Lição 2, A Igreja e a relevância para a adoração verdadeira no culto, 3Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
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EBD, Revista
Editora Betel, 3° Trimestre De 2024, TEMA, A RELEVÂNCIA DA
IGREJA, SUA ESSÊNCIA E MISSÃO – Reafirmando os fundamentos, a
importância do compromisso com a Palavra de DEUS, a Adoração sincera e o
serviço autêntico, segundo os preceitos de JESUS CRISTO, Escola Bíblica
Dominical
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- O CULTO É
RELEVANTE PORQUE É BÍBLICO
1.1. O culto no
Antigo Testamento
1.2. O culto no
Novo Testamento
1.3. O culto na
atualidade
2- O CULTO É
RELEVANTE PELA COMUNHÃO
2.1. Comunhão
com DEUS
2.2. Comunhão
com os irmãos
2.3. Resultado
da comunhão
3- ELEMENTOS
CENTRAIS DO CULTO
3.1. A Palavra
de DEUS é central no culto
3.2. O efeito
da oração coletiva
3.3. O valor da
adoração coletiva
TEXTO ÁUREO
“Que fareis,
pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem
revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1
Coríntios 14.26
VERDADE
APLICADA
O culto a DEUS
é a celebração de Seu nome, quando expressamos gratidão e O adoramos pelo que
Ele é e por Seus atos poderosos, em conformidade com as Escrituras.
OBJETIVOS DA
LIÇÃO
Destacar que
somente DEUS é digno de adoração.
Priorizar a adoração individual e coletiva a DEUS.
Mostrar que DEUS busca verdadeiros adoradores.
TEXTOS DE
REFERÊNCIA - SALMOS 122.1-9
1- Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa
do Senhor.
2- Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
3- Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida.
4- Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho de Israel, para
darem graças ao nome do Senhor.
5- Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.
6- Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
7- Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios.
8- Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti.
9- Por causa da casa do Senhor, nosso DEUS, buscarei o teu bem.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
SEGUNDA |
SI 27.1-4 Confiança em DEUS e anelo pela Sua presença.
TERÇA | SI 133 A excelência do amor fraternal.
QUARTA | Jo 4.23 DEUS procura os verdadeiros adoradores.
QUINTA | 1Co 14.26-40 A necessidade de ordem no culto.
SEXTA | Hb 10.19-39 Exortação a perseverar na fé.
SÁBADO | 1Pe 1.25 A Palavra do Senhor permanece para sempre
HINOS SUGERIDOS: 144, 243, 244
MOTIVO DE
ORAÇÃO
Ore pela
unidade e comunhão na sua Igreja local.
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
SUBSÍDIOS
EXTRAS PARA A LIÇÃO
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lição 6, A
Mordomia da Adoração
3º Trimestre de
2019 - Tempos, Bens e Talentos - Sendo Mordomo Fiel e Prudente com as coisas
Que DEUS nos tem dado - Comentarista CPAD - Elinaldo Renovato de Lima
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Lição 6 - https://youtu.be/eS2v90b2ooQ
TEXTO ÁUREO
“Mas a hora vem, e agora é, em que os
verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai
procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.23)
VERDADE PRÁTICA
DEUS procura os verdadeiros adoradores, e não
as celebridades.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 2.11 Os magos prostraram-se diante
de JESUS
Terça – Jo 4.20-24 O Pai busca os verdadeiros adoradores
Quarta – Rm 12.1 O culto racional
Quinta – 1 Co 6.20 Glorificando a DEUS no corpo e no espírito
Sexta – Sl 96.9 Adorando na beleza da santidade
Sábado – Mt 26.39 JESUS prostrou-se em oração diante do Pai
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE - João 4.19-26
19 - Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és
profeta. 20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém
o lugar onde se deve adorar. 21 - Disse-lhe JESUS: Mulher, crê-me que a hora
vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 - Vós adorais o
que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23
- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 -
DEUS é ESPÍRITO, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em
verdade. 25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o CRISTO)
vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 - JESUS disse-lhe: Eu o sou, eu
que falo contigo.
OBJETIVO GERAL
- Mostrar que DEUS procura os verdadeiros adoradores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar a palavra Adoração;
Explicar como adorar a DEUS;
Pontuar gestos e atitudes na adoração a DEUS.
INTERAGINDO COM
O PROFESSOR
O culto a DEUS é o momento em que Ele se
encontra com o seu povo. Esse conceito tem fundamento no Antigo Testamento e é
aprofundado por JESUS no Novo Testamento. Aqui, a verdadeira adoração a DEUS se
realiza “em espírito e em verdade”. Assim, a adoração ao Pai está centrada na
pessoa bendita de JESUS CRISTO. Nesse sentido, não é o ritualismo ou o
simbolismo que pauta a adoração, mas a pessoa de JESUS. Ele é o centro. Ele é o
tudo. Ele é o nosso salvador!
PONTO CENTRAL -
DEUS procura os verdadeiros adoradores, e não as celebridades.
Resumo da Lição
6, A Mordomia da Adoração
I – O QUE É
ADORAÇÃO
1. No Antigo Testamento.
2. No Novo
Testamento.
3. Outras
palavras relativas a adoração.
II – COMO
ADORAR A DEUS
1. “Em espírito e em verdade”.
1.1. Onde
adorar a DEUS?
1.2. A atitude
do adorador.
2. Com o “culto
racional”.
III - GESTOS E
ATITUDES NA ADORAÇÃO A DEUS
1. Ajoelhar-se e prostrar-se.
2. Louvar e
Cantar.
3. Glorificar a
DEUS.
Resumo
Rápido do Pr Henrique da Lição 6, A Mordomia da Adoração
INTRODUÇÃO
No Antigo
Testamento o culto teve início em Adão e Eva que ensinaram seus filhos Caim e
Abel. Vemos que o altar era individual. Na época de Sete, seu filho Enos deu
início à invocação do nome do Senhor através de altares (E a Sete também nasceu
um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do
Senhor. Gênesis 4:26). Noé, Abraão, Isaque e Jacó seguiram nesta linha de
adoração erigindo altares ao Senhor (Gênesis 8:20
Gênesis 12:7;
13:18; 26:25; 33:20; 35:1; 35:3; 35:7). No tempo de Moisés a adoração passou a
ser exigida através de um sistema de sacrifícios no Tabernáculo, e
posteriormente, no Templo de Salomão, depois no de Zorobabel e por último, no
tempo de JESUS, no templo restaurado por Herodes. Se tornou uma adoração
formalista sem o ingrediente principal – o coração (a alma desejosa de adorar a
DEUS).
