

VERDADE PRÁTICAIsaque, segundo filho de Abraão, deixou um exemplo de humildade e submissão a DEUS e a seus pais.

Terça - Lc 1.37 Para DEUS nada é impossível
Quarta - Rm 4.18 Abraão creu contra a esperança
Quinta - Hb 11.8 Pela fé, Abraão, sendo chamado obedeceu a DEUS
Sexta - Rm 4.19 A fé não olha para as circunstâncias
Sábado - Hb 11.11 Sara, uma mulher de fé
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 26.12-25 12 - E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. 13 - E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande; 14 - e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. 15 - E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra. 16 - Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. 17 - Então, Isaque foi-se dali, e fez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá. 18 - E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. 19 - Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas. 20 - E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o nome daquele poço Eseque, porque contenderam com ele. 21 - Então, cavaram outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna. 22 - E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra. 23 - Depois, subiu dali a Berseba, 24 - e apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o DEUS de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo. 25 - Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço. Comentários BEP - CPAD 26.12 O SENHOR O ABENÇOAVA. No AT, às vezes, as pessoas recebiam bens como recompensa pela fidelidade. No NT, ao contrário, a posse de bens materiais geralmente é considerada um empecilho em potencial à vida espiritual e à dedicação a DEUS (ver 3 Jo v.2). OBJETIVO GERAL - Mostrar que o temperamento de Isaque era pacífico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar porque Isaque era o filho da promessa; Mostrar que Isaque era um homem abençoado por DEUS; Refletir a respeito de algumas lições do caráter de Isaque. INTERAGINDO COM O PROFESSORNa lição deste domingo, estudaremos a respeito de Isaque, o filho da promessa. DEUS havia prometido a Abraão um herdeiro, porém sua idade e a da sua esposa já eram bem avançadas. Continuar esperando o cumprimento de uma promessa a essa altura da vida não parecia nada fácil. Mas DEUS é fiel e vela por sua palavra. Se Ele fez uma promessa a você, creia que no tempo certo ela se cumprirá. Abraão e Sara devem ter criado o filho da promessa com muito amor e carinho, contribuindo para desenvolver em Isaque um caráter manso, pacificador e humilde. Isaque recebeu uma boa educação e decidiu fazer boas escolhas. DEUS o abençoou em todas as áreas, mas, não significa que sua vida foi fácil. Ele teve de enfrentar a esterilidade de sua esposa, vizinhos invejosos e maus. Todavia, diante das adversidades, demonstrou ter um caráter pacífico e confiante em DEUS.
PONTO CENTRAL - Isaque nos deixou um exemplo de humildade e submissão a DEUS e a seus pais.
Resumo da Lição 4, Isaque, um Caráter Pacífico I - ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA
1. Promessa de DEUS a Abrão. 2. Seu nascimento, um verdadeiro milagre. II - UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS 1. A prosperidade espiritual. 2. A bênção divina é passada de pai para filho. 3. A prosperidade material. III - LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE 1. Um homem esforçado e trabalhador. 2. O caráter pacífico de Isaque. 3. Um caráter resiliente. 4. Obediência e submissão. SÍNTESE DO TÓPICO I - Isaque era o filho da promessa. SÍNTESE DO TÓPICO II - Isaque era um homem abençoado por DEUS. SÍNTESE DO TÓPICO III - Podemos extrair várias lições do perfil de Isaque.

(Extraído de Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 44).
PARA REFLETIR - A respeito de Isaque, um caráter pacífico, responda:
Qual o significado do nome Isaque?"Aquele que ri", "ele ri" ou "riso".
Que promessa DEUS fez a Abraão, quando ele tinha 75 anos de idade?Que ele seria "uma grande nação" (Gn 12.2).
Quais os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque?Um homem trabalhador, humilde e obediente a DEUS.
Por que a bênção dada a Abraão foi transferida para Isaque?Por causa de sua fidelidade a DEUS.
Cite algumas características do caráter de Isaque.Obediente aos pais, temente a DEUS e pacificador.
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 70, p38. Resumo Rápido do Pr. Henrique - Lição 4, Isaque, um Caráter Pacífico Data provável - 1818 a.C. O caráter é a vida de uma pessoa demonstrada interirormente para DEUS e exteriorrmente para as pessoas, podendo diferir nas duas apresentações. O homem pode ter um relacionamento com DEUS bem diferente do que tem com os homens. Isaque tinha uma fé que agradava a DEUS, mas um comportamento com a sociedade em que vivia que não condizia com sua vida com DEUS. Mentiu e enganou a Abimeleque e ao povo de Gerar (os filisteus), dizendo ser Rebeca sua irmã, embora fosse sua esposa. Isaque seguia nas pisadas de seu pai porque seu caráter havia sido moldado por ele. Teve altos e baixos, mas mais altos do que baixos. O nome Isaque que significa 'ele ri", ou "aquele que ri", foi dado por DEUS, quando três anjos visitaram Abraão e Sarai. Um deles era uma teofania, ou seja, o próprio JESUS (pré-encarnado), assim o acreditamos, pois este aceitou adoração e intercessão por Ló, enquanto os outros dois foram para Sodoma, executar o plano de DEUS. Gênesis: 25. 20. e Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu. Gênesis: 25. 26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. ISAQUE CASOU COM 40 E TEVE SEUS DOIS FILHOS COM 60 ANOS. Abrão ainda teve 15 anos para brincar com seus netinhos e com seus 6 filhos que lhe nasceram de Quetura, fora os filhos de Ismael. Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu. Isaque tinha sessenta anos quando nasceram seus filhos. Abraão tinha então 160 anos. Abraão morreu com 175 anos. Gênesis 25.7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. Isaque tinha seu caráter moldado pelo pai. O pai foi a Gerar e depois ao Egito (Gerar era caminho para se chegar ao Egito, chamava caminho dos filisteus). Isaque saiu de Berseba com destino ao Egito. DEUS o impediu. Ele fica onde seu pai também havia ficado quando voltou do Egito. Isaque, com o caráter influenciado pelo pai, repete a mentira do pai e passa pelas mesmas situações. DEUS providenciou um plano para Abrão voltar a Canaã e Abimeleque deu uma mãozinha nisso (expulsou-o por inveja e medo de que ficasse poderoso demais) . Abrão foi descendo de volta a Canaã e abrindo poços e dando nome a esses poços de acordo com a situação que vivia. Os filisteus foram contendendo e entupindo esses poços.
Volta pelo caminho desentupindo os mesmos poços, confirmando seus nomes que seu pai havia lhes dado porque passava pelas mesmas situações que seu pai passou. Quando está de volta a Berseba faz o mesmo que seu pai. Faz um altar e agradece a DEUS por estar de volta depois de quase morrer. Faz aliança com Abimeleque (sem autorização de DEUS, mas para ficar em paz com seu vizinho). Depois recebeu a visita de DEUS que renova a aliança com ele e lhe promete filhos.
Não é que ele tivesse um bom caráter ou mal caráter. Todos nós tomamos atitudes de um bom caráter e de um mal caráter.
