Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva Questionário NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
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esses vídeos para estudar sobre as lições deste trimestre
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TEXTO ÁUREO
“Pelo que diz:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens” (Ef
4.11).
VERDADE PRÁTICA
VERDADE PRÁTICA
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - I Cor 12.4 Há
diversidade de dons
Terça - I Cor 12.20 Os dons
e a unidade da Igreja
Quarta - I Cor 12.11 A
concessão dos dons
Quinta - I Cor 12.27 Membros do corpo de CRISTO
Sexta - I Cor 12.31 Procurai
com zelo os melhores dons
Sábado - Ef 4.12 Os dons
são para aperfeiçoar os santos
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE -
Romanos 12.3-8;
1 Coríntios 12.4-7
Romanos 12
3 - Porque, pela
graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba
mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme
a medida da fé que DEUS repartiu a cada um. 4 - Porque assim
como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros
têm a mesma operação, 5 - assim nós, que somos muitos, somos um
só corpo em CRISTO, mas individualmente somos membros uns dos
outros. 6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça
que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 - se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino; 8 - ou o que exorta, use esse dom em
exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside,
com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
1 Coríntios 12
4 - Ora, há
diversidade de dons, mas o ESPÍRITO é o mesmo. 5 - E há
diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 - E há
diversidade de operações, mas é o mesmo DEUS que opera tudo em
todos. 7 - Mas a manifestação do ESPÍRITO é dada a cada um para
o que for útil.
Interação - O comentarista das lições é o pastor Elinaldo
Renovato, autor de diversos livros publicados pela CPAD, líder
da Assembleia de DEUS em Parnamirim, RN, e professor
universitário.
Resumo da Lição 1 - E deu dons aos homens
I - OS DONS NA
BÍBLIA
1. No Antigo
Testamento.
2. No Novo
Testamento.
3. Uma dádiva
para a Igreja.
II - OS DONS DE
SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
1. Dons
relacionados ao serviço cristão.
2. Conhecendo os
dons espirituais.
3. Acerca dos
dons ministeriais.
III - CORINTO:
UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO
DOS DONS
ESPIRITUAIS (1 Co 12.1-11)
1. Os dons são
importantes.
2. Diversidade
dos dons.
3.
Autossuficiência e humildade.
SINOPSE DO
TÓPICO (1) - Nas páginas do Novo Testamento os dons estão à
disposição de todos os crentes, com o propósito de edificar a
Igreja de CRISTO.
SINOPSE DO
TÓPICO (2) - Nenhum membro do corpo de CRISTO é autossuficiente,
dependemos de CRISTO, assim como dependemos uns dos outros. Para
que a Igreja, o corpo de CRISTO, seja edificada pelos dons
ministeriais é necessário que eles sejam utilizados para o
benefício de todos.
SINOPSE DO
TÓPICO (3) - Não existe um dom mais importante que o outro,
todos vêm diretamente de DEUS e são úteis para a edificação do
Corpo de CRISTO,
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
HORTON, Stanley
M. A Doutrina do ESPÍRITO SANTO no Antigo e Novo Testamento. 12.
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
HORTON, Stanley
M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 1996.
PERGUNTA
- VOCÊ JÁ OROU POR UM PARALÍTICO E ELE ANDOU?
VOCÊ JÁ OROU POR UM CEGO E ELE PASSOU A VER? VOCÊ JÁ OROU POR UM
SURDO E ELE PASSOU A OUVIR? VOCÊ JÁ VENDEU UMA PROPRIEDADE SUA
PARA AJUDAR AOS IRMÃOS MAIS POBRES DA IGREJA? VOCÊ JÁ PASSOU POR
UM JEJUM PROLONGADO E OROU POR DIAS, EM FAVOR DE ALGUM IRMÃO(Ã)
DA IGREJA?
ESTES SÃO SINAIS
NORMAIS NUMA IGREJA QUE REALMENTE SERVE A CRISTO. O QUE ESTÁ
ACONTECENDO?
Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Todos, na igreja, podem e devem ser usados em
dons espirituais (dados pelo ESPÍRITO SANTO), mas nem todos
podem exercer um ministério (Pessoas escolhidas para liderarem a
Igreja). Todos podem e devem ser usados em dons espirituais e
todos podem e devem ter um dom de serviço na obra de DEUS, ou
seja, estarem desenvolvendo uma tarefa específica de serviço
(dada pelo PAI) dentro do corpo de CRISTO, que é a Igreja.
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
DEUS, o Criador de todas as coisas,
do universo, dos seres vivos e do homem, compraz-se em ser um
doador de bênçãos. Faz parte de sua natureza divina, do seu
caráter e de sua essência, conceder dádivas ou dons ao ser
criado à sua imagem, conforme a sua semelhança. Ao criar o ser
humano, homem e mulher, deu-lhes o sopro divino, o primeiro dom,
o dom da vida.
DEUS propiciou a redenção da
humanidade, com a promessa da “semente da mulher” (Gn 3.15), que
haveria de ferir a cabeça da serpente, o Diabo e seus
seguidores. JESUS, a maior dádiva de DEUS à humanidade, nasceria
de uma mulher (cf. Is 7.14), para ser morto, em sacrifício pelo
homem perdido, e tornar-se o vencedor do pecado, da morte e do
Diabo. A salvação foi o maior dom de DEUS ao mundo (Jo 3.16). O
dom da vida eterna, em CRISTO JESUS.
Na Nova Aliança (Novo Testamento),
como parte do plano de DEUS, em CRISTO JESUS, Ele resolveu dar
“dons aos homens” (Ef 4.8), após sua vitória sobre a morte e
sobre todos os poderes do mal. Indo além dos “dons naturais”,
JESUS resolveu capacitar seus servos, integrantes de sua Igreja,
dando-lhes dons {carismas), que são postos à disposição de todos
os salvos, no seio da comunidade cristã.
Os dons são “ferramentas”, por assim
dizer, à disposição da igreja, para que essa exerça sua missão
profética, de proclamadora do evangelho de CRISTO, de modo
eficaz, contra “...os principados, contra as potestades, contra
os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12),
usando a “armadura do salvo”, na guerra espiritual sem tréguas a
que todo salvo é submetido. Neste estudo, veremos o que são os
dons, seu propósito e sua classificação, e como são postos à
disposição dos salvos em CRISTO JESUS.
Nunca foi tão necessária a
manifestação dos dons do ESPÍRITO SANTO, como nos dias atuais
visto que estamos vivendo numa sociedade corrompida pelo pecado
e enganada por falsos milagres e ensinamentos que contradizem o
verdadeiro evangelho de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
Existe em toda a Bíblia Sagrada pelo
menos quatorze palavras para referir-se a dons, cinco delas em
hebraico e nove em grego. Porém o apóstolo Paulo emprega a
palavra charisma, para indicar os dons do ESPÍRITO SANTO, as
suas graças, gratuitamente conferidas para a obra do ministério
(1 Co 12.4,9,28,30,31). A Palavra Charisma é usada por dezessete
vezes no Novo Testamento, com certas variedades de aplicação.