No Novo Testamento, JESUS CRISTO revelou o
sentido de adoração que agrada a DEUS e ELE procura por esses que O adoram –
agora, em ESPÍRITO e em Verdade. “Mas a hora vem, e agora é, em que os
verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai
procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23). Concluímos que no Novo Testamento
a adoração está na comunhão com o ESPÍRITO SANTO e centrada em CRISTO.
I –
O QUE É ADORAÇÃO
Adoração é
prestação de culto a DEUS para nós os cristãos. Pode ser realizado só ou em
companhia de outras pessoas. Pode ser realizado em qualquer lugar. Adoração só
é possível pelo nascido de novo em comunhão com o ESPÍRITO SANTO. Adoração só é
possível em CRISTO.
1. No Antigo Testamento.
A palavra
hebraica shaha ocorre mais de 100 vezes, e significa “curvar-se diante” ou
“prostrar-se diante” de DEUS.
A palavra abad
- “adorar”, “trabalhar” ou “servir” a DEUS (cf. 2 Rs 10.18-23).
Em Êxodo
podemos ver que DEUS se agrada quando nos inclinamos diante Dele. Moisés, Arão,
Nadabe e Abiú, e os setenta anciãos receberam ordem de DEUS para subirem ao
monte e inclinarem-se de longe como sinal de reverência e adoração ao Eterno
(24.1).
ADORAÇÃO
(Strong Português) HEBRAICO שחה
shachah
1) inclinar-se
1a) (Qal) inclinar-se
1b) (Hifil) deprimir (fig.)
1c) (Hitpael)
1c1) inclinar-se, prostrar-se
1c1a) diante de superior em deferência
1c1b) diante de DEUS em adoração
1c1c) diante de deuses falsos
1c1d) diante dum anjo
ADORAÇÃO com
sentido de servir (Strong Português) HEBRAICO עבד
Ìabad
1) trabalhar, servir
1a) (Qal)
1a1) labutar, trabalhar, fazer trabalhos
1a2) trabalhar para outro, servir a outro com trabalho
1a3) servir como subordinado
1a4) servir (DEUS)
1a5) servir (com tarefa levítica)
1b) (Nifal)
1b1) ser trabalhado, ser cultivado (referindo-se ao solo)
1b2) tornar-se servo
1c) (Pual) ser trabalhado
1d) (Hifil)
1d1) compelir ao trabalho, fazer trabalhar, fazer servir
1d2) fazer servir como subordinado
1e) (Hofal) ser levado ou induzido a servir
ADORAÇÃO
A ÍDOLOS (Strong Português) סגד c
̂egid ARAMAICO
1) prostrar-se, prestar homenagem, adorar
1a) (Peal) prestar homenagem
2.
No Novo Testamento.
O verbo grego
proskuneo é mencionado 59 vezes - “prostrar-se” ou “adorar” ou “prestar
homenagem a alguém” ou “venerar” ou “ser reverente” ou “beijar a mão”. Há
também o verbo (prosekúnesa), que passou a significar “prostrar-se como sinal
de reverência”, “prestar homenagem”.
Paulo nos
orienta de uma posição na oração e adoração que agrada a DEUS - Por causa disto
me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, Efésios 3:14
Portanto na
adoração a posição que mais agrada a DEUS é de joelhos, inclinados perante
DEUS, em sinal de humilhação.
ADORAÇÃO
(Strong Português) GREGO προσκυνεω proskuneo (significando beijar, como um
cachorro que lambe a mão de seu mestre);
1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência
2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa
como uma expressão de profunda reverência
3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a
alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar
3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior
3a1) aos sumo sacerdotes judeus
3a2) a DEUS
3a3) a CRISTO
3a4) a seres celestes
3a5) a demônios
3.
Outras palavras relativas a adoração.
ADORAÇÃO com
sentido de servir (Strong Português) GREGO λατρευω latreuo latryoo’-o de latris
(criado assalariado);
1) servir por salário
2) servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto para escravos
como para homens livres
2a) no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar
2b) desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a DEUS na observância
dos ritos instituídos para sua adoração
2b1) dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro
Latreía -
“serviço” de adoração no culto (Êx 12.25,26; Hb 8.5; 9.9; 13.10).
Há também a
palavra leitourgia, ou liturgia, que significava serviço prestado em favor do
povo. Atualmente, a palavra liturgia refere-se à forma de organização do culto
e seu desenvolvimento. Cada denominação cristã tem uma “liturgia” em que a
adoração a DEUS se destaca como a essência do culto.
Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios
divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou
rituais da igreja católica.
Do grego leitourgia "função
pública"; pelo latim liturgia.
QUANDO A
DORAÇÃO É NULA, OU SEM VALOR, JESUS USA OUTRA PALAVRA
Mateus
15:9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
(Strong
Português) σεβομαι sebomai - reverenciar, adorar - Aqui JESUS usa esta outra
palavra - Não usa προσκυνεω proskuneo
II –
COMO ADORAR A DEUS
1. “Em espírito e em verdade”.
Após a
manifestação sobrenatural da Palavra de Conhecimento (ou da ciência - dom do
ESPÍRITO SANTO) dada por JESUS, revelando a situação conjugal de si, a mulher
samaritana percebeu que aquele que lhe falava não era apenas mais um judeu
querendo fazer prosélitos, mas um profeta de DEUS. (Jo 4.19). Neste
diálogo notamos a importância da adoração ao PAI para JESUS. A Palavra adoração
é mencionada dez vezes só neste capítulo de João. Desse ensino de JESUS
depreendemos dois pontos essenciais da Adoração:
Primeiro, onde
se deve adorar a DEUS.
Segundo lugar,
como se deve adorá-Lo.
1.1.
Onde adorar a DEUS?
A mulher
samaritana recebeu de seus mestres a orientação de que o lugar correto de
adoração era o monte de Samaria (Gerizim). Ela disse que para os judeus, era
Jerusalém (Monte Moriá).
O Senhor JESUS
revelou claramente que chegou (desde o dia que ELE estava na Terra) o tempo em
que o essencial da adoração não seria o lugar geográfico, pois “os verdadeiros
adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais
que assim o adorem. DEUS é ESPÍRITO, e importa que os que o adoram o adorem em
espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).
JESUS disse que não é propriamente em monte que se adora (posição
geográfica não importa), mas, por exemplo, dentro do quarto com a porta fechada
(de preferência, embora se possa adorar a DEUS em qualquer parte, mesmo dentro
de uma congregação cheia - adoração é individual, íntima e sem estímulos
externos). Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua
porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará publicamente. Mateus 6:6
Veja que é DEUS quem procura aos verdadeiros adoradores que O adoram em ESPÍRITO
e em Verdade.
