LIÇÃO 1, A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES
LIÇÕES BÍBLICAS - 4º Trimestre de 2012 - CPAD - Para jovens e adultos Tema: Os Doze Profetas Menores - Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de CRISTO. Comentários da revista da CPAD: Pr. Esequias Soares Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO
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1.20 NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA. O significado é que nenhuma profecia das Escrituras veio das idéias, ou raciocínio do seu escritor, mas, sim, do ESPÍRITO SANTO. 1.21 OS HOMENS... DE DEUS FALARAM INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO. Pedro afirma a divina origem e autoridade das profecias da Escritura. Todos os crentes devem, de modo semelhante, manter um conceito firme e final da inspiração e autoridade das Sagradas Escrituras. Há várias razões para isso: (1) É a única maneira de ser fiel ao que JESUS CRISTO, os apóstolos e a própria Bíblia ensinam a respeito das Escrituras (ver Sl 119; Jo 5.47). (2) Sem uma convicção inabalável nas Sagradas Escrituras, a igreja fica sem alicerce autêntico e seguro para sua fé, sem certeza da salvação, sem valor moral absoluto, sem mensagem garantida para pregar, sem nenhuma certeza do batismo no ESPÍRITO SANTO e da operação de milagres e nenhuma esperança da volta iminente de JESUS CRISTO. (3) Sem uma convicção inabalável nas Sagradas Escrituras, os cristãos fiéis à Bíblia não têm nenhuma verdade absoluta e objetiva, baseada na autoridade do próprio DEUS, com a qual possam julgar e rejeitar os valores movediços deste mundo, as filosofias humanas e as práticas ímpias da cultura mundana (Sl 119.160). (4) Sem uma convicção inabalável nas Sagradas Escrituras, o cristão não tem condições de suportar as terríveis dificuldades dos últimos dias (ver 1 Ts 2.1-12; 1 Tm 4.1; 2 Tm 3.1). (5) Sem uma convicção inabalável nas Sagradas Escrituras, ficam enfraquecidas a plena autoridade e as doutrinas da Bíblia; em conseqüência disso, ela será substituída pela experiência religiosa subjetiva humana, ou pelo raciocínio independente e crítico, também humano
(2.1-3)

CANONICIDADE: Por canonicidade das Escrituras queremos dizer que, de acordo com "padrões" determinados e fixos, os livros incluídos nelas são considerados partes integrantes de uma revelação completa e divina, a qual, portanto, é autorizada e obrigatória em relação à fé e à prática.
A palavra grega kanon derivou do hebraico kaneh que significa junco ou vara de medir (Ap.21:15); daí tomou o sentido de norma, padrão ou regra (Gl.6:16; Fp.3:16). *** A fonte da Canonização: A Canonização de um livro da Bíblia não significa que a nação judaica ou a igreja tenha dado a esse livro a sua autoridade canônica; antes significa que sua autoridade, já tendo sido estabelecida em outras bases suficientes, foi conseqüentemente reconhecida como pertencente ao cânon e assim declarado pela nação judaica e pela igreja cristã. A INSPIRAÇÃO E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS - (BEP - CPAD)
2Tm 3.16,17 “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de DEUS seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”
O termo “Escritura”, conforme se encontra em 2Tm 3.16, refere-se principalmente aos escritos do AT (3.15). Há evidências, porém, de que escritos do NT já eram considerados Escritura divinamente inspirada por volta do período em que Paulo escreveu 2Tm (1Tm 5.18, cita Lc 10.7; 2Pe 3.15,16). Para nós, hoje, a Escritura refere-se aos escritos divinamente inspirados tanto do AT quanto do NT, i.e., a Bíblia. São (os escritos) a mensagem original de DEUS para a humanidade, e o único testemunho infalível da graça salvífica de DEUS para todas as pessoas.
(1) Paulo afirma que toda a Escritura é inspirada por DEUS. A palavra “inspirada” (gr. theopneustos) provém de duas palavras gregas: Theos, que significa “DEUS”, e pneuo, que significa “respirar”. Sendo assim, “inspirado” significa “respirado por DEUS”. Toda a Escritura, portanto, é respirada por DEUS; é a própria vida e Palavra de DEUS. A Bíblia, nas palavras dos seus manuscritos originais, não contém erro; sendo absolutamente verdadeira, fidedigna e infalível.