As habilidades dadas a cada pessoa
pelo ESPÍRITO SANTO são chamadas de dons espirituais. E capacita
a quem os recebe para ministrar às necessidades principalmente
do Corpo de CRISTO que é a Igreja. Nesta análise, de natureza
introdutória, chamamos de “dons de DEUS” a todos os carismas
concedidos por DEUS, de diversas formas, como recursos de origem
divina, que têm o propósito de capacitar os salvos em CRISTO
JESUS, como membros da Igreja, para que esta alcance sua Missão
e seus objetivos, definidos pelo seu Senhor, Cabeça e Mestre.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 9-11.
Observação minha (Ev. Luiz
Henrique) - Existem Dons de DEUS PAI (dons de serviço - Rm
12.4-8), Dons de DEUS Filho JESUS CRISTO (dons ministeriais - Ef
4.11,12) e Dons do ESPÍRITO SANTO (dons espirituais - 1 Co
12.7-10)
DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE
1Co 12.7 “Mas a manifestação do
ESPÍRITO é dada a cada um para o que for útil”.
PERSPECTIVA GERAL. Uma das maneiras
do ESPÍRITO SANTO manifestar-se é através de uma variedade de
dons espirituais concedidos aos crentes (12.7-11). Essas
manifestações do ESPÍRITO visam à edificação e à santificação da
igreja (12.7; ver 14.26). Esses dons e ministérios não são os
mesmos de Rm 12.6-8 e Ef 4.11, mediante os quais o crente recebe
poder e capacidade para servir na igreja de modo mais
permanente. Os dons aí tratados podem operar em conjunto, de
diferentes maneiras.
(1) As manifestações do ESPÍRITO
dão-se de acordo com a vontade do ESPÍRITO (12.11), ao surgir a
necessidade, e também conforme o anelo do crente na busca dos
dons (12.31; 14.1).
(2) Certos dons podem operar num
crente de modo regular, e um crente pode receber mais de um dom
para atendimento de necessidades específicas. O crente deve
desejar “dons”, e não apenas um dom (12.31; 14.1).
(3) É anticíclico e insensato se
pensar que quem tem um dom de operação exteriorizada (mais
visível) é mais espiritual do que quem tem dons de operação mais
interiorizada, i.e., menos visível.
Também, quando uma pessoa possui um
dom espiritual, isso não significa que DEUS aprova tudo quanto
ela faz ou ensina. Não se deve confundir dons do ESPÍRITO, com o
fruto do ESPÍRITO, o qual se relaciona mais diretamente com o
caráter e a santificação do crente (Gl 5.22,23).
(4) Satanás pode imitar a
manifestação dos dons do ESPÍRITO, ou falsos crentes disfarçados
como servos de CRISTO podem fazer o mesmo (Mt 7.21-23; 24.11,
24; 2Co 11.13-15; 2Ts 2.8-10). O crente não deve dar crédito a
qualquer manifestação espiritual, mas deve “provar se os
espíritos são de DEUS, porque já muitos falsos profetas se têm
levantado no mundo” (1Jo 4.1; cf. 1Ts 5.20,21).
OS DONS ESPIRITUAIS. Em 1Co 12.8-10,
o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o
ESPÍRITO SANTO concede aos crentes. Nesta passagem, ele não
descreve as características desses dons, mas noutros trechos das
Escrituras temos ensino sobre os mesmos.
(1) Dom da Palavra da Sabedoria
(12.8). Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante
a operação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO. Tal mensagem aplica a
revelação da Palavra de DEUS ou a sabedoria do ESPÍRITO SANTO a
uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22).
Não se trata aqui da sabedoria comum
de DEUS, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo
e meditação nas coisas de DEUS e na sua Palavra, e pela oração
(Tg 1.5,6).
(2) Dom da Palavra do Conhecimento
(12.8). Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo ESPÍRITO
SANTO, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de
circunstâncias, ou de verdades bíblicas. (At 5.1-10; 1Co
14.24,25).
(3) Dom da Fé (12.9). Não se trata
da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural especial,
comunicada pelo ESPÍRITO SANTO, capacitando o crente a crer em
DEUS para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É
a fé que remove montanhas (13.2) e que frequentemente opera em
conjunto com outras manifestações do ESPÍRITO, tais como as
curas e os milagres (ver Mt 17.20; Mc 11.22-24; Lc 17.6).
(4) Dons de Curas (12.9). Esses dons
são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por
meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8;
4.30). O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades
ou doenças e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial
de DEUS. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros
do corpo de CRISTO (cf. 12.11,30), todavia, todos eles podem
orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode
também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16
(ver Tg 5.15).
(5) Dom de Operação de Milagres
(12.10). Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm
nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o
reino de DEUS contra Satanás e os espíritos malignos (ver Jo
6.2).
(6) Dom de Profecia (12.10). É
preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestação
momentânea do ESPÍRITO da profecia como dom ministerial na
igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministério, a
profecia é concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na
igreja como ministros profetas. Como manifestação do ESPÍRITO, a
profecia está potencialmente disponível a todo cristão cheio
dEle (At 2.16-18).
Quanto à profecia, como manifestação
do ESPÍRITO, observe o seguinte:
(a) Trata-se de um dom que capacita
o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de
DEUS, sob o impulso do ESPÍRITO SANTO (14.24,25, 29-31). Aqui,
não se trata da entrega de sermão previamente preparado
(Observação minha - Ev. Luiz Henrique - e nem se trata de mandar
alguém profetizar, pois a profecia é manifestação sobrenatural -
não se pensa para falar).
(b) Tanto no AT, como no NT,
profetizar é proclamar a vontade de DEUS e exortar e levar o seu
povo à retidão, à fidelidade e à paciência (14.3).
(c) A mensagem profética pode
desmascarar a condição do coração de uma pessoa (14.25), ou
prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento
(14.3, 25,26, 31).
(d) A igreja não deve ter como
infalível toda profecia deste tipo, porque muitos falsos
profetas estarão na igreja (1Jo 4.1). Daí, toda profecia deve
ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo (14.29, 32;
1Ts 5.20,21). Ela deverá enquadrar-se na Palavra de DEUS (1Jo
4.1), contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser
transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a
CRISTO (12.3).
(e) O dom de profecia manifesta-se
segundo a vontade de DEUS e não a do homem. Não há no NT um só
texto mostrando que a igreja de então buscava revelação ou
orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na
igreja somente quando DEUS usava um crente para isso (12.11).