Não é nem no Monte Gerizim em Samaria (templo já destruído) e nem no Monte
Moriá em Jerusalém (onde estava erigido um suntuoso templo restaurado por
Herodes) - mas a verdadeira adoração a DEUS é feita onde você estiver, bastando
para isso erguer o pensamento a DEUS e adorá-lo, entregando-se totalmente ao
ESPÍRITO SANTO.
Adorar em espírito quer dizer adorar pela ação do ESPÍRITO SANTO ligado a nosso
espírito, DEUS é ESPÍRITO e só pode ser adorado espiritualmente. Para adorar a
DEUS é preciso ser nascido de novo e viver em comunhão com o ESPÍRITO SANTO, em
santidade no espírito, na alma e no corpo (1 Ts 5:23).
Nós recebemos o
ESPÍRITO SANTO no dia em que nos convertemos a CRISTO. ELE veio morar em nós.
(Efésios 1:13; 1 Co 6:19).
1.2. A atitude
do adorador.
DEUS vê o
coração, o desejo de adoração. O ESPÍRITO SANTO mora em nós e nos sonda (E
aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO; e é ele que
segundo DEUS intercede pelos santos.
Romanos 8:27).
Este povo se
aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração
está longe de mim. Mateus 15:8
(Jo 4.24).
JESUS é a
verdade. Só podemos adorar a DEUS se estivermos em JESUS CRISTO
Disse-lhe JESUS:
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João
14:6
E conhecereis a
verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
Quase nenhum
hino ou louvor apresentado na igreja é de condução à adoração. Na verdade não
existe hino de adoração, pois a adoração é individual, sem interferência
externa, é uma atitude de cada pessoa individualmente, pouco importando se
existe alguma música sendo tocada e cantada ou não.
Somente DEUS
pode ser o centro da adoração!
2. Com o “culto
racional”.
Rogo-vos, pois,
irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício
vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1
Não há manifestação
de DEUS sem sacrifício.
A maneira de o
adorador se chegar a DEUS para O adorar sempre foi através de um sacrifício
como já vimos na introdução deste estudo. Para nossa salvação JESUS se ofereceu
como sacrifício em nosso lugar. Foi um sacrifício único, perfeito, eterno,
imutável, suficiente.
Porém, se desejamos
adorar a DEUS, precisamos nos apresentar diante de DEUS com algum sacrifício
que o agrade. DEUS não aceita mais nem sacrifícios humanos e nem de animais;
agora o sacrifício é vivo, ou seja, nós mesmos sendo oferecidos a DEUS, nossa
vida. O sacrifício é santo. Assim temos de nos oferecer em santificação e comunhão
com o ESPÍRITO SANTO.
Como o
sacrifício é racional, deve ser apresentado de livre e espontânea vontade, com
desejo de servir, com humildade e reconhecimento do poder e autoridade de DEUS
sobre nós, de seu domínio sobre todos e sua soberania sobre os tempos e sobre
tudo o que existe e ainda existirá.
O objetivo do
culto racional é este: “para que experimenteis qual seja a boa, agradável e
perfeita vontade de DEUS” (Rm 12.2).
O comentarista
está falando de um culto racional onde existe louvor, mas o culto não se resume
ao louvor. Tem Salmos, doutrina, Línguas, interpretação, profecia etc.
Que fareis
pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem
revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1
Coríntios 14:26)
III
- GESTOS E ATITUDES NA ADORAÇÃO A DEUS
1. Ajoelhar-se e prostrar-se.
São gestos de
profunda reverência diante de DEUS. Salomão, na inauguração do Templo, em
Jerusalém, diante de todo o povo, se pôs de joelhos, adorando a DEUS: “Sucedeu,
pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica,
estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante
do altar do Senhor” (1 Rs 8.54).
JESUS
prostrou-se diante do Pai em súplica (Mt 26.39).
Paulo nos orienta de uma posição na oração e adoração que agrada a DEUS - Por
causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO,
Efésios 3:14
Na verdade, na
adoração verdadeira, pouco importa a posição do adorador.
O profeta Elias
estava com a cabeça entre os joelhos. (1 Reis 18:42)
O rei Ezequias
recebeu mais 15 anos de vida estando deitado. (Isaías 38:5)
Os apóstolos e
discípulos receberam o batismo no ESPÍRITO SANTO estando assentados.
2.
Louvar e Cantar.
Que farei,
pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com
o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15 CANTAREI
COM O ESPÍRITO - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais;
cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19 CÂNTICOS
ESPIRITUAIS.
O louvor pode
nos conduzir a chegar a adoração, mas nunca fará parte da adoração.
Louva-se pelo que DEUS faz - Adora-se pelo que DEUS é.
Louvor é estar nos átrios - Adoração é chegar ao santo dos santos.
Louvai ao
Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e
vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os
outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados,
répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os
juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor,
pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Salmos
148:7-13
Para louvar não precisa ser salvo, não precisa ler bíblia, não precisa orar,
não precisa jejuar. Mas para adorar só quem é nascido de novo e vive em
santidade.
HÁ
MUITA DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO
1- Louva-se a DEUS pelo que ELE fez ou faz, mas adora-se a ELE pelo que ELE é;
2- O louvor é um agradecimento a DEUS, a adoração é um engrandecimento de DEUS;
3- No louvor precisa-se da participação de outras pessoas e às vezes de
instrumentos musicais, a adoração é individual e nasce dentro de nós, em nosso
espírito;
4 - O louvor chega aos átrios, a adoração chega ao santo dos santos (presença
de DEUS);
5 - No louvor são usados o corpo e a alma; na adoração são usados o corpo
(mortificado), a alma (lavada no sangue de JESUS) e o espírito (“recriado”);
6 - Para louvar a DEUS não é preciso comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois até os
animais o louvam (Sl 148, 149, 150); para se adorar a DEUS é preciso uma
estreita comunhão com o ESPÍRITO SANTO, pois é ELE que nos transporta ao trono.
7 - O louvor é um aceno e cumprimento, a adoração é um abraço e um beijo cheio
de amor.
8 - Tomemos como exemplo um marido que dá um fogão de presente à sua esposa e
manda entregar em sua casa. A esposa louva ao marido pelo seu ato de amor, mas
quando o mesmo chega em casa ela o abraça e beija agradecida e cheia de amor
(isso é adoração).
9 - Para louvar não é preciso nascer de novo, para adorar só com espírito
“recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO).
10 - Observação: Por isso se vê tão poucos adoradores e tantos que louvam.
11 - Aos homens se aplaude (manifestação externa), a DEUS se adora
(manifestação interna).
12 - Note que JESUS está dizendo para a mulher que os judeus adoravam a DEUS
com a palavra de DEUS (em verdade, pois possuíam todos os escritos do
Pentateuco até os profetas) mas suas bocas diziam uma coisa e o coração outra.