Esta verdade permanece inabalável, não somente quando a Bíblia trata da salvação, dos valores éticos e da moral, como também está isenta de erro em tudo aquilo que ela trata, inclusive a história e o cosmos (cf. 2Pe 1.20,21; note também a atitude do salmista para com as Escrituras no Sl 119). (2) Os escritores do AT estavam conscientes de que o que disseram ao povo e o que escreveram é a Palavra de DEUS (ver Dt 18.18; 2Sm 23.2). Repetidamente os profetas iniciavam suas mensagens com a expressão: “Assim diz o Senhor”. (3) JESUS também ensinou que a Escritura é a inspirada Palavra de DEUS até em seus mínimos detalhes (Mt 5.18). Afirmou, também, que tudo quanto Ele disse foi recebido da parte do Pai e é verdadeiro (Jo 5.19, 30,31; 7.16; 8.26). Ele falou da revelação divina ainda futura (i.e., a verdade revelada do restante do NT), da parte do ESPÍRITO SANTO através dos apóstolos (Jo 16.13; cf. 14.16,17; 15.26,27). (4) Negar a inspiração plenária das Sagradas Escrituras, portanto, é desprezar o testemunho fundamental de JESUS CRISTO (Mt 5.18; 15.3-6; Lc 16.17; 24.25-27, 44,45; Jo 10.35), do ESPÍRITO SANTO (Jo 15.26; 16.13; 1Co 2.12-13; 1Tm 4.1) e dos apóstolos (3.16; 2Pe 1.20,21). Além disso, limitar ou descartar a sua inerrância é depreciar sua autoridade divina. (5) Na sua ação de inspirar os escritores pelo seu ESPÍRITO, DEUS, sem violar a personalidade deles, agiu neles de tal maneira que escreveram sem erro (3.16; 2Pe 1.20,21; ver 1Co 2.12,13). (6) A inspirada Palavra de DEUS é a expressão da sabedoria e do caráter de DEUS e pode, portanto, transmitir sabedoria e vida espiritual através da fé em CRISTO (Mt 4.4; Jo 6.63; 2Tm 3.15; 1Pe 2.2).
(7) As Sagradas Escrituras são o testemunho infalível e verdadeiro de DEUS, na sua atividade salvífica a favor da humanidade, em CRISTO JESUS. Por isso, as Escrituras são incomparáveis, eternamente completas e incomparavelmente obrigatórias. Nenhuma palavra de homens ou declarações de instituições religiosas igualam-se à autoridade delas.
(8) Qualquer doutrina, comentário, interpretação, explicação e tradição deve ser julgado e validado pelas palavras e mensagem das Sagradas Escrituras (ver Dt 13.3). (9) As Sagradas Escrituras como a Palavra de DEUS devem ser recebidas, cridas e obedecidas como a autoridade suprema em todas as coisas pertencentes à vida e à piedade (Mt 5.17-19; Jo 14.21; 15.10; 2Tm 3.15,16; ver Êx 20.3). Na igreja, a Bíblia deve ser a autoridade final em todas as questões de ensino, de repreensão, de correção, de doutrina e de instrução na justiça (2Tm 3.16,17). Ninguém pode submeter-se ao senhorio de CRISTO sem estar submisso a DEUS e à sua Palavra como a autoridade máxima (Jo 8.31,32, 37).
(10) Só podemos entender devidamente a Bíblia se estivermos em harmonia com o ESPÍRITO SANTO. É Ele quem abre as nossas mentes para compreendermos o seu sentido, e quem dá testemunho em nosso interior da sua autoridade (ver 1Co 2.12).
(11) Devemos nos firmar na inspirada Palavra de DEUS para vencer o poder do pecado, de Satanás e do mundo em nossas vidas (Mt 4.4; Ef 6.12,17; Tg 1.21).