(7) Dom de Discernimento de
Espíritos (12.10). Trata-se de uma dotação especial dada pelo
ESPÍRITO, para o portador do dom discernir e julgar corretamente
as profecias e distinguir se uma mensagem provém do ESPÍRITO
SANTO ou não (ver 14.29; 1Jo 4.1). No fim dos tempos, quando os
falsos mestres (ver Mt 24.5) e a distorção do cristianismo
bíblico aumentarão muito (ver 1Tm 4.1), esse dom espiritual será
extremamente importante para a igreja.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Esse dom é muito útil para se descobrir
sobrenaturalmente a origem das mensagens e manifestações
sobrenaturais na Igreja, bem como, para se detectar a presença
de demônios nas pessoas e sua consequente expulsão).
(8) Dom de Variedades de Línguas
(12.10). No tocante às “línguas” (gr. glossa, que significa
língua) como manifestação sobrenatural do ESPÍRITO, notemos os
seguintes fatos:
(a) Essas línguas podem ser humanas
e vivas (At 2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra, e.g.,
“línguas... dos anjos” (13.1; ver cap. 14). A língua falada
através deste dom não é aprendida, e quase sempre não é
entendida, tanto por quem fala (14.14), como pelos ouvintes
(14.16). (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - existem 4 tipos
de línguas espirituais - Língua para falar como o estrangeiro -
1 Co 14, Língua de oração recebida no batismo para edificação
própria - 1 Co 14, língua para ser interpretada - 1 co 12 e
língua para intercessão - Rm 8).
(b) O falar noutras línguas como dom
abrange o espírito do homem e o ESPÍRITO de DEUS, que entrando
em mútua comunhão, faculta ao crente a comunicação direta com
DEUS (i.e., na oração, no louvor, no bendizer e na ação de
graças), expressando-se através do espírito mais do que da mente
(14.2, 14) e orando por si mesmo ou pelo próximo sob a
influência direta do ESPÍRITO SANTO, à parte da atividade da
mente (cf. 14.2, 15, 28; Jd 20).
(c) Línguas estranhas faladas no
culto devem ser, (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - na
maioria das vezes, pois algumas vezes é normal que todos se
alegrem e falem em línguas juntos por um breve período de louvor
e adoração a DEUS) - seguidas de sua interpretação, também pelo
ESPÍRITO, para que a congregação conheça o conteúdo e o
significado da mensagem (14.3, 27,28). Ela pode conter
revelação, advertência, profecia ou ensino para a igreja (cf.
14.6).
(d) Deve haver ordem quanto ao falar
em línguas em voz alta durante o culto. Quem fala em línguas
pelo ESPÍRITO, nunca fica em “êxtase” ou “fora de controle”
(14.27,28). (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - Paulo
recomenda falar consigo mesmo, ou seja falar bem baixinho só
para você mesmo ouvir, não atrapalhando outros a ouvirem a
pregação ou ensino da Palavra de DEUS).
(9) Dom de Interpretação de Línguas
(12.10). Trata-se da capacidade concedida pelo ESPÍRITO SANTO,
para o portador deste dom compreender e transmitir o significado
de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem interpretada para
a igreja reunida, pode conter ensino sobre a adoração e a
oração, ou pode ser uma profecia. Toda a congregação pode assim
desfrutar dessa revelação vinda do ESPÍRITO SANTO. A
interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de
edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a
mensagem (14.6, 13, 26). A interpretação pode vir através de
quem deu a mensagem em línguas, ou de outra pessoa. Quem fala em
línguas deve orar para que possa interpretá-las (14.13).
STAMPIS. Donald C. (Ed) Bíblia de
Estudo Pentecostal: Antigo e Novo testamento. Rio de Janeiro:
CPAD, 1995.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Todos os dons espirituais foram manifestos por DEUS
no Antigo Testamento, mas não da forma como hoje que podem ser
manifestos por todos os crentes; lá só alguns poucos
privilegiados eram usados.
I- OS DONS NA BÍBLIA
1. No Antigo Testamento.
A palavra “dom” tem vários
significados no texto bíblico. No Antigo Testamento, escrito em
hebraico, há várias palavras que traduzem o sentido de “dom”.
Dentre elas, destacamos os termos mattan, com o sentido de
alguma coisa oferecida gratuitamente, ou “um presente”, como em
Provérbios 19.6; 21.14; ou como dote, dádiva (Gn 34.12). Há o
termo maseth, que também significa “presente”, “dádiva” (Et
2.18; Jr 40.5); a mais usada, no entanto, é minchach, que ocorre
duzentas e nove vezes, com o significado de “oferta”, “presente”
(SI 45.12; 72.10). Em todas as ocorrências, o sentido é sempre o
de algo que é dado ou oferecido gratuitamente. No Antigo
Testamento, os dons eram concedidos a pessoas específicas,
chamadas por DEUS para cumprir determinadas missões. Os dons não
estavam à disposição de todo o povo de DEUS.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais - Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 11-12.
DOM
1)- PALAVRAS ENVOLVIDAS.
A tradução dom envolve um grande
número de palavras hebraicas e gregas:
1. Mattan, palavra hebraica usada
por cinco vezes: Gên. 34:12; Núm. 18:11; Pro. 18:11: 19:6:
21:14. Esse termo, e seus derivados, dão a entender algo
oferecido gratuitamente (Pro. 19:6), a obtenção de um favor
(Pro. 18:16; 21:14), a expressão religiosa de ação de graças
(Num, 18:11), um dote (Gn. 34:12), a possessão de uma herança
(Gên. 25:6; H Crô. 21:3: Eze. 46:16,17) ou mesmo um suborno
(Pro. 15:27; Bel. 7:7).
2. Nisseth, «dom", «coisa elevada...
Essa palavra hebraica é usada por apenas uma vez, em 11 Sam..
19:42.
3. Maseth, «íom-, «peso»,
«elevação". Palavra hebraica usada por apenas duas vezes com o
sentido de dom: Est. 2:18 e Jer. 40:5.
4. Shochaâ, «suborno», «recompensa».
Palavra hebraica empregada por vinte e três vezes, como em Êxo.
23:8; Deu. 16:19; 11 Os, 19:7; Pro. 6:35; 17:8,23; Isa. 1:23;
Eze. 22:12.
5. Minchah, «oferta .., «presente".
Palavra hebraica usada por duzentas e nove vezes, embora apenas
por trinta e cinco vezes com o sentido de «dom" ou «presente».
Por exemplo: II Sam. 8:2,6; I Crô. 18:2,6; II Crô. 26:8; 32:23;
Sal. 45:12; Gn, 32:13,18,20,21; 33:10; Jz. 3:15,17,18; I Sam.
10:27: I Reis 4:21; II Reis 8:.8,9; 11 Cr. 9:24; Sal. 72:10;
Isa. 39:1: Os.10:6.
6: Didomi, «dar», que aparece por
quatrocentas e treze vezes no Novo Testamento, em todas as
conexões imagináveis, algumas vezes com a ideia de dar um
presente qualquer e outras vezes, sem esse sentido. Ver Mat.
4:9; 5:31; Mar. 2:26; Luc. 1:32: João 1:12; Rom. 4:20: I Cor.