Quando obedeceu a DEUS e não foi ao Egito agiu com um bom caráter, quando fez um altar a DEUS agiu com um bom caráter, quando acreditou nas promessas de DEUS e esperou por 20 anos seus filhos e não fez como seu pai arrumando uma escrava egípcia para lhe ser um filho, demonstrou ter bom caráter. Depois, no tempo de seus filhos, vemos que Isaque herda uma parte do caráter de sua mãe e de seu pai ao dar preferência a um de seus filhos. isso causou desavenças e divisão no lar. Os intérpretes julgam como fraqueza de caráter o fato de Isaque ter mentido acerca de sua esposa e de sua preferência por Esaú (o que se deveria ao fato de que Esaú caçava e satisfazia ao apetite de Isaque;Gên. 25:28). Ou, pelo menos, esses incidentes mostrariam lapsos sérios na vida de Isaque. Mas, dificilmente poderiamos julgar o caráter geral de um homem por causa de dois incidentes difíceis de julgar, ou mesmo por causa de alguma atitude errada e persistente, de algum tipo. É verdade que a bênção que Isaque tencionava proporcionar a Esaú, finalmente foi dada a Jacó, por desígnio divino; e isso não por causa do próprio Jacó e, sim, por causa do plano divino relativo ao povo de Israel, porquanto esse povo seria divino instrumento mediante o qual o Messias chegaria ao mundo e cumpriría a sua missão terrena. Quem era Abimeleque no tempo de Isaque? - Rei de Gerar que é a terra dos filisteus.Pelo que podemos deduzir é que Abimeleque seja um título honorífico como czar na Rússia, Dodge na Espanha, Candace na Etiópia. Assim esse Abimeleque seria outra pessoa com o mesmo título que o Abimeleque do tempo de Abraão. I - ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA Abrão tinha 75 anos quando recebeu a promessa e a promessa só se cumpriu quando Abrão (agora Abraão) tinha 100 anos. Como Sara ficou grávida com 89 e Abrão tinha 99, então a promessa se cumpriu depois de 24 anos de espera, mas se quisermos considerar cumprida só depois do nascimento de Isaque, então são 25 anos de espera. Não tem na bíblia quantos anos tinha Isaque ao ser oferecido no Monte Moriá, mas como DEUS é DEUS de Aliança e a Aliança no Antigo Testamento (BHÊRITE ) diz que o que eu dou para DEUS, DEUS dá para mim, então creio que Isaque tinha 33,5 anos, pois JESUS tinha esta idade quando foi oferecido no calvário. Isaque é um tipo de CRISTO. Vimos então que Abrão esperou 24 anos pela promessa, a bíblia nos diz que Isaque se casou com 40 anos e seus filhos nasceram quando ele tinha 60 anos - Passou vinte anos orando por eles. Jacó trabalhou 14 anos por Raquel. Então podemos ver que esta família era uma família perseverante em oração, tinha muita paciência. Vimos também 3 mulheres estéreis na família. As três matriarcas Sara, Rebeca e Raquel. Duas delas buscam resolver carnalmente a situação, Sara com a serva Hagar e Raquel com as Mandrágoras do filho de Leia, já Rebeca consegue a bênção pela oração de Isaque. Abraão espera 24 anos pela promessa, Isaque 20 anos e Jacó 14 anos trabalha por Raquel. Família paciente mesmo. 1. Promessa de DEUS a Abrão. Gn 26.3-5 “...peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.” A NATUREZA DO CONCERTO. A Bíblia descreve o relacionamento entre DEUS e seu povo em termos de “pacto” ou “concerto”. Esta palavra aparece pela primeira vez em 6.18 e prossegue até o NT, onde DEUS fez um novo concerto com a raça humana mediante JESUS CRISTO. Quando compreendemos o concerto entre DEUS e os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), aprendemos a respeito de como DEUS quer que vivamos em nosso relacionamento pactual com Ele. O nome especial de DEUS, em relação ao concerto, conforme a revelação bíblica, é Jeová (ou Yavé) (traduzido “SENHOR”; ver 2.4). Inerente neste nome pactual está a benignidade de DEUS, sua solicitude redentora pela raça humana, sua contínua presença entre o seu povo, seu propósito de estar em comunhão com os seus e de ser o seu Senhor. A divina e fundamental promessa do concerto é a sequinte: “...para te ser a ti por DEUS e à tua semente depois de ti” (ver 17.7). Desta promessa dependem todas as demais integrantes do concerto. Significa que DEUS se compromete firmemente com o seu povo fiel a ser o seu DEUS, e que por amor, Ele lhe concede graça, proteção, bondade e bênção (Jr 11.4; 24.7; 30.22; 32.38; Ez 11.20; Zc 8.8). O alvo supremo do concerto entre DEUS e a raça humana era salvar não somente uma nação (Israel), mas a totalidade da raça humana. No caso de Abraão, DEUS já lhe prometera que nele “todas as nações da terra” seriam benditas (12.3; 18.18; 22.18; 26.4). DEUS estendeu sua graça pactual à nação de Israel a fim de que esta fosse “para luz dos gentios” (Is 49.6; cf. 42.6). Isso cumpriu-se mediante a vinda do Senhor JESUS CRISTO como Redentor, quando, então, os cristãos começaram a levar a mensagem do evangelho por todo o mundo (Lc 2.32; At 13.46,47; Gl 3.8-14). Nos diversos concertos que DEUS fez com o ser humano através das Escrituras, há dois princípios atuantes: (a) era somente DEUS quem estabelecia as promessas e condições do seu concerto, e (b) cabia ao ser humano aceitar por fé obediente essas promessas e condições. Em certos casos, DEUS estabeleceu com muita antecipação as promessas e as responsabilidades de ambas as partes; em tempo algum, porém, o povo conseguiu, junto a DEUS, alterar as condições dos concertos para beneficiar-se. O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO. (1) DEUS, ao estabelecer comunhão com Abraão, mediante o concerto (cap. 15), fez-lhe claramente várias promessas: DEUS como escudo e recompensa de Abraão (15.1), descendência numerosa (15.5) e a terra de Canaã como sua herança (15.7; ver 15.6; 17.8; cf. 12.1-3). DEUS conclamou Abraão a corresponder a essas promessas por fé, aceitá-las, e confiar nEle como seu Senhor. Por Abraão assim fazer, DEUS o aceitou como justo (15.6) e foi confirmado mediante comunhão pessoal com Ele. Não somente Abraão precisou, de início, expressar sua fé para a efetuação do concerto, como também DEUS requereu que, para a continuação das bênçãos do referido concerto, Abraão devia, de coração, agradar a DEUS, através de uma vida de obediência. (a) DEUS requereu que Abraão andasse na sua presença e que fosse “perfeito” (ver 17.1). Noutras palavras, se a sua fé não fosse acompanhada de obediência (Rm 1.5), ele estaria inabilitado para participar dos eternos propósitos de DEUS. (b) Num caso especial, DEUS provou a fé de Abraão ao ordenar-lhe que sacrificasse seu próprio filho, Isaque (22.1,2). Abraão foi aprovado no teste e, por conseguinte, DEUS prometeu que o seu pacto com ele (Abraão) ia continuar (ver 22.18). (c) DEUS informou diretamente a Isaque que as bênçãos continuariam imutáveis e que seriam transferidas para ele porque Abraão lhe foi obediente e guardou os seus mandamentos (26.4,5). DEUS ordenou diretamente a Abraão e aos seus descendentes que circuncidassem cada menino nascido na sua família (17.9-13). O Senhor determinou que cada criança do sexo masculino não circuncidada fosse excluída do seu povo (17.14) por violação do concerto. Noutras palavras, a desobediência a DEUS levaria à perda das bênçãos do concerto. O concerto entre DEUS e Abraão foi chamado um “concerto perpétuo” (17.7). A intenção de DEUS era que o concerto fosse um compromisso permanente. Era, no entanto, passível de ser violado pelos descendentes de Abraão, e assim acontecendo, DEUS não teria de cumprir as suas promessas. Por exemplo, a promessa que a terra de Canaã seria uma possessão perpétua de Abraão e seus descendentes (17.8) foi quebrada pela apostasia de Israel e pela infidelidade de Judá e sua desobediência à lei de DEUS (Is 24.5; Jr 31.32); por isso, Israel foi levado para o exílio na Assíria (2Rs 17), enquanto que Judá foi posteriormente levado para o cativeiro em Babilônia (2Reis 25; 2Cr 36; Jr 11.1-17; Ez 17.16-21). SORRISO DE ABRÃO DIFERENTE DO SORRISO DE SARA Só Sara foi repreendida, então o riso de Sara era de incredulidade, mas o riso de Abraão foi de admiração pelo poder de DEUS e de Alegria. O CONCERTO DE DEUS COM ISAQUE. (1) DEUS procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte, a partir de Isaque, filho de Abraão (17.21). Noutras palavras, não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; ele, também, precisava aceitar pela fé as promessas de DEUS. Somente então é que DEUS diria: “Eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente” (26.24). (2) Durante os vinte primeiros anos do seu casamento, Isaque e Rebeca não tiveram filhos (25.20,26). Rebeca permaneceu estéril até que Isaque orou ao Senhor, pedindo que sua esposa concebesse (25.21). Esse fato demonstra que o cumprimento do concerto não se dá por meios naturais, mas somente pela ação graciosa de DEUS, em resposta à oração e busca da sua face (ver 25.21). (3) Isaque também tinha de ser obediente para continuar a receber as bênçãos do concerto. Quando uma fome assolou a terra de Canaã, por exemplo, DEUS proibiu Isaque de descer ao Egito, e o mandou ficar onde estava. Se obedecesse a DEUS, teria a promessa divina: “...confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai” (26.3; ver 26.5). a- Uma promessa que só poderia ser cumprida por um milagre de DEUS (Sarai era estéril). b- Uma promessa que dependia de uma aliança. c- Uma promessa que levou 25 anos para se cumprir (Promessa feita quando Abrão tinha 75 anos e Isaque só nasceu quando Abraão tinha 100 anos). 2. Seu nascimento, um verdadeiro milagre. a- Milagre porque Sarai era estéril. b- Milagre porque Sara tinha 89 anos quando ficou grávida de Isaque. c- Milagre porque foi predito e até o nome dado antes. II - UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS POR QUE ISAQUE E NÃO ISMAEL? Ismael é filho natural (escrava era mulher nova - poderia gerar de Abraão mesmo ele sendo velho). Ismael é filho da desobediência de Sara e falta de fé dela que acabou contaminando Abrão. Filho da escrava não herda as mesmas promessas que o filho da esposa verdadeira.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. Gálatas 4:30
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre. Gálatas 4:31
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Gálatas 4:22
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. Gálatas 4:23
