Questionário da
Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática
Responda conforme a
revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema:
FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida
Cristã Autêntica
Complete os espaços
vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as
falsas.
Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Jordanésia, Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Belém, área 58, Santana de Parnaíba, SP.
25 agosto 2014
Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática 2 parte
Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática 2 parte
2. A
inveja e a facção instauram a desordem.
Já identificamos a inveja e
a facção como dois sentimentos ruins. Então pensemos no mal que essas duas
podem fazer em nossas vidas e até na igreja.
A igreja de Corinto é um
exemplo clássico de comunidade que foi atingida pela desordem, fruto de
facções. Nessa igreja, conforme vemos no texto sagrado, encontravam-se
cristãos que haviam recebido dons espirituais. Infelizmente, há cristãos que
rotulam a igreja de Corinto como uma igreja pentecostal: cheia de dons
espirituais e problemática, como se ser pentecostal e crer na
contemporaneidade dos dons fosse uma porta de entrada para uma bagunça
generalizada. Na verdade, não eram os dons que traziam problemas para a
igreja de Corinto, pois eles foram dados por DEUS. O problema no caso era o
espírito faccioso que havia naquela congregação.
Os dons de DEUS não trazem
confusão, e ainda que algumas reações humanas aos dons espirituais possam
ser novidade e até questionáveis, elas não esvaziam a intenção de DEUS:
edificar o corpo de CRISTO e promover o crescimento dos crentes. Corinto não
tinha uma igreja com graves problemas por causa dos dons espirituais, mas
porque aqueles crentes viviam em uma cultura que ia na mão oposta à lei de
DEUS, e esses mesmos crentes precisavam aprender que era necessário melhorar
em muitos aspectos. Era preciso que a igreja fosse orientada pelo
apóstolo Paulo quanto à prática da comunhão.
Mas voltemos ao centro do
assunto: o problema não estava nos dons espirituais, pois eles foram dados
por DEUS para a edificação da igreja. O problema estava no partidarismo
daquela congregação. Aqueles crentes eram muito divididos. Uns eram de
Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro e outros, de JESUS. Como pode uma
igreja ser sadia se seus membros competem entre si, e trabalham em prol de
grupos internos? O problema não eram os dons espirituais, e sim a desunião
do grupo.
E o que dizer da inveja? De
acordo com Tiago, ela colabora com a perturbação e toda obra perversa.
Pessoas dominadas pela inveja não conseguem contribuir nem com sua própria
vida nem com as pessoas que a cercam. A inveja faz a pessoa perder o foco em
si mesma e em DEUS, além de fazer com que ela se concentre em outras
pessoas, como se elas tivessem tudo e o invejoso, nada. Os talentos e bens
dos outros são o alvo dos invejosos, que buscam ter justamente aquilo que
outras pessoas têm. Não raro, pessoas dominadas pela inveja não desejam
apenas ter o que o outro tem, mas se possível, desejam ver aquela pessoa sem
aquilo que tem.
Quer dizer, não basta para o
invejoso ter alguma coisa; ele precisa ver o outro sem nada. Isso mostra que
a inveja é um dos sentimentos mais negativos do ser humano. Se o orgulho faz
com que as pessoas olhem os outros como se eles estivessem abaixo, a inveja
faz com que o invejoso esteja numa posição acima. O invejoso deseja tudo o
que o seu alvo tem, desde a aparência, relacionamentos, estudos, bens,
sucesso. Inveja não é olhar para as pessoas como uma fonte de inspiração com
o objetivo de ser como elas. Inveja é desejar ter o que o outro tem, mas
desejar também que o outro não tenha nada. Pessoas invejosas não conseguem
ser agradecidas, pois estão em busca do que ainda não possuem e não
conseguem agradecer a DEUS por aquilo que já conquistaram e receberam. Elas
só enxergam o que ainda lhes falta.
Não há possibilidade de
crescimento espiritual para pessoas cheias de inveja e facciosas, a menos
que elas renunciem esses sentimentos e sejam cheias do ESPÍRITO SANTO, a fim
de que sejam controladas por Ele.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 108-110.
Contraste sobre as
características da sabedoria (Tg 3.13,14,17)
Desde que as duas sabedorias
procedem de origens radicalmente opostas, elas também operam em caminhos
diferentes.
Qual é a evidência da falsa
sabedoria?
Em primeiro lugar, ela se
manifesta por meio de uma inveja amargurada (3.14,16). Essa ambição está
ligada à cobiça de posição e status. Tiago alertou para o perigo de se
cobiçar ofícios espirituais na igreja (3.1). A sabedoria do mundo diz:
promova a você mesmo. Você é melhor do que os outros. Os discípulos de
CRISTO discutiam quem era o maior dentre eles. Os fariseus usavam suas
atividades religiosas para se promoverem diante dos homens (Mt 6.1-18). A
sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a DEUS da sua glória (I Co
1.27-31). O invejoso, em vez de alegrar-se com o triunfo do outro, alegra-se
com seu fracasso. Ele não apenas deseja ter como o outro, mas tem tristeza
porque não tem o que é do outro. O invejoso é alguém que tem uma super
preocupação com sua posição, dignidade e direitos.
Em segundo lugar, a falsa
sabedoria manifesta-se através de um sentimento faccioso (3.14b,26b). Há
grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas. A
palavra que Tiago usa, erithia, significa espírito de partidarismo.
Subentende a inclinação por
usar meios indignos e divisórios para promover os próprios interesses. Era a
palavra usada por um político à cata de votos. As pessoas estão a seu favor
ou então contra você. Paulo alertou em Filipenses 2.3 sobre o perigo de
estarmos envolvidos na obra de DEUS com motivações erradas: vanglória e
partidarismo.
Norman Champlin faz o
seguinte comentário:
As rivalidades entre os
mestres logo criam rivalidades na igreja. Os homens esforçam-se por ser,
cada qual, o líder mais poderoso; e aqueles que os apoiam adicionam
combustível ao fogo, até que tudo é consumido pelas chamas devoradoras da
carnalidade. Todos são “zelotes”, mas não em favor de CRISTO; são todos
ambiciosos, mas somente em proveito próprio; todos estão consumidos de
ardor, mas não do fogo celestial, e, sim, do fogo do inferno. As dissensões
eclesiásticas sempre foram caracterizadas por situações assim, e quanto mais
homens carnais são exaltados e transformados em heróis, ou se apresentam a
outros como tais, maior é o desastre.
Em terceiro lugar, a falsa
sabedoria está misturada com a mentira (3.14c). A inveja produz sentimento
faccioso. Este promove a vaidade, e a vaidade se alimenta da mentira (ICo
4.5).
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO
Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag.75-76.
·...inveja e sentimento
faccioso... · Temos aqui as mesmas duas palavras empregadas no décimo quarto
versículo, onde os conceitos são comentados.
As rivalidades entre os
mestres cristãos, e as tentativas de cada qual por se exaltarem acima uns
dos outros, o que resulta em cismas na igreja, ou, pelo menos, em facções,
são evidências seguras de que muitos outros pecados existem em segundo
plano, escondidos sob a capa de piedade. Isso se deve ao fato que o homem
carnal, que exibe a carnalidade de certo modo, naturalmente pode exibi-la de
outras maneiras também. Quando alguém deixa de viver sendo a dimensão
eterna, então passa a viver segundo a dimensão carnal em muitas áreas de sua
vida, dessa maneira, pode haver total naufrágio espiritual em uma
congregação local de crentes. O falso sábio conduz a si mesmo e a outros a
toda a espécie de males, quando deveria estar liderando outros a CRISTO.
Quão grande é a sua dívida diante de DEUS! Algum dia ele terá de
encontrar-se consigo mesmo, e será julgado conforme aquilo que tiver
praticado! Sua elevada posição perante os homens de nada lhe valerá, quando
estiver perante DEUS.
·...confusão... No grego, "akatastasia",
isto é, desordem, perturbação, tribulação. A igreja cai em uma série
de conflitos e lutas por poder, em que os chamados mestres sábios
encabeçam, por assim dizer, os exércitos adversários. Logo a igreja local caí em
total confusão e desordem, mas nunca por inspiração do ESPÍRITO de DEUS.
(Ver I Cor. 14:33). Esse termo foi empregado por Políbio (1.70) para indicar
a instabilidade política que se seguiu à morte de Alexandre. (Quanto a seu
emprego espiritual, comparar com os trechos de Pv. 26:28; I Co. 14:33 e II
Co. 12:20).
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 60.
Tg 3.16 “Onde há inveja e
sentimento faccioso, aí há estrago e toda espécie de atos ruins” (em grego =
pragma, relacionado com praxis): A sabedoria de baixo não torna o ser humano
pequeno, mas grande; não manso, mas exigente e violento; não humilde e
dócil, mas orgulhoso; não livre de si mesmo, mas egoísta. Isso perturba e
destrói qualquer comunhão, nas coisas pequenas e nas grandes, na igreja e no
mundo. Quantos grupos e obras cristãos, cheios de esperança no início, já
foram divididos e destruídos pela invasão desse espírito! Paulo diz, acerca
do inimigo: “Não ignoramos o que tem em mente” (2Co 2.11). Temos o dever de
examinar e discernir os espíritos (1Co 12.10; 14.29; 1Ts 5.21; 1Jo 4.1). Não
há como exagerar a vigilância diante desse mau espírito, sobretudo em
relação a nós mesmos. “Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração, prova-me e
conhece os meus pensamentos” (Sl 139.23s). Tiago é um pregador do
arrependimento difícil de ser igualado.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
3. Obras
perversas.