1:4; Efé. 1:17: Heb. 2:13: Tia. 1:5; I João 3:23,24; Apo. 1:1;
2:7,10,17; 8:2; 9:1, etc.
7. Anéthama, «algo devotado a DEUS».
Palavra grega usada por sete vezes: Luc, 21:5: Atos 23:14; Rom.
9:3; I Cor. 12:3: 16:22; ou, 1:8,9.
8. Doma, «presente», que indica
algum presente sagrado ou profano. Vocábulo grego utilizado por
cinco vezes: Mat. 7:11: Luc. 11:13; Efé. 4:8 (Citando Sal.
68:19); Fil. 4:17.
9. Dôsis, «dom», indicando os
múltiplos dons de DEUS, dados a todos, uma palavra grega usada
por duas vezes: Fil. 4:15 e Tia. 1:17.
10. Dorea, que indica dons ou
presentes de vários tipos, sagrados ou profanos. Palavra usada
por onze vezes: João 4:10; Atos 2:38; 8:20; 10:45; Rom. 5:15,17;
H Cor. 9:15; Efé. 3:7; 4:7; Heb. 6:4.
11. Dorema, uma palavra geral para
«dom", usada em Rom. 5:16 e Tia. 1:17.
12. Merismôs, «dom.., palavra que se
deriva da ideia de dividir. Usada por duas vezes: Heb. 2:4 e
4:12.
13. Cháns, palavra que também
significa graça, mas que pode ter a ideia de «dom gratuito".
Usada por uma vez, em 2 Cor. 8:4, para indicar ofertas enviadas
para aliviar as necessidades dos santos.
14. Charism«, palavra para indicar
os dons do ESPÍRITO, as suas graças gratuitamente conferidas,
para a obra do ministério (I Cor. 12:4,9,28,30,31).
Além disso, enfoca o dom da graça de
DEUS, que nos traz a salvação (Rom, 5-:15,16). Essa palavra é
usada por dezessete vezes no Novo Testamento, com certa
variedade de aplicações. Ver também Rom, 1:11; 6:23; 11:29;
12:6; I Cor. 1:7; 7:7; II Cor. 1:11: I Tim. 4:14; 11 Tim. 1:6; I
Ped. 4:10. Essa palavra é usada principalmente para indicar
alguma espécie de dom espiritual ou divino.
2)- ATIVIDADE E ATITUDE DE QUEM DÁ.
Nas antigas sociedades neolíticas e
da era do bronze, conforme somos informados através das
evidências arqueológicas, a outorga de presentes era uma prática
comum. As razões para a doação de presentes eram variadas e isso
é refletido nas palavras hebraicas examinadas acima. Membros de
uma família se presenteavam mutuamente como sinal de estima e
amor. Esses presentes eram conferidos em ocasiões especiais,
como por ocasião dos noivados, dos casamentos, de nascimentos e
de morte. Também havia presentes dados a superiores, com a
finalidade de agradar e esses presentes, algumas vezes, assumiam
a natureza de suborno ou peita, quando algum favor especial era
buscado, ou quando se esperava evitar que algum castigo fosse
aplicado. A adoração religiosa requeria doações da parte dos
participantes, a fim de que pudesse ser mantido o culto.
CHAMPLIN, Russell Norman,
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 2. Editora
Hagnos. pag. 211-212.
2. No Novo Testamento.
No Novo Testamento, escrito em
grego, a palavra “dom” assume de igual modo significados
diversos. O termo “doma” indica a oferta de um “presente”, “boa
coisa” (Mt 7.11); o “pão nosso” é uma dádiva de DEUS (Lc 11.13);
“dons”, concedidos por DEUS aos homens (Ef 4.8), com base no
Salmo 68.19. A palavra cháris indica “dom gratuito”, ou “graça”
(2 Co 8.4). O termo charisma é muito utilizado em estudos
bíblicos, pois tem o significado de “dons do ESPÍRITO”,
concedidos pela graça de DEUS, com propósitos muito elevados; é
relacionado ao termo ta charismata, utilizado em 1 Coríntios
12.4,9,28,30,31, que tem o sentido de “dons da graça”. Há o
termo grego ta pneumática, usado por Paulo, em 1 Coríntios 12.1;
14.1, que se refere a “dons espirituais”. Em o Novo Testamento,
os dons de DEUS estão à disposição de todos os que creem, com a
finalidade de promover graça, poder e unção à Igreja no
exercício de sua missão, de forma que CRISTO seja glorificado.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 12.
Fl 4.15.Paulo aparentemente está
lembrando seus amigos filipenses de que eles ocupavam um lugar
único em suas atividades missionárias: nenhuma igreja se
associou (gr. ekoinõnèsen), isto é, na obra do evangelho, comigo
(Seesemann, op. cit., p. 33) no tocante a dar e receber, senão
unicamente vós outros.
Os filipenses deram e eles também
receberam, presumivelmente bens espirituais, da parte de Paulo
(como em 1 Co 9:11; cf. Rm 15:27). Eles haviam sustentado Paulo
em seus labores apostólicos, desde o começo. Até mesmo antes de
ele deixar a Macedônia, os filipenses estavam envolvidos em seu
duplo ministério.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - O que marcou o relacionamento de Paulo com os
filipenses foi que eles deram a parte material (de menor valor)
e receberam a espiritual (de maior valor - provavelmente Paulo
se relaciona aqui à salvação, ao batismo no ESPÍRITO SANTO e aos
dons que eles receberam pela imposição de mãos de Paulo como ele
impôs sobre Timóteo para que ele recebesse um dom do ESPÍRITO
SANTO.
LOPES. Hernandes Dias. Filipenses.
Editora Hagnos. pag. 180-181.
3. Uma dádiva para a Igreja.
Rm 12.6. Tendo, porem, diferentes
dons segundo a graça que nos foi dada - Os dons são vários; a
graça é uma só (Se profecia Ela, considerada um dom
extraordinário.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Profecia é para edificação, exortação e consolação -
revela o relacionamento íntimo do crente ou a busca por esse
relacionamento por parte do descrente).
Rm 12.7. Se ministério - Como
diáconos. Se ensino Catecúmenos; para os quais Instrutores
particulares eram nomeados. Se exortação - Cuja responsabilidade
particular era incentivar os cristãos ao serviço e ao
conforta-los nas suas tribulações.
Rm 12. 8. O que preside - Aquele que
cuida do rebanho. Quem exerce misericórdia de todas as maneiras.
Com alegria - Regozijando-se quem tem tal oportunidade.
Wesley, John. Romanos: notas
explicativas. Editora Cedro. pag. 89-90.
Rm 12.6 — Dons. A palavra grega (chárisma)
é uma regência às habilidades determinadas por DEUS, as quais
deveriam ser utilizadas para edificar os membros do corpo de
CRISTO. Embora os dons de DEUS não possam ser cancelados ou
mudados (Rm 11.29), eles podem ser administrados e podem ser
desenvolvidos (1 Pe 4-10).