Não adoravam em ESPÍRITO, só com a verdade.
13 - Os samaritanos adoravam em ESPÍRITO, pois não tinham nem o templo legítimo
e nem a palavra (só adotavam o Pentateuco), faltava-lhes portanto a verdade.
JESUS está dizendo que chegou o tempo de adorar em ESPÍRITO e em Verdade, pois
ele envia o ESPÍRITO SANTO àqueles que lhe aceitarem como senhor e salvador e
estes aprenderão o real sentido da adoração.
Louvor é para
exaltar a DEUS pelo que Ele faz.
Adoração é para exaltar a DEUS pelo que Ele é.
Bem diferente uma coisa da outra.
O louvor pode conduzir a adoração, mas nunca será adoração.
Antes de JESUS
se buscava a DEUS sem entendimento. Não havia o ESPÍRITO SANTO morando no
crente para ligá-lo a DEUS.
JESUS fala dez vezes a palavra Adorar aí neste episódio revelando a extrema
importância da adoração feita em seu nome (verdade) e em comunhão com o
ESPÍRITO SANTO (em espírito).
A adoração legítima exige novo nascimento. Só se adora a DEUS que é ESPÍRITO,
em espírito ligado ao ESPÍRITO SANTO. Só se nasce de novo aceitando a JESUS
como Salvador e Senhor.
Em espírito e
em verdade já indica que na Nova Aliança não se mata animais para adorar. O
"animal" já foi morto, o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo,
Ele é a verdade. Adoramos em espírito porque nosso espírito foi recriado. Está
ligado ao ESPÍRITO SANTO.
3.
Glorificar a DEUS.
A ti, ó DEUS,
glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas
o declaram. Salmos 75:1
A glorificação
de DEUS num culto tem mais a ver com louvor, acontece quando se ouve um
testemunho, uma pregação, um cântico etc. Esse "Glória a DEUS",
quando legítimo, é movido pelo ESPÍRITO SANTO que glorifica a DEUS.
Ele me
glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar. João
16:14
A Glorificação
para nós é o resultado da adoração. Glorificamos porque DEUS corresponde à
nossa adoração.
E glorificavam
a DEUS a respeito de mim. Gálatas 1:24
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a DEUS, dizendo: Um grande
profeta se levantou entre nós, e DEUS visitou o seu povo. Lucas 7:16
Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar,
deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a DEUS pelo que
acontecera; Atos 4:21
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e
creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. Atos 13:48
Até mesmo os
descrentes glorificam a o nome de DEUS por alguma coisa que vêem e percebem que
é de DEUS.
Até rei morreu
por não glorificar a DEUS (dar honra a DEUS)
E no mesmo
instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a DEUS e, comido de
bichos, expirou. Atos 12:23
CONCLUSÃO
Princípios de Adoração
Primeiro princípio da adoração - não há presença e manifestação de DEUS sem
sacrifício.
Segundo - Adoração muito diferente de louvor.
Terceiro - Adoramos a DEUS pelo que Ele é não pelo que faz.
Quarto - Não precisamos estar em lugar determinado para adorarmos a DEUS. Somos
templo do ESPÍRITO SANTO. Somos um mesmo ESPÍRITO com Ele.
Quinto - Adoração exige entrega de nossa vida a DEUS total.
Sexto - Devemos
sempre glorificar a DEUS por ser Ele nosso PAI cheio de amor e misericórdia.
Como você diz
querer passar a eternidade com DEUS se não dá nem uma hora de tempo para ELE em
seu dia?
Mc 14:37b ...Você não pode vigiar comigo nem mesmo uma hora?
Adoração nem no
Monte Gerizim (Samaria) e nem no Monte Moriá (Jerusalém), mas no interior,
individual, íntima. Em espírito (só salvo que nasceu de novo e tem o ESPÍRITO
SANTO morando em si) e em verdade.(Em CRISTO - JESUS que disse EU SOU A
VERDADE).
A ADORAÇÃO A
DEUS (BEP CPAD)
Ne 8.5,6 “E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava
acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras
louvou o SENHOR, o grande DEUS; e todo o povo respondeu: Amém! Amém!,
levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.”
A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram à majestade do
grande DEUS do céu e da terra. Sendo assim, a adoração concentra-se em DEUS, e
não no ser humano. No culto cristão, nós nos acercamos de DEUS em gratidão por
aquilo que Ele tem feito por nós em CRISTO e através do ESPÍRITO SANTO. A
adoração requer o exercício da fé e o reconhecimento de que Ele é nosso DEUS e
Senhor.
BREVE HISTÓRIA DA ADORAÇÃO AO VERDADEIRO DEUS. O ser humano adora a DEUS desde
o início da história. Adão e Eva tinham comunhão regular com DEUS no jardim do
Éden (cf. Gn 3.8). Caim e Abel trouxeram a DEUS oferendas (hb. minhah, termo
também traduzido por “tributo” ou dádiva”) de vegetais e de animais (Gn 4.3,4).
Os descendentes de Sete invocavam “o nome do SENHOR” (Gn 4.26). Noé construiu
um altar ao Senhor para oferecer holocaustos depois do dilúvio (Gn 8.20).
Abraão assinalou a paisagem da terra prometida com altares para oferecer
holocaustos ao Senhor (Gn 12.7,8; 13.4, 18; 22.9) e falou intimamente com Ele
(Gn 18.23-33; 22.11-18). Somente depois do êxodo, quando o Tabernáculo foi
construído, é que a adoração pública se tornou formal. A partir de então,
sacrifícios regulares passaram a ser oferecidos diariamente, e especialmente no
sábado, e DEUS estabeleceu várias festas sagradas anuais como ocasiões de culto
público dos israelitas (Êx 23.14-17; Lv 1—7; Dt 12; 16). O culto a DEUS foi
posteriormente centralizado no templo de Jerusalém (cf. os planos de Davi,
segundo relata 1Cr 22—26). Quando o templo foi destruído, em 586 a.C., os
judeus construíram sinagogas como locais de ensino da lei e adoração a DEUS
enquanto no exílio, e aonde quer que viessem a morar. As sinagogas continuaram
em uso para o culto, mesmo depois de construído o segundo templo por Zorobabel
(Ed 3—6). Nos tempos do NT havia sinagogas na Palestina e em todas as partes do
mundo romano (e.g. Lc 4.16; Jo 6.59; At 6.9; 13.14; 14.1; 17.1, 10; 18.4; 19.8;
22.19). A adoração na igreja primitiva era prestada tanto no templo de
Jerusalém quanto em casas particulares (At 2.46,47). Fora de Jerusalém, os
cristãos prestavam culto a DEUS nas sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido.
Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a DEUS noutros
lugares, geralmente em casas particulares (cf. At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v.
2), mas, às vezes, em salões públicos (At 19.9,10).
AS BÊNÇÃOS DE DEUS PARA OS VERDADEIROS ADORADORES. Quando os crentes
verdadeiramente adoram a DEUS, muitas bênçãos lhes estão reservadas por Ele.
Por exemplo, Ele promete (1) que estará com eles (Mt 18.20), e que entrará e ceiará
com eles (Ap 3.20); (2) que envolverá o seu povo com a sua glória (cf. Êx
40.35; 2Cr 7.1; 1Pe 4.14); (3) que abençoará o seu povo com chuvas de bênçãos
(Ez 34.26), especialmente com a paz (Sl 29.11; ver o estudo A PAZ DE DEUS); (4)
que concederá fartura de alegria (Sl 122.1,2; Lc 15.7,10; Jo 15.11); (5) que
responderá às orações dos que oram com fé sincera (Mc 11.24; Tg 5.15); (6) que
encherá de novo o seu povo com o ESPÍRITO SANTO e com ousadia (At 4.31); (7)
que enviará manifestações do ESPÍRITO SANTO entre o seu povo (1Co 12.7-13); (8)
que guiará o seu povo em toda a verdade através do ESPÍRITO SANTO (Jo 15.26;
16.13); (9) que santificará o seu povo pela sua Palavra e pelo seu ESPÍRITO (Jo
17.17-19); (10) que consolará, animará e fortalecerá seu povo (Is 40.1; 1Co
14.26;2Co 1.3,4; 1Ts 5.11); (11) que convencerá o povo do pecado, da justiça e
do juízo por meio do ESPÍRITO SANTO (ver Jo 16.8 nota); e (12) que salvará os
pecadores presentes no culto de adoração, sob a convicção do ESPÍRITO SANTO
(1Co 14.22-25).
EMPECILHOS À VERDADEIRA ADORAÇÃO. O simples fato de pessoas se dizendo crentes
realizarem um culto, não é nenhuma garantia de que haja aí verdadeira adoração,
nem que DEUS aceite seu louvor e ouça suas orações. (1) Se a adoração a DEUS é
mera formalidade, somente externa, e se o coração do povo de DEUS está longe
dEle, tal adoração não será aceita por Ele. CRISTO repreendeu severamente os
fariseus por sua hipocrisia; eles observavam a lei de DEUS por legalismo,
enquanto seus corações estavam longe dEle (Mt 15.7-9; 23.23-28; Mc 7.5-7). Note
a censura semelhante que Ele dirigiu à igreja de Éfeso, que adorava o Senhor
mas já não o amava plenamente (Ap 2.1-5). (2) Outro impedimento à verdadeira
adoração é um modo de vida comprometido com o mundanismo, pecado e imoralidade.
DEUS recusou os sacrifícios do rei Saul porque este desobedeceu ao seu
mandamento (1Sm 15.1-23). Isaías repreendeu severamente o povo de DEUS como
“nação pecadora... povo carregado da iniqüidade da semente
de malignos” (Is 1.4); ao mesmo tempo, porém esse mesmo povo oferecia
sacrifícios a DEUS e comemorava seus dias santos. Por isso, o Senhor declarou
através de Isaías: “As vossas festas da lua nova, e as vossas solenidades, as
aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Pelo
que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando
multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias
de sangue” (Is 1.14,15). Semelhantemente, na igreja do NT, JESUS conclamou os
adoradores em Sardes a se despertarem, porque “não achei as tuas obras
perfeitas diante de DEUS” (Ap 3.2). Da mesma maneira, Tiago indica que DEUS não
atenderá as orações egoístas daqueles que não se separam do mundo (Tg 4.1-5). O
povo de DEUS só pode ter certeza de que DEUS estará presente à sua adoração e a
aceitará, quando esse povo tiver mãos limpas e coração puro (Sl 24.3,4; Tg
4.8).
Ajuda da Lição
CPAD 3º Trimestre de 2019
SÍNTESE DO
TÓPICO I - Com base no Antigo e no Novo Testamento, a adoração é a veneração
elevada que se presta ao DEUS único e Criador.
SÍNTESE DO
TÓPICO II - Devemos adorar a DEUS “em espírito e em verdade”, a partir de um
“culto racional”.
SÍNTESE DO
TÓPICO III - Dentre muitos gestos e atitudes que expressam a adoração estão o
ajoelhar-se, o prostrar-se, o louvar, o cantar, o glorificar a DEUS.
PARA REFLETIR -
A respeito de “A Mordomia da Adoração”, responda:
O que significa adoração, no sentido
etimológico? No sentido etimológico significa “Culto ou veneração que se presta
a uma divindade”.
Atualmente, qual o significado da palavra liturgia? Atualmente, a palavra
liturgia refere-se à forma de organização do culto e seu desenvolvimento.
Quais foram as duas coisas importantes que JESUS disse a respeito da adoração?
Primeiro, onde se deve adorar a DEUS; em segundo lugar, como se deve adorá-Lo.
Qual é o objetivo do culto racional? O objetivo do culto racional é este: “para
que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS” (Rm
12.2).
Cite aos menos dois gestos e atitudes na adoração a DEUS. Ajoelhar-se e
prostrar-se; louvar e cantar.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Esse tópico tem o objetivo de explicar o
conceito da palavra “adoração”. Para lhe ajudar nesse propósito, sugerimos que
leve em conta, quando da preparação de sua aula, o seguinte texto: “O propósito
da adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura
e a divindade. A adoração é praticada prestando-se reverência e homenagem
religiosa a DEUS (ou a um deus) em pensamento, sentimento ou ato, com ou sem a
ajuda de símbolos e ritos. [...] A adoração pura expressa a veneração sem fazer
alguma petição, e pressupõe a auto renúncia e a entrega sacrificial a DEUS.
Estritamente falando, a adoração é a ocupação da alma com o próprio DEUS, e não
inclui a oração por necessidades e ação de graças pelas bênçãos” (Dicionário Bíblico
Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.31).
SUBSÍDIO VIDA
CRISTÃ
“A Verdadeira adoração não tem a ver
necessariamente com canções, instrumentos, grupos musicais ou corais. A
essência da adoração é uma vida inteiramente ligada a DEUS. É ter uma relação
íntima com Ele. É falar, pensar, agir, cantar e viver em total sintonia com sua
vontade e sua Palavra (1 Sm 15.22). Adoração é viver com Ele, por Ele e para
Ele. É em tudo glorificá-Lo. É ter o desejo constante de agradá-Lo, de fazê-Lo
sorrir e de exalar um cheiro suave e agradável ao Senhor em todo o tempo. É ser
amante de CRISTO, amá-Lo pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer.