Tiago trata em sua Carta
sobre boas obras, mas ele também fala sobre obras perversas. Enquanto as
boas obras são um fruto da sabedoria divina e demonstração da nossa fé em
CRISTO, as obras perversas são uma extensão da malignidade humana. Tiago
recomenda que se esses sentimentos já estão no coração do leitor ou ouvinte
da carta, que ele não se glorie nem se dê à mentira. Pode haver pessoas que
se consideram corretas com essas coisas, mas aos olhos de DEUS, precisam
agir de forma a renunciar tudo isso e abandonar tais práticas, e não
ocultá-las.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 110.
Tg 3.16 Paulo declara que
“DEUS não é DEUS de confusão” (1 Co 14.33). Tiago confirma essa verdade ao
destacar que onde as forças satânicas estão agindo, aí há perturbação (v.
16). Inveja e espírito faccioso confundem o homem que os abriga, até que não
consegue mais pensar claramente, nem agir com inteligência. Esses dois males
também corrompem e confundem todos os relacionamentos, as atitudes e ações
dos homens. Phillips traduz esse versículo da seguinte maneira: “Porque onde
você encontrar inveja e rivalidade, também encontrará desarmonia e todo tipo
de mal”.
A. F. Harper. Comentário
Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 179.
Tg 3.16b...cousas
ruins...» No grego, o adjetivo é «phaulos», que significa vil, depravado,
indigno, ruim. O autor sagrado não enumera as coisas que ele tinha em
mente, porque, provavelmente, deixa isso em aberto, para ser preenchido pela
imaginação dos seus leitores. Podemos pensar em imoralidades, desonestidade,
furtos dos fundos da igreja, desrespeito à autoridade, filhos desobedientes.
O que tiver de entortar, será entortado, porquanto a base espiritual da
igreja já foi destruída. Em suma cada uma das obras da carne (ver Gl.
5:19-21) será praticada. O estado da igreja local inteira tornar-se-á vil,
contrário totalmente às exigências morais do evangelho.
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 60.
Tg 3.16b Agora,
Tiago mostra como as atitudes egocêntricas e egoísticas levam
inevitavelmente à confusão e toda espécie de coisas ruins. Akatastasia
(confusão) é a forma nominativa do adjetivo usado por Tiago em 1.8 e 3.8,
para caracterizar o homem de “ânimo dobre” e a língua que profere “palavras
dúbias”. O termo conota um estado irrequieto e turbulento. Ele é empregado
no Evangelho de Lucas para descrever os “tumultos”, os levantes e as
revoluções que serão típicos do período anterior à parousia (Lc 21.9).
Paulo, apelando aos coríntios para que evitassem uma demonstração
desenfreada e desorganizada dos dons espirituais dos indivíduos na
assembleia, lembra-lhes que “DEUS não é de confusão; e, sim, de paz” (1 Co
14.33). “Confusão”, “desordem” e “tumultos” surgirão inevitavelmente na
igreja onde cristãos, em especial os líderes, estiverem mais interessados em
satisfazer suas ambições e causas partidárias, em lugar da edificação do
corpo como um todo. Isto acaba em “toda espécie de coisas más” (BLH). Onde o
coração dos indivíduos é errado, também será achada uma variedade de pecados
sem fim.
Douglas J. Moo. Tiago.
Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 133.
III - AS
QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)
1.
Características da verdadeira sabedoria.
A sabedoria tem
características específicas, e pela forma como estão descritas, entendemos
que são demonstradas na prática do dia a dia. Lembremo-nos de que DEUS é a
fonte dessa sabedoria, e, portanto, suas características estão estampadas na
Palavra de DEUS.
Ela é moderada. Moderação é
sinônimo de equilíbrio. Nesse sentido, nossas atitudes precisam ser da mesma
forma conduzidas pela imparcialidade e capacidade de manter-nos isentos.
DEUS não é parcial, e espera que sua sabedoria manifesta em nós siga esse
mesmo modelo. Isso requer um grande trabalho de nossa parte, pois nossa
tendência sempre é pender para algum “lado da balança” na tomada de decisões
ou ações. Ser imparcial, ser moderado, é, sem dúvida, sinônimo de
racionalidade.
Ela é cheia de misericórdia.
O homem sábio tende a ser misericordioso. Ele sabe que DEUS é misericordioso
com nossas falhas e está pronto a oferecer seu perdão, DEUS nos mostra a
importância da misericórdia em diversas passagens bíblicas.
Por ocasião do pecado do rei
Davi, este “reconheceu que se DEUS o tratasse apenas com justiça, e não com
misericórdia, ele seria destruído pela ira de DEUS. Frequentemente queremos
que DEUS nos mostre sua misericórdia e, às outras pessoas, justiça. Na sua
bondade, DEUS nos perdoa, em vez de nos dar o que merecemos”. DEUS é
misericordioso, e espera que aqueles que receberam sua sabedoria sejam
misericordiosos também.
Ela é cheia de bons frutos.
A sabedoria é vista não apenas em uma única característica, mas em várias.
Os frutos são o produto final de uma semente que foi plantada, germinou e
cresceu, e que depois se multiplicou em várias outras sementes. Os frutos
não aparecem de um dia para o outro; precisam de tempo para crescer, e
quando amadurecidos, podem dar continuidade à vida.
Ela é sem parcialidade. De
acordo com o grande pregador clássico Matthew Henry, “A palavra original,
adiakritos, significa sem suspeição, ou livre de julgamento, não fazendo
conjecturas ou diferenças indevidas na nossa conduta maiores a uma pessoa do
que a outra.” A pessoa parcial é aquela que trata ou julga outras pessoas
com definições pré-constituídas, ou seja, não vai se deixar ser conduzida
pelo bom senso. A parcialidade mostra que somos capazes de julgar e agir de
acordo com nossas preferências, e não de acordo com os fatos.
Ela é sem hipocrisia. A
falsidade ou o fingimento não acham lugar dentro do coração da pessoa sábia,
pois tal pessoa sabe que a hipocrisia pode atrapalhar nosso relacionamento
com DEUS e com o próximo. JESUS foi tão enfático em seus ensinamentos no
tocante à falsidade que recomendou que quando seus seguidores trouxessem
suas ofertas ao altar e se lembrassem de que tinham desavenças com outro
irmão, que deixassem sua oferta diante do altar, voltassem e se
reconciliassem com seus desafetos, para depois, sim, apresentar ao altar a
oferta. Já foi dito que a hipocrisia é a arte de exigir dos outros aquilo
que não praticamos. Ela é tão danosa que pode nos levar a ofertar pelos
motivos errados, apenas para demonstrar o quanto estamos aparentemente bem
com DEUS.
JESUS encarou em seu
ministério terreno pessoas que se diziam religiosas, mas que em suas
práticas demonstravam sua hipocrisia.
JESUS expôs repetidas vezes
as atitudes hipócritas dos que conheciam as Escrituras, mas não obedeciam a
elas. Não se importavam em ser santos, mas apenas em parecer santos, para
receber a admiração e o louvor do povo. Hoje, como os fariseus, muitas
pessoas que conhecem a Bíblia não permitem que ela modifique suas vidas.
Esse é o padrão de DEUS na
demonstração de sua sabedoria. Que assim possamos ser para realmente fazer
um diferencial no Reino de DEUS neste mundo.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 110-113.
...sabedoria... ..lá do
alto...» No grego é "anothen", que significa "do alto", isto é, do mundo
celestial, em contraste com a sabedoria demoníaca e sensual dos mestres
pervertidos (ver o décimo quinto versículo). Temos aqui a alusão à sabedoria
divina, pois o "alto" é o lugar da habitação de DEUS. É possível que essa
expressão, além disso, seja um eufemismo para DEUS, porquanto os judeus
relutavam em usar o nome divino, substituindo-o por algum outro titulo, como
reino dos céus, ao invés de reino de DEUS. A sabedoria celestial é
inspirada por DEUS, e é sua propriedade particular. Os homens a recebem
mediante a iluminação do ESPÍRITO SANTO. (Ver Ef. 1:17,18).
...pura... isto é, "não
contaminada", sem qualquer defeito moral, sem motivos ulteriores: livre do
"espírito
faccioso", livre da ambição humana e da autoglorificação. Não é algo meio
bom, meio mau; porquanto isso não poderia mesmo descrever a verdadeira
sabedoria. (Ver Sabedoria 7:25).
Trata-se de uma expressão
pura, do íntimo; não tem falhas ocultas. Essa é sua qualidade primária; e
dessa qualidade se originam todas as outras, conforme se vê na lista abaixo.
Tal sabedoria é isenta das corrupções humanas, que fazem parte integrante da
sabedoria mundana; não conduz qualquer facção e nem exaltação de um homem
sobre outro: não contempla maldade moral, mas seu intuito constante é a
prática do bem. É inocente de quaisquer motivo dúbio, e seu intuito é
glorificar unicamente a DEUS.
O trecho de Sabedoria 7:25
atribui a sabedoria a uma emanação pura da parte de DEUS que retém a sua
glória e pureza, e assim não pode ser atingida por nenhuma contaminação.
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 60-61.
3:17 Contrastando de modo
completo com a “sabedoria” demoníaca, temos a sabedoria que vem do alto.
Para salientá-la, Tiago relaciona um catálogo de virtudes que podem ser
comparadas, tanto em forma quanto em conteúdo, com o catálogo de Paulo
quanto ao amor e ao ESPÍRITO (1 Coríntios 13; Gálatas 5:22ss).