1. A prosperidade espiritual. Riso chegou! Glória a DEUS! Agora a expressão seria outra: Esaú e Jacó nasceram! Glória a DEUS! A resposta de DEUS às orações de Isaque foram dois filhos. De Isaque e Rebeca nasce Esaú, seu primogênito, com Jacó agarrado em seu calcanhar. Por isso o nome de enganador, ou "aquele que agarra no calcanhar", no original. Isaque estava agora em plena comunhão com DEUS e as bênçãos prometidas por DEUS a ele são cumpridas depois de 20 anos de espera e muita oração. Resumo rápido da vida de Isaque segundo minha opinião - Isaque com aproximadamente 3 anos foi desprezado por seu irmão Ismael, com 33,5 foi oferecido em sacrifício, com 37 perdeu sua mãe, com 40 se casou, com 60 lhe nasceu dois filhos, morreu com 180 anos. 2. A bênção divina é passada de pai para filho. Isaque era homem de oração, de milagres (desde sua concepção até nas colheitas e água nos poços), era homem de altares (Ação de graças, louvor e adoração). Para que de Abraão nascesse JESUS era preciso continuar a Aliança entre DEUS e Abraão, agora, via seus descendentes. Quando DEUS chamou Abrão tinha em vista JESUS, o salvador de todos,, tanto judeus como gentios. “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a seu descendente. Não diz: ‘E a descendentes’, como no caso de muitos, mas como no caso de um só: ‘E a teu descendente’, que é Cristo.” Gálatas 3.16. Isaque demonstrou ter a mesma fé de seu pai nas promessas de DEUS e isso O agradou. Assim, a aliança teve continuidade. 3. A prosperidade material. E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. Gênesis 26.12-14; 16. Uma das promessas contidas na aliança de DEUS com Abraão, isaque e Jacó, era a de prosperidade material. veja Deuteronômio 28. Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus. O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti. E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Deuteronômio 28:3-13 III - LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE Caráter. Isaque mentiu - problema de caráter por ter aprendido com seu pai. O caráter é desenvolvido desde o nascimento, depende muito do meio em que se vive, das pessoas e suas ações e comportamento à volta dessa pessoa, principalmente da família. A comunhão e a intimidade com DEUS certamente mudará o caráter de um homem. O problema que geralmente acontece, na esfera humana, é que a intimidade com DEUS trás guerra com os homens. João Batista perdeu a cabeça. JESUS foi perseguido o tempo todo e acabou sendo crucificado pelos invejosos. Paulo foi perseguido, apedrejado, preso e executado. Isaque teve paciência para não iniciar uma guerra com Abimeleque. Isaque não foi tão grande quanto Abraão, nem tão inteligente quanto Jacó. Contudo, ele foi teve sua grandeza, e preencheu um lugar importante entre o pai da nação e o pai das tribos. A mansidão de Isaque é vista em sua submissão sem resistência a seu pai ao tornar-se o sacrifício sobre o altar de Moriá, e em sua recusa a discutir quando os pastores de Gerar reivindicavam os poços. Ele possuía uma natureza afetuosa, profundamente ligado à mãe, chorando por sua morte, e sendo depois confortado em seu amor por Rebeca. Seu espírito mediador pode ter contribuído para seu afete expansivo. Ele era um homem que vivia em contato com DEUS. Embora não tendo as visitações dramáticas que foram concedidas a seu pai, Abraão, Isaque teve comunhão com o céu, e obedeceu aos mandamentos de DEUS. O altar, a tenda e o poço simbolizam os principais interesses de sua vida. Ele está incluído no rol de heróis da fé em Hebreus 11. Suas bênçãos sobre Jacó e Esaú estão ali declaradas como sendo atos de fé. Sem dúvida alguma sua experiência no monte Moriá ajudou a tomá-lo um homem de fé. Um outro traço admirável em Isaque foi sua disposição em não guardar rancores. Ele foi tratado de maneira muito má por Abimeleque e seus servos; contudo, quando Abimeleque, percebendo a força de Isaque, buscou um pacto de não-agressão, ele perdoou o que havia passado e demonstrou boa vontade. 1. Um homem esforçado e trabalhador. DEUS dá uma super colheita a Isaque porque era trabalhador e confiou em suas promessas quando ficou em Gerar e não desceu ao Egito como seu pai. A prosperidade de Isaque causa duas coisas nos filisteus: Inveja e medo de que se tornasse tão grande que os escravisasse. (Gênesis 26:16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós). 2 E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; Gênesis 26:2,3 E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. Gênesis 26:12-14. Poços abertos por Isaque, um homem esforçado e trabalhador. עשק ÌEseqEseque = “contenda” - o 1º poço cavado pelos pastores de Isaque no vale de Gerar SitnahSitna = “briga” - O 2o poço cavado por Isaque no vale de Gerar רחבות R ̂echobowth ou רחבת R ̂echobothReobote = “lugares amplos ou ruas largas” - O 3o Poço cavado por Isaque entrando em Canaã novamente B ̂e’er Sheba ÌBerseba = “poço dos sete juramentos” - 4º Poço cavado por Isaque onde fora criado, em Canaã. Ai faz aliança com Abimeleque como seu pai antes fizera.
1) uma cidade no extremo sul de Israel שבעה Shib ÌahSeba = “um juramento” - O 5º Poço - nome que Isaque deu a um poço próximo de Berseba. Este quem abriu foram seus servos e não seu pai. Gênesis 26:32 E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água. 2. O caráter pacífico de Isaque. As Notáveis Características de Isaque O relacionamento de Isaque com DEUS caracterizava-se pela passividade, pela confiança instintiva, pela submissão e pela devoção (Gên. 22:7, 25:21). Jacó referiu-se a DEUS como «o Temor de Isaque» (Gên. 31:42,53), o que demonstra a completa devoção de Isaque ao Senhor. No Talmude e no judaísmo posterior, Isaque simbolizava a submissão do povo de Israel à inexcrutável vontade de DEUS. Isso, naturalmente, estava vinculado à história de como Isaque submeteu-se a ser sacrificado a DEUS, sem queixas e questionamentos. «A vida de Isaque, julgada segundo normas mundanas, pode parecer inativa, ignóbil e infrutífera; mas os anos de vida imaculada, de oração, de atos graciosos, de ações de graças diárias, em meio a atividades tipicamente pastorais, não devem ser julgados por esse prisma, embora não nos pareçam espetaculares. O caráter de Isaque talvez não tenha exercido nenhuma influência dominante sobre a sua geração e sobre as gerações subseqüentes, mas foi suficientemente assinalada e coerente para conquistar o respeito e a inveja da parte de seus contemporâneos. Seus pósteros sempre lhe deram uma honra idêntica à que dão a Abraão e a Jacó. Esse nome chegou mesmo a ser usado como parte de uma fórmula empregada pelos mágicos egípcios dos tempos de Orígenes [Contra Celso 1:22), empregada como eficaz para amarrar demônios que quisessem conjurar» (Smith, Dicionário Bíblico). 26.17, 18 A região do Gerar era um lugar desolado à beira do deserto. A água era tão valiosa como o ouro. Se alguém cavava um poço, era como se estivesse empossando-se da terra. Alguns poços tinham fechaduras para evitar que os ladrões roubassem a água. Tampar o poço de alguém era lhe declarar a guerra; era um dos delitos mais graves na região. Isaque tinha todo o direito de declarar a guerra quando os filisteus arruinaram seus poços. Mesmo assim, decidiu não brigar. Ao final, ganhou o respeito dos filisteus por sua paciência e seus esforços de paz.
26.17-22 Em três ocasiões Isaque e seus homens cavaram novos poços. Quando surgiram as primeiras duas disputas, Isaque se mudou. Finalmente houve suficiente território para todos. Em vez de começar um grande conflito, Isaque optou pela paz. Estaria você disposto a renunciar a um posto importante ou a uma pertença valiosa para manter a paz? Peça a DEUS sabedoria para saber quando deve retirar-se e quando deve levantar-se e brigar. Comentários da Bíblia Diário Vivir (ESP). 3. Um caráter resiliente. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Isaque foi expludo de Gerar, saiu sem guerrear. Isaque foi contendido pelos filisteus no poço de Eseque, mas saiu de lá sem guerrear. Isaque foi contendido pelos filisteus no poço de Sitna, mas saiu de lá sem guerrear. Apesar disso, continuou mandando abrir poços e seguindo em direção da terra que DEUS lhe prometera. Isaque teve sua recompensa por ter ficado à beira de uma guerra em terra alheia, mas não ter se desesperado ou deixado levar pelo ódio. "[...] apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o DEUS de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo" (Gn 26.24). O servo de DEUS deve sempre perdoar seus opositores, principalmente os de casa. Quando estiverem com maior intimidade com DEUS entenderão melhor e não mais contenderão com ele. 4. Obediência e submissão. Isaque era homem de oração (fé e persistência - 20 anos orando). Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Gênesis 25:21 Ao ficar em gerar Isaque estava desistindo de ir ao Egito, onde pretendia ir, como seu pai fora anos antes, em uma mesma situação de fome na terra. Isaque desistiu de sua empreitada porque DEUS lhe disse para não descer ao Egito e ele obedeceu. Se submeteu às ordens de DEUS. Antes disso, ao ser oferecido no altar, no Monte Moriá, por seu pai, em sacrifício solicitado por DEUS, obedeceu a seu pai e se submeteu à vontade de DEUS. Isaque orou por vinte anos por filhos, se submetendo à vontade de DEUS. Isaque era obediente e submisso, por isso alcançou graça de DEUS. Por que eu entendo que Isaque foi oferecido aos 33,5 anos? A montanha é a mesma, Abraão representa o Pai, Isaque, o filho. Existe uma aliança de sangue entre DEUS e Abraão (Tudo que é meu é teu e tudo que é teu é meu).
Eu suponho que Abraão tinha 133 anos e Isaque 33.
Sua mãe Sara estava viva, Suportou uma carga de lenha nas costas durante 3 dias, subindo a montanha do Moriá . Também pela tipologia bíblica interpretativa do fato.
DEUS - Abraão.
Isaque - JESUS.
Rebeca -Igreja.
Isaque se casa com 40 anos de idade, portanto 7 anos depois de ser feito como cordeiro na montanha do Moriá.
JESUS morre com 33, também numa montanha, o monte Calvário e na cidade de Jerusalém. Por sinal Jerusalém se torna cidade símbolo.
- Ali acontece o sacrifício de Abraão.
- Neste local do sacrifício foi erguido o templo de Salomão.
