Pr. Henrique EBD NA TV 99 99152-0454

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20 maio 2025

Escrita Lição 8, CG, Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento, 2Tr25, Com. Extras Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 8, CG, Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento, 2Tr25, Com. Extras Pr Henrique, EBD NA TV

Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

  


Lição 8, CG, Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento

Escrita  https://ebdnatv.blogspot.com/2025/05/escrita-licao-8-cg-filipe-diaconia.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2025/05/slides-licao-8-cg-filipe-diaconia.html

PowerPoint https://pt.slideshare.net/slideshow/slides-licao-8-cg-filipe-diaconia-evangelizacao-milagres-e-avivamento-pptx/279428618

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. UM SERVO DESIGNADO À DIACONIA 

1.1. O estabelecimento do ministério diaconal 

1.2. A motivação do amor no serviço 

2. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO EM SAMARIA 

2.1. Contexto histórico: o evangelho alcança novas fronteiras 

2.2. A reconciliação pela graça de DEUS 

3. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO PARA ALÉM DE SAMARIA 

3.1. A Etiópia e seu contexto histórico 

3. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO PARA ALÉM DE SAMARIA 

3.1. A Etiópia e seu contexto histórico 

3.2. O evangelho alcança o alto oficial da rainha dos etíopes 

3.3. A missão sobrenatural de Filipe 

4. LIÇÕES DA VIDA DE FILIPE PARA A JORNADA DE FÉ 

4.1. Submissão à vontade de DEUS 

4.2. Compromisso com a universalidade do evangelho 

4.3. Dependência do ESPÍRITO SANTO 

4.4. A alegria no serviço 

 

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO  Atos 8.5-7,26-31 

5- E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a CRISTO. 

6- E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, 

7- pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. 

26- E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.

27- E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, 

28- regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

29- E disse o ESPÍRITO a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 

30- E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? 

31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 

 

TEXTO ÁUREO 

E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Atos 8.6 

 

 Pergunta: Por que as multidões prestavam atenção ao que Fuilipe dizia e se convertiam?

Porque lhes pregava a CRISTO e porque ouviam e viam os sinais que Filipe fazia. Este é o evangelho completo. O evangelho que JESUS pregava e que os apóstolos pregavam.

E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 9:35

 

OBJETIVOS - Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá: 

- reconhecer que Filipe foi, acima de tudo, um servo submisso à vontade de DEUS; 

- entender que o Senhor pode nos usar em diferentes funções dentro do Seu Reino; 

- compreender que o maior dom é o amor que dedicamos a DEUS e ao próximo. 

 

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS 

Caro professor, no Novo Testamento, é essencial distinguir o apóstolo Filipe do evangelista Filipe. 

O homem que levou o evangelho aos samaritanos e ao eunuco etíope (At 8.5,27) não era um dos Doze, pois os apóstolos permaneceram em Jerusalém durante a dispersão (At 8.1). A tradição eclesiástica indica que o Filipe mencionado em Samaria é o mesmo instituído como diácono (At 6.5). Filipe é encontrado em Cesareia no capítulo 21 de Atos, agora como evangelista e tendo 4 filhas virgens que profetizavam (At 21.8,9). Sua vida nos ensina que DEUS é o verdadeiro autor da obra, dos avivamentos e dos milagres. Por mais que sejamos usados, a glória pertence a Ele. Boa aula! 

 

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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

REVISTAS ANTIGAS E LIVROS

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Filipe – Diácono e evangelista

Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o CRISTO. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade. […] E o ESPÍRITO disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo?” Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar? ” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”. O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro?” Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de JESUS. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que JESUS CRISTO é o Filho de DEUS”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o ESPÍRITO do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava – At 8.5 a 8 e 29 a 40

 

INTRODUÇÃO

Personagens de Atos:

1.    Barnabé – um homem de fé e esperança

2.    Estevão – Servo e Mártir

3.    Filipe – Diácono e Evangelista

A morte de Estevão ainda era assunto nas ruas de Jerusalém quando Filipe dá início ao seu ministério de evangelista itinerante.

A morte de Estevão provocou dois efeitos:

1.    Dispersão

2.    Crescimento da Igreja

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação. Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem – At 8.1 a 4

 

Dentre os dispersos estava o diácono Filipe, um quebrador de paradigmas. O breve relato da vida de Filipe – Atos 8 e 21.8 – é marcado por superações de paradigmas com os quais lidamos até os dias de hoje.

 

1.    PARADIGMAS MINISTERIAIS

Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o CRISTO. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade – At 8.5 a 8

 

Filipe era diácono em Jerusalém e foi desempenhar um ministério evangelístico em Samaria. A primeira menção a Filipe nos dá conta de que ele estava entre os sete diáconos escolhidos para servir a Igreja em Jerusalém:

Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do ESPÍRITO SANTO, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia – At 6.5

 

Todavia, em função da perseguição por parte do Sinédrio Filipe foi forçado a deixar Jerusalém e consequentemente, sua função diaconal.

1.    O que Filipe fez?

·        Ficou chateado com DEUS?

·        Cruzou os braços?

·        Pensou consigo: “se eu não for diácono não serei nada na igreja”?

Nada disso, ele foi para “uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o CRISTO” – verso 5.

A função diaconal já não era mais uma possibilidade para ele fora de Jerusalém. Porém, ao invés de ficar lambendo suas feridas ministeriais, Filipe se reinventou ministerialmente. Ele servia como diácono em Jerusalém, mas esse não era seu único dom. Ele também era um evangelista, realizador de milagres e implantador de igrejas.

Filipe percebeu uma oportunidade e não ficou restringindo a graça de DEUS presente em sua vida. Ele “anunciava o CRISTO”, realizou sinais miraculosos, expulsou demônios e curou paralíticos e mancos – verso 6 e 7.