(12) Todos na igreja devem amar, estimar e proteger as Escrituras como um tesouro, tendo-as como a única verdade de DEUS para um mundo perdido e moribundo. Devemos manter puras as suas doutrinas, observando fielmente os seus ensinos, proclamando a sua mensagem salvífica, confiando-as a homens fiéis, e defendendo-as contra todos que procuram destruir ou distorcer suas verdades eternas (ver Fp 1.16; 2Tm 1.13,14 notas; 2.2; Jd 3). Ninguém tem autoridade de acrescentar ou subtrair qualquer coisa da Escritura (ver Dt 4.2; Ap 22.19).
(13) Um fato final a ser observado aqui. A Bíblia é infalível na sua inspiração somente no texto original dos livros que lhe são inerentes. Logo, sempre que acharmos nas Escrituras alguma coisa que parece errada, ao invés de pressupor que o escritor daquele texto bíblico cometeu um engano, devemos ter em mente três possibilidades no tocante a um tal suposto problema: (a) as cópias existentes do manuscrito bíblico original podem conter inexatidão; (b) as traduções atualmente existentes do texto bíblico grego ou hebraico podem conter falhas; ou (c) a nossa própria compreensão do texto bíblico pode ser incompleta ou incorreta.


É provável que a porção menos lida da Bíblia seja esses doze livros. Existe mesmo um certo preconceito contra eles. Em geral damos preferência a textos mais leves. No entanto, temos de admitir que as Escrituras fornecem tanto o “leite espiritual puro” (1 Pe 2.2), fácil de beber, como o “alimento sólido” (Hb 5.14), difícil de mastigar. Somos insistentemente encorajados a crescer na fé e a avançar do leite para o alimento sólido, dos “ensinos elementares a respeito de CRISTO” para a “maturidade”, das mensagens leves para as “coisas difíceis de explicar” (Hb 5.11) e também “difíceis de entender” (2 Pe 3.16). Quebrado o preconceito inicial, não será difícil ler os Profetas Menores com intenso prazer e aprender lições maravilhosas. É verdade que profeta só é profeta quando, em nome de DEUS, põe a mão na ferida e conclama o povo a mudar seu caráter e a se voltar para o Senhor; no entanto, os profetas sabem fazer isso de modo convincente, criativo e terapêutico. O profeta esbraveja contra o pecado, mas não fica só nisso; em seguida ou ao mesmo tempo, ele aponta para a misericórdia de DEUS e para o perdão que Ele oferece. Estou cada vez mais convencido de que um avivamento genuíno depende de duas descobertas solenes: a descoberta do pecado em sua dimensão total e a descoberta da redenção também em sua dimensão total. Há dois véus que precisam ser levantados: o pecador precisa enxergar-se profundamente e enxergar JESUS CRISTO mais profundamente ainda. Os profetas nos exortam a fazer isso. O pecador não tem inciativa nem capacidade próprias para rasgar essas espessas cortinas. Todos dependemos do ESPÍRITO SANTO, pois é Ele quem convence o mundo “do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8) e testemunha a respeito de JESUS CRISTO (Jo 15.26). Avivamento continua sendo obra do ESPÍRITO. A BOCA QUE TORNA a Palavra audível pode ser humana (às vezes pode ser animal, como no caso da jumenta de Balaão), mas a Palavra é de DEUS e não do homem. DEUS fala por meio de Oséias, por meio de Ageu (Ag 1.1), por meio de Malaquias (Ml 1.1). Por meio dos cinco profetas maiores e por meio dos doze profetas menores. Mas, desde os tempos remotos até hoje, nem todos que se dizem profetas falam da parte de DEUS. Esse é um dos problemas mais complicados da história do povo de DEUS, da história religiosa. É loucura deixar de ouvir um profeta por meio de quem DEUS fala. É loucura dar ouvidos à voz de um profeta por meio de quem DEUS não fala. Há profetas verdadeiros e profetas falsos. O profeta verdadeiro pode ser um homem simples, mas fala da parte de DEUS. O profeta falso pode ser um crânio, mas não fala da parte de DEUS. É o tal dilema entre o trigo e o joio, que exige uma dose muito grande de responsabilidade da parte do ouvinte. Geralmente o falso profeta fala aquilo que queremos ouvir e não aquilo que precisamos ouvir. Elben M. Lenz César VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA SAGRADA José Joaquim Gonçalves de Faria . 01, DEUS FALOU (SE REVELOU) AOS PAIS ATRAVÉS DOS PROFETAS. 02, DEUS FALOU (SE REVELOU) ATRAVÉS DA PESSOA SINGULAR DE JESUS CRISTO. Estas duas formas que DEUS usou para se revelar, quais sejam, JESUS CRISTO e os profetas, se entrelaçam de tal forma que os profetas apontam para JESUS CRISTO, Is 28:16; Zac 10:4. JESUS CRISTO, por sua vez, sempre se refere aos profetas como porta-vozes de DEUS, Mat 21:42-44; Mar 12:10; Luc 20:17-18. O conteúdo da PALAVRA DE DEUS revelado através dos profetas e de JESUS CRISTO está preservado, integralmente, na BÍBLIA SAGRADA. A BÍBLIA SAGRADA teve os seguintes autores:
01, UM AUTOR DIVINO, QUAL SEJA, O ESPÍRITO SANTO. 02, CERCA DE QUARENTA AUTORES HUMANOS, INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO.



