece com Moisés e conversa com CRISTO, Mt 17:3. 


ELIAS, o profeta: Referências gerais: 1Rs 17:1,15,23; 18:21; 19:5,19; 21:17; 2Rs 1:3,10; 2:11; 2Cr 21:12; Ml 4:5; Mt 17:3; Lc 4:26; 9:54; Tg 5:17.

 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

Subsídio Devocional
"Lidando com o Estresse
1. Use seus recursos espirituais. Pergunte-se: 'Estou orando e estudando a Palavra? Minha vida devocional está indo bem?' Sua vida espiritual e disciplinas são seus recursos espirituais.
2. Anote num papel as situações estressantes de sua vida. Não deixe nada de fora. Podem ser conflitos pessoais, obrigações e outros assuntos que o estejam afligindo. Ore por cada item da lista e lance suas ansiedades sobre JESUS.
3. Reexamine suas prioridades. As prioridades em nossas vidas devem ser (1) nosso relacionamento com DEUS, (2) nosso relacionamento com a esposa e filhos e (3) nosso ministério.

4. Faça mudanças. Quando examinamos todas as nossas responsabilidades e exigências de tempo, freqüentemente vemos a necessidade de fazer algumas mudanças. Algumas responsabilidades podem ser delegadas a outras pessoas competentes. Outras podem ser adiadas ou mesmo canceladas. Se você está dominado pela abundância de ocupações de sua agenda, analise que compromissos podem ser mudados. Foi o que Jetro comentou a seu genro Moisés: 'Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer' (Êx 18.18)."

(GOODALL, W. I. Dominando o estresse e evitando o esgotamento. In CARLSON, R. (et al) O pastor pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.173-4.)
 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
CARLSON, R. (et al) O pastor pentecostal. RJ: CPAD, 1999.

DANIEL. Silas. Como vencer a frustração espiritual. RJ: CPAD, 2006.

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão, CPAD, no 35, p.38.

 

APLICAÇÃO PESSOAL
Após muitas e incansáveis realizações espirituais, Elias cansou-se. Nem mesmo a lembrança dos milagres passados trazia refrigério àquele profeta de DEUS. A autocomiseração, a solidão, o esgotamento físico e mental, a incerteza da eficácia de suas realizações e o desânimo o dominavam lentamente (1 Rs 19.414). Esqueceu-se dos grandes milagres operados pelo próprio DEUS em sua vida. Estava, o profeta, frustrado, abatido e deprimido. Mas como julgar o sucesso ministerial? Acaso Elias não era bem-sucedido? O teólogo Silas Daniel afirma que o sucesso ministerial caracteriza-se 'pelo fiel cumprimento da chamada divina e não necessariamente pela quantidade do que foi conquistado. Não deve ser medido apenas pelas bênçãos recebidas hoje, mas pelas que virão e pelo cumprimento fiel das nossas responsabilidades. Passa pela qualidade do nosso serviço a DEUS e não necessariamente pela quantidade do nosso serviço.' (Como vencer a frustração espiritual, pp.126-8.) Não desanimes! 'DEUS não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho da caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis' (Hb 6.10).
 
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INTERAÇÃO 
No ambiente eclesiástico é comum pensar que o crente é imune às doenças da alma. É como se o seguidor de JESUS vivesse dentro de uma redoma de vidro isolado e "protegido" de qualquer desconforto psicossocial. Ledo engano! As Escrituras falam claramente das fragilidades humanas e descreve-as na vida dos maiores "gigantes espirituais". A história da Igreja mostra-nos baluartes dos movimentos de despertamentos e avivamentos espirituais - nos séculos XVIII e XIX - que sofriam profundas crises na alma. Mas o Senhor não deixou de usá-los por isso. Era o caso de David Brainerd, missionário norte-americano; John Bunyan, profícuo escritor cristão e pregador britânico; William Cowper, poeta e compositor britânico.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender a humanidade do profeta Elias.  
Identificar as causas e sintomas da depressão de Elias.  
Detalhar o tratamento de DEUS à depressão de Elias.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
Professor, para introduzir a lição dessa semana conceitue a depressão, suas causas e sintomas. (1) Depressão - é um transtorno psiquiátrico ligado a um desequilíbrio das substâncias químicas no cérebro. Portanto, depressão não é tristeza, é uma doença que precisa ser tratada. (2) Causas e Sintomas - genético, tipo de estilo de vida, alimentação, estresse e problemas de ordem pessoal. Os sintomas gerais são: humor deprimido, isolamento social, comportamento autodestrutivo, tentativa de suicídio, delírios, etc. Essa é apenas uma sugestão para auxiliar na  preparação de sua aula. Não deixe, pois, de fazer a sua pesquisa. Use livros, revistas, internet, etc. As possibilidades são muitas.
 