Ali acontece o sacrifício da Cruz. CRISTO salvando a humanidade.
Observe o paralelo com o sacrifício de CRISTO. Isaque carregou a lenha para seu próprio sacrifício, assim como JESUS carregou a cruz para o seu próprio sacrifício. Se tudo combina direitinho, creio que a idade de Isaque também deve ter sido a mesma de JESUS. Comentários de Vários Livros com algumas modificações do Pr. Henrique
ISAQUE - Dicionário Strong em Português - יצחק Yitschaq - Isaque = “ele ri”
1) filho de Abraão com Sara, sua esposa, e pai de Jacó e Esaú
Depois da experiência dos últimos versículos, Isaque dedicou-se à agricultura e criação com tanto mais fervor quanto DEUS era grandemente com ele. Por algum tempo os habitantes da terra não o molestaram e, pelo que nos diz o verso 11, tinha até toda a proteção do próprio rei. Mas a inveja não conhece direitos, e chegou o dia da contenda. Abraão, quando ali tinha estado, cavara uns poços que depois foram entulhados pelos filisteus. Isaque cavou de novo estes poços, mas isto deu nas vistas do rei, que pediu a Isaque se retirar, visto ser mais poderoso que ele mesmo, pretexto, talvez, para expulsar aquele que tempos antes tinha protegido. Isaque saiu da cidade e foi habitar no vale de Gerar, perto dela, e ali desentulhou outros poços que Abraão tinha cavado e que os filisteus tinham entulhado. E a contenda continuou. Os servos de Abimeleque tomaram os poços e Isaque teve de mudar seu acampamento mais para o norte. Cavou outro poço, mas teve ainda de abandoná-lo por causa da contenda, até que, finalmente, cavou um que chamou Rebote que significa espaço. Afinal tinha encontrado um lugar de paz.
Isaque foi o homem que mais poços cavou durante sua vida. Isto revela seu grande desenvolvimento comercial. Os poços eram necessários para dar de beber aos rebanhos, em que consistia a principal riqueza daquele tempo. Os hebreus chamavam às águas nascentes dos poços "água vivas", tal era o valor que tinham na sua vida. Há poucos rios naquelas paragens e é mesmo difícil cavar um poço e encontrar água; daí o seu grande valor e o motivo das contendas. Alguns destes poços era simples cisternas para coletar as águas pluviais.
Depois de alguns anos em Gerar e no Vale de Gerar, mudou de acampamento para Berseba, lugar bastante familiar a todos os estudantes de Gênesis. Ali, Abraão morou muito tempo, talvez até a morte de Sara. Numa noite Jeová (ou Yavé) lhe apareceu e renovou as promessas familiares de que o abençoaria e o faria prosperar grandemente. Ao mesmo tempo lhe oferecia proteção contra os inimigos filisteus. Nas horas de maior apreensão na vida dos servos de DEUS, Jeová (ou Yavé) aparece para confortá-los e repetir as solenes promessas. Em resposta a esta aparição, Isaque erige um altar e invoca o nome de Jeová (ou Yavé). Este era o costume, sempre que DEUS aparecia a qualquer patriarca.
Não sabemos o que motivou a mudança repentina de Isaque do Vale de Gerar para Berseba, mas é provável que algum incidente tenha ocorrido entre ele e os filisteus. Não tendo espírito de contenda, preferia abandonar suas posições a viver em guerra. Assim, deixou os poços e sua terra cultivada e foi à sua antiga residência. Aqui, cavou novamente um poço, perto do altar, para servir ao ritual do sacrifício. É significativo que nesse lugar não houvesse poços, porquanto Abraão tinha morado ali tanto tempo! Ou ele precisava de mais este, ou os que Abraão tinha cavado tinham sido tomados por alguma tribo da terra. Pela mesma razão, construiu um altar, parecendo que não havia altar no lugar, ou que Abraão não tinha o costume de erigir altares onde quer que pousasse, o que não é admissível. Neste caso, ou o altar estava arruinado, e foi reedificado, ou o lugar ficava distante daquele em que seu pai morreu Gn 21:1-21 (Comentário Neves de Mesquita) - NASCIMENTO E VIDA DE ISAQUE - (caps 21-25:23) Sara Torna-se Mãe - 1-7 Começa aqui um novo capítulo na vida de Abraão. O anjo Jeová (ou Yavé) tinha dito a Abraão: "Certamente tornarei a ti por este tempo da vida, e eis que Sara tua mulher terá um filho." Chegou afinal o tempo de se cumprir esta promessa e de o feliz casal ver realizadas as suas mais queridas esperanças. O nome do menino era Isaque, "riso" ou "ele rirá", porque sua mãe tinha rido quando Jeová (ou Yavé) lho prometeu. Após o nascimento da criança, Sara disse: "DEUS preparou riso para mim; e todo aquele que o ouvir se rirá por minha causa." Isaque nasceu em Gerar, bastante longe da terra da promessa. Depois de uma grande decepção na vida destes dois servos de DEUS, ao terem cometido a falta de se concertarem para negar sua relação conjugal, Jeová (ou Yavé) visitou Sara, como tinha prometido, e o menino nasceu. Quantas vezes ficamos impacientes sobre alguma coisa que esperamos receber e, como estes, também pretendemos apressar a vinda do que esperamos! Para DEUS, nunca é tarde. "O Senhor visitou Sara, como tinha dito...". Ele promete, e não falta. Como diz o prolóquio popular: "Quando DEUS tarda, vem pelo caminho." Estava, pois, satisfeito o supremo desejo de Abraão e realizada sua esperança de ter um herdeiro. O nascimento do menino quando Abraão tinha cem anos de idade e sua mulher tinha passado a idade de ser mãe foi um verdadeiro milagre, como foi milagre tudo que DEUS fizera mediante a promessa a seu servo. As bênçãos da vida cristã são dádivas divinas e nem sequer podemos compreender como nosso Pai Celestial tem tornado possível esta herança chegar até nós. Oito dias após o nascimento foi o menino circuncidado de acordo com o pacto feito entre Abraão e DEUS (capítulo 17:10). Este ato era o selo de união entre a família e DEUS. A guarda deste rito era necessária para a confirmação de que a promessa continuava de pé. Depois de algum tempo foi o menino desmamado e Abraão fez uma festa. É a primeira vez que ouvimos de uma festa na casa de uma família religiosa. Bem podemos imaginar o esplendor dessa festa. Aquele que tinha sido por tanto tempo a esperança da casa chegara afinal e acabava de passar por um período importante na vida. Lembremo-nos de que Abraão estava ainda em Gerar, portanto, era terra alheia, se é que ele até agora tinha terra sua. Poucos amigos tinha, mas possuía uma formidável casa de servos, e foi com eles que fez a festa. Abimeleque talvez fosse convidado, mas isto é mera conjectura. Nesta mesma festa houve um incidente desagradável. Enquanto Isaque era acariciado e feito objeto de todos os cuidados, o filho de Agar zombava dele. Já grande bastante para compreender que este menino o tinha vindo deserdar, ridicularizou a criança. Não podemos saber de que maneira foi o insulto, mas parece ter sido grave. Se Agar tinha sido conivente ou não, nada se nos diz, mas é provável que o feito de Ismael tivesse sido inspirado por sua própria mãe. Não quero, entretanto, afirmar, visto o silêncio das Escrituras sobre o assunto. O temperamento de Sara parece ter sido um pouco irascível. Da primeira vez, apenas se viu ridicularizada, maltratou a serva, que, se tinha culpa, maior ainda era a de sua senhora. Agora, por uma ofensa, se grande ou pequena, não sabemos, pede de novo a expulsão da serva. Parece que os nomes de "minha princesa" e princesa", o último, dado por DEUS mesmo, não condiziam muito bem com o seu temperamento. Era mais bela do que amável. Orgulhosa de sua posição de senhora e de mãe do herdeiro de todas as promessas, não pôde tolerar uma fã, a do filho de seu próprio marido. Quão diferente era Abraão! O pedido de sua mulher, de deitar fora a escrava e seu filho, recusou, e foi depois que DEUS lhe disse que desse ouvidos à sua mulher que se decidiu lançar fora seu próprio filho. Difícil seria criar estes dois filhos com pretensões iguais a herdeiros, sem que houvesse contínuas questões. Para evitar isto, a separação talvez fosse ajuizada. Paulo cita estas palavras do Senhor em Gálatas, capítulo 4, dizendo que Sara e Agar são duas alegorias, representando dois concertos, um, feito no Sinai, gerando para a servidão, outro, espiritual, em que Sara representava a Jerusalém celestial. Todos os filhos de DEUS têm de nascer espiritualmente. Sem esta interpretação, muito nos faltaria para compreender a transação. Ismael nasceu segundo a carne, isto é, veio ao mundo naturalmente, como resultado da união de um homem e uma mulher; mas Isaque veio por promessa. Não haveria união que, nas condições deste caso, fizesse nascer um menino. Por isso ele é o tipo dos crentes que nascem espiritualmente. No dia seguinte, de manhã cedo, em obediência ao mandado divino, Abraão chama sua serva e seu filho e, com tristeza, lhes diz que é preciso sair de casa. A ordem das coisas exige este sacrifício e ele, amoroso como era, pede e o exemplifica. Não temos nesta singela narrativa o que este grande homem disse à sua serva e a seu filho, mas, se conhecemos o seu coração, podemos