O resultado foi que na naquela cidade houve “grande alegria” – verso 8.

Quantos de nós agiríamos como ele? Teríamos coragem de romper com o paradigma que muitos nutrem de que DEUS está limitado aos nossos dons ministeriais?

Filipe entendeu que sua missão maior era “anunciar o CRISTO” e que diaconia, evangelismo, pastorado, liderança, implantação de igrejas, e qualquer outro tipo de ministério cristão visa tão somente o mesmo objetivo de anunciar o evangelho de JESUS CRISTO até que ele venha.

 

1.    João Wesley – “Minha paróquia é o mundo”.

Wesley não ficou meramente admirando a sabedoria da teologia da via média do anglicanismo, tampouco pregando “um evangelho que não alcançasse o povo no meio das turbulências”. Ele e seu irmão Charles, como jovens anglicanos, buscaram novos caminhos e fundaram o Clube SANTO, as sociedades, classes e bands que serão abordadas no item seguinte. E quando John foi impedido de pregar nos púlpitos anglicanos, subiu no túmulo de seu pai para pregar quando declarou que diante de tal impedimento, o mundo seria sua paróquia. Fonte: Dissertação: A COMUNICAÇÃO NO MOVIMENTO WESLEYANO: PISTAS PARA UMA MÍDIA METODISTA HOJE, JOYCE TORRES PLAÇA. UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO Faculdade de Humanidades e Direito Programa de Pós -Graduação em Ciências da Religião – 2010

 

Impedido de pregar nos púlpitos anglicanos Wesley saiu pregando onde fosse possível pregar. Estima-se que tenha percorrido mais de 400 mil quilômetros e pregado mais de 40 mil sermões.

1.    PARADIGMAS RACIAIS

Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o CRISTO. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade – At 8.5 a 8

 

Filipe foi pregar o evangelho em Samaria. Samaria foi a capital do reino de Israel desde os dias de Onri, pai de Acabe.

No trigésimo primeiro ano de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel e reinou doze anos. Em Tirza, reinou seis anos. De Semer comprou ele o monte de Samaria por dois talentos de prata e o fortificou; à cidade que edificou sobre o monte, chamou-lhe Samaria, nome oriundo de Semer, dono do monte – 1Rs 16.23 e 24

 

Nos dias de JESUS e dos apóstolos o termo Samaria referia-se à cidade principal bem como à região que a circundava.

Samaria era a região e Filipe foi a uma das cidades que compunha essa região. Samaria é o terceiro eixo da comissão de Atos 1.8:

Mas receberão poder quando o ESPÍRITO SANTO descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” – At 1.8

 

Filipe estava simplesmente obedecendo à ordem de JESUS CRISTO dada aos apóstolos. A ordem de CRISTO transcendia os paradigmas raciais.

1.    Por Que os Judeus Não se Davam Com os Samaritanos?

Daniel Conegero responde afirmando o seguinte:

1.    Os judeus não se davam com os samaritanos porque eles consideravam os samaritanos um povo mestiço e sincrético:

Os israelitas que continuaram a viver em Samaria se misturaram com os estrangeiros e assimilando os costumes desses povos. Então, principalmente através do casamento entre israelitas e estrangeiros, um povo mestiço foi sendo formado em Samaria. Por isto na sequência da história a palavra “samaritano” passou a designar especialmente esse povo misto da região de Samaria.

2.    A divisão entre judeus e samaritanos por motivos religiosos:

De fato, após a queda de Samaria muitos samaritanos misturaram o monoteísmo hebreu com o politeísmo dos povos pagãos que ocuparam aquela região. Mas depois houve um esforço para que os samaritanos fossem instruídos na Lei de DEUS; embora muitos deles continuassem a incorporar a adoração ao Senhor em suas práticas idólatras (2 Reis 17:24-41). Com o tempo os samaritanos edificaram seu próprio templo de adoração no Monte Gerizim e tiveram seus próprios sacerdotes. Eles também passaram a considerar a adoração no Templo em Jerusalém inapropriada, alegando, inclusive, que o Monte Gerizim era o único local correto de adoração designado por DEUS a Moisés; ao invés do Monte Sião. Esses samaritanos monoteístas criam no único DEUS e consideravam apenas a Torá como Escritura. Mas eles desprezavam os escritos proféticos e outras tradições judaicas.

3.    A divisão entre judeus e samaritanos por problemas históricos:

Quando os judeus voltaram do cativeiro babilônico, eles receberam permissão para reconstruir o Templo e os muros da cidade de Jerusalém. Inicialmente os samaritanos se apresentaram a Zorobabel querendo ajudar os judeus na reconstrução do Templo. Mas quando tiveram sua ajuda negada, tão logo eles começaram a fazer grande oposição contra os judeus e atrasaram a obra (Esdras 4:2-5). Também quando Neemias começou a reconstruir os muros de Jerusalém, um de seus maiores opositores foi Sambalate, o governador de Samaria à época (Neemias 2:10,19; 4:1; 6:1). A rivalidade entre judeus e samaritanos aumentou ainda mais quando Esdras e Neemias procuraram enfatizar o zelo pela pureza do povo judeu remanescente do cativeiro. Também naquele tempo o neto do sumo sacerdote se casou com a filha de Sambalate, e Neemias o expulsou. Neemias queria limpar o povo de toda influência estrangeira que pudesse perverter a adoração a DEUS (Neemias 13:28-30). Estudiosos dizem que foi nesse contexto de rivalidade aguda entre judeus e samaritanos que o Templo no Monte Gerizim foi edificado pelos samaritanos. Flávio Josefo ainda destaca que os samaritanos recebiam de braços abertos os judeus que quebravam as leis judaicas. Isto obviamente fazia por aumentar o ódio dos demais judeus. Josefo também escreve que os samaritanos eram interesseiros; eles se aproximavam dos judeus em tempos de prosperidade, mas que se afastavam quando os judeus eram perseguidos; e até se aliavam aos adversários dos judeus. Tempos depois, um dos governadores macabeus foi o responsável por destruir o templo dos samaritanos no Monte Gerizim. Um episódio que ocorreu provavelmente entre os anos 6 e 9 d.C. retrata bem a rivalidade entre judeus e samaritanos. Parece que um samaritano entrou no Templo de Jerusalém e espalhou ossos humanos com a finalidade de profaná-lo.