Profecia. Esta palavra é usada aqui
como uma referência geral a todos os dons espirituais que
envolvem o anúncio da Palavra de DEUS. Por exemplo, em 1 Co
14-3, o termo exortação é um dom relacionado à profecia. Em um
sentido mais estrito, profecia significa a revelação da vontade
de DEUS em uma situação particular (At 13.1-3).
Rm 12.7,8 — Ministério. Ou seja,
serviço. Aqui são nomeados sete dons de serviço: socorro,
misericórdia, fé, discernimento de espíritos, liderança,
administração e mordomia.
EarI D.
Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne House.
O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 394.
Resumo da Lição 1 - E deu dons aos homens
I - OS DONS NA
BÍBLIA
1. No Antigo
Testamento.
2. No Novo
Testamento.
3. Uma dádiva
para a Igreja.
II - OS DONS DE
SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
1. Dons
relacionados ao serviço cristão.
2. Conhecendo os
dons espirituais.
3. Acerca dos
dons ministeriais.
III - CORINTO:
UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO
DOS DONS
ESPIRITUAIS (1 Co 12.1-11)
1. Os dons são
importantes.
2. Diversidade
dos dons.
3.
Autossuficiência e humildade.
SINOPSE DO
TÓPICO (1) - Nas páginas do Novo Testamento os dons estão à
disposição de todos os crentes, com o propósito de edificar a
Igreja de CRISTO.
SINOPSE DO
TÓPICO (2) - Nenhum membro do corpo de CRISTO é autossuficiente,
dependemos de CRISTO, assim como dependemos uns dos outros. Para
que a Igreja, o corpo de CRISTO, seja edificada pelos dons
ministeriais é necessário que eles sejam utilizados para o
benefício de todos.
SINOPSE DO
TÓPICO (3) - Não existe um dom mais importante que o outro,
todos vêm diretamente de DEUS e são úteis para a edificação do
Corpo de CRISTO,
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
HORTON, Stanley
M. A Doutrina do ESPÍRITO SANTO no Antigo e Novo Testamento. 12.
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
HORTON, Stanley
M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 1996.
PERGUNTA
- VOCÊ JÁ OROU POR UM PARALÍTICO E ELE ANDOU?
VOCÊ JÁ OROU POR UM CEGO E ELE PASSOU A VER? VOCÊ JÁ OROU POR UM
SURDO E ELE PASSOU A OUVIR? VOCÊ JÁ VENDEU UMA PROPRIEDADE SUA
PARA AJUDAR AOS IRMÃOS MAIS POBRES DA IGREJA? VOCÊ JÁ PASSOU POR
UM JEJUM PROLONGADO E OROU POR DIAS, EM FAVOR DE ALGUM IRMÃO(Ã)
DA IGREJA?
ESTES SÃO SINAIS
NORMAIS NUMA IGREJA QUE REALMENTE SERVE A CRISTO. O QUE ESTÁ
ACONTECENDO?
Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Todos, na igreja, podem e devem ser usados em
dons espirituais (dados pelo ESPÍRITO SANTO), mas nem todos
podem exercer um ministério (Pessoas escolhidas para liderarem a
Igreja). Todos podem e devem ser usados em dons espirituais e
todos podem e devem ter um dom de serviço na obra de DEUS, ou
seja, estarem desenvolvendo uma tarefa específica de serviço
(dada pelo PAI) dentro do corpo de CRISTO, que é a Igreja.
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
DEUS, o Criador de todas as coisas,
do universo, dos seres vivos e do homem, compraz-se em ser um
doador de bênçãos. Faz parte de sua natureza divina, do seu
caráter e de sua essência, conceder dádivas ou dons ao ser
criado à sua imagem, conforme a sua semelhança. Ao criar o ser
humano, homem e mulher, deu-lhes o sopro divino, o primeiro dom,
o dom da vida.
DEUS propiciou a redenção da
humanidade, com a promessa da “semente da mulher” (Gn 3.15), que
haveria de ferir a cabeça da serpente, o Diabo e seus
seguidores. JESUS, a maior dádiva de DEUS à humanidade, nasceria
de uma mulher (cf. Is 7.14), para ser morto, em sacrifício pelo
homem perdido, e tornar-se o vencedor do pecado, da morte e do
Diabo. A salvação foi o maior dom de DEUS ao mundo (Jo 3.16). O
dom da vida eterna, em CRISTO JESUS.
Na Nova Aliança (Novo Testamento),
como parte do plano de DEUS, em CRISTO JESUS, Ele resolveu dar
“dons aos homens” (Ef 4.8), após sua vitória sobre a morte e
sobre todos os poderes do mal. Indo além dos “dons naturais”,
JESUS resolveu capacitar seus servos, integrantes de sua Igreja,
dando-lhes dons {carismas), que são postos à disposição de todos
os salvos, no seio da comunidade cristã.
Os dons são “ferramentas”, por assim
dizer, à disposição da igreja, para que essa exerça sua missão
profética, de proclamadora do evangelho de CRISTO, de modo
eficaz, contra “...os principados, contra as potestades, contra
os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12),
usando a “armadura do salvo”, na guerra espiritual sem tréguas a
que todo salvo é submetido. Neste estudo, veremos o que são os
dons, seu propósito e sua classificação, e como são postos à
disposição dos salvos em CRISTO JESUS.
Nunca foi tão necessária a
manifestação dos dons do ESPÍRITO SANTO, como nos dias atuais
visto que estamos vivendo numa sociedade corrompida pelo pecado
e enganada por falsos milagres e ensinamentos que contradizem o
verdadeiro evangelho de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
Existe em toda a Bíblia Sagrada pelo
menos quatorze palavras para referir-se a dons, cinco delas em
hebraico e nove em grego. Porém o apóstolo Paulo emprega a
palavra charisma, para indicar os dons do ESPÍRITO SANTO, as
suas graças, gratuitamente conferidas para a obra do ministério
(1 Co 12.4,9,28,30,31). A Palavra Charisma é usada por dezessete
vezes no Novo Testamento, com certas variedades de aplicação.
As habilidades dadas a cada pessoa
pelo ESPÍRITO SANTO são chamadas de dons espirituais. E capacita
a quem os recebe para ministrar às necessidades principalmente
do Corpo de CRISTO que é a Igreja. Nesta análise, de natureza
introdutória, chamamos de “dons de DEUS” a todos os carismas
concedidos por DEUS, de diversas formas, como recursos de origem
divina, que têm o propósito de capacitar os salvos em CRISTO
JESUS, como membros da Igreja, para que esta alcance sua Missão
e seus objetivos, definidos pelo seu Senhor, Cabeça e Mestre.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 9-11.