saber de que ternura usou ao despedir estes dois entes, que se tinham tornado seus. Só os interesses do Reino de seu DEUS lhe poderiam dar coragem para aquele sacrifício. Entretanto, para estes atos sempre estava pronto. Mais tarde, encontramo-lo oferecendo o filho da promessa sobre o altar, em obediência a seu DEUS. A religião que dá forças para oferecermos a DEUS o melhor que temos e cumprir cada ordem, por mais difícil que seja, é uma religião de poder. Felizmente, desta vez DEUS lhe poupou a agonia de perder o seu filho, sendo este substituído por um carneiro, que providencialmente tinha sido ali posto. Diz-nos o verso 14 que Abraão pôs o odre d'água no ombro de Agar e tomou pão e pôs a caminho o filho e sua mãe. A pobre não sabia para onde seguir. Errante pelo deserto, acabou-se a água. De tudo ainda tinha, mas faltava-lhe o precioso líquido. Nestes lugares se viaja dias e dias sem encontrar água. É de supor que ela se dirigisse para o poço-de Beer-Laai-Rói, onde Jeová (ou Yavé) encontrara da outra vez e lhe dissera que voltasse para sua senhora, mas, exausta da viagem, ainda que não estava muito longe, deitou-se debaixo de uma árvore, esperando morrer, pondo o menino a pouca distância. Pobre criatura! DEUS ouviu a voz do menino, que chorava com sede, certamente, e por se ver sozinho, e o anjo de DEUS bradou desde os céus a Agar e a consolou. Mandou que pegasse no menino, porque dele faria uma grande nação. Abrindo seus olhos, viu uma fonte; foi ali, encheu o odre e deu de beber ao moço. Pouco sabemos da vida deste moço e de sua mãe depois desta ocasião. Diz-nos o verso 20, que DEUS era com ele e habitou o deserto e sua mãe lhe procurou mulher da sua raça na terra do Egito. Nada mais. Que teria feito Abraão depois de despedir a serva e seu filho? Tê-los-ia esquecido? Não Creio. É pena que nada mais saibamos, mas, mesmo sem especular, podemos dizer que não foram esquecidos. A Bíblia não gasta palavras desnecessárias. Esse homem tinha um papel diferente do de Isaque, e é com este, e não com aquele, que a Bíblia se preocupa. No capítulo 25:6, Moisés, ao falar do testamento, nos diz que Abraão aos Filhos de suas concubinas deu presentes. Decerto não deserdou Ismael, porque não sabemos de outras concubinas, além de Agar e Quetura. Se deu presentes aos filhos de concubinas, deve ter dado a Ismael também. DEUS cumpriu sua palavra a Agar, que de seu filho faria uma grande nação. O deserto de Parã, onde ele morou, abrange toda a península do Sinai, território muito maior do que a Palestina, e toda esta terra ainda hoje está em poder dos seus descendentes, árabes e turcos. Setenta e dois anos depois, encontramos Ismael já velho, a tomar parte no enterramento de seu pai Abraão, juntamente com Isaque ISAQUE - Dicionário Champlin I. Caracterização Geral A história da vida de Isaque aparece nos capítulos vinte e um a vinte e nove do livro de Gênesis. Isaque era filho de Abraão e Sara, e foi o segundo dos três patriarcas hebreus: Abraão, Isaque e Jacó. Era filho gerado por promessa divina e por divina intervenção, o que fez dele um apto símbolo de CRISTO, o Filho de DEUS à gloria. Seu nome significa «risos» (comparar com Sal. 15:9 e Amós 7:9,16), embora essa mesma palavra hebraica também signifique «zombaria», o que, naturalmente, não se ajusta ao contexto de Gênesis. A razão desse nome é explicada na seção II A Origem do Nome. Isaque foi circuncidado como um filho prometido, porquanto nele é que a aliança com Abraão (e, portanto, o pacto messiânico) teria continuação. Ver o artigo separado, Pacto Abraâmico. Quando Isaque tinha seus oito anos de idade, houve o seu sacrifício potencial, de onde extraímos lições espirituais de grande valor moral, mas que, por si mesmo, não pode ser justificado através de qualquer sã teologia. Ver esse problema na terceira seção deste artigo. Seja como for, o povo terreno de DEUS, escolhido, descendería de Abraão, passando por Isaque. Destarte, no relato, encontramos as raízes de uma grande nação, o povo de Israel. Após a morte de Sara, Abraão enviou um seu servo dileto à Mesopotâmia, a fim de encontrar ali esposa para Isaque. Isso teve o propósito de preservar os laços raciais de Abraão, pois as jovens da região onde ele habitava não eram aceitáveis com esse propósito. Teria sido desastroso para a nação em formação envolver-se com os cananeus pagãos. Isso serve de tipo da noiva espiritual que seria buscada para CRISTO, o grande Filho da promessa. Quanto à tipologia da vida de Isaque, ver a seção VI. Foi assim que Isaque adquiriu Rebeca como sua esposa. Eles permaneceram sem filhos durante muitos anos; mas, finalmente, nasceram-lhes os irmãos gêmeos, Esaú e Jacó. E Jacó veio a tornar-se o terceiro dos grandes patriarcas hebreus, através dos quais se formou o povo de Israel, por meio de quem o pacto messiânico foi perpetuado. A fome, provocada pela seca, forçou Isaque a levar sua família para Gerar. Em uma terra estrangeira, e tendo de enfrentar possíveis perigos, ele julgou ser necessário apresentar sua esposa como se fosse sua irmã, duplicando o que Abraão fizera, muitos anos atrás (ver Gên. 12:10-20). Apesar de Abraão e Isaque terem sido ambos severamente criticados, porque supostamente «negaram» e não deram «proteção» às suas respectivas esposas, devemos lembrar que os chefes das pequenas tribos antigas podiam fazer qualquer coisa que quisessem com as mulheres do lugar, incluindo aquelas que passassem pelo seu território. Todavia, estamos falando acerca de tribos selvagens e pagãs, cujos costumes eram tão diferentes das comunidades civilizadas de hoje em dia. Apesar de Rebeca ser prima de Isaque, e apesar do uso lato que os antigo faziam de termos como irmão, irmã, pai etc., não se pode negar que o intuito de Isaque foi o de enganar os habitantes de Gerar, a respeito da verdadeira identidade de Rebeca, em relação a ele. Mediante tal esquema, mesmo que ela tivesse de perder sua virtude, pelo menos salvar-se-ia a vida dela (e, por que não dizer, a dele também). Muitos homens modernos, se se vissem em tais circunstâncias, fariam algo similar. Mas Abimeleque, o chefe de Gerar, ao surpreender Isaque brincando com Rebeca, percebeu de pronto que ela era esposa dele, e não irmã; e, chamando Isaque à sua presença, repreendeu-o pelo engodo. E Isaque confessou que agira daquele modo com medo de perder a vida. Felizmente para Isaque e Rebeca, Abimeleque era homem probo, e chegou a proibir que qualquer homem de seu povo fizesse qualquer malefício, a Isaque ou à sua esposa. Até mesmo entre os pagãos podemos encontrar algumas virtudes. «Quando, pois, os gentios que não têm lei, procedem por natureza de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei, gravada nos seus corações.....» (Rom. 2:14,15). Com o tempo, Isaque prosperou; e isso serviu para despertar a inveja dos filisteus em derredor. A fim de evitar problemas, ele se mudou para Berseba, onde erigiu um altar. E novamente recebeu as promessas e as bênçãos de DEUS. A providência de DEUS estava em operação, a despeito dos perigos que apareciam e desapareciam. Quando Isaque tornou-se homem idoso, débil e cego, preparou-se para transmitir a última bênção a seu filho primogênito (embora gêmeo), Esaú, que era seu filho favorito. Entretanto, Rebeca preferia Jacó, e ansiava para que este recebesse a bênção paterna. Daí originou-se o relato, contado por tantas vezes, de como Isaque foi enganado pelo disfarce de Jacó, que o levou a supor que estava abençoando Esaú. Foi assim que Jacó foi confirmado como o «suplantador», conforme o seu nome também significa. Esaú, por sua vez, recebeu uma bênção secundária, e ficou muito indignado por causa disso. Isso criou um longo período de conflitos entre os dois irmãos, o que poderia ter resultado em alguma grave violência, se Jacó não tivesse abandonado a região. Jacó voltou à Mesopotâmia, a fim de arranjar esposa, enquanto Isaque, Rebeca e Esaú permaneceram na Palestina. Finalmente, Isaque faleceu, com cento e oitenta anos de idade, e foi sepultado por seus dois filhos, na caverna de Macpela, perto de seus pais e de sua esposa, Rebeca, que já havia falecido algum tempo antes. E os dois irmãos, Esaú e Jacó, adversários durante tantos anos, fizeram as pazes. Os antigos ódios foram ultrapassados; e, pesssoalmente, acredito, que a graça de DEUS, de alguma maneira, também chegou a beneficiar Esaú, apesar da má reputação dele na antiga tradição rabínica, o que transparece no nono capítulo da Epístola aos Romanos. II. A Origem do Nome No tocante às circunstâncias de seu nascimento, lemos que várias pessoas riram-se. Abraão riu-se quando lhe foi revelado que ele teria um filho na sua velhice (Gên. 17:17), o que também foi a reação de Sara, a mãe de Isaque (Gên. 18:12). E ainda outros sentiram vontade de rir, quando souberam do que estava sucedendo (Gên. 