[...] A adoração não está presa a rituais, nem a fórmulas, nem a expressões
esteriotipadas e pré-determinadas pelo tempo, estilo pessoal, ou espaço. [...]
A adoração deve envolver todo o nosso coração, a nossa alma, o nosso
entendimento e toda a nossa força (Mt 22.37)” (SILVA, Edvanderson. Adoração sem
Limites: Um coração aos pés de CRISTO. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.20-21).
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Muitas coisas foram ditas sobre o que acontece quando somos cheios com o
ESPÍRITO – muitas coisa estranhas e controversas, de fato. Mas a Palavra de
DEUS diz que quando o ESPÍRITO de DEUS se faz presente em nosso meio, começamos
a cantar. Nós admoestamos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos
espirituais. O verdadeiro cântico de adoração nasce, em primeiro lugar, desta
verdade: o ESPÍRITO SANTO de DEUS veio para viver em seus filhos. Afinamos
nossos corações para cantar seu louvor porque Ele é o Único que faz a perfeita
afinação.
Esta é a própria confirmação de que DEUS está entre nós. Martinho Lutero uma
vez escreveu: ‘O Diabo odeia a música porque ele não suporta a alegria. Satanás
pode escarnecer, mas não pode rir; ele pode zombar, mas não pode cantar’.
Talvez Lutero estivesse pensando neste surpreendente versículo: ‘Então, a nossa
boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as
nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes’ (Sl 126.2)” (JEREMIAH, David. O
Desejo do meu Coração: Vivendo Cada Momento na Maravilha da Adoração. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, pp.129-30).
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 79, p39
SUGESTÃO DE
LEITURA - Adoração sem Limites, Adoração, Santidade e Serviço e O Culto e Suas
Formas.
Bibliografia vide Lições anteriores
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Lição 2, A
Igreja e a relevância para a adoração verdadeira no culto, 3Tr24, Pr Henrique,
EBD NA TV
Para me ajudar
PIX 33195781620 Luiz Henrique de Almeida Silva
EBD, Revista
Editora Betel, 3° Trimestre De 2024, TEMA, A RELEVÂNCIA DA
IGREJA, SUA ESSÊNCIA E MISSÃO – Reafirmando os fundamentos, a
importância do compromisso com a Palavra de DEUS, a Adoração sincera e o
serviço autêntico, segundo os preceitos de JESUS CRISTO, Escola Bíblica
Dominical
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- O CULTO É
RELEVANTE PORQUE É BÍBLICO
1.1. O culto no
Antigo Testamento
1.2. O culto no
Novo Testamento
1.3. O culto na
atualidade
2- O CULTO É
RELEVANTE PELA COMUNHÃO
2.1. Comunhão
com DEUS
2.2. Comunhão
com os irmãos
2.3. Resultado
da comunhão
3- ELEMENTOS
CENTRAIS DO CULTO
3.1. A Palavra
de DEUS é central no culto
3.2. O efeito
da oração coletiva
3.3. O valor da
adoração coletiva
TEXTO ÁUREO
“Que fareis,
pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem
revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1
Coríntios 14.26
VERDADE
APLICADA
O culto a DEUS
é a celebração de Seu nome, quando expressamos gratidão e O adoramos pelo que
Ele é e por Seus atos poderosos, em conformidade com as Escrituras.
OBJETIVOS DA
LIÇÃO
Destacar que
somente DEUS é digno de adoração.
Priorizar a adoração individual e coletiva a DEUS.
Mostrar que DEUS busca verdadeiros adoradores.
TEXTOS DE
REFERÊNCIA - SALMOS 122.1-9
1- Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa
do Senhor.
2- Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
3- Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida.
4- Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho de Israel, para
darem graças ao nome do Senhor.
5- Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.
6- Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
7- Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios.
8- Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti.
9- Por causa da casa do Senhor, nosso DEUS, buscarei o teu bem.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
SEGUNDA |
SI 27.1-4 Confiança em DEUS e anelo pela Sua presença.
TERÇA | SI 133 A excelência do amor fraternal.
QUARTA | Jo 4.23 DEUS procura os verdadeiros adoradores.
QUINTA | 1Co 14.26-40 A necessidade de ordem no culto.
SEXTA | Hb 10.19-39 Exortação a perseverar na fé.
SÁBADO | 1Pe 1.25 A Palavra do Senhor permanece para sempre
HINOS SUGERIDOS: 144, 243, 244
MOTIVO DE
ORAÇÃO
Ore pela
unidade e comunhão na sua Igreja local.
INTRODUÇÃO
O culto está
relacionado com a honra, o reconhecimento e o valor da suprema dignidade de
DEUS, por tudo que Ele é e tem feito, sendo Ele digno de nossa adoração, louvor
e serviço em conformidade com as Escrituras Sagradas.
1- O CULTO É
RELEVANTE PORQUE É BÍBLICO
Ao afirmar que
DEUS procura verdadeiros adoradores [Jo 4.23], JESUS nos ensinou que a adoração
verdadeira é mais uma questão de essência do que formalidades. Assim entendemos
que a adoração envolve não apenas o lugar formal onde nos reunimos para cultuar
a DEUS, mas tudo o que fazemos em nossas vidas.
1.1. O culto no Antigo Testamento
O templo era central na vida da nação israelita. Todas as grandes
celebrações estavam relacionadas ao templo. É nos salmos que vemos as maiores
expressões de prazer e honra nas atividades no templo: “Senhor, eu tenho amado
a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.” [Sl 26.8]. Pr.
Valdir Alves de Oliveira (Revista Betel Dominical, 1° Trimestre de 2022, p.
74): “É oportuno refletirmos acerca da relevância da presença de um santuário
na história de Israel, desde a saída do Egito até o início do cativeiro
babilônico”. O salmista expressa isso: “Por que vale mais um dia nos teus
átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da casa do meu DEUS,
a habitar nas tendas da impiedade.” (Sl 84.10). Este expressa o anseio e o que
significa para o autor adorar a DEUS no templo em Jerusalém. Afinal,
no Antigo Testamento, ali era o lugar estabelecido onde o Senhor DEUS se
revelava de maneira singular [2Cr 7.12-16]. Desse modo, entendemos a razão da
grande alegria expressada pelo salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos
à casa do Senhor.” [Sl 122.1]. E nós, continuamos empolgados e tendo anseio por
estarmos reunidos como povo de DEUS para oração, louvor e anúncio da Palavra de
DEUS?
Comentário Bíblico Moody sobre Salmos 84.1-12: “Após
proferir uma pequena oração pelo rei ungido de DEUS, o salmista descreve a
alegria de se juntar aos outros no culto de adoração. Um dia no local do culto,
ele sente, vale mais que mil dias em qualquer outro lugar. Ele preferia ser o
mais humilde servo do Templo, do que ter um lugar de habitação permanente onde
a impiedade abunda.”
1.2. O culto no Novo Testamento
Em Atos 2.46 encontramos a seguinte informação: “E
perseverando unânimes todos os dias no templo (…)”. Ao analisar este versículo
vemos que a expressão “todos os dias” significa algo contínuo, já “unânimes”,
fala de unidade e propósito, e embora eles se reunissem nas casas, todavia, o
culto no lar não suprimiu a necessidade do culto no templo, Existem muitas
outras referências de que o templo era também central na vida da Igreja
Primitiva: eles oravam no templo [At 3.1]; ensinavam no templo (At 5.42];
realizavam milagres no templo [At 3.6-8). Embora os templos oficialmente
surgissem no terceiro século depois de CRISTO, parece que a Igreja conseguia ou
alugava lugares espaçosos para o culto. Na cidade de Éfeso, Paulo usou a escola
de Tirano [At 19.9], um espaço grande para reuniões.
Simon Kistemaker (Comentário do Novo Testamento, Atos
Volume 1, Editora Cultura Cristã, 2016, p. 152, 159): “Os cristãos de Jerusalém
vão ao templo, que para eles é a casa de DEUS. Consideram-se judeus que viram o
cumprimento da Escritura do Antigo Testamento por intermédio da vida, morte e
ressurreição de JESUS CRISTO. Eles se reúnem nos pátios do Templo,
presumivelmente na área chamada Pórtico de Salomão [At 3.11; 5.12] para oração
e louvor. (…) os apóstolos mantinham a tradição de orar no templo em horas
estipuladas. Os cristãos primitivos se consideravam judeus que jamais pensariam
em romper com as horas tradicionais de oração no templo.”
1.3. O culto na atualidade
Sabemos que na Nova Aliança, a presença e o culto a DEUS não estão
restritos a um lugar, como bem disse JESUS à mulher samaritana, pois viria a
hora em que nem em Jerusalém, nem no monte Gerizim, adorariam ao Pai, mas
os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai em espírito e em verdade,
independente do lugar [Jo 4.21-23]. Mas essa sublime verdade não substitui a
necessidade e o imperativo do culto coletivo da Igreja realizado no templo.
Em Hebreus 10.25 temos a grande exortação para não deixarmos de nos
congregar, porque naquela época era costume de alguns. Infelizmente, hoje
podemos dizer que o mesmo tem se tornado o costume de muitos.
Pr. Abrahão Cipriano (Livro “Obreiro de valor” Editora
Betel, 2015): “Se atentarmos para a Palavra de DEUS, veremos que não é “atual”
o apego que as pessoas têm à forma para agradar a DEUS. No texto de Isaías
1.10- 20, encontramos o Senhor convidando o povo a apresentar um culto mais
significante [Is 1.18], que exija transformação de vidas. Devemos depreender
que, a cada minuto, o culto deve mostrar ao participante porque ele está ali. A
cada momento o culto deve mostrar ao participante que ele precisa corresponder-se
com DEUS ali em seu íntimo. O membro jamais deve ir à Igreja com a missão de
apenas cumprir todos os itens da liturgia programada. Ele deve ir para adorar e
cultuar a DEUS.”
EU ENSINEI QUE:
Adoração envolve não apenas o lugar formal onde nos reunimos para
cultuar a DEUS, mas tudo o que fazemos em nossas vidas.
2- O CULTO É RELEVANTE PELA COMUNHÃO
A palavra comunhão, do grego koinonia, expressa a intimidade que
deve haver na vida cristã, tanto com CRISTO [1 Co 1.9], bem como com os irmãos
[1Jo 1.7].
2.1. Comunhão com DEUS
Conforme já dissemos, a comunhão com DEUS não se restringe ao culto
no ambiente do templo, haja vista que CRISTO está conosco sempre [Mt 28.20].
Devemos, porém, reconhecer que a frequência aos cultos é imprescindível, pois
este é o veículo ou o ambiente mais adequado para conduzir o adorador a um
encontro real com DEUS. A música, a adoração, o ambiente, a reverência e tudo
quanto ocorre no culto visa nos conduzir à presença de DEUS. No Salmo
27.4 Davi expressa seu desejo de morar todos os dias na casa do
Senhor, mas com qual objetivo? Ele responde: a fim de contemplar a formosura do
Senhor. Esse contemplar a formosura refere-se não apenas a ver, mas
experimentar, vivenciar a presença de DEUS em sua vida. Portanto, para ele
culto é sinônimo da presença de DEUS. A presença de CRISTO é central na Igreja
[Ap 2.1] e o verdadeiro culto proporciona aos verdadeiros adoradores um
ambiente de aprendizagem, experiência e edificação no contínuo processo de
crescimento espiritual.
Coleção Betel Dominical – Volume IV, p. 315: “O apóstolo
Paulo fala da importância da comunhão da Igreja com a Trindade [2Co 13.13),
corroborando com ele, o apóstolo João [1Jo 1.3]. A comunhão com DEUS nos afasta
das trevas e nos aproxima da luz [1Jo 1.6].
2.2. Comunhão com os irmãos
O culto é a comunidade cristã reunida a fim de viver intensamente a
realidade de DEUS em suas vidas de forma coletiva e ao mesmo tempo partilhar
essa sublime realidade uns com os outros. A Bíblia resume a vida da Igreja
Primitiva em termos de comunhão com a seguinte expressão: “(…) estavam juntos e
tinham tudo em comum” [At 2.44]. Embora a comunhão com DEUS possa ser
individual e pessoal, o reflexo disso resulta em comunhão coletiva. O
verdadeiro cristão tem prazer na companhia dos seus irmãos e o ambiente de
culto oportuniza isso.
Pr. Sergio Costa (Livro “Igreja: doutrina, história e
missão” – Editora Betel, 2019, p. 116): “A comunhão é a forma mais específica e
única do relacionamento entre os cristãos.”
2.3. Resultado da comunhão
Gente precisa de DEUS, mas a gente também precisa de gente. Paulo
queria encontrar-se com Timóteo, pois seria um conforto e encheria o velho
apóstolo de alegria [2Tm 1.4]. De acordo com o Salmo 133, a comunhão é
agradável a DEUS, a comunhão é terapêutica, a comunhão é restauradora, a
comunhão é abençoadora. Por isso, um dos primeiros sintomas de declínio
espiritual é normalmente o comparecimento irregular nos cultos e demais
atividades da Igreja. As igrejas deveriam ser caracterizadas pelo alto grau de
comunhão entre seus membros. Viver de forma unida é extremamente agradável a DEUS.
Dicionário Bíblico Unger (SBB, 2017, p. 257) Comunhão:
“Significa companheirismo, uma relação na qual as partes têm algo em comum, uma
interação familiar. Os cristãos têm comunhão com o Pai, com o Filho [1Jo 1.3] e
com o ESPÍRITO SANTO (2Co 13.14), e, também, uns com os outros [1Jo 1.7]. O
amor fraternal e a comunhão mútua são necessários à comunhão com DEUS e a
manifestam [1Jo 4.12]. CRISTO orou para que o seu povo tivesse comunhão entre
si [Jo 17.21). A comunhão com DEUS é essencial à frutificação [Jo 15.4-5].”
EU ENSINEI QUE:
A palavra comunhão expressa a intimidade que deve haver na vida
cristã, tanto com CRISTO, bem como com os irmãos.
3- ELEMENTOS CENTRAIS DO CULTO
Na visão apostólica, existem três elementos centrais e
imprescindíveis em um culto: a Palavra de DEUS, a oração e a adoração.
3.1. A Palavra de DEUS é central no culto
A Palavra de DEUS é essencial à vida cristã. Jó a considerava mais
importante do que a própria comida [Jó 23.12]. A Palavra de DEUS é o mais
importante cardápio no alimento espiritual do crente. Por reiteradas vezes ela
é comparada com o alimento que nutre a vida espiritual [Mt 4.4]. Pr. Lourival
Dias Neto (Revista Betel Dominical, 2º Trimestre de 2010, p. 49) comentou uma
lição sobre “A Igreja e a Bíblia”: “3.1. Seu lugar no culto. A Bíblia é o
instrumento primordial para o desenvolvimento do culto. (…) Ela ocupava lugar central
no ministério dos apóstolos [At 6.2-4]. Quando se compreende esta realidade,
ela está presente do início ao fim, por meio das orações, dos cânticos, da
adoração, ou seja, toda liturgia tem a sua base na Bíblia. O desprezo pela
Palavra de DEUS tem resultado em cultos sem conteúdo, vidas vazias, levando a
uma superficialidade espiritual adoecedora.”
A relevância da exposição bíblica em um culto é atestada
quando o apóstolo Paulo apresenta a “doutrina”, ou seja, “instrução” como um
dos elementos da liturgia [1Co 14.26]. No culto praticado pelo pentecostalismo
clássico se mantém as Escrituras Sagradas como o padrão para analisar as
manifestações espirituais. Tal conduta está de acordo com a diretriz que
encontramos no Antigo Testamento. Destacamos dois exemplos: a) Êxodo 8.25-27
quando Faraó propôs a Moisés que o povo de Israel oferecesse sacrifícios a DEUS
na própria terra do Egito, Moisés respondeu: “sacrifiquemos ao Senhor, nosso
DEUS, como ele nos dirá. A Palavra a ser revelada é que instruiria como o povo
deveria servir a DEUS; b) 1Crônicas 13 e 15-o próprio rei Davi reconheceu que
não tinham sido bem-sucedidos em levar a arca de DEUS para Jerusalém, porque
não tinham agido “segundo a ordenança” ou “conforme a palavra do Senhor”. Não é
qualquer culto que DEUS aceita!
3.2. O efeito da oração coletiva
É necessário compreendermos que a oração coletiva é tão importante
quanto a oração individual, já que uma reforça a outra. No livro de Atos
podemos aprender algumas lições sobre o efeito da oração coletiva e a
importância que ela tem para que a obra de DEUS possa avançar [At 1.14; 24,25].
É crucial que a Igreja (Corpo de CRISTO) cultive a oração coletiva em conexão
com a vontade de DEUS já revelada, como vemos na descida do ESPÍRITO SANTO [At
2.1-4]. É perseverando em oração coletiva que o ESPÍRITO SANTO se manifesta
coletivamente. Se queremos ver e participar das manifestações do ESPÍRITO SANTO
na Igreja devemos orar coletivamente. No cenáculo estavam quase cento e vinte
pessoas e todas foram cheias do ESPÍRITO SANTO. Isso pode repetir-se hoje,
desde que a Igreja esteja disposta a perseverar em oração [At 2.42; 12.5). O
Senhor DEUS atendeu à contínua oração da Igreja e enviou um anjo para libertar
Pedro.
Coleção Betel Dominical Volume IV, p. 315: “A Igreja deve
zelar pela comunhão com o Senhor, através da oração” (At 13.3a]. A oração é o
meio pelo qual a Igreja tem comunhão direta com o Senhor [Mt 6.6]. O fervor da
Igreja dependerá de sua vida de oração diante de DEUS [At 2.42: 12.12].”
3.3. O valor da adoração coletiva
A manifestação da presença de DEUS em um culto não deve ser o anelo
somente daqueles que o dirigem: o dirigente, ministério de louvor, pregador.
Não viemos para assistir o culto, viemos para realizá-lo. Não somos meros
figurantes, somos adoradores conscientes. Todos quantos estão em um culto são
agentes importantes na realização do mesmo. Em 1 Coríntios 14.26, o apóstolo
Paulo recomenda: “(…) Quando vos ajuntais (para cultuar), cada um de vós
tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação.
Faça-se tudo para edificação”. Todos os membros eram
convidados a participar conforme o Senhor os dirigia, um desejava cantar um
hino, outro era conduzido pelo ESPÍRITO para compartilhar uma doutrina, alguns
recebiam revelações transmitidas em línguas e outros interpretavam. Mas tudo
com decência e ordem, não havia exibição, gerando assim edificação. Pr. Abrahão
Cipriano (Livro “Obreiro de valor Editora Betel, 2015): “Busque incansavelmente
a sensibilidade do ESPÍRITO SANTO. (…) O pastor ou dirigente deve ser receptivo
à voz do ESPÍRITO SANTO para conduzir o culto debaixo de Sua direção, pois um
culto sem o comando do ESPÍRITO SANTO é mecânico, vazio e frio. O ESPÍRITO
SANTO é o único capaz tanto de revelar ao pastor ou dirigente as necessidades
da Igreja em cada culto quanto de orientar sobre a melhor maneira de
conduzi-lo.”
EU ENSINEI QUE:
Existem três elementos centrais e imprescindíveis em um culto: a
Palavra de DEUS, a oração e a adoração.
CONCLUSÃO
O momento que a Igreja reserva e programa para oferecer a DEUS o
culto dentro do seu aspecto bíblico espiritual é imprescindível tanto a nível
coletivo quanto individual. Trata-se de um tempo oportuno e importante para o
verdadeiro adorador cultivar e manter a real comunhão com DEUS, sendo ao mesmo
tempo edificado pela Sua Palavra e fortalecido pela oração e comunhão.