Esta sabedoria é
primeiramente pura, o que significa que a pessoa está sincera e totalmente
comprometida de seguir com fidelidade as diretrizes morais de DEUS; não
existem motivos pérfidos ou injustos por trás de sua santidade.
Peter H. Davids. Comentário
Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 118-119.
Tg 3.17 A verdadeira
sabedoria desce do céu como dom de DEUS para o crente que a pede (Tg
1.5,17). Essa sabedoria toma-se evidente quando a pessoa toma decisões que
são dependentes da vontade de DEUS e estão em harmonia com essa vontade. A
sabedoria celeste tem sua própria característica: ela é “pura”.
Nesse texto, a pureza é a
primeira de sete palavras ou frases que Tiago usa para descrever a
sabedoria. Ela representa a sabedoria como imaculada, inviolada, inocente,
como o próprio CRISTO é puro (l Jo 3.3).
Por que a pureza é
mencionada como primeira característica da sabedoria? A sabedoria que tem
sua origem em DEUS é pura, porque o próprio DEUS é puro, isto é, santo.
Assim, a expressão pura é sinônima de “santa”. Comparamos a pureza com a luz
que afasta as trevas, que a tudo ilumina, mas que não é influenciada por
nada. A sabedoria celestial, portanto, entra neste mundo pecaminoso, mas não
é afetada por ele.
Simom J. Kistemaker.
Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura
Cristã. pag. 169-170.
2. Mais
sete características.
Tg 3.17ª ·...pacifica...· A
sabedoria não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante (em guerra). Não
busca seus próprios interesses, às expensas de outrem, conforme faz a carnal
sabedoria humana. Pelo contrário, confere a paz; alimenta-se da harmonia. O
trecho de Pv. 3:17, diz acerca da sabedoria: Os seus caminhos são caminhos
deliciosos e todas as suas veredas de paz. Bem-aventurados são os
pacificadores, porquanto serão chamados filhos de DEUS. conforme se aprende
em Mat. 5:9. (ver João 14:27 e 16:33).
·...indulgente... No grego
temos o termo "piekes" isto é, Razoável, cheio de consideração, moderado,
gentil, qualidades essas que os homens facciosos e por demais ambiciosos
não possuem. Antes, a sabedoria do homem espiritual é tratável, moderada,
sem temperamento radical.
·...tratável...· No grego é
«eupeithes», isto é, facilmente persuadido, o contrário de obstinado,
que normalmente é o caráter dos homens por demais ambiciosos, que se tornam
ditadores na igreja. Essa sabedoria é aberta à razão. Pode ver o ponto de
vista alheio, mudando suas próprias opiniões.
·...plena de misericórdia...
Os homens por demais ambiciosos tendem para a crueldade e para o mau
temperamento. A verdadeira sabedoria produz profundo sentimento de
misericórdia no homem interior. Notemos que o homem verdadeiramente sábio
será pleno de misericórdia, tal como DEUS. Através de sua misericórdia nos é
permitido continuar em nosso caminho, na direção de DEUS e da verdade,
apesar de nossas muitas quedas e erros. O homem sábio segundo o mundo,
entretanto, não demonstra misericórdia para com ninguém, e procura fazer
nome para si mesmo, de modo brutal. Tal homem considera as pessoas meramente
como objetos a serem usados para sua própria satisfação e exaltação. Não tem
espírito de amor e nem senso altruísta genuíno; é alguém completamente
egocêntrico, e acredita que deveria ser o centro da vida de outras pessoas,
igualmente. Fez de si mesmo um deus, e destronizou DEUS, até onde diz
respeito à sua própria pessoa. Tornou-se em um ateu prático, a despeito das
crenças que porventura professe. O indivíduo dotado de sabedoria falsa,
outrossim, tem a boca cheia de maldição e amargura; mas o homem
verdadeiramente sábio é cheio de misericórdia. Este último aplica o
principio do amor cristão em sua vida diária. (Ver Tg. 1:27 e 2:13 quanto à
simpatia do homem bom por aqueles que padecem necessidade, com o resultado
que está sempre pronto a dar do que tem. Já o homem falsamente sábio nada
dá; antes, recolhe tudo quanto pode obter).
Misericórdia: Consideremos
os pontos seguintes, a respeito dessa qualidade cristã:
I. DEUS é o exemplo
supremo de misericórdia (ver Luc. 6:36).
2. A misericórdia nos é ordenada
nas Escrituras (ver Rom. 12:30 e Col. 2:12).
3. Deve essa qualidade ser
gravada no coração (ver Pro. 3:3).
4. Deve ser uma das características dos
crentes (ver Pro. 37:26 e Isa. 57:1).
5. Deve ser demonstrada com ânimo
alegre (ver Rom. 12:8), quanto aos irmãos na fé (ver Zac. 7:9), para com os
que sofrem aflições (Luc. 10:37) e até mesmo quanto aos animais (ver Pro.
12:10).
6. É beneficente para com aqueles que a exibem (ver Pro. 11:17).
7.
Quem usa de misericórdia é bem-aventurado (ver Mat. 5:7; Pro. 14:21).
...de bons frutos... A
sabedoria tem o caráter da misericórdia, cultivando o fruto do ESPÍRITO (ver
Gl. 5:22.23); e assim sua vida é repleta de piedade, sendo transformada
para receber a imagem moral de CRISTO, que é o supremo possuidor dessas
qualidades. Neste caso, os bons frutos indicam as boas obras. (Comparar
com Mt. 21:45: Gl. 5:22; Ef. 5:8 e Fl. 1:11). Uma vez mais Tiago
enfatiza a questão das boas obras. (Ver Tg. 2:14). Os feitos de bondade e de misericórdia (tal como se vê em
Tg. 1:27), mui provavelmente estão praticamente em foco.
·...imparcial...· Este
adjetivo, no grego, é "adiákritos", literalmente, "não dividido em
julgamento", sem variação, de todo o coração.
Provavelmente isso alude à
situação dos versículos nono e décimo deste capítulo, onde vemos os homens
sem sabedoria a abençoarem a DEUS e a amaldiçoarem aos homens. Essa palavra
também pode subentender que o homem verdadeiramente sábio é livre de
incertezas espirituais; e, nesse caso, a questão da mente dúplice está
em foco, tal como em Tg 1:6-8. O homem verdadeiramente sábio já se desfez,
da mente dúplice, entre as coisas terrenas e as celestiais; vive
exclusivamente para a dimensão eterna; também pode julgar com
imparcialidade, tratando dos homens com justiça e com honestidade.
·...sem fingimento...· O
homem verdadeiramente sábio não precisa ser insincero, e nem hipócrita,
porquanto nada tem a ocultar, e não busca suas próprias vantagens. O
vocábulo aqui usado é, especificamente, sem hipocrisia. Tal homem não
precisa viver como um ator, desempenhando um papel falso (que é o sentido
original do vocábulo). Antes, vive na sinceridade. (Ver Rom. 12:9; II Cor.
6:16 quanto a outros versículos de natureza similar). A sabedoria não opera
por detrás de uma máscara, supostamente para o bem de outros, mas na
realidade, visando apenas os seus próprios interesses, conforme fazem certos
mestres e lideres exageradamente ambiciosos nas igrejas.
·Verdadeiramente, essa
sabedoria 'não pode ser obtida em troca de ouro, e nem a prata será pesada
como seu preço'. Feliz é o homem que a encontra.
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 60.
Tg 3.17 As seis
características que vêm em seguida formam três categorias, das quais a
primeira tem os adjetivos pacífica, indulgente e tratável. Esses adjetivos
representam as atitudes de uma pessoa sábia.
a. Atitude. O crente que
exercita o dom da sabedoria celestial possui um controle de seu temperamento
que expressa paz. Através de sua atitude para com os outros, ele mostra que
ama a paz. A paz de DEUS domina seus pensamentos, de modo que todos os que
com ele se encontram veem-no como uma torre forte. De fato, todos os seus
caminhos são agradáveis e “as suas veredas [são] paz” (Pv 3.17).
Um outro atributo da
sabedoria é a indulgência. A pessoa “indulgente” é justa, razoável, amável
em todas as suas deliberações. Calmamente, ela junta todos os fatos antes de
dar sua opinião. Ela evita colocar-se em primeiro lugar e sempre considera
os outros superiores a si (Fp 2.3; 4.5). A terceira característica nessa
categoria é o ser “submissa”, ou seja, a pessoa sábia está aberta a
sugestões, sempre pronta para ouvir as opiniões dos outros e disposta a
aceitar admoestações e correções.
b. Ação. A categoria seguinte descreve a
sabedoria como “cheia de misericórdia e de bons frutos”. Esses atributos
implicam a pessoa sábia envolver-se com aqueles que estão ao seu redor. A
pessoa cheia de sabedoria celestial coloca as palavras de JESUS em prática:
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt
5.7; ver também Tg 2.13). Mostramos misericórdia para com as pessoas
necessitadas que não a merecem: de outro modo, não seria misericórdia.
Concedemos misericórdia, porque DEUS mostra o caminho e espera que o sigamos
(ver, por exemplo, Mq 6.8). O homem sábio está pleno de misericórdia. Também
está repleto de bons frutos.
Tiago não especifica quais
são esses frutos, mas eles podem ser encontrados entre as consequências da
religião (Tg 1.26,27).
c. Julgamento. A
última
categoria de características está relacionada ao julgamento discutidor
da
pessoa sábia. Tiago diz que a sabedoria é “imparcial e sincera”. Uma
pessoa
sábia não toma partido numa discussão quando está servindo de árbitro.
