Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Jordanésia, Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Belém, área 58, Santana de Parnaíba, SP.
Pr. Henrique EBD NA TV 99 99152-0454
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LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA LIÇÕES
BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Elias
e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz
Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO NÃO DEIXE
DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E
EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm TEXTO ÁUREO"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos
dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte
que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).VERDADE PRÁTICAPara socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios
mais inesperadosLEITURA DIÁRIASegunda -1 Rs 17.4 Provisão em QueriteTerça - 1 Rs 17.12 Escassez em SareptaQuarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugarQuinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divinaSexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de EliasSábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseveranteLEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-168
Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9
Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu
ordenei
ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se
foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma
mulher viúva
apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa
vasilha um
pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe
disse:
Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse:
Vive o
SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de
farinha
numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois
cavacos
e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e
morramos.13
E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém
faze
disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois,
farás para
ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A
farinha da
panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em
que o
SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de
Elias;
e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a
farinha se
não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do
SENHOR, que
falara pelo ministério de Elias.Meus
comentários (Ev. Luiz Henrique)Foi DEUS mesmo
quem enviou Elias para fora de Israel, tanto para o Ribeiro de Querite
quanto para Sarepta. Não era Elias que estava com medo, mas DEUS o retirou
do juízo que viria sobre os idólatras de Israel. Obadias estava cuidando de
outros 100 profetas para que não passassem sede e nem fome. DEUS cuida dos
seus fiéis.Porque DEUS não
poupou a vida de outros profetas e os deixou serem mortos por Jezabel não
sabemos. Muitos são os
missionários que morrem todos os anos por perseguição religiosa em diversos
países. Não sabemos
porque alguns vão para os mesmos países e conseguem sobreviver ou serem
guardados por DEUS nesses mesmos lugares que outros morreram.O que podemos
afirmar é que DEUS está no controle de tudo e decide quem deve ou não morrer
e quem deve viver. Pedro sobreviveu
a várias perseguições, já João Batista e Tiago morreram bem novos ainda em
seus ministérios.paulo passou
muito tempo sofrendo perseguição e acabou morrendo depois de ficar preso por
longos anos, já João ficou preso e não morreu na prisão, sendo, talvez, o
discípulo que mais tempo permaneceu vivo depois de se converter a JESUS.Tudo são
suposições - Não temos certeza de nada, mas podemos imaginar que foi assim.
Muitas são as viúvas de destaque na bíblia, o Senhor estava com elas para as
guardar e livrar do mal, estava com elas e não as deixou passar fome e nem
necessidade.Ana
alcançou a promessa de DEUS e pode colocar em seus braços o seu salvador.
A
viúva da oferta pequena, mas de grande valor, recebeu elogios daquele que
recebe as ofertas.A
viúva de Sarepta recebeu alimentação e o milagre da ressurreição de seu
filho que provavelmente morreria e não ressuscitaria se o profeta de DEUS,
Elias, não estivesse por ali.A
viúva do azeite mutiplicado recebeu alimento e seus filhos de volta antes
que fossem levados como escravos.
Noemi e Rute receberam alimento e o nome na genealogia de JESUS.A
viúva de Naim recebeu seu filho de volta a vida.
Maria recebe a maior honra - a de ser mãe de seu salvador."Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos
dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte
que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).
DEUS achou fé onde não se esperava que existisse, DEUS enxergou o que
ninguém enxergava, DEUS viu o coração enquanto os homens só exergavam o
exterior. A cidade de Sarepta a havia abandonado e condenado a morte, ela
estava a beira da morte e seu filho também. Havia fome e sede por toda
parte. Aquela mulher muito provavelmente ouviu falar de Elias e seu DEUS
todo poderoso que fechou o céu devido à idolatria reinante nesses dois
países, Sidom e Israel. Ela temeu ao DEUS verdadeiro e com certeza desejou
conhecê-lo. DEUS é capaz de mover céus e terra por uma alma desejosa de
salvação. Assim como aquela mulher humilhada a beira do poço em Samaria nos
tempos de JESUS, essa humilhada viúva achou o que mais procurava, alguém que
a amava.