RESUMO DA LIÇÃO 1, A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES I. SOBRE OS PROFETAS MENORES 1. Autoridade. 2. Origem do termo. 3. Cânon e cenário dos Doze. II. A MENSAGEM DOS PROFETAS MENORES 1. Procedência (vv. 16-18). 2. "A palavra dos profetas" (v.19a). 3. "Como a uma luz que alumia em lugar escuro" (v.19b). III. A INSPIRAÇÃO DIVINA DOS PROFETAS 1. A iniciativa divina. 2. A inspiração dos profetas. 3. A autoridade dos Profetas Menores. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Os escritos dos Profetas Menores têm a mesma autoridade que os outros livros do Cânon Sagrado. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - A mensagem dos Profetas é de procedência divina. Jamais por inspiração humana. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - Os livros dos Profetas Menores têm autoridade divina e são genuinamente inspirados por DEUS. Significado do nome de cada profeta Quase invariavelmente o nome de cada profeta tem um significado que se harmoniza de maneira extraordinária com a sua mensagem. Essa "coincidência" providencial tinha um significado genuíno na opinião dos hebreus antigos, para quem os nomes eram muito importantes. Com muita freqüência, DEUS usou nomes para transmitir mensagens. Disposição de acordo com a cronologia Embora os Profetas Maiores estejam dispostos em ordem cronológica, os Menores não têm essa disposição. Não há acordo entre os comentadores (talmúdicos ou modernos) quanto ao verdadeiro objetivo da ordem canônica. Os primeiros seis são cronologicamente anteriores aos últimos seis, e estes últimos estão em ordem cronológica. Mas a ordem dos primeiros seis é um enigma, exceto pelo fato de que todos eles tratam do período anterior ao cativeiro do norte. Oséias pode ter sido posto em primeiro lugar devido ao seu comprimento, mas a disposição dos outros nada tem que a ver com tamanho. Disposição de acordo com tema fundamental Entre cronologia e estilo, este último tem geralmente primazia (por exemplo, Epístolas do Novo Testamento), especialmente para os hebreus que tinham um conhecimento profundo da sua história pelos Livros Históricos. Era o povo da aliança e o tema aliança aparecia em larga escala em toda a sua literatura. Poderemos deduzir que a ordem dos livros seja motivada pela ênfase do caráter divino e pelo tema da aliança.