Ela
ouve cuidadosa e objetivamente os argumentos apresentados a ela e
oferece,
então, um julgamento que é, primeiramente, imparcial e, depois,
sincero.
Essa pessoa sábia é capaz de evitar envolver-se pessoalmente e de não
mostrar favoritismo e, ainda assim, agir sem fingimento (Rm 12.9; 2Co
6.6; l Pe 1.22). Tal pessoa recebe o respeito da comunidade na qual vive
e
trabalha.
Simom J. Kistemaker.
Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura
Cristã. pag. 170-171.
Essa sabedoria do alto é um
fruto do ESPÍRITO do alto. A respeito dele se afirma: “O Senhor é o
ESPÍRITO” (2Co 3.17). Por intermédio do ESPÍRITO ele habita com seu ser em
nossos corações (Ef 3.17). Em Gl 5.22 Paulo arrola as características do ser
humano renovado por CRISTO: “O fruto do ESPÍRITO é amor, alegria, paz,
paciência…” No fundo descreveu simplesmente o modo de ser de JESUS (cf. a
forma “fruto” no singular). Desdobra-se em um sem-número de características
essenciais, assim como a luz do sol se desdobra nas cores do arco-íris. É a
mesma coisa que Tiago faz aqui:
a) “Pura”: provavelmente não
se pensa em primeiro lugar na pureza sexual, mas na sinceridade do
pensamento perante DEUS e humanos, que não busca a si próprio.
b)
“Pacífica”: JESUS é o grande construtor de pontes entre DEUS e ser humano.
Quer que também nós sejamos construtores de pontes, elos de ligação em sua
igreja e entre as pessoas no mundo. Na construção do reino de DEUS (1Pe 2.5)
há muitas pedras angulosas e com frequência também desproporcionais. É bom
que nesse caso prestemos o serviço discreto, mas necessário, da argamassa. –
c) “Amável”: quando se deseja ligar pessoas a DEUS é preciso ser “solícito”
(no sentido da amabilidade). Foi assim que JESUS, quando esteve na terra,
foi ao encontro daqueles que estavam acostumados a ser alvo de críticas.
d)
“Tratável”: quem está submetido à educação de DEUS e de seu ESPÍRITO
torna-se apto para a comunhão. É assim que se chega a que “um considere ao
outro maior que a si próprio” (Fp 2.3), o que vale também para cristãos
antigos, experientes e cheios de mérito na visão humana perante jovens,
iniciantes e com poucos dons. Não sabemos o que DEUS ainda fará com ele e
que nível ele conferirá a cada um na eternidade. Nossa distribuição de
papéis (cf. acima no comentário a Tg 2.1) neste mundo é apenas muito
provisória. É tolice tornar teimosamente a si mesmo parâmetro de tudo.
e)
”Plena de misericórdia”: DEUS é misericórdia (Êx 34.6 – veja também o
comentário a Tg 2.13). JESUS é misericórdia de DEUS em pessoa que se
manifestou a nós, que entrou em cena, que se sacrificou por nós. Quem
experimentou essa misericórdia e chegou assim à comunhão com JESUS, deixa-se
arrastar para uma misericórdia idêntica. “Porque a misericórdia nos foi
feita, não desfalecemos” (2Co 4.1).
f) “… e de bons frutos”: o ser humano
natural, que está no mundo e no qual o mundo está, não traz frutos para
DEUS. “Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.12; cf.
também Gl 5.19-21). Somente quem foi “enobrecido” pelo arrependimento e pela
fé, em quem o ramo nobre “importado” foi implantado por DEUS, seu ESPÍRITO,
é capaz de produzir frutos para DEUS: uma vida em consonância com JESUS (cf.
Gl 5.22; Mt 7.17-19; 12.33; Jo 15.16).
g) “Sem dúvidas”: sem desconfiança
perante as pessoas, com as quais eventualmente estamos lidando, embora não
nos enganemos acerca do modo de ser das pessoas (nós as conhecemos, porque
conhecemos nosso próprio coração). Pretendemos ir ao encontro de todos com
franqueza, dando-lhes um crédito de confiança.
h) “Sem hipocrisia”:
encenar um teatro diante dos outros significaria não levá-los a sério, mas
humilhá-los. A maneira de JESUS vai ao encontro do próximo com seriedade e
amor, para ajudá-lo assim a consertar a vida e chegar ao alvo.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança - Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
3. O fruto
da justiça (v.18).
Tg 3.18 Os que exercitam a
paz podem plantar as sementes da paz e ter uma colheita de bondade (versão
NTLH). Esta seção oferece três sugestões para o controle da língua:
1. Procurar a sabedoria de
DEUS.
2. Admitir o ciúme e a
arrogância sem tentar disfarçá-los.
3. Criar uma atmosfera de
paz onde quer que DEUS lhe leve.
Em Mateus 5.9, JESUS promete
que os pacificadores serão bem aventurados. A sua recompensa será ver
relacionamentos corretos entre DEUS e o povo.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 681.
Tg 3.18 No versículo 18, o
autor promete uma bênção final àqueles que servem a DEUS e à sua causa sem
egoísmo e sentimento faccioso. A linguagem é difícil e a tradução varia, mas
Moffatt apresenta uma interpretação exata e clara: “Os pacificadores que
semeiam em paz colherão a justiça”. Justiça é o fruto da semente que
semeia-se na paz. O espírito do nosso testemunho cristão é quase tão
importante para o progresso do Reino quanto a verdade que proclamamos. O
autor aqui ecoa o ensinamento do nosso Senhor quando Ele disse:
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de
DEUS” (Mt 5.9).
A. F. Harper. Comentário
Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 180.
Tg 3.18 Contraste sobre os
resultados (Tg 3.16,18)
A origem determina os
resultados. A sabedoria do mundo produz resultados mundanos; a sabedoria
espiritual, resultados espirituais.
A sabedoria do mundo produz
problemas (3.16b). Inveja, confusão, e todo tipo de coisas ruins são o
resultado da sabedoria do mundo. Muitas vezes, esses sintomas da sabedoria
do mundo estão dentro da própria igreja (3.12; 4.1-3; 2 Co 12.20).
Pensamentos errados produzem atitudes erradas. Uma das causas do porquê
deste mundo estar tão bagunçado é que os homens têm rejeitado a sabedoria de
DEUS. A palavra “confusão” significa desordem que vem da instabilidade.
Essas pessoas são instáveis como a onda (1.8) e indomáveis como a língua
(3.8). Essa palavra é usada por CRISTO para revelar a confusão dos últimos
dias (Lc 21.9).
A sabedoria de DEUS produz
bênçãos (3.18).
Tiago lista três coisas:
Primeiro, vida reta (3.13). Uma
pessoa sábia é conhecida pela sua vida irrepreensível, conduta santa.
Segundo, obras dignas de DEUS (3.13). Uma pessoa sábia não apenas fala, mas
faz.
Terceiro, fruto de justiça (3.18). A vida cristã é uma semeadura e uma
colheita. Nós colhemos o que semeamos. O sábio semeia justiça e não pecado.
Ele semeia paz e não guerra. O que nós somos, nós vivemos e o que nós
vivemos, nós semeamos. O que nós semeamos determina o que nós colhemos.
Temos que semear a paz e não problemas no meio da família de DEUS. Como
poderemos conhecer uma pessoa sábia? Uma pessoa sábia é sempre uma pessoa
humilde. Aquele que proclama as suas próprias virtudes carece de sabedoria.
Como poderemos identificar
uma pessoa que não tem sabedoria? Suas palavras e atitudes provocarão
inveja, rivalidades, divisão, guerras.
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO
Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 79-80.
Tg 3.18 “O fruto da justiça,
porém, se semeia na paz por aqueles que promovem a paz”: o “fruto da
justiça” é aquele que agrada a DEUS e propicia ajuda aos seres humanos. –
Ele é “semeado”: pode-se lavrar cinco vezes um campo e aplicar muito adubo.
Nada disso produz frutos. É preciso semear. JESUS diz o que é a semente: “A
semente é a palavra de DEUS” (Lc 8.11; cf. também Tg 1.21).
O fruto de uma vida humana
não é produzido por bons propósitos que ele decide assumir, e tampouco por
apelos por parte de terceiros. O fruto precisa ser semeado, a palavra de
DEUS tem de ser anunciada.
Precisa ser semeada “na
paz”. Isso significa duas coisas:
a) unicamente “na paz”, quando somos
ouvintes, a semeadura acontece corretamente em nossa própria vida. Porém não
“se semeia na paz” entre nós quando damos vazão ao sentimento de antipatia
contra a testemunha, à irritação com qualquer coisa que nos incomoda no
escrito dela ou de outras, quando nos deixamos monopolizar pela ideia de que
nós obviamente faríamos as coisas de forma muito melhor, ou quando nos
deixamos atormentar pela agitação interior que trouxemos conosco. “DEUS
lança a âncora somente em uma alma tranquila.”
b) Isso, no entanto, vale
também quando temos de anunciar a palavra de DEUS a outros. É importante que
semeemos “na paz”. Na paz com DEUS: por isso é importante a prece de que
nada se interponha entre ele e nós. Do contrário semearemos vento e
colheremos tempestade. Na paz com as pessoas: é necessário pedir-lhes perdão
e concedê-lo a elas. Ademais não é possível anunciar o evangelho em tom de
reprimenda, nem o amor com raiva. Tampouco deveria se alastrar uma polêmica
teológica quando desejamos anunciar a mensagem de forma positiva e
convidativa, por mais que seja necessária uma refutação do erro.