21:6). Sara foi repreendida por DEUS, por ter rido, o que foi interpretado como sinal de falta de fé no poder de DEUS. E, quando ela negou que se tinha rido, foi repreendida novamente. Mas Sara mentiu por motivo de temor. Seja como for, a promessa divina teve cumprimento. Mas, com base nessa circunstância de que várias pessoas riram-se, o menino recebeu o nome de Isaque, «riso», no hebraico. O riso original fora divertido, e não zombeteiro, emoora refletindo certa fraqueza de fé. Todavia, nesse riso também podemos perceber o júbilo diante do cumprimento das promessas de DEUS, que, finalmente, resultou na vinda do Messias a este mundo, através da linhagem de Isaque. Lemos nos textos ugariticos que o deus El costumava rir-se. Algo semelhante se acha no segundo salmo. Talvez Isaque fosse um nome comum, baseado na crença da existência de um deus risonho. Mas, no tocante ao Isaque da Bíblia, é quase certo de que seu nome lhe foi dado por causa dos vários incidentes de riso. III. Sacrifício Humano por DEUS? Não há que duvidar que esse é o aspecto mais dificil do relato bíblico sobre Isaque. De fato, é um dos mais árduos problemas de todo o Antigo Testamento. Aqueles que tentam apoiar a teoria de que não existe revelação divina progressiva, encontram boa variedade de maneiras para desculpar Yahweh por ter dado a Abraão a ordem de sacrificar seu filho, Isaque. Todo esse esforço é inútil. Por que não confessar logo que estamos ali tratando com um primitivo conceito acerca de DEUS, que foi totalmente ultrapassado pela tradição religiosa hebreu-cristã, tendo então sido abandonado como inaceitável? Sentimo-nos desolados diante do vigésimo segundo capitulo de Gênesis. Nenhuma explicação pode aliviá-lo de sua demonstração de uma religião primitiva. Mesmo que Abraão tivesse crido, sinceramente, que DEUS requerera dele um sacrifício humano, e isso do seu próprio filho, é impossível crermos que DEUS, realmente, tivesse feito a ele tal exigência. Abraão certamente errou (embora em boa fé), apesar de seu estado espiritual avançado. Podemos extrair do relato boas lições morais, mas é catastrófico para a fé religiosa sã a suposição de que DEUS, sob quaisquer circunstâncias, tivesse ordenado que se oferecesse um sacrifício humano. Mais tarde, na legislação de Israel, os sacrifícios humanos foram estrita e enfaticamente proibidos. Ver Lev. 18:21. A pena de morte foi imposta aos desobedientes (Lev. 20:2,3). Contudo, a lição espiritual que se sobressai nesse relato é a da suprema dedicação de Abraão ao Senhor, uma dedicação desde o próprio lar. A fé religiosa requer de nós todos, se quisermos ser sinceros, que nossos filhos devam ser a primeira coisa que dedicamos a DEUS. Naturalmente, temos nesse incidente um tipo do sacrifício do Filho de DEUS. DEUS amou de tal maneira o mundo, que deu o Seu próprio Filho (João 3:16). O primeiro mandamento da lei mosaica determina que amemos a DEUS de todo o coração e de todas as nossas forças; em seguida, em grau de importância, temos o mandamento para amarmos ao próximo como a nós mesmos. Abraão pois. demonstrou esse tipo de amor a DEUS, sem importar o quão equivocado fosse o seu ato. Uma outra lição que se evidencia aqui é que as pessoas religiosas, a despeito de suas boas intenções e grande sinceridade, podem estar equivocadas naquilo que fazem e crêem, embora essa seja uma lição que todos preferimos olvidar: a arrogância cega. IV. As Notáveis Características de Isaque Isaque foi o único dos três grandes patriarcas hebreus que nasceu na Terra Prometida e nunca a abandonou. Acima dos outros dois, ele ancorava a história de Israel àquela região. Esse relato também nos mostra como a linhagem prometida passava por Jacó, ao passo que Esaú deu origem aos idumeus. DEUS tem os seus escolhidos. Essa é uma das ilustrações mais claras da Bíblia — usada por Paulo — para mostrar o fato. «E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de DEUS. quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já lhe fora dito a ela (Rebeca): O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei a Jacó, porém, me aborreci de Esaú» (Rom. 9:11-13). O relacionamento de Isaque com DEUS caracterizava-se pela passividade, pela confiança instintiva, pela submissão e pela devoção (Gên. 22:7, 25:21). Jacó referiu-se a DEUS como «o Temor de Isaque» (Gên. 31:42,53), o que demonstra a completa devoção de Isaque ao Senhor. No Talmude e no judaísmo posterior, Isaque simbolizava a submissão do povo de Israel à inexcrutável vontade de DEUS. Isso, naturalmente, estava vinculado à história de como Isaque submeteu-se a ser sacrificado a DEUS, sem queixas e questionamentos. Os intérpretes julgam como fraqueza de caráter o fato de Isaque ter mentido acerca de sua esposa e de sua preferência por Esaú (o que se deveria ao fato de que Esaú caçava e satisfazia ao apetite de Isaque;Gên. 25:28). Ou, pelo menos, esses incidentes mostrariam lapsos sérios na vida de Isaque. Mas, dificilmente poderíamos julgar o caráter geral de um homem por causa de dois incidentes difíceis de julgar, ou mesmo por causa de alguma atitude errada e persistente, de algum tipo. É verdade que a bênção que Isaque tencionava proporcionar a Esaú, finalmente foi dada a Jacó, por desígnio divino; e isso não por causa do próprio Jacó e, sim, por causa do plano divino relativo ao povo de Israel, porquanto esse povo seria divino instrumento mediante o qual o Messias chegaria ao mundo e cumpriria a sua missão terrena. «A vida de Isaque, julgada segundo normas mundanas, pode parecer inativa, ignóbil e infrutífera; mas os anos de vida imaculada, de oração, de atos graciosos, de ações de graças diárias, em meio a atividades tipicamente pastorais, não devem ser julgados por esse prisma, embora não nos pareçam espetaculares. O caráter de Isaque talvez não tenha exercido nenhuma influência dominante sobre a sua geração e sobre as gerações subsequentes, mas foi suficientemente assinalada e coerente para conquistar o respeito e a inveja da parte de seus contemporâneos. Seus pósteros sempre lhe deram uma honra idêntica à que dão a Abraão e a Jacó. Esse nome chegou mesmo a ser usado como parte de uma fórmula empregada pelos mágicos egípcios dos tempos de Orígenes [Contra Celso 1:22), empregada como eficaz para amarrar demônios que quisessem conju-rar» (Smith, Dicionário Bíblico). V. Isaque nas Páginas do Novo Testamento Além das duas vezes em que Isaque aparece na genealogia de JESUS (ver Mat. 1:2 e Luc. 3:34), há outras referências a ele, como na expressão «.....o DEUS de Abraão o DEUS de Isaque e o DEUS de Jacó.....» (Mat. 22:23; Mar. 12:26; Luc. 13:28 e 20:37). Lucas repete essa fórmula em Atos 3:13. como parte de um dos sermões de Pedro. No sétimo capítulo de Atos, no discurso defensivo de Estêvão, Isaque e mencionado em conexão com a narrativa da história de Israel (vs. 8 e 32). E as passagens de Rom. 9:7,10 e Gál. 4:28 enfatizam Isaque como um filho prometido, que serve de ilustração sobre a posição favorecida do Novo Israel (a Igreja), que também seria um filho prometido. O trecho de Heb. 11:9 ressalta a vida de peregrinações dos patriarcas (entre os quais estava Isaque), como herdeiros que foram da promessa divina de salvação. Hebreus 11:17 menciona o sacrifício de Isaque, por parte de Abraão, como um ato de fé. O fato de que ele foi preservado vivo representa a ressurreição (vs. 19). E o versículo vigésimo mostra-nos que a bênção dada por Isaque a Jacó era profética, sem dúvida alguma envolvendo a promessa messiânica, que passava por Isaque. O trecho de Tia. 2:21 refere-se ao sacrifício de Isaque por parte de Abraão, como prova de que um crente é justificado, igualmente, por suas obras de fé, e não somente pela fé, o que o contexto afirma enfaticamente, especialmente no versículo vigésimo quarto. Muitos pensam que temos nisso uma típica interpretação rabínica, que Tiago usou para defender sua tese. Ver sobre o Legalismo. VI. TIPOLOGIA 1. O servo que foi enviado por Abraão a fim de obter esposa para Isaque serve de símbolo do Espirito SANTO, que está buscando uma noiva para CRISTO. De acordo com esse tipo, Abraão simboliza DEUS Pai, e Isaque representa DEUS Filho. E a noiva é a Igreja; ver Gên. 24.
2. O nascimento de Isaque, que foi miraculoso, representa o nascimento virginal do Filho. Ver Gên. 21:1,2.
3. O sacrifício de Isaque simboliza o sacrifício de JESUS CRISTO, o Filho de DEUS. Ver Rom. 8:32. DEUS «...não poupou a seu próprio Filho...” E o Filho de DEUS também foi obediente até à morte (Fil. 2:5-8), exibindo a mesma atitude que a de Isaque, diante da morte.
4. Isaque, como filho da promessa, também simboliza todos os filhos da promessa, que, coletivamente, formam a Igreja. Ver Gál. 4:28.
5. Os filhos espirituais de Abraão, todos os quais passam através de Isaque, simbolizam o novo Israel e a Igreja, ver Gál. 4:28.