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1, A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012 Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Mas que se __________________________________ agora e se notificou pelas Escrituras dos __________________________________, segundo o mandamento do DEUS eterno, a todas as nações para ___________________________ da fé" (Rm 16.26). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: Por ser ___________________________ de DEUS, a mensagem dos ________________________________ é perfeitamente ___________________________________ para os nossos dias. COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- Os Profetas Menores tratam de questões relevantes para os nossos dias e servem de edificação espiritual a todo o povo de DEUS. Entre os temas tratados, nesse trimestre, quais os mais importantes que trataremos? ( ) A família, a igreja, a política e a espiritualidade. ( ) A igreja, a sociedade, a política e a espiritualidade. ( ) A família, a sociedade, a política e a espiritualidade. I. SOBRE OS PROFETAS MENORES 4- De quais livros compõe-se a coleção dos Profetas Menores? ( ) Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. ( ) Daniel, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. ( ) Oseias, Joel, Amós, Obadias, Daniel, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. 5- De onde vem a estrutura bíblica que adotamos? Como é a estrutura da Septuaginta (antiga versão grega do Antigo Testamento)? ( ) Vem da Bíblia Siriaca e, posteriormente, da Vulgata Latina. ( ) Vem da Bíblia Hebraica e, posteriormente, da Vulgata Latina. ( ) A Septuaginta apresenta nos seis primeiros livros uma disposição diferente da Hebraica, dispondo os livros assim: Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias e Jonas. 6- Qual o valor e a autoridade dos escritos dos Profetas Menores? ( ) O valor e a autoridade dos escritos dos Profetas Menores em nada diferem dos Profetas Maiores. ( ) Cada uma das coleções têm sua autoridade diferentes e bem definidas. ( ) Ambas as coleções são uma só Escritura e têm a mesma autoridade. 7- Qual a origem do termo "Profetas Menores"? ( ) Advém da Igreja Latina por causa do volume do texto ser menor em comparação aos de Isaías, Jeremias e Ezequiel. ( ) Assim explica Agostinho de Hipona em sua obra A cidade de DEUS. ( ) O termo é de origem cristã. ( ) O termo é de origem pagã. 8- Como são denominados os "Profetas Menores" na literatura judaica? ( ) Essa coleção é classificada como Os Doze ou Os Doze Profetas. ( ) Essa coleção é classificada como Os Doze Profetas ou Os Doze Videntes. ( ) Essa informação é confirmada desde o ano 132 a.C., quando da produção do livro apócrifo de Eclesiástico. ( ) É também corroborada pelo Talmude (antiga literatura religiosa dos judeus) e ratificada pela obra Contra Apion do historiador judeu Flávio Josefo. 9- Como foi o Cânon e cenário dos Doze Profetas Menores? Complete: O cânon _______________________ classifica os profetas do Antigo Testamento em ________________________ e ______________________________, sendo: a) Anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis; e b) Posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze. A classificação e o arranjo do cânon ______________________________ diferem sistematicamente do nosso. Um dado importante é que todos os profetas, de Isaías a Malaquias, viveram entre os séculos 8 a 5 a.C., tendo alguns deles sido ____________________________________. O período abrangeu o domínio de três potências mundiais: Assíria, _____________________________ e Pérsia. Oseias, Isaías, Amós, Jonas e Miqueias, por exemplo, viveram antes do exílio _______________________________________ (Os 1.1; Is 1.1; Am 1.1; 2 Rs 14.23-25 cf. Mq 1.1), e outros, como Ageu e Zacarias, no pós-exílio (Ag 1.1; Zc 1.1). II. A MENSAGEM DOS PROFETAS MENORES 10- Qual a Procedência (vv. 16-18) da mensagem dos profetas menores? ( ) O apóstolo Pedro afirma que a revelação ministrada à Igreja era uma mensagem real e abalizada pelo testemunho ocular do colégio apostólico. ( ) À semelhança dos apóstolos, os profetas, inspirados por JESUS, refletiram fielmente a vontade e a soberania humana acerca da redenção de Israel, em particular, e da humanidade, em geral. ( ) À semelhança dos apóstolos, os profetas, inspirados pelo ESPÍRITO SANTO, refletiram fielmente a vontade e a soberania divina acerca da redenção de Israel, em particular, e da humanidade, em geral. ( ) A mensagem dos profetas é de procedência divina e tem, como cenário, as ocorrências do dia a dia. ( ) O casamento de Oseias e a visita de Amós a Samaria são apenas alguns dos exemplos que deram ocasião aos oráculos divinos. ( ) Semelhantemente aconteceu aos apóstolos na transfiguração de JESUS no Monte das Oliveiras. 