“Pelos que promovem a paz”:
“Anunciar paz” aos de perto e de longe (Ef 2.17), essa é tarefa primordial
que nos cabe realizar por incumbência de JESUS. Não basta que sejamos
pessoas pacíficas. Em nossa atuação precisa haver o objetivo da paz,
primeiro e acima de tudo a paz entre ser humano e DEUS, e depois também,
igualmente, a paz entre os humanos. Não por último isso faz parte da marca
de autenticidade do ESPÍRITO e da sabedoria do alto: o ESPÍRITO SANTO
aproxima pessoas e as torna humildes. Contudo um espírito que sugere a ideia
de que alguém seria “especial”, afastando assim as pessoas umas das outras,
não é do alto, por mais religioso que pareça ser e por maior que seja a sua
eficácia (cf. v. 15).
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
ELABORADO: Pb Alessandro
Silva.
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Quem dentre vós é
_____________________ e inteligente? Mostre, pelo seu bom ______________, as
suas obras em ________________________
de sabedoria" (Tg 3.13).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A verdadeira
_______________________ não se manifesta na _______________ do crente
através do discurso, mas das ______________.
I- A CONDUTA PESSOAL
DEMONSTRA SE A NOSSA SABEDORIA É DIVINA OU DEMONÍACA (Tg 3.13-15).
3- Por que a sabedoria
não se mostra com discurso (v. 13)?
( ) Segundo as
Escrituras, quem é sábio? De acordo com o que nos ensina Tiago, é aquela
pessoa que "ganha almas" e quem "teme a DEUS".
( ) Segundo as
Escrituras, quem é sábio? De acordo com o que nos ensina Tiago, é aquela
pessoa que apresenta “bom trato com os outros” e “obras de mansidão”.
( ) Note que os conceitos
de sabedoria, conforme expostos no texto, apenas podem ser provados pela
prática.
( ) Quem se julga sábio e
inteligente, para fazer jus aos termos, deve demonstrar sabedoria e
habilidade na vida diária, tanto para com os de dentro da igreja, quanto
para com os de fora.
4- Como é a inveja e a
facção (v.14) na vida do mestre?
( ) Se para ocupar a
posição de mestre a pessoa for motivada pela inveja, ou por um sentimento
faccioso, de nada valerá o ensino por ela ministrado.
( ) O que Tiago apresenta
na passagem em estudo diz respeito ao conteúdo herético ministrado pelo mestre
e à postura soberba e arrogante adotada por ele ao ministrá-lo.
( ) O que Tiago apresenta
na passagem em estudo não diz respeito ao conteúdo ministrado pelo mestre,
mas à postura soberba e arrogante adotada por ele ao ministrá-lo.
( ) As informações podem
até ser corretas e ortodoxas, mas a postura adotada pelo mestre lançará por
terra, ou não, o discurso por ele proferido.
( ) O mestre, por
vocação, compreende a sua posição de servo.
( ) Ele gosta de estar
com as pessoas. Assim, naturalmente, ele ensinará o aluno com eficiência,
mas principalmente, com o seu exemplo e respeito.
5- Como é a sabedoria do
alto e a sabedoria diabólica (v. 15)?
( ) A fonte da verdadeira
sabedoria é o temor ao Senhor.
( ) A fonte da verdadeira
sabedoria são as obras realizadas para o Senhor.
( ) Mediante a nossa
reverência e confiança depositada no Altíssimo, o próprio DEUS concede-nos
sabedoria para vivermos.
( ) Mas não podemos nos
esquecer da falsa sabedoria.
( ) Esta sabedoria
afirma-nos Tiago, é “terrena”, “animal” e “diabólica”, pois não edifica, mas
destrói; não une, mas divide; não é humilde, mas soberba.
( ) É na arena da prática
que a nossa conduta pessoal demonstrará o tipo de sabedoria que obtemos — se
do alto ou se terrena.
( ) DEUS nos guarde da
falsa e diabólica sabedoria!
II- ONDE PREVALECEM A
INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO, PREVALECE TAMBÉM O MAL (Tg 3.16)
6- Como combater a
maldade do coração humano?
( ) "Quem quiser ser
realmente o maior deve tornar-se o menor de todos, e aquele que desejar o
lugar de governo tem de se apresentar como servo".
( ) É o que ensina o
Senhor JESUS nos Evangelhos.
( ) Apesar de a
lealdade e
a autorrealização serem sentimentos que despertam desejos latentes no
ser humano, os discípulos de CRISTO não podem permitir que tais desejos
os
dominem.
( ) Apesar de a
vaidade e
a ambição serem sentimentos que despertam desejos latentes no ser
humano, os discípulos de CRISTO não podem permitir que tais desejos os
dominem.
7- Por que a inveja e a
facção instauram a desordem?
( ) JESUS de Nazaré sabia
desde antemão que a soberba dominaria o coração de seus
seguidores.
( ) JESUS de Nazaré sabia
desde antemão que a vaidade dominaria o coração de muitos dos seus
seguidores.
( ) A Epístola de Tiago
relata exatamente os problemas anteriormente abordados por JESUS.
( ) Nos dias do
meio-irmão do Senhor, a "inveja" e o "espírito faccioso" assolavam as
igrejas locais.
( ) Atualmente, muitos
são os problemas dessa natureza em nossas igrejas.
( ) Injustiças e
perseguições ocorrem em nossas comunidades até mesmo em nome de DEUS, quando
sabemos que o Senhor nada tem com tais atitudes.
8- Como são as obras
perversas?
( ) Como é do
conhecimento de cada salvo em CRISTO, onde há "lutas" e "espírito
corajoso", o mal impera.
( ) Como é do
conhecimento de cada salvo em CRISTO, onde há "inveja" e "espírito
faccioso", o mal impera.
( ) Em um ambiente onde a
perversidade e a malignidade estão presentes, muitas pessoas "adoecem" e até
"morrem" espiritualmente.
( ) Maldades contra o
irmão, mentiras contra o próximo, mexericos e falatórios, enfim, são
atitudes que as pessoas que passam a frequentar uma igreja local,
naturalmente, esperam não encontrar.
9- Como evitar as obras
perversas listadas acima?
( ) Estes podem
facilmente ser evitados.
( ) Depende apenas de
cada um olhar para JESUS, depois para si mesmo e iniciar um processo de
correção de suas imperfeições e más tendências.
( ) Agindo assim, o
Senhor certamente dispensará alegria para o nosso bem viver.
( ) Agindo assim, o
Senhor certamente dispensará sabedoria para o nosso bem viver.
III- AS QUALIDADES DA
VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)
10- Quanto às
características da verdadeira sabedoria, como é a pureza?
( ) O objetivo de Tiago
em classificar as diferenças entre a sabedoria que vem do alto, e da terrena
e demoníaca, é mostrar que ambas podem facilmente ser identificadas através
da prática cotidiana.
( ) O objetivo de Tiago
em classificar as diferenças entre a sabedoria que vem do alto, e da terrena
e diabólica, é mostrar que ambas podem facilmente ser identificadas através
da prática passada.
( ) A primeira qualidade
da "sabedoria que vem do alto", ressaltada pelo líder de Jerusalém, é a
pureza.
( ) O termo é um adjetivo
grego, hagnós, que se refere àquilo que é "sagrado", "casto" e "sem
mancha".
( ) A sabedoria que vem
do alto é pura, não no sentido humano da palavra, mas algo que vem
exclusivamente de DEUS para nós.
11- Cite mais sete
características da verdadeira sabedoria: complete:
Após assegurar a primeira
característica da sabedoria que procede de DEUS, a _______________________,
Tiago elenca outras sete: ________________________, moderação,
________________________, misericórdia, bons frutos, imparcialidade e
________________________. Note que, de alguma forma, todas têm relação com o
_________________________, ou com o "domínio próprio". O Evangelho
adverte-nos a ser mais humanos e parecidos com _____________________, ou
seja, não autoritários, inflexíveis, coléricos, sem misericórdia, parciais
com as pessoas e muito menos ________________________. Isso porque tais más
qualidades são provenientes da sabedoria ________________________, animal e
terrena. O Senhor os chamou para o _______________. Procuremos fazer o bem
com ___________________ e verdade.
12- Como é o fruto da
justiça (v.18)?
( ) Tiago diz que o fruto
da justiça na vida do crente deve ser semeado na guerra de DEUS.
( ) "Bem-aventurado quem
tem fome e sede de justiça".
( ) Já imaginou essa
verdade compreendida e assumida por cada crente onde quer que este esteja?
( ) Já imaginou o tipo de
mundo que teríamos se compreendêssemos as implicações reais dos termos
"fome" e "sede de justiça"?
( ) Tiago diz que o fruto
da justiça na vida do crente deve ser semeado na paz de DEUS.
( ) Ele, porém,
acrescenta que essa realidade é para os que, sabiamente, "exercitam a paz".
( ) Em outras palavras, é
preciso trabalhar pela paz.
( ) Seja sábio, semeie o fruto da justiça e tenha paz!
CONCLUSÃO
13-
Complete:
A nossa
_______________________ pessoal demonstrará se temos a "sabedoria do
________________________", que é pura, ________________________, moderada,
________________________, cheia de misericórdia, de bons frutos, sem
________________________ e sem _________________________; ou se somos
portadores da terrena, animal e ________________________, que produz
________________________, espírito faccioso, perturbação e obras
_______________________. Qual o tipo de sabedoria está presente em sua vida?
Fomos chamados a não tomar a forma deste presente ________________________,
mas para isso precisamos da sabedoria do _________________. Só assim
produziremos frutos que se coadunam com a sabedoria que vem do alto. Busque
a verdadeira sabedoria no Senhor com _____________________ e você será um
________________________ vivo do poder de DEUS!
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora
CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada.
Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e
Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em
português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes.
Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM
CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/
-
Pb Alessandro Silva
19 agosto 2014
Lição 8 – O cuidado Com A Língua, 6ptes, 3Tr14, Ev Henrique, parte 2
Lição 8 -
O Cuidado Com A Língua parte 2
III - NÃO PODEMOS AGIR DE DUPLA MANEIRA (Tg 3.10-12)
1. Bênção e maldição (v.10).
Outro
detalhe é que quando Tiago fala que com a língua “bendizemos a DEUS” (v. 9),
provavelmente ele tinha em mente também o fato de que os cristãos de sua
época cultivavam o costume dos judeus daqueles dias — igualmente comum entre
alguns judeus ortodoxos de hoje — de sempre acrescentar a expressão “Bendito
seja Ele!” ao final de toda menção que faziam ao nome de DEUS em uma fala.
Ora, como os crentes da Igreja Primitiva nessa época eram todos judeus, e
estes eram o público alvo da Epístola de Tiago, “essa era uma expressão
apropriada de reverência para cada cristão primitivo”.
Como
salienta A. F. Harper, a contradição moral de muitos dos cristãos judeus dos
dias de Tiago em relação à língua consistia no fato de que, “esquecendo o
segundo grande mandamento de nosso Senhor (Mt 22.36-29), e provocados pela
ira, eles estavam amaldiçoando os seus irmãos, que foram feitos à imagem e
semelhança de DEUS, isto é, feitos à imagem de DEUS (cf. Gn 1.26,27). O Novo
Testamento ensina que mesmo uma maldição murmurada ou qualquer disposição
irada contra o próximo é uma contradição à nossa fé cristã (cf. Mt 5.22).
Não convém que isso se faça assim (Tg 3.10) entre os cristãos, porque essas
atitudes e atos são contrários a DEUS”. E Harper continua, explorando o
significado das ilustrações que Tiago usa para realçar essa contradição
moral na língua, e que ressaltam que essa contradição moral é, na verdade,
sobretudo e intrinsecamente, uma contradição desnaturai:
“Essa
contradição na conduta é tão desnaturai quanto imoral. A palavra
‘Porventura’ (v. 11 — meti) espera um claro ‘Não’ como resposta. O sentido
é: ‘Você certamente não espera isso, espera?’. Ninguém que visita fontes
salgadas, como podem ser encontradas próximo ao Mar Morto, esperaria
encontrar água salgada e água doce saindo da mesma fonte. E se isso
ocorresse, a água salgada estragaria a doce; a má estragaria a boa. O pomar
e a vinha ensinam a mesma verdade. ‘Conhece-se o fruto pela árvore’. JESUS
lembrou aos seus ouvintes que não se colhem ‘uvas dos espinheiros ou figos
dos abrolhos’ (Mt 7.16). Tiago faz eco a essa verdade quando pergunta: ‘Pode
também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos?’ (Tg 3.12)”.
Ou seja,
a língua indomada, inconstante e dobre é uma contradição moral e desnatural.
Pense nisso: todas as vezes que você permite que sua velha natureza, isto é,
sua natureza pecaminosa, domine por alguns momentos a sua língua, então você
está cometendo um ato contra DEUS, mas também contra a nova condição que
você ganhou em CRISTO, contra a nova natureza que foi gerada em você pelo
ESPÍRITO SANTO através da exposição da Palavra de DEUS (Tg 1.18). Se você é
uma nova pessoa em CRISTO, então o que você fala deve estar em sintonia com
sua nova maneira de viver, com sua nova natureza em CRISTO. Afinal, “se
alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes
engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tg 1.26).
Alexandre
Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã
Autêntica. Editora CPAD. pag. 100-102.
Tg 3.10
Lenski escreve o seguinte acerca da expressão Com ela bendizemos a DEUS (v.
9): “Os leitores, sem dúvida, continuavam seguindo o costume judaico de
acrescentar ‘Bendito seja Ele!’ sempre que mencionavam o nome de DEUS”. Essa
era uma expressão apropriada de reverência para cada cristão primitivo. No
entanto, o que estava acontecendo entre eles? Esquecendo o segundo grande
mandamento do nosso Senhor (Mt 22.36-39), e provocados pela ira, eles
estavam amaldiçoando os seus irmãos, que foram feitos à semelhança de DEUS,
i.e., feitos à imagem de DEUS (cf. Gn 1.26,27).12 O Novo Testamento ensina
que mesmo uma maldição murmurada ou qualquer disposição irada contra o
próximo é uma contradição da nossa fé cristã (cf. Mt 5.22). Não convém que
isto se faça assim (v. 10) entre os cristãos, porque essas atitudes e atos
são contrários a DEUS.
A. F.
Harper. Comentário Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 176.
Tg 3.9,10
Como é estranho que a língua consiga bendizer a DEUS e Pai, em um momento,
e, a seguir, amaldiçoar os homens. Devemos ter, pelos seres humanos, a mesma
atitude de respeito que temos por DEUS, porque eles foram criados à sua
imagem. Mas temos esta Língua horrível de duas faces, de modo que de uma
mesma boca procede bênção e maldição.
Algumas
pessoas pensam que o único limite para os palavrões e a linguagem grosseira
é a desaprovação social. Mas a Palavra de DEUS condena isto. Tiago diz que a
razão pela qual nós não devemos amaldiçoar as pessoas é porque elas foram
criadas à semelhança de DEUS. Nós não devemos usar nenhuma palavra que as
reduza a qualquer coisa inferior à sua estatura plena de seres criados por
DEUS.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol 2. pag.
679.
Tg 3.10
“De uma só boca procedem bênção e maldição”: acontece que também nossa boca
deveria ser reservada exclusivamente ao serviço a DEUS. Quando entrava no
santuário, o sumo sacerdote de Israel trazia na cobertura de sua cabeça as
palavras: “SANTO para o Senhor” (Êx 28.36; 39.30), i. é, ele era propriedade
de DEUS e reservado exclusivamente ao serviço dele. Do mesmo modo nosso
Senhor, que nos “comprou por preço” (1Co 6.20), visa praticamente
“inscrever” a frase “SANTO para o Senhor” em nossa vida, em especial sobre
nossa língua e nossos lábios, declarando-nos pertencentes a ele e reservados
exclusivamente para o seu serviço (Sl 51.17; 71.23). A carta de Tiago é
pregação em prol da santificação, e da santificação também faz parte da
“nova natureza agradável a DEUS” (Christoph Blumhardt).
“Isso não
deve ser assim, meus irmãos”: essa duplicidade no uso da língua não é
característica natural, mas desnaturada e culposa. Isso é o que a Bíblia nos
diz incessantemente (Êx 20.16; Sl 34.14; Mt 5.22; Rm 12.14; 1Pe 3.9; etc.).
Não deve e não precisa mais ser assim. Porque “se alguém está em CRISTO,
nova criatura é” (2Co 5.17). Podemos, mas não somos mais obrigados a pecar
(Jo 8.36). E já não devemos fazê-lo. No v. 8 Tiago declara: “Nenhum ser
humano pode…” Agora, porém, diz: “Isso não dever ser.” Sem a possibilidade
de obedecer a essa orientação ela seria absurda. Entre as linhas Tiago
também agora aponta para o Senhor que cura e santifica.
Por meio
de duas ilustrações Tiago termina explicitando como é antinatural a
duplicidade no falar (v. 11s).
Fritz
Grunzweig. Comentário Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica
Esperança.
2. Exemplos da natureza (vv. 11,12).
Para que
saiamos da inconstância, para que não sejamos alternadamente fontes do
bendizer e do maldizer, fontes de água doce e de águas amargas, produtores
ora de bons frutos, ora de maus frutos pela nossa fala (Tg 3.11,12), devemos
permitir que o SANTO ESPÍRITO de DEUS reine em nossos corações. Dessa forma,
e tão somente dessa forma, conseguiremos cumprir a bela, sábia e perfeita
recomendação do apóstolo Tiago sobre a fala, pronunciada ainda no início de
sua epístola: “Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar,
tardio para se irar” (Tg 1.19).
Na vida
cristã, não deve haver tagarelice e falas impensadas. O cristão deve saber
ouvir, ele deve estar sempre pronto para ouvir as pessoas. Além disso, o
cristão também não deve ser “pavio curto”, irritadiço, impaciente,
intemperante. Ele deve ser longânimo, uma qualidade do fruto do ESPÍRITO em
sua vida (G1 5.22). Ademais, diz ainda a Palavra de DEUS: “Irai- vos e não
pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4.26). Ou seja, devemos
evitar o máximo possível a irritação e, quando ela chegar, ela deve passar
rápido. “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” significa que, no mesmo dia,
essa irritação deve passar.
Tudo isso
só é possível, repito, na vida daquele que foi gerado pela Palavra da
Verdade (Tg 1.18), isto é, na vida daquele que teve gerada em si uma nova
natureza em CRISTO e que busca todos os dias fortalecer-se em DEUS,
alimentar sua nova natureza, enchendo-se do ESPÍRITO SANTO.
Alexandre
Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã
Autêntica. Editora CPAD. pag. 102-103.