Observação minha (Ev. Luiz
Henrique) - Existem Dons de DEUS PAI (dons de serviço - Rm
12.4-8), Dons de DEUS Filho JESUS CRISTO (dons ministeriais - Ef
4.11,12) e Dons do ESPÍRITO SANTO (dons espirituais - 1 Co
12.7-10)
DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE
1Co 12.7 “Mas a manifestação do
ESPÍRITO é dada a cada um para o que for útil”.
PERSPECTIVA GERAL. Uma das maneiras
do ESPÍRITO SANTO manifestar-se é através de uma variedade de
dons espirituais concedidos aos crentes (12.7-11). Essas
manifestações do ESPÍRITO visam à edificação e à santificação da
igreja (12.7; ver 14.26). Esses dons e ministérios não são os
mesmos de Rm 12.6-8 e Ef 4.11, mediante os quais o crente recebe
poder e capacidade para servir na igreja de modo mais
permanente. Os dons aí tratados podem operar em conjunto, de
diferentes maneiras.
(1) As manifestações do ESPÍRITO
dão-se de acordo com a vontade do ESPÍRITO (12.11), ao surgir a
necessidade, e também conforme o anelo do crente na busca dos
dons (12.31; 14.1).
(2) Certos dons podem operar num
crente de modo regular, e um crente pode receber mais de um dom
para atendimento de necessidades específicas. O crente deve
desejar “dons”, e não apenas um dom (12.31; 14.1).
(3) É anticíclico e insensato se
pensar que quem tem um dom de operação exteriorizada (mais
visível) é mais espiritual do que quem tem dons de operação mais
interiorizada, i.e., menos visível.
Também, quando uma pessoa possui um
dom espiritual, isso não significa que DEUS aprova tudo quanto
ela faz ou ensina. Não se deve confundir dons do ESPÍRITO, com o
fruto do ESPÍRITO, o qual se relaciona mais diretamente com o
caráter e a santificação do crente (Gl 5.22,23).
(4) Satanás pode imitar a
manifestação dos dons do ESPÍRITO, ou falsos crentes disfarçados
como servos de CRISTO podem fazer o mesmo (Mt 7.21-23; 24.11,
24; 2Co 11.13-15; 2Ts 2.8-10). O crente não deve dar crédito a
qualquer manifestação espiritual, mas deve “provar se os
espíritos são de DEUS, porque já muitos falsos profetas se têm
levantado no mundo” (1Jo 4.1; cf. 1Ts 5.20,21).
OS DONS ESPIRITUAIS. Em 1Co 12.8-10,
o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o
ESPÍRITO SANTO concede aos crentes. Nesta passagem, ele não
descreve as características desses dons, mas noutros trechos das
Escrituras temos ensino sobre os mesmos.
(1) Dom da Palavra da Sabedoria
(12.8). Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante
a operação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO. Tal mensagem aplica a
revelação da Palavra de DEUS ou a sabedoria do ESPÍRITO SANTO a
uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22).
Não se trata aqui da sabedoria comum
de DEUS, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo
e meditação nas coisas de DEUS e na sua Palavra, e pela oração
(Tg 1.5,6).
(2) Dom da Palavra do Conhecimento
(12.8). Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo ESPÍRITO
SANTO, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de
circunstâncias, ou de verdades bíblicas. (At 5.1-10; 1Co
14.24,25).
(3) Dom da Fé (12.9). Não se trata
da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural especial,
comunicada pelo ESPÍRITO SANTO, capacitando o crente a crer em
DEUS para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É
a fé que remove montanhas (13.2) e que frequentemente opera em
conjunto com outras manifestações do ESPÍRITO, tais como as
curas e os milagres (ver Mt 17.20; Mc 11.22-24; Lc 17.6).
(4) Dons de Curas (12.9). Esses dons
são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por
meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8;
4.30). O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades
ou doenças e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial
de DEUS. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros
do corpo de CRISTO (cf. 12.11,30), todavia, todos eles podem
orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode
também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16
(ver Tg 5.15).
(5) Dom de Operação de Milagres
(12.10). Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm
nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o
reino de DEUS contra Satanás e os espíritos malignos (ver Jo
6.2).
(6) Dom de Profecia (12.10). É
preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestação
momentânea do ESPÍRITO da profecia como dom ministerial na
igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministério, a
profecia é concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na
igreja como ministros profetas. Como manifestação do ESPÍRITO, a
profecia está potencialmente disponível a todo cristão cheio
dEle (At 2.16-18).
Quanto à profecia, como manifestação
do ESPÍRITO, observe o seguinte:
(a) Trata-se de um dom que capacita
o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de
DEUS, sob o impulso do ESPÍRITO SANTO (14.24,25, 29-31). Aqui,
não se trata da entrega de sermão previamente preparado
(Observação minha - Ev. Luiz Henrique - e nem se trata de mandar
alguém profetizar, pois a profecia é manifestação sobrenatural -
não se pensa para falar).
(b) Tanto no AT, como no NT,
profetizar é proclamar a vontade de DEUS e exortar e levar o seu
povo à retidão, à fidelidade e à paciência (14.3).
(c) A mensagem profética pode
desmascarar a condição do coração de uma pessoa (14.25), ou
prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento
(14.3, 25,26, 31).
(d) A igreja não deve ter como
infalível toda profecia deste tipo, porque muitos falsos
profetas estarão na igreja (1Jo 4.1). Daí, toda profecia deve
ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo (14.29, 32;
1Ts 5.20,21). Ela deverá enquadrar-se na Palavra de DEUS (1Jo
4.1), contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser
transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a
CRISTO (12.3).
(e) O dom de profecia manifesta-se
segundo a vontade de DEUS e não a do homem. Não há no NT um só
texto mostrando que a igreja de então buscava revelação ou
orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na
igreja somente quando DEUS usava um crente para isso (12.11).
(7) Dom de Discernimento de
Espíritos (12.10). Trata-se de uma dotação especial dada pelo
ESPÍRITO, para o portador do dom discernir e julgar corretamente
as profecias e distinguir se uma mensagem provém do ESPÍRITO
SANTO ou não (ver 14.29; 1Jo 4.1). No fim dos tempos, quando os
falsos mestres (ver Mt 24.5) e a distorção do cristianismo
bíblico aumentarão muito (ver 1Tm 4.1), esse dom espiritual será
extremamente importante para a igreja.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Esse dom é muito útil para se descobrir
sobrenaturalmente a origem das mensagens e manifestações
sobrenaturais na Igreja, bem como, para se detectar a presença
de demônios nas pessoas e sua consequente expulsão).
(8) Dom de Variedades de Línguas
(12.10). No tocante às “línguas” (gr. glossa, que significa
língua) como manifestação sobrenatural do ESPÍRITO, notemos os
seguintes fatos:
(a) Essas línguas podem ser humanas
e vivas (At 2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra, e.g.,
“línguas... dos anjos” (13.1; ver cap. 14). A língua falada
através deste dom não é aprendida, e quase sempre não é
entendida, tanto por quem fala (14.14), como pelos ouvintes
(14.16). (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - existem 4 tipos
de línguas espirituais - Língua para falar como o estrangeiro -
1 Co 14, Língua de oração recebida no batismo para edificação
própria - 1 Co 14, língua para ser interpretada - 1 co 12 e
língua para intercessão - Rm 8).