Elias com certeza pensou que DEUS o estava enviando a uma viúva rica e que
morava em uma mansão - quão enganoso é o nosso coração - a viúva recebeu o
mandado de DEUS para acolher o seu profeta e falou com Elias para ir ao
encontro da viúva. Elias não podia entrar na cidade para não ser reconhecido
- DEUS envia a mulher para fora da cidaade a catar gravetos para cozinhar
sua última refeição, um bolinho de farinha com azeite. Elias pode constatar
que a viúva estava em stuação quase igual à sua e ainda tinha um filho para
sustentar. Elias pede áquela pobre viúva as duas coisas mais difíceis de
serem encontradas por ali - água e comida. A viúva tinha fé em DEUS e
obedeceu às ordens de Elias, rimeiro lhe trouxe água e depois lhe fez um
bolo. DEUS respondeu com milagre à sua fé. Elias, a viúva e seu filho
tiveram a aprtir dai alimentação para pelo menos três anos, até que a seca
acabasse.
DEUS é DEUS de todas as pessoas, de todas as etnias - ELE é soberano sobre
todos os seres humanos de qualquer nação. DEUS revela sua graça para com os
gentios visitando aquela viúva estrangeira.O
menino morre, mas ali estava um verdadeiro servo de DEUS que foi buscar em
DEUS a solução, não ajudou a enterrar o morto - intercedeu e perseverou na
oração até ver a vida ser estabelecida em oposição a morte. O servo de DEUS
deve levar a vida por onde passa e não a morte.Pontos interrogativos da lição:1- Da profecia de Elias que não iria chover até ele ir para viúva
de sarepta quanto tempo se passou? 1Rs 17.7 quantos foram esses dias??2- E depois da multiplicação da farinha e do azeite até chover
quanto tempo demorou? 1Rs 17.15 quantos foram esses dias?3- Como Elias sabia que aquela mulher era viúva? 1Rs 17.10 pela
roupa, pelo trabalho?4- Como a viúva sabia quem era Elias?Só DEUS
sabe, seria a resposta correta.
Sabemos que após Elias dizer para Acabe que não choveria ele foi enviado por
DEUS para o ribeiro de Querite onde foi alimentado por corvos e bebeu do ribeiro
até secar (aproximadamente 6 meses, não sabemos).
Daí foi para a viúva de Sarepta e ficou sendo alimentado por DEUS até ir se
encontrar com Acabe e desafiar os profetas de Baal (talvez tenha durado ai 3
anos).
Elias soube que aquela mulher era a viúva que DEUS providenciara para
alimentá-lo talvez por uma revelação do ESPÍRITO SANTO ou porque estava catando
gravetos e era essa a função de um homem, não sabemos - Veja que Tiago, Pedro e
João sabiam que quem estava com JESUS na transfiguração - eram Elias e Moisés
(como sabiam se não os conhecia?). A viúva, em minha opnião, sabia que Elias
vinha até ela ("Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" - 1 Rs
17.9) e o reconheceu por ouvir falar de
sua vestimenta e também porque o ESPÍRITO SANTO deve ter-lhe revelado, como
exposto acima.Em
1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a
uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através
de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que
Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo
quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS
poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos
esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento
às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para
fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava
que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua
palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o
visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do
profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção
espiritual. PALMA kaph ih?): "palma (da mão)”. Os
cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico.
arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico
e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a
parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte
do ritual da purificacao dc um leproso e que "o
sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua
propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da
mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse
a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa
fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que
eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5).Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do
punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem
um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12).
Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de
farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno
biscoito. (Dicionário Vine - CPAD) Pode muito em seus efeitos - energeõ (€i*epyci.j),
"aplicar poder, ser operativo. trabalhar" (seu significado habitual), é
verbo que aparece cm 2 Co 1.6 (ARA): Gl 2.8 e 1 Ts 2.13 (ARA). Em Tg 5.16.
a palavra supérflua “eficaz" é omitida, a sentença é traduzida por: “A
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos", estando o verbo na
forma participial presente. Aqui o significado pode ser “um seu trabalho
interior**, ou seja. no efeito produzido na pessoa que ora, colocando-a em
linha com a vontade de Deus, como no caso de Elias. (Dicionário Vine - CPAD)INTERCESSÃOSubstantivo.enteuxis (IvtcuÇiç) denota primariamente
“iluminação em, encontro com” (cognato de B); então, “conversação"; por
conseguinte, “petição”, significado frequente nos papiros; é termo técnico
para descrever a aproximação a um rei, e, assim, para se chegar a Deus em
“intercessão”. É traduzido em 1 Tm 4.5 por “oração"; no plural, ocorre em
1 Tm 2.1 (ou seja. buscando a presença e ouvindo de Deus em favor de
outros). sinônimos proseuche, deesis. B. Verbos.1. entunchanõ (evTvyxái/b)), primariamente
“concordar com, harmonizar-se com, encontrar-se para conversar"; portanto,
“fazer petição", especialmente “fazer intercessão, pleitear com uma pessoa”,
quer a favor ou contra outros: (a) contra (At 25.24, “tem falado”, ou seja,
contra Paulo); cm Rm11.2, refere-se a Elias que “fala” a Deus contra Israel;
(b) a favor, em Rm 8.27, acerca da obra intercessora do Espírito Santo em
favor dos santos: Rm 8.34, a respeito de semelhante obra intercessora de
Jesus; o mesmo se dá em Hb 7.25. 2. huperentunchanò ( tm c p e i/T ir y x á v iij)
, “fazer petição” ou “interceder em favor de outrem” (formado de huper, “em
favor de”), é usado em Rm 8.26, acerca do trabalho do Espírito Santo em
fazer “intercessão” (veja Rm 8.27).(Dicionário Vine - CPAD)A palavra mãdad também expressa a idéia de
estender e estirar: “Então, [Elias] se mediu [se estendeu] sobre o menino
três vezes” (1 Rs 17.21).(Dicionário Vine - CPAD)ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAPrezado professor, para introduzir o tópico II da lição
utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale
que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras
mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute
e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo
específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS
RaabeHabitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã.
Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências
claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de
Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3). Viúva de SareptaMulher que DEUS havia levantado para alimentar
Elias durante o período da seca, "Ordenei ali a uma mulher viúva que te
sustente" (1 Rs 17.9). O que essa mulher possuía como provisão era algo
humanamente insignificante! Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre
milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc
4.25,26). Colocou DEUS em primeiro lugar (Mt 6.33), RuteUma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt
4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de
Elimeleque (4.3).A mulher Síro-FeníciaMulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a
JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26;
cf. Mt 15.21,22).RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTAI. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA1. A fonte de Querite. 2. Elias em Sarepta. II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS1. A soberania e graça de DEUS. 2. A providência de DEUS. III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS1. A escassez humana e a suficiência divina. 2. DEUS, a prioridade maior. IV. O PODER DA ORAÇÃO1. A oração intercessória. 2. A oração perseverante. SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou
do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício.SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS
incluiu uma estrangeira em seu plano.SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência
divina através do poder da Palavra de DEUS.SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante
confirmam o poder da oração.INTERAÇÃO Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da
provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure
enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua
vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de
seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão -
confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra
do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O
próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre
viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com
este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor,
supre as nossas necessidades. Confie!OBJETIVOS - Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:Compreender que DEUS é o nosso provedor.Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos
gentílicos.Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração.AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico"SareptaDurante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de
Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à
cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a
viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e
farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos
(1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze
quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para
Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como
Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos
ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto
com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET,
p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de
acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)"
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768).BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2009.SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39.QUESTIONÁRIOLIÇÃO
6, A VIÚVA DE SAREPTAResponda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsasTEXTO ÁUREO1- Complete:"Em verdade vos digo que muitas __________________________________
existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e
seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande
___________________________; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher _____________________________________" (Lc 4.25,26).VERDADE PRÁTICA2- Complete:Para socorrer e ______________________________
os seus __________________________________, DEUS usa os
_________________________________
mais inesperados.COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi
acolhido por uma viúva pobre, é emblemática?( ) DEUS cuida de cada um
de seus filhos. ( ) O episódio revela a
onipotência de DEUS.( ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações.