11- O que quer dizer "A palavra dos profetas" (2 Pedro 1.19a "E temos, mui firme, a palavra dos profetas") ( ) Convém ressaltar que a expressão "os profetas", nessa passagem, se restringe aos literários e aos Doze profetas menores. ( ) Convém ressaltar que a expressão "os profetas", nessa passagem, não se restringe aos literários e nem mesmo aos Doze. ( ) DEUS levantou profetas desde o princípio do mundo (Lc 1.70; 11.50,51). ( ) O ministério e os escritos proféticos eram tão importantes que, algumas vezes, o termo é usado para se referir ao Antigo Testamento (At 26.27). ( ) Entre os seus escritos, encontramos mensagens da vinda do Messias, orientações para a vida humana, para a nação de Israel e até para o mundo. ( ) Há também mensagens que se aplicam à Igreja de CRISTO (1 Tm 3.16). 12- O que quer dizer "Como a uma luz que alumia em lugar escuro" (v.19b)? Complete: Os profetas pregaram tudo o que diz respeito à ___________________________ e à ________________________________. Os temas eram diversos: DEUS, o ser humano e a _____________________________. Estaríamos à deriva no mundo sem as palavras dos ______________________________________, pois elas nos levam à luz de CRISTO (Sl 119.105). A Lei e os Profetas anunciaram a _________________________________ de JESUS de Nazaré (Jo 1.45; Lc 24.27). A mensagem dos profetas foi entregue às ___________________________________ futuras, preparando-as para o tempo do Evangelho (1 Pe 1.12). Por isso, não devemos abdicar de seus _________________________________________, pois a autoridade desses escritos é perfeitamente ________________________________________ para hoje. III. A INSPIRAÇÃO DIVINA DOS PROFETAS 13- Partiu de quem a iniciativa de inspiração dos profetas? ( ) As visões e revelações dos profetas e apóstolos provam a iniciativa deles em receber os oráculos de DEUS. ( ) A mensagem dos profetas não se resume a uma retórica baseada em imaginação humana, nem é algo artificialmente construído. ( ) Nenhuma parte dessa revelação "é de particular interpretação". ( ) As experiências dos profetas, como as do próprio Pedro no monte da transfiguração, provam a iniciativa divina em comunicar seus oráculos à humanidade. 14- De quem veio a inspiração dos profetas? ( ) Está escrito que "toda a Escritura é inspirada por DEUS". ( ) O termo grego theoespneustos para as expressões "inspirada por DEUS" e "divinamente inspirada" vem das palavras Theos, "DEUS", e espneo, "inspirar". ( ) O termo grego theopneustos para as expressões "inspirada por DEUS" e "divinamente inspirada" vem das palavras Theos, "DEUS", e pneo, "respirar, soprar". ( ) Isso significa que os profetas foram "movidos pelo ESPÍRITO SANTO". ( ) O caráter especial e único da "palavra dos profetas" a torna sui generis. ( ) Ela pode fazer qualquer pessoa sábia para a salvação em CRISTO JESUS e é proveitosa para ensinar, repreender, corrigir, redarguir e instruir em justiça. ( ) Nenhuma literatura no mundo tem essa mesma prerrogativa. 15- Qual a autoridade dos Profetas Menores? ( ) Os Evangelhos de Mateus e Marcos, todos os dois, são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento. ( ) A Igreja submete-se inquestionavelmente à autoridade dos apóstolos, e essa é a vontade de DEUS. ( ) Pois, os Evangelhos de Mateus e Lucas, ou pelo menos um deles, são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento. ( ) O mesmo acontece com as epístolas paulinas. ( ) Essa é uma forma de se reconhecer definitivamente o Novo Testamento como Escritura inspirada por DEUS. ( ) Depreende-se, então, que todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau de inspiração e autoridade. ( ) Logo, devemos dar a mesma atenção e credibilidade aos escritos dos Profetas Menores. CONCLUSÃO 16- Complete: Diante do exposto, os Profetas _____________________________, como parte integrante das Escrituras ___________________________________, não devem ficar em segundo plano. Por isso, recomendamos que, já no início do trimestre, seja feita uma leitura dos Doze Profetas. Esta facilitará a compreensão da mensagem desses _______________________________________ de DEUS. Convém ressaltar que o enfoque de cada lição, aqui, raramente coincide com o assunto _____________________________________________ de cada livro, pois a escolha desses temas baseou-se nas necessidades do mundo de hoje. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL - CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/oantigotestamentolicao1.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/oantigotestamentolicao1.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2oantigotestamentoaformacao.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/oantigotestamentolicao1.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3oantigotestamentocredibilidadeeinspiracao.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao12-oantigotestamento-osprofetasmenores.htm