(b) O falar noutras línguas como dom
abrange o espírito do homem e o ESPÍRITO de DEUS, que entrando
em mútua comunhão, faculta ao crente a comunicação direta com
DEUS (i.e., na oração, no louvor, no bendizer e na ação de
graças), expressando-se através do espírito mais do que da mente
(14.2, 14) e orando por si mesmo ou pelo próximo sob a
influência direta do ESPÍRITO SANTO, à parte da atividade da
mente (cf. 14.2, 15, 28; Jd 20).
(c) Línguas estranhas faladas no
culto devem ser, (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - na
maioria das vezes, pois algumas vezes é normal que todos se
alegrem e falem em línguas juntos por um breve período de louvor
e adoração a DEUS) - seguidas de sua interpretação, também pelo
ESPÍRITO, para que a congregação conheça o conteúdo e o
significado da mensagem (14.3, 27,28). Ela pode conter
revelação, advertência, profecia ou ensino para a igreja (cf.
14.6).
(d) Deve haver ordem quanto ao falar
em línguas em voz alta durante o culto. Quem fala em línguas
pelo ESPÍRITO, nunca fica em “êxtase” ou “fora de controle”
(14.27,28). (Observação minha - Ev. Luiz Henrique - Paulo
recomenda falar consigo mesmo, ou seja falar bem baixinho só
para você mesmo ouvir, não atrapalhando outros a ouvirem a
pregação ou ensino da Palavra de DEUS).
(9) Dom de Interpretação de Línguas
(12.10). Trata-se da capacidade concedida pelo ESPÍRITO SANTO,
para o portador deste dom compreender e transmitir o significado
de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem interpretada para
a igreja reunida, pode conter ensino sobre a adoração e a
oração, ou pode ser uma profecia. Toda a congregação pode assim
desfrutar dessa revelação vinda do ESPÍRITO SANTO. A
interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de
edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a
mensagem (14.6, 13, 26). A interpretação pode vir através de
quem deu a mensagem em línguas, ou de outra pessoa. Quem fala em
línguas deve orar para que possa interpretá-las (14.13).
STAMPIS. Donald C. (Ed) Bíblia de
Estudo Pentecostal: Antigo e Novo testamento. Rio de Janeiro:
CPAD, 1995.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Todos os dons espirituais foram manifestos por DEUS
no Antigo Testamento, mas não da forma como hoje que podem ser
manifestos por todos os crentes; lá só alguns poucos
privilegiados eram usados.
I- OS DONS NA BÍBLIA
1. No Antigo Testamento.
A palavra “dom” tem vários
significados no texto bíblico. No Antigo Testamento, escrito em
hebraico, há várias palavras que traduzem o sentido de “dom”.
Dentre elas, destacamos os termos mattan, com o sentido de
alguma coisa oferecida gratuitamente, ou “um presente”, como em
Provérbios 19.6; 21.14; ou como dote, dádiva (Gn 34.12). Há o
termo maseth, que também significa “presente”, “dádiva” (Et
2.18; Jr 40.5); a mais usada, no entanto, é minchach, que ocorre
duzentas e nove vezes, com o significado de “oferta”, “presente”
(SI 45.12; 72.10). Em todas as ocorrências, o sentido é sempre o
de algo que é dado ou oferecido gratuitamente. No Antigo
Testamento, os dons eram concedidos a pessoas específicas,
chamadas por DEUS para cumprir determinadas missões. Os dons não
estavam à disposição de todo o povo de DEUS.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais - Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 11-12.
DOM
1)- PALAVRAS ENVOLVIDAS.
A tradução dom envolve um grande
número de palavras hebraicas e gregas:
1. Mattan, palavra hebraica usada
por cinco vezes: Gên. 34:12; Núm. 18:11; Pro. 18:11: 19:6:
21:14. Esse termo, e seus derivados, dão a entender algo
oferecido gratuitamente (Pro. 19:6), a obtenção de um favor
(Pro. 18:16; 21:14), a expressão religiosa de ação de graças
(Num, 18:11), um dote (Gn. 34:12), a possessão de uma herança
(Gên. 25:6; H Crô. 21:3: Eze. 46:16,17) ou mesmo um suborno
(Pro. 15:27; Bel. 7:7).
2. Nisseth, «dom", «coisa elevada...
Essa palavra hebraica é usada por apenas uma vez, em 11 Sam..
19:42.
3. Maseth, «íom-, «peso»,
«elevação". Palavra hebraica usada por apenas duas vezes com o
sentido de dom: Est. 2:18 e Jer. 40:5.
4. Shochaâ, «suborno», «recompensa».
Palavra hebraica empregada por vinte e três vezes, como em Êxo.
23:8; Deu. 16:19; 11 Os, 19:7; Pro. 6:35; 17:8,23; Isa. 1:23;
Eze. 22:12.
5. Minchah, «oferta .., «presente".
Palavra hebraica usada por duzentas e nove vezes, embora apenas
por trinta e cinco vezes com o sentido de «dom" ou «presente».
Por exemplo: II Sam. 8:2,6; I Crô. 18:2,6; II Crô. 26:8; 32:23;
Sal. 45:12; Gn, 32:13,18,20,21; 33:10; Jz. 3:15,17,18; I Sam.
10:27: I Reis 4:21; II Reis 8:.8,9; 11 Cr. 9:24; Sal. 72:10;
Isa. 39:1: Os.10:6.
6: Didomi, «dar», que aparece por
quatrocentas e treze vezes no Novo Testamento, em todas as
conexões imagináveis, algumas vezes com a ideia de dar um
presente qualquer e outras vezes, sem esse sentido. Ver Mat.
4:9; 5:31; Mar. 2:26; Luc. 1:32: João 1:12; Rom. 4:20: I Cor.
1:4; Efé. 1:17: Heb. 2:13: Tia. 1:5; I João 3:23,24; Apo. 1:1;
2:7,10,17; 8:2; 9:1, etc.
7. Anéthama, «algo devotado a DEUS».
Palavra grega usada por sete vezes: Luc, 21:5: Atos 23:14; Rom.
9:3; I Cor. 12:3: 16:22; ou, 1:8,9.
8. Doma, «presente», que indica
algum presente sagrado ou profano. Vocábulo grego utilizado por
cinco vezes: Mat. 7:11: Luc. 11:13; Efé. 4:8 (Citando Sal.
68:19); Fil. 4:17.
9. Dôsis, «dom», indicando os
múltiplos dons de DEUS, dados a todos, uma palavra grega usada
por duas vezes: Fil. 4:15 e Tia. 1:17.