Tg
3.11-12 Essa contradição na conduta é tão desnatural quanto imoral. A
palavra Porventura (v. 11, meti) espera um claro “não” como resposta. O
sentido é: “Você certamente não espera isso, espera?”. Ninguém que visita
fontes salgadas, como as que podem ser encontradas próximo ao Mar Morto,
esperaria encontrar água salgada e água doce vindo da mesma fonte. E se isso
ocorresse, a água salgada estragaria a doce; a má estragaria a boa.
O pomar e
a vinha ensinam a mesma verdade. “Conhece-se o fruto pela árvore”. JESUS
lembrou aos seus ouvintes que não se colhem “uvas dos espinheiros ou figos
dos abrolhos” (Mt 7.16). Tiago faz eco a essa verdade quando pergunta: pode
também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? (v. 12).
A. F.
Harper. Comentário Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 176.
Tg 3. 12ª
«...Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas, ou a videira,
figos? O autor sagrado toma uma outra ilustração da natureza, que mostra
também a necessidade de coerência. Cada árvore frutífera produz seu tipo
específico de fruta, e certamente não pode produzir, ora uma espécie, ora
outra. Isso é impossível. E apesar de que isso seria uma deleitável
curiosidade, qualquer pessoa que observasse o fenômeno, pensaria que é
apenas uma perversão, algo em que a natureza errar a profundamente. E isso
se daria especialmente se a mesma árvore produzisse, alternadamente, fruto
comestível e fruto venenoso. Se esse fosse o caso, a árvore seria
considerada uma afronta ao processo da natureza, e não apenas uma
curiosidade. O homem, porquanto produz fruto bom e fruto venenoso, também é
uma afronta e uma perversidade da natureza.
·...figueira (figo)... azeitonas... videira(uva) ... Três frutos
característicos da Palestina. Significados supostamente mais profundos têm
sido visto no uso desses frutos, como se estivessem em foco lições morais e
espirituais; mas não há que duvidar que tais interpretações são meras
curiosidades, que não podem ser tomadas a sério: A figueira, símbolo de uma
vida natural luxuosa, não pode produzir oliveiras, que simboliza a vida
espiritual. A videira. O símbolo da teocracia e do cristianismo, afinal, não
pode produzir figos, isto é, a felicidade externa, a plenitude da vida
natural dos judeus. Portanto, seu sentido seria o que segue: Se alguém quer
ser um judeu natural, não pode produzir os frutos dos filhos do ESPÍRITO;
mas, se por outro lado, quiser ser cristão, não poderá contemplar ideais do
judaísmo, sentando-se debaixo da figueira da prosperidade externa, esperando
desfrutar de seu fruto». (Lange,- in loc.). O autor sagrado não estava
apresentando qualquer simbolismo assim sutil, mas meramente ilustrava a
monstruosidade do homem que, sendo comparado a uma árvore frutífera,
produzia, alternadamente, fruto bom e fruto mau. Ariano, aluno de Epicteto,
diz algo similar: Como poderia medrar uma videira, não como videira, mas
como oliveira; ou uma oliveira, por outro lado, não como oliveira, mas como
videira? Isso é impossível, inconcebível». As árvores, tal como os homens,
são conhecidas por seus frutos, que mostram de que qualidades são eles. (Ver
Mat. 7:20).
CHAMPLIN,
Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo.
Editora Candeias. Vol. 6. pag. 58.
Tg 3.12 A
metáfora da figueira e da videira: plantas guardam fidelidade à sua espécie,
somente nós cristãos, de forma antinatural, muitas vezes não o fazemos –
principalmente no caso de nossas palavras. Novamente somos lembrados do que
JESUS afirma no Sermão do Monte: “Uma boa árvore produz bons frutos” (Mt
7.16). – Todavia também acontece que uma árvore produza duas espécies de
frutos. Em uma macieira pode haver ao mesmo tempo uma variedade nobre, de
bom paladar, ao lado maçãs silvestres e não-comestíveis. Isso acontece em
galhos que não foram enobrecidos. A única solução é cortar os galhos
orgulhosos e selvagens, e enxertar ramos nobres. Do mesmo modo é preciso que
em nós sejam cortados os “galhos orgulhosos” e implantados os “galhos
nobres”, a saber, o ESPÍRITO de DEUS. A Bíblia chama isso de arrependimento
e renascimento. DEUS visa concretizar unidade na natureza e em nossa vida. É
esse seu propósito, e ele é capaz de fazê-lo.
Fritz
Grunzweig. Comentário Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica
Esperança.
3. Uma única fonte.
Tg
3.11,12 De uma mesma fonte, não pode jorrar água doce e água amargosa.
Embora qualidades diferentes de água não possam fluir da mesma fonte, as
palavras dos cristãos podem ser muito incoerentes. Em um momento, podemos
falar de uma maneira que honre a DEUS, e no momento seguinte, de uma maneira
que dê a Satanás a força necessária para operar. Podemos escolher como vamos
agir. Se não decidirmos, daremos a Satanás uma abertura para nos controlar.
Devemos produzir o tipo de fruto em vista do qual fomos criados e
regenerados para produzir - o fruto da justiça (veja Tg 3.18) -, da mesma
maneira que se espera colher azeitonas de uma oliveira. Somente um coração
renovado pode produzir palavras puras. Se a origem dos nossos pensamentos e
atos é o amor de DEUS em nossa vida, então não seremos capazes de gerar
aquele tipo de palavras negativas contra o qual Tiago está nos advertindo.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag.
679.
Tg 3.12b
·...fonte de água salgada pode dar água doce ...· O mar Morto, na Palestina,
fica apenas acerca de vinte e cinco quilômetros de Jerusalém. Naquela área
há muitos poços de sal, pantanais e fontes que contém água salgada em
variadas percentagens. Há grande abundância de riachos salgados e fontes
salobras naquela região, além de fontes termais impregnadas de enxofre, que
abundam no vale vulcânico do rio Jordão.
Portanto,
se os leitores originais da epistola eram naturais da Palestina, haveriam de
entender perfeitamente a linguagem simbólica usada.
Haveriam
de saber que existem fontes de água potável e também de água salobra, mas
que é impossível que de um mesmo manancial jorrasse água boa e água salobra.
Os mananciais de água potável trazem vida; os demais mananciais nada
produzem senão odores asfixiantes. Somente o homem pode cultivar a
prodigiosa monstruosidade de produzir o que é bom e hígido, para em seguida
produzir influências e poderes malignos e mortíferos. Pelo menos no crente,
que é alguém que está sendo transformado para compartilhar da imagem de
CRISTO, isso não deveria ocorrer; o N.T. dá a entender que isso, realmente,
não sucederá jamais.
«Se a
boca emitir maldições, assim se fazendo uma fonte salobra, não pode, sob
hipótese alguma, emitir também o riacho potável do louvor e das boas obras;
e ainda que pareça fazê-lo, tudo deve ser hipocrisia e espetáculo». (Alford.
in loc.). Toda a bênção, de fato, é maculada pela língua que profere
maldições; e até mesmo o Louvor não fica bem na boca do pecador.
«De certa
feita foi apresentado em favor de um homem que fora criticado e condenado
por motivo insatisfatório, que ele era 'um bom homem, com exceção de seu mau
gênio'. ‘Tudo, menos o seu mau gênio!' Foi a resposta em nada errada. 'Como
se o mau gênio não representasse nove décimos do erro religioso!' ‘Se alguém
não tropeça no falar é perfeito varão'».
CHAMPLIN,
Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo.
Editora Candeias. Vol. 6. pag. 58.
Tg 3.12b
Na Palestina, região árida e seca, quando se fala em fonte, fala-se de um
lugar muitíssimo precioso. A fonte é um lugar onde os sedentos, os cansados
chegam e encontram alento, vida, força, ânimo e coragem para prosseguirem a
caminhada da vida. A Bíblia fala de Agar perambulando no deserto com seu
filho Ismael. A água acabou, a sede implacável a dominou e o desespero tomou
conta dela e do seu filho. Sem esperança, sentou-se longe do seu filho para
chorar, pois não tinha coragem de vê-lo morrer na ânsia da sede implacável.
Mas, do céu o anjo de DEUS lhe falou. Mostrou-lhe uma fonte a jorrar água
perto de Ismael e a esperança brotou em sua alma, a vida floresceu em seu
peito e o futuro sorriu para ela (Gn 21.15-21). Assim é uma palavra boa:
traz alento em meio ao cansaço; traz esperança em meio ao desespero; traz
vida no portal da morte.
Que
bênção! Você poder usar sua língua como uma fonte de refrigério para as
pessoas, para abençoá-las, encorajá-las e consolá-las. Como é precioso
trazer uma palavra boa, animadora e restauradora para uma alma aflita. A
principal marca do cristão maduro é ser parecido com JESUS, o varão
perfeito. Uma das principais características de JESUS era que sempre que uma
pessoa chegava aflita perto dele saía animada, restaurada, com novo
entusiasmo pela vida. Quando as pessoas chegam perto de você, elas saem mais
animadas e encantadas com a vida? Elas saem cheias de entusiasmo, dizendo
que valeu a pena conversar com você? Você tem sido uma fonte de vida para as
pessoas? Sua família é abençoada pelas suas palavras? Seus colegas de escola
e de trabalho são encorajados com a maneira de você falar?
LOPES.
Hernandes Dias. TIAGO Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag.
68.