6. Isaque também simbolizava a nova natureza do crente, nascido «segundo o ESPÍRITO» (Gál.4:29).
7. A Providência de DEUS. É curioso que, contra todas as expectativas, Isaque não morreu em face da enfermidade que o levou a abençoar apressadamente Jacó e Esaú. Parece que ele ainda viveu por cerca de mais trinta anos, até que, finalmente, morreu, já com cento e oitenta anos de idade. Portanto, viveu por mais tempo que Abraão ou que Jacó. Isso contém uma lição para nós. O propósito de DEUS. operante em nossas vidas, garante que elas sejam vividas em consonância com a tabela de tempo de DEUS, e que nem mesmo enfermidades sérias podem frustrar os desígnios do Senhor. Além disso, notemos a intervenção divina. A bênção acabou sendo outorgada a Jacó embora Isaque tivesse planejado de outro jeito. Essa é uma preciosa lição acerca da providência divina em nossas vidas, e do que tanto necessitamos. BEER-LAAI-ROI (Dicionario Champlin) - LOCAL ONDE ISQUE VAI MORAR - No hebraico, «poço do Vivo que me vê». Um poço localizado entre Cades e Berede (Gên. 16:14), onde o anjo do Senhor apareceu a Hagar, quando ela fugia de Sara, sua patroa. Ver o artigo sobre Hagar. Os arqueólogos têm identificado tentativamente esse poço a dezenove quilômetros a noroeste de Ain Kadis, em ‘Ain el-Muweileh, cuja pronúncia árabe assemelha-se um pouco ao nome original e tem o mesmo significado. BERSEBA (Dicionario Champlin) No hebraico «poço do juramento» ou «poço de sete». Uma cidade que ficava na porção sul da Palestina, que tem sido identificada com a moderna Tell es-Saba, a meio caminho entre o mar Mediterrâneo e a extremidade sul do mar Morto. O nome foi dado a esse lugar por causa do poço que foi ali cavado e devido ao acordo firmado entre Abraão e Abimeleque (Gên. 21:31). Aparentemente, era um dos lugares favoritos de Abraão, onde também ele plantou um dos bosques que chegou a ser local de um dos templos da antiguidade do povo israelita (ver Gên. 21:33). Isaque habitava ali quando Esaú vendeu a Jacó o seu direito de Drimogenitura. Foi do acampamento que havia nas proximidades que Jacó partiu em sua viagem à Mesopotâmia. Jacó fez uma parada em Berseba a fim de oferecer um sacrifício ao DEUS de seus antepassados, quando, noutra ocasião, estava a caminho do Egito (Gên. 46:1). As disputas entre Jacó e Esaú .tiveram lugar nessa região (Gên. 28:10). Quando da distribuição do território palestino, a região foi dada à tribo de Simeão (Jos. 19:2). Porém, visto que essa tribo chegou a mesclar-se tanto com a tribo de Judá (Juí. 1:3), as cidades pertencentes a Simeão, incluindo Berseba, também aparecem entre as aldeias do distrito de Neguebe, pertencente a Judá (Jos. 15:28). Antes do estabelecimento da monarquia, Samuel deixou ali instalados os seus filhos, para atuarem como juizes (I Sam. 8:2). - Com o tempo, Berseba passou a indicar, proverbialmente, o extremo sul do território de Israel, dentro da expressão: «De Dã a Berseba» que indica a extensão total da Terra Santa (Juí. 20:1; I Sam. 3:10). Isso continuava tendo aplicação durante o reinado de Saul (II Sam. 3:10). Elias fugiu para Berseba, que era uma cidade de refúgio no século VIII A.C., frequentada por gente vinda do norte de Israel (Amós 5:5; 8:14). Quando os dois reinos separaram-se; no norte, Israel; no sul, Judá, a expressão «de Dã a Berseba” foi alterada para «desde Berseba até o vale de Hinom» (Nee. 11:27,30). Após o exílio babilônico, foi repovoada (Nee. 11:27). A arqueologia tem encontrado ali consideráveis ruínas. Há ali sete poços que podem ser facilmente distinguidos, e, nas colinas que circundam o vale, há várias ruínas. (ALB UN Z) ISAQUE - Enciclopédia Ilumina Isaque era o filho de Abraão e Sara, um dos patriarcas de Israel. Ele era pai de Jacó e Esaú. Na história de Isaque vemos um homem tentando agradar a DEUS ao mesmo tempo que sofria com frustrações humanas. NOME E LINHAGEM O nome "Isaque" significa "ele ri" ou "ele riu". Estudiosos já debateram sobre quem esta rindo. A linhagem de Isaque é interessante. Sara não só era a esposa de Abrão, como também sua meia irmã (Gênesis 20:12). Este fato isolado pode ter interferido na concepção de um filho anos antes. Por causa de seu parentesco, Isaque pertencia aos dois lados da família de Terah (pai de Abraão). No entanto, Isaque não era o único filho de seu pai. Ele também tinha um filho com a concubina Hagar, chamado Ismael. Quando Abraão e Sara duvidaram da Palavra de DEUS de que eles teriam um filho, Sara deu sua escrava, Hagar, para Abraão para dar a luz a sua descendência. Mas, isso foi inapropriado. Isso mostrou que eles não criam. Mais tarde, Isaque nasceu, assim como DEUS havia prometido. ABRAÃO PROVA SUA FÉ O teste supremo da fé de Abraão veio na época em que Isaque era um adolescente vivendo num território palestino. Abraão tinha observado o filho da promessa crescer e virar um rapaz saudável. Porém DEUS pediu que Abraão oferecesse Isaque como sacrifício. No entanto quando a sua fé não vacilou, DEUS interveio no momento crucial e mandou outra oferenda na forma de um carneiro. Por causa de sua obediência, DEUS prometeu grandes bênçãos à Abraão. Isaque também participou nestas bênçãos (Gênesis 22; 25:11). Paulo honrou este ato de fé e obediência séculos depois. Ele chamou Abraão de o pai de muitas nações (Romanos 4:1-25). Depois da morte de Sara (Gênesis 23), Abraão resolveu arrumar uma esposa para Isaque. Era costume naquela época que os pais arrumassem casamentos para seus filhos. Abraão não queria que seu filho se casasse com uma mulher pagã, então mandou seu servo à cidade de Nahor na Mesopotâmia para encontrar uma esposa dentro de sua parentela. Esta descrito em Gênesis 24 o seu encontro com Rebecca. Este é um relato que enfatiza fé, perseverança e bênçãos divinas. Bethuel, o pai de Rebecca, e Labão seu irmão, concordaram com o plano e ela partiu com a benção de sua família para assumir suas novas responsabilidades como esposa de Isaque. Uma Família com Rebeca Quando Abraão faleceu numa idade já avançada, Isaque e seu irmão Ismael o sepultaram na cova de Macpela (Gênesis 25:8-9). Isaque então se tornou o patriarca da família. Ele clamou a DEUS que lhe desse filhos, e Rebecca concebeu gêmeos, Esaú e Jacó. Esaú se tornou um caçador e Isaque o favorecia. Jacó era mais colono e fazendeiro e era o favorito de sua mãe. Jacó também era muito astuto e tirou vantagem de seu irmão num dia em que ele estava faminto. Ele convenceu seu irmão de trocar a sua primogenitura por um prato de sopa de lentilha. O fato de Jacó ter a primogenitura, dava a ele o direito de ter uma porção dobrada da herança (Deuteronômio 21:17). Naquele tempo houve um período de grande fome na terra. DEUS instruiu Isaque a não visitar o Egito (Gênesis 26:2). Se ele ficasse na Palestina, ele gozaria de imensa prosperidade. Isaque prosperou tanto que o rei Abimeleque pediu para que ele se mudasse. Ele se mudou para Berseba aonde tinha água o suficiente para seu rebanho, e sua fortuna aumentou ainda mais. Apesar de Esaú ser o filho preferido de Isaque ele desagradou seu pai quando casou-se com duas mulheres Hittite. Perto do fim de sua vida, Isaque queria abençoar seu primogênito da maneira patriarca tradicional (Gênesis 27). Rebeca ouviu por acaso as instruções que ele deu para Esaú e encorajou Jacó a enganar seu pai, que já estava velho e cego, se fazendo passar por Esaú e roubando a benção de seu irmão. O plano deu certo e Isaque deu a benção da primogenitura a Jacó. Quando Esaú descobriu o que havia acontecido, ficou com muito rancor de Jacó. Rebeca manda Jacó para ficar com seu irmão, Labão na Mesopotâmia, para fugir de seu irmão e também para encontrar uma esposa. Duas décadas depois Jacó retorna muito rico e próspero com sua família. Ele se reconcilia com seu irmão antes de Isaque falecer. Isaque é enterrado em Hebrom. (Gênesis 35:27-29).

TEXTO ÁUREO
"E apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser." (Gn 26.2)

VERDADE PRÁTICA
Em tempos de crises financeiras não se volte às coisas deste mundo, mas busque a suficiência do Pai Celeste.

1 - E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. 2 - E apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser; 3 - peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. 4 - E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, 5 - porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6 - Assim, habitou Isaque em Gerar.
Resumo da Lição 6, DEUS: O Nosso Provedor
I - ISAQUE VAI PARA GERAR POR CAUSA DA FOME
1. A intenção de Isaque.- 2. Promessas em tempos de crises. - 3. A obediência de Isaque.

יצחק Yitschaq - grego Ισαακ; Isaque = “ele ri”
1) filho de Abraão com Sara, sua esposa, e pai de Jacó e Esaú. יצחק Yischaq (e-Sword).