10. Dorea, que indica dons ou
presentes de vários tipos, sagrados ou profanos. Palavra usada
por onze vezes: João 4:10; Atos 2:38; 8:20; 10:45; Rom. 5:15,17;
H Cor. 9:15; Efé. 3:7; 4:7; Heb. 6:4.
11. Dorema, uma palavra geral para
«dom", usada em Rom. 5:16 e Tia. 1:17.
12. Merismôs, «dom.., palavra que se
deriva da ideia de dividir. Usada por duas vezes: Heb. 2:4 e
4:12.
13. Cháns, palavra que também
significa graça, mas que pode ter a ideia de «dom gratuito".
Usada por uma vez, em 2 Cor. 8:4, para indicar ofertas enviadas
para aliviar as necessidades dos santos.
14. Charism«, palavra para indicar
os dons do ESPÍRITO, as suas graças gratuitamente conferidas,
para a obra do ministério (I Cor. 12:4,9,28,30,31).
Além disso, enfoca o dom da graça de
DEUS, que nos traz a salvação (Rom, 5-:15,16). Essa palavra é
usada por dezessete vezes no Novo Testamento, com certa
variedade de aplicações. Ver também Rom, 1:11; 6:23; 11:29;
12:6; I Cor. 1:7; 7:7; II Cor. 1:11: I Tim. 4:14; 11 Tim. 1:6; I
Ped. 4:10. Essa palavra é usada principalmente para indicar
alguma espécie de dom espiritual ou divino.
2)- ATIVIDADE E ATITUDE DE QUEM DÁ.
Nas antigas sociedades neolíticas e
da era do bronze, conforme somos informados através das
evidências arqueológicas, a outorga de presentes era uma prática
comum. As razões para a doação de presentes eram variadas e isso
é refletido nas palavras hebraicas examinadas acima. Membros de
uma família se presenteavam mutuamente como sinal de estima e
amor. Esses presentes eram conferidos em ocasiões especiais,
como por ocasião dos noivados, dos casamentos, de nascimentos e
de morte. Também havia presentes dados a superiores, com a
finalidade de agradar e esses presentes, algumas vezes, assumiam
a natureza de suborno ou peita, quando algum favor especial era
buscado, ou quando se esperava evitar que algum castigo fosse
aplicado. A adoração religiosa requeria doações da parte dos
participantes, a fim de que pudesse ser mantido o culto.
CHAMPLIN, Russell Norman,
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 2. Editora
Hagnos. pag. 211-212.
2. No Novo Testamento.
No Novo Testamento, escrito em
grego, a palavra “dom” assume de igual modo significados
diversos. O termo “doma” indica a oferta de um “presente”, “boa
coisa” (Mt 7.11); o “pão nosso” é uma dádiva de DEUS (Lc 11.13);
“dons”, concedidos por DEUS aos homens (Ef 4.8), com base no
Salmo 68.19. A palavra cháris indica “dom gratuito”, ou “graça”
(2 Co 8.4). O termo charisma é muito utilizado em estudos
bíblicos, pois tem o significado de “dons do ESPÍRITO”,
concedidos pela graça de DEUS, com propósitos muito elevados; é
relacionado ao termo ta charismata, utilizado em 1 Coríntios
12.4,9,28,30,31, que tem o sentido de “dons da graça”. Há o
termo grego ta pneumática, usado por Paulo, em 1 Coríntios 12.1;
14.1, que se refere a “dons espirituais”. Em o Novo Testamento,
os dons de DEUS estão à disposição de todos os que creem, com a
finalidade de promover graça, poder e unção à Igreja no
exercício de sua missão, de forma que CRISTO seja glorificado.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais
& Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder
extraordinário. Editora CPAD. pag. 12.
Fl 4.15.Paulo aparentemente está
lembrando seus amigos filipenses de que eles ocupavam um lugar
único em suas atividades missionárias: nenhuma igreja se
associou (gr. ekoinõnèsen), isto é, na obra do evangelho, comigo
(Seesemann, op. cit., p. 33) no tocante a dar e receber, senão
unicamente vós outros.
Os filipenses deram e eles também
receberam, presumivelmente bens espirituais, da parte de Paulo
(como em 1 Co 9:11; cf. Rm 15:27). Eles haviam sustentado Paulo
em seus labores apostólicos, desde o começo. Até mesmo antes de
ele deixar a Macedônia, os filipenses estavam envolvidos em seu
duplo ministério.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - O que marcou o relacionamento de Paulo com os
filipenses foi que eles deram a parte material (de menor valor)
e receberam a espiritual (de maior valor - provavelmente Paulo
se relaciona aqui à salvação, ao batismo no ESPÍRITO SANTO e aos
dons que eles receberam pela imposição de mãos de Paulo como ele
impôs sobre Timóteo para que ele recebesse um dom do ESPÍRITO
SANTO.
LOPES. Hernandes Dias. Filipenses.
Editora Hagnos. pag. 180-181.
3. Uma dádiva para a Igreja.
Rm 12.6. Tendo, porem, diferentes
dons segundo a graça que nos foi dada - Os dons são vários; a
graça é uma só (Se profecia Ela, considerada um dom
extraordinário.
(Observação minha - Ev. Luiz
Henrique - Profecia é para edificação, exortação e consolação -
revela o relacionamento íntimo do crente ou a busca por esse
relacionamento por parte do descrente).
Rm 12.7. Se ministério - Como
diáconos. Se ensino Catecúmenos; para os quais Instrutores
particulares eram nomeados. Se exortação - Cuja responsabilidade
particular era incentivar os cristãos ao serviço e ao
conforta-los nas suas tribulações.
Rm 12. 8. O que preside - Aquele que
cuida do rebanho. Quem exerce misericórdia de todas as maneiras.
Com alegria - Regozijando-se quem tem tal oportunidade.
Wesley, John. Romanos: notas
explicativas. Editora Cedro. pag. 89-90.
Rm 12.6 — Dons. A palavra grega (chárisma)
é uma regência às habilidades determinadas por DEUS, as quais
deveriam ser utilizadas para edificar os membros do corpo de
CRISTO. Embora os dons de DEUS não possam ser cancelados ou
mudados (Rm 11.29), eles podem ser administrados e podem ser
desenvolvidos (1 Pe 4-10).
Profecia. Esta palavra é usada aqui
como uma referência geral a todos os dons espirituais que
envolvem o anúncio da Palavra de DEUS. Por exemplo, em 1 Co
14-3, o termo exortação é um dom relacionado à profecia. Em um
sentido mais estrito, profecia significa a revelação da vontade
de DEUS em uma situação particular (At 13.1-3).
Rm 12.7,8 — Ministério. Ou seja,
serviço. Aqui são nomeados sete dons de serviço: socorro,
misericórdia, fé, discernimento de espíritos, liderança,
administração e mordomia.
EarI D.
Radmacher: Ronald B. Allen: H. Wayne House.
O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento com
recursos adicionais. Editora Central Gospel. pag. 394.


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