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA4- Por que Elias precisava sair de cena por um tempo
e por que não poderia ficar em Querite?( ) Elias uma querida por
todos reinado de Acabe. ( ) Logo após profetizar uma grande seca
sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui,
e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão". ( ) Elias havia se tornado uma persona non grata
no reinado de Acabe. ( ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à
fonte de Querite. ( ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava
o ponto final de sua jornada. ( ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque
ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise.
( ) Quem faz de "Querite" seu
ponto final terá problemas porque certamente secará!5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta? ( ) Elias afasta-se de seu povo e de sua
terra, indo refugiar-se em território fenício.( ) A geografia
bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca
de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel.. ( ) A geografia
bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca
de trinta quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel.( ) Às
vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma! ( ) No entanto, esse
foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta. ( ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus
desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro
de DEUS para a efetivação do seu propósito.II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para
abençoar ao seu servo - quem era ela? ( ) Era a viúva de um dos
profetas do Senhor. Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de
outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano. ( ) Quando o Senhor ordenou ao
profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu
propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente".
( ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos,
aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia. ( ) O texto é bem claro em
referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para
auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva". ( ) Quem era essa viúva
ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de
outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano. ( ) Era uma
gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e
desenvolvimento do plano divino.7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias?( ) Preparou-lhe uma mulher
viúva que possuía bom recurso. ( ) A providência divina para com Elias
revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou. ( ) Um
gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e
pobre. ( ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do
profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o
sustentasse. ( ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso. ( ) Como
em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência. ( ) A
providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos
corvos. ( ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS8- Como a suficiência divina opera na escassez humana?( ) A
propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito
difícil! Era difícil, mas ela possuía! ( ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias
durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo
tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite
numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e
para o meu filho, para que o comamos e morramos.".( ) De fato o
que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! ( ) A
propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito
pouco! Era pouco, mas ela possuía! ( ) DEUS queria operar o milagre a partir do
que a viúva tinha. ( ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O
pouco com DEUS torna-se muito!9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior,
aprendendo com essa viúva?( ) O segredo é colocar a DEUS sempre
em igual lugar de nossas prioridades.( ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para
mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu
filho". ( ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro
significava colocar a DEUS em primeiro lugar. ( ) O texto sagrado afirma que
"foi ela e fez segundo a palavra de Elias". ( ) Tivesse ela dado
ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente
teria perdido a bênção. ( ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro
lugar.IV. O PODER DA ORAÇÃO 10- Como foi a oração intercessória de Elias?( ) O texto de 2 Reis 17.1 traz a
profecia de Elias sobre o desafio aos profetas de Israel. E, de fato, isso aconteceu,
no Monte Carmelo.
( ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a
profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu.
( ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração:
"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não
chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra". ( ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a
oração provará a sua eficácia. ( ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores
da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor .
DEUS ouviu e respondeu ao seu servo.11- Como foi a oração perseverante de Elias?( ) Elias orou com insistência. ( ) Ele estendeu-se sobre o menino
duas vezes! Isso demonstra a natureza
perseverante de sua oração. ( ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza
perseverante de sua oração. 12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo
caminho?( ) Porque não são acompanhados de
estudo perseverante. ( ) Porque não são acompanhados de oração perseverante. ( ) O Senhor JESUS
destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a
parábola do juiz iníquo. ( ) É com tal perseverança que conseguiremos
alcançar nossos objetivos.CONCLUSÃO13- Complete:A _________________________________________ de
DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o
_______________________________ se revelam de forma maravilhosa no
episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __________________________. Não há ____________________________
quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância
demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu
__________________________ provedor.
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmAJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPADSOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paul. Quem é quem na
Bíblia Sagrada. VIDAELISSEN, Stanley. Conheça
melhor o Antigo Testamento. VIDA.CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD
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