PALAVRA-CHAVE - DEPRESSÃO - Distúrbio mental caracterizado por desânimo, sensação de cansaço, ansiedade em grau maior ou menos.
 
RESUMO DA LIÇÃO 5, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO

I.  ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS 
1. Um homem espiritual.
2. Um homem sentimental.
II. AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS 
1. Decepção.
2. Medo.
III. AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS 
1. Fuga e isolamento.
2. Autopiedade e desejo de morrer.
IV. O SOCORRO DIVINO 
1. Provisão física.
2. Provisão espiritual.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Elias era um homem como outro qualquer. Sujeito às intempéries da vida.  
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Os conflitos de Elias estavam associados à decepção e o medo. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - Algumas características que podem descrever a depressão de Elias são: desejo de fuga, isolamento, autopiedade e desejo de morrer.  
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - O socorre divino trouxe provisão física e espiritual ao profeta Elias.  
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
"[Uma Resposta de DEUS a Elias]
Em um determinado ponto da história, Elias, totalmente triste, disse: 'E eu fiquei só', achando que era o único israelita que se arrependeu, que creu e que conheceu o perdão de DEUS (1 Rs19.14). O Senhor repreende-o e afirma: 'Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal' (1 Rs 19.18). Em sua Epístola aos Romanos, Paulo cita essa história, com queixa de Elias e a repreensão do Senhor, e acrescenta logo depois: 'Assim, pois, também agora neste tempo ficou em resto, segundo a eleição da graça' (Rm 11.5).
Por que DEUS é tão gracioso que nos escolhe? Porque Ele quer um nome para si mesmo. Na consagração do Templo, Salomão ora para que DEUS abençoe seu povo: 'Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é DEUS e que não há outro' (1 Rs 8.60).
[...] DEUS chama um povo para ser seu para a sua glória. Ouvir a esse chamado e aceitá-lo é a estrada para frente e para cima. Recusar esse chamado, por menor que se inicie a recusa, leva apenas ao declínio. E o fim não é bom. Oro para que seu fim seja bom e para que suas escolhas, mesmo hoje, caminhem nessa direção" (DEVER, Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. 1.ed. Rio de Janeiro: 2008, p.322). 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Devocional
"Distúrbios psicossomáticos
A revista Isto É, em sua edição número 2004 [...] faz uma análise do poder das emoções e os males que as emoções negativas causam ao coração. Esta reportagem científica da Isto É, trata especialmente dos prejuízos do coração. Fala que o primeiro caminho a ser seguido para atingir o coração é através do sistema nervoso autônomo (SNA). Ele envia sinais elétricos, recebidos por fibras nervosas presentes no tecido cardíaco. Seu papel é acelerar ou diminuir o ritmo cardíaco. A outra via é química. Seu principal agente são os hormônios, como a adrenalina, por exemplo, secretados por algumas glândulas. Eles entram em ação após receber as ordens do hipotálamo, parte do sistema límbico, gerando sérios problemas ao coração.
Quando as pessoas têm raiva, irritação, ansiedade, tristeza e depressão acontece o seguinte: as glândulas adrenais, situadas acima dos rins, aumentam a produção de adrenalina e provoca:
- Diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial. - Maior produção de fatores pró-coagulante, deixando o corpo mais vunerável à formação de coágulos que podem entupir as artérias.
- Desequilíbrio na atividade do endotélio, tecido que reveste as paredes dos vasos. Ele produz substâncias que ajudam na dilatação das artérias e outras envolvidas em processos inflamatórios. Como resultado, há maior estreitamento dos vasos e produção de compostos inflamatórios.
- Pelo sistema nervoso, são emitidos sinais que elevam a frequência cardíaca.
- Há prejuízo no sistema de defesa do corpo, ficando nosso corpo sujeito às várias doenças.
- A depressão, por exemplo, aumenta o batimento cardíaco e prejudica sua vulnerabilidade. Se não há variação, há sobrecarga do músculo cardíaco.
Tudo isso aumenta as chances de infarto em portadores de fatores de risco, como alto colesterol e hipertensão.
Enfim, as emoções prejudicam terrivelmente o coração, mas também prejudica o estômago, a pele, as vias respiratórias e todos os demais órgãos do corpo.
[...] A melhor prevenção de doenças é ter equilíbrio espiritual e emocional. É trabalhar com tranquilidade e paz. É vencer o ódio, o ressentimento, a preocupação e a ansiedade" (FERREIRA, Israel Alves. 1. ed. As emoções de um líder: Como administrar corretamente as suas emoções. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 117-18).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
DEVER, Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SEAMANDS, Stephen. Feridas que Curam: Levando Nossos Sofrimentos à Cruz. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
 