I - ISAQUE VAI PARA GERAR POR CAUSA DA FOME
1. A intenção de Isaque.
Gn 26.1 Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. 2 E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai; 4 e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 5 porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
15 Ora, todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 E Abimeleque disse a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
17 Então Isaque partiu dali e, acampando no vale de Gerar, lá habitou.
18 E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera.
19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
VERDADE PRÁTICA A promessa divina, ainda que pareça tardia, sempre nos sorri no momento certo e na estação apropriada. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 21.1-81 - E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha falado. 2 - E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que DEUS lhe tinha dito. 3 - E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. 4 - E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como DEUS lhe tinha ordenado. 5 - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6 - E disse Sara: DEUS me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo. 7 - Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos, porque lhe dei um filho na sua velhice? 8 - E cresceu o menino e foi desmamado; então, Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. PONTO CENTRAL O nascimento de Isaque foi o cumprimento de uma promessa a Abraão "Idade de Noventa e Nove Anos Abraão agora estava com noventa e nove anos e Sarai já há muito ultrapassara a idade de ter filhos. Mas treze anos após o nascimento de Ismael e vinte e quatro anos depois da promessa original de DEUS, o Senhor apareceu a Abraão com uma mensagem e exigência. (1) DEUS se revelou como o 'DEUS Todo-Poderoso', significando que Ele era onipotente e que nada lhe era impossível. Como DEUS Todo-Poderoso, Ele podia cumprir suas promessas, quando na esfera natural tudo dizia ser impossível o seu cumprimento. Então, seria por um milagre que DEUS traria ao mundo o filho prometido a Abraão. (2) DEUS ordenou que Abraão andasse diante dEle e que fosse 'perfeito'. Assim como a fé de Abraão foi necessária na efetuação do concerto com DEUS, assim também um esforço sincero para agradá-lo era agora necessário, para continuação das bênçãos de DEUS, segundo o concerto feito. A fé de Abraão tinha que estar unida à sua obediência (Rm 1.5); senão ele estaria inabilitado para participar dos propósitos eternos de DEUS. Noutras palavras, as promessas e os milagres de DEUS somente serão realizados quando o seu povo busca viver de maneira irrepreensível, tendo o seu coração voltado para Ele" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 56).
O teu único filho A intenção de DEUS não era de que Abraão sacrificasse seu filho. A ordem de oferecer Isaque serviu para provar o quanto ele confiava no Senhor. Contudo, tratava-se também de uma história profética. DEUS, que foi tão generoso em permitir que Abraão sacrificasse seu filho, estava desejoso de entregar seu único filho, a quem amava, para garantir a nossa salvação." Para conhecer mais leia, Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 38. Isaque O nome dado por DEUS antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa 'ele ri', 'aquele que ri', ou simplesmente 'riso'.
Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar. A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda a sua vida" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 989).DEUS tinha planos para Isaque, e mostraria ao jovem que Ele cumpre suas promessas. Professor, procure enfatizar as características de Isaque. Mostre que a sua mansidão "é vista em sua submissão sem resistência a seu pai ao tornar-se o sacrifício sobre o altar de Moriá, e em sua recusa a discutir quando os pastores de Gerar reivindicavam os poços. Ele possuía uma natureza afetuosa, profundamente ligado à mãe, chorando por sua morte, e sendo depois confortado em seu amor por Rebeca. Seu espírito mediador pode ter contribuído para seu afeto expansivo.
Ele era um homem que vivia em contato com DEUS. Embora não tenha as visitações dramáticas que foram concedidas ao seu pai, Abraão, Isaque obedeceu aos mandamentos de DEUS. O altar, a tenda e o poço simbolizavam os principais interesses de sua vida" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 990).
Professor, enfatize as características de Isaque e as lições de vida que aprendemos com Ele. Mostre aos alunos que Isaque demonstrou ser um filho obediente, um homem paciente e um marido cuidadoso. Observe algumas das lições que aprendemos com o filho da promessa, Isaque. Se desejar, leia para os alunos e discuta com eles cada lição:
"*A paciência sempre produz recompensas;
*As promessas e os planos de DEUS são maiores que os das pessoas.
*DEUS sempre cumpre suas promessas! Ele permanece fiel embora nossa fé seja pequena.
*Exercer favoritismo certamente produz conflitos familiares" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 35). PARA REFLETIR A respeito do livro de Gênesis:
O que representou Isaque para Abraão?Representou o cumprimento da promessa divina.
O que significou o Moriá para Isaque?Significou a oportunidade de ter um encontro pessoal e fortemente experimental com o DEUS de seu pai.
Quais as principais qualidades de Rebeca?Espiritualidade, gentileza, disposição e amor ao trabalho.
O que fez Isaque em relação à esterilidade da esposa?Ele orou e buscou a ajuda de DEUS.
Em que sentido Isaque foi profeta?Ao impetrar a bênção sobre seus filhos. CONSULTE Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 42. SUGESTÃO DE LEITURA - As Faces do Perdão, Uma Esposa para Isaque e Mulheres que Ouviram a Voz de DEUS

Para ela o DEUS de Abraão poderia livrar Ismael, não o seu DEUS.
DEUS não ouve a pecadores que não querem se converter apesar de verem os milagres de DEUS acontecerem, por isso ouviu Ismael e não Agar.
Agar presenciou um dos maiores milagres de DEUS, o nascimento de um filho de uma mulher aos 90 anos, mas mesmo assim não se converteu. Gênesis 21:20,21 - E era DEUS com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro. E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito. Levantar sua voz e chorar pode significar gritou e chorou, mas pode significar só chorou alto mesmo. Estamos vendo pelo texto que DEUS ouviu Ismael e não Agar, também notamos que o poço existia, porém nem Ismael e nem Agar o tinham visto. Claro o poço estava lá faltava os dois o verem. A solução de nossos problemas está a um passo de nós, falta vermos Aplicando em nossa vida, devido à falta de comunhão somos impedidos de ver o milagre ou a solução a nossa frente. Ismael tinha 17 anos quando saiu da casa de seu pai com sua mãe. Ismael tinha 13 anos quando foi circuncidado, dai a mais um ano nasceu Isaque, depois se passou mais 3 anos para o menino ser desmamado e na festa do desmame Agar e Ismael foram expulsos. 13+1+3= 17 anos. (adotamos aqui 3 anos para Isaque ser desmamado, pois era a média para isso acontecer). Uma família de fé e paciência. Exemplo para nós. Abrão morava em tendas porque esperava sua morada no céu. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é DEUS. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Hebreus 11:8-12 Resumo rápido da vida de Isaque segundo minha opinião - Isaque com 3 anos foi desprezado por seu irmão Ismael, com 33,5 foi oferecido em sacrifício, com 37 perdeu sua mãe, com 40 se casou, com 60 lhe nasceu dois filhos, morreu com 180 anos. Referências Bibliográficas (outras estão acima) Bíblia Amplificada - Bíblia Católica Edições Ave-Maria - Bíblia da Liderança cristã - John C Maxwell - Bíblia de Estudo Aplicação pessoal - CPAD Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 2006 - Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida. Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA:CPAD, 1999. BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. - Biblia NVI - Bíblia Reina Valera - Bíblia SWord - Biblia Thompson - Bíblia VIVA - Bíblia Vivir Bíblias e comentários e dicionários diversas da Bíblia The Word - Comentario Biblico Moody - Comentário Bíblico Wesleyano Champlin, Comentário Bíblico. Hagnos, 2001 - Coleção Comentários Expositivos Hagnos - Hernandes Dias Lopes - Comentário Bíblico - John Macarthur Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico "The Treasury of Scripture Knowledge" - CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD - Dicionário Strong Hebraico e Grego - Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade, CPAD - Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD Enciclopédia Ilúmina - Estudo no livro de Gênesis - Antônio Neves de Mesquita - Editora: JUERP - Gênesis - Comentário Adam Clarke - Série Cultura Bíblica - Vários autores - Vida Nova Gênesis - Introdução e Comentário - REV. DEREK KIDNER, M. A. - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova ,Caixa Postal 21486, São Paulo - SP, 04602-970 Gênesis a Deuteronômio - Comentário Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis - George Herbert Livingston, B.D., Ph.D. Gênesis - Introdução e Comentário - REV. DEREK KIDNER, M. A. - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova ,Caixa Postal 21486, São Paulo - SP, 04602-970 Gênesis a Deuteronômio - Comentário Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis - George Herbert Livingston, B.D., Ph.D. Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Pr. Elienai Cabral - Revista CPAD Revista CPAD - Lições Bíblicas 1942 - 1º trimestre de 1942 - A Mensagem do Livro de Gênesis - Lição 2 - 11/01/1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - Adalberto Arraes Revista CPAD - ABRAÃO - 4º Trimestre de 2002 - ÊXITOS E FRACASSOS DO AMIGO DE DEUS - COMENTÁRIOS DE Pr. ELIENAI CABRAL Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD - HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996 Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea - CPAD - Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD - Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral Revista CPAD - Lições Bíblicas 1942 - 1º trimestre de 1942 - A Mensagem do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11/01/1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - Adalberto Arraes Tesouro de Conhecimentos Biblicos / Emilio Conde. - 2* ed. Rio de Janeiro:Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983 VÍDEOS da EBD na TV, da LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm -- www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/ Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008 - W. W. Wiersbe Expositivo