4.    Os judeus não se davam com os samaritanos no tempo de JESUS:

No tempo de JESUS os Evangelhos mostram como os judeus não se davam com os samaritanos. Toda aquela rivalidade histórica culminava em comportamentos hostis de ambos os lados. Muitos judeus piedosos da Judeia e da Galileia preferiam adotar uma rota maior em determinado percurso apenas para não passar pelo território samaritano e correr o risco e se contaminar cerimonialmente por causa dos samaritanos hereges. Também é verdade que alguns samaritanos faziam de tudo para barrar os viajantes judeus. Alguns estudiosos dizem que o ódio por parte de certos samaritanos era tão grande que eles chegavam a assassinar alguns peregrinos judeus.

Mas o Senhor JESUS, por outro lado, em nenhum momento aprovou ou fomentou esse ódio entre judeus e samaritanos. JESUS CRISTO também anunciou o Reino de DEUS aos samaritanos. Ele esteve em Siquem, uma cidade que reunia muitos samaritanos. Sua hospitalidade para com os samaritanos chegou a impressionar a mulher samaritana junto ao poço de Jacó (João 4:9).

Na Parábola do Bom Samaritano JESUS também colocou um samaritano como exemplo para os judeus (Lucas 10:30-37). Quando JESUS curou dez leprosos, o único que voltou para agradecer-lhe foi um samaritano. Mais tarde JESUS também repreendeu o apóstolo Tiago e o apóstolo João que queriam ver a destruição de um vilarejo samaritano que não demonstrou hospitalidade (Lucas 9:52-56). Por fim, após a ressurreição, o Senhor JESUS também indicou que em Sua Igreja não havia espaço para o ódio entre judeus e samaritanos (Atos 1:8). Sua obra expiatória reuniu judeus, samaritanos e gentios na constituição de seu povo santo. Por isto, apesar da rivalidade entre judeus e samaritanos, o Evangelho foi anunciado na região de Samaria e muitos samaritanos foram convertidos a CRISTO (cf. Atos 8).

Fonte: https://estiloadoracao.com/por-que-os-judeus-nao-se-davam-com-os-samaritanos/

 

Filipe não era um judeu radical. Ele era um judeu de origem helênica. Seu nome indica que sua família procedia de algum lugar fora da Judeia. Filipe em grego quer dizer “aquele que gosta cavalos”, um nome nada convencional para uma família judia tradicional.

1.    Filipe estava muito além das querelas judaico-samaritanas.

Ele não precisou ter uma visão de um véu descendo do céu – Atos 10 e 11 – para romper as barreiras raciais.

Paulo, compreendeu essa verdade algum tempo depois:

Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem CRISTO, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem DEUS no mundo. Mas agora, em CRISTO JESUS, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de CRISTO. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com DEUS os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só ESPÍRITO. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de DEUS, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo JESUS CRISTO como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor – Ef 2.11 a 21

  

 ·        PARADIGMAS DA AMBIÇÃO MINISTERIAL

Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de DEUS, enviaram para lá Pedro e João – At 8.14

 

Depois de chamar a Pedro e João para assumir a Igreja em Samaria, Filipe, guiado pelo ESPÍRITO SANTO dirigiu-se a uma estrada deserta:

Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a DEUS e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías – At 8.26 a 28

 

Filipe não se deixou impressionar pelo monumental sucesso ministerial em Samaria. Ele não fazia o que fazia por ambição ministerial. Filipe não queria ser uma celebridade gospel da Igreja Primitiva.

Como está sua igreja?

Quantos membros tem sua igreja?

Qual é a média de entrada de dinheiro em sua igreja?

Eugene Peterson – O Pastor Desnecessário (Editora Textus, 2001)

Às vezes, reduzem-nos a profissionais simpáticos, e transformam-nos em réplicas de nossos líderes políticos e culturais, que procuram o poder, a influência e o prestígio. Essas vozes insistentes ressoam em nossos ouvidos, dizendo a nós, pastores, que devemos competir com executivos bem-sucedidos, profissionais e artistas que obtiveram o maior sucesso, a fim de que possamos colocar nossas igrejas no mapa e fazer com que elas sejam grandes perante o mundo – (2001, p. 1)

O PASTOR NECESSÁRIO

 Usa as Escrituras
 Tenta decifrar o mistério
Tenta ser exato nas palavras
 Gerencia pessoas
 Vive combatendo o pecado
 Busca a relevância
 Ele é prescindível e aceita com naturalidade
Se submete as Escrituras
Fala naturalmente “eu não sei” e aceita o mistério
Se afasta do pecado – seu foco é a graça
Convive com a comunidade
Quando ensina, ensina sapiência (sabedoria) isto é ensinar para a vida
Simplifica ao máximo      

1.    PARADIGMAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a DEUS e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o ESPÍRITO disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo?” Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar?” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”. O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro?” Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de JESUS. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que JESUS CRISTO é o Filho de DEUS”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o ESPÍRITO do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava – At 8.26 a 40

 

Filipe deixa uma igreja promissora e “guiado pelo ESPÍRITO” vai ao encontro de um homem que lê as Escrituras.