SAIBA MAIS pela Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.38.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 5, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO

Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Em tudo somos __________________________________, mas não angustiados; ______________________________, mas não desanimados; ________________________________, mas não desamparados; __________________________________, mas não destruídos" (2 Co 4.8,9). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
Os _________________________________ de Elias o levaram a enfrentar períodos de _________________________ e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o ______________________________.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- De que maneira as Escritura mostram os homens de DEUS?
(    ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - super-homens.
(    ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim anjos.
(    ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim humanos.
 
I.  ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS 
4- Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas Escrituras atestam essa verdade. Complete segundo esta verdade:
Primeiramente, vemos Elias como um profeta profundamente envolvido com a __________________________ de DEUS: "E que conforme a tua ___________________________ fiz todas estas coisas" (1 Rs 18.36). Em segundo lugar, o profeta de Tisbe possuía uma profunda vida devocional. Ele era um homem de _______________________________: "E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se __________________________ por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá ________________________ vezes" (1 Rs 18.42,43).  Elias conhecia os infinitos recursos da ____________________________________!
 
5- Elias não era apenas um homem espiritual, ele também era sentimental. Complete segundo esta verdade:
O apóstolo Tiago afirma que: "Elias era homem sujeito às mesmas _________________________________ que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por ________________________ anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17). Tiago diz duas coisas importantíssimas sobre Elias que nós parecemos esquecer: primeiramente "Elias era _________________________". Elias foi um gigante espiritual, mas era homem! Não era um anjo! Em segundo lugar, Elias possuía "as mesmas _______________________". Elias não era apenas espiritual, era também sentimental! Alegrava-se, mas também entristecia-se! Talvez o que distingue Elias dos demais mortais é que ele não maquiava seus ______________________________. Ele os punha para fora.  
 
II. AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS 
6- Quais as duas principais causas dos conflitos da alma de Elias?
(    ) Decepção e Medo.
(    ) Revolta e Medo.
(    ) Fuga e Medo.
 
7- O capítulo 18 do Primeiro Livro de Reis narra a fantástica vitória que o profeta Elias obtivera sobre os profetas de Baal. O Senhor havia respondido a oração do seu servo, enviando fogo do céu em resposta à sua oração (1 Rs 18.38). O que ocasionou a decepção de Elias?
(    ) O que Elias esperava em resposta a esse avivamento era o total quebrantamento do povo, não se importando com a casa real.
(    ) O que Elias esperava em resposta a esse avivamento era um total quebrantamento do povo, incluindo a casa real.
(    ) O avivamento não alcançou as proporções desejadas. A casa de Acabe ficou insensível.
(    ) Jezabel mandou dizer a Elias, em tom de ameaça: "Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles".
(    ) Parece que a vitória havia se convertido em derrota!
(    ) Sem dúvida, Elias havia ficado decepcionado, não com o seu DEUS, mas com o príncipe de seu povo!
 
8- Por que Elias sentiu medo?
(    ) Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Horebe, que é em Judá.
(    ) Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço" .
(    ) Elias teve medo e fugiu! O homem que havia confrontado Acabe e os falsos profetas de Baal e Aserá, agora fugia temendo morrer pela mão de uma mulher!
(    ) Não devemos esquecer que Elias era um homem semelhante a nós e sujeito aos mesmos sentimentos.
(    ) Os gigantes também possuem seus momentos de fraqueza!  Não há dúvidas que aqui os sentimentos falaram mais alto do que a fé! 
 
III. AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS 
9- Quais as maiores consequências dos conflitos internos de Elias?
(    ) Fuga e vitória de Jezabel.
(    ) Crescimento e isolamento.
(    ) Autopiedade e desejo de morrer.
 