Tg 3.11 A
imagem do poço: de uma fonte (ou do poço ligado a ela) não jorra
simultaneamente água doce e água do mar. Mas em nós humanos essa estranha
mistura ocorre constantemente. Mesmo no caso de um poço ela é concebível, a
saber, quando estiver simultaneamente ligada a duas fontes. A circunstância
de que de nossa vida sempre brotam duas coisas distintas se explica pelo
fato de que somos abastecidos a partir de duas fontes diferentes: o ESPÍRITO
de DEUS e o espírito deste mundo. Por isso importa suplicar: “Conserva meu
coração vazio para ti” (Michael Hahn). Igualmente é necessário que não
corramos para lá e para cá, mas que nossa comunhão com JESUS se torne sólida
e constante (Jo 7.38; Cl 2.7;Hb 13.9).
Fritz
Grunzweig. Comentário Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica
Esperança.
ELABORADO: Pb Alessandro Silva -
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/
-
com algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
TEXTO
ÁUREO
1-
Complete:
"Porque todos ______________________________ em muitas coisas. Se
alguém não _____________________________ em palavra, o tal varão é
_____________________________ e poderoso para também
_____________________________ todo
o corpo" (Tg 3.2).
VERDADE PRÁTICA
2-
Complete:
A nossa _______________________________
pode ______________________________
vidas, portanto, sejamos cuidadosos com o que ______________________________.
I. A
SERIEDADE DOS MESTRES (Tg 3.1,2)
3- Por
que o rigor de Tiago com os mestres?
( ) A
palavra hebraica para mestre é rabboni cujo significado é "mestre
particular".
( ) A
palavra hebraica para mestre é rabbi, cujo significado é "meu mestre".
( ) Os
mestres eram honrados em toda a comunidade judaica, gozando de grande
respeito e prestígio.
( ) Na
realidade, o ofício rabínico era uma das posições mais almejadas pelos
judeus, pois era notória a influência dos mestres sobre as pessoas (Mt
23.1-7).
( )
Daí o porquê de muitos ambicionarem tal posição.
( ) E
é exatamente alarmado por isso que Tiago inicia então o capítulo três,
referindo-se aos que acalentavam essa aspiração, visando obter prestígio,
privilégio e fama, a que tivessem cuidado (v.1).
( )
Antes de almejarmos o ministério da Palavra devemos estar cônscios de nossa
responsabilidade e de que um dia o Altíssimo nos pedirá conta dos atos e dos
talentos a nós dispensados.
4- Que
tipo de seriedade deve haver para com os que querem ser mestres na igreja
(v.1)?
( ) Em
Mateus 5.19 lemos sobre a advertência de JESUS quanto à seriedade e a
fidelidade dos discípulos no ensino do Evangelho.
( )
Devido a sua importância, JESUS estabeleceu o ensino como um meio de
propagar o Evangelho a toda criatura e, assim, ordenou a sua Igreja que
fizesse seguidores do Caminho pelo mundo.
( ) É
interessante notarmos o paralelo que Tiago faz em relação à advertência
proferida por JESUS em tempo anterior: Quem foi vocacionado para ser mestre
não pode ter o "espírito" dos fariseus, mas
o de
CRISTO.
( ) É
interessante notarmos o paralelo que Tiago faz em relação à advertência
proferida por JESUS em tempo anterior: Quem foi vocacionado para ser mestre
não pode ter o "espírito" dos saduceus, mas o de CRISTO.
5- De
que perfeição que domina o corpo (v.2) Tiago fala?
( )
Quem tem domínio sobre a língua, tem igualmente o coração sob domínio, pois a
boca fala do que o coração deseja falar.
( )
Quem domina ou controla a sua língua, sem cometer delitos (excessos,
descontroles, julgamentos precipitados, difamações, etc.), sem dúvida, é
"perfeito".
( ) O
controle da língua significa que a pessoa tem a capacidade de controlar as
demais áreas da vida, pois a língua é poderosa "para também refrear todo o
corpo".
( )
Quem tem domínio sobre a língua, tem igualmente o coração preservado, pois a
boca fala do que o coração está cheio.
( )
Discipline-se! Faça um propósito com DEUS e consigo mesmo: não empreste os
seus lábios para fazer o mal.
II. A
CAPACIDADE DA LÍNGUA (Tg 3.3-9).
6-
Qual a analogia de Tiago a respeito das pequenas coisas no governo do todo
(vv.3-5)?
( )
Tiago faz uma analogia acerca da nossa capacidade de usarmos a língua.
( )
Ele remete-nos ao exemplo do leme dos barcos e do freio dos camelos.
( )
Ele remete-nos ao exemplo do leme dos navios e do freio dos cavalos.
( )
Apesar de tais objetos serem pequenos, porém, são fundamentais para
controlar e dirigir transportes grandes e pesados.
( )
Assim, o apóstolo nos mostra que, apesar de pequena, a língua é capaz de
realizar grandes empreendimentos - edificantes ou destrutivos.
( )
Como um pequeno membro é capaz de "acender um bosque inteiro"?
7- O
que significa "A língua também é um fogo" (vv.6,7)?
( )
Quantas pessoas não frequentam mais as nossas reuniões porque foram feridas
com palavras? Você já se fez essa pergunta?
( ) É
preciso usar nossa língua sabiamente, pois "a morte e a vida estão no poder
da língua [...]".
( ) É
preciso usar nossa língua sabiamente, pois "a riqueza e a pobreza estão no poder
da língua [...]".
( )
Grande parte dos incêndios nas florestas inicia através de uma pequena
fagulha. Todavia, essa faísca alastra-se podendo destruir grandes áreas de
vegetação.
( ) Da
mesma forma, são as palavras por nós pronunciadas.
( ) Se
não forem proclamadas com bom senso, muitas tragédias podem acontecer.
8-
Como dominar a língua?
( )
Ainda no versículo sete, Tiago faz outra ilustração em relação ao tema do
uso da língua.
( )
Ele mostra que a natureza humana conseguiu domar e adestrar as bestas-feras,
as aves, os répteis e os animais do mar.
( )
Mas a língua do ser humano só muito raramente é capaz de dominá-lo.
( )
Mas a língua do ser humano até hoje não houve quem fosse capaz de dominar.
( )
Por esforço próprio o homem não terá forças para domar o seu desejo e as
suas vontades.
( )
Quando DEUS passa a nos governar, a língua do crente deixa de ser um órgão
de destruição e passa a ser um instrumento poderoso e abençoador, usado para
o louvor da glória do Eterno.
( ) A
fim de dominar a nossa língua, devemos entregar o nosso coração inteiramente
ao Senhor, "Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca".
III.
NÃO PODEMOS AGIR DE DUPLA MANEIRA (Tg 3.10-12).
9-
Como a língua pode ser instrumento de bênção e maldição (v.10)?
( )
Tiago até reconhece a possibilidade de alguém usar a língua só para o bem
sem jamais errar..
( )
Tiago até reconhece a possibilidade de alguém usar a língua de modo ambíguo.
( )
Entretanto, deve a mesma língua que expressa o amor a DEUS, deixar-se usar
para destruir pessoas?
( )
Apesar de o meio-irmão do Senhor dizer que tudo que existe obedece sua
própria natureza, se experimentamos o novo nascimento, tornamo-nos uma nova
criação, isto é, adquirimos outra natureza.
( )
Esta tem de ser manifesta em nosso falar e agir.
( )
Portanto, se você foi transformado pela graça de DEUS mediante a fé de
CRISTO, a sua língua não pode ser um instrumento maligno.
( ) A
fofoca, a mentira, a calúnia e a difamação são obras carnais e não podem ter
lugar em nossa vida.
10-
Quais exemplos da natureza (vv.11,12) Tiago utiliza em sua explanação sobre
a duplicidade da língua?
( ) O
líder da igreja de Jerusalém usa dois exemplos da realeza para apontar a
incoerência de agirmos duplamente.
( ) O
líder da igreja de Jerusalém usa dois exemplos da natureza para apontar a
incoerência de agirmos duplamente.
( )
Tiago questiona a possibilidade de a fonte que jorra água doce jorrar
igualmente água salgada.
( )
Para provar a impossibilidade natural deste fenômeno, o meio-irmão do Senhor
pergunta, de maneira retórica, se uma figueira poderia produzir azeitonas, e
a videira, figos.
( )
Naturalmente, a resposta é um sonoro não! Portanto, a pessoa que bendiz ao
Senhor não maldiz o próximo.
( ) Se
DEUS é amor, como podemos odiar alguém?
11-
Qual a única fonte que deve jorrar da boca do crente?
( )
Aquele que bebe da água da vida não pode fazer jorrar água para morte.
( )
Quem bebe da água da fonte de DEUS não pode transbordar água santa.
( )
Quem bebe da água limpa do CRISTO de DEUS não pode transbordar água suja.
( )
Portanto, a palavra proferida por um discípulo de CRISTO deve edificar os
irmãos, dar graça aos que ouvem e sarar quem se encontra ferido.
CONCLUSÃO
12-
Complete:
Uma vez
Salomão disse que a
_____________________________
do justo é manancial de
_____________________________
(Pv 10.11), e que as palavras da boca do homem são _______________________________
profundas (Pv 18.4). Tomemos o devido cuidado com a maneira como usamos a
nossa
______________________________.
Não esqueçamos que, no dia do
_____________________________,
daremos conta a DEUS de toda ______________________________
ociosa proferida pela nossa boca (Mt 12.36).
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora
CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada.
Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e
Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em
português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes.
Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM
CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/
-
Pb Alessandro Silva
Questionário da
Lição 8 - O
Cuidado Com A Língua
Responda conforme a
revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema:
FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida
Cristã Autêntica
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