Nesse curto relato podemos encontrar o ESPÍRITO SANTO agindo de forma extraordinária.

A Igreja é um organismo organizado – um organismo vivo movido pelo ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO é o Diretor Executivo da Igreja.

Ultimamente houve uma avalanche de livros que falam de Igreja e propõem fórmulas, que, segundo seus autores, sendo seguidas fará com a igreja se torne “a maior igreja da cidade”, a igreja “mais relevante”, a igreja “mais descolada” e por aí vai.

Grandes escritores cristãos se empenharam em divulgar suas ideias:

Paul Young Cho – Muito Mais que Números

Rick Warren – Igreja com Propósito

Bill Hybels – Rede Ministerial

Timothy Keller – Igreja Centrada

Todos esses autores, e outros que não mencionamos contribuíram para que se pensasse a igreja em suas múltiplas feições.

A partir de seus escritores surgiu um conceito, tirado do mundo empresarial, denominado Planejamento Estratégico.

Nada contra e muitos pontos a favor, mas uma ressalva imprescindível.

Planejando e cogitando do sobrenatural de DEUS:

Podemos e devemos planejar, porém, jamais limitar o agir do ESPÍRITO SANTO.

O JOVEM CHAWNGA

Watkin Roberts foi missionário entre a tribo Hmar na Índia. Nesta tribo ele permaneceu apenas 5 dias sendo expulso pelos funcionários ingleses. Foi tempo suficiente para ele impressionar um jovem por nome Chawnga.

Quem mais levaria o evangelho a Phulpui se ele se recusasse a ir? Embora lhe faltasse educação, Chawnga era um orador dinâmico e bem-preparado para o trabalho de evangelismo pioneiro. Em poucos meses ele tinha uma congregação considerável e começou a viajar para aldeias vizinhas, compartilhando uma mensagem simples do evangelho onde quer que fosse. Chawnga havia se convertido aos quinze anos pelo ministério de um missionário galês, Watkin Roberts, cuja permanência em Senvon terminou abruptamente quando foi ordenado por funcionários do governo. O jovem Chawnga sentiu-se desanimado, mas logo encontrou um remédio para a situação. Se o missionário não pudesse chegar onde estava, então ele iria encontrar o missionário. Ele viajou cerca de 160 quilômetros, muito além da fronteira da tribo Hmar, até o lugar onde pôde aprender a ler e estudar a Bíblia com seu amigo e pai espiritual. Ele então voltou e passou o resto de sua vida evangelizando seu próprio povo. Em menos de cinquenta anos, 80% da tribo Hmar, que se espalha por uma área de cerca de 10.000 quilômetros quadrados, já professava o cristianismo, graças à dedicação de Chawnga e outros evangelistas e pastores indígenas. (Até aos Confins da Terra – Ruth Tucker)

 

Chawnga foi pai de Rochunga Pudaite:

Em 1958, depois de completar o Novo Testamento Hmar, Rochunga assumiu a liderança da Missão Indo-Birmanesa dos Pioneiros. Em sua diretoria havia vários líderes cristãos renomados que queriam ajudá-lo a expandir o alcance da missão. Rochunga retornou à Índia e, em menos de um ano, estabeleceu nove escolas de aldeia e uma escola de ensino médio. Ele então retornou aos Estados Unidos, com sua esposa Mawii, para continuar seus estudos e arrecadar fundos para a missão. A primeira remessa de dez mil exemplares do Novo Testamento Hmar chegou à Índia e, em seis meses, todos foram vendidos. Os anos sessenta foram uma década muito especial para Rochunga e para a missão. Eles recebiam ofertas de mais de US$ 200.000 por ano, e o trabalho na Índia havia crescido rapidamente. […] Em 1970 havia cerca de 350 missionários nacionais, sessenta e cinco escolas, uma escola de ensino médio e um hospital.

 

CONCLUSÃO

Filipe nos ensina a:

1.    Aproveitar as oportunidades que DEUS nos dá e anunciar CRISTO em todo tempo e lugar.

2.    Anunciar o evangelho a todos os homens sem se importar a que etnia pertença.

3.    Sermos flexíveis e seguir a direção que o ESPÍRITO SANTO nos der.

4.    Planejar e continuar confiando no sobrenatural de DEUS.

https://www.ielv.org.br/site/mensagem/filipe-diacono-e-evangelista/

 

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Quem Foi Filipe na Bíblia?

 Daniel Conegero

 

Para abordarmos o assunto sobre quem foi Filipe na Bíblia, primeiramente é necessário saber que o Novo Testamento menciona quatro personagens diferentes com esse nome. Dois deles estão relacionados à casa de Herodes, o Grande, enquanto os outros dois estão diretamente ligados a Igreja Primitiva, sendo um o Apóstolo Filipe e o outro Filipe, o Evangelista.

Nesse texto conheceremos a história de todos os quatro personagens bíblicos com esse nome. Antes, quanto à etimologia, o nome Filipe significa “amante de cavalos”, vindo do grego philippos.

Os filhos de Herodes com o nome de Filipe

Começando pelos descendentes de Herodes, o primeiro Filipe era filho de Herodes, o Grande, e Miriamne, filha de Simão, o sumo sacerdote. Segundo Flávio Josefo, durante algum tempo esse Filipe foi contato como o próximo na linha de sucessão de Antipater, mas acabou que ele não chegou realmente a reinar, e viveu como um cidadão comum em Roma. Ele também é chamado de Herodes por alguns historiadores (como o próprio Josefo). Isso parece plausível, pois muitos membros dessa família possuía esse nome, o que acabava tornando quase que obrigatório um nome adicional, no caso, Filipe. Ele foi casado com Herodias (Mc 6:17), que acabou abandonando-o para se casar com Herodes Antipas, seu meio irmão.

O outro Filipe, o tetrarca, também foi filho de Herodes, o Grande, com sua quinta mulher, Cleópatra de Jerusalém. Ele governou a tetrarquia de Gaulanite, Traconite, Auranite Batanéia e Ituréia (Lc 3:1). Foi nomeado por Augusto e governou durante 37 anos. Segundo Josefo, ele exerceu um governo moderado e justo, ganhando o reconhecimento de seus súditos por sua benevolência, e também se distinguindo do restante de seus parentes. Ele foi o primeiro governante judeu a imprimir as efígies de imperadores romanos em suas moedas. Esse Filipe casou-se com Salomé, filha de Herodias, primeira mulher do outro Filipe já citado. Ele reedificou Panias, em Cesaréia de Filipe, e deu o nome de “Julia” a Betsaida, em homenagem à filha de Augusto.

A confusão entre Filipe Apóstolo e Filipe Evangelista  

Na verdade, muitos cristãos não sabem que existe diferença entre o Filipe Apóstolo e o Filipe Evangelista, e acabam confundindo os dois, juntando a história distinta de ambos em uma única história. Esse equívoco não vem de hoje, já há relatos da época dos pais da Igreja onde se nota essa confusão. Eusébio e Clemente de Alexandria foram dois dos que parecem ter confundido os Filipes.

Apesar disso, claramente podemos notar que Lucas, no livro de Atos dos Apóstolos, teve a preocupação em fazer a correta distinção entre ambos. Um texto interessante sobre essa questão está no capítulo 8 do livro de Atos. Após a morte de Estêvão, Lucas narra nesse capítulo que houve uma grande perseguição contra os cristãos de Jerusalém. No versículo 1, ele descreve que “todos, exceto os Apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria” (At 8:1). No versículo 4, somo informados que “os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde que fossem” (At 8:4). Já no versículo seguinte, encontramos a informação de que Filipe estava indo para uma cidade de Samaria (At 8:5). Perceba a evidente distinção que Lucas faz ao afirmar que, “exceto os Apóstolos”, todos foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Nessa dispersão, estava o Filipe que aparece no versículo 5, que obviamente não é o Filipe Apóstolo, já que os Apóstolos permaneceram em Jerusalém.

A seguir, apresentaremos as biografias do Apóstolo Filipe e do Evangelista Filipe, o que servirá de auxílio para esclarecer ainda mais essa questão.

O Apóstolo Filipe

Filipe, o Apóstolo, foi um dos doze discípulos de JESUS. No dia seguinte ao chamado de André e Simão, o Apóstolo Filipe foi chamado pelo Mestre. Filipe também foi usado como “instrumento” na chamada de Natanael para seguir ao Senhor (Jo 1:43-46).

Apóstolo Filipe era de Batsaida da Galiléia (Jo 1:44; 12:21), a mesma cidade natal de André e Simão. Acredita-se que se tratava de uma vila de pescadores localizada na praia ocidental do lago. Ele é mencionado nos três primeiros Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos sempre ocupa a quinta posição nas listas onde registram a relação dos Apóstolos (Mt 10:3; Mc 3:18; Lc 6:14; At 1:13).

Embora os relatos sobre Filipe sejam escassos no Novo Testamento, ele aparece de forma mais destacada no Evangelho de João. Em João 6:5, JESUS perguntou a Filipe onde conseguiriam pão para alimentar a multidão que havia se formado. A resposta direta dada por Filipe parece mostrar seu jeito prático e realista. Mais tarde, vemos Filipe sendo abordado por alguns gregos que desejavam ver JESUS. Alguns comentaristas sugerem que tais gregos se aproximaram de Filipe devido ao seu nome grego (Philippos). Ainda no Evangelho de João, Filipe pediu a JESUS que mostrasse o Pai (Jo 14:8).

Depois dessas poucas referências, pouco se sabe sobre Filipe. O que acaba dificultando ainda mais os registros sobre ele, é a frequente confusão sobre sua pessoa já citada anteriormente. É provável que, assim como Filipe, o Evangelista, ele tenha tido filhas, no caso duas, o que acaba causando ainda mais confusão.

Algumas tradições cristãs sugerem que o Apóstolo Filipe evangelizou na Palestina e na Grécia, mas desenvolveu grande parte de seu ministério pregando o Evangelho na Ásia Menor, em Hierápolis, cidade que atraía muitos visitantes devido suas fontes termais, na região da Frígia, atual Turquia. Nessa cidade, Filipe teria sofrido um terrível martírio (talvez crucificado e apedrejado) e sido sepultado. Essa possibilidade é apontada por alguns estudiosos como uma possível explicação para o fato de o Apóstolo Paulo não ter escrito nenhuma carta à numerosa igreja de Hierápolis, que era vizinha a outras duas igrejas (Colossos e Laodicéia) que receberam suas epístolas (Cl 4:16). Portanto, talvez a presença de um Apóstolo, no caso Filipe, como líder da igreja de Hierápolis tornou desnecessário que qualquer carta fosse enviada por Paulo a essa igreja. Há também tradições que defendem que Filipe teria evangelizado a Gália, região atual da França, porém não se sabe se de fato isso ocorreu ou se trata de um erro de escrita entre Galácia e Gália, ou até mesmo se o Filipe citado seja realmente o Apóstolo ou o Evangelista.

Filipe, o Evangelista

Filipe, o Evangelista, foi um dos sete homens escolhidos como diáconos da igreja de Jerusalém (At 6:1-6). Devido à perseguição contra a Igreja liderada por Saulo de Tarso após o martírio de Estêvão, Filipe estava entre os cristãos que se dispersaram, fugindo de Jerusalém para regiões da Judéia e Samaria. Em Samaria, Filipe se destacou na evangelização. Durante sua pregação do Evangelho, muitos milagres ocorreram e demônios foram expulsos (At 8:7). Então, houve grande alegria naquela cidade, e muitas pessoas foram batizadas (At 8:12). As notícias do trabalho evangelístico realizado por Filipe chegaram até os Apóstolos em Jerusalém, que acabaram enviando para lá Pedro e João (At 8:14). ESTES ORARAM PARA QUE RECEBESSEM O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, O QUE ACONTECEU COM TODOS ELES.

Mais tarde, Filipe, seguindo a ordem de um anjo do Senhor, partiu em direção ao sul, para a estrada que desce de Jerusalém a Gaza. Ali, ele encontrou um eunuco etíope, a quem orientou acerca da fé em JESUS, anunciando o Evangelho de CRISTO explicando uma passagem do livro do Profeta Isaías. Após batizar o eunuco, o ESPÍRITO do Senhor arrebatou repentinamente Filipe, de modo que o eunuco não o viu mais. Filipe então foi arrebatado pelo ESPÍRITO até Azoto, onde anunciou o Evangelho em todas as cidades, até chegar a Cesaréia (At 8:26-40).

 Acredita-se que Filipe, por ser um judeu helenístico, ou seja, que falava o grego, tenha desempenhado um papel importante na ligação entre a igreja de Jerusalém e as regiões vizinhas. Muito provavelmente Filipe fixou residência em Cesaréia, onde mais tarde, hospedou, inclusive, o Apóstolo Paulo e Lucas (At 8:40; 21:8).

Filipe era conhecido como “o Evangelista”, Isso o distingue do Filipe Apóstolo. Em éfeso 4.11 Paulo menciona este ministéro de evangelista e também exorta a Timóteo a cumprir seu ministério de evangelista. Como já vimos anteriormente, mesmo com Lucas tomando todas as precauções para que o Apóstolo e o Evangelista não fossem confundidos, a confusão acabou ocorrendo.

Filipe era pai de quatro filhas virgens que profetizavam (At 21:9). Nos poucos relatos sobre ele, nitidamente podemos perceber o quanto Filipe trabalhou em prol da pregação do Evangelho, desempenhando um papel muito ativo na Igreja Primitiva. Filipe, tal como os outros diáconos, é descrito na Bíblia como sendo um homem de boa reputação, sábio e cheio do ESPÍRITO SANTO (At 6:3). Algumas tradições cristãs sugerem que Filipe tenha residido também em Trales (região sudoeste da Turquia) e se tornado Bispo da igreja daquela região.

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Lição 8, CG, Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento, 2Tr25

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Escrita Lição 8, CG, Filipe, Diaconia, Evangelização, Milagres e Avivamento, 2Tr25, Com. Extras Pr Henrique, EBD NA TV

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ESBOÇO DA LIÇÃO

1. UM SERVO DESIGNADO À DIACONIA 

1.1. O estabelecimento do ministério diaconal 

1.2. A motivação do amor no serviço 

2. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO EM SAMARIA 

2.1. Contexto histórico: o evangelho alcança novas fronteiras 

2.2. A reconciliação pela graça de DEUS 

3. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO PARA ALÉM DE SAMARIA 

3.1. A Etiópia e seu contexto histórico 

3.2. O evangelho alcança o alto oficial da rainha dos etíopes 

3.3. A missão sobrenatural de Filipe 

4. LIÇÕES DA VIDA DE FILIPE PARA A JORNADA DE FÉ 

4.1. Submissão à vontade de DEUS 

4.2. Compromisso com a universalidade do evangelho 

4.3. Dependência do ESPÍRITO SANTO 

4.4. A alegria no serviço 

  

TEXTO BÍBLICO BÁSICO  Atos 8.5-7,26-31 

5- E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a CRISTO. 

6- E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, 

7- pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. 

26- E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.

27- E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, 

28- regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

29- E disse o ESPÍRITO a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 

30- E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? 

31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 

 

TEXTO ÁUREO 

E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Atos 8.6 

 

OBJETIVOS - Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá: 

- reconhecer que Filipe foi, acima de tudo, um servo submisso à vontade de DEUS; 

- entender que o Senhor pode nos usar em diferentes funções dentro do Seu Reino; 

- compreender que o maior dom é o amor que dedicamos a DEUS e ao próximo. 

 

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS 

Caro professor, no Novo Testamento, é essencial distinguir o apóstolo Filipe do evangelista Filipe. 

O homem que levou o evangelho aos samaritanos e ao eunuco etíope (At 8.5,27) não era um dos Doze, pois os apóstolos permaneceram em Jerusalém durante a dispersão (At 8.1). A tradição eclesiástica indica que o Filipe mencionado em Samaria é o mesmo instituído como diácono (At 6.5). 

Embora pouco se saiba sobre sua família, Filipe era pai de quatro filhas profetisas (At 21.8,9). Sua vida nos ensina que DEUS é o verdadeiro autor da obra, dos avivamentos e dos milagres. Por mais que sejamos usados, a glória pertence a Ele. Boa aula! 

 

 

COMENTÁRIO - Palavra introdutória 

No Novo Testamento, há quatro personagens chamados Filipe. Os mais conhecidos são o apóstolo e o evangelista; os outros dois são filhos de Herodes, o Grande - Herodes Filipe, filho de Mariamne (Mt 14.3; Mc 6.17; Lc 3.19), e Filipe, o Tetrarca, filho de Cleópatra de Jerusalém (Lc 3.1). Embora haja debate entre os estudiosos, a maioria concorda que esses dois últimos são indivíduos distintos, diferenciados por suas biografias e áreas de governo. 

As referências ao apóstolo Filipe são escassas. Ele é mencionado junto aos outros discípulos nos evangelhos sinóticos (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.14) e em Atos (At 1.13), e recebe destaque em passagens específicas do Evangelho de João (Jo 1.43-46; 6.5-7; 12.21,22; 14.8,9). 

O foco desta lição, no entanto, é Filipe, o evangelista, cujo nome significa "amigo dos cavalos". Ele foi um dos sete homens escolhidos para servir às mesas e assistir às viúvas (At 6.1-6). Como testemunha de CRISTO, pregou em Jerusalém, Sa- maria e até os confins da terra (At 8.5,26-39; 21.8,9). 

 

1. UM SERVO DESIGNADO À DIACONIA 

Após a ascensão de JESUS, os apóstolos instituíram o serviço diaconal como o primeiro ministério oficial da Igreja, confiando essa tarefa a varões de reconhecida qualificação espiritual (At 6.1-6). Esse serviço surgiu para atender às demandas práticas da comunidade cristã, refletindo um trabalho caracterizado pela humildade e dedicação. 

 

Observação 1

A liderança na Igreja primitiva, descrita em Atos 6, apresenta princípios valiosos: divisão equilibrada de responsabilidades (v.2), liderança plural e colaborativa (v. 7), prioridade das qualificações espirituais (v. 3) e eleição popular sob supervisão apostólica (vv. 3,5,6), guiada pela sabedoria divina e o compromisso cristão. 

 

1.1. O estabelecimento do ministério diaconal 

Filipe foi designado para compor o grupo separado para a diaconia, atuando ao lado de Estêvão, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau (At 6.5). A missão confiada a esses irmãos consistia em cuidar dos mais vulneráveis e desempenhar uma função distinta da pregação da Palavra, mas igualmente essencial para a edificação do Corpo de CRISTO. 

 

1.2. A motivação do amor no serviço 

A Bíblia não endossa a ambição por posições hierárquicas, mas incentiva o reconhecimento e o uso dos dons concedidos por DEUS a cada servo (Rm 12.4-8; 1 Co 12). Alguns cristãos são chamados a permanecer no diaconato durante toda a vida, recebendo honra e reconhecimento espiritual por sua dedicação (1 Tm 3.13). Outros, como Filipe, são conduzidos por DEUS a ministérios adicionais, como o evangelismo (At 21.8). 

 

2. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO EM SAMARIA 

A região de Samaria, marcada por tensões religiosas e culturais, refletia sua herança mista e práticas peculiares (Lc 9.52,56; Jo 4.20). Os samaritanos, descendentes de israelitas e povos estrangeiros, consideravam-se guardiões da Lei, mas sua forma de culto era desprezada pelos líderes religiosos de Judá. Essa hostilidade era tão grande que muitos judeus evitavam atravessar Samaria em suas viagens. 

JESUS desfez esses contrastes ao ministrar a samaritanos e judeus, demonstrando que Sua graça sobrepuja qualquer divisão humana (Jo 4.9,10).

 

Observação 2

"Os samaritanos rejeitaram todo o Antigo Testamento, à exceção do Pentateuco, os cinco livros de Moisés, reunidos no que se chama atualmente de Pentateuco Samaritano. Além disso, eles construíram um templo no monte Gerizim que rivalizava com o templo de Jerusalém." (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, Central Gospel, 2010b, p. 172, 312). 

 

2.1. Contexto histórico: o evangelho alcança novas fronteiras 

É provável que vários anos tenham se passado entre o primeiro e o oitavo capítulo do Livro de Atos. Durante esse período, os primeiros cristãos ainda não haviam ultrapassado as divisas de Jerusalém para cumprir sua missão. 

A Igreja primitiva foi impulsionada pela perseguição a cumprir seu propósito de alcançar outros povos (At 1.8; 8.1). Filipe, deslocado para Samaria (At 8.5), enfrentou intensos desafios, mas permaneceu fiel à proclamação das boas novas. Este período representou um avanço significativo para o cristianismo, mostrando o controle soberano de DEUS sobre a História. 

 

2.2. A reconciliação pela graça de DEUS 

O ministério de Filipe em Samaria é um exemplo marcante da reconciliação promovida pela graça divina. Ao proclamar o evangelho a um povo historicamente desprezado pelos judeus, ele demonstrou que a mensagem de salvação supera quaisquer limites ou divisões (At 8.5-8). Sua disposição em remover obstáculos enraizados revela uma notável habilidade de lidar com diferenças étnicas e sociais, fruto de sua vivência como judeu helenista, identificado cultural e linguisticamente com o mundo grego. 

Participando desde o início do trabalho de promover justiça, unidade e harmonia na Igreja primitiva (At 6.1-7), ele compreendia, por experiência própria, o que era ser tratado de forma desigual. 

Alguns aspectos do trabalho de Filipe servem de modelo para evangelistas:

- ele foi ao encontro dos samaritanos (At 8.5), mostrando que o mensageiro da Verdade deve compreender e se integrar às necessidades regionais das gentes, como CRISTO o fez ao habitar entre os homens (Jo 1.14); 

- sua mensagem era centrada em CRISTO (At 8.5), refletindo o compromisso inabalável com a Palavra de DEUS; 

- ele demonstrava autoridade espiritual, alcançando multidões com sua pregação e testemunho (At 8.6), além de operar milagres em nome de JESUS, levando libertação e alegria ao povo (At 8.7,8). 

 

Observação 3

Mesmo com os feitos de Filipe, o ESPÍRITO SANTO só foi concedido aos novos crentes após a chegada de Pedro e João (At 8.14- 16), reforçando que a obra de DEUS é completa e interdependente. O exemplo de Filipe demonstra que o evangelho é para todos, e a Igreja deve rejeitar qualquer forma de discriminação, refletindo a unidade em CRISTO (GI 3.26-28). 

 

3. UM SERVO DESIGNADO AO EVANGELISMO PARA ALÉM DE SAMARIA 

3.1. A Etiópia e seu contexto histórico 

Segundo os editores do "Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento", o antigo reino etíope era governado por Candace, a rainha, que administrava as questões civis em nome de seu filho, o rei. Este era considerado um ser divino, o que o afastava das funções administrativas. 

O eunuco mencionado em Atos 8.27 exercia um cargo elevado como ministro das finanças, gerindo os recursos do Tesouro sob a supervisão de Candace. Ele havia ido a Jerusalém para adorar, exemplificando o interesse de muitos gentios do primeiro século na fé judaica. Insatisfeitos com a multiplicidade de deuses e a falta de padrões morais em suas culturas, estes buscavam no judaísmo a verdade e a retidão, muitas vezes aceitando a circuncisão e o batismo, conforme os estatutos da Lei Mosaica. 

 

3.2. O evangelho alcança o alto oficial da rainha dos etíopes 

Guiado pelo ESPÍRITO SANTO, Filipe encontrou o eunuco em sua carruagem, lendo Isaías 53.

O evangelista explicou que o texto fazia referência a CRISTO, o Messias sofredor que tomou sobre si os pecados da humanidade (Is 53.7,8; At 8.29-35). Essa mensagem desafiava a expectativa predominante entre os judeus, que esperavam um líder político triunfante, não um servo sofredor. 

O eunuco, convencido da verdade da cruz, creu em JESUS como Filho de DEUS e pediu para ser batizado, tornando-se o primeiro cristão registrado no continente africano (At 8.36- 38). Irineu, um dos pais da Igreja, sugeriu que ele pode ter retornado à Etiópia como missionário entre seu povo, expandindo o alcance das boas novas além das fronteiras judaicas e samaritanas. 

O diácono, evangelista e servo Filipe deixou uma cidade, para que DEUS o apresentasse ao homem que tinha as chaves de um país. 

 

3.3. A missão sobrenatural de Filipe             

Após o batismo do eunuco etíope, Filipe foi transportado de maneira sobrenatural pelo ESPÍRITO SANTO até Azoto, onde continuou proclamando a mensagem de CRISTO (At 8.39,40). Esse transporte milagroso, descrito pelo termo grego "йρпασεν" (herpasen) - o mesmo utilizado para arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4.17 - ressalta a singularidade e o caráter divinamente dirigido de sua missão. 

 

4. LIÇÕES DA VIDA DE FILIPE PARA A JORNADA DE FÉ 

A obra de Filipe exemplifica o propósito do evangelho: superar diferenças interculturais, sociais e geográficas. Ele não apenas anunciou as boas novas em Samaria, mas levou a mensagem de salvação a um representante da nobreza africana, ampliando o impacto global da Igreja nascente e reafirmando que o sacrifício de CRISTO é para toda a humanidade (GI 3.28). 

 

4.1. Submissão à vontade de DEUS 

Filipe nos ensina que o verdadeiro discípulo de CRISTO é aquele que se dispõe a servir onde DEUS o enviar. Seja como diácono em Jerusalém ou evangelista em terras distantes, Filipe respondeu ao chamado divino com obediência e humildade (At 6.5; 8.5). Sua disposição em derrubar limites estabelecidos nos inspira a abandonar o conforto pessoal para realizar a vontade do Senhor, lembrando que o serviço cristão é um chamado à entrega total (Rm 12.1). 

 

4.2. Compromisso com a universalidade do evangelho 

A vida de Filipe também destaca a universalidade da mensagem de CRISTO. Em Samaria, ele levou as boas novas de salvação a um povo desprezado pelos judeus (At 8.5-8); com o eunuco etíope, abriu caminho para a evangelização da África (At 8.26-40). Seu exemplo desafia os cristãos a romper preconceitos e abraçar todas as pessoas como destinatárias do amor e da salvação de DEUS (Gl 3.28). 

 

4.3. Dependência do ESPÍRITO SANTO 

A jornada de Filipe foi igualmente marcada por sua sensibilidade à direção do ESPÍRITO SANTO. Desde sua partida para Samaria até o encontro com o eunuco, Filipe demonstrou confiar plenamente na orientação divina (At 8.26,29). Isso nos lembra que, para sermos instrumentos eficazes nas mãos do Senhor, devemos cultivar uma vida de oração e comunhão com o bendito Consolador (Ef 6.18). 

 

4.4. A alegria no serviço 

O ministério de Filipe trouxe cura, libertação e grande alegria às pessoas que ele alcançou (At 8.8). Esse testemunho nos inspira a servir com entusiasmo, sabendo que DEUS age por meio de nossas ações para transformar vidas. A alegria genuína no serviço é um reflexo da presença de CRISTO em nós, que nos capacita a viver de maneira abundante (Jo 15.11). 

 

CONCLUSÃO 

A trajetória de Filipe exemplifica o papel do cristão como agente do Reino de DEUS. Sua prontidão em deixar Samaria para percorrer uma estrada deserta (At 8.26) evidencia uma missão guiada por uma fé que transcende à lógica humana. O encontro com o eunuco etíope transformou uma vida e abriu portas para o evangelho na África, cumprindo a profecia de Salmo 68.31: Embaixadores reais virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para DEUS as suas mãos. Filipe nos ensina que o impacto do evangelho se mede pela fidelidade ao chamado divino, não por estatísticas ou aplausos. 

Que possamos, como ele, ser instrumentos úteis, dispostos a dizer: Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim (Is 6.8). 

 

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO 

1. Por que Filipe foi para Samaria? 

R.: Devido à grande perseguição que houve aos cristãos em Jerusalém (At 8.1).