10- Como ocorreu a fuga e isolamento de Elias?
(    ) O texto sagrado destaca a fuga do profeta Elias.
(    ) O homem de DEUS que havia enfrentado situações tão adversas, agora se vê impotente diante das ameaças de uma rainha pagã.
(    ) Ele se viu sem escapatória diante dessa nova situação e temeu por sua vida. Humanamente falando era ficar e morrer.
(    ) Devemos observar que o Senhor recriminou Elias por isso, mas nós não devemos fazê-lo, pois devemos amar a todos.
(    ) Devemos observar que o Senhor não recriminou Elias por isso; nós também não devemos fazê-lo.
(    ) Elias não apenas fugiu; ele também se isolou. "E ele se foi ao deserto".
(    ) Essa é a marca de uma pessoa deprimida - ela busca o isolamento. Somos seres sociais e como tais, não podemos viver no isolamento.
 
11- Como detectamos em Elias a autopiedade, o desejo de morrer e uma depressão profunda?
(    ) Vemos marcas do comportamento depressivo do profeta na sua atitude de autopiedade - um termo sinônimo para autocomiseração, cunhado pelos psicólogos.
(    ) Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só com Obadias e os sete mil".
(    ) Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só".
(    ) Elias achava ainda que todos haviam apostatado ou abandonado a fé. Não havia mais fiéis, somente ele.
(    ) O texto deixa claro que isso era ver a realidade de forma distorcida. DEUS possuía ainda seus sete mil.
(    ) Elias foi mais além - ele agora queria morrer: "e pediu em seu ânimo a morte". Os psicólogos observam que este é o sintoma de uma pessoa com depressão profunda.
(    ) Ela perde o encanto pela vida. Elias, portanto, precisava urgentemente da ajuda do Senhor. 
 
IV. O SOCORRO DIVINO 
12- De quais maneiras DEUS veio em socorro de Elias?
(    ) Com provisão moral e provisão espiritual.
(    ) Com provisão física e provisão espiritual.
(    ) Com provisão psicológica e provisão moral.
 
13- De que maneira os psicólogos veem os sintomas da depressão de Elias?
(    ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoal possuir excencialmente um apetite exagerado).
(    ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoa nesse estado não quer comer).
(    ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoa nesse estado pode não querer comer como também pode possuir um apetite exagerado).
 
14- Como foi a provisão física de DEUS para Elias?
(    ) O socorro do Senhor chegou até o profeta na forma de provisão física e material: "E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come".
(    ) O socorro do Senhor chegou até o profeta na forma de provisão física e material: "E deitou-se e dormiu debaixo de uma árvore; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Dorme e descansa".
(    ) No caso do profeta, o anjo do Senhor é quem o auxilia providenciando-lhe alimento.
(    ) Ele precisava alimentar-se e DEUS fez com que isso fosse providenciado: "E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se".
 
15- Como foi a provisão espiritual de DEUS para Elias?
(    ) Elias alimentou-se de pão e carne que os corvos traziam - elementos de natureza material, porém a forma e o instrumento usado por DEUS para fazê-los chegar até ao profeta eram de natureza espiritual.
(    ) Elias alimentou-se de pão e água - elementos de natureza material, porém a forma e o instrumento usado por DEUS para fazê-los chegar até ao profeta eram de natureza espiritual.
(    ) O texto sagrado diz que um anjo do Senhor foi quem providenciou aqueles víveres para o profeta.
(    ) Não foi apenas um anjo que prestou auxilio ao profeta; o próprio DEUS a quem Elias servia o conduziu durante todo o tempo.
(    ) A própria ida de Elias ao monte Horebe fez parte dessa terapia. Ali, Elias seria revitalizado não apenas na sua vida espiritual, mas também na sua vida emocional.
 
CONCLUSÃO 
16- Complete:
Acabamos de observar que os homens de DEUS também têm ____________________________. Padecem também dos males comuns a todos os ____________________________. Todavia, é perceptível que o servo de DEUS conta com uma forma de auxílio ______________________________ - ele não está sozinho neste mundo. Por isso, não depende apenas dos recursos humanos que são tão limitados. O Senhor faz-se presente nas horas conflituosas da vida e presta-nos o seu _______________________________. Lemos nos Salmos: "DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na ____________________________________" (Sl 46.1). 
 
 
 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD